Mirages franceses e Harriers americanos treinam combate aéreo no Djibuti

4

Na segunda-feira, 5 de março, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre treinamento realizado entre aeronaves francesas e norte-americanas no Djibuti. Segundo a nota, em 14 de fevereiro o Esquadrão de Caça 3/11 Corse das Forças Francesas Estacionadas no Dijibuti (forces françaises stationnées à Djibouti  – FFDj) conduziu uma missão de reinamento com a Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais dos EUA (Marine Expeditionary Unit – MEU) baseada no USS Makin Island, que passou ao largo do Djibuti.

Inicialmente foi realizado reabastecimento aéreo dos caças Mirage 2000-5 franceses com um KC 130 Hercules norte-americano, baseado em camp Lemonnier, atividade que os pilotos franceses sempre buscam treinar quando um avião de reabastecimento em voo se apresenta na região.

Em seguida, os dois caças franceses foram contactados por dois AV8 Harrier da MEU. Convidados por seus homólogos americanos a exercitarem um reconhecimento a baixa altitude sobre o terreno, em seguida realizaram um treinamento de combate divididos em patrulhas mistas, com um Mirage e um Harrier cada uma. Depois de testarem suas capacidades, os caças se engajaram em combates aproximados de “um contra um”, em duas sequências. Por fim, cada dupla voltoupara sua respectiva base.

Segundo a nota do Ministério da Defesa da França, essas operações conjuntas com os norte-americanos são realizadas com frequência no Djibuti.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França

VEJA TAMBÉM

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Que bom que os franceses passaram a adotar um novo capacete e uma nova máscara, as antigas eram horríveis.

Giordani RS

Como terão se saído os Harriers?

Marcos

Giordani:

Essas dai eu não sei.
Mas durante a Guerra das Malvinas, os Harriers fizeram estragos grandes contra os Mirages.

Giordani RS

É…mas nas Falklands, se dessem os Mirages para os britânicos, o resultado teria sido o mesmo…