Nas fotos divulgadas pela Força Aérea Francesa na terça-feira, 5 de junho, um Rafale do Esquadrão de Caça e de Experimentações 5/330 “Côte d’Argent” da Base 118 de Mont-de-Marsan exibe sua pintura para o “Tiger Meet 2012”, o tradicional encontro de esquadrões da OTAN.

O encontro começou em 28 de maio e vai até 8 de junho, na Base Aérea de Œrland, na Noruega. Pela França, também participam o Esquadrão de Defesa solo-ar (EDSA) 1/950 “Crau”, da Base Aérea 125 de Istres, reforçado pelo EDSA de Avord, de Luxeuil, de Saint-Dizier e de Mont-de-Marsan. Também estará presente uma delegação do Esquadrão de Caça (EC) 1/7 “Provence”, que após a dissolução do EC 1/12 “Cambrésis” carrega as tradições da SPA 162 “Tigre”, uma das fundadoras dos tigres da OTAN.

Participam equipes de treze nações (Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Polônia, República Tcheca, Reino Unido, Suíça e Turquia), com aproximadamente cinquenta aeronaves operando a partir de Œrland. Já os meios terra-ar ficarão em Hjerkinn.

O exercício visa treinar as tripulações para prepararem e executarem missões complexas como COMAO (Combined Air Operations – operações aéreas combinadas), CAS (Close Air Support – apoio aéreo aproximado), e CSAR (Combat Search and Rescue – busca e salvamento de combate). As plataformas aéreas e terrestres são integradas por meio do link 16 (datalink).

Para os pilotos do”Côte d’Argent”, o exercício serve para comprovar as novas capacidades do novo padrão da versão F3 do Rafale. A França enviou uma equipe de 96 pessoas, das quais 26 oficiais.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Bela pintura.

Corsario137

Tigre? Pra mim isso tá mais pra zebra do que pra tigre.
Achei cafona.

alan bernini

Neste caso seria um tigre branco… mais estilizado claro!
Já vi algumas fotos de F-16 assim (só preto e branco), mas com as listras mais realistas.

Mauricio R.

Le Jaca Blanc!!!