Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca

0

Inspeção em Gripen tcheco - cena de vídeo da FMV

Trabalhos estão sendo realizados pela FMV em Luleå, na Suécia

O primeiro caça JAS Gripen da República Tcheca designado para um período de grandes inspeções está, desde o final de abril,  passando por esses trabalhos nas instalações da FMV (organização sueca de material de defesa) na cidade de Luleå, na Suécia. A aeronave foi enviada para esses serviços após atingir 1.200 horas de voo e espera-se que, até março do ano que vem, cinco caças tchecos passem pelo processo.

Não é novidade a Suécia fazer serviços de manutenção para outros países, mas segundo o chefe das oficinas em Luleå, Seth Waara, trata-se da primeira vez que isso acontece na FMV, que tem capacidade de atender até sete jatos Gripen simultaneamente.

Inspeção em Gripen tcheco - cena 4 de vídeo da FMV

Além das inspeções, estão sendo feitas modificações, como no posicionamento da antena ILS (do sistema de pouso por instrumentos) para uma melhor recepção e no sistema embarcado de produção de oxigênio (OBOGS). Todo o processo segue um cronograma de oito a nove semanas.

Inspeção em Gripen tcheco - cena 3 de vídeo da FMV

Também fazem parte dos trabalhos certas modificações nas células, melhorias na pintura e inspeções dos assentos ejetáveis, entre outros. Após o monitoramento ser completado, o jato  é suspenso para verificações e, numa instalação especial, o motor é acionado para verificar se não há vibrações, incluindo a passagem desde a potência mínima (idle) até a máxima, que é feita normalmente em quatro segundos.

 

Inspeção em Gripen tcheco - foto 4 FMV Inspeção em Gripen tcheco - foto 3 FMV
Inspeção em Gripen tcheco - foto 2 FMV Inspeção em Gripen tcheco - foto FMV

 

O informe da FMV a respeito dos trabalhos, publicado em 29 de maio, traz um dado comparativo interessante: não há muitos caças Gripen suecos que tenham atingido a marca de 1.200 horas de voo que as aeronaves da República Tcheca estão alcançando, pois os tchecos têm voado mais cada aeronave, individualmente, do que os suecos.

Inspeção em Gripen tcheco - cena 5 de vídeo da FMV

Também foi divulgada a informação de que, apesar dos trabalhos serem basicamente os mesmos realizados nos caças Gripen suecos, está sendo priorizado o fornecimento de peças para os jatos  tchecos. Outra diferença é que o relatório técnico é escrito em inglês, ao invés de sueco.

Inspeção em Gripen tcheco - cena 2 de vídeo da FMV

FONTE / FOTOS / CENAS DE VÍDEO: FMV (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

NOTA DO EDITOR: em “post” sobre o informe da FMV publicado no blog de divulgação oficial do Gripen em inglês (Gripenblogs), a cidade de Luleå foi erroneamente traduzida como Dubai. O informe original da FMV traz um vídeo (clique aqui para assistir, em sueco, na página original da FMV), do qual captamos algumas cenas para publicar imagens em tamanho maior do que as disponibilizadas. As imagens do vídeo relacionadas a testes de motores mostram um Gripen sueco.

O Poder Aéreo já publicou diversas matérias a respeito de modernizações e de grandes inspeções / revisões de caças (IRAN – Inspection and Repair As Necessary), também chamadas de manutenção “Nível Parque”, com destaque especial para os trabalhos realizados nos caças F-5 da FAB no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Para ver algumas das matérias publicadas, clique nos links da lista a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments