O governo da República Tcheca assinou um acordo com os Estados Unidos na segunda-feira para adquirir 24 caças F-35 americanos como parte de um negócio avaliado em cerca de 150 bilhões de coroas tchecas (6,6 bilhões de dólares), a maior compra única para os militares tchecos.

A ministra da Defesa tcheca, Jana Černochová, e o embaixador dos EUA, Bijan Sabet, assinaram um memorando de entendimento para o acordo. Os tchecos também assinaram uma carta de oferta e aceitação, o passo final para concluir um contrato entre os governos, disse o Ministério da Defesa tcheco.

“Ao assinar este acordo intergovernamental, nosso país e também nossos militares entram em uma nova era”, disse Černochová.

O primeiro dos 24 caças deve ser entregue em 2031, com o restante até 2035. As aeronaves americanas substituirão os 14 caças JAS-39 Gripen da Suécia que atualmente são usados pelo exército tcheco.

Os tchecos pagarão quase 5 bilhões de dólares aos EUA pelas aeronaves, treinamento de pilotos, munição e outros custos, disse anteriormente Černochová. O dinheiro restante será usado para financiar a atualização da base aérea de Caslav, no centro da República Tcheca, combustível e treinamento de pessoal, disse ela.

“O F-35 é o único sistema que pode nos ajudar a ter sucesso nos campos de batalha do futuro, e que, em caso de necessidade, conseguiremos nos defender efetivamente contra a agressão, juntamente com nossos aliados”, disse o chefe do estado-maior general, tenente-general Karel Rehka.

O ministério tcheco vem negociando o acordo com os EUA por mais de um ano durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo

Esses aviões estado da arte em tecnologia, a dúvida é:

Em um conflito de alta intensidade, aonde até para respirar tem “janela” , qual é a relação tempo de operação e tempo de manutenção de um F-35 … voa 4hs e fica 48hs “se recuperando” , ou é muito mais operacional ?

Bueno

Bispo, isto é conversa só de confessionário!
rs

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Rinaldo Nery

Não existe esse tempo “se recuperando “. O avião voa o que puder dentro da janela entre inspeções. Com quanto tempo a inspeção deve ser realizada? 50 horas? 100? 200? Quanto tempo demora essa inspeção?

lucena

Sr.Bispo… para um força aérea composta de F-35.. devesse ter muito dessa aeronave…acredito que umas devem está sempre de prontidão enquanto outras em manutenção e outras em operação … e numa guerra de alta intensidade … esses números devem aumentar .. em especial quando se trata de uma aeronave complexa como o F-35. . O F-14 .. um dos motivos da sua desativação na marinha americana … dentre outros motivos … era a sua manutenção …se não me engano … para cada uma hora de voo …quatro era de manutenção. . O F-35 a sua manutenção é muito cara e… Read more »

Last edited 2 meses atrás by lucena
ElBryan

Nem vejo mais entrarem no mérito, até as respostas dos governos são bem fracas. O caça é excelente, somado ao lobby e vários países adquirindo. Olhando o contexto da guerra na Ucrânia, a interoperabilidade se tornou peça chave. Agora, basicamente, estão comprando F-35 de “olhos fechados”. Basta ver como foram as respostas do governo checo e canadense, isso porque os contribuintes e imprensa questionaram bastante. Repito: uma ótima escolha, mas o resto eles só vão ver depois… 

Daniel

“24 caças F-35 americanos como parte de um negócio avaliado em cerca de 150 bilhões de coroas tchecas (6,6 bilhões de dólares)”.
Caro, ainda que faltem detalhes sobre o pacote.
A Grécia fechou o contrato do segundo lote (40 F-35) por 8,6 bilhões de dólares recentemente. O primeiro lote, de 20 F-35, havia saído cerca de 3 bilhões.
Claro que para país que leva a sério a defesa, o investimento é válido.
Nem vou citar o Brasil, investir em defesa requer continuidade, seriedade, efetividade. No serviço público brasileiro em geral, tais palavras não são referência.

Carlos Crispim

E ainda chamam o F-35 de “fracasso total”, se com todo esse sucesso em vendas o pessoal gosta de denegrir esse fantástico avião, imagine os outros… F-35 é um sucesso absoluto e inigualável, de todos os tempos.

Camargoer.

Crispim. O avião é excelente e tem vendido muito. Seu problema é o preço de aquisição e operação.

Que diz que o avião é ruim, esta equivocado, assim como quem acredita que ele é barato. Quem diz que o avião é ruim e barato está duplamente equivocado

Luís Henrique

Exato. De barato não tem nada. Aquela propaganda que era a opção mais barata, mais barato que o Gripen é uma piada.

Underground

O preço de aquisição do F35 já é menor que o Gripen. O custo de operação já é outra coisa. Mas vantagem dele sobre outras aeronaves é enorme.

Camargoer.

Não é. Uma coisa é o custo do avião “pelado”, outra coisa é o custo “padaria” do avião, que inclui treinamento, apoio logístico e até as armas. O valor “padaria” do F35 varia entre US$ 160~220 milhões (padaria)”, geralmente como uma importação simples via FMS. Para comparação, o F39 está custando cerca de US$ 110 milhões (padaria), incluindo treinamento, logística, armas, desenvolvimento da versão “F”, uma fábrica de componentes estruturais no Brasil e a implantação de uma linha de montagem na Embraer. É difícil estimar o valor do avião “´pelado”. Minha estimativa é que o F39 (com motor) custe cerca… Read more »

Camargoer.

Exato. Os valores dos contratos de venda do F35 para diversos países mostram que o valor de aquisição do avião é superior ao do Gripen, chegando a ser até o dobro do que a FAB está pagando por cada F39.

Carlos I

Tem gente falando que os EUA enfiaram o F35 na Rep Tcheca, discordo, a Rep Tcheca que solicitou o f35 como opção melhor no teatro deles e com as ameaças que possuem, o Gripen acabaria não dando conta pela visão deles.

Alecs

Alguns anos atrás os USA “enfiaram” (ofereceram) uma proposta de venda do F-35 para a FAB. Na época, o imbecil que ocupava o cargo de ministro da defesa disse que era demais para nós. Ainda bem que o comandante da FAB, Juniti Saito, não nos deixou passar tanta vergonha e disse que com o F-35 teríamos “uma dissuasão formidável!” O Gripen foi uma decisão muitíssima acertada pela FAB, mas pelo menos um esquadrão com 16 ou 18 F35A deixaria a FAB muito bem equipada e no estado da arte. Inclusive para desenvolver doutrina de operação, pois acredito que seja diferente… Read more »

Jorgemateus77

Amigo, ñ comente isso aq. Os usuários desse fórum tem a fascinante opinião de que é melhor “colocar todos os ovos na mesma cesta”.
50 Gripens e uns 24 F-35 não fariam mal a ninguém ee deixaria a FAB tranquila no.que tange superioridade aérea até o final da década de 2040

Gabriel BR

Top! Caminho natural para um país da OTAN

ElBryan

Está sobrando pouco espaço para a Saab, o Brasil e a Suécia vão ficar cada vez mais ‘abraçadinhos’, pois agora dependem muito um do outro. Não é possível concorrer na Europa com o lobby americano e nos outros lugares onde estavam apostando, a Dassault com o Rafale saiu na frente. Lembrando que essa venda na República Checa foi bastante questionável, com a Saab até publicando nota para contestar os argumentos do governo. Estamos falando de um país com poucos recursos e onde a população se questiona mais do que aqui sobre os gastos militares. Algo parecido aconteceu no Canadá. Resta… Read more »

Alecs

Colômbia vai, muito provavelmente, de F-16. O atual governo não vai decidir, pelo visto, e vai passar a decisão para o próximo. Já andaram falando bobagens de Israel, que é aliado americano e já estavam com dificuldade em manter os Kfir de maneira adequada. A Venezuela parou de criar caso com a Colômbia por conta da “afinidade” ideológica com o atual governo colombiano e direcionou suas bravatas para Guiana. Torço pelo Gripen, mas o peso da ajuda americana à Colômbia é grande.

Aéreo

Dá série “Valeu Putin, a indústria de defesa dos EUA agradece mais uma vez” ou da série “Valeu Eurotolos, refugiados, energia cara, inflação, recessão e os EUA lucrando de montão”

Hcosta

Refugiados contribuem para a economia, energia mais barata, inflação 2,9% em Dezembro, crescimento de 0,6%, etc…
Eurotolos, ou tolos de todas as nacionalidades, são os que acreditam nos Sputnik’s que andam por aí…

Fabio Mayer

Vc escreve isso como se os EUA não recebessem milhares de refugiados/imigrantes todos os dias em suas fronteiras,vindos dos países miseráveis da América Central, e dos países da América do Sul. E como se energia cara não fosse uma realidade mundial causada pela Rússia e aproveitada por todos os países produtores de energia. Inflação também é um fenômeno mundial, que no Brasil teve certo controle porque é grande produtor de alimentos. Recessão, idem…

Rafael Coimbra

2031??? até lá não existe mais Europa…

Brandão

Arri égua!!!!

Heinz

Este é o caça que a FAB deveria adquirir para operar junto dos gripens.

Camargoer.

Só que a LM ofereceu o F16 no programa Fx2 e quando ofereceram para a FAB foi para uma importação simples, sem compensação comercial, sem acesso ao código fonte e sem qualquer perspectiva da Embraer produzir peças para a fabricação dos aviões, sejam aqueles que equipariam a FAB ou para a produção mundial..

Se a FAB decidisse pela oferta da LM, isso significaria o fim do Fx2 e a perda de uma oportunidade que só ocorre a cada 30~40 anos.

rfeng

São 30 anos ou mais voando uma máquina cara em todos os sentidos, e mais importante dependendo 100% da vontade americana, com todos os outros países adversários com aviões já supostamente invisíveis o que diminui a grande vantagem do F35. Os conhecedores vão dizer e a centralização em redes, e a eletrônica em redes, e digo redes sem satélites pois num conflito total acham que vai ser igual a Ucrânia com os satélites fornecendo informações o tempo todo, serão derrubados na primeira hora. Mais 15 anos alguém tem alguma duvida que o céu estará com centenas de drones desempenhando todas… Read more »

Fabio Mayer

Então nem precisava de aviões a jato, todo mundo deveria estar voando Spitfiires, Mustangs, Zeros e Policarpovs… evoluir pra que,se um dia vai aparecer coisa mais moderna, né?

Fábio

Escolheram o melhor caça do mundo.

C G

Verdade que ninguem quer admitir, não existe futuro fora do stealth, é claro no conflito Ucraniano-Russo que mesmo os 4G+ tem um papel marginal no conflito.
Quem vai de F-35 vai na segurança, quem não vai arrisca!

Jose Pereira

Entraram em uma fila de espera de 06 anos!

BraZil

2031…já chegará defasado. O crescimento nessa área é exponencial. Mas talvez até lá seja realmente operacional (com os milhares de bugs resolvidos). E tem outro detalhe. Ainda existirá uma República tcheca até lá…

BraZil

É um caça com 17 anos de idade. Pouquíssimo usado desde então. Foi preciso Israel estreá-lo em ação, pois os EEUU, mesmo com seus constantes bombardeios e ações contra alvos meia bomba (sem DAAé á altura, com domínio da arena espacial etc), não teve coragem de usá-lo, na grande maioria das vezes, preferindo caças mais antigos. (Os americanos tem essa mania de preservar os equipamentos anunciados como super giga top dos tops, para manter a mística – falsa – de invulnerabilidade). Além de como já dito, muito caro e SIM, ainda com muitos problemas a serem resolvidos em todas as… Read more »

Jose Pereira

Comprava o f 35 de prateleira…alias deveria ter feito parte do rol de empresas que participaram do desenvolvimento…poderia ter colaborado com o chaveiro do piloto, colante…qualquer coisa.

Quero ver quando o governo da Suécia propor aquisição do F35 ( agora membro da otan) e a Saab receber uma proposta de participação junto a Lockheed Martin

Jose Pereira

comment image

Camargoer.

Pois é, José… comentei quando Fx foi cancelado que seria uma oportunidade de ingressar no programa F35. Estimei na época que se a Embraer pudesse produzir apenas uma fração de uma parte estrutural do F35, isso seria equivalente a 10 vezes os gastos para renovar a frota da FAB. Também deixei claro que a participação do Brasil no programa F35 dependia mais dos EUA aceitarem isso e convidarem o Brasil para participar do que da vontade brasileira. Não dava para o Brasil entrar de penetra. No máximo, ter ingresso para a “geral”, olhando de longe a área VIP. Como os… Read more »

BraZil

No Brasil? vcs só podem estar brincando. Preço da hora de vôo, tecnologias sensíveis embarcadas que nunca nos seriam repassadas? atualizações que não seriam feitas, outras que seriam feitas só em parte da frota, canibalizando o resto, usar para sobrevôos em Brasília? abater teco tecos do tráfico? Com nosso orçamento? com nossos vizinhos usando caças dos anos 80 e 90. Como operar e se a loucura fosse cometida, como justificar? É super melhor uns 150 gripens. Somos o Brasil