Blogueiros militares na China afirmam que caça J-10CE superou o Eurofighter Typhoon no exercício Zilzal-II

65

J-10CE da Força Aérea do Paquistão

Entusiastas militares chineses reivindicam a vitória de um avião de combate fabricado na China contra um homólogo europeu num exercício militar entre o Paquistão e o Qatar.

A Força Aérea do Paquistão (PAF) colocou em campo seus jatos J-10CE de fabricação chinesa contra os caças Eurofighter Typhoon do Qatar pela primeira vez no exercício aéreo Zilzal-II, que começou no Qatar em 10 de janeiro.

Os usuários chineses das redes sociais viram o exercício como um teste para o caça chinês da geração 4.5 contra um jato da mesma geração fabricado na Europa.

Influenciadores militares e blogueiros, em particular, celebraram uma afirmação não verificada de que o J-10CE prevaleceu sobre o Typhoon em todos os nove exercícios entre si.

Eurofighters da Força Aérea do Qatar

O J-10CE é a variante de exportação do J-10C, um jato fabricado pela estatal Avic Chengdu Aircraft Industrial (Grupo).

Usuários de mídia social no Douyin, a versão chinesa a partir da qual o TikTok foi desenvolvido, disseram que os exercícios Zilzal-II foram um confronto entre os dois tipos de caças.

Alguns disseram que as aeronaves militares fabricadas no Ocidente não eram mais uma fonte de admiração, citando alegações não verificadas de que o J-10CE venceu quatro exercícios de combate aéreo além do alcance visual e outros cinco combates aéreos aproximados.

“Se esta afirmação puder ser confirmada, isso mostra que os caças da geração anterior da China estão sendo continuamente melhorados e alcançaram capacidade semelhante, ou mesmo superior, em comparação com os caças europeus”, disse Liu Xiaofei, um influenciador militar com 7,4 milhões de seguidores, em um vídeo no Douyin no sábado.

J-10CE da Força Aérea do Paquistão

FONTE: South China Morning Post

SAIBA MAIS:

Exercício aéreo conjunto Paquistão-Qatar

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Tenho minhas reservas com essas notícias tipo “A venceu B em exercício de combate “. Qual o nível técnico das tripulações? Experiência? Cenário dos combates? Tem muita variável envolvida. Num “face to face” os aviões devem ser comparados, daí, normalmente, A é superior a B, ou vice versa. Mas nem sempre vai ser fator decisivo para a vitória num combate. Vai depender das táticas, técnicas, armamento e nível das tripulações.

Last edited 2 meses atrás by Rinaldo Nery
Maximus

Rinaldo, boa tarde! o que vou te perguntar agora e completamente fora do tema. mas ninguem melhor do que o Sr. pra saber e responder. Muitos paises que estavam na mira do caça Gripen acabaram optando pelo F35. Isso o deixa o Brasil como sendo um dos poucos e unicos usuarios do Gripen. nao ha duvidas de que o caça é fantastico e sera muito produtivo para o país em termos de transferencia de tecnologia. Mas nao seria a hora do Brasil pensar em adquirir outro caça paralelo ao Gripen? ou pelo menos aumenar o pedido de aeronaves. nao tenho… Read more »

Rinaldo Nery

Na minha humilde opinião, o número de aeronaves deve ser aumentado. Não há dinheiro para outra aeronave. Não acredito que os custos serão “proibitivos”. Ainda nem temos esse custo totalmente definido. O avião acabou de chegar. Nos “casamos” com o F-39, e por muito tempo…

Alexandro Santos

O Brasil já tem por obrigação, estar projetando seu próprio caça. Provavelmente na prancheta ainda, mas o próximo tem que ser da casa.

Rinaldo Nery

Pergunte pra EMBRAER.

Wilson

Me metendo na resposta. Qual outro caça poderíamos querer? Rafale e typhoon são mais caros ainda, russos e chineses são incógnitas quanto ao pós venda e armamentos e, principalmente, o F-35 é vedado ao Brasil por questões geopolíticas. Então o melhor e focar no F-39.

Last edited 2 meses atrás by Wilson
Rinaldo Nery

O F-35 nunca foi vedado ao Brasil. Tem contatos no Departamento de Estado dos EUA?

Camargoer.

Você tem razão. Provavelmente, é verdade que o caça “A” venceu o caça “B” nesse ou naquele exercício. Isso pode indicar os problemas e vantagens de cada força aérea ou de seus respectivos esquadrões. Os resultados servem para aprimorar procedimentos e treinamento. O que já é muita coisa. Agora, concluir que o caça “A” ou “B” é superior, já é mais complicado Eventualmente, nem precisa dos exercícios. Os velhos F5E antes de serem modernizados eram inferiores aos Mirage 2000 franceses. Para isso, ninguém precisava de Cruzex ou Red Flag. Bastava consultar as cartinhas do supertrunfo ou perguntar á Madame Dmitrova,… Read more »

Digo

Também não gosto desses resultado de exercicios áereos, mas acredito que o fator tripulação contou muito para esse resultado. Pilotos paquistaneses são extremamente experientes, muitas vezes com experiência real de combate e na grande maioria das vezes superando a força áerea indiana em embates na fronteira, acredito que os pilotos qataris não tem muita experiência de combate e doutrina refinada.

Orivaldo

O Paquistão perdeu um F16 para um mig 21

Rinaldo Nery

Ambos perderam aviões lá. Um TenCel indiano abatido foi preso.

Digo

Nunca foi confirmado.

Bernardo

“extremamente experientes” eu diria que é forte. mas, sem dúvida, muito, muito mais que os da força aérea do Qatar. E da Arábia Saudita (que é conhecida por ser tecnicamente meio ruim por conta do nepotismo, apesar de ter muito dinheiro e poder comprar tudo do bom e do melhor, que aliás são parceiros muito próximos, poderiam aproveitar pra aprender com os paquistaneses).

marcus mendes

Se os Paquistaneses enfrentassem pilotos alemães, Britânicos ou Espanhóis os Ching Lings contariam essas vantagens?

Rinaldo Nery

Não sei. Ingênuos não são, certamente.

Adriano RA

A gente não sabe quais foram as regras de engajamento. Se o F-16 for colocado em combate de curta distância (visual) com o F-35 por dez vezes, provavelmente vai ganhar na maior parte dos combates. Isso não quer dizer que o F-16 seja melhor que o F-35. Apenas não “desamarraram” o F-35 para lutar em sua arena de combate ideal, onde poderia dar o primeiro tiro sem ser notado.

Last edited 2 meses atrás by Adriano RA
Gabriel BR

Exato!
Nas forças armadas árabes , em grande maioria dos casos, a seleção e promoção de pessoal é feita por critérios políticos. Exceção do Egito

Horacio

Egito aprendeu da maneira mais difícil, tendo sua força aérea massacrada pelos Israelençes.

Gabriel BR

O Ocidente está indo pelo caminho árabe…seleção por criterio WOKE

Alfredo Araujo

Sempre lembrando do exercício Mistral, em que os Mirage IIIBR abateram os Mirage 2000C franceses… rsrs

Jefferson Henrique

Pura verdade! Lembro-me de uma passagem de um PA da US Navy pela costa do Brasil em 2015, alguns treinamentos foram organizados, onde para o F-5EM conseguir ter autonomia para iniciar o mano a mano visual com os F-18, algumas regras de engajamento e uma área específica foram organizadas. Caças do Brasil e EUA treinam combate aéreo (youtube.com) Igual outra matéria o pessoal comentando dos F-16 que a Argentina irá adquirir causarem alguma ameaça aos Britânicos nas ilhas. Com certeza a infraestrutura de alerta e apoio que os Typhoon possuem na teoria, já seria superior ao que a Argentina poderia… Read more »

Jose Carvalho

Ainda mais quando sabemos que se um influenciador disser algo diferente daquilo que esperam os líderes de seu país, corre o sério risco de ir parar num centro de reeducação, ou perder todos os seguidores da noite para o dia, virar um pária, etc…

Matheus

Blogueiros Militares do Brasil disseram que AMX superou F-16 em exercício.
Agora num cenário real, será que é mesmo superior? Acho que não.

João Fernando

Hehehe tacou o dedo na ferida. Tem gente que jura que temos os melhores pilotos do mundo

Emmanuel

Nossos pilotos são excepcionais. Ainda mais usando o que usam. Eles são conhecidos pelo seu profissionalismo.

Heli

Quanto a esse episódio, foi um abate com uso do canhão contra um F16C da Guarda Aérea Nacional, e não da USAF (o que não tira o mérito do nosso piloto).

marcos.poorman

O interessante observar nesse exercício não é o embate em entre aviões do Qatar e Paquistão, mas o resultado num provável encontro real entre indianos e paquistaneses. Se a informação for verídica, é um bom sinal para o Paquistão. Para a Índia ficará um pouco mais complicado com a provável compra pela PAF de mais J-10CE e o caça de quinta geração FC-31/J-31. Os indianos terão acesso ao F-35? Terão que voltar com o HAL FGFA reativando a parceria com os russo para fabricação do Su-57? ou ainda, seria uma oportunidade para o Su-75 Checkmate? Só o futuro trará as… Read more »

Last edited 2 meses atrás by marcos.poorman
Emmanuel

Em tese, o Paquistão teve um F-16 abatido por um Mig-21 indiano.
Não adianta ter caça de ponta sem treinamento adequado. E acho que foi o que aconteceu aí. Os pilotos cataris não devem ter o mesmo nível de expertise de alemães, ingleses, espanhóis e italianos, só como exemplo.
Eu veria o resultado desse embate com muita desconfiança.

Digo

A india falou que abateu 1 F-16, mas fontes neutras nunca confirmaram o abate e destroços nunca foram achados.

Emmanuel

Por isso que eu falei “em tese”.

marcus mendes

 J-10CE, FC-31/J-31 são melhores que o Rafale??

Bernardo

F-35 por enquanto só pra quem tá de mão dada com a OTAN mesmo. E os indianos abandonaram o su-57, pouco provável que apostem num avião que nem existe. a india tá do lado da índia, mas no momento a tendência é pender mais pro ocidente (pq é mais vantajoso a médio prazo, pelo menos). Mas não é tanto uma decisão de defesa em si, é mais uma decisão macroeconômica que acaba afetando o setor de defesa. a india quer crescer e se desenvolver o mais rapido possivel e ela tem duas opções, pender pro lado da china ou do… Read more »

rui mendes

Claro, blogueiros Chineses, com informações do Paquistão, claro que sim, tanta seriedade.
É como eu disse já aqui, quando Russos e Chineses, festejaram e garantiram, que um FA-50 Filipino, abateu um F-22, em combate próximo.

Allan Lemos

O pessoal que frequenta esses blogs militares chineses são bem informados, muitos especialistas do Ocidente buscam informações lá, inclusive é de onde geralmente as primeiras fotos de equipamentos chineses “vazam”.

É provável que haja gente lá com conexões com as forças armadas, que são próximas as do Paquistão.

Rui Mendes

Ninguém confirmou essa notícia, depois se fosse confirmada, como foram essas regras, eu sei bem o que Chineses, Russos e outros iguais, o que adoram dar meias verdades, contar só a parte que lhes interessa, mas ninguém do Paquistão confirmou isso, por exemplo, a força aérea, o que lhes impedia, eles não tem Typhoon e têm o J-10, porque não confirmam???
Porque provavelmente é mentira.
Mas adorava ver, esses mesmos caças, com Britânicos e Chineses e podiam juntar o Rafale com Franceses e SU-35 com os Russos, adorava.

Horacio

Isso é mkt você divulga as qualidades e esconde as fraquezas, e torce para que a propaganda cole e vc consiga vender.

Emmanuel

Vamos repetir a brincadeira contra alemães ou ingleses para ver se o resultado é o mesmo????
Até a Arábia Saudita conseguiu a proeza de ter um F-15 abatido por se evadir de forma errônea.
Essa turma não é parâmetro para muita coisa.

ze scatolini

Os paquistaneses receberam o J-10 outro dia e já estão jantando o Eurofighter? Hummmmm… Da pra confiar? Estranho que o Qatar está participando de uma porrada de de exercícios com a RAF, com os EUA, serão tão fraquinhos assim? Compará-los com a Arabia Saudita que perdem F-15 não será um pouco de preconceito? Quais foram as condições de combate? Com restrições de combate já vimos até Sukhoi indiano bater em F-15…

Luís Henrique

O Catar recebeu seu primeiro Eurofighter em Agosto de 2022.
Há cerca de 1 ano e meio.

O primeiro lote de 6 J-10C foi recebido pelo Paquistão em Março de 2022, 5 meses antes. rss.

A China demonstrou uma entrega muito mais rápida.

ze scatolini

Eles tem Rafale desde junho de 2019, começaram a receber F-15 em Agosto de 2018 e vão mandar para o exercício o caça e a equipe com menor tempo de treinamento? Acho que a maioria das pessoas não está captando o que realmente está por trás desses “resultados”…

Luís Henrique

Em Dezembro de 2017 foi formado um esquadrão conjunto RAF/Catar para os pilotos do Catar já treinarem em Eurofighters da RAF antes da chegada dos seus próprios Eurofighters.

Em Outubro de 2017 os franceses criaram uma unidade de treinamento para Pilotos e Mecânicos do Catar treinar em Rafales franceses em uma base na França.

Apesar da diferença de 3 anos nas primeiras entregas, o treinamento iniciou no mesmo ano com apenas 2 meses de diferença.

Jhonatan

Sei não, hem.

Acredito que o J-10CE esta num nível similar a um F-16 block 40, embora seja possível derrotar um Eurofighter Typhoon, seria necessário um bom nível de conhecimento de ambas as aeronave e uma pitada de sorte, mas duvido que o J-10 venceria todos os embates, querendo ou não o Typhoon possui especificações e tecnologias aparentemente melhores o que deixa como variável apenas a competência do piloto de ambas as aeronaves.
A noticia me fez lembrar de quando o AMX ferroou um F-16 num embate.

Last edited 2 meses atrás by Jhonatan
Luís Henrique

Eu até estava esperando esse tipo de notícia. A maioria ainda não percebeu no que a China já se transformou, não estamos mais na década de 80 do século passado. A China rivaliza com os EUA em quase todas as áreas, em Inteligência Artificial a cada 10 artigos científicos uns 8 são chineses… Se excluirmos EUA e Canada da Otan, todos os aliados Otan da Europa juntos investiram em 2023 cerca de U$ 370 bi em Defesa. A China sozinha investe mais que isso se considerarmos o poder de compra. O Primeiro J-10(B) com radar AESA foi entregue em 2008,… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Luís Henrique
Mercenário

Luís,

A fabricante do Eurofighter é a BAE Systems, que participa diretamente do programa F-35.

E os adquiridos pelo Qatar possuem radar AESA também (Mk 0)

Luís Henrique

Sim, eu sei que possui radar AESA, eu mesmo coloquei que entrou em operação em 2020. Ocorre que os chineses colocaram um AESA no J-10B em 2008, 12 anos antes. De lá pra cá, são 12 anos onde os chineses foram melhorando os seus radares AESA e esse do Eurofighter como você mesmo disse é o Mk Zero. Qual radar AESA deve ser melhor? Qual está mais “maduro”, testado e evoluído? Sinceramente eu não sei a resposta, mas se for o chinês não seria nenhum absurdo e seria até o mais provável. Já existem mais J-10 operacionais na China do… Read more »

ze scatolini

Sim. A China já é uma potência. Talvez devessemos começar a aprender mandarim, experimentar carne de cachorro e jogar nossos títulos de eleitores fora pra ja ir acostumando. Eu já fui um entusiasta de equipamentos chineses, até que a pandemia acabou com o meu modelo de negócio. Não entendo como as pessoas falam com tanto entusiasmo desse progresso chinês. Parecem aqueles intelectuais que na década de 30 se entusiasmavam com o nazismo…

Luís Henrique

Essa questão de torcida nos faz enxergar as coisas de forma errada, as vezes até cega. Analise com pragmatismo, não importa se o país te agrada ou não, se os governantes te agradam ou não.
Esse pensamento de torcida atrapalha o bom debate. China e Rússia são super potências militares, não importa se o modelo econômico ou político não nos agrada.

ze scatolini

Não é uma questão de torcida. Trata-se de enxergar mais além. Ver o que está vindo por ai. Paro por aqui.

Fabio Araujo

Qual a versão do Typhoon? O J-10CE é a última versão e essa versão tem radar AESA usa armas BVR de alcance de mais de 200Km, se o Typhoon não for um mais atualizado e equipado com o Meteor o J-10CE vai ter alguma vantagem.

Luís Henrique

Eurofighter Tranche 3 com radar AESA que teve entrada em serviço em 2020 no Kuwait e em 2022 no Catar.
O J-10 C entrou em serviço em 2018 na China e no Paquistão em 2022.

Ambos são as últimas versões em operação.

J-20

Se esse for o caso, acho que o que prevaleceu foi a experiência dos pilotos paquistaneses e não o desempenho dos aviões

Fabio Araujo

O treinamento do piloto é um diferencial importante, o pilotos do Paquistão vivem num clima de guerra fria contra a Índia o que aumenta a exigência e isso faz a diferença, quanto aos pilotos do Qatar vão treinar fora, nos EUA e Europa, mas mesmo assim no passado os pilotos árabes mesmo quando tinham caças melhores não faziam frente aos pilotos israelenses, mas o nível dos pilotos árabes pode ter melhorado.

Luís Henrique

Os britânicos criaram um esquadrão conjunto RAF/Catar em dezembro de 2017 onde pilotos e mecânicos do Catar iniciaram o treinamento em Eurofighters britânicos.

Os paquistaneses demonstraram interesse no J-10C em 2020 e firmaram contrato em 2021, recebendo as primeiras aeronaves em 2022.

Portanto no quesito treinamento os pilotos do Catar tiveram muito mais tempo de treinamento.

J-20

Mas em termos de táticas e experiência das Forças Aéreas, o Paquistão está encarando escaramuças e guerras desde a formação atual do sub continente indiano. Eles são acostumados a embates reais quase o tempo todo.

Carlos Campos

Bom, vindo da China não sei se dá para levar a sério

Bjj

Acho credível o resultado. Se não esconderam a lavada que os J-11 chineses levaram dos Gripen C tailandeses no combate BVR, não teriam porquê mentir sobre o desempenho do J-10 operando por outro país.

Armando Eisele

Como já disse alguém que não me lembro, jogo é jogo e treino é treino. De

Rinaldo Nery

¨Você luta como treinou¨. É assim.Essa frase estava escrita no auditório do 2°/5° GAV, quando lá passei em 1987.

Last edited 2 meses atrás by Rinaldo Nery
soldado imperial

Esta informação sobre a vitória J10 contra o Typhon deve ser encarado como algo fantasioso pelos seguinte motivos: 1 Fonte chinesa e paquistanesa não são imparciais.2- Pilotos do Catar( será que não era um principezinho que estava querendo brincar de piloto top gun e foi lá passear com o jato?3- Quais os parametros que estavam valendo no exercicio ?4- Até na vitória( fato real, fonte segura e transparente) da nossa FAB empregando aeronaves menos capazes em exercicios Red Flag( posso estar confundindo o nome) foi real, agora deve-se atentar sobre as condições e parametros estabelecidos.5- eu e penso que a… Read more »

soldado imperial

Meio off topic
Passado alguns anos já, e afinal de contas, foi confirmado o abate do f16 paquistanês pelo mig 21 indiano pilotado por aquele piloto bigodudo indiano??? tem noticias de todos os lados. E afinal qual é a verdade???? turma do poder aereo faz uma matéria pra gente. desde já agradeço eu e a torcida inteira do flamengo e do corinthians kkkk abraçso

Paulo Sollo

Eu não tenho porque duvidar disto, não só porque em termos de tecnologia os próprios estadunidenses e britânicos já admitiram a mais de dois anos que na área de eletrônica e softwares militares a China já se igualou ou mesmo ultrapassou o Ocidente em alguns equipamentos., mas também porque, salvo algumas exceções, tradicionalmente os pilotos árabes são muito ruins.

Groosp

Será que é uma mensagem oficial por meios não oficiais direcionada aos argentinos?

TJLopes

É verdade, eu era o exercício.

Wilson

Quem em sã consciência acredita em informação de procedência do Partido Comunista da China?

Marcos Silva

Se o J-10 é superior ao Typhoon,não sei. Mas pode ter vencido alguns confrontos.
Mas já é bonito esse chinesinho. Mesmo com a camo da FAB…