terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

Havia um Gripen no meio de Praga; no meio de Praga, havia um Gripen

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Maquete de Gripen em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

A praça Hradčanské, em frente ao castelo de Praga (capital da República Tcheca), recebeu centenas de milhares de visitantes no último final de semana, entre adultos e crianças, para uma exposição de armamento das Forças Armadas da República Tcheca. Em meio a equipamentos diversos como viaturas blindadas de transporte de pessoal OT 64, veículos como 0 Land Rover Defender 130 Caiman, a viatura IVECO de blindagem leve e lançadores de mísseis antiaéreos RBS-70, chamava a atenção uma maquete em tamanho natural de um caça Saab Gripen, jato sueco que tem 14 exemplares servindo na Força Aérea Tcheca.

Maquete de Gripen em praça de Praga - foto 2 Min Def Rep Tcheca

A maquete do JAS 39 Gripen ficou exposta até domingo, dia 27, quando foi desmontada por pessoal da Suécia e a cooperação dos suecos com a exposição foi destacada em nota do Ministério da Defesa da República Tcheca, sobre a exposição de armamentos, que teve acolhida entusiástica dos visitantes – soldados que estavam lá para responder a todas as perguntas do público e demonstrar os equipamentos chegaram a relatar, ao final do dia, que o evento os deixou tão cansados quanto exercícios militares.

RBS-70 em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

Menino em veículo blindado em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

7 Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Uma das minhas primeiras fotos, aos 3 ou 4 anos, estou no Ibirapuera, ao lado de um Meteor e aquela camuflagem “ovo estalado”. Qndo das primeiras missões espaciais, um mock-up da Gemini foi exposto na Praça da Sé, meu pai me levou p/ ve-la. Meu pai tb me levou p/ ver um T-33, exposto de fronte ao prédio da Gazeta, na Av. Paulista. Em outra ocasião por volta dos 8 anos, eu e meu primo posamos de capacete, emprestado pelos soldados presentes, em um M-8 “batendo continência”. Qndo as rochas lunares foram expostas, tb no Ibirapuera, minha mãe foi me… Read more »

Guilherme Poggio

Pesquisando, agora, notei a presença de um modelo primeiro de F-5E no evento.

Caro Roberto F Santana

Acho que eu já escrevi algo sobre isso, só não me lembro onde.

Sobre o Salão Internacional Aeroespacial de SJC, tem um capítulo sobre ele no livro do Cel. Cabral. As fotos são do Mario Vinagre.

Guilherme Poggio

A foto desse F-5 está aqui

http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/pages/helio17.htm

Mas não me parece ser o primeiro exemplar. Possivelmente o quarto (que também voa na FAB)

eder albino

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual a quantidade já produzida do Gripen?
Não consegui encontrar na net.
Quantos já foram produzidos, incluindo versões A/B e C/D?

eder albino

Valeu Nunão!

DrCockroach

O titulo foi poetico, e o clima tb impactou os comentarios dos colegas rsrs…

Muito bom!

[]s!
P.S.: Gostou fo avatar Ivan? Agora espero que o amigo se lembre de espalhar um pouco da “bagaceira” no avatar do DrCockroach quando do proximo drink. O Drcockroach bebe tudo, schnaps, grappa, bagaceira, vodka, cocktails, adora caipirinha de diferentes sabores; so nao consegue beber mesmo eh cerveja (agua tb eh complicado…) rsrs

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -