Home Operações Aéreas Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais

Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais

418
11

Segundo informes divulgados sobre as missões, as aeronaves interceptadas eram russas

Nota divulgada pelas Forças Armadas da República Tcheca no início de outubro e resumida em 1º de novembro no Gripen Blog informou que, quando foi cumprido 1/3 do período de policiamento aéreo dos três países Bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) por caças Gripen tchecos, a atividade aérea mostrou-se crescente. O que foi comprovado por novo informe divugado agora, no início de novembro.

Durante o mês de setembro e início de outubro já haviam ocorrido quatro saídas reais, em resposta a violações no espaço aéreo dos países Bálticos, dentro da missão de Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert). Todas foram bem-sucedidas, com dois caças Gripen decolando dentro dos 15 minutos planejados, sob a coordenação do Centro Combinado de Operações Aéreas de Uedem, na Alemanha. O informe original tcheco dá a entender que se tratavam de “aeronaves de transporte da Rússia”.

Já informe mais recente, de 2 de novembro (ainda sem repercussão no Gripen Blog, porém publicado no site das Forças Armadas da República Tcheca) informa que o número de acionamentos cresceu para nove, tendo sido cumprido metade do período de desdobramento tcheco no Báltico, com mais de 215 horas voadas (entre acionamentos reais e voos para manter a proficiência). Novamente, a nota em tcheco diz que as aeronaves interceptadas eram de procedência russa.

Em relação ao desdobramento anterior dos caças Gripen do país, em 2009, percebeu-se um aumento na quantidade de acionamentos de alerta, o que era de se esperar pois esse aumento vem sendo gradativo desde então, conforme relatórios de outros países que assumiram a missão nesse meio-tempo.

Seis caças Gripen foram selecionados para a missão no Báltico, que é parte de um rodízio de forças aéreas de países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e quatro estão permanentemente desdobrados na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia (veja links ao final da matéria sobre o desdobramento dos caças tchecos e de missões anteriores).

As aeronaves receberam um tratamento anticorrosivo especial e passaram por testes para garantir sua operacionalidade, havendo também um bom suprimento de peças de reposição e ferramental na base. As notas originais tchecas também informam sobre rotação das equipes do país para ampliar a experiência, tendo já ocorrido uma rotação de pessoal, com o apoio de aeronaves de transporte C-295M do país.

FONTES: Gripen Blog e Forças Armadas da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e tcheco)

FOTOS: Forças Armadas da República Tcheca

NOTA DO EDITOR: interessante observar, nas imagens em voo, que um dos caças leva seus mísseis ar-ar da família AIM-9 Sidewinder nos trilhos das pontas das asas, enquanto no outro os mísseis são levados em trilhos instalados em dois dos quatro pilones subalares.

VEJA TAMBÉM:

11
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e CivilivanildotavaresIvanricardo_recifeEdgar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edgar
Admin
Member

Sensacionais estas duas primeiras e a última foto dos Gripens em operação.

Espero [ainda] que, um dia, os backgrounds dessas fotos sejam a Amazônia, o Cerrado, a costa do Nordeste, os Pampas…

Vader
Visitante
Member

De fato, fotos espetaculares.

Nick
Visitante
Member
Nick

Caro Edgar,

Concordo fotos muito boas mesmo. Belas imagens do Gripadinho 🙂

[]’s

ricardo_recife
Visitante
Member
ricardo_recife

Fico a imaginar um par de Gripens voando junto a um R-99A, como seria o desempenho desta dupla.

As melhores fotos do Gripen que conheço. Se alguém conhecer fotos mais bonitas me avisa.

comment image

comment image

comment image

comment image

ricardo_recife
Visitante
Member
ricardo_recife

Nunão, concordo, mas acho que o piloto iria preferir elas bem mais próximas.

Para quem tá afim de ter estas excelentes fotos na tela do computador acessar: http://www.211squadron.cz/foto/wallpapers.html

E viva aos Gripens tchecos!

Abs,

Ricardo

Ivan
Visitante
Member
Ivan

Ricardo e Nunão,

O meu Gripen pode ser com uma única poltrona ejetável no lugar do assento ejetável… mas com três cintos de segurança para decolar e aterrisar é claro. Afinal segurança é importante.

Sds,
Ivan, do Recife.

ivanildotavares
Visitante
Member
ivanildotavares

Depois de acessar os links do ricardo_recife, me decidi pelo Gripen.

trackback

[…] Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais […]