O relatório da Comissão de Relações Exteriores do Congresso dos EUA do mês de julho publicou a Notificação do Congresso sobre a transferência de seis caças F-16 Block 10 e 32 F-16 Block 15 por um valor aproximado de US$ 338.695.634.

A referida notificação esclarece ainda que às 38 aeronaves é adicionado um pacote que inclui suporte, equipamentos e informações técnicas/manutenção, todos provenientes do governo dinamarquês.

O anúncio termina mencionando que “esta transferência é consistente com os objetivos de assistência de segurança dos Estados Unidos”, em relação ao fato de que a potencial chegada dos F-16 à Argentina tem a aprovação de todas as partes envolvidas. à política de aproximação implementada por Washington.

Para concluir a transação, o governo argentino e também dos EUA devem resolver algumas questões burocráticas para avançar para a próxima fase. No caso da Argentina, a administração deverá avançar e resolver a assinatura da documentação sobre Transferência de Terceiros (Third Party Transfer), que é uma exigência dos EUA a todos os destinatários de artigos, serviços ou dados técnicos de defesa de origem norte-americana, caso pretenda transferir, eliminar ou alterar a utilização final dos referidos itens, deverá ter o consentimento prévio por escrito do Departamento de Estado.

Uma vez que o governo argentino aceite as condições do TPT, os EUA terão aquele aval que lhe permitirá finalizar a aprovação pelo Congresso. A próxima fase envolverá a formalização da compra dos caças F-16 Fighting Falcon em contrato, ação que deverá ser estendida ao material complementar solicitado oportunamente.

FONTE: www.zona-militar.com

Subscribe
Notify of
guest

313 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

E agora vem a parte mais difícil de todas:

A Argentina ter esses 338 milhões em caixa.

Mirade1969

E vc pensa que este valor é pago a vista né? Isso é financiado ou trocado por mercadorias de interesse americano. Chega ser ingênuo pensar que isso é pago à vista .

Camargoer.

Caro. Geralmente, o FMS é um acordo governo-governo no qual o país comprador paga em dinheiro para o Tesouro dos EUA. Este pagamento pode ser feito em uma parcela ou em várias parcelas, contudo não existe nenhum tipo de compromisso de offset. O problema neste caso é que a Argentina precisa usar parte de suas reservas cambiais as quais estão no mais nível histórico, Estas reservas também são usadas para garantir as importações argentinas. Então, a pergunta é como usar parte das reservas cambiais para comprar armas sendo que elas são necessárias para garantir as importações de todas as áreas?… Read more »

leonidas

A Humilhação argentina é infindável, concordo que 338 milhões por 38 caças F 16 mesmo não sendo os top de linha é quase uma doação.
Além de que a Força Aérea Argentina simplesmente não existia na sua razão de ser, mas receber caças de uma nação que armou a Inglaterra e teria intervido se necessário fosse para resguardar interesses britânicos no cone sul, é a pá de cal no caixão dos Hermanos.
E nos não estamos muito longe disso não… rs

Marcelo

Isso esta sendo feito para manter a argentina de joelhos perante aos americanos e ingleses e mantendo a america do sul quase toda livre de aeronaves russa e chinesa e mantendo o quintal americano nas mãos de Washington com aeronaves americanas e que pisar fora da linha americana é sancionados e as aeronaves ficam no chão.

Ivan herrera

Creio que sanções não seja assim tão simples, vc acha que os americanos sancionariam o Brasil assim por qualquer coisa, fato é que eles querem mitigar a presença e influência chinesa na região.

Ciclope

Então que façam como todo bom país capitalista e democrático, ofereçam proposta melhores e respeitem a opção do comprador.

Bosco

Quanta agressividade meu filho…
Teve que esperar muito na fila na Disneylândia e aí voltou revoltado, né.
Eu entendo!!!

Marcelo

Nada,a OTAN começou a perde a sua hegemonia na africa e não quer que aconteça a mesma coisa aqui na América do sul.
Se deixar os russos e chineses chegar o quintal SulAmérica já era.

Bosco

Perde hegemonia… ganha hegemonia…perde de novo… ganha aqui…. perde acolá….
A história é fluída. Não há nada absoluto. Estático,
A China hoje é a maioral… amanhã,,, a Índia… depois de amanhã… Marte,…

Nativo

Vindo de voce que já escreveu teses determinista sobre outros por aqui. Me parece que aprendizagem ainda é possível.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

rui mendes

E tu és mais pelos Cino/Russos, não é???
Então deixa de protestar contra os teus governantes e os altos quadros militares, pois se estivesses a ser governado pelo mesmo sistema, não terias essa possibilidade.
A reflectir por quem apoia ditaduras e ditadores.

AMX

Sino.
Cino é referente a cães.

AMX

Mas que visão profunda, não?…

Sensato

Quando eles começam com essa terminologia de DCE eu já pulo para o próximo comentário.

Bosco

Marcelo,
Isso aí que você chama de “rasteira” eu chamo de negócio de irmão.
Pra gente dirimir essa questão é só os russos ou os chineses fazerem uma proposta mais interessante e a gente ver o que acontece.
Até que isso ocorra, você só está expondo sua xenofobia.
Feio isso , viu!!!

Ciclope

Complicado os Russos e Chineses fazerem uma proposta melhor!
Tem país que conhecidamente não aceita material Rússo e Chinês nem de graça.
Vão alegar dificuldade logística, material diferente do acostumado, mesmo sendo algo que aconteceria com uma aeronave nova de outra geração de um país ocidental, vão falar que o fornecedor e muito longe, tem que pesar a questão geopolítica e comercial e a questão da sanções, mesmo o exemplo da China, que se fizesse sanções por aqui o baque seria pior que se os EUA fizessem.

Rodolfo

Sim, é do interesse americano evitar que a China expanda no continente sulamericano. Mas o F16 é uma plataforma bem conhecida no mundo e na mão da Elbit israelense pode ser atualizado por muito pouco com eletrônica, radares e armamentos israelenses, assim como foi o F5 da FAB. A pergunta é quão velho são esses airframes. A Dinamarca recebeu ambos Block 10-15 no começo dos anos 80 até meados dos anos 90. A Dinamarca vai repassar 19 pra Ucrânia, seriam talvez os mais novos pra Ucrânia e os mais velhos pra Argentina? A estrutura do avião foi projetada pra 8000… Read more »

Alexandre

Independente do tempo que esses caças F16 tenham de voo, será uma boa aquisição para os Argentinos. Eles terão, pela primeira vez, a capacidade BVR. Segundo as matérias que li sobre o assunto, serão da versão M6, que é a versão mais moderna dos F16 bk 10/15 que operam na região, e , se não me engano, vem com mira no capacete, que é outra capacidade que os Argentinos nunca tiveram. Mas, em termos gerais, são caças com RCS de 3 m, com radar obsoleto que sequer tem alcance de detecção semelhante ao alcance dos mísseis AIM 120. Nossos 6… Read more »

Marcelo Andrade

acho que não tem armamento no contrato. Esses F-16 estão no osso!! Mas quem não tem nada, deve servir!! Acredito que alguns serão depósito de peças.

Alexandre

Marcelo, segundo li em vários sites Argentinos, o Comandante da Força aérea da Argentina disse aos Americanos que só compraria o F16 se viessem com misseis BVR AIM 120.
Então, acho que terão as armas sim.

Pet

Vão soltar peças igual os A-4 quem lembra? Kkkk

Santamariense

Heheheheheheh…mas, por que os argentinos não compraram JF-17 ou J-10 ou Mig-29 ou Tejas ou qualquer outro avião de um país que não fosse “dusamericanumalvadu”??? Eles viajaram o mundo experimentando e conhecendo todos os tipos de aeronaves.

Bosco

Pois é! Seria fácil para a China ou Rússia provar o cabresto americano da Argentina fazendo uma boa proposta com preço competitivo. Mas cadê ela?
Eu acho que do jeito que a China está bombando, com dinheiro saindo pelo ladrão e na sua cruzada contra a opressão imperialista, ela bem que podia dar um soco na mesa e vender 38 J-10 zero bala por 337 milhões.

Santamariense

Exato…mas, essa china boazinha e amável só existe na cabeça dos torcedores daqui.

Carlos Crispim

Exatamente, mas cadê os chinas? esses países comunistas são todos falaciosos, quem realmente estende ajuda é os EUA, o resto é bazófia. Particularmente acho os J-10 espetaculares.

Andrey

Pergunta para a força aérea de Mianmar se ela está feliz com os Thunder,acho que não estão nada satisfeitos com o avião,já reclamaram e muito com a China e o Paquistão .

Felipe

Eles vão se arrepender da comprar quando perceberem que os EUA, a pedido da Inglaterra, só vão liberar uso de misseis AIM-9B para esses F-16.

Fernando "Nunão" De Martini

Exageros retóricos à parte, os argentinos já usam misseis AIM-9M em seus A-4AR há uns 20 anos.

AMX

Sim, claro, de joelhos perante os americanos.
Mais um ponto pros imperialistas neocolonialistas supremacistas.

Marcos

A questão é sempre essa: escolher para quem se ajoelhar.

Sensato

Se eles mesmos não tivessem feito tantas burradas e optado por promessas falaciosas de populistas tantas e tantas vezes, não estariam na posição em que estão. O quadro atual foi todinho pintado por eles, por vontade própria.

AMX

Dos males, o menor.

Ciclope

A ração pode até ser da China, as a coleira continua sendo nossa! EUA.

Fernando "Nunão" De Martini

Leonidas,

Após a guerra das Malvinas a Argentina comprou jatos A-4 americanos, modernizados pela Lockheed Martin. A qual, aliás, na mesma época assumiu fábrica argentina como filial sua.

Não vejo nada de novo nessa compra, autorizada, pelos americanos, de F-16 dinamarqueses, em relação a isso que você levanta sobre as Malvinas.

AMX

Inclusive, coisa já feita com os chilenos, qdo da compra de F-16 da Holanda.
Os caras procuram pelo em ovo e se acham o Colombo.

leonidas

Também não! rs
Latinos não tem vergonha na cara enquanto noção de nação soberana.
O México esta ai para provar isso.
Perderam metade do território para os EUA e o que fizeram?
Nada…rs
Aqui é assim, nego passa a mão na mulher do cara e nele e fica tudo bem se pagar bem.
E o Brasil não é exceção não…

Marcos

Os mexicanos possuem no geral uma vontade de perderem o resto do território pros EUA…

Possivelmente se os EUA criassem um programa de enfrentamento à influencia chinesa admitindo novos estados na união penso que a América latina teria uma grande parte de suas nações aderindo…

Antonio

Doação é o que a Ucrania receberá.

leonidas

Também, mas vamos combinar que 38 caças (bons caças diga-se) por menos de 400 milhas? rs
Como já foi falado antes, o preço é tão baixo que nem Pequim quis cobrir a oferta, a Rússia não conta pois (além do custo da guerra) é uma nação rumo a sentar no banco de reserva junto com o Reino Unido em termos de geopolítica…

Fernando "Nunão" De Martini

FMS, se entrar nesse negócio, creio que será para armamento, treinamento, coisas assim, em outro contrato a ser assinado com os Estados Unidos, e separado da venda dos caças, que será um contrato com a Dinamarca (que é dona deles).

Camargoer.

Olá Nunão. Fiz uma confusão. Há algum tempo atrás, os EUA cogitaram vender F16C/D de seus excedentes para a Argentina. Agora são os F16 dinamarqueses. Esta novela argentina tem tantos capítulos que eu acabei misturando. Para ajudar na confusão, anda tem a história da Dinamarca fornecer F16 usados para a Ucrânia. Eu sei lá. Na proposta dos EUA eles incluiram um KC135. Nesta proposta da DInamarca tem o P3 por outros US$ 100 milhões, FIca a dúvida onde os pilotos argentinos serão treinados e quem fornecerá os armamentos. Ainda que a venda seja uma negociação governo-governo (entre a Argentina e… Read more »

Jhenison Fernandez

a Versão C é a Block 40, certo ?

Santamariense

As versões A e B são dos blocks 1, 5, 10, 15 e 20. As versões C e D são dos blocks 25, 30/32, 40/42 e 50/52.

Junior

Que reserva cambial a Argentina possui? O atual mandatário do Brafil Putenfia vai garantir? Vamos pagar?

RSmith

Prezados, esta havendo um equivoco…. não é o Governo do Tio Sam que esta vendendo essas aeronaves para a Argentina! Estão “APENAS” autorizando a Dinamarca a transferir de forma permanente (vender) essa aeronaves para a Argentina. Porem o problema principal permanece… como Los Hermanos vão pagar esses USD$ 338 milhões ao Dinamarqueses?

RSmith

…outro detalhe sobre essa “transferência”… fala-se em ATE 6 F16B (biposto) block 10, e ATE 32 F16 block 15… “CASO” a Argentina consiga negociar como pagar esse USD$ 338 milhões leva todos os 38 caças… pelos problemas econômicos dos Hermanos creio ser mais provável uma aquisição mais “modesta” de talvez umas 12 a 16 aeronaves… o resto a Dinamarca da pros Ucranianos…

Fernando XO

Prezado Camargo, como as aeronaves são dinamarquesas, não seria o caso de a aquisição ocorrer via FMS…

Carlos Crispim

Onde vc leu que será via FMS?

Willber Rodrigues

Que não é pago a vista isso é óbvio.
Mas o perigo é a Argentina atrasar as parcelas do carnê…
Mas, pra manter a China longe da Argentina, é capaz dos EUA perdoarem isso…

Fernando "Nunão" De Martini

Se atrasar as parcelas, quem vai reclamar é a Dinamarca, que está vendendo os caças.

Rinaldo Nery

Mercadorias? Angelica Zapatta, DV Catena e Rutini.

marcus mendes

Trigo, vinho,frutase outros itens que a Argentina exporta par o Brasil e para outros países.

Fernando "Nunão" De Martini

Precisa ver se os dinamarqueses, que estão vendendo os caças, se interessam por isso. Mas em comércio tudo é possível, inclusive triangulações.

Esses são os principais itens importados pela Dinamarca:

IMPORTS
The top imports of Denmark are Cars ($6.14B), Packaged Medicaments ($4.23B), Refined Petroleum ($2.76B), Crude Petroleum ($2.61B), and Broadcasting Equipment ($2.43B), importing mostly from Germany ($24.7B), Sweden ($14.5B), China ($10.2B), Netherlands ($9.91B), and Poland ($5.32B).

In 2021, Denmark was the world’s biggest importer of Motor vehicle (8701 to 8705) chassis fitted with engine ($161M) and Tar ($123M)

https://oec.world/en/profile/country/dnk

Last edited 7 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rinaldo Nery

Acho que eles não querem vinho…

Pedro

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO, ÚLTIMO AVISO!!

Fernando "Nunão" De Martini

Por que mercadorias de interesse americano?

Os Estados Unidos estão autorizando a venda dos F-16 dinamarqueses a um terceiro país, a Argentina.

Quem vai receber os pagamentos argentinos, por esses caças, é o país vemdedor, a Dinamarca.

AMX

O cara não pode fazer um comentário qualquer, simples, e sempre tem um pronto pra atirar e rotular.
Está escrito lá que ele “pensa que será pago à vista”?
O cara agora é “ingênuo” só porque vc acha que ele disse “que será pago à vista”?
É algo assim tão fora da realidade supor que a Argentina vai mal economicamente?
Ademais, o comércio de compensação, que seria a troca de um produto pelo outro, é, esse sim, muito menos frequente do que se imagina.
E antes que mais alguém atire: não disse que é inexistente, apenas, não tão frequente.

Chris

Eu imagino que eles devem ter pensado nisso… Antes de demonstrar interesse !

Sao modelos antigos… Agora fica a questao se irao conseguir moderniza-los !

Joao Moita Jr

Nao tem problema nao. Uncle Sam “ajuda” com um emprestimo camarada. Chegam meios usados ate os ossos, a politicagem e altas cupulas recebem suas gratificacoes e vistos para ir de compras a Miami, e o povo argentino que se lasque. ________

EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PATRIOTA

O Brasil ¨empresta¨.

francisco

O Brasil vai mandra 600 milhões para eles.

Carlos Crispim

BNDES?

Gerson Carvalho

O pagamento é facilitado. Até porque os EUA querem evitar que a China ocupe o lugar.

adriano Madureira

caindo no conto do vigário yankee…

Santamariense

Então, por que não compraram dos chinas, russos ou indianos??

RSmith

Para não cair no conto do vigário Chines ou Russo….

AMX

kkkkkkkkkkkkk

Antonio Neto

Caso se concretize a transação, os argentinos irão adquirir aviões já com 40 ou mais anos de fabricados, dos Blocos mais antigos (10 E 15) que estão sendo retirados em todo o mundo. É uma decisão do possível por cima do necessário. São Blocos que não podem ser atualizados para os padrões mais recentes (F16V) e que servirão como um tampão. Situação que possui algumas semelhanças com a aquisição dos Mirage 2000C pela FAB.
Conseguirão operar de maneira satisfatória?

Willber Rodrigues

Considerando-se que duvido muito que a FAA tenha grana pra que seus pilotos voem 100h/ano, e como tem muitas peças de reposição pra F-16, esses aí vão durar muito nas mãos dos argies.
Mas não muda o fato de que já são caças antigos, e que estarão obsoletos e com poucas possibilidades de upgrade a médio e longo prazo.

Allan

A grande questão é, um tampão para que ? O mirage era um tempo até a seleção do novo caça sair, no entanto não parece ser esse o caso argentino.

Fabio Araujo

Em teoriavom o fundo defesa a Argentina vai ter grana para pagar, mas com a falta de dólar na Argentina os EUA aceitariam o pagamento em produtos ou em outra moeda?

Camargoer.

Não. O FMS demanda os pagamentos governo-governo em dólares.

Tutu

Ao que parece essa compra vai ser via Dinamarca, os americanos estão apenas dando a benção.

Fernando "Nunão" De Martini

Exatamente.

FMS nessa venda só se for pra armamentos e outros itens que sejam fornecidos pelos EUA.

Camargoer.

Olá Nunao. Você tem razão. Acabei confundindo as coisas. Valeu.

Camargoer.

Olá Tutu. Você tem razão. Acabei confundindo. A Dinamarca tem uma moeda própria, o que explica o número esdrúxulo de dólares… deve ser um número redondo de coroas transformado em dólar. Cada avião edra saundomoor vomta de US$ 8 milhões… mais ou menos o preço da modernizando de cada F5M.

Alexandre

Isso mesmo Camargo, preço em torno de 10 milhões de dólares, ou preço de modenização de F5, AMX ou A4 .
Acho que o super tucano é mais caro.
O preço já diz tudo, e isso mostra a grande diferença tecnológica quando comparamos com os Gripen E/F.

Santamariense

Que FMS??? A Argentina vai comprar (será que vai?) essas aeronaves da Dinamarca!! Os argentinos terão que pagar para a Dinamarca, que não possui FMS. Os EUA apenas estão autorizando o negócio.

Fernando "Nunão" De Martini

Isso vai depender da Dinamarca. Ela que é dona dos caças.

EUA estão autorizando a venda, mas os vendedores são os dinamarqueses.

Quanto o Chile comprou F-16 usados da Holanda, pagou os holandeses, não os Estados Unidos.

Marcelo

A maioria dos países já aceitam receber em moeda chinesa !!!

EduardoSP

Só se for na Marcelolândia. Na Terra os países querem receber em moedas conversíveis.

KKce

Fonte: vozes na cabeça do Marcelo.

Renato de Mello Machado

Tomara que não terminem o negócio.Eu tenho um prazer mórbido de ver os argentinos de pires na mão.

Alexandre

Eu penso diferente, pois mesmo esses caças sendo obsoletos, já faz a FAB pensar melhor sobre o número ideal de caças que devemos ter.
Afinal, temos 20 caças SU 30 na Venezuela, agora parece que vamos ter 38 caças F16 na Argentina, Perú sinaliza comprar 30 e na Colombia já estão em processo de seleção para 6 caças. Não custa lembrar que todos eles fazem fronteira com o Brasil.

Ivan herrera

Esses aviões se não me engano são da década de 80 , uma modernização de toda essa Frota seria muito custosa.

Fernando "Nunão" De Martini

São aviões velhos, mas não estão na configuração original dos anos 80 porque passaram por modernização de meia-vida (MLU): https://www.f-16.net/f-16_users_article3.html Estão provavelmente em configuração semelhante à dos F-16 A/B MLU holandeses na época em que o Chile os adquiriu, cerca de 15 anos atrás, incluindo melhorias pontuais padrão OTAN (link16 etc) realizadas nesse meio-tempo. Até onde sei os chilenos também fizeram melhorias posteriormente nos seus (sendo que também possuem 10 F-16 das versões C/D comprados novos). Enfim, os argentinos não ficarão mal na fita, aqui na América do Sul, mas o tempo de vida útil restante não deve ser muito… Read more »

Ivan herrera

Caro nunao isso que pensei a fadiga estrutural de um caça de 40 anos exigiria uma revisão extrema, como vc mesmo disse os custos seriam enormes.

Fernando "Nunão" De Martini

Depende do caso. Cada avião tem sua história de usos e abusos.

Lembrando que o MLU de 20 anos atrás envolvia extensão das horas de voo disponíveis das células. Precisaria saber quantas delas foram consumidas e em que condições.

Koprowski

Inclusive, para os argentinos, na sua lamentável situação econômica, é melhor do que nada. Utilizarão pouco e haverá uma melhora na auto estima dos membros da sua força aérea.

Vitor Botafogo

provavelmente vão utilizar 24-30 e estocar os demais pra uso de peças de reposição

Rodolfo

Nunão, eu me lembro que o secretário de defesa americano do Governo Clinton (William Cohen) veio ao Brasil na segunda metade dos anos 90 com a proposta de repassar 100 F16 do estoque americano se eu não me engano do mesmo block que os que estão indo pra Argentina, acho que naquela época existia uma boa relação entre o FHC e o Bill Clinton, mas acho que já era época do real em crise e o negócio não foi pra frente. Me lembro ter lido isso no Estadão na época (ainda estava no 2o grau). Você sabe se isso foi… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“na segunda metade dos anos 90 com a proposta de repassar 100 F16 do estoque americano se eu não me engano do mesmo block que os que estão indo pra Argentina” Se foi nessa época, seriam ainda sem a modernização de meia vida. “Você sabe se isso foi só uma especulação ou realmente a FAB quase recebeu uma centena de F16 no fim dos anos 90?” Não me lembro disso especificamente, quanto a caças usados. Eu manteria o pé atrás quanto a “quase recebeu”. A FAB estava até o pescoço com a produção e recebimento dos dois últimos lotes de… Read more »

Rinaldo Nery

Nunca houve isso.

AMX

A própria Veja, numa de suas “notícias rápidas” (não era propriamente uma reportagem) disse, tb nos anos 90, mais ou menos como “um AMX custa não sei qtos milhões a mais que um F-16 e mesmo assim a FAB optou pelo AMX”.

Camargoer.

Caro. Um AMX custava cerca de US$ 16 milhões e um F16 novo cerca de US$ 18 milhões.

AMX

Logo, pode-se ver que a Veja desinformou os leitores.
Deu pra entender??

Fabio Araujo

Foram modernizados para o padrão MLU, tem boa capacidade BVR podendo operar misseis AIM-120, mesmo nível dos chilenos, o radar não é tecnologia AESA, mas é de tecnologia PESA e é muito bom, e vai ser um salto tecnológico para a Argentina.

Fernando "Nunão" De Martini

Radar PESA em F-16 MLU? Tem certeza?

Bosco

Fabio,
O sistema “cassegrain” não é PESA , mas é parecido.
O único avião de combate americano com radar PESA é o B-1B.
Eles pularam do MSA (radar de varredura mecânica) direto para o AESA (exceção é o B-1B).

Bosco

Perdão! Não é “cassegrain” e sim antena tipo “slot”

sub urbano

é igual correia dentada e corrente, no fim das contas é a mesma coisa kkk (AESA é a correia mergulhada em óleo do vw up 3 cilindros rs uma hora vai pegar fogo e explodir) fato é q os ultimos dopplers americanos tinham performance similar aos russos e mtos países ainda usam ele, sao bons radares.

sub urbano

digo, performance similar aos PESA russos

Bosco

Pois é Sub, mas os americanos adotaram largamente os PESA em radares de terra e navais, mas os aéreos passaram logo dos MSA para os AESA.
Quer dizer, além do B-1B tem os PESA dos E-3 e do E-8, mas eu me referi a radares de caças.

Luís Henrique

Esse “logo” na verdade foram quase 2 Décadas de vantagem sovietica, com a entrada em operação do MiG-31 em 1981 com um radar PESA e os primeiros caças americanos com AESA nos anos 2000.

Bosco

Mas quem deu uma atrasadinha de uns bons 15 anos dessa vez foram os russos com o AESA

Bosco

Luís,
Pra sermos exatos o “logo” foram 5 anos tendo em vista que em 86 entrou em operação o B-1B com um radar PESA compatível com caças.

Luís Henrique

B-1B é um bombardeiro estratégico com peso máximo próximo de 216.000 kg.
Isso não é um caça.

Bosco

Luís,
Um caça precisa ter radar mais potente (e portanto, mais pesado) que um bombardeiro.
O radar PESA APQ-164 do B-1B foi substituído a partir de 2016 por um derivado do APG-83 AESA que também foi adotado pelo F-16.

Super Tucano

Caramba, e os russos não destruíram os EUA nesse ínterim? Mas que falta de timing!

Luís Henrique

As 2 grandes potências competiam em equipamentos militares, em algum momento um dos dois lançava alguma novidade e possuía alguma vantagem tecnológica em determinados campos, porém não em todos, obviamente o outro lado tinha vantagens em outros campos e com o passar dos anos um dos lados desenvolvia uma resposta. Com a introdução do MiG-31 os soviéticos tinham o caça com o radar mais poderoso da época, os americanos demoraram para colocar algo superior em campo e isso só ocorreu nos anos 2000 com alguns F-15 modernizados com radar AESA e a entrada em serviço do F-22 em 2005 também… Read more »

Glasquis7

Não terão capacidade BVR. A autorizacao é pra venda dos caças e não do armamento.

Fernando "Nunão" De Martini

Os argentinos querem fechar e amarrar os dois contratos simultaneamente, mesmo sendo a compra dos aviões com a Dinamarca e a dos armamentos etc com os EUA.

Eles reclamam muito que o contrato dos A-4AR foi feito sem incluir armamento.

Glasquis7

Querer é uma coisa, se virão com o pacote é outra.

Luís Henrique

Já li algumas matérias indicando que a Argentina só aceitaria a oferta americana se já tivesse autorização para os armamentos e inclusive mísseis BVR.
Eu acho quase 99% de certeza que se os americanos não permitirem mísseis BVR, os argentinos vão procurar outras opções, talvez o JF-17 chinês.

Glasquis7

Não, os caças sino/pakistaneses são bem mais caros e em muito menos quantidade. Além disso, depois dos problemas enfrentados esses caças, acho difícil a Argentina optar por eles.

Mesmo assim, já tá difícil arrumar crédito pra estes caças, imagina pro armamento. Isso sem levar em conta o custo do treinamento e preparação dos pilotos pra arena BVR.

Luís Henrique

A decisão final será política. Também acho difícil vencer a proposta americana, pois é mais barata e envolve um maior número de caças, sem falar que a força aérea argentina deve preferir o F-16 (um caça ocidental com ótima reputação) em vez de um caça relativamente novo e pouco conhecido fabricado pela China e Paquistão. Porém, como existe o fator político, o Presidente pode querer uma aproximação maior com a China e pode acabar escolhendo o JF-17. No mais, parece que o sr. está na torcida para que os F-16 venham capados. Talvez não queira “concorrência” para os F-16 chilenos… Read more »

glasquis7

Não é questão de torcida, apenas analiso a realidade. Nestes momentos, 38 F 16 voando é muito mais do que a Argentina consegue comprar. Soma as armas etc, acho difícil eles virem com capacidade BVR.

Cansado

Entre Gripen depenado (o nosso) e o F-16 um pouco defasado mas completo, prefiro o segundo.
De novo aquele velho dilema, “o que é melhor, ser cabeça de sardinha ou rabo de baleia?”

Tutu

Você claramente tomou a decisão mais ilógica então kkk

O Gripen “depenado” ainda está vários degraus acima desses F-16 MLU M6.5

Há quem diga que ele está acima até dos Block 70/72…

AMX

E pousa em pista despreparada, coisa que o F-16 não faz.

Glasquis7

O Gripen não opera desde pistas despreparadas. Ele pode operar em células (pequenas bases) com pouquíssimo pessoal mas não decola nem pousa em pista de terra. Tem que ter no mínimo uma estrada pra sua operação.

Marcelo Andrade

Mas pra que que a FAB vai usar pista de terra em um país que tem 4.500 pistas homologadas e rodovia pra caraca???

glasquis7

Isso nada tem a ver com meu comentário. Eu apenas corrigi de que o Gripen não opera em pistas despreparadas.

Glasquis7

“Há quem diga que ele está acima até dos Block 70/72…”

É, quem diz isso é a SAAB.

Alexandre

O Gripen E/F tem RCS de 0,01, tem capacidade de voo super cruise, radar AESA com IRST integrado e opera em pistas improvisadas.
Nenhuma dessas capacidades o F16 BK 70/72 possui. Veja que tem muito mais coisas que poderíamos falar, mas, com essas 4, já é possível fazer uma comparação sobre qual deles é o melhor.
Essas características, tem a ver com o projeto do caça desde sua origem. E o F16, como é um projeto da década de 70, dificilmente pode igualar um projeto mais atual.

Allan Lemos

Não só a ideia de que o Gripen brasileiro é depenado não tem qualquer fundamento, como também uma compra nesses moldes, se acontecer, virá com uma série de restrições. Os argentinos precisarão pedir autorização dos EUA até para tirar a poeira de cima dos aviões.

Glasquis7

As autorizações são apenas para venda. Depois que vc tem o equipamento, nada pede de vc operar ele.

O único que resta prós americanos é chiar mas não podem impedir a operação dos mesmos.

Rinaldo Nery

“Cansado” de ler tuas bobagens…

Jefferson B

Como esse pessoal consegue falar mal do Gripen?
Incrível como o pessoal gosta de reclamar de decisões boas…o Gripen é um ótimo avião.
Comparar Gripen com F16 dos anos 80???

Ivan herrera

Kkkkkkkkkkkkkk não fala nada com nada 🤦

Maurício.

“Entre Gripen depenado (o nosso) e o F-16 um pouco defasado mas completo, prefiro o segundo.”

Tu está comparando um Gripen novo de fabrica ( que por natureza já é um projeto de caça mais novo que o F-16) com um F-16 velho com uma modernização meia vida de uns 30 anos atrás?

“o que é melhor, ser cabeça de sardinha ou rabo de baleia?”

Quanto a esse ditado, eu chamo de capachismo nível supremo…rsrsrs.

Rafa

Ohloco. Tem doido pra tudo.
O cara prefere ter uma Brasília 76 a ter um Honda 2022. Vai entender

Fernando Botelho

Falou pouco mas falou besteira.

Matheus

Quero saber daonde saiu esse papo de que os Gripens da FAB são “depenados”.

Quem disse isso? A FAB? Algum especialista? Vozes da cabeça?

AMX

Foi um super analista de Defesa, num fórum onde se encontram outros tantos, rsrsrs.

Welington S.

EDITADO:
MANERE O LINGUAJAR.

AMX

Verdade: melhor ter uma lança nova em folha do que uma pistola velha, né?

Glasquis7

“Entre Gripen depenado (o nosso) e o F-16 um pouco defasado mas completo, prefiro o segundo.”

Este tipo de comentários, vcs pensam sozinhos ou tem uma equipe que ajuda?

De onde essa criatura tirou que os Gripe vem depenados?

Andrey

Depenado? O que vc sabe que nós não sabemos?

Marcelo Andrade

Cara tu tá cansado mesmo!! Foi a maior bobagem que li em 2023!!!!

Douglas Rodrigues

A única diferença que notamos dos Gripens da FAB para os Gripens suecos é o sensor na ponta das asas, algo fácil e rápido de se implementar. Outras coisas, seriam o que? Os mísseis e bombas que os suecos usam e nós ainda não? Bastaria comprá-los se houver necessidade… E aí vem um cara dizer que os Gripens vieram depenados??? E dizer que o F-16 dos anos 80 usado é melhor que um novo??? Eitaaaa em cima de eita!

Joanderson

Eu não sei qual o vicio dos paises latino-americano em ser deposito de lixo dos EUA e Europa, esses paises não vão ajudar o nos desenvolver nunca, principalmente o Brasil um gigante que teima em nunca acordar.
A argentina tinha que pular de vez no colo da china e Rússia,negociar até bases militares em seu território em troca de investimento e ajuda financeira do msm jeito que os EUA fazem com Israel.
A América Latina ficou sobre influência dos paises da Otan por decadas e até hj não fizeram nd por nos, é hora de mudar as alianças.

KKce

“esses paises não vão ajudar o nos desenvolver nunca” Ninguém vai, cara. Ninguém tá nem ai pra nosso desenvolvimento, nem nossos governantes estão e você preocupado com os outros. Pra China o Brasil também não passa de fazenda. Vamos parar com esse lenga lenga.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. E no caso de China, ainda tem um agravante: só compram commodities da América Latina. Além de uma grande fazenda, para a China também somos umangrande mina de ferro e um poço de petróleo. Em troca, somos um grande comprador de manufaturados chineses e receptor de investimentos de interesse para a China (até aí, é o jogo deles, estou só colocando os fatos na mesa). Estados Unidos, com todos os seus inúmeros defeitos, intervenções e puxadas de tapete, historicamente compraram (e ainda compram) produtos de maior valor agregado, de autopeças a aviões, de paises Latino-americanos que os fabricam.… Read more »

Bispo

Países não tem amigos, somente interesses.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim.
O que importa é nosso interesse.

Matheus

Perai também Nunão, dos manufaturados Mexicanos, quase nada lá é propriedade intelectual Mexicana, mas Americana.

O México é só uma fábrica dos EUA pra fabricaram seus produtos com mão de obra barata. O mesmo vale pro resto da América Latina.

AMX

E o quê há de errado nisso?
México tem a opção de não querer vender aos EUA. Vende porque quer.

Fernando "Nunão" De Martini

Matheus, E qual o problema em não ser propriedade intelectual mexicana, quando se leva em conta o enorme volume de produtos envolvido, a quantidade de empregos e impostos gerados e os salários mais altos da indústria frente a outros setores? O Canadá, país desenvolvido e que não é latino-americano, também está entre os maiores exportadores de autopeças pra os Estados Unidos, por filiais de empresas dos EUA. Não creio que estejam reclamando desse caminho tomado, décadas atrás, pelos EUA para transferir a maior parte de seus fornecedores de autopeças aos vizinhos do norte e do sul. Estou fazendo uma comparação… Read more »

Alecs

Perfeito! De tempos em tempos da vontade de usar seu texto para esclarecer os alienados pela doutrinação ideológica. Os USA nunca foram bonzinhos, nenhum país é, mas o relacionamento comercial Brasil/China é irrelevante para nós em termos tecnológicos. Até a Embraer pulou fora de lá. Posso estar enganado, mas acho que no médio prazo muita empresa de tecnologia que produz na China vai começar a produzir em outros lugares. Não vão fechar as fábricas lá, pois já fizeram o investimento, mas se tiverem que abrir novas por algum motivo não será na China.

Bosco

Esse “lixo” é o que dá pra comprar por 338 milhões de dólares.
Você sabe o que os chineses venderiam por esse preço ou só destilou seus achismo preconceituoso?

Bosco

Os argentinos podem seguir seu nobre conselho e comprar 38 J-10 por mais ou menos uns 2 bilhões e trezentos milhões de dólares.
Simples!

Super Tucano

Mas Bosco, os chineses vão cobrar em doláres americanos pelos aviões? Tinha esperança que eles fossem acabar com o dollar. Hehehe!

Allan Lemos

Joanderson, você deve estar sob a impressão que geopolítica é algum concurso de caridade. EUA e Europa não têm obrigação nenhuma de ajudar no nosso desenvolvimento, quem tem que fazer isso somos nós mesmos. Em geopolítica não existem amigos, todos cuidam, em primeiro lugar, dos próprios interesses. Ano passado, EUA e UK não tiveram pudores em passar a perna na França, que é desde o fim da WWII, um de seus principais aliados econômica e militarmente. Os países latino-americanos não se desenvolvem porque são, em sua maioria, nações cujos povos são subevoluídos, o que consequentemente implica decisões ruins no campo… Read more »

Nemo

A França é aliada dos Estados Unidos desde a Guerra de Independência.

Emmanuel

O Brasil comprou helicópteros da Rússia e seus motores, hoje, não prestam nem para o lixo. A última coisa que alguém tá querendo hoje é equipamento militar russo. Você deve conhecer a fundo toda a qualidade tecnológica dos equipamentos chineses. Eu não. E boa parte do mundo. Na verdade, a fama é de produto ruim. Agora que a coisa está começando a mudar. Mas o que se sabe é muito pouco devido a democracia chinesa não ser tão democrática quanto a democracia americana, por exemplo, na questão de informações sobre seus equipamentos militares. Já o F-16 é igual a Uno… Read more »

Bruno Vinícius

Interessante essa sua teoria. Especialmente frente ao fato de que Europa e EUA são responsáveis por mais de 60% dos investimentos estrangeiros no Brasil. A Rússia sequer aparece na lista.

Santamariense

“ A América Latina ficou sobre influência dos paises da Otan por decadas e até hj não fizeram nd por nos, é hora de mudar as alianças.”

E o que nós fizemos por nós mesmos??? Nada!!! Tenho pavor dessa mania do brasileiro de terceirizar sua incompetência e fracasso!! A culpa é nossa e só nossa!! Enquanto houver pensamento como o teu, continuaremos sendo o que somos e sempre fomos.

Alecs

Ai ai… A culpa é dos americanus malvadus né? É cada pérola que da até vontade de sair correndo.

Palpiteiro

Quantas horas de vôo essas aeronaves devem ter disponíveis? Será que irão operar só canhão e bombas burras? E será que conseguem pagar o trem de pouso quebrado do c130 em natal?

Alecs

Deve ter algum trem de pouso de C-130 da FAB que já foi aposentado para vender por um preço camarada. Eu só aceitaria pagamento à vista!

Tutu

Um detalhe importante, esses F-16 block 10/15 da Dinamarca foram padronizados e atualizados durante o programa de MLU conjunto da OTAM. Estando num padrão MLU M6.5 Resta saber o que vai ser liberado aos Argentinos, porém com a atualizações do MLU esses aviões podem operar uma vasta gama de bombas inteligente, mísseis AIM-120D e AIM-9X por exemplo, além de terem Head Up Display. Apesar de não serem aviões novos de forma nenhuma, são uma evolução muito grande para FAA em relação aos A4F. São aeronaves bem distintas do Block 15 venezuelanos, e mais atualizados que os Block 20 chilenos que… Read more »

Tutu

Exatamente, confundi os modelos.

Alecs

AIM-120 C7 no máximo, mas talvez consigam o AIM-9X

Santamariense

AMRAAM C7 e Sidewinder X, se forem adquiridos, serão um salto gigantesco em matéria de mísseis para os argentinos.

Marcelo Andrade

O Iris-T e o Meteor são melhores

Santamariense

Concordo. Mas, eu não fiz uma comparação com Meteor e IRIS-T. Eu apenas disse que, frente ao que eles tem hoje, o C7 e o X seriam um avanço exponencial.

Rinaldo Nery

HUD? Qualquer avião de caça tem. É como perguntar se carro vem com retrovisor.

Felipe

Terão AIM-9B com muita sorte.

Fernando "Nunão" De Martini

Melhor se atualizar.
A Argentina já usa AIM-9M há uns 20 anos.

Fernando "Nunão" De Martini

Próximo passo, caso concretizada a compra, será comprar pelo menos um KC-135 usado pra poder reabastecer esses caças em voo, como fez o Chile.

Willber Rodrigues

Eu ví entrevistas do brigadeiro da FAA no site Zona Militar de que essa aeronave faz parte do pacote desses F-16.

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo lado da FAA sim.

Pelo lado dos EUA, vai ter que aparecer em alguma autorização, especificado.

Sergio

E alguém cria que permitiriam a compra dos gripens aqui no patropi deixando os hermanos ao Leo? Equilíbrio sem capacidade de combater uma ” guerra quente”. Isso vem desde o Eisenhower. Devem ter chorado uma barbaridade no ombro do Tio Sam. Se liberta, América Latina!

Maurício.

A Argentina está tão quebrada que não pode comprar nem que seja uns 12 caças novos de fabrica? Ou ao menos uma versão Block 50/52? O tempo de vida desses F-16 provavelmente é muito curto, logo teriam que ser substituídos, aí a eterna novela mexicana começaria novamente…

Bispo

Argentina está quebrada , seria mais comedido antes desse gasto “arrumar a casa”.

Emmanuel

Os israelenses dão um “tapa” da hora nesses caças.
Para manter doutrina tá de bom tamanho.
Daqui 10 anos, dependendo de como esteja a economia argentina, eles veem coisa melhor.
Além do mais, a maior preocupação dos argentinos é sua relação com os chilenos. Que está em relativa calmaria, no momento.
Então, para agora, tá show de bola.

sub urbano

um pequeno MLU e terão a mesma capacidade do Gripen brasileiro

Leandro Costa

Em qual dos multiversos?

RPiletti

Pequeno MLU vai deixar esses F-16 com supercruise? Vão fazer o que na turbina?

Rinaldo Nery

Ele é amigo do “Cansado”. Tbm não se cansa de postar bobagens.

Alecs

A turminha que adora escrever sandices é dureza!

Douglas Rodrigues

E diminuir o RCS do F-16 ao mesmo do Gripen (modo irônico).

Glasquis7

Não, o MLU apenas é uma extensão da vida operacional e não das capacidades do caça.

Santamariense

Negativo, Glasquis. O MLU envolve desde estrutura, fuselagem, passando por aviônicos, radar, cockpit, etc.

https://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html

DanielJr

Bom pacote para os Argies.

Avião com inúmeras peças de reposição, baratos, supersônicos, BVR e muitas outras vantagens que a FAA não possui hoje.

Não acredito que irão fazer programas de modernização (pelo menos não agora), pois ficaria muito mais caro.

Pela quantidade de horas de uso que a FAA vai fazer, eles devem durar bastante, praticamente colocam 50tão de gasolina pra ir no mercado, igreja de domingo e voltar pra casa.

Alecs

Depois que pagarem pelas células devem fazer um programa de retrofit estrutural. Não acredito que saia mais que isso. Inclusive acho que alguns serão canibalizados para manter outros em condição de voo.

Glasquis7

Eu não li em parte alguma que esses caças viriam com capacidade BVR

Santamariense

Só não terão essa capacidade se ela for suprimida pelos dinamarqueses antes da entrega ou se os EUA não permitirem a venda dos mísseis para os argentinos.

Glasquis7

Mas é assim que ocorre. Os “kits” são retirados no momento da entrega.

Santamariense

E retiraram nos que foram vendidos ao Chile?

Fernando "Nunão" De Martini

Glasquis, esses caças dinamarqueses já têm capacidade BVR desde o MLU, incluindo algumas atualizações desde então.

O comandante da Força Aérea Argentina afirmou que o emprego de armamento ar-ar BVR era condição obrigatória para os argentinos.

Glasquis7

Tenho entendido que com o Chile (que tem condições condições de negociação muito superiores às da Argentina) foi assim, foram retirados os “Kits” e o Chile precisou comprar eles por fora para serem implementados em ENAER com ajuda da Deadalous.

Jagder#44

Podem falar o que quiser destes aviões, porém, em caso de um ataque aéreo por parte da AFA, nós não teríamos nenhuma AA efetiva contra estes meios.
Lamentável.

Fernando "Nunão" De Martini

Não entendi muito bem a relação entre AA e F-16, especificamente.

Qual a grande diferença de AA brasileira não ser efetiva, na sua opinião, contra F-16 ou não ser efetiva contra os atuais A-4 e Pampa argentinos?

Bosco

Nunão,
Talvez ele tenha se referido à capacidade dos F-16 de lançar armas stand-off em relação às defesas de baixa altitude/curto alcance (SHORAD) brasileiras, no caso, às defesas antiaéreas do EB/CFN.
Com certeza esses F-16 são compatíveis com as Paveway e o Maverick e quem sabe até da JDAM e HARM , e em sendo , hipoteticamente os argentinos as adquirindo, nos hoje não teríamos meios relativos á defesa antiaérea para nos defender.
*Ele não deve ter incluído a Defesa Aérea da FAB.

Fernando "Nunão" De Martini

Pode ser.
Mas tem uma cadeia de eventos do tipo “se” nesse raciocínio.

Jagdverband#44

Pode trocar o F16 por um, sei lá, F105.
Não temos AA de longo alcance.

Ivan herrera

Com certeza destruiriam todo o Brasil, Chile, Colômbia e se assim quiserem até o sul da África rsss

Alecs

Já estão até planejando o ataque as Ilhas Malvinas kkkkkkkkkkkkkk

Argos

Malvinas não, Falkland!

AMX

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AMX

Senhor…

Glasquis7

Não, o Chile tem Defesa AA, F5 com capacidade BVR, F 16 MLU e Block 50/52 além de NASSAMS

Alexandre

Amigo, esses caças tem um raio de combate de mais ou menos 1000km, ou seja, teriam dificuldades pra chegar em Anápolis. Mesmo que a Argentina compre um avião reabastecedor, ainda assim, não colocariam em Brasilia, mais de 6 Caças F16. A profundidade geografica do Brasil, por si só, já é uma defesa. Esses F16 poderão ser um problema para Países sem profundidade geográfica, pois podem fazer um ataque surpresa e detonar as defesas do inimigo. Quanto a defesa aerea, independente do tipo , sempre estará limitada a curvatura da terra e a quantidade de misseis de pronto emprego, ou seja,… Read more »

Ivan herrera

Eu fui sarcástico amigo kkk

Alexandre

Entendi Ivan, mas tem quem pense exatamente isso.
Dizem que comprar cerca de 40 caças F16 de segunda mão, torna a Força Aerea desse país uma Força Israelense.
Já imaginou como é fácil ter uma FA Israelense na região, custa apenas 338 milhões de dólares, preço de 3 Gripens!
Não resisti KKKKKKKKKKKKKKK

RPiletti

Assim do nada? Vão “meter o loco” armar os 38 sabe-se lá com o que e de uma hora para a outra bombardearão Canoas e Santa Maria?
Passarão pelos Gripen com Meteor e nossos E-99Ms?
Vai com calma jovem, uma situação é termos uma AA fraca e outra é esses F-16 nos atacarem…

Jagdverband#44

Cara é um exercício de imaginação.
Brasil não tem AA de longo alcance. Simples.

Bosco

Mas Jag, o Brasil tem uma razoável aviação de caça formado pelos F-5 e R-99 e com os Gripen ela estará muito bem.
Um sistema antiaéreo de grande alcance/altitude seria mais para a defesa a nível tático caso , num hipotético conflito, não consigamos estabelecer a superioridade aérea sobre o campo de batalha.

Jagder#44

Bosco, você tem razão em relatar que temos F5/F39/R99. Mas meu comentário foi no sentido de, observar que não temos AA de longo alcance.
Imaginemos outra situação então: país X sem vetor algum para combate aéreo e SEM defesa AA. O que acontece? Até um F4 faz estrago!
Foi esse meu ponto.
Interessante como o pessoal leva para o coração qualquer comentário.
Bom Domingo!

Alecs

Talvez eles recebam os 38 antes de termos 12 Gripens. Que triste!

Alexandre

Os 6 gripens que temos já dá conta desses 38 F16 MLU BK6.5

Von Richtoffen

“AFA”?????????? kkkk…

Jagder#44

Errei, AAF.

Rinaldo Nery

O Messi vem junto…

Toro

Não é um pacote ruim. Principalmente para quem opera os A-4 super downgraded. Resta saber se o mesmo acontecerá com os F-16 já que os ingleses não permitirão nada muito avançado nesses aviões. Além disso sem aviões REVO essas aeronaves terão um alcance mais limitado. Uma grande dificuldade técnica é poder operá-las no sul do País com todo o FOD que existe por lá (os chilenos tem o mesmo problema). Mas em todo o caso era mais do que esperado que isso iria acontecer. Em seguida… Colombia.

Fernando "Nunão" De Martini

“Não é um pacote ruim. Principalmente para quem opera os A-4 super downgraded.”

A-4 super downgraded?!?

Os A-4 argentinos são aeronaves modernizadas a um padrão que, até onde tenho conhecimento, nenhum A-4 do mundo havia sido até aquela época. São upgraded, não downgraded…

Toro

Olá Nunao os A4 receberam o radar downgraded do F16. Isso por insistência inglesa. Bem downgraded

Camillo

Não faz sentido achar que um dia China ou Rússia ataquem algum país da América do Sul. A ameaça atual, na Amazônia por exemplo, vem do Ocidente. Então é inútil investir em depender de meios fornecidos pelo Ocidente, a Argentina não aprendeu com a guerra das Malvinas ? Quando os franceses entregaram os códigos dos mísseis Exocet para os ingleses, e lembrando que foram os soviéticos que forneceram para os argentinos a posição dos navios ingleses no Atlântico. Esses F-16 irão aumentar a segurança e soberania da Argentina contra quem afinal ? Eu realmente não percebo onde.

Bosco

Então os franceses têm os “códigos” de nossos Exocets? Você sabe como isso funciona? O míssil tá vindo e aí?
E essa é uma característica só dos Exocets ou todo míssil tem um “código”. Os nossos Iglas têm? E os nossos AV-TM 300? Nos temos os tais “códigos” deles pra passar para alguém um dia?
Agora, falando sério, você acredita mesmo nessa história de “códigos” dos Exocets?

Fernando "Nunão" De Martini

Esses códigos que os franceses deram pros britânicos serviam pra atrair mísseis?

Porque acertaram em cheio três navios…

Afonso Bebiano

Essa história dos códigos dos Exocet foi contada pelo psicanalista do Mitterrand, em um livro publicado depois da morte do paciente.
É uma lenda inverossímil, contada por alguém que, com a referida publicação, jogou a própria credibilidade na latrina e deu descarga.

Bosco

Afonso,
E ainda que seja verdade do psicanalista, demonstraria um desconhecimento sobre a tecnologia de mísseis por parte do Mitterrand, o que não é de se admirar.
Em geral “presidentes” são políticos profissionais e não entendem absolutamente nada de tecnologia militar ou coisa que o valha e quando vão ao psicanalista (coisa também que não é raro de presidente fazer) falam abobrinha e muitas das vezes, mentem descaradamente e falam de coisas que não têm o menor conhecimento.

Bosco

Na verdade, se tal coisa tivesse sido levado à sério a Aérospatiale teria ido à falência com essa declaração intempestiva do presidente da França.

Alecs

A maior ameaça a Amazônia Brasileira é o atual presidente da república.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ZAMZAM

São como Camboa, país da África: sem soberania! Passaram o recibo. Mas meio mundo já sabia.

Tutu

Pessoal falando que é lixo, doação entre outras coisas, gente é o que dá para comprar por esse preço, os chineses oferecem 12 JF-17 por 500 milhões, não tem mágica, eles estão tentando comprar o máximo pelo mínimo, esses 380 milhões não pagam 3 F-39E.

Eles estão fazendo o que podem com o que tem.

Glasquis7

Na verdade, estão bem baratos

Maurício.

Algumas considerações, eu acho que esses F-16 da Dinamarca poderiam ser mais bem aproveitados pela Ucrânia. Por que eu digo isso? Porque na Ucrânia eles chegariam e já participariam de combates. Alguns desses caças já tem 43 anos de idade, quando exatamente eles passaram pelo MLU? Provavelmente na década de 90, ou seja, quase uns 30 anos atrás. E eles são bem voados, alguns já voaram e lançaram bombas em Kosovo, Afeganistão, Síria, Líbia e Iraque, fora as patrulhas sobre o Báltico, ou seja, por mais que a Dinamarca cuide bem de seus caças, o desgaste natural é inevitável. Mas… Read more »

Orivaldo

Quando vencer as parcelas vão culpar quem financiou

Daniel Ricardo Alves

Uma dúvida . . . Se a última versão de exportação do F-16 é a Block 70, qual seria a real capacidade militar desses Block 10/15 da Argentina?

Santamariense

Esses F-16 passaram por um MLU, onde o radar recebeu melhorias, bem como os aviônicos e sistemas de armas, que permitem o uso de mísseis BVR AMRAAM e versões mais modernas do AIM-9 Sidewinder. Mas, é bem inferior à versão atual do F-16, a V.

Glasquis7

Acho que no caso de venda eles viriam sem capacidade BVR. Além disso, a autorizacao é pra venda de caças, não de armamentos.

Santamariense

Só se essa capacidade for suprimida ou os mísseis negados para os argentinos.

Fernando "Nunão" De Martini

São dois contratos que os argentinos estão negociando conjuntamente as autorizações:

https://www.fullaviacion.com.ar/2023/08/05/f-16-para-argentina-etapa-de-definiciones/

Tutu

Muito interessante essa matéria Nunão, o valor do pacote logístico+Armamento vai superar o valor dos caças.

Tutu

Sem capacidade BVR os Argentinos simplesmente não vão comprar.

Glasquis7

Se não comprar estes F 16 não comprarão de ninguém.

Estes vetores estão num preço de oportunidade. Mesmo que vierem sem o MLU seriam um salto qualitativo enorme pra FAA.

Se não aproveitar esta oportunidade, o GAP dos pilotos argentino será enorme.

Santamariense

Como eles viriam sem MLU se essas células já foram submetidas à conversão à esse padrão?

glasquis7

Como eles viriam sem MLU…”

Vc deveria mudar seu Nik para Sheldon Cooper.

Santamariense

Como assim? Não entendi.

Alexandre

Vão transformar a Força aerea Argentina na nova Força aerea Israelense da região!
Eu acredito nesse bilhete!

Emmanuel

Se a Argentina melar o negócio, capaz do Chile ir buscar esses caças para aumentar seus números.
Um upgrade e eles vão ser usados por mais uns 10 ou 15 anos.

Glasquis7

Não há necessidade do Chile aumentar seu inventário.

Santamariense

Dessas 38 células, muito provavelmente serão colocadas em operação entre 12 e, no máximo, 24 unidades, mobiliando 1 ou 2 esquadrões, com as restante servindo de fonte de peças. São aeronaves antigas, no mesmo padrão geral dos 36 F-16 MLU que o Chile recebeu há anos da Holanda. Em comparação com os caças de geraçâo 4++ eles estão bem defasados, mas poderão operar mísseis BVR (se forem adquiridos), capacidade que os argentinos nunca tiveram e, para quem opera os subsônicos A-4M e treinadores armados como o Pampa, um punhado de F-16 como esses é um upgrade e tanto, trazendo a… Read more »

Glasquis7

Já que vc diz que tem as mesmas capa idades, poderia mostrar a nós quais as capacidade dos caças ofertados à Argentina e onde seriam iguais às do Chile?

Santamariense

O Chile não recebeu 36 células da Holanda? Essas não passaram por MLU? Essas células dinamarquesas em negociação pelos argentinos também passaram pelo mesmo programa de modernização estrutural e de sistemas que as aeronaves holandesas passaram. O programa MLU foi inicialmente criado e desenvolvido por Noruega, Holanda, Bélgica, Dinamarca e EUA. Então, são basicamente iguais o aviões recebidos pelo Chile. Se estes passaram por outra atualização posterior, já no Chile, é outra história.

https://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html

Tutu

Exatamente, inclusive tá aí uma comparação interessante, os MLU sofreram alguma atualização no Chile?

Pq caso contrário os Argentinas vão vir mais atualizados, uma vez que Dinamarca os deixou no padrão M6.5, já os que o Chile recebeu estavam no M4 dentro do esquema do MLU.

Tutu

O que foi incluído no MLU 6.5

Retificação de algumas deficiências anteriores na integração de armas
Integração de novas armas (JASSM, JDAM , EGBU-12, SDB, AIM-120D e AIM-9X)
Integração de racks avançados (BRU-69), postes, adaptadores e UAI (garantindo segurança e compatibilidade nuclear)
Atualização do protocolo Link-16
Atualização do software de interface AN/AAQ-14
Atualização do sistema AN/ALR-56M
Atualização do sistema GPS

A M4 era o padrão de 2005 e a M6.5 de 2014.

Tutu

Os Block 20 da Fach operam AIM-120 C7, porém os M6 operam AIM-120D, coisa que só os seus Block 52 fazem.

Incluse pelo lista de atualizações dos Steps do programa MLU esses F-16 da Dinamarca tem uma eletrônica bem próxima dos Block 50/52, já que depois dos M6 o padrão M7 (pouco adotado) já fala inclusive em radares AESA coisa que nenhum Block 50 tem.

Glasquis7

Eu volto a fazer a pergunta, quais as capacidades atuais dos F 16 do Chile?

Perguntei apenas isso. O MLU é uma coisa, o que cada força faz com seus caças é outra.

Santamariense

Em algum momento eu falei que os F-16 em negociação com os argentinos estão em condições iguais aos F-16 MLU chilenos HOJE? Olha o que eu escrevi:

“São aeronaves antigas, no mesmo padrão geral dos 36 F-16 MLU que o Chile recebeu há anos da Holanda”

Eu disse que, em linhas gerais, são aeronaves semelhantes. Os chilenos, depois de recebidos, passaram por modificações, assim como os dinamarqueses também continuaram sendo atualizados nos padrões subsequentes do MLU. Será que agora fica mais claro pra ti?

Ex-Blogueiro

Eu sei que o Poder Aéreo é uma mídia respeitada e que seus editores são pessoas sérias, mas quantas vezes a gente viu notícias sobre possíveis compras de caças pela Argentina que não viraram nada? Há dez anos atrás um blog espanhol dizia que eles já tinham dinheiro reservado no orçamento para compra de MIrages F1 espanhois pela metade do montante anunciado agora. Sites brasileiros replicaram a notícia e acabaram passando vergonha porque as células foram parar em uma empresa americana. Depois disso vieram os boatos de compra de caças israelenses, coreanos, chineses, indianos… Agora isso no momento em que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Há dez anos atrás um blog espanhol dizia que eles já tinham dinheiro reservado no orçamento para compra de MIrages F1 espanhois pela metade do montante anunciado agora. Sites brasileiros replicaram a notícia e acabaram passando vergonha porque as células foram parar em uma empresa americana.”

Não entendi onde passaram vergonha. Se foram negociados com a Argentina, mas a venda não deu certo, e acabaram comprados por outro interessado, foi simplesmente um negócio que não terminou como poderia. Teriam passado vergonha se afirmassem que a compra estava fechada e assinada.

Ex-Blogueiro

Caro editor. Não quis ofender, nem questionar o trabalho do PA. Se surgiu a notícia, tem mais é que publicar. Cabe ao leitor ter o bom senso de filtrar aquilo que tem probabilidade de acontecer ou não. Eu apenas manifestei minha opinião e agradeço pelo espaço que me foi dado para isso. Agora, “passar vergonha” é uma questão muito pessoal. Não acha? Tem gente que peida em público e não passa vergonha. Eu conheci um certo jornalista especializado que ao se agachar para tirar uma foto de uma aeronave soltou um sonoro pummm em pleno show aéreo, ao lado de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ex-Blogueiro,

Quem levantou esse assunto de “acabaram passando vergonha”
foi você mesmo…

Eu nada tenho a acrescentar sobre o que fazem outras mídias ou profissionais para isso, seja por eventual erro em apurações ou em combinações de alimentos fermentáveis. Cada um que responda pelo que coloca no ar…

Ex-Blogueiro

Esse “coloca no ar” foi muito espirutuoso. rs rs rs

Orivaldo

Esses eles levam, estão quase doando

Boitatá

Essa é mais uma notícia, como as outras também foram. Se vai acontecer ou não, acho que nem o presidente tem certeza.

Leandro Costa

Se coloque no lugar dos editores. Se uma compra dessas efetivamente acontecer, e enquanto outros veículos noticiarem a possibilidade da compra, não vai demorar muito para aparecer um monte de gente falando que isso já havia sido noticiado antes. É uma notícia sobre um país vizinho ao nosso e que precisa ser acompanhada. Cabe apenas aos Argentinos tornarem todas essas intenções em realidade, fora o fato de que toda vez que eles querem buscar um novo vetor e não conseguem, isso também nos mostra aonde estão as prioridades do país vizinho e por aí vai. Faz parte. Existe notícia, então… Read more »

EduardoSP

Mas é notícia. A informação da possível venda foi publicada pelo Congresso Americano, não é achismo ou fofoca.
Se a venda vai ser concretizada ou não, veremos no futuro. O fato é que a negociação está em andamento.
E fato é diferente de opinião.

Salomon

Acho que esperaram o tempo certo e tinham informações de que os argies iriam quebrar um paradigma, comprando material de fora do ocidente.
Vão elevar a moral do povo, fazer barulho em paradas. Os pilotos argentinos já surpreenderam várias vezes, são eficientes e motivados.
Como um colega disse abaixo: “Enfim, os argentinos não ficarão mal na fita, aqui na América do Sul, mas o tempo de vida útil restante não deve ser muito..”
Lembrem-se que o Gloster Meteor brasileiros foram trocados por algodão, eles pagarem em soja e pancetta não estaria fora.

Felipe

Mano,a Argentina tem muito,mais muito a oferecer para os Estados Unidos além de questões China e Rússia!!
Apesar que Estados Unidos nunca foi santo,bem melhor se envolverem com eles do que com Rússia e China,..e nosso continente tem mais a oferecer a eles que a África!!

Magaren

O negócio foi viabilizado apenas para a Argentina não voar equipamentos chineses.

Se vão pagar. é outros 500.

Se bobear os americanos estão prevendo que a Argentina não terá dinheiro para manutenção e logo vão estar no chão kkk

Luiz Carlos - Pará de Minas

Conta de padaria: 400 :38 = 10 milhões cada . Preço de um super tucano desdentado.
Nossa …. Tá na promoção. É xepa de feira.

Gilson

Eu acredito que se a Argentina, receber esses 38, F16 block 10 e block 15, no final de sua implantação se tiver voando 10 F16, é muito. Esses aviões já era, é furada hermanos, isso é armadilha geopolítica.

Santamariense

E tu acha que a ideia é voar os 38? Claro que não. Serão colocados em operação entre 12 e 24 células. As restantes serão para fonte de peças.

Allan

É realmente uma lastima um país como a Argentina cojitar comprar um caça cuja a fabricação foi a mais de 25 anos, triste como o fracasso do governo argentino deixou um grande país nesse estado.

Von Richtoffen

Cogito ergo sum.
Ditadura militar causa ruína econômica.

Junior

Ditadura Militar é realmente uma grande b… .A da Argentina caiu em 1983. 40 anos atrás. Populismo Peronista será que ajuda na questão econômica/social?

Santamariense

Concordo. Mas, ditadura civil não causa também?

Bosco

A bem da da verdade não existe ditadura civil.

AMX

No Uruguai, foi um civil quem a implantou.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ CAMINHANDO PARA TEMAS TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

E os militares ficaram contra?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ CAMINHANDO PARA TEMAS TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AMX

Nem por isso a começaram.

Santamariense

No meu entendimento, ditadura militar é aquela em que o líder é um militar e o movimento se origina dentro da caserna. Já uma ditadura civil é aquela em que o líder é um civil, com apoio dos militares, ou mesmo um civil colocado no poder por um outro país, subjugando as forças militares do país invadido.

Allan

indenpendente, estamos falando de algo que aconteceu na decada de 80, estamos em 2023, não se pode culpar algo que aconteceu a tanto tempo principalmente depois de 30 anos do regime, não se pode culpar os problemas atuais da Argentina por erros cometidos a tanto tempo, foi o fato deles não se encontrarem como nação que causou isso, sucessivos governos e todos ao seu modo falhando em criar um futuro para o país, e temo como um brasileiro que isso aconteça ao Brasil.

Leandro Costa

Isso já está acontecendo.

Fábio A Mendes

Ridículo a Argentina está buscando dinheiro do Brasil.para balançar seu lastro financeiro e vai gastar dinheiro com aeronáutica… Tem de trocar mesmo esse governo Kischernista…

Camargoer.

Olá Fábio. Concordo. A situação cambial da Argentina está bem grave. Não sei dizer se a Argentina está com problemas fiscais. Geralmente um processo inflacionário favorece a questão fiscal, já que eleva a arrecadação nominal em uma taxa muito maior que a elevação dos gastos nominais, principalmente os pagamentos dos servidores públicos, qu e acaba sendo reajustado abaixo da inflação. O problema mais grave são as reservas cambiais. Ainda que a Argentina tenha renovado o empréstimo com o FMI, a situação ainda é crítica.

Junior

Renovou com o FMI com dinheiro chinês tendo o Brafil Putenfia como avalista. ¨Não sei dizer se a Argentina está com problemas fiscais¨. Economia lá está bombando. Literalmente. Economia da Unicamp?

Camargoer.

Caro Jr. A operação com a China foi um swap. A Argentina tem reservas em moeda chinesa. Pelo acordo de swap, a Argentina envia yuans para a banco central chinês e recebe de volta o equivalente em dólares. Isso não é empréstimo. A Argentina poderia fazer o mesmo com reservas em ouro. Eu não sei se a Argentina tem reservas em reais, que são usados para financiar as importações brasileiras, mas creio que seja possível fazer este tipo de operação também. Por outro lado, a Argentina acertou um empréstimo com o CAF cujo objetivo é pagar algumas parcelas do empréstimo… Read more »

Dr. Mundico

Bem, é o que tem na prateleira e o que o cliente pode pagar. Saiu barato.

Junior

Pode pagar?

rommelqe

Uma curiosidade: pergunto se os assentos ejetaveis do F16 poderiam ser adaptados nos Super Etendard….Alem disso, podem servir de fonte de sobressalentes para F16 venezuelanos…..

António Rodrigues

Acho que o negócio pode ser aquilo que foi levantado numa revista daí.
Ou seja os dinamarqueses entregam os f26 aos estados unidos em troca de obter desconto nos F35, ou seja aí o FMS entra como intermediário cobrando juros e vende os f26 aos argentinos, acerca dos P3 aqui levantado não é a Noruega que os vendeu á Argentina?

https://www.edrotacultural.com.br/dinamarca-decide-acelerar-troca-do-f-16-pelos-f-35/

António Rodrigues

Quero dizer F16 e telemóvel meteF26 peço desculpa.

António Rodrigues

Não é troca, será mais devolução de caças f16 em troca de desconto no preço dos F35.

Funcionário da Petrobras

Péssimo negócio para os hermanos.
EUA querendo empurrar sucata.

Santamariense

Eles compram se quiserem…Alguém tá obrigando eles???

Funcionário da Petrobras

Adendo:
EUA querendo empurrar sucata via aliado da OTAN.

Argos

Não vi ninguém comentar sobre um possível veto inglês dessa venda. Inglaterra já se pronunciou a esse respeito?

Tutu

Os Britânicos preferem um JF-17?

Funcionário da Petrobras

Argos.
Sem dúvida foram consultados, mas estes aviões são tão limitados que não causam preocupação para a Inglaterra.

DanielJr

Para os ingleses é muito melhor esses F-16 do que JF-17. Esses F-16 são bem capados perto dos jatos britânicos, e se eles se engraçarem com as ilhas novamente, há meios de embargarem peças e serviços, com o JF-17 não. Tudo isso além de não deixar a China/Rússia colocar seus caças aqui, deixando espaço para que outros países façam o mesmo depois.

Na minha opinião, a Inglaterra iria chiar se fosse um lote de Vipers block 70.

AMX

Talvez a palavra certa seria reclamação, e não veto. Grã-Bretanha não tem que vetar ou deixar de vetar alguma venda de material militar dos EUA.

Marcelo Andrade

Acho que estes F-16 estão no osso!! Não há armamento envolvido no contrato pelo que entendi, até para não criar birra com a Inglaterra. Acredito que dos 38 uma parte deve ser para canibalização. Para quem não tem nada, é o que tem hoje!!

Leandro Costa

Não há informações sobre o contrato em si, apenas que a venda das aeronaves foi aprovada pelas partes envolvidas. Contrato, suporte, etc., deve ser negociado depois.

GRAXAIN

Como tapa-buraco geracional, escutei que a Argentina se comprometeu com a aquisição de 24 aeronaves, com células já pré-selecionadas. Isso garantirá ao menos dois esquadrões para treinamento de novos pilotos e adoção de táticas mais modernas, BVR, etc. em substituição aos surrados e escassos A-4. Aqui vamos calma e serenamente recebendo nossos F-39…

Jhenison Fernandez

acho que por 400 Milhões acho que não se compra nem 38 Super Tucanos.

Jonathan Pôrto

Agora faz sentido o emprestimo de 600 milhões de dólares USD que Taxad digo Ministro Haddad concedeu a juros baixíssimos pra Argentina.

Camargoer.

Caro J. Você está confuso. A linha de US$ 600 milhões do CAF é para financiar as importações argentinas de bens produzidos no Brasil. O importador paga em pesos ao banco e o banco central brasileiro em dólares e o banco central paga ao exportador brasileiro em reais. Fez sentido agora para você?

Marcelo Andrade

Vem com assento ejetável da Martin Baker?

Santamariense

F-16 usa assento ejetável norte-americano ACES-II.

Marcelo Andrade

Valeu!

Carlos Crispim

Com essa compra Argentina terá uma força aérea maior do que a do Brasil, excelente comprar dos hermanos, sempre nos surpreendendo.

Marcelo Andrade

eita nós!!! Mais um jogador de Super Trunfo!!!!