Gripen tcheco em REVO com A310 MRTT alemão - foto 2 MD República Tcheca

Treinamento com cinco caças e seis pilotos foi realizado sobrevoando as montanhas da República Tcheca

Segundo nota divultada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca nesta segunda-feira, 15 de abril, cinco caças JAS-39 Gripen da Força Aérea da República Tcheca e seis pilotos realizaram treinamento com um avião-tanque alemão Airbus 310 MRTT. Oitenta contatos de reabastecimento foram completados com sucesso, neste início de abril.

Gripen tcheco em REVO com A310 MRTT alemão - foto MD República TchecaO treinamento de reabastecimento em voo ocorreu, em sua maior parte, sobre as Montanhas Gigantes no norte da República Tcheca, seguindo-se às lições teóricas e práticas que pilotos tchecos receberamem Ronneby, na Suécia, no ano passado.  Esse treinamento deu-se no âmbito do ATARES (Air Transport and Air to Air Refuelling and other Exchange of Services), que é um programa conjunto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia.

Pelo ATARES, qualquer país participante pode oferecer gratuitamente seus serviços no ar ou em terra para outros, que ganham assim a vantabem de usar serviços gratuitos de outros membros.  A República Tcheca juntou-se ao ATARES em 2010, e os primeiros voos realizados foram o transporte de soldados húngaros em fevereiro.

Gripen tcheco em REVO com A310 MRTT alemão - foto 3 MD República Tcheca

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Adoro ver o Gripen reabastecendo em voo, nunca se sabe, vai que ocorra algo e a turbina sugue a cesta…

Hamadjr

Mauricio R, nesse caso não seria só Gripen os outros também teriam o mesmo problema, mas não entendi essa de 5 caça e 6 pilotos, seria um Gripem bi-posto?

Ivan

Maurício,

Também não gosto da posição da sonda / probe.
Mas não me ocorre local mais adequado para melhor instalar a mesma.
O caça é pequeno e deixar exposta como no A-1 e A-4 não seria uma solução inteligente. Se você tiver uma boa sugestão talvez o Galante possa encaminhar para a SAAB. 🙂

Abraço,
Ivan.