domingo, maio 9, 2021

Gripen para o Brasil

Decisão do KC-X da USAF deverá sair nesta quinta

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Informação é de instituto norte-americano que também aposta em vitória da EADS

Na última terça-feira, 22 de fevereiro, o Lexington Institute dos Estados Unidos informou que o anúncio do vencedor da concorrência KC-X da USAF (Força Aérea dos EUA) deverá ser feito nesta quinta-feira, dia 24, após o fechamento dos mercados.

Segundo o instituto, a julgar pela frequência com que o chefe de aquisições do Pentátono, Ashton Carter, vem falando recentemente sobre um mercado de defesa “globalizado”, a gigante aeroespacial européia EADS deverá ser a vencedora do programa que tem custos estimados em 35 bilhões de dólares. 

O instituto acrescenta que, no caso da rival Boeing realmente perder, provavelmente não fará comentários substanciais sobre o resultado até receber um debriefing por parte da Força Aérea dos EUA. Após entender como a decisão foi tomada, poderá decidir se há subsídios para um protesto formal.

A EADS tem se comportado como se já tivesse vencido, o que não é surpresa, por saber que sua aeronave recebeu notas altas de efetividade. A Boeing poderia contestar a metodologia de ranqueamento e diveras outras facetas do processo de seleção. Porém, na medida em que o custo é o fator principal da decisão, é mais provável que a empresa explore uma estratégia política, focando no uso, pela EADS, de subsídios comerciais proibidos para o desenvolvimento e comercialização de suas aeronaves.

FONTE: Lexington Institute

IMAGEM: fotomontagem sobre imagns da Boeing (site do programa NewGen Tanker) e da EADS North America (site do programa KC-45)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

6 Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Esta notícia já dá idéia do que vai acontecer no dia (distante) que anunciarem o vencedor do FX.

Quem perder vai fazer de tudo para melar o negócio, inclusive uso de medidas judiciais.

Se assim for, mesmo com o avião escolhido pode levar anos para assinarem os acordos.

FAB 2401

Simples

Vai acontecer a MEEEEEEEEEEEEEEEESMA coisa q foi o 1º KC-X USAF.

A BOEING vai perder de novo e vai espernear no Congresso Americano de novo, novamente, again…..

E tome tempo e Grana dos americandos.

Pra mim o vencedor serah mesmo para o A332 MRTT, assim como foi da primeira vez.

O FX Brasileiro, na minha singela opiniao, serah a MESMA coisa.

o B767 jah deu o q tinha q dar.

Abraçao

FAB2401

Mauricio R.

“…provavelmente não fará comentários substanciais sobre o resultado até receber um debriefing por parte da Força Aérea dos EUA. Após entender como a decisão foi tomada, poderá decidir se há subsídios para um protesto formal.” Aliás como foi da vez anterior, somente após o debriefing da USAF, é que a Boeing apresentou seu protesto junto ao GAO. O GAO parou tdo o processo, conduziu uma auditoria, que de fato deu razão ao protesto Boeing. Haviam discrepancias qnto a forma como as aeronaves foram avalaiadas, qnto a capacidade de carga aérea mas não qnto a capacidade em transportar combustível. O que… Read more »

FAB 2401

Deu BOEING

Alguem duvidaria disso?

Abracao

FAB2401

Rodrigo

Sim, não são tão raros vetores não americanos nas FFAA americanas.

Reportagens especiais

Mectron lança livro dos seus primeiros 20 anos e revela detalhes de seus programas

Alexandre Galante A Mectron apresentou com exclusividade ao Poder Aéreo/Forças de Defesa na terça-feira (10.12.13), em São José dos Campos-SP,...
- Advertisement -
- Advertisement -