segunda-feira, março 1, 2021

Gripen para o Brasil

Recebido o primeiro KC767-A da Força Aérea Italiana

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

No final de janeiro, chegou à Itália o primeiro KC767-A para a Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana), que foi recebido em evento na Base Aérea de Pratica  di Mare, ao qual compareceram o chefe de estado maior da força, General Giuseppe Bernardis. A aeronave, a primeira de quatro previstas no programa “Tanker”, veio diretamente das instalações da Boeing, em Wichita (Kansas – EUA) e realizará uma série de provas e atividades antes de entrar em operação. 

O Boeing KC767-A reprezenta o substituto natural do Boeing B-707T/T, amplamente empregado em missões de reabastecimento em voo (REVO) e transporte aéreo estratégico, que chegou à obsolescência após honoráveis serviços à Força Aérea Italiana. O  KC767-A, além de missões REVO, realizar-a o transporte logístico de passageiros e/ ou carga, podendo ser empregado em missões de emergência humanitária e evacuações aeromédicas.

A aeronave está equipada com três pontos de reabastecimento do tipo “probe and drogue” (cesta) e de um ponto do tipo “Boom”, o que o torna uma aeronave única do tipo, segundo o informe da Força Aérea Italiana. Neste mês de fevereiro, deverá ser entregue o segundo KC767-A encomendado. 

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Serviria com uma luva para a FAB, que necessita de pelo menos dois destes. Prefiro os modelos da Boeing do que os da Airbus.
Este configuração mista de cesta e boom, também é interessante, e inusitada até onde sei….

Parece que o KC-X tupiniquim, ao menos temporariamente, também foi colocado na geladeira pela Dilmandona, que não teria gostado da repercusão dada a possibilidade de um dos A-330 Tanker substituir o AeroDilma.

Aliás, os governantes brasileiros adoram mostrar o jantar e depois colocá-lo de volta na geladeira….. quando não no freezer.

Sds.

Mauricio R.

Mal momento p/ a Airbus, os americanos enfim entregaram o 1º KC-767 italiano, depois de anos de atrasos e problemas.
E o KC-30 australiano, mas ainda em suas mão e pelo menos 2 anos atrasado p/ serviço de esquadrão perde a lança em mais um teste, sobre o Atlântico.
Tb acho que seria uma tremenda aeronave p/ a FAB, mas em uma configuração de REVO mais simples e substituindo tdos os KC-137 ainda em serviço.

- Advertisement -

Combates Aéreos

Ministra da Defesa indiana diz que sabe a identidade do piloto paquistanês abatido

Nirmala Sitharaman admitiu à India Today TV que conhece a identidade do piloto de F-16 abatido pelo MiG-21 indiano A...
- Advertisement -
- Advertisement -