Caças Mirage 2000-5 foram para a Suíça

2

 

Calma, os suíços não resolveram comprar Mirages usados ao invés de caças novos – trata-se apenas de um exercício conjunto da Força Aérea Suíça com a Força Aérea Francesa

 

De 16 de abril até a última sexta-feira, dia 27, caças Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa participaram de um exercício conjunto com os F-18 Hornet suíços, na base suíça de Payerne. Seis Mirages do esquadrão de caça 1/2 “Cigognes”, apoiados por um C-160 Transall, partiram da base aérea francesa de Luxeuil para participarem do exercício  “Epervier”, nome de uma ave de rapina que se alimenta de outros pássaros.

O comandante do “Cigognes”, tenente-coronel Laurent Rosevicz, declarou que “as missões do nosso esquadrão (no exercício) são de policiamento aéreo e defesa aérea. Nossos Mirage 2000-5F são projetados exclusivamente para essas tarefas.” No total, os franceses deslocaram 12 pilotos e mais 35 integrantes do pessoal de apoio para o exercício.

Do lado suíço, participam 15 pilotos e seis F/A-18 Hornet da Ala Aérea 11, além de pessoal de apoio da Base Aérea de Payerne. O comandante da Ala 11, tenente-coronel Jérôme d’Hooghe, disse: “Estamos aqui para treinar cenários complexos com até nove aeronaves.” Por exemplo, há missões em que um Transall seja escoltado por quatro aeronaves e o outro país atacará a formação com outros quatro caças. As funções de defensores e atacantes são revezadas.

Segundo os pilotos envolvidos no exercício, os F/A-18 e os Mirage 2000-5 são comparáveis tecnologicamente nas missões de policiamento aéreo e defesa aérea. Em 2013 deverá haver outro exercício “Epervier”, desta vez em território francês.

FONTE / FOTO: Força Aérea Suíça

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Foto maravilhosa.
Mostra um dos lados mais belos da aviação de caça, o companheirismo.
O ala, que antes dava a proteção a seu líder, agora lhe deposita toda sua confiança e lhe entrega a precisão do pouso, oberva atento seu amigo e espera que seu caça seja o primeiro a tocar o asfalto do campo.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto:

O poder aéreo se tornou uma miragem.
Não, não tem nada a ver c/ este blog!!!

(http://livefist.blogspot.com.br/2012/04/grounded-for-50-days-air-power-becomes.html)

Em uma outra notinha no Livefist, diz que os M-2000 indianos vão voltar a voar:

“IAF Mirage 2000 fleet begins phased flying after 54 days of grounding.
Dassault and Snecma teams still assisting with crash inquiries.”