A Força Aérea Israelense conduziu exercícios conjuntos com o Chipre para “simular um ataque ao Irã”, informou a rádio israelense.

Coordenados com o exército dos EUA e a Guarda Nacional Cipriota sobre o Chipre, os exercícios envolveram a prática de treinamentos de longo alcance e um ataque a um alvo remoto, disse a GLZ, estação de rádio do Exército Israelense.

Os exercícios, que consistiram em pelo menos um esquadrão de jatos de combate israelenses, realizaram um ataque simulado em retaliação em preparação para um ataque do Irã ou seus representantes ao território israelense, relatou OSINTdefender, um blogueiro militar.

A notícia das manobras da força aérea surgiu enquanto autoridades israelenses disseram que estão se preparando para um ataque sem precedentes diretamente do Irã usando mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones.

FONTE: The Telegraph

LEIA TAMBÉM:

EUA enviam general de alto escalão para Israel em meio a risco de ataque do Irã

Irã apreende navio de bandeira portuguesa perto do Estreito de Ormuz

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutor

Em uma guerra pelo ar, creio que as chances dos persas são pequenas frente a Israel.

Luís Henrique

Concordo quando analisamos os caças dos dois lados. Mesmo com os avanços do Irã e possíveis modernizações nos seus caças utilizando radares, sensores e mísseis nacionais, ainda assim acredito que fiquem longe das capacidades dos F-35, F-15 e F-16 israelenses. O problema são os sistemas antiaéreos em camadas que o Irã comprou da Rússia e desenvolveu localmente, os avanços significativos em mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones. Os caças israelenses teriam como maior preocupação os sistemas antiaéreos que poderiam causar perdas e os ataques do Irã utilizando dezenas ou centenas de mísseis e drones também podem causar danos significativos.… Read more »

Vitor

Quais sistema aéreo pode conter ? Esses que estão em operação na Ucrânia operado pela OTAN ?

Claudio

Do lado do Irã, temos China e Rússia com seus poderio militar. Estados Unidos já estão sendo humilhados e derrotados na Ucrânia!

Ricardo Machado

______
______

COMENTÁRIO APAGADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG, ESPECIALMENTE ESTAS:

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Joao

Cara….
Tá passando Bob Esponja na TV…

Tutor

Rússia não está em condição de ajudar ninguém em uma guerra, já tem a sua, financeiramente não é lá essas coisas, e militarmente reconhecidamente teve de recorrer à ajuda externa na obtenção até de munição. Além disso, a Rússia não tem qualquer intesse em arrumar problema com Israel, a Rússia tem muito mais problemas com radicalismo islâmico, desse do tipo que o Irã apoia.
Quanto a China, também não apresenta qualquer interesse em tomar parte nesse conflito, somente na sua cabeça.
Resumindo: suas ideias não correspondem aos fatos, são delírios.

marcelo mariano

Vítor, não da´para comparar nem de longe a capacidade da defesa aérea do Irã com a da Ucrânia.

Fernando

Sim, os que dizimaram a força aerea Ucraniana.

Bosco

lll

Last edited 17 dias atrás by Bosco
Samuel Asafe

Há de se considerar o território pequeno de Israel. Não é difícil saturar um país desse tamanho. Haja visto também, que o arsenal de mísseis dos iranianos não é público em quantidade, não é possivel precisar se porventura não conseguiriam infringir danos significativos a força aérea israelense ainda em terra.
Considero também que os navios americanos na região com certeza interceptariam possíveis ameaças lançadas contra Israel. Um cenário operacional extremamente complexo naquela região…

Fernando

Parece que os russos estao posicionando navios no mar caspio para interceptar ataques de Israel ao Irã.

Felipe

EUA e Israel louquinhos pra uma guerra com Irã…provocações que não param.

Rodolfo

É Israel que está tentando arrastar ambos Ira e EUA pra uma guerra que no momento ninguém quer, só o governo do Bibi Netanyahu. No momento que a invasão em Gaza perder força, o governo israelense atual cai, entao continuar em conflito é vital pra sobrevivência da administração do Netanyahu.

Uma guerra contra o Ira em ano de eleição americana seria muito desastrosa pra administração Biden, seria pior ainda politicamente do que a invasão de Gaza tem sido pro Biden.

Rodolfo

Alias, uma guerra agora contra o Ira rapidamente tornaria WW3, ja com um fronte Russo na Ucrania contra o ocidente, isso escalaria muito rapido pra um conflito global pois Russia e Coreia do Norte iriam apoiar os esforços de guerra iraniano contra os EUA… pq quem lutaria contra o Ira seriam os americanos e nao os israelenses.

Se vc pensar bem a situação seria bem bizarra, os israelenses usariam os americanos de proxy.

Joao

Talvez, no máximo nessa madrugada, vamos saber…

Fernando "Nunão" De Martini

Vocês podem continuar o debate aqui sobre esse assunto:

https://www.aereo.jor.br/2024/04/13/ira-lanca-ataque-com-drones-e-misseis-contra-israel/

Camargoer.

Pois é. Vemos Israel provocando o Irã para uma guerra…. o ataque ao Consulado do Irã é um ato de extrema gravidade.

Vitor

Camarada sempre ponderado em suas manifestações.

Camargoer.

Obrigado.

Charle

Sim, mestre. Concordo com o sr., mataram e destruiram sem que ninguém tenha feito nada contra a dupla EUA/ Israel. Ameaças? Palavras o vento leva. Mas eu sinto que o poder deles se manifesta plena e principalmente matando ou mandando matar de longe. De bem longe. Uma coisa eu tenho como certa, mestre Carmagoer. Os EUA não aceitaram, não aceitam e jamais aceitarão a ascensão da China como uma das potências plenas do planeta. Muito menos como potência hegemônica. Fato é que para barrar ou impedir esse avanço estão fazendo de tudo. Qual o motivo de tantas sanções econômicas contra… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Charle
Carlos Campos

Qual o motivo de tantas sanções econômicas contra a China?
Violações de Direitos Humanos, roubo de mar e recursos naturais de outros países, roubo de propriedade intelectual e etc.

No final quem pode mais chora menos, tá chorando pelo Chineses, mas tem que chorar pelos americanos também, farinha do mesmo saco

Charle

Dentre as ações que você enumerou, qual delas os EUA são inocentes?

Carlos Campos

tu leu a parte que eu disse que são farinha do mesmo saco?

Fernando

Sim, a diferença é qual saco derramou a farinha primeiro.

Carlos Campos

e as armas que eles entregam para o Hezbollah atacar e matar israelenses, não conta como provocação? ou só seria provacação se os Israelenses estivessem em consulados?

Vitor

Assassinato de cientistas iranianos não entra na conta?

Carlos Campos

claro que entra, mas não dá pra o Irã chorar ainda,

Ricardo Machado

______
______

COMENTÁRIO APAGADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

Isso que quis dizer…

Joao

Sem dúvida…
As ações do Irã conduzindo ações indiretas contra Israel não é nada…

Sagaz

O ira financia e age diretamente contra Israel através de países alinhados e Israel que quer guerra!?

Charle

Eles atacaram a embaixada iraniana para isso mesmo – guerra. Sem necessidade alguma.

Felipe

Israel viola todas resoluções da ONU e tem gente que aplaude ainda. Terão o que merecem (mas não será agora, que os EUA e eles tanto querem, por isso este ataque provocativo).

Carlos Campos

quem começou foi o Irã, pelo menos nessa dimensão

Charle

Até porque israel é o suprasumo terrestre da inocência e da bondade. Só se for em outra dimensão.

Carlos Campos

eu disse que eles são bonzinhos?

BLACKRIVER

Não sei qual é a infraestrutura Iraniana 🇮🇷 em termos de radares de controle de tráfego aéreo e radares de defesa aérea. Mas acredito que sem a ajuda de outros aliados, o Irã 🇮🇷 não tem muito como se defender, a menos que tenham uma quantidade razoável de baterias antiaéreas muito bem posicionadas que não seja de conhecimento da inteligência de Israel 🇮🇱 Por outro lado, Israel 🇮🇱 não tem motivos concretos para iniciar um ataque de “graça” assim como o Irã 🇮🇷 também não tem uma razão para atacar Israel 🇮🇱 Afinal se declarações de boca fossem razões concretas,… Read more »

Samuel Asafe

Israel atacou uma representação diplomática iraniana. Pela lei internacional, somente por esse ato, os iranianos já possuem o direito de retaliar militarmente sem infringir quaisquer acordos da ONU. Pontuo isso pois você disse que os iranianos não tem “motivo” pra atacar Israel

Rodolfo

Acho que Israel pode levar o caso pra corte internacional, mas retaliar na mesma maneira não pela lei internacional.
Alias, se fizer isso cai na armadilha israelense pois uma guerra contra os americanos e ocidente seria iniciada, o que eu acho que rapidamente escalaria para WW3.

Samuel Asafe

Se china e Rússia não aderirem, não há guerra mundial alguma. O mundo árabe não tem poder de fogo pra sustentar um conflito contra o norte global. De qualquer forma, o maior desincentivo para qualquer conflito em grande escala na área por potências ocidentais tem 1 único nome: petróleo.

Rodolfo

Eu nao acho que uma guerra mundial é evitada com argumentos logicos, assim nenhuma grande guerra teria ocorrido. O Irã vai ter que saber navegar bem a politica interna que vai pedir vingança pois um ataque contra Israel na mesma proporção iniciaria uma guerra entre Ira e EUA. Se isso ocorrer, outros paises seriam arrastados pelas suas alianças, assim como foi na WW1. Siria viraria um campo de batalha. A Russia dificilmente conseguiria ficar fora da guerra, pois recebe apoio dos iranianos na sua luta na Ucrania e tem interesse na Siria. Os EAU e Qatar seriam involvidos pela presença… Read more »

Vitor

Corte internacional ? Tem ser muito inocente em acreditar nesse embuste do ocidente.

Rodolfo

Eu nao acho que a corte internacional funciona de maneira imparcial, meu comentário foi que o ataque a uma embaixada seria motivo de levar o caso lá, o que o Mexico vai fazer contra o Equador.

Carlos Campos

e pelo fato de os Iranianos financiarem as agressões sobretudo do Hezbollah, os Israelenses podem atacar o Irã sem infringir quaisquer acordos da ONU. acorda os dois estão se atacando a anos, só uma embaixada que foi destruída, ninguém lembra das vítimas desse conflito

Fernando

E os Israelenses praticam assassinato a anos sem nenhuma consequencia. Sem falar no que fazem contra os palestinos a anos tambem.

JSilva

Os alvos israelenses teriam que ter um altíssimo valor para valer a pena um ataque a uma representação diplomática.
Esse é um tipo de ataque que é difícil impedir uma retaliação em termos iguais. Representação diplomática existe em todo mundo, e quem utiliza de terrorismo tem um terreno fértil pra pagar na mesma moeda.

Diogo de Araujo

Coitado do Irã, o que eles têm são os mísseis e drones de longo alcance (o que já é de se louvar, comparando ao Brasil) porém, não têm defesa aérea nenhuma (s300 nem conta contra um f35), caças decententes, tanques decentes, e por aí vai. Resumindo: sem chance.

Demolidor

O Irã atacaria com seus mísseis balísticos um ataque de saturação com vários mísseis pode superar a capacidade do Iron dome com facilidade.

Durante o governo Trump o Irã conseguiu retaliar e atacar uma base estadunidense com sucesso depois que o Trump matou um general iraniano.

A defesa antiaérea iraniana é bem forte com vários sistemas de origem local e russa.

Last edited 17 dias atrás by Demolidor
Carlos Campos

Iron Dome não aguenta Mísseis Balísticos, eles caem em velocidade hipersônica ou perto disso, quem cuida disso é o Arrow, que já abateu um míssil fora da atmosfera, sendo o único tendo feito isso em condição real

Vitor

Conta outra…até buscapé de São João fura o sistema.

Carlos Campos

Sim, inclusive os vídeos de interceptação são tudo cgi, os Palestinos lançam milhares de foguetes e matam 1 ou 2 gatos pingados, quando funcionar de verdade não vai ter nenhuam vítima dos ataques árabes

Last edited 16 dias atrás by Carlos Campos
Demolidor

O Arrow também não é capaz de resistir a um ataque pesado de saturação todo sistema tem um limite, se o Irã atacar com múltiplos mísseis pode ultrapassar a capacidade do Arrow, eles conseguiram abater diversos mísseis mas alguns passariam. O Irã tem milhares de mísseis é fácil para eles lançar uma grande quantidade simultânea que supere o Arrow e eles são bem precisos.(Mas se o Irã fizer um ataque tão pesado assim, vai ser desproporcional ao ataque que Israel fez contra a embaixada iraniana e vai justificar retaliações contra o Irã) Os mísseis Iranianos atingiram uma base americana com… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Demolidor
Carlos Campos

O Arrow também não é capaz de resistir a um ataque pesado de saturação todo sistema tem um limite, se o Irã atacar com múltiplos mísseis pode ultrapassar a capacidade do Arrow, eles conseguiram abater diversos mísseis mas alguns passariam.
Eu disse que o Arrow é invencível, eu tenho certeza que não, o que tu falou é verdade, a questão é que para acertar um alvo de valor, os Iranianos vão consumir um estoque colossal, não existe wunderwaffe

Rafael Coimbra

Sabe muito do Irã……

Carlos Campos

engano seu, o Irã tem defesas aéreas, mas que nunca viram ação de verdade, enfrentar drone e avião comercial é fácil, vai ser F16 com pod EW e F35 rastreando o chão e o ar, vai ser caríssimo deter os dois e não vão conseguir por muito tempo, também não acredito que os aviões vão voar incólumes pelo Irã, e quem vai deixar passar? AS, Jordania?

Fernando

Mas como vc sabe que eles nao tem sistemas S-400 instalados por lá? E parece que os russos estao posicionando navios no mar caspio para interceptar ataques contra o Irã. Sem falar nos navios russos que estao posicionados no mediterraneo.

Claudio

Estados Unidos e OTAN, já estão sendo derrotados e humilhados na Ucrânia! Do lado do Irã temos China e Rússia, com seus poderio militar e incluindo seus armamentos de uma geração e tecnologia. Adeus Estados Unidos e Israel!

Leandro Costa

comment image

Carlos Campos

Concordo, mas a Ucrânia era um cachorro morto, país fraco, sem defesas fortes, só gente que acredita na mídia confiava na vitoria sobre a rússia, agora Israel é muito superior ao Irã, e a Rússia está muito ocupado enfrentando o ventriloco ucraniano, não teve nem como ajudar a Armênia.

Atirador

A ucrania tinha a maior força blindada da Europa, mais de 2000 tanques

Carlos Campos

No papel meu querido, papel aceita tudo, o Brasil passou anos com um PA sendo o único no hemisfério sul, se esses tanques servicem os Ucranianos não mendigariam MBT da OTAN

Dragomir, A.

Falam e esperneiam na questão Israel x Irã x EUA x etc. Mas não falam sobre a agressão canhestra, a invasão inominável à Ucrânia. O Putin quer mesmo é ser o dono do gás, literalmente.

Demolidor

O presidente de Israel parece que quer entrar em guerra com todo oriente médio.

Camargoer.

OI. Concordo com vocẽ, mas apenas lembro que Netanyahu é o Primeiro Ministro, mas vocẽ tem razão que Israel entrou em uma espiral de provocação que ultrapassou qualquer legitimidade ou bom senso

Lucas Padoveze

Bom duas frentes de guerra vai ser complicado pra Israel, porém a história conta quem tem superioridade aérea vence guerras

Leandro Costa

A História nesse caso parece ter esquecido da Indochina/Vietnã.

Joao

URSS e EUA tinham no Afeganistão e Vietnã.

Orivaldo

Se o Irã atacar o território de Israel, pode esperar que muitos ativos importantes irão pelos ares

Demolidor

Israel atacou uma embaixada iraniana então o Irã possui direito de retaliar mas o ataque tem que ser proporcional, acredito que o Irã esteja estudando os alvos que eles podem atacar com seus mísseis, dependendo do alvo que ele atacar pode desencadear uma guerra.

Carlos Campos

único alvo fora de Israel é no Azerbaijão, eles odeiam esse país menos que Israel, mas o Azerbaijão é unha e carne com a Turquia, além de serem agora uma potência regional no Cáucasu, os Iranianos não tem coragem para isso

Demolidor

Sim , oque mais protege Israel de uma retaliação com mísseis do Irã e que Israel não possuí alvos fora do seu território na região, e eu não acho que Irã vai atacar diretamente o território de Israel porque poderiam acusar o Irã que a retaliação foi desproporcional.

Mas o Irã sempre retalha qualquer ataque, o Irã já retalhou até contra os EUA, então de alguma forma eles vão atacar Israel.

Last edited 16 dias atrás by Demolidor
Carlos Campos

o Trunfo do Irã é que eles tem milhares de mísseis, porém num prolongamento os F35 e F16 vão acabar com o Irã, vai ser destruída toda infraestrutura de petroleo do Irã, suas usinas nucleares e etc

Demolidor

Um ataque de saturação do Irã com diversos mísseis sendo lançados ao mesmo tempo poderia ser devastador para Israel, os mísseis balísticos do Irã são bem mais difíceis de interceptar que os foguetes caseiros do Hamas.

No ataque que o Irã fez contra uma base americana durante o governo Trump deu para perceber que atualmente os mísseis deles são bem precisos.

Carlos Campos

seria horrível para Israel, mas seria pior para o Irã, afinal iam ser macetados sem defesa aérea

Paulo Sollo

Vários canais estão noticiando que o Irã lançou agora a pouco dezenas de drones Kamikaze contra o território de Israel. Mais de 50 deles.

Fernando "Nunão" De Martini

Solicitamos continuar o debate na matéria que publicamos agora:

https://www.aereo.jor.br/2024/04/13/ira-lanca-ataque-com-drones-e-misseis-contra-israel/

Sensato

Segundo a mídia não especializada, o ataque iraniano está em andamento e usando drones. Tais meios porém, levarão algum tempo para chegar a Israel, dando tempo para alertar a defesa. Talvez seja essa mesma a ideia, atacar pra não ficar mal para a plateia mas de uma forma que não abra a porteira pra uma retaliação israelense em escala total. Oremos pra que esse conflito não escale ainda mais. O mundo não está precisando de mais um conflito.

Fernando "Nunão" De Martini
Emmanuel

Deixa a magia acontecer…