Informação é de instituto norte-americano que também aposta em vitória da EADS

Na última terça-feira, 22 de fevereiro, o Lexington Institute dos Estados Unidos informou que o anúncio do vencedor da concorrência KC-X da USAF (Força Aérea dos EUA) deverá ser feito nesta quinta-feira, dia 24, após o fechamento dos mercados.

Segundo o instituto, a julgar pela frequência com que o chefe de aquisições do Pentátono, Ashton Carter, vem falando recentemente sobre um mercado de defesa “globalizado”, a gigante aeroespacial européia EADS deverá ser a vencedora do programa que tem custos estimados em 35 bilhões de dólares. 

O instituto acrescenta que, no caso da rival Boeing realmente perder, provavelmente não fará comentários substanciais sobre o resultado até receber um debriefing por parte da Força Aérea dos EUA. Após entender como a decisão foi tomada, poderá decidir se há subsídios para um protesto formal.

A EADS tem se comportado como se já tivesse vencido, o que não é surpresa, por saber que sua aeronave recebeu notas altas de efetividade. A Boeing poderia contestar a metodologia de ranqueamento e diveras outras facetas do processo de seleção. Porém, na medida em que o custo é o fator principal da decisão, é mais provável que a empresa explore uma estratégia política, focando no uso, pela EADS, de subsídios comerciais proibidos para o desenvolvimento e comercialização de suas aeronaves.

FONTE: Lexington Institute

IMAGEM: fotomontagem sobre imagns da Boeing (site do programa NewGen Tanker) e da EADS North America (site do programa KC-45)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Esta notícia já dá idéia do que vai acontecer no dia (distante) que anunciarem o vencedor do FX.

Quem perder vai fazer de tudo para melar o negócio, inclusive uso de medidas judiciais.

Se assim for, mesmo com o avião escolhido pode levar anos para assinarem os acordos.

FAB 2401

Simples

Vai acontecer a MEEEEEEEEEEEEEEEESMA coisa q foi o 1º KC-X USAF.

A BOEING vai perder de novo e vai espernear no Congresso Americano de novo, novamente, again…..

E tome tempo e Grana dos americandos.

Pra mim o vencedor serah mesmo para o A332 MRTT, assim como foi da primeira vez.

O FX Brasileiro, na minha singela opiniao, serah a MESMA coisa.

o B767 jah deu o q tinha q dar.

Abraçao

FAB2401

Mauricio R.

“…provavelmente não fará comentários substanciais sobre o resultado até receber um debriefing por parte da Força Aérea dos EUA. Após entender como a decisão foi tomada, poderá decidir se há subsídios para um protesto formal.” Aliás como foi da vez anterior, somente após o debriefing da USAF, é que a Boeing apresentou seu protesto junto ao GAO. O GAO parou tdo o processo, conduziu uma auditoria, que de fato deu razão ao protesto Boeing. Haviam discrepancias qnto a forma como as aeronaves foram avalaiadas, qnto a capacidade de carga aérea mas não qnto a capacidade em transportar combustível. O que… Read more »

FAB 2401

Deu BOEING

Alguem duvidaria disso?

Abracao

FAB2401

Rodrigo

Sim, não são tão raros vetores não americanos nas FFAA americanas.