Infográfico Gripen NG - imagem via Ministério da Defesa

Deputados convocam ministro da Defesa para explicar aumento de US$ 900 milhões no valor do contrato para compra de 36 jatos

O governo federal terá que explicar ao Congresso Nacional os motivos que levaram ao aumento de US$ 900 milhões no contrato firmado pela Aeronáutica com a sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG.

O valor do contrato assinado no dia 24 deste mês é no valor de US$ 5,4 bilhões. No entanto, em dezembro do ano passado, quando foi anunciada a escolha do Gripen NG para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira), o valor do contrato era de US$ 4,5 bilhões.

Anteontem, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou requerimento dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Duarte Nogueira (PSDB-SP) que convoca o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, para prestar esclarecimentos. O Brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Avião de Combate, também foi convocado.

Preço. “Evidencia essa nossa assertiva a majoração da ordem de 20% no valor inicial anunciado há ano pelo ministro da Defesa, Celso Amorim”, afirmou Bueno, em nota. “O valor da operação superou em US$ 900 milhões o que havia sido previsto em dezembro de 2013. A FAB negou que a postergação do anúncio da compra tenha sido influenciada pelo processo eleitoral”, disse Duarte Nogueira, também em nota oficial.

Ainda não foi marcada data para a reunião.

FONTE: O Vale

IMAGEM: Ministério da Defesa (em caráter meramente ilustrativo)

COLABOROU: Henrique

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Melky Le Faucheur

Nossa, fico imaginando se o Congresso Nacional agisse assim em todos os casos onde há suspeita de Irregularidades (acredito que não há nesse caso, mas deve ser explicado assim mesmo).

Edcarlos Prudente

Lembrando que a escolhe do Gripen NG, que ainda é uma aeronave no papel, nos leva a entrar não somente como compradores mais com sócios no projeto, portanto vamos bancar parte do desenvolvimento da aeronave e isso demanda dinheiro. E eu duvido que esses 900 milhões sejam suficientes!

Nick

Vai ser bom esclarecer os motivos que levaram ao aumento
no custo do projeto.

Mas parece que é basicamente em função da atualização dos sistemas.

[]’s

Claudio Moreno

Olá Senhores,

Ô vontade de dizer aos senhores deputados e senadores: “vão se coçar”.

CM

alexandre.bagatini

Devem explicar sim o motivo do aumento dos preços, mas por outro lado, os nossos gloriosos deputados devem estar magoados por não terem a chance de fazer o que eles fazem muito bem

rommelqe

Prezados, Tenho plena convicção e certeza de que a FAB foi integralmente correta nesta avaliação. Mesmo dispensada de certos ditames estatais – por se tratar o FX-2 de compra sob a égide de segurança nacional – relativas à licitações públicas (em especial a 8666) , a FAB não contemporizou, evitando procrastinar ainda mais o processo. Sem considerar uma série de outros fatores econômicos, a mera conversão monetária já reduz em grande parte a diferença apontada em MU$900. Não esqueçamos que ao considerar uma proposta pré-habilitada técnica-econômica-comercial-jurídica e legal, numa segunda etapa de negociações pode-se incluir várias alternativas já previamente estipuladas… Read more »

Hamadjr

Bom parece que a quadrilha desses deputados, ops desculpa o partdido deste senhores de conduta ilibada e que presta um grande serviço a nação brasileira queremm um palanque pos eleitoral, eh sodha e caro rommelqe peço permissão para fazer também das suas palavras as minha.
Tenha santa paciencia direito de espenear é legítimo agora ser capcioso neste caso é coisa de mau caráter.

Rinaldo Nery

Por que não questionam a dezenas de obras da INFRAZERO paradas e com sobrepreço? Só pra citar duas: aeroportos de Vitória e de Goiania.
Mais uma encheção de saco pro Crepaldi. E o salário não justifica tanta responsabilidade e dor de cabeça. Melhor ser só motorista de avião… Assina o diário de bordo e vai pra casa, ganhando mais.

Mauricio R.

“…nos leva a entrar não somente como compradores mais com sócios no projeto, portanto…” A associação entre Brasil e Suécia se aplica somente a versão que será fabricada aqui, algo diferente do original que será fabricado em Linköping. Os suecos não vão operar o biplace de conversão operacional. O que nossos nobres políticos deveriam obrigatoriamente questionar são: A desnecessária troca da aviônica Rockwell-Collins original do projeto, pela da AEL; aliás Elbit já que a AEL é um saco vazio que sem a empresa israelense por trás; não para em pé. A FAB não é a USAF, p/ necessitar de aviônico… Read more »

Rafael Oliveira

Não sei a motivação da convocação – se foi por realmente quererem saber se o erário público está sendo prejudicado ou se eles receberam algum dinheiro das concorrentes ou se simplesmente querem pegar no pé do governo do PT (dado que ambos são da oposição). Porém, acho correta a decisão de convocá-los para prestar esclarecimentos. US$ 900 milhões de dólares não é trocado e, se o anúncio foi feito tendo por base um valor, os responsáveis devem sim explicações do porquê desse valor ter aumentado. Apesar de não parecer, o Brasil é uma República e nenhum agente público está acima… Read more »

Phacsantos

Maurício,

A NSA é o motivo pra troca da Rocwell.

rommelqe

Prezados, Quero deixar claro que considero o questionamento em pauta salutar e parte do exercício da democracia tão mal representada hoje em dia. Como bem disse o Nery acima. o que causa muita espécie é fato do seu posicionamento extemporâneo e exclusivo. Lembremos que desde homicídios não esclarecidos até refinarias – as duas superfaturadas na ordem de dez vezes o valor do FX-2 – ficam a mercê dos devaneios chavistas /neometabolivarianos e totalmente incólumes frente às leis brasileiras. Se a questão é extrapolar a Lei 8666, esse já é até um limite secundário, pois sequer deveriam ter sido tecnicamente consideradas… Read more »