Patrouille Suisse deverá voar com F/A-18 Hornet, mas só se Gripen for aprovado em referendo

7

F-18 Hornet em apresentação solo - foto Força Aérea Suíça

Caso a aquisição de 22 caças Gripen seja aprovada, permitindo complementar o F/A-18 na defesa aérea da Suíça, este último poderia ter algumas unidades da frota alocadas à equipe de demonstração, que vai aposentar seus F-5

Ao contrário de notícias anteriores que especulavam sobre o futuro uso do caça Gripen na equipe de demonstração Patrouille Suisse, hoje equipada com o F-5 Tiger II e que deverá deixar de voar essa aeronave devido à retirada deste de serviço nos esquadrões suíços, o jornal St. Galler Tageblatt trouxe a informação de que o futuro jato da equipe será o F/A-18 Hornet.

A notícia, originariamente publicada na revista militar “Schweizer Soldat”, foi confirmada em seguida pelo jornal junto ao Departamento de Defesa e à Força Aérea Suíça. Porém, esse reequipamento dependeria do caça sueco Gripen, do qual o governo suíço pretende adquirir 22 unidades para substituir mais de 50 jatos F-5, ter seu fundo para aquisição aprovado em referendo popular, marcado para o mês de maio.

F-5 Tiger II da Patrouille Suisse em formatura - foto Força Aérea Suíça

Isso porque a aposentadoria do F-5 deverá ocorrer por volta de 2016 e, se a sua baixa não for compensada pela entrada em serviço dos 22 caças Gripen E (versão de nova geração do caça) ao longo dos anos seguintes, simplesmente não haverá como garantir a defesa aérea da Suíça com os 32 caças F/A-18 Hornet atualmente em dotação, e muito menos alocar alguns deles para a Patrouille Suisse.

Assim, a aquisição do Gripen, fabricado pela sueca Saab, garantiria não apenas a melhoria da missão de defesa aérea e policiamento aéreo da Suíça, mas também a continuidade da equipe de demonstração. Não está claro quantos caças F/A-18 receberiam as cores da Patrouille Suisse e nem se essa mudança de pintura seria feita, mas é certo que a aeronave é adequada para também cumprir essa missão. Afinal, é utilizada há muitos anos pela equipe “Blue Angels”, da Marinha dos EUA.

F-18 Hornet em apresentação solo - foto 2 Força Aérea Suíça

Enquanto a entrada em serviço do Gripen E na Força Aérea Suíça deverá se estender até 2023 (ano previsto para atingir a capacidade de operação plena no país), por volta de 2030 a  substituição do próprio F/A-18 Hornet deverá ser implementada. Nesse sentido, as fontes consultadas pela reportagem sinalizam com o próprio Gripen, o que levaria o caça sueco a também equipar a equipe de demonstração, quando da retirada definitiva de serviço do Hornet, daqui a uma década e meia.

Evidentemente, novas compras do Gripen teriam que ser feitas para essa continuidade do reequipamento, mas tudo isso ainda depende do resultado de um primeiro e definitivo passo, que é a aprovação da compra do caça no referendo de maio.

Hornet e Gripen F treinam para Axalp - foto Grimmi

Opositores suíços à compra do Gripen evitam fazer qualquer ligação entre o futuro da Patrouille Suisse e a aprovação do Gripen no referendo. Para eles, o destino da equipe de demonstração é irrelevante, frente a assuntos mais importantes em debate, como o futuro do policiamento aéreo suíço. Mas, para muitos, é importante manter essa verdadeira marca de identidade da Suíça e de suas forças armadas, que é a Patrouille Suisse.

F-18 Hornet em apresentação solo - foto 3 Força Aérea Suíça

FONTE: St. Galler Tageblatt (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em alemão)

FOTOS: Força Aérea Suíça / Departamento de Defesa da Suíça /Grimmi

NOTA DO EDITOR: vale lembrar que a Força Aérea Suíça já tem tradição de fazer apresentações solo do F/A-18 Hornet, que neste ano estão a cargo do capitão Julien “Teddy” Meister, do esquadrão 17. As fotos do caça nesta matéria são de apresentações do “F/A-18 Hornet Solo Display”

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

Pelo visto é o único esquadrão suíço que faz patrulha…

Os outros são italianos e/ou franceses.

Clésio Luiz

Não seria mais sensato eles usarem o PC-7 não? Consta que eles possuem 28 deles e apenas 8 PC-21. Esquadrão de demostração a jato é um luxo que eles não estão podendo manter agora.

Mayuan

Pois é Clesio, pensei isso também, pra um país tão preocupado com o dinheiro público (o que é ótimo), gastar tanto com um “EDA” a jato me parece paradoxal. Faria mais sentido fazer algo como nosso EDA e usar um vetor de menor custo e que, ao mesmo tempo, faz propaganda de um produto nacional.

De qualquer jeito, não pago imposto na Suiça nem vou votar no referendo deles então nem ligo.

Iväny Junior

Uma dúvida me surgiu sobre o legacy: Ele suporta os GE-F414?

Um dado para reflexão: Com 32 aeronaves supersônicas, a Suíça que é um país bem pequeno acha que sua defesa aérea ficaria comprometida.

Atualmente temos 36 (efetivas) pra patrulhar um continente.