Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça

14

Gripen no Báltico- foto D Schreier - Forças Armadas da República Tcheca

Primeiro-ministro Petr Necas afirmou que oferta sueca de ‘leasing’ do Gripen ainda não é suficientemente boa, apesar de admitir que os tchecos estão satisfeitos com o caça nos aspectos militares e tecnológicos  – entre os argumentos para pedir desconto, Necas alega que a República Tcheca usa o caça em operações da OTAN, o que ajuda a promovê-lo a outros países

Reportagem publicada pelo jornal “Ceske Noviny” na sexta-feira, 15 de março, informa que o primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Necas, disse à sua contraparte sueca Fredrik Reinfeldt que a proposta da Suécia para estender o contrato de “leasing” dos caças Jas-39 Gripen não atende às expectativas tchecas. A Força Aérea da República Tcheca opera um total de 14 caças Gripen, fabricados pela sueca Saab, num contrato de “leasing” por dez anos que vence no final do ano que vem, e cuja renovação está sendo negociada.

A declaração foi dada nos bastidores de um encontro da União Europeia realizado no mesmo dia. Necas disse a Reinfeldt que os militares tchecos poderiam escolher outros caças, lançando uma nova concorrência para jatos supersônicos, e que a Suécia deveria levar isso em conta. Ele também lembrou que o uso do Gripen pela Força Aérea da República Tcheca, em operações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), promove o caça para outros países.

Gripen no Báltico - foto Forças Armadas da República Tcheca

Por outro lado, Necas disse que os tchecos estão satisfeitos com os caças Gripen quanto aos aspectos militares e tecnológicos, mas que a República Tcheca precisa buscar a solução mais barata possível devido às medidas de austeridade. Apesar de admitir que Reinfeldt não tem poder sobre as negociações em curso para estender o contrato de “leasing”, Necas disse que sua contraparte sueca poderia utilizar sua influência indireta. O primeiro-ministro tcheco também citou o fato do parlamento suíço ainda não ter dado a aprovação final à compra do caça sueco.

O Gabinete da República Tcheca deverá debater novamente as três opções oferecidas pelos suecos em 20 de março. Uma é estender o contrato por mais três anos, por 5 bilhões de coras tchecas (260 milhões de dólares), outra por cinco anos por oito bilhões  (US$ 410 milhões) e a terceira por  dez anos a um custo de 14 bilhões de coroas tchecas (710 milhões de dólares). O atual contrato de “leasing” dos 14 caças, com duração de 10 anos, foi aprovado em 2004 a um custo de 19,6 bilhões de coroas tchecas (US$ 1 bilhão)

FONTE: Ceske Noviny (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca

REVO de caças Gripen tchecos - foto 3 Min Def República Tcheca.jpg

NOTA DO EDITOR: há dois anos o mesmo primeiro-ministro tcheco Petr Necas, mostrando-se crítico ao contrato de “leasing” do Gripen feito na gestão anterior, argumentava que o caça “não tinha sido testado em combate, não se comunicava com os equipamentos de países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e teria metade do alcance do F-16 porque não pode ser reabastecido em voo.” (veja matéria a respeito no terceiro link da lista abaixo).

Nesse meio-tempo, o caça participou de operações na Líbia, mostrou-se compatível com equipamentos de comunicação da OTAN e os pilotos tchecos passaram a realizar exercícios de reabastecimento em voo com seus caças Gripen. Agora, o mesmo ministro admite que o caça tem satisfeito os tchecos nos aspectos militares e tecnológicos e, por outro lado, o fato dos caças Gripen da República Tcheca participarem com sucesso de operações da OTAN passou a ser usado, justamente, como argumento para obter mais desconto na renovação do contrato de “leasing”. Seja ele coerente ou não com as críticas do passado, o fato é que Necas é um primeiro-ministro duro de se negociar!

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Vou lembrar disso quando for à concessionária comprar um carro:
– Por favor, quanto você me paga para para que eu use um carro de sua marca?

Marcos

Afinal, quando eu o uso, andando para cima e para baixo, não deixo de promover o modelo e a marca do carro.

virgilio

Se for pensar pela grana acredito que seja o melhor caçar para o Brasil enfim estou até fazendo musiquinha quem quiser acompanhar?

Que venha o Gripen………….

Vader

Nada como um dia após o outro.

Ainda me lembro da primeira matéria e da rafalechada rasgando as calcinhas com base nas críticas do tal Necas.

Taís, ficou provado que era só tática de negociação.

Renato Oliveira

Vamos pedir o cara emprestado para pechinchar no FXn…

Renato Oliveira

Nunão, duvido o Google tradutor ou algum não-brasileiro saber o que a expressão significa…

Hamadjr

Beleza, logo também a FAB estara ajudando a divulgar o Gripen aqui na América do Sul.
Que venha o Gripen para a Gloriosa FAB voar

Guilherme Poggio

Se o primeiro-ministro continuar insistindo nesse assunto, “Necas” de caça para a Rep. Tcheca.

Renato Oliveira

Poggio, quem está com a mão no cofre é o Sr. Necas. Se a Saab não facilitar, ele vai atrás de outro que facilite, como a LM, a Boeing, os russos, os chineses…

É claro que precisam da margem de lucro, mas que vão ter que negociar, vão.

Rafael M. F.

“Necas” parece nome de dono de botequim daqueles bem pé-sujo…

Mauricio R.

A Rep. Tcheca hoje é parte de OTAN, o que automáticamente excluiria aeronaves russas e chinesas, deixando-a praticamente aos americanos.
Tanto Typhoon como Le Jaca dificilmente teriam alguma chance, o mesmo vale p/ o F-35.
Mas seguindo c/ o raciocínio de que os tchecos estariam ajudando a fazer propaganda do caça sueco, então já está mais do que na hora de adotarem o novo JAS-39E/F.

Mayuan

Vocês tem certeza de que não é ele negociando o FX ou aconselhando os presidentes? Digo isso porque o FX vem rolando a anos e até agora Necas de caças….

Putz, que nome, trocadilho é inevitável. Parece até os nomes das personagens do Star Wars…

Mayuan

Marcos, o pensamento dele não deixa de ter sentido e penso que todos nós devíamos aplicar em nossas vidas. Afinal, o que leva uma pessoa a usar uma roupa com a marca do fabricante escrita em letras garrafais e ainda achar que está tirando onda? Ou aquelas mulheres com bolsas que custam quase o mesmo que um rim no mercado negro mas com as iniciais do fabricante estampadas por toda a bolsa? Coisa de trouxa! Não compro nada nesse estilo porquê não só não tenho desconto como ainda querem que eu pague mais caro. É uma lógica invertida então se… Read more »