Nas fotos disponibilizadas pelo Armée de l’air (Força Aérea Francesa), podemos apreciar a pintura especial de um dos Mirage 2000 C do esquadrão de caça (EC)  1/12 “Cambrésis”, que participa do exercício anual da OTAN “Tiger Meet”.

Vale lembrar que a edição do ano que vem será realizada na base de onde opera o EC 1/12: Cambrai. Já nesta edição de 2010, o exercício está sendo realizado em Volkel (Holanda), entre 4 e 15 de outubro. 

Participam esquadrões de combate da OTAN de onze países diferentes, confrontando e compartilhando suas experiências.  Aproximadamente cinquenta aviões deverão realizar mais de 800 surtidas operacionais, sendo que as da parte final do exercício serão inspiradas em cenários realísticos, envolvendo missões de defesa aérea, de bombardeio, CSAR (Combat Search and Rescue – Busca e Salvamento de Combate), entre outras.

O Armée de l’air participa do exercício com quatro Mirage 2000 C do esquadrão já citado, além de dois Mirage 2000 D do 5/330 “Côte d’Argent”, baseado em Mont-de-Marsan.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

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Galileu

Não curto tanto o mirage como alguns, mas concordo que os “Franceis” sabe personalizar com pinturas muito bem feitas!!

Vader

Muito legal as fotos… tem gente que tem bronca de pinturas “não-operacionais”, mas eu acho bacana.

Clésio Luiz

Eu tenho a impressão que esse tipo de pintura com um padrão muito complexo é feita com adesivos. Depois do Tiger Meet é só remover, sem prejuízo operacional à Força.

Luiz Eduardo

Meio “Psicodélica” essa pintura! 😛

Vitor

Nao gostei, achei feia essa pintura.

Baschera

Linda imagem.

Os franceses da Dassault erraram feio em não continuar a produção ou desenvolvimento da série Mirage.

Sds.

A7X

Banacas as imagens. Porém, pessoalmente, prefiro o padrão operacional.

Abs.

juggerbr

Padrão feio, aquele ‘Eye of Tiger’ num Gripen estava bem melhor…
Um avião com uma area alar tão grande poderia ter sido aproveitado com um desenho mais bem pensado.

M1

Boiola!

A7X

errata: banacas = bacanas
hehe

Drcockroach

NAo gostei, na verdade acho que estragou o aviao. Nao parece tigre, nao parece jet, parece mais trabalho de grafiteiro, no mal sentido da palavra.

Mudando de assunto:

“A world first for SA’s woman Gripen pilot” http://www.timeslive.co.za/local/article695648.ece/A-world-first-for-SAs-woman-Gripen-pilot

Antes que se atirem, a pilota nao parece bonita.

Gostaria muito de ver uma parceria Brasil-Suecia-Africa do Sul (nosso vizinho do Atlantido e hemisferio Sul).

[]sa

Darkaman

Ficou muito bonita a pintura show de bola.

Abs.

Giordani RS

Não gostei. Curto e acho essencial para o “sentido de equipe” pinturas não operacionais, mas essa ficou muito “poluída”. Talvez seja esse amarelo pastel de mais…

E para FAB? Sería uma boa participar de tal “meeting”?

Rodrigo

Eu curto estas pinturas comemorativas…

As mais bonita que eu já vi foi a de um Hind, com um bico de águia ou um pássaro semelhante.

Chico AMX

Baschera, fala sério! se a Dassault tivesse, hoje, apenas o M2000-MK10… com Radar AESA, Meteor integrado, tudo de bom e mais moderno… vcs estariam metendo a pau! pois meu amigo, vcs não aceitam o Rafale F-3 que logo logo estará equipado com o estado da arte em sistemas, radar, armas… (e não é questão de não acreditar, vcs juram que “nunca será”, não aceitam mesmo! – mas acreditam piamente no futuro NG…)… falam que os custos do M2000 passam dos 20mil USD – numa conta absurda da FAB ou seja de lá quem… (mesmo sabendo que existem mais de 700… Read more »

Giordani RS

Acho que o maior erro frances(por culpa dos políticos) foi não permitir que a Da$$ault desenvolve-se o Mirage 4000…segundo revistas especializadas da época ele seria tão bom quanto um F-15! E detalhe, ele tinha capacidade de crescimento.
Se o M2000 já é bom, imagine o 4000!

Belo avião.
Aeronave muito eficiênte.

Marcelo

Giordani,
o Rafale é um avião muito mais moderno e eficiente que o Mirage 4000, que tinha canards fixos. A manobrabilidade e polivalência do Rafale é muito maior. O 4000 seria um grande interceptador, talvez mais veloz que o Rafale, mas muito menos versátil. Do tipo, avião da “Guerra Fria” mesmo.
Abraços

Edcreek

Olá,

Demais, o tom amarelo ficou FULL…….

O projeto do Mirage-4000 evolui naturamente para o Rafale, mas toda via se houvesse uma linha de Mirage-2000 -10/-11/-12 como uma linha mais barata certamente ainda haveria compradores, não alinhados com nosso Grande Irmão os EUA.

Abraços,

Taz Miranda

Olha… Eu acho super bacana esses tipos de pinturas, mas acho que essa ficou exagerada… Pra mim, um exemplo de pintura show de bola, foi a do F103 na comemoração dos 30 anos.

Vader

Baschera disse:
7 de outubro de 2010 às 22:42

“Os franceses da Dassault erraram feio em não continuar a produção ou desenvolvimento da série Mirage.”

Todo mundo que não seja um rafanático sabe disso Baschera…

Abs.

Joaca

Parabéns meu irmão Galante!!! Muitas alegrias e felicidades
Joaca

Chico AMX

Vader,

eu não sou “Rafanático”, no máximo um “Falconático” rsrsrs, e não sei disso!
engraçado… não é tu que fala que o M2000 é jaca?!
como digo, para detonar o rafale, vale tudo… até elogiar, eventualmente, aquele que se destrata sistematicamente…
fica frio meu, acho que o Rafale vai dançar… não precisa perder a razão não! rsrsrs

Sds

Chico AMX

continuando…

Se o M2000-9 tivesse o estado da arte em equipos e armas, tratamento RAM, AESA, hoje, tu apoiaria a vinda dele, com TT, para a FAB? sabemos que não… então pare de viajar na maionese… rsrsrs

sds!

Chico AMX

sobre a pintura, tb não gostei muito do todo, os desenho ficaram péssimos…

Sds!

Chico AMX

Vader, minha posição é que o M2000 ainda pode receber modernizações, deixando-o no nível de um Gripen C/D com aviõnicos e radar do projeto NG, nada além disso! sair desta linha é sair do tipo de avião… é ir para o Rafale, que foi o que aconteceu! é simples entender isso.

Sds!

Marcelo

Percebi que era um tigre porque disseram.

Orion_paris

The Rafale is obviously better than any M2000. I’m sometimes sad to read that the hate of Rafale becomes the hate of the french and finaly makes some people loose their common sense… When DSI published an interview of M. Silvy it is very credible, when it states the Rafale have beaten the Typhoon 7-1 in EAU it’s a lie. When the Cours des Comptes 2010 report states that the cost of Rafale is 142M including all costs it is the bible but when it states the Rafale is a great operationnal success, nobody quotes this sentence. The M2000 better… Read more »

Vader

Chico AMX disse: 8 de outubro de 2010 às 11:40 “não é tu que fala que o M2000 é jaca?!” Chico, acho que como vc anda meio ausente tá me confundindo… 🙂 Eu adoro o M-2000, acho uma das aeronaves mais lindas que já foram fabricadas. E também acho que, houvesse a Dassault continuado a produzí-lo, continuado a modernizá-lo, melhorando seu produto ao longo do tempo, abrindo seus códigos, integrando com armamentos americanos/israelenses, desenvolvendo e vendendo suas armas, barateando seus custos através de ESCALA, etc, seria uma excelente aeronave até hoje, compatível com um F-16 Block 50. Uma alternativa viável… Read more »

Drcockroach

Dear Orion,

I support Gripen; I do believe that, for Brazil, Rafale is the worst choice amongst the three. But in no way there is any kind of prejudice against the French, quite the opposite.

I would pretty much welcome any collaboration between Brazil and France on cultural grounds. For instance, with just a tiny fraction of the savings with Gripen, would be possible to have some itinerant French Museums here. D’Orsel would be a great start.

Regards,

luiz otavio

vi imagens do Mirage 4000, lindíssimo.

Chico AMX

Vader, agora sim! gostei das suas explicações! 🙂 apesar de não considerar bem assim… se vc pensa assim mesmo, então lhe confundi mesmo! Penso que a França acreditou e se certificou que precisava de algo superior, que poderia e pode ainda, ser único como vetor… isso pela principal carência dos Mirages, que é a falta de espaço para aviônicos “mais possantes” e autonomia… justamente o calcanhar de aquiles da SAAB… como muitos já falaram… um caça para países pequenos… este “modelo” já não era mais o que a defesa da França esperava, assim como UK e Alemanha… o typhoon é… Read more »

Chico AMX

Continuando… tenho certeza que Alemães, Italianos, Ingleses, Espanhóis tem uma pontinha de inveja da França com seu exclusivo Rafale, pois, ao que se sabe, o Typhoon é até mais caro de operar! qual foi a vantagem deste? este que vc considera melhor que o Rafale…

Sds!

Chico AMX

Drcockroach disse:
8 de outubro de 2010 às 13:45

Não existe, aqui no blog, de participantes, preconceito contra os franceses? tá brincando não é camarada! esta foi a piada do dia! rsrsrsrs

Abraço!

Leandro

Mas hein?!?! A Índia concluiu nesta quinta-feira um megacontrato de cooperação com a Rússia para o fornecimento de 250 a 300 aviões de caça russos ao governo indiano. A Índia concluiu nesta quinta-feira um megacontrato de cooperação com a Rússia para o fornecimento de 250 a 300 aviões de caça russos ao governo indiano, uma negociação no valor de 30 bilhões de dólares, segundo especialistas. O anúncio foi feito pelo ministro indiano da Defesa, A.K. Antony, durante entrevista coletiva em Nova Déli, ao lado do ministro russo da Defesa, Anatoly Serdyukov. Antony confirmou a encomenda do avião de combate russo… Read more »

robert

Chico AMX disse:
8 de outubro de 2010 às 14:28

olha, sou Ng, mas que o Rafale é melhor que o typhoon, isto concordo com vc.
foram feitos mais, e continuou mais caro que o rafale, e ainda assim não é naval.
o typhoon sim é uma furada.

Latino
Giordani RS

“Latino disse:
8 de outubro de 2010 às 16:19
Olhem esse video do mirage-4000 no site russo”

Cada vez me convenço mais de que essa nave era fantástica!

Latino

Giordani RS

Tambem acho que o m-4000 teria muito + mercado de vendas que o rafalete .

E tambem eu não ficaria triste se vinhessem 60 m-2000-9 para a fab ,,e póderiamos abrir um fx-3 com vetores de 5 geração ….hehehe sonhar faz parte ….

abraços amigo Giordani .

Chico AMX

“Cada vez me convenço mais de que essa nave era fantástica!”

Pois é amigo, mas esta aeronave deu lugar a outra muito mais fantástica… o Rafale… anos a frente do belo e eficiente projeto 2000…

Sds!

Baschera

Chico AMX disse: 8 de outubro de 2010 às 9:56 Chicão…. menos meu, bem menos….. os franceses erraram mesmo ao não continuar o desenvolvimento do Mirrage mono, pertindo para um vetor multi-role de conceito fechado. O Mirage vendia bem… era mais simples, mas na época todos eram e este era acessível ao paises de baixo e médios orçamentos. Tivessem continuado com os conceitos aperfeiçoados e naturalmente atualizados, estariam tendo o mesmo mercado consagrado pelos Mirage F1, III e 2000 ….. que tinha escala….mas tem um porém, admito, países que passaram a utilizar o euro se ferraram, e junto os custos… Read more »

Francisco AMX

Bashera,

estou falando de projeto e não de custos! vcs não conseguem se desprender desta celeuma de custos nunca? credo……
A idéia da França é ter um só vetor! que pudesse mais! o Mirage 2000 já passava por dificuldades de venda fora… tu realmente acha que se tivesse “bombando” a Dassault o tiraria de linha? só para poder emplacar o Rafale? nada amigo… o M4000 se mostrou fora do contexto da nova era… o Rafale deu um salto neste sentido…
mas fica tranquilo, vc com anti-Rafale de carteirinha, nunca irá dar o braço a torcer… sei disso… relaxa… rsrsrs

Sds!

Raptor

É o sr. assault errou feio ao transformar o legado do pai… Seu pai era um gênio aeronáutico, como outros, que esta honrada terra abrigou. Seu filho, ao contrário do pai, é mais ligado ao ramo de mídia e poder do que o aeronáutico… Transformou a genial criação do pai, de caças monomotores, eficientes, revolucionários, com preços razoáveis e alternativa honesta para o bloco ocidental, para um caça estilo coco chanel (com todo o respeito pela criadora e marca)… Apostou que o valor da tradição da marca, iria superar a desvantagem de “produto diferenciado” (como a Apple o fez e… Read more »

Raptor

Em tempos… Pelo menos em terras brasilis, a prata da casa não se esqueceu das linhas acima.

A marca Embraer está intimamente ligada aos dois princípios que expus anteriormente: Confiança e eficiência. Acrescento ainda, a um preço honesto (nem muito caro e nem muito barato)

Abs.