Saito sobre o Gripen NG: ‘Foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil, para a Força Aérea’

46

Gripen NG montagem com cores da FAB - imagem K Tokunaga - Saab

Comandante da Aeronáutica faz palestra para as ‘Velhas Águias’

 –

“Sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil, para a Força Aérea”. Com essa frase, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, resumiu a importância da aquisição dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). A declaração foi feita nesta quarta-feira (01/10) durante o encontro com as “Velhas Águias”, que reuniu cerca de 150 oficiais reformados e da reserva no Clube da Aeronáutica de Brasília para tratar das novidades da FAB.

Encontro Velhas Águias - comandante Juniti Saito - foto FAB - Ag Força Aérea Sgt J Barros

“Essa reunião foi maravilhosa, ainda mais para quem está na inatividade poder saber o progresso que está acontecendo”, disse o Major-Brigadeiro Silas Rodrigues, que foi para a reserva em 1982. “A gente se atualiza do que está acontecendo. Estar informado é sempre muito importante”, completou o Coronel Brival Bello Souza, na reserva desde 1991. Encontros com militares da reserva fazem parte da agenda de outubro do Comandante da Aeronáutica como parte das comemorações do “Mês da Asa”.

Na palestra de ontem (nota do editor: a reportagem foi publicada na quinta-feira, 2/10), o Tenente-Brigadeiro Saito recebeu o agradecimento do Tenente-Brigadeiro Lélio Viana Lobo, Ministro da Aeronáutica nos anos 90.

Encontro Velhas Águias - tenente-brigadeiro Lélio Lobo - foto FAB - Ag Força Aérea Sgt J Barros

Renovação

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Saito, a aquisição dos 36 caças Gripen NG será um marco para a FAB e o objetivo é futuramente adquirir mais unidades para substituir os caças A-1 e F-5. As novas aeronaves chegarão ao Brasil para ocupar o lugar dos Mirage 2000, aposentados em dezembro de 2013.

A palestra também abordou o KC-390, aeronave que será apresentada oficialmente ainda este mês pela Embraer e com primeiro voo planejado para 2014. Foram ainda esclarecidos detalhes sobre o recebimento de novas aeronaves, como as três unidades adicionais do SC-105 Amazonas, os helicópteros H-36 e as Aeronave Remotamente Pilotadas Hermes 450 e Hermes 900.

Encontro Velhas Águias - oficiais da ativa e da reserva - foto FAB - Ag Força Aérea Sgt J Barros

O apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira foi um ponto de destaque. “Isso vem desde a criação da Aeronáutica”, afirmou o Brigadeiro Saito. Em sua apresentação, disse que a Embraer já entregou, até hoje, mais de 600 aeronaves para a FAB. Há ainda a participação de dezenas de empresas em projetos como o desenvolvimento do Link BR2 e dos mísseis MAA-1B, A-Darter e MAR-1. O Comandante da Aeronáutica ressaltou ainda que já estão totalmente integrados à frota os mísseis Python 4 e Derby, além do Litening, equipamento para designação de alvos.

A palestra de duas horas de duração também abordou temas como gestão de recursos, política de pessoal, unidades de saúde e tráfego aéreo. O Brigadeiro Saito lembrou de projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o novo software utilizado por controladores de tráfego e a implantação de novos procedimentos de voo.

FONTE / FOTOS DO EVENTO: FAB

IMAGEM DO ALTO: Saab/Gripen International (fotomontagem a partir de foto de K. Tokunaga)

NOTA DO EDITOR: o título original da reportagem da FAB é o subtítulo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

‘Não é um avião para assustar, mas impõe respeito’

http://www.aereo.jor.br/2013/12/28/nao-e-um-aviao-para-assustar-mas-impoe-respeito/

Carlos

O Japa esqueceu de falar: 1.- Modernização dos A 1 para o padrão M – parados, esquecidos etc …. 2.- Modernização dos E-99 – parados, esquecidos etc …. 3.- Cadê os “Jordanianos” ? Parados, esquecidos etc …. 4.- KC 767 (3?) – esquecidos etc …. 5.- C 130 – Somente dois 100% operacionais, um ou dois com restrições, os demais (quantos ?) – parados, esquecidos etc …. 6.- Alguém pode me ajudar com mais mazelas por favor ? Não me venham com conversinha de “veja o lado bom das coisas”, conversa de quem não enxerga o todo. Felizmente os bolivarianos… Read more »

Carlos

Nunão,

por favor, delete meu primeiro post por favor, mantenho o segundo.

Carlos

Corrigindo, não é o primeiro, é o segundo, por favor ….

Oganza

Tirando as mazelas que levam os membros sérios de nossas FFAA a matar um leão por dia, realmente o Gripen pode vir a ser o melhor e mais bem sucedido programa de aqusição da história da FAB.

Talvez nós nunca tivemos um vetor que entregasse tanto quanto o Gripen E entregará, tanto em sua missão quanto para os seus operadores.

O Gripen é bom, bonito e o melhor, cabe em nosso bolso, mesmo que esse seja furado e cheio de aproveitadores esperando um vacilo para meter a mão tb.

Grande abraço.

Carlos

FONTE / FOTOS DO EVENTO: FAB Entendo o Júbilo do evento, mas o próprio Cel Reinaldo Nery colocou ontem em outro post sua decepção com os acontecimentos. E você Nunão sabe muito bem que minha revolta não é com o AC da FAB mas sim com o MD e o GF. Perderam nesse evento a oportunidade de “rodar a baiana” e colocar a “boca no trombone”. Não, eu não estava lá …. mas isso não desqualifica meus comentários e você sabe um milhão de vezes mais do que eu, afinal de contas o Editor e o Especialista é você, o… Read more »

juarezmartinez

Bom, independente do Carlos ter estado lá ou pescando em Jericoacoara, a resposta vai ser a mesma: Não,porque isto aí é que nem festa de esquadrão, festa da FAE, dia do aviador e etc…aonde só se fala abóbrinha e coisas do mundo encantado….. a propósito eu acrescentaria s seguintes perguntas: Quantos Derbys temos no paiol(eu sei) mas ……. Quantos Mikes temos disponiveis nas linha de voo(também sei), mas….. Claro que isto aí não importa, o que importa é a festa, são os OITENTA E QUATRO BRIGADEIROS NA ATIVA, enquanto aquela força aéera desmilinguida chamada Royal Air Force tinha até pouco… Read more »

Carlos

Completando então: Mais mazelas: 7.- Modernização dos Bandeirantes – esquecidos …. 8.- Modernização dos Bandeirulhas – esquecidos …. 9.- Armamentos para os P 3 M (por sinal, ótimo projeto e aquisição), torpedos ? Misseis ? – Parados e esquecidos …. E quando me refiro ao Comandante Saito como “Japa”, quem acompanha meus comentários sabe que o faço de forma carinhosa. Sempre fui contra essa dinastia de 12 anos no comando, isso é muito maléfico, mas o Japa e o Enzo foram os que conseguiram fazer algo com essa m#rd@ de MD e GF por cima. Quanto ao Admiral Moon, assunto… Read more »

Pangloss

Carlos, o Brasil não será invadido pelos bolivarianos pelo simples motivo de já termos um governo (?) bolivariano. Pelo menos até o fim do ano, se tudo der certo (apesar das perspectivas nada alvissareiras).

Oganza, você está certo de que o Gripen cabe no bolso da FAB, que sequer consegue modernizar um punhado de F-5 e AMX?

Carlos

Juárez, peço licença Gaudério: “juarezmartinez 3 de outubro de 2014 at 9:09 # Cel Nery, só R 99 está parado por falta de recurssos… Hahahaha, vamos aos fatos: Vou abrii o bico e sei que vou me encomodar: Tem quase uma vintena de células de A 1 na Embraer e sabem o que aconteceu recentemente em regime de sigilo absoluto: Não! Um comunicado da FAB mandando suspender todos os trabalhos nos A 1 porque não haverá recursos para honrar os pagamentos, o projeto corre sério risco de não ir adiante ou ficar restrito a pouco mais mais de vinte células.… Read more »

Carlos

Bob F Santana

kkkk rsrsrsrs ótimo vídeo,

“Sempre fui contra essa dinastia de 12 anos no comando, isso é muito maléfico, mas o Japa e o Enzo foram os que conseguiram fazer algo com essa m#rd@ de MD e GF por cima.”

“Oitenta e quatro brigadeiros na ativa?”

Brazil colega, Brazil ….

Carlos

Juárez

“…..independente do Carlos ter estado lá ou pescando em Jericoacoara….”

Morando e comendo peixes, camarões e lagostas …. bem melhor. (rs)

Júlio Costa

Roberto F Santana,

“Oitenta e quatro brigadeiros na ativa?”

Esse é o menor dos problemas. A FAB possui 77.454 militares na ativa. Eu nunca entendi o motivo desse corpo tão grande.

Oganza

Pangloss, meu caro,

se ele não couber, nós não precisamos mais de FAB. Fecha tudo e o ultimo apaga luz.

PS. Quem tiver pexada, pode conseguir alguma coisa lá no GTE, que dado a conjuntura será rebatizado de Aerolinhas Bolivarianas.

Sds.

Oganza

Júlio Costa,

meu querido… são 84 Brigadeiros.

Quem vai aparar a grama das residências, levar os filhos para a escola, trazer a esposa do supermercado, etc… etc… e o melhor: quem vai sevir o cafezinho?

Queria que o pessoal da reseva presente desse uma amostra das regalias, 90% delas esdruxulas.

E vou logo falando que fui vizinho de um e “dei uns sacodes” na filha de outro… e não foi nem uma nem duas vezes que o Cabo Bicalho foi buscar nós dois bebados na frente da boate.

Sds.

Júlio Costa

Oganza,

Os caras deve viver com marajás e sultões

Só faltou falar que tem pessoal para limpar a mer** do cachorro.

A situação é fod*** mesmo.

abraço

juarezmartinez

Eu sei que o comandante Saito até tentou lá pelas tantas racionalizar a força, junto com o Brig Burnier na época, este coitado foi defenestrado porque queria uma força operacional e não de faz de conta. O que aconteceu com ele: Deram um jeito de taxar ele de bêbado e o mandaram para o pijama mais cedo. É senhores, isto é o sistema, ele se protege, tem anti corpos, tem ramificações e não deixa ninguém com boas intenções ir muito adiante, ou se enquadra ou está fora: Querem exemplos Cel Justin(mesmo tendo diferenças, respeito muito o trabalho dele) Cel Nery… Read more »

Colombelli

Juarez assino embaixo. No EB é idem ibidem. Nós é que temos de monitorar o andamento destes programas por todas as formas e denunciar os faz de contas.

Oganza

Como já disse aki uma vez… nunca tive parente militar nem nunca cheguei perto de um quartel, salvo para me regularizar junto a Justiça Militar. Mas quando era adolessente lá em Belém do Pará, meus pais tinham um Ap em uma rua onde ficam algumas das residências (isso é eufemismo, as casas são lindas), dos altos oficiais da FAB – I COMAR. E como bom moleque do interior, tratei de formar uma turminha e no fim de semana, fachava-mos a rua jogávamos uma pelada (chamava-mos de “travinha”), andava-mos de skate… e foi ai que tive contato com minha linda filha… Read more »

Carlos

Cabo Bicalho ……. hummmmmm ……. sei não …… (rs)

Carlos

“Querem exemplos”

Faltou mais uns ……. JuarezMartinez

e outros ….

Lá no PN e no Forte tem também …. só para registro.

Baschera

Senhores, São as “saúvas”… aquelas de quem alguns de nós falamos aqui desde o nascimento do Poder Aéreo. “Elas” venceram !! As saúvas comem tudo o que encontram pela frente…. principalmente o orçamento ! As “saúvas” são o “sistema”….. Só um país do faz de conta é que tem mais oficiais de quatro estrelas na reserva do que outras maiores, mais relevantes e mais importantes forças correlatas…. Por isto, entre outros, é que temos um orçamento militar de faz de conta, onde 70% do mesmo é para pagar pensões e aposentadorias. O dia em que o Juarez, ou outro com… Read more »

Oganza

Carlos,

kkkkk pois é… parece até a piada: Guarda Pinto se apresentando Sr.

kkkkkk

Sds.

Rafael Oliveira

Os mesmos brigadeiros, almirantes e generais que dão ordens ao Guarda Pinto e ao Cabo Bicalho são os que reclamam que tem que aumentar o orçamento, que o soldo tá baixo, que o FHC tirou direitos dele e de sua prole de vagabundas…

E a gente aqui preocupado com os armamentos, treinamentos, etc.

Vamos voltar ao Gripen que é algo que presta.

Carlos

Ok Rafael ….. em 2022 …..

Marcos

Os M-2000 foram para suprir um gap;
Os F-5M foram para suprir um gap;
Os eventuais J29C/D serão para cumprir um gap.

Vader

Senhores, não é a FAB que está inchada. É o Estado brasileiro INTEIRO que está inchado e podre.

Não adianta reclamar: a única solução é pelejar por um Estado mínimo e enxuto, única coisa que pode gerar eficiência.

Pensem ________________________________
_______________________________________

COMENTÁRIO EDITADO. MAIS UMA VEZ, PEDIMOS ATENÇÃO ÀS REGRAS DESSE ESPAÇO SOBRE NÃO FAZER COMENTÁRIOS COM CONTEÚDO QUE PODE SER VISTO COMO PROPAGANDA / CONTRAPROPAGANDA POLÍTICA, AINDA MAIS A UM DIA DA ELEIÇÃO.

Carlos

Lord Vader

advinha quem apareceu no face da nossa revista com comentário do G NG-BR ?

Ele ….. sim ele ….. JMJ……

Dar a cara aqui, necas …….

Ô Nunão …..

fica frio, aliás ….. você conhece o Cabo Bicalho ? Amigo do Oganza …. (rs)

Carlos

“Roberto F Santana
4 de outubro de 2014 at 0:11 #”

Verdade Bob ….. concordo plenamente, afinal de contas …..

2022 está logo ai ……

Carlos

“Marcos
4 de outubro de 2014 at 8:36 #

Os M-2000 foram para suprir um gap;
Os F-5M foram para suprir um gap;
Os eventuais J29C/D serão para cumprir um gap.”

Marcos, só tem um problema ….. não vão sobrar C/D, a Eslováquia tá “papando” e parece que a Tailândia vai pelo mesmo caminho.

Sobrará o quê ?

Comprarmos F 5 da Tailândia, Suíça, Taiwan etc …. ou
…….. :

http://www.youtube.com/watch?v=1aTtbjEOHL0

Carlos

5775 41 שנים של מלחמת יום הכיפורים

Rinaldo Nery

A FAB não está inchada. Ela cresceu (mais UAE, OM…) e precisou de mais gente.
Quanto ao número de oficiais generais, também concordo. Tem demais.
Só 29 células do A-1 serão modernizadas.

Pangloss

Juarez e Colombelli, Retomando o assunto “sistema”, um familiar meu, quando era Capitão-de-Corveta, ouviu um Contra-Almirante lamurioso queixando-se de tudo na MB, para encerrar com uma frase emblemática: “Quando eu for uma autoridade, vou fazer, acontecer, isso e aquilo, etc.” Aí, por um momento, meu parente pensou: “porra, se esse cara ainda não se sente uma autoridade, quando irá sentir-se?” Mas essa reflexão passou logo. É nítido que, para Contra-Almirantes, tudo deve permanecer como está, pois está tudo muito bem, caso contrário não alcançarão a terceira estrela. O mesmo vale para os Vice-Almirantes, em busca da quarta estrela. Aí, quando… Read more »

_RJ_

Para mim a melhor coisa que aconteceu para a FAB nesses ultimos anos foi o KC-390 (que voará em breve). O Gripen NG-BR ainda não aconteceu, né?
Além do mais, o Gipen, quando ficar pronto, não será melhor que um Rafale, que não é melhor que o F-35. Será apenas muito bom e mais barato. Já o KC-390 será superior ao C-130J em muitos aspectos. Nenhuma força aérea no mundo possui um cargueiro médio melhor do que será o KC-390.

juarezmartinez

Rinaldo Nery 4 de outubro de 2014 at 20:07 # A FAB não está inchada. Ela cresceu (mais UAE, OM…) e precisou de mais gente. Quanto ao número de oficiais generais, também concordo. Tem demais. Só 29 células do A-1 serão modernizadas. Cel, não vou entrar em uma discussão eterna sobre este assunto, pois minha opinião esta fundamentada e bem formada. Eu vou citar um exemplo que pe da ciar o saco: A BAFL abriga o Phênix com 4 Pinóquios e 1400 militares, tem cabimento, quatro aeronaves, ahh tem prefeitura aeronáutica, DRPV, ___________________ não sei mais o que…. só ,que… Read more »

Carlos

Totalmente off topic:

Bomba ….. inédito:

IBOPE e DATAFOLHA confirmam:

PCO não vai para o segundo turno.

Bosco, estamos sem o MD em nossas mãos, uma pena cumpanheiro. (rs)

Nunão

não edita não colega, foi somente para dar a notícia para o Bosco, não tenho o número do Telex dele pô !

juarezmartinez

Ainda isistindo no tema desgraças futuras:

Começem apartir da metade do ano de 2015 a verem os P 3 serem encostados um a um……

Grande abraço

_RJ_

Uma dúvida: o Gipen-BR será omnirole ou multirole? Já que vai poder mexer no SW à vontade, poderia aproveitar e misturar todos os modos de operação.

Oganza

_RJ_, Meu caro, se tivesse que fazer uma classificação, ele é multi-emprego… esse papo de omnirole e multirole nom equixiste, é puro marketing pelo simples fato de que os atuais caças da geração 4,5 ++plus apesar de poderem decolar com uma configuração FULL, eles não poderão executa-las explorando o máximo de seus envelopes pois estarão iguais a um burro de carga cheios de tranqueras penduradas neles. O ÚNICO caça que poderá ostentar a alcunha de omnirole (se é que isso existe), será o F-35 QUANDO entrar de fato em serviço daqui a 5 ou 6 anos. E NÃO existe NADA… Read more »

Carlos

“– É churrasco? Pegue a bermuda. É casamento? Pegue o smoking.

– Se for casamento com churrasco na piscina? Ai cenário de baixa intensidade.

O resto é marketing.”

kkkk rsrsrs ……….. f#d&u …….. perdi o sono …… rsrs

Carlos

” E isso vale para TODOS da geração 4,5 ++plus que existem, ou seja, cada um no seu quadrado.”

Concordo com tudo que dissestes, mas o E-99 atualizado e os DL integrados ……..

‘Não é um avião para assustar, mas impõe respeito’

Carlos

Python-5 ??

Será integrado ?

Oganza

Carlos, O problema é que os caras querem TOT em atualização… não tem s…..co que aguente conversar com o Brasil. O pior que é em meia dúzia de aeronaves… A gente simplesmente não se enxergar e não tem noção do ridículo. PS.: concordo com vc… pois sem as devidas atualizações os ganhos de equipamentos e doutrina adquiridos na virada do século vai pro ralo. – Defesa é igual a lavoura: Gradeia o campo, aduba o campo, semeia o campo, aplica os defensivos (atualizações) e colhe-se a safra… ANO que vem começa TUDO de novo… até o fim dos tempos… Não… Read more »