O presidente da Argentina, Javier Milei, decidiu adquirir 24 aviões de combate F-16 da Dinamarca, rejeitando assim uma oferta da China de 34 aeronaves JF-17 que o governo anterior liderado por Alberto Fernández havia considerado.

Segundo o portal de notícias Infobae, a operação acontecerá com a aprovação e financiamento dos Estados Unidos, interessados em travar a expansão dos interesses chineses na América Latina, e deverá ser concluída pela empresa americana Lockheed Martín.

“Sem a aprovação da administração de Joe Biden não teria sido possível concluir o acordo comercial que permitirá que a Aeronáutica militar argentina recupere o potencial bélico perdido durante a guerra das Malvinas em 1982”, diz a publicação.

No entanto, o site plapoliticaonline.com explicou que “uma vez efetivada, a decisão de comprar aviões de combate dos Estados Unidos poderá levar Pequim, que é o segundo parceiro da Argentina, a suspender ou mesmo revogar o crédito swap em yuan, que Buenos Aires utilizou para saldar parcelas da sua dívida externa.

A expectativa é de que nas próximas duas semanas o governo de Milei entregue toda a documentação para encerrar a operação com a Dinamarca.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

253 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Será que os Britânicos estão felizes com isso? Tem MUITA peça inglesa nos F-16.

Leandro Costa

Foram consultados por Washington antes da venda. Esses F-16 não oferecem perigo aos Typhoon em operação nas Falklands.

Martin

O governo brasileiro chama as ilhas de Malvinas. Aonde você mora? Acorda pra vida e tenha respeito pelo seu irmão latino-americano. O respeito entre nós é o primeiro que devemos cuidar.

AVISO DOS EDITORES: AO COBRAR RESPEITO DOS DEMAIS, MANTENHA TAMBÉM O RESPEITO ÀS OPINIÕES CONTRÁRIAS À SUA. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

O território em questão é de quem? Qual o nome oficial? O que tem a ver como o governo brasileiro chama? Ora, por favor …

Wilson

A definição do governo brasileiro atende interesses do povo brasileiro de se contra qualquer forma de colonização que possa justificar ataques futuros às nossas ilhas. Falar falklands é apoiar nossos possíveis adversários.

Santamariense

O Brasil tem que cuidar, em primeiro lugar, dos milhares de problemas internos do país. Cuidar das nossas próprias ilhas, por exemplo. Que interessa a maneira como chamam ilhas inglesas? Ora, por favor … mas, vou parar por aqui. É totalmente fora do tópico.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Caerthal

Me parece que os nossos adversários bem dentro das fronteiras nacionais.

Fabio Mayer

As ilhas são Faklands, porque o povo de lá às chama assim, e porque consultado em plebiscito, manifestou-se por continuar a ser possessão britânica. E sinceramente? Respeita-se a Argentina por uma série de fatores que vão desde a sua cultura, passam pelo seu futebol e chegam até mesmo à sua geografia, mas não se deve respeito nenhum pela aventura militar desencadeada por uma ditadura sanguinária, que matou argentinos, ingleses e kelpers, em franco desrespeito às leis internacionais.

Rinaldo Nery

Nenhum kelper foi morto. Nem ovelha…

Rafael Oliveira

Em todas matérias que li a respeito constam a morte de 3 kelpers.

Bigliazzi

Tambem li isso, estou confirmando.

Rinaldo Nery

Estudei muito esse conflito e nunca li isso. Se puder postar o link…

Marcos Silva

Porque vc desconhece o fato quer dizer que não ocorreu? Interessante essa sua teoria…

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, não vi essa “teoria” no comentário dele.

O Rinaldo disse que desconhece mas pediu um link sobre isso, o que na minha leitura significa alguém que se depara com uma dúvida sobre seu conhecimento inicial. Além disso, demonstra disposição para eventualmente completar o conhecimento a respeito. Isso é muito comum entre pessoas que estudaram um determinado assunto e se deparam com alguém trazendo uma informação que desconhecem, querendo assim a confirmação da mesma.

Vamos evitar arrumar treta à toa, por favor.

Bigliazzi

ops.. Estimativas variam, mas algumas fontes sugerem que entre 10.000 e 25.000 ovelhas foram mortas durante o conflito ou tiveram que ser sacrificadas devido aos danos causados pela guerra.

Rinaldo Nery

Deve ter rendido muito casaco de lã…

Camargoer.

E muito churrasco de cordeiro

Jorge Oliveira

Eu chamo de Malvinas pois acho mais natural

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, tem facilidades na pronúncia também.

Eu não tentaria falar Falklands, por exemplo, comendo bolacha ao mesmo tempo. Malvinas até que dá.

(Só uma brincadeira, ok?)

Camargoer.

Também não dá para falar “Malvinas” comendo farofa.

Leandro Costa

O Governo Brasileiro pode dar o nome que quiser, ao ponto geográfico que quiser. Porém, ainda estamos em um país livre e se eu quiser eu posso chamar as ilhas de ‘Argie Sweet Dream numa noche de verón’ em uma mistura de inglês com portuñol de péssima qualidade ou mesmo de ‘El país de Nunca Jamás’. Mas eu prefiro chamar de Falklands, como os habitantes locais chamam. Afinal de conta, as ilhas são Britânicas. Ademais eu citei uma perspectiva Britânica acerca da aquisição dos F-16 por parte dos Argentinos. Até 1982 os Argentinos tinham bons argumentos à seu favor e… Read more »

Wilson

Se tomarem Fernando de Noronha e rebatizarem de Queen Elizabeth Island você adota na hora, estou certo?

Camargoer.

Então.. se os ingleses tomarem Fernado de Noronha e batizarem as ilhas de “The Beatles Islands” eu topo.

Marcos Silva

Boa! Só muda pra Beatles & Rolling Stones….kkkkkk

Leandro Costa

Caro Wilson, eu estou com o Camargo nessa, mas preferiria que eles rebatizassem Fernando de Noronha de “Yellow Submarine Islands” e fizessem um parque temático dos Beatles. Aí eu topo fácil.

Fora isso sua comparação não faz o menor sentido. Tente novamente.

Alecs

Eu chamo as Falklands de Falklands! Nem por isso deixo de ter respeito pelos argentinos. “irmão latino americano” é conversinha de ____________. Qualquer um com um mínimo de conhecimento em geopolítica sabe que países não são amigos, apenas tem interesses em comum. O caso das Falklands já é fato consumado. A Argentina nunca vai ter a posse dessas ilhas. Deveriam resolver logo essa baboseira com os ingleses e discutir a divisão dos recursos da plataforma continental. Seria bom para todos e assim a Argentina voltaria a ter espaço junto à Europa e demais parceiros dos ingleses. A bravata só server… Read more »

leonidas

Qual é o problema com as  Falklands.? rs Só é digno de respeito quem se respeita. Na América do Sul os governos falam muito de soberania e patriotismo enquanto isso a Guiana Francesa vai bem, as Falklands melhor ainda para o futuro da exploração Antarctica. Gente sem consciência civica nasceu para viver debaixo do pé de quem a tenha. E triste de admitir? Com certeza! Mas são os fatos! Veja só o Irã dias atras lançou 3 satélites enquanto aqui nosso programa espacial que começou nos anos 70 sequer tem um veiculo lançador. Dinheiro tem! 16 Bilhoes foram para uma… Read more »

Carlos Campos

kkkkkkk

Rubens Sommer Junior

Até mudar de dono fica Falklands, simples.

Marcos Silva

FALKLANDS!!! Sobre o respeito,os argies que se deem ao respeito e parem com essa baboseira de malvinas são argentinas.

Alecs

Além do mais o sistema de REVO argentino atual não é compatível com os F-16. Não acho que eles irão comprar KC-135 usado para a FAA, no máximo irão treinar REVO com o Chile.

Camargoer.

Ou simplesmente vão voar sem REVO

Leandro Costa

Acho que vai ser simplesmente isso mesmo. Não vão voar com REVO, pelo menos dentro de um futuro previsível.

BR Paraná

Na verdade nem vão voar. Quantas horas de vôo ainda restam destas aeronaves? Elas são Blok 10 ou 15?

Camargoer.

Lenbro que os MIrage2000 comprados de segunda-mão pela FAB tinham uma previsão de 1200 horas até uma nova grande revisão. O planejado era voar 200 h por ano. Considerando o que temos visto em outras força aéreas, inclusive a FAB, o tempo que permanecerão na ativa depende muito mais da capacidade da Argentina de fazer as grande manutenções do que da idade dos aviões. Os F5 da FAB estão sendo aposentados, em média, com 7 mil horas de vôo, tendo passado por uma profunda modernização Creio que os aviẽos da Dinamarca já foram atualizados. Pelo que lembro, seria alguns da… Read more »

datafire

Os F16AM MLU com SLEP e Tape M6 Europeus do consórcio EPAF (Noruega, Bélgica, Países Baixo, Dinamarca e Portugal), podem ser considerados block 20MLU.

Camargoer.

Olá Data. Obrigado Acho que isso esclarece as dúvidas de muita gente.

Eduardo

Acho que essa venda já tenha o aval dos ingleses!

Willber Rodrigues

São caças com 40 anos no lombo, duvido MUITO que esses caças deixem a Inglaterra preocupada…

Renato

Pois é, e espero que os pilotos estejam com suas vacinas antitetânicas em dias.

Francisco AMX

Que bobagem… os F-16 dinamarqueses já receberam MLU, são aeronaves bem cuidadas e capazes… tu sabe que um F-16 destes carrega mais armas e combustível que um Gripen E? que tem quase 40% a mais de potência? não subestime esta máquina, meu caro. https://www.youtube.com/watch?v=DvgaL4WHCws

Jhenison Fernandez

Provavelmente usarão AIM9M e Sparrows, famoso melhor do que nada

Fernando "Nunão" De Martini

As exigências argentinas para o negócio ser feito incluem especificamente AMRAAM, isso já foi publicado e debatido bastante aqui.

Willber Rodrigues

Armamentos eu não lembro de cabeça, mas os argies queriam 1 ou 2 KC’s e pod’s de desiganção a laser de alvos no pacote.

AVISO DOS EDITORES: EVITE O USO DE NOMES PEJORATIVOS PARA OUTROS POVOS, O QUE FREQUENTEMENTE FAZ O DEBATE DESVIAR PARA BRIGAS PESSOAIS E IDEOLÓGICAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Bem, isso é um problema dos EUA.

O que me ocorre é como justificar uma compra militar de milhões de dólares em uma situação de baixas reservas cambiais e com inúmeros cortes nos gastos sociais,

O momento político é desfavorável.

Creio que hoje a Argentina e o FMI fizeram um acordo para que a parcela que seria paga em setembro seja adiada para novembro.

Vitor Botafogo

Agora você esta preocupado com a saúde financeira da Argentina?
O Momento político é favorável, pelo contrário.

Camargoer.

Vitor… Temos discutido a situação econômica da Argentina há meses, inclusive tivemos um excelente debate sobre inflação e pituca monetária.

Caso tenha interesse, sugiro ir ler meus comentários anteriores sobre a economia da Argentina.

Estou curioso para ver o impacto sobre a população do anúncio de uma compra militar de mais de meio bilhão de dólares ao mesmo tempo que o governo faz cortes sociais.

João Ricardo

Tenho um amigo que mora em Bienos Aires e ele me contou que o que está sendo cortado são os benefícios dos sindicatos e por isso essa choradeira toda

Carvalho2008

Não é filme novo

Camargoer.

Caro. Talvez seu colega não precise dos subsídios sociais, os quais são destinados á população pobre da periferia de Buenos Aires.

A inflação argentina teve uma aceleração após a posse de Milei, alimentada pela incerteza em tornos do “decretaço”, tendo fechado 2023 com a maior inflação do mundo.

O peronismo continua forte na Argentina e tem condições de mobilização popular.

Eu ainda estou a observar o que se passa na Argentina.

Rinaldo Nery

¨O peronismo continua forte na Argentina e tem condições de mobilização popular.¨Por isso estão sempre na lama… E não aprendem!

Camargoer.

Olá Rinaldo, se isso é bom ou ruim para a Argentina, isso é uma decisão deles. O fato é que o peronismo é forte lá.

O candidato peronista, que era o ministro da economia com uma inflação anual maior que 100% obteve praticamente 45% dos votos. Uma franca demonstração de força política.

Agora, eles que escolham que os representará.

Rinaldo Nery

Sim, e o peronismo continua sendo um lixo. Populismo barato, sindicalismo e corrupção.

Camargoer.

Concordar ou discordar do peronismo não muda o fato dele ser uma força politica poderosa na Argentina, agora na oposição.

Talvez, o peronismo na oposição tenha mais força e capacidade de mobilização que as forças do atual governo.

vamos acompanhar o que vai acontecer lá.

Fernando

Pois é…. Estão aprendendo agora com o Milei. A vaca indo pro brejo com bezerro e tudo!!

Caio Márcio

Sério mesmo que você está jogando 40 anos de barbaridades econômicas da esquerda, nas costas de um presidente que assumiu o governo faz 30 dias?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro. Eu só jogo sudoku. O que importa em uma análise é compreende o contexto. Segundo o sociólogo Alberto Almeida, existem dois tipo de eleições. 1) de continuidade ou 2) de mudança. Nas eleições de continuidade, os eleitores depositam sua expectativa na manutenção das políticas sociais e econômica. Nas eleições de mudança, os eleitores esperam que ocorra uma mudança para melhor (seria uma estupidez imaginar que eleitores depositariam uma expectativa de piora). No caso argentino, a vitória de MIlei representa uma expectativa de mudança (para melhor). Se as condições sociais e econômicas pioram, isso pode levar rapidamente a uma rejeição.… Read more »

marcus mendes

Expectativa de Melhora? Estão imprimindo notas de 2000 pesos, inclusive alguns sites afirmam, não sei se é verdade, que a casa da moeda do Brasil foi contratada para imprimir pesos Argentinos.

Camargoer.

Marcus… o que eu escrevi foi que o eleitor argentino votou em Milei com uma expectativa de uma mudança para melhor.

Seria um absurdo sociológico imaginar que alguém ganhe uma eleição porque os eleitores esperam que o candidato vitorioso piore o país.

Eu não sei se Milei conseguirá cumprir sua promessa de tirar a Argentina da crise. Isso é outra discussão.

Eu estou muito curioso sobre o que vai acontecer na Argentina. Aposto 1$kichute que vai dar certo.. mas aposto 2$kichutes que vai dar errado

Mig25

Macri é de esquerda? Menem, De la Rua, são/foram de esquerda? Não fale bobagens…chega de fake news, ninguém aguenta mais…

Fernando

Perfeito!

Fernando

Kkkkkkkk 40 anos de barbaridades economicas da esquerda?? Kkkkkkkkkk

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nei

Mas lembrar que esse problema vem dos outros Presidentes anteriores, você não faz nenhuma menção. É mais fácil dizer “após a posse de Milei, alimentada pela incerteza em tornos do “decretaço”, tendo fechado 2023 com a maior inflação do mundo.”

Camargoer.

A população na Argentina irá protestar ou apoiar o atual presidente. Não sei se alguém precisa lembrar os argentinos de seus ex-presidentes, como Galtieri, Menem, Puerta (o breve), os Kirchners ou Macri. Nunca vi ou soube de protestos da população contra ex-presidentes… Seria curioso caras pintadas de 40~50 anos, usando camisas pretas e faixas de protesto contra Collor… ou com faixas “Fora FHC”. Mais curioso ainda seriam ex-estudantes, hoje com 70~80 anos escrevendo nos muros da cidade “Abaixo a ditadura”. Do mesmo modo, seria curioso e demandaria uma tese de doutorado ver protestos em Buenos Aires contra Fernandez… impeachment de… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Joao

Acabou a mamatinha

Fernando

Ou começou o mamatão?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Armando Eisele

A questão pagar o que, a quem, e porque. Dolar não é dinheiro. Argentina não vê gov honesto desde o século XIX. Logo ladrão que empresta a ladrão, não merece receber nada não. Kkkkkkkkkkk

Camargoer.

Não entendi…

Jorgemateus77

Quem paga serão os Hermanos brasileños….

Camargoer.

Não entendi… pagar o quẽ e como?

Marcos

Acredito que quanto aos cortes nos gastos sociais não haveria nenhuma necessidade de justificar. Ele foi eleito justamente com essa promessa…

Camargoer.

Em uma democracia, a manifestação de apoio ou crítica é parte fundamental das disputas. Grupos privilegiados buscam manter os privilégios. Grupos prejudicados lutam para reverter a situação.

Não faz sentido achar que a oposição vai ficar calada, aguardando a próxima eleição, a não ser em uma ditadura nas quais protestar contra o governo pode resultar em prisão ou até morte.

A parte mais carente da sociedade, que depende de apoio e subsídios sociais, não pode esperar até amanhã ou depois de amanhã. Insegurança alimentar é um problema que demanda uma resposta imediata, qualquer que seja o mandatário.

Rinaldo Nery

Não creio que os argentinos irão se enfiar noutra aventura armada nas Malvinas. Acho que 1982 já foi suficiente.

JPonte

Milei já iniciou tratativas com a Inglaterra para uma saída negociada para as Malvinas , eu acredito com grande chance de sucesso …. vejamos

Leandro Costa

Acho essencial para a Argentina normalizar de vez as relações com a Inglaterra e finalmente deixar isso para trás e voltarem à negociar seriamente.

Alecs

Um reconhecimento da soberania inglesa das ilhas e a divisão dos recursos da plataforma continental seria ótimo para os dois lados. A bravata de políticos corruptos só prejudica o povo argentino. A soberania inglesa das Falklands é fato consumado.

Leandro Costa

Eu concordo. Precisam entender que perderam qualquer tipo de propriedade, mesmo que argumentativa, sobre as ilhas quando usaram de via militar e perderam. Infelizmente o tópico é apenas utilizado para se ganhar apoio político interno na Argentina. Enquanto isso eles definham, perdem negócios, etc. É uma pena.

Fabio Mayer

Sim. E se há petróleo ali, porque não beneficiar-se dele? Um dos problemas de se ter uma área em conflito, é que seus limites e divisas ficam dificeis de controlar e sempre ha tensão militar. Normalizadas as relações ali, ingleses explorariam petroleo nas ilhas, argentinos na área de plataforma continental que lhes é de direito… e ambos poderiam ter negócios conjuntos e lucrativos com refino e distribuição a partir da própria Argentina.

Fabio Mayer

Se há petróleo naquel região, seria o melhor para os dois países. O Reino Unido (e os kelpers) se beneficiariam da extração, a Argentina teria liberdade de extrair em suas águas sem o receio de um conflito e, normalizadas as relações, provavelmente a Argentina receberia grandes investimentos em refino de petróleo, até porque é o país continental mais próximo.

Moriah

Precisam retirar a placa rodoviária em Paso de Los Libres…

Zehpedro

Fonte Arial, corpo 12

Victor

Sunak já foi categórico. “As Falklands são britânicas e isso não está mais em discussão”. Duvido muito Milei conseguir alguma coisa assim, em curto prazo

Renato B.

Eu duvido, soldados britânicos morreram para recuperar as ilhas o governo do Sunak não está num momento popular e me pergunto o que os argentino tem a oferecer numa negociação.

Fernando Vieira

O que você disse sobre os britânicos foi exatamente o que Galtieri disse antes de invadir as ilhas

Um Simples Brasileiro

Tudo foi previamente acordado. Foram convencidos pela diplomacia de Washington que era melhor ceder e deixar argies adquirirem umas poucas unidades made in USA que não representam praticamente nenhum risco efetivo para a Inglaterra, do que jogar los hermanos no colo dos chineses.

Martin

Você fala argies? Esse comentário é muito desrespeitoso. Como você se sente quando os europeios nos chamam de macaco e soltam bananas no campo de futebol? Está na hora de acordar

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tarcisio William Duarte

Não somente os europeu, quem adora chamar brasileiro de Macaco são os argentinos, teve até um presidente de lá que disse que eles vieram da Europa e nós da selva. Respeito é uma via de mão dupla.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

E como você se sente quando os torcedores do Boca Juniors e River Plate vem nos estádios de times brasileiros e imitam macacos em direção às torcidas brasileiras???

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Brandão

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES JÁ DEIXARAM AVISOS PARA VOLTAREM AO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM OS AVISOS E LEIAM AS REGRAS DO BLOG ANTES DE PRORROGAR UMA DISCUSSÃO QUE JÁ RECEBEU ADVERTÊNCIAS E SÓ VAI ATRAPALHAR O DEBATE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alecs

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES JÁ DEIXARAM AVISOS PARA VOLTAREM AO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM OS AVISOS E LEIAM AS REGRAS DO BLOG ANTES DE PRORROGAR UMA DISCUSSÃO QUE JÁ RECEBEU ADVERTÊNCIAS E SÓ VAI ATRAPALHAR O DEBATE.

NÃO INSISTAM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alecs

Acho que estava escrevendo enquanto postaram o pedido de voltar ao tema. Peço desculpas.

Last edited 2 meses atrás by Alecs
Leo Rezende

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES JÁ DEIXARAM DIVERSOS AVISOS PARA VOLTAREM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Um Simples Brasileiro

Existe até banda argentina chamada argies:
https://es.wikipedia.org/wiki/Argies
https://es.quora.com/Se-utiliza-Argie-en-Gran-Bretaña-como-término-peyorativo-para-referirse-a-los-argentinos (Podes ver aqui, que os próprios argentinos acham a palavra apenas provocativa e isso, na maioria das vezes apenas quando proferida por britânicos)

Mas, se me fiz entender de forma difusa. Fica meu pedido de perdão aos argentinos e demais eventuais ofendidos.Pensei que o uso da palavra seria entendido no contexto (visão britânica), e não por esse lado que você quis enfatizar. Mas, se não foi, desculpas pedidas, assunto encerrado e voltemos ao tema da matéria.
Paz.

Armando Eisele

Por isso mesmo, meu caro. Basta os INGLESES não vender as peças e nossos vizinhos estarão novsmente sem os dentes. Aliás, sucatas da Dinamarca , com 30 anos de uso, ÓBVIO que vão necessitar de miitas peças. O ocidente fede e esse Milei , fede igual a todo governo corrupto sob colonialismo dos EUA, Na minha sincera opinião.

Tomcat4,5

Com certeza chorando de rir de alegria e contentamento !!!!!rs

Bigliazzi

As Malvinas son… FALKLANDS!!!

Gerson Carvalho

O negocio foi acertado ainda no governo Fernadez, serão 32 caças no total autorizados pelo governo americano via FMS

Gerson Carvalho

Os EUA autorizaram a venda via FMS!

adriano Madureira

Boa sorte para eles,irão precisar…

Maurício.

F-16 da Dinamarca, já antigos, com aim-9l e aim-120b.
JF-17, caça novo, de fabrica, com pl-5 e pl-12.
No campo dos mísseis, acho que dá empate.
No campo do desempenho, o F-16 é melhor, mas as células são antigas, em tese o JF-17 leva a vantagem nos sistemas, por ser uma aeronave nova, e também em tese, teria uma vida útil maior. Mas, em se tratando de Argentina, só acredito depois que os caças estiverem com o cocar argentino, e olhe lá.

Fabio Araujo

Eu creio que o JF-17 pode usar também o PL-15!

Luís Henrique

Sim, o JF-17 seria a versão Block 3 com radar AESA.

Vitor Botafogo

Células antigas que vão voar pouco.

ElBryan

As informação são tão fracas que você só “acha”. Difícil apostar num avião chino-paquistanês. Eu fico imaginando o “pós-venda”, se nem a Rússia que é secular em aviação consegue ser boa nisso, imagina os imaturos Chineses e Paquistaneses. Não estou dizendo que o avião seja ruim, mas quem vai colocar a mão no fogo? Só compra avião oriental quem não pode comparar no ocidente, e isso já não é mais uma realidade para Argentina. Os operadores do JF-17 Thunder: Iraque, Myanmar, Nigéria, Paquistão.

Maurício.

Se eu fizesse uma afirmação, aposto que tu também ia reclamar, aí fica difícil. O Iraque não opera o JF-17, e o único que teve problemas com o caça foi Myanmar, mas Myanmar não tem pessoal qualificado para manter o caça, aí fica difícil. Nigéria e principalmente o Paquistão, estão gostando da aeronave, inclusive já participaram de combates reais. Agora, claro que seria uma aposta comprar um caça chinês, da mesma forma que é uma aposta comprar F-16 lá do início da década de 80! Quanto ao ocidente/oriente, se o operador não tiver dinheiro para manter, qualquer caça pode virar… Read more »

Carlos Campos

Novo e com problema estrutural falha de projeto

Maurício.

O Paquistão e a Nigéria ainda não reclamaram de problemas estruturais, Myanmar já reclamou, mas como eu disse, eles não tem pessoal qualificado para manter o caça. Afirmar que é uma falha de projeto, eu acho um exagero, dizem que o F-35 também pode apresentar problemas estruturais, dependendo da velocidade e altitude, aliás, todos os caças tem seus limites.

Carlos Campos

F35 tinha problemas de projeto também, mas o F35 é o melhor caça do mundo, já o JF 17 é caça 4g

Fish

Caças usados até o osso e com certeza virão bem capados.

adriano Madureira

com certeza, alguns misseis padrão nato, com alcance maior, não terão a mão…

e certamente os ingleses darão seu pitaco no leque de armas.

Fish

Com certeza, essa compra é mais por posição ideológica do Milei do que sendo lógico real efetividade.

Fernando "Nunão" De Martini

É bom sempre lembrar que as negociações da Força Aérea Argentina para a compra desses F-16 já ocorrem há anos, bem antes da posse de Milei, que foi há poucos meses.

Diego Tarses Cardoso

E a compra do JF-17 não era ideológica ? Se fosse ver a melhor compra seria o Gripen, mas o avião subiu no telhado.

Fish

Se esqueceu que os britânicos se opuseram a venda do Gripen para eles?

Um F-16 com seus 30 e poucos anos de uso, missões no Afeganistão, Líbia, Síria e Iraque, missões de patrulhamento no báltico, esses caças estão só o pó da rabiola, “aaah mas eles fizeram MLU” Isso não altera o fato que são aviões bem desgastados, fizeram uma recauchutagem e venderam pro primeiro besta que apareceu e pros britânicos não se opuserem a venda já diz muito.

E sim, JF-17 block III com tudo do melhor é bem superior aos F-16 referidos.

Renato B.

A questão não é simplesmente ideológica, mas política e a variável política influencia muito qualquer compra de armamento.

Akah-130

Sendo verdade ou não, a maior parte das compras de aviões no mundo é ideológica.

adriano Madureira

Oque esperar de alguém que recebe assessoria de seus cães?!

Emmanuel

Parabéns!
Poderão manter doutrina pelos próximos anos.
Mais sorte a AFA.

André Sávio Craveiro Bueno

AFA = Academia da Força Aérea (Brasil) ou Associacion del Futbol Argentino?

FAA: Fuerza Aerea Argentina

Emmanuel

Obrigado pela correção. Muito A junto.
kkkkkkk

Camargoer.

Quando uma magafaAFA pia, piam sete magafaguinhos.

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Zorann

ou FAA: Federal Aviation Administration?

lucena

Acredito que os F-16 dos chilenos sejam atualizados se comparados com esses que irão para a Argentina… a questão é … aqueles JF-17 que os chineses queriam vender para os argentinos … são mais avançados que estes F-16 da Dinamarca ?
.
Aliás… me admiro ..é o fato desses F-16 dinamarqueses não irem para a Ucrânia ?…será que os que vão para a Ucrânia …. são mais avançados que estes F-16 dinamarqueses ?

Fish

Eu tenho a absoluta certeza que esses F16 usados até o osso e desdentados são inferiores aos JF-17.

Fabio Araujo

Sim seriam a versão JF-17 Block III com radar AESA, algumas tecnologia embarcadas dos caças de 5ª geração e que pode usar os armamentos mais modernos de fabricação chinesa, mas os caças da versão anterior Block II tiveram problemas de estrutura que segundo os chineses foram resolvidas com materiais compostos.

Wilton Santos

Os EUA vão controlar o fornecimento dos mísseis e componentes sensíveis dos caças argentinos. Quando se compra armamentos de prateleiras, na verdade o país está se subordinando aos interesses dos fornecedores. Foi uma péssima opção para os argentinos. Caso optasse pelo caça chinês haveria a possibilidade de produzi-lo em território argentino.

JPonte

Quando os americanos olham hoje para a Aervow do Sul veem apenas a Argentina declarando se aliados dos americanos …. eles vão fazer lá large deles reequipando a Argentina palra afastar chinesa e russos da Patagônia e dos mares do Sul , uma frente a menos com o que ocupar se .

JPonte

” olham para a América do Sul … “

Talisson

Para frear a influência chinesa na AL os EUA empurram aviões velhos e em menor número do que os aviões novos chineses. Prova do desprezo que os americanos tem pelos povos dessa região. Há quem ache bonito. São tão inofensivos qur foram aprovados pelo maior interessado, o Reino Unido.

Last edited 2 meses atrás by Talisson
Santamariense

Era só os argentinos terem optado pelo avião chinês!!

KKce

Bonito seria a lascada Argentina pagar mais por meia dúzia de novos caças chineses? É cada uma. Estão comprando o que podem, e ainda me espanta estarem fazendo isso na situação econômica que estão.

Fabio Mayer

A escolha, se é que é efetiva, foi feita pelos argentinos. E já havia a negociação destes F-16 inclusive dentro do governo anterior, mais alinhado à China do que o atual. O problema é que a FAA éuma força ocidental, de doutrina ocidental, que sempre voou aeronaves de origem ocidental, e uma mudança radical de doutrina custa bem mais caro do que apenas adquirir aeronaves. Existe um problema financeiro grave na Argentina, de pouco adianta adquirir aeronaves novas, se o custo delas for proibitivo para um país em crise.

Camargoer.

Fábio. Lembre que até a FAB cogitou comprar aviões chineses no passado. Tudo depende do contexto.

Fabio Mayer

Não, o Brasil usou um suposto pedido de MIg-21 (chineses) para convencer os EUA a venderem mais F-5 usados.

Alecs

Cogitou sim, mas foi mais para pressionar os americanos a nos venderem do que para realmente comprar. Segundo matéria do Cel. Potengi, que inclusive foi até a China voar o F-7 (Mig-21) eram tratativas iniciais. O Brasil queria aviônica ocidental na aeronave. No fim compramos F-5 usados até o osso. Será que or argentinos não usaram da mesma tática que nós para comprar o que queriam com preço baixo e para pagar como podem?

Camargoer.

Não sei. Eu acho que avenda dos F16 para a Argentina está mais ligada ao esforço dos EUA viabilizar em a venda dia F35.

Se a Argentina não comprasse, os EUA comprariam no contexto da ajuda militar para a Ucrânia e enviariam os aviões para lá.

Mas é chute meu.

Não dá para saber o que os argentinos pensaram nem o que os americanos acertaram com a Dinamarca e com.a Argentina.

Nilo

Aos ucranianos os dinamaqueses irão fazer doação, ao argentinos que estão em situação economica lastimável irão vender, após emprestimos do FMI. Bom para Dinamarca bom para EUA.

Santamariense

Situações geopolíticas totalmente diferentes.

Fabio Araujo

Eu acho que o JF-17 seria a melhor opção pelo pacote de armamentos e pela tecnologia mais nova como por exemplo radar AESA e por ser um avião novo teria um tempo de vida muito superior, mas o problema é que o JF-17 é um avião novo que não é testado, as versões anteriores tinham falhas estruturais que dizem terem sido resolvidas nessa versão e é mais caro que o F-16.

Ivanmc

Infinitamente.

Dod

quantas horas de voo uma célula desse caça pode voar ?

Rinaldo Nery

Creio que 12 mil.

Kornet

5 a 10 anos?

Santamariense

Uma célula de caça voa, em tempos de paz, ao redor de 200/250 horas por ano, mais ou menos.

Gabriel BR

Uma Força Aérea Argentina plenamente operacional , é algo essencial para a segurança da América do Sul.

Antonio Palhares

Segurança da América do Sul ?

J-20

Aposta quanto que os hermanos vão dar para trás de novo

JPonte

Decisão acertada a da Argentina … permanece com equipamentos e doutrina conhecida com cadeia de suprimentos aciatavel para modelo de avião escolhido , moderniza para os padrões da América do Sul a sua força aérea .
Junto há também 04 aviões de patrulha marítima vindos da Noruega .
Depois virão os sistemas anti aéreos .
Milei fará o que se comprometeu , rearmará as FFAA argentinas com equipamentos de origem americana , israelense e europeia nesta ordem de prioridade .

Vitor Botafogo

Eu falei falei falei… pros EUA é uma imensa oportunidade de aproximar a Argentina. O Maior interessado na recuperação da Argentina são eles e a redução de influências Chino/Russas na região.

The Brazilian Gripen

Em pleno 2024 você aí achando que os EUA estão preocupados com a Argentina. Cara, pense um pouco. Isso é política-geopolítica! EUA fará aquilo que é e dá benefícios a eles e não o contrário.

Vitor Botafogo

politica geopolítica é jogo de interesses. cada um joga com seu. Esse é o mundo real. Qualquer outra coisa é utopia.

Camargoer.

Vitor. 21% das importações da Argentina vêm da China e 19% do Brasil. Os EUA vem em terceiro com 10%. Além disso, 16% das exportações da Argentina são para o Brasil, 8% para a China e depois 6% para os EUA. A Russia nem aparece entre os 20 maiores países exportadores ou importadores da Argentina. 80% das reservas cambiais da Argentina estão em moeda chinesa Os EUA teriam que fazer um enorme esforço para ampliar o seu comércio exterior com a Argentina. O problema é que a maior parte das exportações argentinas são milho, ração de soja e óleo de… Read more »

Luiz Eduardo

Embora correto, ração de soja é um termo muito NCM. O usual é farelo de soja ou “pellets” de soja (farelo peletizado), conforme o caso.

A Argentina também é um grande exportador de trigo, girassol, lácteos e carne bovina. No ano de 2022, exportou um volume de carne menor que o Brasil em tons, mas com um valor FOB superior.

Ou seja, a carne deles vale mais que a nossa (e a uruguaia mais que ambas).

Camargoer.

Olá Luiz. Obrigado pela correção.

Ainda que a Argentina exporte trigo e carne, estes produtos se tornaram menores na balança comercial comparadas ao milho, soja (farelo e óleo).

No passado foram significativos na balança, agora representam bem pouco. A maior parte acaba abastecendo o mercafo interno.

Vitor Botafogo

“80% das reservas camais estão em moeda chinesa” . Por isso estão na pindaiba e tentando se livrar dela.
A tatica chinesa é comprar sua alma pra te fazer de escravo e agora eles estão tentando se livrar da escravidão.

Camargoer.

Não. A Chin, junto com o Brasil, é a maior parceira comercial da Argentina. Por isso, a Argentina tem reservas de moeda chinesa. Como a Argentina vem usando seus dólares para quitar seus créditos com agências financeiras e para suprir o mercado interno, as reservas em dólares estão sendo usadas a uma taxa maior que a de reposição… Por isso a fração de moeda chinesa aumentou e a de dar diminuiu em um contexto n ok qual as reservas como um tido estai caindo mês a mês.

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Robson Rocha

Se ingleses se opuseram a venda de LIFTs FA-50 coreanos e até de obsoletos Mirage F1 espanhóis, é de se supor que esses F-16 venham sem uma capacidade BVR efetiva e, mesmo que possam vir configurados para tal, não quer dizer que os EUA venderão AAMRAM para os argentinos.

Luís Henrique

Foi divulgado que a Argentina só consideraria o F-16 caso já tivesse autorização para adquirir AMRAAM moderno e outros mísseis, caso contrário a opção seria descartada.
Então acredito que virão novos AIM-120C7, talvez neguem o C8.

Fábio CDC

Acredito que o C7 não vem de forma alguma. Sou da opinião de que será no máximo o “B”.

Luís Henrique

o B não é produzido há muito tempo.
Acho que só produzem C7 e C8, talvez ainda produzam o C5.

O C8 possui cerca de 160 km de alcance, contra 110 km do C7.
O Reino Unido possui Meteor com 200 km de alcance e AIM-120C8. Então o C7 já seria um certo “downgrad”.

Para oferecer AIM-120B teriam que pegar o estoque sueco que está sendo substituído por novos C8 ou achar em algum lugar, kkk.

Maurício.

“Para oferecer AIM-120B teriam que pegar o estoque sueco que está sendo substituído por novos C8 ou achar em algum lugar, kkk.”

Se eu não me engano, a versão B é justamente a versão que a Dinamarca usa, fazendo dupla com o aim-9L.

Fabio Araujo

O C-7 para o cenário sulamericano é suficiente, e não seria tão perigoso quanto o C8 para os ingleses!

Bardini

A Força Aérea Argentina quer o F-16, pois é uma escolha racional, em um cenário onde não existe a possibildiade financeira de adquirir o Rafale, por exemplo. . O F-16 funciona. . Eles precisam manter pilotos, conhecimentos e os demais envolvidos dentro da estrutura das operações de aeronaves supersônicas. Além disto, necessitam destes caças para implementar suas capacidades de combate BVR e ataque com bombas guiadas. Dentro disto, o F-16, via apoio americano, entrega tal capacidade aliado a possibilidade de instrução no curto prazo, sem um profundo choque cultural para o pessoal daquela força. . A questão se trata de… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bardini
Paulo Sollo

O grande problema é que especialistas das Forças Aéreas envolvidas dizem que estas plataformas só duram mais 10 anos. É um tempo relativamente curto para se alcançar uma expertise alta em uma série de doutrinas operacionais. Portanto deverá haver uma continuidade. E esta continuidade será consequência da situação econômica na qual estará a Argentina, não apenas ao longo dos 10 anos para lhes proporcionar uma operação proveitosa da plataforma, como também para substituí-las, ou por novos jatos usados ou quem sabe novos. Uma das vantagens dos, JF-17 Block 3 é que, além da tecnologia embarcada mais moderna, armas mais capazes… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Paulo Sollo
Fabio Mayer

Quantas vezes se falou que as plataformas F-5 durariam somente mais 5 ou 10 anos? Isso é uma variável, não se conta apenas em dias e meses…

Willber Rodrigues

“O grande problema é que especialistas das Forças Aéreas envolvidas dizem que estas plataformas só duram mais 10 anos. ”

Considerando-se que dificilmente esses caças voarão na Argentina mais do que 150h/ano, esses caças duram 15 anos tranquilo por lá.
Ora, quantos anos, em média, os F-5 da FAB tem? Se a manutenção é cuidadosa e feita em dia, duram décadas tranquilamente.
O fato de ter peças de F-16 em abundância pelo mundo só ajuda nisso.

Paulo Sollo

Não é só questão de peças em abundância. As células chegam a um ponto de desgaste por stress que não suporta mais os esforços. E os motores idem. E não vale a pena como novos motores para celulas que daqui a 10 anos terão 50 anos fe uso.

Bardini

A Força Aérea Argentina analisou aeronave por aeronave e mapeou o que lhes interessa: os Block 15. Estes caças estão em boas condições e foram bem mantidos. Existem caças dentre os avaliados, que tem quase metade do seu tempo de vida útil, que é medido em horas de vôo dentro de parâmetros estabelecidos, não em anos de existência. . A Força Aérea Argentina poderá ter até 20 anos de operações com estes caças. Basta olhar para país ao lado e ver o que a Força Aérea do Chile é capaz de executar com o que tem e teve em mãos…… Read more »

Alecs

“e o JF-17 Block III fosse tudo o que inventam ou imaginam por aí, o Paquistão simplesmente não teria adquirido J-10 CE. Simples assim.” Colocação perfeita! Se comparar um F-16 Bock 70 e um JF-17 Block III da até dó do caça sino-paquistanês. Claro que o valor do F-16 é mais alto, mas perguntem aos usuários de F-16 se eles trocariam por JF-17 Block III?

Luís Henrique

Concordo. Acho que por U$ 300 mi e ainda os EUA pagando 15% (U$ 45 mi) e financiando tudo. Ficou barato. A proposta chinesa se não me engano era para apenas 12 JF-17 e não 34 como está surgindo em algumas mídias… 12 JF-17 por mais de U$ 600 mi. A Argentina pagará U$ 600 mi mas terá 24 caças, o dobro e mísseis modernos. Também algumas mídias estão divulgando que os F-16 serão capados. Eu já havia lido que os argentinos só considerariam os F-16 caso tivessem a aprovação dos EUA de compra de mísseis modernos como os AIM-120,… Read more »

Maurício.

“Por fim, se o JF-17 Block III fosse tudo o que inventam ou imaginam por aí, o Paquistão simplesmente não teria adquirido J-10 CE. Simples assim.”

Também não é assim, o F-16 e o J-10, o Paquistão pode considerar como seus “Hi”, e o JF-17 como seu “Low”. A usaf tem F-35 e está querendo mais de 100 F-15EX, pela lógica, se o F-35 fosse tudo isso, a usaf não estaria adquirindo o F-15, né?

Mig25

“O único vetor realmente superior a estes F-16, na América do Sul, é o Gripen…” Você acha esses F16 superiores aos Sukoys venezuelanos?

Clésio Luiz

Já vi essa novela antes. Só acredito depois que a primeira aeronave estiver fazendo o tradicional rasante em solo argentino.

Nemo

Concordo, Clesio. A Argentina está vendendo o almoço para pagar o jantar.

Paulo

Vão comprar sucata p (literalmente) inglês ver, nada mais.

Willber Rodrigues

Por um lado, serão caças com já 40 anos nas costas, com vida útil limitada. Tambem não terão acesso ao código-fonte, coisa que a FAA queria. Por outro lado, considerando-se a falta de grana da FAA, dificilmente esses caças voarão mais que 200 h/ano, então, em mãos hermanas, vão durar muito. São caças com um amplo estoque de peças pelo mundo, voar ele pelas próximas décadas não será problema. A FAA conseguiu um bom pacote de armamentos. E a FAA finalmente terá um caça de 4° geração, pra ajudá-los a entrar no sec. XXI. De minha parte, desejo sorte a… Read more »

Marcelo

Nenhuma novidade nesse anúncio,todos já sabem que o milei está la para defender o interesse americano e tirar dos chineses uma fatia do mercado argentino e entregar para as empresas americana.

SmokingSnake 🐍

O que todos sabem é que o governo anterior estava lá para entregar a Argentina para a China, até parte da território argentino eles deram para a China o que é um absurdo total.

Renato B.

O cara conversa com o fantasma de um cachorro, ninguém gosta de aliado doido, mas qualquer um dos lados sabe que é preciso negociar com quem está na cadeira. E os EUA não vão perder uma oportunidade dada de graça.

Camargoer.

Milei criou um personagem que funcionou na construção de sua candidatura. Claro que ele sabe que tudo isso é uma tolice. È Jãnio Quadros que comia um lanche de mortadela após o comício na presença de eleitores e jornalistas, ou comer franco com farofa….

Manuel

O personagem dele está sendo é bem realista, vários cortes na economia. Vamos ver até aonde vai o tal personagem.

Camargoer.

Manuel. Como disse, o “maluco” que tem vocabulário chulo, que fala com fantasmas e revira os olhos nas entrevistas é um personagem. Funciona bem para se colocar como “antissistema”. Em eleições nas quais há um movimento de mudança, costumam dar certo, A lista deles é loga… apenas para ilustrar, o Brasil teve Jânio Quadros (e outros). Trump é outro exemplo (não fala com cachorros nem fantasmas, mas ocupa as manchetes por meio de declarações polêmicas). Berlusconi na Itália, foi outro. Uma vez empossado, estes políticos tẽm duas alternativas. 1) manter o personagem (psicologia comportamental) ou 2) assumir o personagem limpinho… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Santamariense

Em matéria de bizarrices, além do Milei tem o Maduro, que jura de pés juntos que Chavez apareceu para ele na forma de um passarinho e o abençoou. Maluquices tem em todos os lugares e em todas as ideologias.

Rinaldo Nery

Biden cumprimenta fantasmas…

Leandro Costa

O Biden basicamente é um fantasma, ou múmia hehehehe

Camargoer.

Biden está velho, mas isso não é necessariamente ruim. Foi senador por muitos anos, vice-presidente de Obama e presidente por um mandato. Tem bastante experiência e é um político hábil. Por outro lado, parece ter uma visão geopolítica baseada na Guerra Fria, talvez por ter presidido a Comissão de Relaçẽos Exteriores do Senado por muitos anos. Creio que os EUA perderam a oportunidade de tornar Kamala Harris a candidata democrata para esta eleição. Ela fez um mandato discreto, talvez esperando ser indicada para mais um mandato de vice-presidente, visando a eleição de 2028, ou eventualmente assumir a presidência no lugar… Read more »

Fabio Mayer

Da mesma forma com que o governo anterior, progressista, queria vender o país para a China e suas empresas, né?

Akah-130

Ser capacho dos EUA é ruim, é malvado, é feio. Ser capacho da China é lindo, maravilhoso e perfeito. É isso? A única vantagem dos EUA aqui é vender um avião deles e ganharem uma graninha com isso.

guest

Considerando as implicações disso para o acordo de swap cambial com a China e a situação política do governo (e econômico-social do país), esses caças começam atirando em direção a própria Argentina, sobrando até umas balas perdidas na Casa Rosada.

adriano Madureira

A Argentina pretendia comprar o FA-50 Fighting Eagle da República da Coreia. Porém, essa intenção foi vetada pelo Reino Unido, que detém os direitos sobre os componentes da aeronave.

Vetaram as aeronaves sul coreanas, mas como os falcons são sucata de quase quarenta anos, claro que o reino unido não faz oposição.

Quanto aos armamentos:

A requisição do armamento foi devidamente submetida à administração dos EUA, aderindo estritamente às estipulações mínimas necessárias para o seu avanço para um sistema de armas de dissuasão completo.

Um Simples Brasileiro

Milei esnobando mesmo a China…

Yoham

Algumas considerações precisam ser levadas. Primeiro, essa ficção de pós venda negativa da China é inexistente. Uma condição reproduzida nós fóruns militares por puro preconceito originário por questões ideológicas. Segundo, as compras militares, em mais de 50% dos países, objetivam a dissuasão militar, pois os equipamentos são comprados em tempos de paz. Bom lembrar que, para Argentina, em sua condição paupérrima, se fosse para desfalcar os cofres do Estado para uma compra tão importante, deveria apostar nos chineses, tanto pela qualidade e durabilidade dos jatos, como pela relação estratégica, pois os países africanos estão se dando melhor com os chinas,… Read more »

Leo Rezende

Oligarcas africanos ,esses sim,estão se dando melhor ao trocar de dono ao aceitarem a presença chinesa no continente. A China então, nem se fala.
Mas para a massa populacional,a coleira é a mesma…para esses,o quê mudou?

Fabio Mayer

Desculpe, mas essa história de “perder soberania” porque adquire aeronaves dos EUA, no lugar de produtos chineses ou russos é uma besteira! Se puder e for do seu interesse, a China, por meio de suas empresas ou agencias governamentais compra países inteiros por meio da administração de portos, ferrovias, companhias elétricas e de saneamento, ja que é um país adepto do chamado “capitalismo de Estado”, que significa que pode haver o controle por empresas, mas o tacão é do governo chinês. E queriam fazer isto na Argentina, inclusive falou-se que se nosso vizinho tivesse interesse em materiais militares chineses, poderia… Read more »

Akah-130

que traduzem em pressão diplomática, perda da soberania, dependência econômica e horizontes incertos”

Tá ligado que o mesmo ocorre nesses países africanos, mas quem faz essa pressão são os Chineses né? Os chinas são tão imperialistas quanto os ianques, nem vem. Se for para jogar o argumento de “não ser capacho” então deveria pensar em não ser favorável a China também.

Sincero Brasileiro da Silva

Que os Block 25 cheguem logo! Parabéns Milei!

Sincero Brasileiro da Silva

As próximas compras podem ser 9 F-18 Hornet e 12 AH-1 Cobra. Parabéns Milei!

Jose Pereira

Milei precisa das forças armadas ao seu favor se quiser mudar a Argentina.
E com certeza não para por ai as aquisições argentinas.
via fms sem restrição dos britânicos…teremos muitas novidades.
Será que o guarani tem chances de emplacar uma venda para a Argentina ? parece que o motor é fabricado lá…

Sandro Silva

Um bando de aviões velhos. Deixaram de comprar aviões novos, para comprar aviões de final de vida.e ainda ter dificuldades com a China, parceiro econômico deles.
Isso que e burrices.

Bueno

O Ano começou bem movimentado com muitas vendas de Caças novos e Usados!! F-16 Novos para a Turquia e manutenção da sua atual Frota F-16C/D Block 70 para Jordânia F-35 para Grécia F-35 para República Tcheca F35I e F-15IA possibilidade de mais compra por Israel Eurofighter : Arábia Saudita mais proximo de fechas compra e acredito que vão comprar um lote de Rafale também Gripen F (…,…,…,) Aguardando pedido de um 2º lote/ adendo de contratual do Brasil para 10,12 ou 14 … Aeronaves?? F-16 usados venda para Argentina. F-16 usados doados para Ucrania e Colombia.. será que anuncia uma… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Bueno

Faltou ai o Novo lote de Rafales para a Índia , para mobília seu porta avioes

Bispo

País quebrado colocando geopolítica e ideologia na frente da realidade econômica, já vimos isso.

Akah-130

Sim. Vimos com o governo anterior deles abrindo as pernas para a China.

Antonio Palhares

Do ponto de vista prático. Seria melhor aos falidos Argentinos. Se os Estados Unidos lhes comprassem mais produtos. Ao invés de fazerem média vendendo sucatas subtraindo deles as minguadas reservas de dólar.

Fernando "Nunão" De Martini

Basta negociar. Em dezembro o novo governo argentino liberou as exportações de petróleo que o governo anterior havia estabelecido restrições. Os Estados Unidos são grandes importadores de petróleo, basta negociarem uma cota de importação pelos EUA de petróleo argentino, condizente com o valor da importação dos caças e demais equipamentos e serviços pela Argentina, e a coisa se equilibra. Isso pode incluir também a Dinamarca, que faz parte do negócio e tem, entre os produtos que importa, combustíveis e veículos (itens que a Argentina produz). Evidentemente tudo isso dependeria da Argentina produzir esses itens na quantidade requerida, sem prejudicar seu… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Claro que tudo pode ser negociado. Essa é a essência da diplomacia.

Apenas é importante lembrar que as vendas por FMS governo-governo não envolvem contrapartidas comerciais.

Isso precisa ser negociado á parte

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, estou falando da negociação política à parte, não de colocar isso no contrato ou num anexo de contrato.

Camargoer.

Sim. Achei importante enfatizar este ponto. De vez em quando, ainda há quem confunda o FMS com algum tipo de financiamento ou mesmo uma venda subsidiada.

Como é um acordo governo-governo, até pode haver uma redução do valor de fábrica, ou como acontece com Israel, o abatimento do valor da ajuda militar.

No caso do Fx2, por outro lado, foi um financiamento com um banco de fomento sueco e foram firmados vários programas de compensação no valor superior ao que seria pago pelo Brasil no contrato.

Carvalho2008

Não sei se foi uma decisão boa….avião por avião não é a questão….

Os chineses vai embargar alguma coisa….e os argentinos deviam ou devem cobrar uma compensação americana por isto….do contrario, sai caro….os EUA, se desejam fretar a China, devem fazer muito mais que isto….

Manuel

China vai embargar porque? Argentina era obrigada a comprar da China? Não viaja. Tudo são negócios.

Carvalho2008

Eles até o momento, estão financiando crédito contra a crise Argentina. Já ameaçaram suspender quando Milei falou mal da China….

Argentinos deveriam ter pedido garantias de empréstimo dos EUA, pois estão correndo este risco sim.

Como disse o amigo, são negócios e neste caso….mais que isto…política de geoestrategia…

Last edited 2 meses atrás by carvalho2008
Camargoer.

Olá Carvalho. Milei faz um jogo duplo. Ao mesmo tempo que critica a China, do outro mantém o comércio com a China e busca o apoio deles para fechar os pagamentos externos.

Isso é bem parecido com o que os EUA faziam criticando a Venezuela e mantendo as importações de petróleo.

Camargoer.

Olá Carvalho. Eu não acredito que a China vá “embargar” a Argentina. Os chineses exportam muitos bens industrializados para a Argentina e importam bastante milho e soja. A demanda por alimentos na China continua grande. Por outro lado, o banco central da China pode suspender as operações de swap… mas isso só teria efeito como pressão para que a Argentina fechasse o acordo com os chineses. Eu não sei qual efeito prático teria a suspensão do swap agora… Uma possibilidade, é a China reduzir as compras da Argentina e substituir por outros fornecedores como o Brasil. Isso ocorreria de forma… Read more »

Carvalho2008

Não se esqueça que tal como o Brasil foi opção a Austrália, também por sua capa idade produtiva, é opção a Argentina nos joguinhos de chantagem tão comuns…

Camargoer.

Sim. Vocẽ tem razão.

Acho que o fator “Milei” pesou mais na suspensão do swap do que a opção pelso F16 usados

O Brasil, por outro lado, fez uma escolha diferente. Apoiou o empréstido do CAF mas disse que o fazia em respeito ao povo argentino.

Os dois países deram recados claros para a diplomacia argentina.

Aliás, parece que deu resultado. MIlei baixou a bola em relação ao Brasil e à China.

BraZil

kkkk nossa senhora. Tem umas explosões de ódio gratuito aqui, que vc fica pasmo. Pior é imaginar o cara que digitou certas coisas, atrás do teclado, com aquela expressão de ódio no rosto e quase babando…e na maioria das vezes é agressão gratuita. É tão estranho que é engraçado…

Leonardo M.

Argentina vai precisar canibalizar 12 avioes para manter os outros 12 voando. Simplesmente pq não deve ser fácil achar peças de um aviao de mais de 35 anos de idade.

Lembrando que o F-16 que estão comprando não é o mesmo que sai hoje da fabrica da LM. Outro motor, peças, eletronica embarcada, etc

É como comprar um Opala
É bonito? Sim
Mas para trabalhar com ele todo dia vai te dar muito problema de manutenção

Tutu

Podem não ser iguais aos novos de fábrica, mas são aos mais de 500 no deserto, peças não serão um problema.

Leonardo M.

Se eles tiverem pilotos + combustível pra isso kkkkkk

Vão ter no máximo 3 esquadroes e vão colocar em Buenos aires para desfile aereo.
Até os A-4 deles são melhorzinhos que esses F-16 depenados

Luís Henrique

Virão com mísseis AIM-120.
O comandante dele já deu entrevistas que só considerariam os F-16 caso as armas modernas estivessem inclusas na proposta.
Pesquise um pouco antes de ficar criticando.

Luís Henrique

Vão pagar U$ 300 mi nos aviões e outros U$ 300 mi em equipamentos, sensores, armamentos, pacote logístico, etc.

O F-16 ainda é operado em dezenas de países. Não vejo esse tipo de problema.
Acho que tudo que os dinamarqueses tinham para opera-los, será transferido para os argentinos.

Leonardo M.

Por essa grana de US$600 milhoes eu acredito que valeria a pena ter conversado com o Catar e pego 12 Mirages 2000-5 mais novos que esses F-16

Eles teriam um caça ai para pelo menos + 18-20 anos e avioes atualizados e com uma boa célula para usar a vontade.

Luís Henrique

O Catar havia vendido por U$ 800 mi. Ou seja, 12 M2000-5 por U$ 800 mi da uma média de U$ 66,66 mi cada. A Argentina está adquirindo 24 F-16 por U$ 300 mi e os EUA ainda se comprometeram a arcar com 15% dos custos. Ou seja, os argentinos vão pagar cerca de U$ 255 mi e ainda com financiamento norte-americano. Uma média de U$ 10,6 mi cada. Os outros U$ 300 mi se referem à armamentos e outras coisas. Não sei se na proposta dos M2000 se armamentos estavam incluídos ou teriam que ser adquiridos à parte. Estes… Read more »

Wilson

Algumas fontes afirmam que eletrônica e armas virão dos EUA. Se optarem por AN/APG-83 Junto com AIM-120 C7 se colocam no mesmo patamar dos F-39, por uma fração do preço que a FAB esta pagando. O grande problema é a vida útil reduzida das células, a FAA precisaria usar estes como um “tampão de alta qualidade” enquanto busca alternativas. Se não fizer isso volta a estaca zero (pior que hoje) em um prazo de 10 ou 15 anos. Mas em se tratando de Argentina anuncio de compra é uma possibilidade muito diferente de avião operando.

Fabio Araujo

Não creio que coloquem um radar mais novo, o radar dele já tem um bom alcance e é semelhante em capacidade aos radares dos F-16 chilenos, os americanos costumam deixar vizinhos com que usem seus equipamentos com capacidades semelhantes.

Tomcat4,5

Assim se aprende a trocar 34 novinhos JF-17 por 34,pera não, 24 velhinhos e desdentados F-16. Como diria o Chaves;

Que burro dá zero pra ele !!!rs

Dr. Mundico

Sugiro consultar o preço e condições de financiamento de 34 JF-17 e o valor fechado por esses 24 F-16. Para quem está a beira da bancarrota, restam poucas opções.

Luís Henrique

A proposta chinesa era para 12 JF-17 e por cerca de U$ 660 mi.

BraZil

TÁ TÁ TÁ TÁ certinho

Nilton L Junior

Para quem não tem nada até teco-teco novo serve.

Dr. Mundico

Reza a lenda que o governo argentino pesquisou até preço de drones no Aliexpress. Não deixa de ser uma boa notícia.

Last edited 2 meses atrás by Dr. Mundico
Bigliazzi

Sinais de inteligencia no territorio Argentino comecam a ser detectados. Segue o jogo.

Abner

Interessante no fim do dia foram de F16. Vão receber algum tipo de atualização para versões recentes?

Porém como será a reação da população Argentina sobre a compra?

Estando com uma situação financeira péssima.

Não quero criar qualquer discussão política com esse comentário.

Camargoer.

Olá Abner. Pelo que lembro, estes F16 receberam uma modernização de meia-vida.

Sobre a reação da população argentina, é o ponto que eu tenho colocado.

Tem gente que acha isso mileinofobia… uma tolice.

Abner

Interessante já não precisa de atualização pelo visto.

Porém como comentou a questão da reação que é um ponto Interessante.

Sei que a Argentina precisa de um caça e tudo, porém a situação financeira é tipo entre a espada e a cruz.

Camargoer.

Olá Abner. Acho que todos sabemos, inclusive os argentinos, da necessidade de reequipar a sua força aérea, tanto que há anos eles têm negociado com diversos países uma possível aquisição de caças. A gente sabe do interesse dos argentinos nestes F16 há mais ou menos dois anos (ou até mais).

Não há novidade nisso.

O meu interesse é sobre a reação da população argentina.

Talvez o mais importante exemplo de uma reação explosiva da população de Caracas. Após uma série de apertos econômicos, bastou um novo ajuste dos preços dos combustíveis para deflagrar uma crise que resultou em várias mortes.

Francisco AMX

Se vier com AMRAM C7 o F-16 FAA não terá muita desvantagem frente ao Gripen E. A perda maior fica no principal sensor, o RADAR AESA. Mas em alguns pontos, leva clara vantagem…payload e autonomia sem revo, além de combate aproximado com canhão… ou seja, nada garante 100% a supremacia do Gripen… em combate vai depender das circunstâncias e dos pilotos… Agora ao analisar os gastos… 2 Gripens tem o mesmo preço do que os 24 F-16 Argentinos… Na minha opinião não valem por 4 em termos efetivos.

Luís Henrique

Caro Francisco, o AIM-120 C7 possui alcance de cerca de 110 km. O Meteor estimam em cerca de 200 km. O radar do Gripen E AESA e com rotação mecânica para ampliar o angulo de varredura é muito superior ao radar mecânico fixo do F-16. O Gripen E também possui sistema IRST e um sistema de guerra eletrônica muito avançado e moderno, bem superior ao do F-16C. Até na questão de combate aproximado com canhão que é algo meio fora do normal, o Gripen E é mais manobrável que o F-16. O F-16C carrega um máximo de 7.700 kg de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“O F-16C carrega um máximo de 7.700 kg de armas em 9 pilones externos, o Gripen E carrega 7.200 kg de armas em 9 pilones.” Só um reparo: isso é a capacidade dos pilones, que geralmente têm capacidade nominal e unitária superior, quando somados, ao que o MTOW (peso máximo de decolagem) permite. Isso é assim para que haja maior flexibilidade ao compor armamentos e tanques externos nos pilones. A capacidade real de cargas externas varia conforme o combustível interno esteja também no máximo, e é limitada pelo MTOW. Isso é um fator limitante para praticamente todos os caças existentes,… Read more »

Luís Henrique

Exato, bem explicado. O Gripen C que carregava bem menos combustível em relação ao F-16C. Já o Gripen E leva mais combustível interno e possui motor menos potente e mais econômico. Lembrando que o F-16 possui 11 pontos externos mas 2 são usados exclusivamente para sensores, sobrando 9 para armas e o Gripen E possui 10, porém com 1 exclusivo para sensores. Então ainda que possa ter uma pequena diferença de peso, o número de mísseis deverá ser o mesmo. Quando o F-16 precisar de tanques externos e o Gripen E não por ser mais econômico e levar mais combustível… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Luís Henrique
Sergio

O Brasil adquirindo o gripen e o Chile bem equipado ali ao lado era natural que cedo ou tarde, os donos desta imensa fazenda, denominada América Latina, homiziados em Washington-DC, chegassem a acordo com a pátria mãe e permitissem a compra pelos argentinos.

Manter o equilíbrio sem que possam de fato lutar uma ” guerra quente”.

E disse o velho Eisenhower. lá nos anos 50…

RRN

O dinheiro argentino sendo usado de forma correta em décadas.

Guizmo

1) Ainda tenho minhas dúvidas se esse negócio será concretizado. A dependência chinesa é muito grande, pode piorar a situação deles. 2) To lendo vários comentarios, incluindo bronca dos editores, sobre usar a expressão “Argie”. Fique sabendo hoje que é perjorativo…..que coisa. Aussi em referencia a australianos tbm é proibido agora? RESPOSTA DOS EDITORES: A QUESTÃO NÃO É A DISCUSSÃO SOBRE QUE TERMOS SÃO OU NÃO PEJORATIVOS OU “PROIBIDOS” NA OPINIÃO DESTE OU DAQUELE COMENTARISTA, MAS O QUANTO A INSISTÊNCIA NO USO DESSES TERMOS, E AS DISCUSSÕES QUE GERAM, DESVIAM TOTALMENTE O DEBATE DOS TEMAS DE DEFESA E LEVAM APENAS… Read more »

Fabio Mayer

A China é um país paupérrimo em recursos alimentares, sem contar que tem que alimentar 1,3 bilhões de pessoas. Ela não abrirá mão de negociar com a Argentina, que é grande produtora de alimentos. Ademais,em contrário do que muita gente pensa, os chineses não perdem negócio algum por problemas ideológicos, coisa que faz deles ricos, enquanto faz dos ideólogos países pobres…

Camargoer.

Caro. Isso depende de quanto alimento é comprado da Argentina e se existem outros países que podem fornecer a mesma quantidade. Por exemplo, a Argentina exporta US$ 1,8 bilhao em soja para a China, enquanto o Brasil exporta US$ 24 bilhões em soja para a China.

Marcos Silva

Por mim não vejo problema em chamar os hermanos de argies. Aussie,kiwi,tomie e poilus em nada ofende australianos,neo-zelandese, ingleses e franceses.
Lembro de uma expressão idiota que usam,menos hoje em dia,pra rotular quem supostamente”torce” pros norte-americanos: fanboy. Nunca li nada de alguém repreender quem usava esse “rótulo”.

RESPOSTA DOS EDITORES: SE VOCÊ NÃO TEM LIDO “FANBOY” NOS COMENTÁRIOS RECENTES É PORQUE A PALAVRA É APAGADA PELOS EDITORES E OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS SÃO ADVERTIDOS PARA NÃO ROTULAREM OS DEMAIS.

Alex Prado

As opções chinesas eram novas com sistemas atualizados e sensores sem restrições e os mísseis seriam conforme a necessidade da Argentina, mas cada um sabe o que faz.

Douglas Rodrigues

Muitos falam mal da escolha, eu já acho que é o melhor que tem pra eles na atual conjectura… Não é um caça novo, não é um caça ultra-moderno, mas vai ajudar a colocar a FAA no século XXI em termos de tecnologia, ainda mais com a ajuda financeira que os americanos darão – pois serão U$300mi pelos caças e mais U$300mi pela aviônica, eletrônica e armamento, com 15% disso sendo pago pelos americanos. Em troca, os EUA continuam afastando interesses chineses por essas bandas (ou acham que os chineses querem apenas dinheiro?). A compra de caça não é como… Read more »

Ivanmc

Escapou de virar sucata retorcida na Ucrânia e de quebra a Dinamarca leva uma grana.

Camargoer.

Olá Ivan. Também acho que está venda está relacionada com a compra dos F35. A Dinamarca precisava desovar os F16 antigos.

Ivanmc

Saudações, Camargoer, disseste bem. Com certeza, convenientemente se coaduna com o F-35, essa venda dos falcões para Argentina.

Last edited 2 meses atrás by Ivanmc
Camargoer.

Nesta caso, a planilha é curiosa. Os EUA tem um valor reservado para ajuda á Ucrânia, que cobre os gastos de transferência dos aviões para lá, mas não tenho certeza se isso inclui algum pagamento para a Dinamarca. Por outro lado, a venda dos aviões para a Argentina, via FMS, é um contrato governo-governo entre os EUA e a Argentina, mas os recursos vão acabar nos cofres da Dinamarca. Dos dois modos, a Dinamarca desova os F16 antigos, abrindo espaço para os 27 F35 adquiridos por cerca de US$ 2,2 bilhões (via FMS). Na prática, a venda dos aviões para… Read more »

Eduardo

Agora é esperar eles começarem a operar na argentina e ver os vídeos dos pilotos aparando a grama na beira da pista, eles são os melhores nesta modalidade!