A Força Aérea Brasileira espera concluir um acordo contratual com a Airbus Defence & Space antes do final do ano, abrangendo a conversão de dois ex-Azul A330-200 para sua configuração de multi-role tanker transport (MRTT).

“A conversão do MRRT está em negociação e o contrato está previsto para ser assinado em dezembro deste ano”, disse um oficial militar familiarizado com o processo.

Introduzidos em serviço em julho e novembro de 2022, respectivamente, os widebodies da ex-companhia aérea estão atualmente empregados na função de transporte de passageiros.

“A Força Aérea Brasileira entregará a primeira aeronave à Airbus em 2025 e a segunda em 2026”, afirma a fonte. Após o trabalho de modificação realizado nas instalações da empresa em Getafe, perto de Madrid, Espanha, o par retornará ao uso operacional no Brasil em 2026 e 2027.

Uma vez adaptados, eles empregarão casulos de reabastecimento sob as asas e mangueira para apoiar ativos, incluindo os caças Northrop F-5M e Saab Gripen F-39E/F.

A330-MRTT.jpg
A330-MRTT

Espera-se também que a configuração KC-30 do Brasil apresente capacidade de evacuação médica. Isto incluirá o fornecimento em nível de unidade de terapia intensiva para dois pacientes e seis estações de cuidados leves para dois cada, disse o oficial durante a conferência Military Airlift da Defense IQ em Londres, em 5 de setembro.

Separadamente, a Força Aérea Brasileira deverá receber seu sétimo avião de transporte/tanque KC-390 da Embraer antes do final do ano, seguido por um oitavo no início de 2024. A Força eventualmente colocará em campo uma frota de 19 KC-390, com sua chegada mais recente em junho de 2023, a primeira a ser aceita em um padrão de capacidade operacional total.

As operações com o bimotor são divididas entre dois esquadrões, baseados em Anápolis e no Rio de Janeiro. Desenvolvimentos recentes incluíram a obtenção de autorização para o uso da carga útil do Sistema Modular de Combate a Incêndios Aerotransportados II roll-on e roll-off e testes de carregamento bem-sucedidos com equipamentos, incluindo o sistema de lançamento múltiplo de foguetes ASTROS do Exército Brasileiro e o radar de vigilância implantável M200 Vigilante.

A FAB planeja, em novembro de 2023, realizar um primeiro teste “buddy-buddy” de avião-tanque entre um par de seus KC-390.

O Brasil está a caminho de aposentar o último de seus transportes táticos Lockheed Martin C-130 em dezembro, já tendo reduzido sua frota desse tipo para dois exemplares.

FONTE: FlightGlobal

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Clésio Luiz

Enfim uma boa noticia.

Chris

So espero que o facam logo… O barbudo ja demonstrou interesse em pegar um deles pra ele ! heheh

Saldanha da Gama

Bom dia !!!!!!!!

Eles querem(casal) hotéis voadores, idênticos aos dos Sheiks…Enquanto isto no Sul…….

Abraços

Marcelo

Esses cara ficam diseminando essa fake news o tempo inteiro !!!
Vou ler os comentarios nenhum comentarios construtivo,so comentario que o 9 dedo vai pegar o aviao para usar.
Quem vai liberar a verba para conversão vai ser o 9 dedo !!!

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

mas é vdd, já foi noticia em vários lugares o interesse de um dos aviões para o GTE.

Von Richtoffen

Essa notícia não foi veiculada em nenhum meio de comunicação confiável, só especulação barata e furada. O “barbudo” é quem garantiu recursos para a conversão via PAC. O ex só tinha interesse no porão de carga pra levar joias e muambas.

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Azor

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Joelisson

2 kc-30? É isso mesmo ? E o aerolula sem escalas, como fica ? Tá bom demais pra ser verdade kkk

Tutu

Tem outras notícias circulando que eles optaram por adquirir uma aeronave VIP usada, provavelmente adivinda do Oriente Médio.

Tutu
BLACKRIVER

Fala-se num A340-500 VIP EX Aeronautica Militare Itália 🇮🇹



Tutu

Deus me livre….

Tem que ser muito barato, A340 é fim de carreira.

Henrique

330 ou 777 é suficiente, mas A340 da pra fazer licitação pra 8 motores

Tutu

Pior que esse A340 teoricamente é do Oriente Médio, pq ele era uma leasing da Etihad para a força aérea da Itália, os italianos pagaram 20 milhões pelo interior vip em 2016, e assinaram um contrato de 8 anos por 150 milhões.

Eles desistiram em 2018 e o avião está estocado na Itália pela Etihad desde então.

Mars

De fato muitos países usam a família A340 como aeronave VIP, muito pelo seu alcance, idade e disponibilidade no mercado.

EduardoSP

E pela segurança e não exigência de conformidade com os limites de ETOPS proporcionados pelas quatro turbinas.

Andrey

Tomara hehe.

BLACKRIVER

Ta de brincadeira né?
Já parou pra somar o montante de impostos que nós pagamos para que políticos, militares e funcionários públicos em geral tenham dinheiro público pra gastar sem se preocupar de onde essa grana vem!

Andrey

Se for o 340 vai ficar mais no chão do que voando,o bolso dos contribuintes agradecerá à FAB pela escolha ,rs.

Mars

Existe um A340-500 ex-Latam estocado em toulouse também. Mas esse precisa ser convertido em VIP.

Douglas Rodrigues

Comprar A340 em pleno 2023.
Será mesmo que a presidência precisaria de avião de tal tamanho? Existe no mercado tantos outros com autonomia igual e mais econômicos… Mas em se tratando de luxo e facilidades para os nossos governantes, tudo vale! Até mesmo sonhar com avião padrão sheik…

Underground

Aquisição e conversão das duas aeronaves ficará por quanto?

Camargoer.

Segundo o PPA:
Ação Orçamentária: 162M – Conversão das aeronaves AIRBUS 330-200
Custo Total: R$ 1.431.496.052 Início: 01/01/2024 Término: 31/12/2028
Total do PPA 2024-2027 890.000.000

Camargoer.
Wellington Góes

A bagatela, não?! 🤔
E tinha “gênio” que dizia aos quatro ventos que saria mais barato e rápido… Rsrs
Tem sempre alguém, ex-FAB, ganhando uma bolado nesses negócios, dessa forma (licitar para comprar, depois licitar para reformar/modernizar). Detalhe, só em 2025 SERÁ ENTREGUE PARA CONVERSÃO…
Tá çerto… Era bem melhor, mais rápido e menos custoso, fazer assim e não compra aeronaves devidamente prontas para tal (como a empresa que presta serviço á RAF estava ofertando naquela época).

DanielJr

Tem que lembrar também que ficaram cozinhando esse contrato de modernização com a Airbus, nesse meio tempo o Canadá (eu acho) fechou contrato para alguns MRTT e assim assumiu a vaga da agenda na linha de produção que a Airbus tinha para a FAB. Ficamos para depois.

Santamariense

Wellington, DanielJr e Jorgemateus77: Segundo matéria do próprio Poder Aéreo, publicada em 27/01/2022: “Como exemplo temos o Ministério da Defesa espanhol, que no final de 2021 assinou o pedido formal para a compra e conversão de 3 A330 em MRTTs para a Força Aérea Espanhola (EdA). A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros,…” € 675.000.000,00 / 3 = € 225.000.000,00 por aeronave A FAB adquiriu os dois A330-200 da Azul por 80 milhões de dólares US$ 80.000.000,00… Read more »

Wellington Góes

Ah claro, tudo se resume a contas de padaria, com o câmbio do dia, etc, etc, etc…
Levar em consideração a disponibilidade do vetor (quando) é um mero detalhe.
Mas não me espanto, quando o assunto é pensar a FAB com capacidades estratégicas.

Santamariense

Como assim? Não entendi. Tu questionou o valor. Olha tua primeira frase: “A bagatela, não?!“. Eu coloquei os valores. E quanto ao câmbio, coloco um exemplo: de novembro de 2002 até hoje, o câmbio teve um valor mínimo de 4,99 e um máximo de 5,78. E há anos sem mantém nisso. R$ 1.830.696.052,00 / 4,99 = € 366.872.956,31 = € 183.436.478,16 por aeronave R$ 1.830.696.052,00 / 5,78 = € 316.729.420,76 = € 158.364.710,38 por aeronave Portanto, em qualquer cenário cambial, o Brasil comprou e vai converter as aeronaves por um valor bem menor do que a Espanha. Quanto à demora… Read more »

BLACKRIVER

Achááá

Pra começar as exigências da licitação habilitaram somente uma única empresa a participar da venda dessas aeronaves para a FAB, por coincidência essa empresa presta serviços de manutenção e treinamento para a FAB!

Incrível nem a própria fabricante do modelo em questão atendia os requisitos da licitação 🤔🤫

Rinaldo Nery

Só a Azul opera A330 no Brasil. Os pilotos voariam aonde?

BLACKRIVER

Não estou questionando o treinamento, mas a maneira como as contratos são fechados!

Leandro Costa

Novamente, só a Azul opera o A330 aqui. Não existe nenhum outro lugar no Brasil para se treinar mantenedores e tripulações. Caso contrário teriam que mandar provavelmente para a Espanha, à um custo ainda mais elevado, para se manter o pessoal lá. E se fosse o caso de enviarmos gente para lá, teriam outros tantos xingando a FAB de tudo quanto é nome falando que a Azul poderia ter treinado o pessoal aqui à uma fração do custo e que a Força só existe para mandar pessoal para viagens luxuosas ao exterior sendo bancados pelo contribuinte. Não existe mesmo como… Read more »

Rinaldo Nery

Questionou, sim. Tá postado acima.

Jorgemateus77

Só falta alguém falar q o preço tá em conta…

Fabio Araujo

Um Hércules C-130H da FAA o TC-64 sofreu o acidente na Base a Aérea de Natal quando estava vindo da Europa para a Argentina!
https://twitter.com/SA_Defensa/status/1700556981860266312?t=HFQt5zHoNpiLEiThYjUtpg&s=19

Rinaldo Nery

Foi no aeroporto civil de São Gonçalo do Amarante.

Marcelo

Que perigo,aeronave estrangeira lotada de munição se acidentando no nosso aeroporto no tempo de causar um tragédia !!!

AMX

Assim voavam os 707 argentinos durante a guerra das Malvinas, entre Argentina e Europa.

Rinaldo Nery

Tinha munição? Qual tipo? Como sabe?

Fabio Araujo

Esse avião foi buscar em Israel os drones suicidas que a Argentina comprou entre outras coisas compradas dos israelenses.

Welington S.

Excelente notícia.

Wellington Góes

Ué, mas o comando anterior não dizia aos quatro ventos que eram KCs?!🤔

DanielJr

Na licitação já era prevista a compra de A330 comuns para posterior conversão em MRTT. A Azul ganhou o contrato e fez a venda para o governo.

Wellington Góes

Era uma pergunta retórica e irônica.

Rafa

Isso se o moço lá do palácio não usurpar o avião antes.

BVR

2026 e 2027 ?!!!?!! Putz !! Era para ter sido “internado,” ao menos um deles, logo após a aquisição para fazer a conversão”. Aproveitando, já que o assunto dos airbus da Fab – quase sempre – traz com eles a necessidade do uso como um avião presidencial, existe algum bloqueio psicológico ou emocional na necessidade ( e faço uma ênfase na palavra necessidade) de um presidente da república de um país como o Brasil (que alguns chamam de anão diplomático) ter à sua disposição um avião presidencial intercontinental ? E não sou à favor que sejam esses dois que a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Já ouvi relatos que deram conta de proibição de avião presidencial brasileiro pousar em determinados aeroportos”

O atual?
Ou você está falando do KC-137 de décadas atrás?

BVR

Sim, sim. Mas para reforçar que quando chega a hora tem que trocar.
Já li comentário de gente dizendo que a Fab (Brasil) não precisava de transporte/reabastecedor nivel estratégico; mesmo depois do sufoco que foi resgatar os brazucas lá na China no início da pandemia.
Um país das dimensões do nosso e com as obrigações defensivas que temos não ter vetor de pernas longas é uma falha.

P.S.: Esse comentário eu não li aqui; foi num canal sobre aviação.

Douglas Rodrigues

A FAB já utiliza dois E190 no GTE (os dois E190 são Lineage 1000 que eram vendidos até pouco tempo atrás pela EMBRAER), esses que foram para a China no início da Pandemia – devem ter uns 8mil km de autonomia. Desenvolver um avião exclusivamente para agradar ao chefe do executivo e poucas encomendas, seria muito dispendioso… Quem sabe a FAB devolvendo os E190 e recebendo novos E195 com certo nível de conversão (redução de pax já traria maior autonomia)… Ou vender o A319 e os E190 para criar caixa e comprar um único novo avião presidencial? Vemos que ter… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Douglas,

A maior parte das viagens presidenciais é no próprio Brasil ou a países vizinhos, e está dentro do alcance dos VC-2 (Embraer 190), que tem hora de voo muito mais barata que um A330.

Não faz sentido vendê-los e usar um A330 para ir de Brasília a Salvador ou a Assunção, por exemplo.

Já o A319 (VC-1) faria sentido, no caso da compra de um A330 para uso nas viagens internacionais mais longas.

Douglas Rodrigues

Certo Nunão, concordo totalmente…
Então a venda do A319 para aí sim ir atrás de um A330 a ser configurado em VIP… Acredito que o ACJ possa valer uns R$80 a 90 milhões no mercado, e um A330 seminovo configurado em VIP uns R$150 milhões.

BVR

Olá Douglas Rodrigues ! As minhas colocações não foram no sentido de “agradar” o chefe do executivo (seja ele quem for); mas sim na importância de ter um avião de maior alcance – ainda que a maioria das viagens presidenciais sejam feitas não sejam de tão longo alcance. Concordo com que seria mais viável ter três A330, e quando surgisse uma viagem mais longa um deles receberia o kit vip; pois fora disso a Fab empregaria as aeronaves conforme surgissem as demandas (deslocamento de efetivo, acionamento do Itamaraty…). Quanto aos E195-e2, o meu entendimento teve como base a percepção de… Read more »

bit_lascado

Tomara antes que seja usurpado pelo GTE

Koprowski

Em se tratando de KC-390, já está mais do que na hora da EMBRAER devolver, totalmente revisado, o FAB- 2852 para a FAB, que à emprestou anos atrás. Ainda mais necessária devido à desativação dos últimos C / KC-130M Hércules.

Santamariense

Acho que o sétimo KC-390 citado no texto é justamente o 2852.

Koprowski

Penso o mesmo.

Wilton Santos

O Brasil precisa urgente de um novo avião presidencial com maior capacidade e autonomia. Nas últimas viagens para a China e Índia foram precisos dois aviões (A319 e A330) para transportar a comitiva do presidente e os empresários brasileiros. A viagem para esses países tiveram que fazer escalas por causa da baixa autonomia do A319.

fonte: https://aeroin.net/lula-ja-esta-a-caminho-da-india-com-dois-avioes-o-airbus-a330-e-o-a319-presidencial/

bit_lascado

Que compre um terceiro A330, padronizando assim a frota.

Henrique

pega 747 ou a380 logo

Santamariense

Hehehehe….boa. Se é pra levar os amigos, os vizinhos, a sogra, o papagaio….então, tem que ser um avião grande mesmo! E pra primeira *@#*% não cansar muito….kkkkkkk

Von Richtoffen

Bom mesmo é levar talco e joias personalíssimas…

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Carlos Campos

bom pelas investigações da PF e dados do TCU nao sei se falas do Bo.zo ou do Lu.la pq aconteceu com os dois

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Santamariense

Pois é!! Mas, tudo tem que descambar para a polarização.

Santamariense

Onde eu falei que seria para isso?? Desapega dessa dicotomia!!! Uma baixaria e falta de vergonha não justifica outra!!!

Santamariense

O atual ocupante do planalto que não reclame…foi ele que comprou o A319.

Orivaldo

Só discordo nos números. 3 seria o suficiente por hora. Muitas viagens e acordos precisam ser feitos.E locais turísticos a serem visitados, pois ninguém é de ferro.

Douglas Rodrigues

O Brasil ou o político atual precisa de um novo avião? Vai da necessidade e de qual luxo o cara quer ostentar né? Foram dois aviões pela quantidade de pessoas na comitiva, mas pergunto aqui: Será que o presidente atual não poderia ter voado também no A330? Ou ele precisa do conforto que só uma avião com configuração VIP pode oferecer? A autonomia do A330 está em torno de 12mil km, enquanto do A319 está em torno de 8500Km – para uma viagem até Nova Déli, o A330 precisa de ao menos uma escala e o A319 duas… Mas me… Read more »

Henrique

só acredito hora que o avião estiver saindo suporte lá com a conversão terminada

no Brasil o passado, presente e futuro são incertos

Leandro Costa

Infelizmente concordo com você.

Carlos Campos

sendo que existe Obras do PAC 1 que nunca saiu então só acredito vendo

Bardini

Ficou para 25 e 26, pq o nine tem que ir usar as aeronaves até o fim do mandato…

Fabio Araujo

Matéria da Band fala do novo avião presidencial:Estudo da FAB mostra que novo avião presidencial pode custar R$ 400 milhõesNa busca para atender ao presidente, a FAB encontrou um Airbus A330-200, registrado em nome de uma empresa de leasing com sede na Suíçahttps://www.band.uol.com.br/noticias/estudo-da-fab-mostra-que-novo-aviao-presidencial-pode-custar-r-400-milhoes-16631361

Carlos Campos

Jato novo enquanto o rombo nas contas só aumentam, parece que estamos em 2014 de novo, houve cortes nos programas sociais, tragédia no sul, e etc.

Bueno

Acho que deve ter sim , o Brasil , a nação Brasileira deve ter um Avião presidencial com capacidade de deslocamento sem escala , independente do Governo da situação ( não sou apoiador do descondenado e nem dos descondenados de sua equipe). O Brasil tem grana sim, quantos bilhões são torrados com muitas porcarias que dão votos aos políticos, é só reduzir o valor do fundo partidário que paga fácil um A330-200 VIP É questão de segurança transportar o Chefe de estado de uma nação. Vai que roda a ficha dele e expede um mandato de prisão e ele em… Read more »

Nonato

Até pouco tempo o 787 do México estava disponível…
Passou vários anos empacado.

Tutu

E foi vendido barato

Bosdesniavranka

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Tuxedo

Ué, mas n mudou para apenas 01 avião? O outro seria o novo avião presidencial que foi cedido pela FAB.