–

Em 14 de setembro, o esquadrão francês ‘Normandie-Niemen’ vai comemorar 70 anos – entre as atrações, estará um Rafale pintado num padrão que remete aos caças Yakovlev da Segunda Guerra Mundial

A Força Aérea Francesa (Armée de l’air)  informou que em 14 de setembro será realizada uma cerimônia militar celebrando o 70º aniversário do esquadrão 2/30 “Normandie-Niemen”. Para as comemorações que ocorrerão na Base Aérea 118 de  Mont-de-Marsan, de onde operam os caças Rafale do recém-reativado esquadrão, são esperados diversos convidados franceses e russos, além de  uma aparição especial: um Rafale pintado em cores que remetem aos caças soviéticos Yakovlev voados pelo esquadrão na Segunda Guerra Mundial.

Na foto acima, o caça é visto recebendo uma camada de pintura.

Histórico: o Grupo de Caça 3 “Normandie” foi criado em setembro de 1942 após negociações envolvendo o general de Gaulle e autoridades britânicas e soviéticas, visando o emprego de pilotos franceses na frente oriental para lutar, ao lado dos soviéticos, contra os alemães. Os treinamentos começaram em dezembro daquele ano e logo o esquadrão seguiu para a batalha, conquistando 273 vitórias até o fim do conflito. O nome “Niemen” foi acrescentado ao “Normandie” após a participação da unidade numa ofensiva soviética que cruzou o rio Niemen em junho de 1944.

O esquadrão foi desativado temporariamente em julho de 2009, quando voava caças Mirage F1, sendo reativado em Mont-de-Marsan em junho deste ano (saiba mais sobre essa história nos links abaixo).

Foto do voo histórico do Rafale nos 100 anos da aviação russa: a Força Aérea Francesa também mostrou em seu site fotos da participação de caças Rafale nas recentes comemorações do centenário da aviação russa. Entre elas, a imagem logo acima, que mostra o histórico voo de uma formação de dois Rafale e um Sukhoi Su-27 sobre Khatenki, palco de batalhas travadas pelo Normandie-Niemen contra as forças alemãs.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Geralmente os franceses aparecem no Tiger Meet com pinturas muito bonitas. Vamos ver como vai ficar esse Rafale no padrão “soviético”.

Roberto F Santana
RomauBR

Fantásticas as pinturas nos 2 Etendard, no Mirage e no Rafale aos 1min24seg do vídeo. Uma pergunta aos entendidos: depois do evento para os quais foram preparadas, as aeronaves são repintadas no padrão do destacamento onde são operacionais?