Havia um Gripen no meio de Praga; no meio de Praga, havia um Gripen

7

Maquete de Gripen em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

A praça Hradčanské, em frente ao castelo de Praga (capital da República Tcheca), recebeu centenas de milhares de visitantes no último final de semana, entre adultos e crianças, para uma exposição de armamento das Forças Armadas da República Tcheca. Em meio a equipamentos diversos como viaturas blindadas de transporte de pessoal OT 64, veículos como 0 Land Rover Defender 130 Caiman, a viatura IVECO de blindagem leve e lançadores de mísseis antiaéreos RBS-70, chamava a atenção uma maquete em tamanho natural de um caça Saab Gripen, jato sueco que tem 14 exemplares servindo na Força Aérea Tcheca.

Maquete de Gripen em praça de Praga - foto 2 Min Def Rep Tcheca

A maquete do JAS 39 Gripen ficou exposta até domingo, dia 27, quando foi desmontada por pessoal da Suécia e a cooperação dos suecos com a exposição foi destacada em nota do Ministério da Defesa da República Tcheca, sobre a exposição de armamentos, que teve acolhida entusiástica dos visitantes – soldados que estavam lá para responder a todas as perguntas do público e demonstrar os equipamentos chegaram a relatar, ao final do dia, que o evento os deixou tão cansados quanto exercícios militares.

RBS-70 em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

Menino em veículo blindado em praça de Praga - foto Min Def Rep Tcheca

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Uma das minhas primeiras fotos, aos 3 ou 4 anos, estou no Ibirapuera, ao lado de um Meteor e aquela camuflagem “ovo estalado”. Qndo das primeiras missões espaciais, um mock-up da Gemini foi exposto na Praça da Sé, meu pai me levou p/ ve-la. Meu pai tb me levou p/ ver um T-33, exposto de fronte ao prédio da Gazeta, na Av. Paulista. Em outra ocasião por volta dos 8 anos, eu e meu primo posamos de capacete, emprestado pelos soldados presentes, em um M-8 “batendo continência”. Qndo as rochas lunares foram expostas, tb no Ibirapuera, minha mãe foi me… Read more »

Guilherme Poggio

Pesquisando, agora, notei a presença de um modelo primeiro de F-5E no evento.

Caro Roberto F Santana

Acho que eu já escrevi algo sobre isso, só não me lembro onde.

Sobre o Salão Internacional Aeroespacial de SJC, tem um capítulo sobre ele no livro do Cel. Cabral. As fotos são do Mario Vinagre.

Guilherme Poggio

A foto desse F-5 está aqui

http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/pages/helio17.htm

Mas não me parece ser o primeiro exemplar. Possivelmente o quarto (que também voa na FAB)

eder albino

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual a quantidade já produzida do Gripen?
Não consegui encontrar na net.
Quantos já foram produzidos, incluindo versões A/B e C/D?

eder albino

Valeu Nunão!

DrCockroach

O titulo foi poetico, e o clima tb impactou os comentarios dos colegas rsrs…

Muito bom!

[]s!
P.S.: Gostou fo avatar Ivan? Agora espero que o amigo se lembre de espalhar um pouco da “bagaceira” no avatar do DrCockroach quando do proximo drink. O Drcockroach bebe tudo, schnaps, grappa, bagaceira, vodka, cocktails, adora caipirinha de diferentes sabores; so nao consegue beber mesmo eh cerveja (agua tb eh complicado…) rsrs