Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais

11

Segundo informes divulgados sobre as missões, as aeronaves interceptadas eram russas

Nota divulgada pelas Forças Armadas da República Tcheca no início de outubro e resumida em 1º de novembro no Gripen Blog informou que, quando foi cumprido 1/3 do período de policiamento aéreo dos três países Bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) por caças Gripen tchecos, a atividade aérea mostrou-se crescente. O que foi comprovado por novo informe divugado agora, no início de novembro.

Durante o mês de setembro e início de outubro já haviam ocorrido quatro saídas reais, em resposta a violações no espaço aéreo dos países Bálticos, dentro da missão de Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert). Todas foram bem-sucedidas, com dois caças Gripen decolando dentro dos 15 minutos planejados, sob a coordenação do Centro Combinado de Operações Aéreas de Uedem, na Alemanha. O informe original tcheco dá a entender que se tratavam de “aeronaves de transporte da Rússia”.

Já informe mais recente, de 2 de novembro (ainda sem repercussão no Gripen Blog, porém publicado no site das Forças Armadas da República Tcheca) informa que o número de acionamentos cresceu para nove, tendo sido cumprido metade do período de desdobramento tcheco no Báltico, com mais de 215 horas voadas (entre acionamentos reais e voos para manter a proficiência). Novamente, a nota em tcheco diz que as aeronaves interceptadas eram de procedência russa.

Em relação ao desdobramento anterior dos caças Gripen do país, em 2009, percebeu-se um aumento na quantidade de acionamentos de alerta, o que era de se esperar pois esse aumento vem sendo gradativo desde então, conforme relatórios de outros países que assumiram a missão nesse meio-tempo.

Seis caças Gripen foram selecionados para a missão no Báltico, que é parte de um rodízio de forças aéreas de países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e quatro estão permanentemente desdobrados na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia (veja links ao final da matéria sobre o desdobramento dos caças tchecos e de missões anteriores).

As aeronaves receberam um tratamento anticorrosivo especial e passaram por testes para garantir sua operacionalidade, havendo também um bom suprimento de peças de reposição e ferramental na base. As notas originais tchecas também informam sobre rotação das equipes do país para ampliar a experiência, tendo já ocorrido uma rotação de pessoal, com o apoio de aeronaves de transporte C-295M do país.

FONTES: Gripen Blog e Forças Armadas da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e tcheco)

FOTOS: Forças Armadas da República Tcheca

NOTA DO EDITOR: interessante observar, nas imagens em voo, que um dos caças leva seus mísseis ar-ar da família AIM-9 Sidewinder nos trilhos das pontas das asas, enquanto no outro os mísseis são levados em trilhos instalados em dois dos quatro pilones subalares.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Sensacionais estas duas primeiras e a última foto dos Gripens em operação.

Espero [ainda] que, um dia, os backgrounds dessas fotos sejam a Amazônia, o Cerrado, a costa do Nordeste, os Pampas…

Vader

De fato, fotos espetaculares.

Edgar

Valeu pelas fotos, Nunão.

Triste é sermos obrigados a admirar fotos de meios de FAs cujas Nações tem cerca de 10% do PIB da nossa Pátria Amada.

A propósito [e OFF-TOPIC] o Governo não fez questão nenhuma de anunciar que a Rússia nos passou no ranking do FMI ano passado, nos trazendo de volta à 7ª posição no ranking de PIBs.

http://www.imf.org/external/pubs/ft/weo/2012/02/weodata/weorept.aspx?sy=2011&ey=2017&scsm=1&ssd=1&sort=country&ds=.&br=1&c=512%2C446%2C914%2C666%2C612%2C668%2C614%2C672%2C311%2C946%2C213%2C137%2C911%2C962%2C193%2C674%2C122%2C676%2C912%2C548%2C313%2C556%2C419%2C678%2C513%2C181%2C316%2C682%2C913%2C684%2C124%2C273%2C339%2C921%2C638%2C948%2C514%2C943%2C218%2C686%2C963%2C688%2C616%2C518%2C223%2C728%2C516%2C558%2C918%2C138%2C748%2C196%2C618%2C278%2C522%2C692%2C622%2C694%2C156%2C142%2C624%2C449%2C626%2C564%2C628%2C283%2C228%2C853%2C924%2C288%2C233%2C293%2C632%2C566%2C636%2C964%2C634%2C182%2C238%2C453%2C662%2C968%2C960%2C922%2C423%2C714%2C935%2C862%2C128%2C135%2C611%2C716%2C321%2C456%2C243%2C722%2C248%2C942%2C469%2C718%2C253%2C724%2C642%2C576%2C643%2C936%2C939%2C961%2C644%2C813%2C819%2C199%2C172%2C733%2C132%2C184%2C646%2C524%2C648%2C361%2C915%2C362%2C134%2C364%2C652%2C732%2C174%2C366%2C328%2C734%2C258%2C144%2C656%2C146%2C654%2C463%2C336%2C528%2C263%2C923%2C268%2C738%2C532%2C578%2C944%2C537%2C176%2C742%2C534%2C866%2C536%2C369%2C429%2C744%2C433%2C186%2C178%2C925%2C436%2C869%2C136%2C746%2C343%2C926%2C158%2C466%2C439%2C112%2C916%2C111%2C664%2C298%2C826%2C927%2C542%2C846%2C967%2C299%2C443%2C582%2C917%2C474%2C544%2C754%2C941%2C698&s=PPPGDP&grp=0&a=&pr.x=46&pr.y=14

Nick

Caro Edgar,

Concordo fotos muito boas mesmo. Belas imagens do Gripadinho 🙂

[]’s

ricardo_recife

Fico a imaginar um par de Gripens voando junto a um R-99A, como seria o desempenho desta dupla.

As melhores fotos do Gripen que conheço. Se alguém conhecer fotos mais bonitas me avisa.

comment image

comment image

comment image

comment image

ricardo_recife

Nunão, concordo, mas acho que o piloto iria preferir elas bem mais próximas.

Para quem tá afim de ter estas excelentes fotos na tela do computador acessar: http://www.211squadron.cz/foto/wallpapers.html

E viva aos Gripens tchecos!

Abs,

Ricardo

Ivan

Ricardo e Nunão,

O meu Gripen pode ser com uma única poltrona ejetável no lugar do assento ejetável… mas com três cintos de segurança para decolar e aterrisar é claro. Afinal segurança é importante.

Sds,
Ivan, do Recife.

ivanildotavares

Depois de acessar os links do ricardo_recife, me decidi pelo Gripen.

[…] Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais […]