Caça Mirage 2000-5 do esquadrão recebeu pintura especial das ‘Cegonhas’ em comemoração ao centenário da esquadrilha SPA 3 Guynemer’

Em 28 de setembro, a  SPA 3 “Guynemer”, a mais antiga esquadrilha das três que compõem o Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes”, comemorou 100 anos de sua criação. A esquadrilha, que opera caças Mirage 2000-5 a partir da Base Aérea 116 de Luxeuil, comemorou esse marco histórico juntamente com a “jornada das Cegonhas” (journée des Cigognes), um encontro bienal de pilotos que já passaram pela unidade, exibindo também um caça pintado especialmente para celebrar esse centenário.

Uma cerimônia foi presidida pelo novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea Francesa (equivalente a comandante da FAB), o general Denis Mercier – vale lembrar que seu antecessor, o general Paloméros, deixou o posto para assumir posição na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Foi celebrada a memória de grandes nomes da aviação francesa, entre eles o ás Guynemer, que dá nome à esquadrilha, além de outros como Dorme, Heurtaux e Deullin.

As apresentações em voo incluíram a equipe de demonstração “Patrouille de France” com seus jatos treinadores Alphajet, uma exibição solo de um caça Rafale, além de um Extra 330 acrobático. Um F-18 da Força Aérea Suíça também tomou parte nas apresentações, assim como quatro caças Mirage 2000-5 do Esquadrão “Cigognes”. Outras aeronaves estiveram em exposição estática na ocasião, incluindo um Mirage 2000-5 pintado especialmente com as “cegonhas” (visto nestas fotos também em voo).

Segundo a nota da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) a respeito do centenário, a SPA 3 foi criada em julho de 1912, em Avord, ainda com a denominação BL 3. Foi a primeira esquadrilha oficialmente dedicada à caça, e participou ativamente das operações da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em missões de reconhecimento, apoio à artilharia, bombardeio e caça.

O famoso emblema das “Cegonhas” foi escolhido pelo capitão Brocard, quando comandava o grupo de caça composto pelas esquadrilhas 3, 103, 26, 73 e 67. A ave foi selecionada por representar o início da primavera na Alsácia – lembrando que essa era uma região disputada militarmente entre França e Alemanha desde o século XIX.

Hoje, o Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes” é composto pelas esquadrilhas SPA 3, SPA 103 e SPA 26, dotadas do caça Mirage 2000-5, versão especializada em defesa aérea e que opera o míssil MICA. O esquadrão tem como missão principal a proteção, vigilância e interdição do espaço aéreo.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

as pinturas comemorativas francesas estão excepcionais! Uma mais bela que a outra.

HRotor

Que beleza de pintura! Show!

Apollo

Estas fotos ficaram maravilhosas. Outra coisa interessante é a idade da esquadrilha, 100 anos para uma arma de aviação, operando de forma contínua é algo digno de admiração.

Fabio ASC

Nunão, compartilho com vc esta preferência.

Sugestão: vc poderia fazer um especial, procurei aqui e não encontrei, de outro Delta Lendário, o Arrow.

T+

alan bernini

Muito bonita mesmo! E por falar em pinturas comemorativas, acho que sou um dos poucos que gosta da pintura de 30 anos do Mirage III no Brasil.