Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390, totalizando quatro aeronaves

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. Nesta segunda-feira (09/10), uma aeronave KC-30 pousou em Roma (Itália) às 07h50min (horário local, 02h50min horário de Brasília), proveniente de Natal (RN). O voo teve a duração de 09 horas.

O destino da aeronave é Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. O primeiro voo de volta ao Brasil deve acontecer na terça-feira (10/10), sendo que a decolagem da cidade israelense está prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h, horário de Brasília).

Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium.

Segunda aeronave da FAB decola para Israel nesta segunda-feira (09/10)

A segunda aeronave KC-30, que decolou de Brasília (DF) nesta segunda-feira (09/10) às 16h20 (horário local), para repatriar brasileiros em Israel, também transportou cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate.

O Comandante deste segundo KC-30, Major Aviador Rafael de Oliveira Bertholdo, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, comentou sobre a missão. “É uma grande responsabilidade para a nossa tripulação. Além disso, essa ajuda humanitária comprova também a característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea, pois foi possível preparar as aeronaves e coordenar a missão em um curto espaço de tempo. Fica nítida a real necessidade de nosso país possuir aeronaves desse porte. O KC-30 tem como uma das principais características a capacidade de transportar um grande número de pessoas, com segurança, para longas distâncias. Assim, essa é uma missão real de utilização do poder aéreo em tempo de guerra”, destacou.

A previsão é que a primeira aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10), a 1h da manhã (horário de Brasília).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre a importância da missão. “Quando falamos em reintegrar pessoas, estamos falando também de um objeto ligado a soberania. A reintegração nacional é uma missão característica da Força Aérea e nos sentimos muito orgulhosos de cooperar neste momento difícil”, pontuou o Oficial-General.

KC-30

Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB aumentou sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também é capaz de realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para inúmeros pacientes.

O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave ao Esquadrão Corsário resultará em um significativo incremento na eficiência operacional da FAB em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Ramon

Toda vez que que sugerirem o corte no número de aeronaves principalmente as de transporte é dever do cidadão brasileiro encher a caixa de email dos políticos e militares com notícias assim, nesses últimos anos foram inúmeras as missões de repatriação, deveríamos ter ao menos umas 4 aeronaves tipo KC-30 e que todas as encomendas de kC-390 sejam mantidas, Brasil precisa ter capacidade de atender todas as emergências nacionais e internacionais.

Allan Lemos

Isso é o que dá viver em um país que adota uma cultura pacifista, a sociedade fica acomodada, apática e fraca.

Você acha mesmo que o brasileiro médio dá a mínima para aeronaves militares? Ainda mais aquelas que, na visão de muitos, “não serve para nada” já que não soltam mísseis ou bombas.

E no máximo vocé vai achar uns 10% da população que saiba a diferença entre transporte tático e estratégico.

Quem tem a obrigação de fazer o que sugeriu é a própria FAB, mas ela faz o oposto.

Matheus R

10%?
0,0 alguma coisa %.

Camargoer.

Vocẽ acha que os suiços são acomodados, apáticos e fracos?

Allan Lemos

Depende, se for os suiços da Baixa Idade Média, que possuiam uma das melhores, se não a melhor infantaria da Europa, então, não, mas se for os de hoje em dia são sim, felizmente para eles, são protegidos pelo terreno e pela já muito consolidada neutralidade.

Camargoer.

Depende. Neste mesmo período, os povos nativos que viviam no Brasil estavam em permanente estado de guerra contra outras tribos, inclusive alguma com hábitos antropofágicos.

Santamariense

Eu não concordo com o que o Allan escreveu, mas os suíços de hoje tinham, até pouco tempo atrás, alerta de defesa aérea com seus F-18, somente em horário comercial. Isso devia-se à maioria da população considera um serviço sem grande utilidade.

https://forcaaerea.com.br/agora-a-suica-tem-policiamento-aereo-h24/#:~:text=Desde%2001%20de%20janeiro%20de,x%207%20dias%20por%20semana).

Matheus Augusto

Quer mesmo comparar o nível de instrução e cultura do povo Suiço com o nosso ?

Underground

O que se propõe é o corte de aeronaves de transporte VIP. O qye tem de Juiz, Ministro, penduricalhos voando em avião da FAB….

Um Simples Brasileiro

Concordo.

Allan Lemos

Israel já bloqueou a Faixa de Gaza, dizem que nada entra e nada sai, como será que ficará a retirada dos brasileiros que estão lá?

Acho que não poderemos esperar humanidade nem do Hamas e nem de Israel.

gordo

Esses vão ter que contar com a sorte, hoje não existe local seguro em Gaza.

Camargoer.

Pelo que li, o governo de Israel recomendou que os civis deixem Gaza através da fronteira com o Egito. Não sei dizer se esta restrição é apenas para palestinos ou inclui todos os estrangeiros em Gaza.

Rinaldo Nery

Faltou ele olhar o mapa.

Camargoer.

Pois é. Creio que o Egito dará livre passagem aos brasileiros, ainda que o governo do Egito solicite visto de entrada para brasileiros. Creio que a diplomacia brasileira será capaz de viabilizar algum tipo de facilitador, talvez até negociar algum tipo de visto humanitário. Dependendo do número de brasileiros que atravessarem a fronteira para o Egito, talvez a FAB precise organizar um voo para lá ao invés de Tel Aviv.

Ricardo

A saída dos brasileiros da faixa de Gaza será por via terrestre, por Rafah rumo ao Egito.

Rinaldo Nery

Via Egito.

Bueno

Saiu de Israel Mesmo , Capital!

https://www.flightradar24.com/BRS2901/326216b5

Willber Rodrigues

A importância desses KC’s pro Brasil:

https://www.zona-militar.com/2023/10/09/el-ministerio-de-defensa-solicito-al-estado-mayor-conjunto-la-activacion-de-un-plan-para-la-evacuacion-de-argentinos-en-israel/

A Argentina precisa evacuar pouco mais de 200 argentinos na região, e estão com dificuldades nisso, pela falta deles de uma aeronave adequada a missão.
Sou completamente a favor de adquirir mais 1 ou 2 aeronaves dessas pra FAB.

Douglas Rodrigues

Preferiram ter um 757 VIP para uso exclusivo da presidência…

Willber Rodrigues

O melhor: comparam uma aeronave já descontinuada pra aeronave presidencial…

Clésio Luiz

Eventualmente devem vir alguns cidadãos sul-americanos nesses voos da FAB. Geralmente é o que acontece nessas evacuações. Desde que, claro, existam vagas sobrando nos voos saindo de lá.

Fernando "Nunão" De Martini

Vi notícia há pouco que governos do Chile e do Paraguai já solicitaram ao Brasil para trazer cidadãos de seus países nos voos da FAB.

Thunder

O Chile solicitou ajuda e bem já tem um 737-300 que acabou de decolar de Tel Aviv. Os Argentinos e Colombianos estão também enviando missões de repatriação.
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4468910/chile-envia-israel-boeing-737-300-fach-mision-humanitaria
O Chile não está mais operando com o 767-300?
Registro da passagem do 737 da Fach em Salvador 09/10
https://www.youtube.com/watch?v=v0XvgOY7koU

Last edited 6 meses atrás by Thunder
Tutu

Segundo informações de OSINT o 767 chileno está nos Estados Unidos num check C nas instituições da DELTA desde agosto.

glasquis7

O Chile não solicitou ajuda, está tentando um acordo de cooperação mutua, algo diferente.

Pelo que me foi explicado, os aeroportos tem uma carga limite de voos pra operar e devido a isso, aeronaves tem uma programação pra decolagem e devem cumpri-la, estejam ou não com a sua lotação esgotada.

Ante isso, o Chile quer que, caso algum avião da FAB esteja próximo de decolar e e não tenha a sua lotação esgotada, permita o embarque de cidadão chilenos. Em contrapartida, a aeronave chilena destacada pra esta missão terá a mesma atenção com cidadãos brasileiros.

Roberto

Por que esses países não fretam aviões comerciais ?

Santamariense

A maioria das companhias aéreas não deve estar operando naquela região.

Leandro Costa

Acho que até operam sim. Operações assim já foram feitas algumas vezes por companhias aéreas fretadas por governos, inclusive para a mesma região. Mas acho que cobram um pouco à mais por periculosidade. A anos atrás eu lembro de uma conversa que eu tive com um engenheiro de Furnas de quando foram evacuados de Angola durante uma ofensive na Guerra Civil de lá e isso lá pelos anos 80. Foi fretado um Boeing (acho que 707 da Varig) que foi buscar os Brasileiros lá, que estavam abrigados próximos da cabeceira da pista, sendo protegidos por alguns fuzileiros navais. O avião… Read more »

glasquis7

Tal vez por que esteja sendo difícil encontrar onde pousar.

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo que vi, estão trabalhando nas duas frentes: conversar com o Brasil e organizar fretamento.

glasquis7

No caso do Chile, apenas tenta ocupar a capacidade ociosa de cada voo caso ela exista.

Fernando "Nunão" De Martini

É o que imaginei que estavam solicitando.

glasquis7

É que a imprensa está divulgando a notícia como sendo um pedido de ajuda e não como uma tentativa de acordo de cooperação.

Willber Rodrigues

Após o resgate dos brasileiros, não vejo nenhum motivo que impeça os KC’s da FAB de os transportarem pra seus países de origem tambem.
São nesses momentos de crises que o Brasil mais deve “mostrar bandeira” pra AS. Somos um grande país, e devemos agir de acordo com isso.

Matheus R

E seria uma baita propaganda: O Brasil através de sua Força Aérea ajudando os países vizinhos…

glasquis7

A informação está publicada de maneira errada o que dá a entender que os vizinhos estão precisando da ajuda do Brasil pra repatriar seus cidadão mas não bem isso. Se está tentando um acordo de cooperação, mesmo por que no caso do Chile, já tem há pelo menos 2 dias, uma aeronave da FACh realizando esta missão mas, a demanda é intensa e os voos devem respeitar o orário de decolagem. Caso algum voo da FAB for decolar sem lotação máxima se solicita que enbarque a cidadãos de outros países da região vizinha ao Brasil. Do mesmo modos, outros países… Read more »

Tutu

O nacionalismo tá forte em.

glasquis7

Leia, se informar não mal a ninguém:

https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/chile-brasil-israel-fab

Aqui o primeiro voo da FACh com cidadãos Chilenos retornando ao Chile:

https://www.youtube.com/watch?v=Kkn9Z_qkPg8

O que se tenta é um acordo de Cooperação Mutua devido à possibilidade de alguns voos decolarem sem a sua lotação máxima.

O nacionalismo tá forte em.”

Fale isso pra sua imprensa.

Leandro Costa

Concordo 100%

Zenótico

A Força Aérea Argentina está certa em não ter aviões de grande alcance. Países com Argentina e Brasil, que não tem como atender às necessidades de defesa mais prementes, não devem gastar dinheiro com meios voltados ao atendimento de missões/cenários/necessidades muito eventuais ou não críticos. 

Renato

Essa “pérola” ficou parecendo uma daquelas opções de resposta em provas de concurso, que de tão ridícula você já exclui de cara..

Willber Rodrigues

Pela sua “lógica” ( ou falta dela ) as FA’s BR não deveriam ajudar o povo em casos de desastres naturais até que se comprem 3 lotes de Gripen e o subnuc fique pronto, certo?
Bem, melhor ler isso do que ser cego…

Zenótico

A FAB não deve comprometer recursos com para ganhar capacidades de importância secundária, senão acaba não atendendo ao que é realmente importante. Isso devia ser evidente, lamento se não é.

Para uma evacuação como essa o Itamaraty (não é nem a FAB) poderia fretar aviões. Não é verdade que isso só possa ser feito por heróicos militares.

Santamariense

Qual a companhia aérea está disposta a fretar aviões para isso, sendo que todas elas cancelaram voos para aquela região??

Franz A. Neeracher

Nem todas cancelaram…..a Emirates por exemplo, continua operando com os seus 3 vôos diários.

glasquis7

A FAB não deve comprometer recursos com para ganhar capacidades de importância secundária, “

Concordo mas, resgate de cidadãos é missão prioritária de qualquer força.

Santamariense

________

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

RPiletti

Também acho que o CB da minha cidade não precisa de caminhões equipados com escadas para resgate em caso de incêndio em edifícios de grande altura, pra que neh?
Botes também, p/ que o CB precisa deles? É melhor alugar de alguns pescadores…

Gilson

Concordo com vc

Gilson

Vai acabar acontecendo entre 4 e 5 seria o suficiente

Gilson

O pior dos conflitos pode acontecer, não se sabe ainda, pode ser que FAB, consiga tempo suficiente para que esteja preparadinha.

Matheus Lucas

Sem dúvida estamos vendo a importância da aviação de transporte estratégico na sua prática concordo que deveríamos adquirir pelo menos mais 2 unidades do a330 200 para termos a mesma quantidade que tínhamos de kc-137 .

Douglas Rodrigues

É importantíssimo que a FAB demonstre a importância desses aviões nesse momento, com a imprensa focando nisso a população em geral e até os políticos passam a olhar tais aviões não como um gasto e sim como um importante ativo para evacuação de brasileiros em áreas de conflito. Devemos prestar atenção porém que tais aviões não possuem capacidade de reabastecer ainda, e nem são propícios para fazer EVAM, pois precisam passar para adaptação em MRTT – aí me preocupa que invés de termos dois a disposição, teremos no período de dois anos, apenas um a disposição – enquanto um está… Read more »

Douglas Rodrigues

O começo ficou repetitivo, desculpem-me.

Underground

Vai sair só o outro.

Ricardo

Acompanhando o vôo BRS 2901. Sobre o Mediterrâneo, ainda em subida, a 28000 ft.

Salomon

Fale o que quiser, mas dá o maior orgulho ver isso.

Jadson S. Cabral

A FAB mostrando a importância dos A330 para aqueles que ainda duvidavam de sua necessidade e para os que nem sabiam de sua existência em seu inventário. Que isso se transforme em mais aeronaves

Tutor

Desnecessário esse gasto de recurso do sofrido contribuinte brasileiro. O aeroporto de Tel Aviv está funcionando. Brasileiro que está lá a passeio é porque tem dinheiro e pode pagar sua despesas para antecipar a volta via qualquer conexão que estiver disponível. Brasileiro que está lá a trabalho, ou é empresário, ou tem bons cargos, ou trabalha de “peão” para grandes empresas que podem custear seus retornos. Já os brasileiros que moram lá, por que querem deixar o país? Não há a menor possibilidade de os pilantras do Hamas baterem de frente com Israel, atacaram de surpresa e na covardia, e… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Tutor
Allan Lemos

Brasileiro que está lá a passeio é porque tem dinheiro

Salvo raríssimas exceções, a CF/88 não faz nenhuma distinção entre brasileiros ricos e pobres, não existe esse critério em missões humanitárias em nenhum lugar do mundo. A vida do pobre não vale mais do que a do rico ou vice versa.

Pela sua lógica, a PM não deveria fazer patrulhamento no Leblon porque o pessoal de lá tem grana para contratar segurança privada. Rico também paga imposto, então também tem direito de usufruir dos recursos do Estado quando necessário.

Tutor

O tal do brasileiro que lê e não entende o que leu é complicado.
O que toda essa besteira que tu escreveste aí tem a ver com o meu ponto de vista?
Não estou falando de direitos; não há o menor cabimento na sua comparação com a segurança pública aqui. Que besteira!!!
Só falei em relação ao bom senso no uso do dinheiro público. O Hamas não tem poder para levar um risco expressivo à essas pessoas lá; voos comerciais estão saindo e entrando em Israel, embora alguma cias aéreas decidiram suspender alguns voos. Não há essa urgência na retirada.

Last edited 6 meses atrás by Tutor
Allan Lemos

O que toda essa besteira que tu escreveste aí tem a ver com o meu ponto de vista? Isso pergunto eu, o que o fato do brasileiro ter ido lá para curtir rave tem a ver com a matéria? A FAB está retirando de lá todos que fizeram tal solicitação, suas atividades no país ou condição financeira não importam, isso só é critério na sua cabeça. Se você lesse um pouco talvez aprendesse o significado de serviço público, se o Lemann fosse no posto de saúde para marcar uma consulta, ela não poderia ser negada com essa lógica de “tem… Read more »

Santamariense

“ O Hamas não tem poder para levar um risco expressivo à essas pessoas lá”

Ah, não tem? O que aconteceu há alguns dias, com centenas de mortes em território israelense, foi causado por quem?? Tu pode ter tua opinião, mas use argumentos plausíveis.

Tutor

O coleguinha, eu falo a partir de agora. Ou tu acha que os barbudinhos de paraglider irão conseguir adentrar Israel novamente da forma como fizeram???

glasquis7

“ O Hamas não tem poder para levar um risco expressivo à essas pessoas lá”

Não mesmo, é por isso que tem um monte de corpos espalhados no sul de Israel.

Santamariense

O aeroporto de Tel Aviv está operando com voos de evacuação, não tem voos comerciais normais.

Douglas Rodrigues

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Me desculpem aos editores, mas tem coisas que não dá para passar batido.

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

glasquis7

Desnecessário esse gasto de recurso do sofrido contribuinte brasileiro.”

Missão de toda força é proteger os cidadãos do seu país/nação. Ir resgatar Brasileiros em perigo é uma missão prioritária da FAB.

Acho que o seu conceito está errado.

Um Simples Brasileiro

Se a FAB fizer o dever de casa na divulgação, ninguém nunca mais vai questionar a compra desse tipo de aeronave, pelo contrário, é capaz de estando bem informada, a população até cobrar a aquisição de mais unidades.

BK117

O primeiro KC30 está na metade da viagem de retorno ao Brasil. Neste momento, acaba de decolar de Recife o primeiro KC390 (FAB2858 – Callsign BRS58) com destino a Israel. Parece que está se dirigindo ao Recife um VC-99B (FAB2585) utilizando o callsign BRS071, geralmente utilizado em viagens internacionais. Imagino que tenha como destino final Israel também.

Nonato
Carlos I

Muito triste que no momento da chegada em Brasília tenham que ter visto uma manifestação em apoio a Palestina e com muitos simpatizantes aos atos do Hamas cheio de bandeiras dos partidos de esquerda.

Essa manifestação inclusive entrou em conflito com uma que lamentava a perda de civis israelenses no ataque terrorista.

Não demorou para ocorrer o antisemitismo seja em manifestações de partidos de esquerda como foi o caso do PCO que declarou apoio ao Hamas e pediu o fim de Israel ou de maneira bem discreta em matérias jornalísticas da mídia mainstream.

glasquis7

Muito triste que no momento da chegada em Brasília tenham que ter visto uma manifestação em apoio a Palestina e com muitos simpatizantes aos atos do Hamas cheio de bandeiras dos partidos de esquerda.”

Não confunda “apoio a Palestinacom “apoio ao HAMAS”.

Von Richtoffen

Exato, importantíssimo! Está se querendo criar uma narrativa falsa quanto à isso, lamentável num momento desses.

Camargoer.

Caro. O Glasquis tem razão. Todos concordamos que o ataque do Hamas é de natureza terrorista e deve ser condenando clara e diretamente. Outro coisa são as pessoas que moram na faixa de Gaza, a maioria palestinos, que nada tem a ver com o Hamas. Outra coisa é a dificuldade de se instalar o Estado Palestino nas regiões, como foi acertado há décadas. Outra coisa é a ocupação de Israel nas áreas que deveriam ser do Estado Palestino. Ainda que tudo esteja relacionado, são coisas diferentes.

Carlos I

Observe os vídeos da manifestação que ocorreu em Brasília mestre, estão gritando em alto e bom som VIVA O H4M4S! VIVA O H4M4S!
sobre o partido, às postagens do PCO ainda estão no cache onde declaram apoio não aos palestinos mas ao H4M4S e às ações que eles tomaram.

Condordo que os moradores não devem ser confundidos com este grupo, apenas coloquei que o apoio do partido e da manifestação com bandeiras de vários partidos de esquerda foi a favor do H4M4S como pode ser facilmente verificado pelos gritos a plenos pulmões.

Carlos I

Observe os vídeos da manifestação, estão gritando em alto e bom som VIVA O H4M4S! VIVA O H4M4S!

glasquis7

O HAMAS é quem governa de forma ditatorial a Faixa de Gaza mais nada.

A Palestina tem um povo sofrido que nada tem a ver com os ataques mas, que está pagando muito, mas muito caro mesmo, por esses ataques.

Roberto

Países que não tem aviões grandes para buscar seus passageiros não podem fretar aviões comerciais ?

Santamariense

Tem que encontrar alguma companhia aérea que queira operar naquela aérea no momento.

RPiletti

Podem, mas as companhias aéreas aceitarão o fretamento?

A6MZero

Varias companhias estão fazendo isso a Air France será a responsável pelos voos de repatriação dos franceses, já os Noruega usa a Norwegian Air, a Koreia Air, a Swiss Airline, e muitas outras companhias estão realizando a repatriação.

Porém outras nações preferem realizar essas missões de repatriação com aeronaves militares ou governamentais.

No fim é uma questão logística e os países vão buscar os meios mais eficientes para realizar essas missões.

Carlos I

O Brasil, no caso de uma alta demanda emergencial, poderia eventualmente usar os aviões militares para o aeroporto de TelAviv que está neste momento mais contestado e optar com os contratados para resgatar os oriundos da faixa de gaza através do Egito.

glasquis7

Já pensou que o maior problema está na carga aérea do Aeroporto e não nas aeronaves?

Carlos I

Quem está na faixa de gaza vai sair pelo Egito, neste momento a maior carga está em Israel.

Camargoer.

Olá Roberto. Sua pergunta é muito boa. Eu tenho inclusive uma dúvida sobre como ocorrem as autorizações para pousos de aviões de vôos regulares, aviões fretados e aviões militares em uma situação excepcional como esta. Durante a pandemia de Covid19, o governo brasileiro empregou aviões da FAB, aviões fretados pelo governo e de aviões fretados por empresas privadas (no caso da Vale) para buscar emergencialmente suprimentos para a área de saúde e vacinas. No caso do resgate dos brasileiros que moram em Israel e na Palestina, o governo brasileiro poderia usar a mesma solução. Neste momento, a FAB tem disponível… Read more »

glasquis7

O Problema é que o aeroporto deve estar operando próximo do seu limite e devido a isso as aeronaves não podem esperar lotação máxima pra decolar. Devem estar operando em “janelas de tempo” o que obriga a cada aeronave pousar, abastecer e decolar em horários predeterminados o que pode estar obrigando a decolagem mesmo sem lotação máxima.

Por isso alguns países estão tentando um acordo de cooperação pra ocupar espaços vagos nos aviões.

Um Simples Brasileiro

Podem, mas, não é qualquer companhia que tem competência técnica ou aceitaria uma empreitada com altos riscos como essa. O ideal é que os países maiores tenham seus próprios meios de Estado para não ficarem à mercer das incertezas da sorte e acaso.

A6MZero

No fundo é mais uma questão financeira e de disponibilidade, do que competência, os EUA por exemplo estão negociando com a Delta Airlines para realizar essa missão, e não é por falta de meios proprios da USAF…

Como comentei acima vários países que possuem capacidade e aeronaves de transporte preferem utilizar meios de empresas tanto por facilidade logística (empresas que já operam essa rota), quanto pelo custo.

glasquis7

O problema está na demanda e que tal vez, alguns voos estejam decolando com capacidade ociosa.

O que se busca é um acordo para que os voos não decolem com poltronas vagas.

Fabio Araujo

Ontem de noite na Band falaram que o governo brasileiro tinha negociado com Israel e o Egito a entrada pelo Egito em Gaza de ônibus para a retirada dos brasileiro de Gaza através de Ramala com eles voltando para o Egito e indo para o Cairo de onde retornariam para o Brasil por voos comerciais, uma pergunta não daria para em vez de ir para Tel Aviv alguns desses aviões da FAB ir para o Cairo para trazer os brasileiros que saíram de Gaza?