10 de janeiro de 2024 — A Força Aérea do Paquistão (PAF) e a Força Aérea do Emirado do Qatar, estão preparadas para participar do exercício aéreo conjunto Zilzal-II, começando no Qatar. Realizado pela primeira vez no ano de 2020, o exercício aéreo Zilzal-II é o segundo da série desses exercícios, organizado pelo Estado do Qatar. O exercício é um dos exercícios conjuntos da Força Aérea mais complexos, que visa promover a interoperabilidade entre as duas nações aliadas, proporcionando ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem partilhada.

O exercício irá imitar um cenário de guerra aérea quase realista, juntamente com a oportunidade em tempo real para as Forças Aéreas participantes testarem a sua prontidão operacional. O exercício Zilzal-II, que visa melhorar o mecanismo de planejamento conjunto, é considerado um marco histórico para solidificar ainda mais a parceria de defesa existente entre os dois países irmãos.

Durante o exercício, o caça J-10C de última geração da PAF irá flexionar seus músculos contra os jatos Eurofighter da Força Aérea do Emirado do Qatar em seu primeiro confronto em um exercício aéreo. Os caças J-10C da frota de caças da PAF e a sua participação em mais um exercício internacional num curto espaço de tempo sem precedentes é uma conquista notável.

O feito foi alcançado de acordo com o plano de modernização do Marechal-Chefe da Aeronáutica Zaheer Ahmed Baber Sidhu, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão, baseado em induções inteligentes e nacionalização focada. A participação destes caças no exercício aéreo marca um marco significativo na jornada da PAF rumo a uma força aérea tecnologicamente avançada e formidável.

A rápida aquisição e operacionalização destes caças avançados demonstra a dedicação da PAF em manter uma força de ponta, capaz de enfrentar desafios em constante evolução e defender o espaço aéreo do Paquistão com a máxima proficiência.

O Exercício Zilzal-II serve como uma plataforma para promover maior compreensão, cooperação e amizade entre a Força Aérea do Paquistão e a Força Aérea do Emirado do Qatar, contribuindo para a estabilidade e segurança regional. A Força Aérea do Paquistão continua comprometida com a sua missão de salvaguardar os céus, fortalecer alianças internacionais e promover a paz através da cooperação mútua.

FONTE: Força Aérea do Paquistão

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Para que tinha duvidas sobre como ficaria a pintura da FAB em um J10

Manuel

ForeveS 5 com o pneu furado.

Santamariense

Trocaram pneus e rodas e voltou a voar normalmente. Hoje, o F-5FM opera no esquadrão Pampa.

Fernando "Nunão" De Martini

As tonalidades nas diversas fotos mudam conforme o desgaste da pintura ou até mesmo a iluminação do dia ou ajustes / filtros de edição de fotos. O que importa mais é vendo ao vivo. Não entendo a questão do “tom empregado” ser “problema”, dentro de uma opinião sobre “ficar bonita”. As questões são: O tom verde empregado é condizente com as necessidades de camuflagem e de dificultar a visão da aeronave, de cima para baixo, de um adversário? O tom cinza empregado é condizente com as necessidades de camuflagem e de dificultar a visão da aeronave, de baixo para cima,… Read more »

Bueno

Vi recentemente algumas fotos de Satelites de espionagem das Bases Russa e Ucranianas, em algumas fotos é difícil de se identificar se tem aeronave e qual o modelo esta na base, a camufladas funciona nestes caso

Renan

Excelente comentário, Roberto. A discussão quanto às cores estava amistosa e presente até mesmo em livros antigos. Além de ser uma observação natural e pertinente ao esquema de cores visto no Paquistão. Certamente inédito para muitos, como é para mim. Lamentavelmente, o comentarista que gosta de ETs insiste em criar discórdia repetitiva nas mais variadas postagens do blog e exibir um falso ceticismo (“não entendo”) para atribuir a si proprio o que machado de assis chamou de fumos de fidalgo. Freud explica com facilidade. Usando do mesmo remédio e parafraseando o próprio ET, por gentileza, use o campo da busca.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“…exibir um falso ceticismo (“não entendo”) para atribuir a si proprio o que machado de assis chamou de fumos de fidalgo. Freud explica com facilidade.” Renan, Como a palavra “não entendo” está no meu comentário, percebo que está falando de mim. Se tem alguma questão a discutir sobre o que eu escrevi, incluindo seu incômodo com um suposto “falso ceticismo” (???) pode falar diretamente comigo mesmo. Esse tipo de comentário indireto é chato, meio bobinho, até imaturo. Freud explica também. De resto, minha resposta ao Roberto pode servir de resposta ao que você comentou (tanto que aproveitei para lhe mencionar… Read more »

Roberto, “Eu não saberia dizer qual a sua motivação ou interesse em comentar assuntos relacionados à aviação” De fato, saber ou não quais as minhas motivações tem pouca relevância para o debate, pois elas não mudam o entendimento do que eu escrevi. “Portanto, quem gosta de aviação, invariavelmente irá gostar também das cores das camuflagens.” Concordo plenamente e me incluo nesse clube. Mas as discussões sobre o tema não precisam ficar apenas no campo do “gostar”. O problema principal que mencionei, e que eu acho que você não entendeu nem o comentarista que resolveu comentar na sequência, o Renan, é… Read more »

Tranquilo, Roberto. Eu e vc já tivemos várias dezenas (ou centenas?) de discussões interessantes nesses mais de 15 anos de Poder Aéreo.
Algumas um pouco mais bruscas, mas a imensa maioria dentro da boa educação.

Voltando ao tema, seu gancho quanto ao tom de verde foi bem pinçado, e no meu caso usei o seu gancho como gancho pra buscar outras possibilidades de debate.

O importante, no fim das contas, é que tudo isso sirva para amadurecer a discussão sobre o verde(trocadilhos são irresistíveis…)

Maurício.

“Portanto, quem gosta de aviação, invariavelmente irá gostar também das cores das camuflagens.”

Concordo, esse assunto da camuflagem dos aviões da FAB só virou um assunto meio “indigesto” para alguns porque a grande maioria dos entusiastas acham ela feia. E entusiasta de verdade é assim mesmo, sempre vai falar de tudo, até da pintura/camuflagem, mesmo que a parte operacional seja o que realmente importa.

Funcionário da Petrobras

Camuflagem bonita desse F-5E queniano, embora lembre muito os nossos mesmo.

Lord-M

Sumiu a reportagem dos Rafales indonésios?

Maurício.

Lord, se você está acessando com o smartphone, é só você clicar nas três barrinhas da esquerda e depois clicar em arquivo.

https://www.aereo.jor.br/2024/01/09/entrada-em-vigor-do-ultimo-tranche-de-18-cacas-dassault-rafale-para-a-indonesia/

Lord-M

Não estou em smartphone; tem a barra de rolagem mas aqui não aparece a matéria.

Vitor Botafogo

Essa Camuflagem no J-10 ficou linda!

Fabio Araujo

Será que vão divulgar os resultados dos confrontos? Será bom saber qual caça levou vantagem nos combates BVR e qual levou vantagem nos dogfight, sei que isso depende não só da qualidade dos caças mas também da qualidade dos pilotos, mas vai ser interessante se divulgarem.

Rafael Coimbra

Claro irão divulgar tudo…. todos os detalhes, quem é o melhor no dogfight, maior alcance de armas, raio de ação real, o RCS de cada um… cada uma…

Rinaldo Nery

Vão fazer uma tabela e postar aqui…

Fabio Araujo

É claro que não vão divulgar os detalhes, mas poderiam divulgar por exemplo o quantitativo de vitórias sem entrar nos detalhes de quais armas foram usadas e quais foram as regras de engajamento, mas mesmo que não divulguem os detalhes é bem capaz de algo vazar extraoficialmente.

A C

Meu caro Fabio, como sao equipamentos de natureza militar, nao ha interesse de que informacoes como essa sejam divugadas por razoes de seguranca.

Sua pergunta eh boa mas ha poucas chances de sabermos as respostas.

Vendéen

Olá Brasil,

O artigo menciona apenas um confronto J-10C contra Eurofighter. 
Como eu sou um pouco enormente chauvin lol:
A razão para a ausência da Rafale durante este exercício é que os cataris não querem ridicularizar os paquistaneses.

Rui Mendes

Os Cátaris tem do melhor que existe em 4++G. Typhoon, Rafale e F-15EX.
Que luxo.

Emmanuel

Por que o Gripen não está na sua lista?

Alisson Mariano

O Qatar não opera o Gripen.

Funcionário da Petrobras

Creio que ele quis se referir, com uma certa ironia, o porquê que eles não compraram o Gripen.

Groosp

Porque ele é sueco e eles não precisam puxar o saco dos suecos.

Funcionário da Petrobras

Antes puxar o saco de sueco do que de americano.

Groosp

Tô falando exclusivamente do Qatar que usa compra de materiais de defesa como instrumento de relações exteriores.

rui mendes

Eles quem???
O Qatar?
Não compraram, porque não quiseram, não houve ironia da minha parte, se quisesse dizer algo, diria na boa, sem problema de ninguém mais concordar comigo.

rui mendes

Podia estar Grippen E e SU-35, mas o Qatar não os tem.

JPonte

Muito interessante este exercício .
Duas poderosas forças aéreas exercitando se com aeronaves de ponta e o resultado servirá muito para aprimoramento doutrinário das 2 forças e melhorias sensíveis em especial no J10C chinês , imagino que os técnicos e pessoal de suporte do fabricante chinês estão acompanhando este desempenho frente a uma máquina sofisticada como o Eurogighter .
Parabéns a ambas forças aéreas , exercidos assim trarão efeitos colaterais nas respetivas indústrias de defesa .

Geyzon

O J10 é grande quando comparado com o eurofigther

Bueno

Ele do lado de um Mirage III,

comment image

Groosp

Falando em comparar tamanho. Achei que fosse o inverso.
https://pbs.twimg.com/media/GDeaeWKW4AAaGL1?format=jpg&name=large

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, as dimensões são bastante próximas.

Bueno

Eu achava que iria da Caça Chinês para argentina , Chines não da nada a preço de banana para ninguém… vai achando que estão nadando na grana para sair comparando apoio em tudo que canto no mundo….
De toda maneira o Eurofighter Typhoon já tem os detalhes do J-10C na sua biblioteca

F-16 Usados x  J-10C novos …. eis a questão!

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Fabio Mayer

Seriam J-10C novos em troca de concessões minerais, industriais ou ferroviárias, ou F16 usados em troca de débitos em dolar… mas tem gente que diz que F-16 equivale a negociar soberania.

Nilton L Junior

Um exercício que vai aprimorar a doutrina das duas Forças Aérea.

Bigliazzi

Combates devem ser bem interessantes.

Manus Ferrum

J-10C vs Eurofighter. Briga de cachorro grande.