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Força Aérea do Chile exibe seus F-16 com mísseis AIM-120 AMRAAM

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Em evento inédito, a Força Aérea do Chile (FACh) exibiu dez caças Lockheed Martin F-16  Block 20 MLU com mísseis AIM-120 AMRAAM C7 em um “Elephant walk”.

O feito ocorreu no dia 1 de setembro em comemoração aos 71 anos da Grupo de Aviação nº 7, localizado na Base Aérea de Cerro Moreno da V Brigada.

Este treinamento geralmente é feito para preparar esquadrões para operações de guerra e para preparar pilotos para o lançamento de aeronaves totalmente armadas em uma grande operação.

Em 2002 o Chile adquiriu 10 caças F-16 C/D Block 50+ novos da Lockheed martins, em 2005 comprou 18 F-16MLU M2 (11 F-16A e 7 F-16B) usados da Holanda e, em 2008, mais 18 F-16MLU M4.

FONTE: Defensa.com

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Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
17 dias atrás

Fico imaginando o piloto esperando a autorização para disparar um AIM-120 enquanto os oficiais superiores discutem sobre a “papelada” para justificar o disparo aos EUA.

Glasquis7
Reply to  Ricardo da Silva
17 dias atrás

Isso é lenda e já foi debatido extensamente.

Não precisa autorização pra usar;
Não fica estocado nos EEUU;
Não vem com Chip de desativação.

Essas são as lendas militares que teimam em morrer.

Se isso fosse realmente verdade, ninguém compraria armamento americano nem eles colocariam tantas restrições pra vender.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Não precisa autorização pra usar;
Não fica estocado nos EEUU;
Não vem com Chip de desativação.
Essas são as lendas militares que teimam em morrer.

Se isso fosse realmente verdade, ninguém compraria armamento americano nem eles colocariam tantas restrições pra vender.

Você diz que é lenda,mas Washington quis saber se o Paquistão usou as aeronaves deles no recente encontro com os indianos…

E se usou,qual o problema?! Ou os americanos só querem que o governo de Islamabad só usem as aeronaves em desfile…

Glasquis7
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Não Adriano. O problema no Paquistão não foi o uso dos caças mas sim a base desde a qual operaram. O contrato de compra dos caças do Paquistão determina que estes estejam baseados em determinadas regiões do país, justamente, pra evitar a violação do sigilo das tecnologias empregadas e no caso do incidente com a India, estes caças decolaram de uma região não autorizada no contrato. Por isso a bronca. Mas isso demonstra como é lenda essa história de que tem que pedir autorização pois deu pra ver que até os paquistaneses operam seus caças sem previa autorização do Tio… Read more »

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Se isso é verdade e ainda assim o mundo adora comprar arma americana, honestamente, é melhor jogar no lixo todos os caças e mísseis de qualquer outro país, porque só sendo um GAP absolutamente alienígena pra alguém topar essas condições.

Xerem
Xerem
Reply to  Fernando Turatti
17 dias atrás

Fernando Turatti o mundo todo ? kkkk nem a colonia Brasil quer comprar mais se liga amigao estamos no seculo 21 !

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Xerem
17 dias atrás

Dá uma olhada rapidinha na lista de exportações militares por países, depois volta pra discutir.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Fernando Turatti
17 dias atrás

Quando você compra uma arma de um país, você compra uma aliança com o país vendedor e com o financiador.
Quem não compra dos EUA, quais alternativas que se encaixam na geopolitica desse pais?

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
17 dias atrás

Você quer colocar todo país que importa dos EUA como se fossem Taiwan. Não são.

Teropode
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
17 dias atrás

Inútil este argumento , eles não querem entender isto .

glasquis 7
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Respondi faz umas 5 horas mas os meus comentários estão ficando retidos por horas. Vou postar novamente. O problema com os paquistaneses não foi terem usado os caças mas sim desde onde operaram. O Contrato de compra entre EEUU e o Paquistão, determina que os caças sejam alocados em determinadas bases. Isto se faz pra garantir sigilo nos sistemas tecnológicos desenvolvidos por EEUU, evitando assim que seja empregada a engenharia reversa neles. Os que enfrentaram os caças da Índia decolaram desde bases não autorizadas e essa foi a bronca. Este fato comprova por si só, que depois de comprado, não… Read more »

J R
J R
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Lendas urbanas alimentada pela inveja em um época em que nem se sonhava com o Gripen E/F na FAB…

Xerem
Xerem
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Glasquis7 lenda nada e vdd , porem so com certos paises aqui mesmo na FAB foram comprados 20 Harpoon e desses 4 sao para treinamentos e os mesmos estao estocados na USAF, trouxa e a força e pais que aceita isso eu fosse a FAB na epoca teria arrumado um jeito de poder mexer no codigo fonte , ainda mais que as aeronaves foram modernizadas na Espanha mais infelizmente a vassalagem das FFAA aqui foi mais forte mais uma vez .

Teropode
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Não é bem assim , como exemplo temos o abate do F16 pastuns feito por um Mig 21 da IAF , o Paquistão utilizou o F16 para uma incursão na área Hindu da Cachimira , tudo ficou por isso mesmo porque os Pastuns não queriam admitir que usaram os F16 temendo uma punição Americana e ao mesmo tempo os Americanos não renderam assunto para não ter que admitir que o F16 foi abatido por um caça da década de 50 , com isso o projeto F21 para os Indianos morreu .

Glasquis7
Reply to  Teropode
16 dias atrás

Já respondi acima que o problema aí foi a base desde a qual os caças operaram e não o uso dos caças.

glasquis 7
Reply to  Teropode
16 dias atrás

O problema no Paquistão não foi o uso dos caças mas sim a base desde a qual operaram.
O contrato de compra dos caças do Paquistão determina que estes estejam baseados em determinadas regiões do país, justamente, pra evitar a violação do sigilo das tecnologias empregadas e no caso do incidente com a India, estes caças decolaram de uma região não autorizada no contrato. Por isso a bronca.
Mas isso demonstra como é lenda essa história de que tem que pedir autorização pois deu pra ver que até os paquistaneses operam seus caças sem previa autorização do Tio Sam.

Bruno
Bruno
Reply to  Glasquis7
15 dias atrás

A mesma lenda de que o Exército não pode comprar um MBT acima de 50 toneladas por causa das pontes e estradas. Piada que muitos ainda acreditam.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Glasquis7
13 dias atrás

Glasquis7, se acalme, respire fundo e leia o que escrevi de novo.
A gora preste atenção:
1 – A autorização para o disparo é de um “superior hierárquico”;
2 – A “papelada” é pra “justificar” o disparo do míssil ao governo dos EUA.
Até onde sei, os EUA há muito tempo monitoram as armas de alta tecnologia (como os AIM-120), justamente para evitar até mesmo para evitar a engenharia reversa.

O texto é claro, não entendo os arroubos dos “Fan-boys do Tio San”

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Ricardo da Silva
17 dias atrás

Lembro de ah uns anos atrás… Quando a força aérea português fez levantar 22 F16 simultaneamente… Não me lembro se eram mais, mas recordo o número ser superior a 20…imagem impressionante, existem fotos mas não encontro.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Ricardo da Silva
17 dias atrás

Ricardo,

Exatamente!

Silvano
Silvano
Reply to  Ricardo da Silva
17 dias atrás

O Pentágono e o Departamento de Estado devem autorizar a utilização deste armamento. É parte do contrato.

Andre
Andre
Reply to  Silvano
17 dias atrás

Silvano, você poderia, por favor, compartilhar o contrato de fornecimento desses mísseis ao Chile?

Muitos, eu inclusive, adorariam ver um contrato desses.

glasquis 7
Reply to  Silvano
17 dias atrás

Por gentileza, mostre pra nos essa clausula contratual onde diz que o uso de armamento comprado deve ser autorizado cada vez que se usa. E se possível nos diga como o senhor teve acesso ao contrato também.

Também gostaria de saber o que impede ao equipo de terra colocar o míssil no caça ou ao piloto lançar o míssil.

glasquis 7
Reply to  Silvano
17 dias atrás

O Pentágono e o Departamento de Estado apenas autorizam a venda. depois de entregar o armamento, não há nada que se possa fazer pra evitar que ele seja usado.

RPiletti
RPiletti
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Glasquis, não que seja o mesmo caso de agora, mas durante o episódio da “Guerra da Lagosta”, quando nossos navios estavam por sair ou já haviam saído do RJ, alguém dos EUA tentou impedir que os navios fossem utilizados, citando alguma condição imposta em contrato… Este é um dos motivos de existirem essas lendas urbanas… “O adido naval foi logo indagado sobre o real motivo de uma audiência no meio da madrugada. O adido trazia uma mensagem do embaixador dos EUA. Este recebeu ordens diretas do Departamento de Estado para que os dois contratorpedeiros que partiram do Rio de Janeiro… Read more »

Glasquis7
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Isso que vc citou é corriqueiro até os dias de hoje. Existe sim um contrato prévio que deve ser respeitado principalmente em se tratando se um contrato de empréstimo mas, como vc postou: “alguém dos EUA tentou impedir que os navios fossem utilizados, citando alguma condição imposta em contrato” Tentou mas não conseguiu. O que demonstra que nada pode ser feito pra impedir vc de usar determinado armamento depois de comprado. O que os EEUU podem fazer como muita coisa, seria não fornecer mais sobressalentes (como aconteceu com os F5 da FACh durante o governo do Pinochet) mas mesmo assim… Read more »

Andre
Andre
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

alguém dos EUA tentou impedir que os navios fossem utilizados” para “O Pentágono e o Departamento de Estado devem autorizar a utilização deste armamento. É parte do contrato.” existe uma distância gigantesca.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Os navios não pertenciam ao Brasil, pois foram adquiridos através de leasing, estando sujeitos às exigências americanas.

Xerem
Xerem
Reply to  José Carlos David
15 dias atrás

Jose Carlos David Fan boy o que voce faria no lugar do presidente do Brasil na epoca e a MB idem? E incrivel como a maioria aqui baixa as calcinhas para os EUA meu Deus do ceu nao sei nem como chamar gente assim !

glasquis 7
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

alguém dos EUA tentou impedir que os navios fossem utilizados, citando alguma condição imposta em contrato… “

Tentou e não conseguiu. Além do mais, eram navios que se encontravam sob contrato de empréstimo.

Mesmo assim ficou provado que não ha como impedir o uso dos armamentos.

Dan
Dan
Reply to  Silvano
17 dias atrás

Nossos F-5 tiger 2 são americanos e eu ( particularmente ) nunca li nenhuma notícia ou oficial da FAB comentando que precisa de autorização norte-americana para decolar. Mais sou leigo no assunto não sei se só se acontecer isso são só os EUA que faz ou se os outros fazem. Particularmente não faz sentido já que ninguém comprariam armamentos se precisassem de autorização. Próprio exemplo disso é Israel que utiliza todos seus caças em combate, imagina pedir altorização sempre que eles precisassem ir ao combate, se isso acontecer Israel não existiria mais. Mais como falei sou leigo no assunto, tanto… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Dan
Rival Sensor
Rival Sensor
Reply to  Dan
17 dias atrás

Claro que essa “autorização” é besteira, tem sempre neguinho inventando coisas aqui. Bullshit.

Last edited 17 dias atrás by Rival Sensor
Xerem
Xerem
Reply to  Ricardo da Silva
17 dias atrás

Exatamente e que comece o mimimi dos fan boys kkkkk

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
17 dias atrás

Logo mais faremos TB um Elephant Walk com nossos Gripens.

Fico imaginando o nível das próximas Cruzex.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
17 dias atrás

F-16 B50 x Gripen NG x Su-30… Arena BVR

glasquis 7
Reply to  JuggerBR
17 dias atrás

Os MIG do Peru também tem capacidade BVR

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  JuggerBR
17 dias atrás

Eu ainda acrescentaria a Colômbia com possíveis Eurofighters ou até mesmo Gripen E nesta lista ai.

glasquis 7
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
17 dias atrás

Eu apostaria em que a Colômbia vai de F 16

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

É verdade. Uma possibilidade TB .

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Eu também acho.
Só não arrisco qual a quilometragem terá, se 0km ou semi-novo.

glasquis 7
Reply to  GFC_RJ
17 dias atrás

Acredito que seja um misto como fez a FACh. Uns 8 0K e uns 22 MLU

RPiletti
RPiletti
Reply to  JuggerBR
17 dias atrás

Su-30 por aqui, só em imaginação…

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Somente em cenários reais ou virtuais e não em exercícios como a Cruzex. Kkkkkkkkk

Guilherme Poggio
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
17 dias atrás

“Elefante caminando”

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Guilherme Poggio
17 dias atrás

Não vejo a hora de isso acontecer.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
17 dias atrás

Elephant Walk?! Seja mais modesto Rogério,no máximo faríamos um anta Walk…

vai demorar até atingir um numero expressivo,se não me engano o maior número de aeronaves foi de 52 f-35,além de 60 falcons e 70 strike eagles..

Sagaz
Sagaz
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Ou viralata walk com esse tipo de mentalidade

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Adriano. Se tivermos e teremos com toda a certeza, um número igual aos que fizeram o Chile, já poderia me dar por satisfeito.

JuggerBR
JuggerBR
17 dias atrás

Percebam a vibração dos mísseis nas pontas das asas no segundo video, por isso não dá pra deixa-los lá o tempo todo, ou estragam com o tempo.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  JuggerBR
17 dias atrás

No primeiro tbm dá pra perceber o míssil vibrando na ponta da asa.

glasquis 7
Reply to  JuggerBR
17 dias atrás

Vibração é gentileza sua. Aqueles misseis balançam junto com a assa. Até parece que vão quebrar. Deve dar um medo nos pilotos na primeira vez que pilotam com os mísseis. Imagina a luta pra compensar depois de lançar um e ficar com o outro na assa produzindo arrasto só de um lado.

Flanker
Flanker
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Numa arma desse tamanho, o arrasto não é tão grande a ponto de ter que controlar assim como vc falou.

Luís Henrique
Luís Henrique
17 dias atrás

Em caças é a numero 1 da América Latina.
46 F-16 com misseis AIM-120 C7.

Em segundo fica a Venezuela com 23 Su-30 e misseis R-27 e R-77 (RVV-AE). Os 19 F-16 não contam tanto pois são da década de 80, não foram modernizados e não usam AMRAAM.

Em terceiro o Brasil com 47 F-5 modernizados + misseis Derby. Apesar que o Peru possui MiG-29 modernizados com misseis R-77. Porém creio que são somente 8 aeronaves modernizadas.

No entanto, a FAB em poucos anos assumira a ponta com os 36 Gripen E/F + misseis Meteor.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Pois é muchacho em breve a balança penderá de forma “mitológica” a nosso favor !!! 😉

RPiletti
RPiletti
Reply to  Tomcat4,2
17 dias atrás

Antes de uns bons 5 anos, negativo… Chile tem os seus F-16 operacionais a mais de década, tempo suficiente para formar tripulações e aperfeiçoamentos de táticas.
Sair de F-5 para Gripen é um salto enorme…

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Lá vem o super trunfo outra vez!

glasquis 7
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Curioso. No caso dos F 16 do Chile ou dos SU da Venezuela, os consideramos super trunfo. No caso dos Gripen não.

Vai entender.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Essa palavra super trunfo foi utilizada pela 1a vez quando um debatedor não tinha mais argumentos para defender o seu caça preferido e é utilizada por centenas de pessoas desde então, sempre que o seu equipamento preferido é colocado em desvantagem ou em inferioridade em relação à outros.

Em vez de pesquisar, se informar e colocar um contra ponto embasado é mais fácil encerrar a discussão alegando que não passa de super trunfo.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Somente para acrescentar vosso post…

Os Venezuelanos estão com 22 SU-30, pois um se acidentou fatalmente ano passado. Foram 2 acidentados de 24 adquiridos.
Os Falcons deles não é só um problema de falta de AMRAAM. Eles não possuem capacidade BVR alguma, nem NVG, nem REVO… nada.

O Peru está com 7 MIG-29 modernizados, pois um deles também se acidentou fatalmente ano passado ou retrasado. Não há qualquer previsão de novo lote de MLU para esses Fulcrums. Mas tem de pôr na conta dos peruanos os M-2000 que possuem.

Abraços

Silvano
Silvano
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Não podemos esquecer da modernização desses F-16. Imagina quando todos eles estiveram com radar AESA, IRST, antenas de EW de Nitreto de Gálio para auto defesa e data link no estado da arte??

Meu deus… não deve demorar.

Glasquis7
Reply to  Silvano
17 dias atrás

Acho que demora sim e quando chegue, virá sem AESA, o que me parece um bom sinal pois deverá significar que a FACh já está a procura de um novo caça que já venha com o AESA de fábrica.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Silvano
17 dias atrás

Isto estava listado no pacote de atualização deles?

Glasquis7
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

O AESA não.

Johnny
Johnny
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Salvo engano, dos 24 SU-30 venezuelanos, dois caíram com perda total das aeronaves. Seríam agora 22.

Jorge Knoll
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

Por isso, em organização e reaparelhamento o Chile dá de 10×0 no Brasil.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Jorge Knoll
17 dias atrás

Sério?!
Com todo repeito à FACh, mas não tem qualquer vetor que o Chile possua hoje que eu deseje para a FAB.
E outra, a FACh vai muito bem obrigada com vetores Made in Brazil (Super Tucano e Bandeirulha). Sabe quando eu vou ver a FAB feliz com um vetor Made in Chile? Jamás!
De boa, eu posso admirar muita coisa que o Chile tem em relação ao Brasil, mas definitivamente Poder Aéreo não é uma delas.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  GFC_RJ
17 dias atrás

O vinho deles é ótimo!!!! rsrsrs

glasquis 7
Reply to  GFC_RJ
17 dias atrás

“a FACh vai muito bem obrigada com vetores Made in Brazil (Super Tucano e Bandeirulha)” Vc coloca isso como se o exito da FACh depende-se do Brasil. A FACh tem +/- 20 A 29 e os usa como Treinador Intermediário. Ótimo vetor mas não é a ele que a FACh deve o seu sucesso. O importante é entender que a FACh, como força aérea, na atualidade, tem as suas ameaças sob controle. Isso faz dela uma força respeitada e de sucesso. Na atualidade tem a respeitável frota ao redor de 80 caças a reação operacionais. Além disso conta com o… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  glasquis 7
16 dias atrás

“Vc coloca isso como se o exito da FACh depende-se do Brasil”. Eu não falei isso. O Sucesso ou o insucesso da FACh depende dos chilenos. Da FAB depende dos brasileiros. Da FAA depende dos argentinos. Etc. etc. O que eu disse é que o NOSSO poder aéreo é capaz de produzir e projetar os próprios vetores, que são tão bons que até a própria FACh adquiriu pra ela e está super-feliz. Já o inverso não ocorrer e nem ocorrerá. Já falei isso pra tu. Não tenho nada contra um chileno (ou de qualquer outra nacionalidade) pagando pau para a… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  GFC_RJ
16 dias atrás

Só pra complementar o que disse acima… A Defesa Aérea do Chile é um desafio hercúleo! Não pelo povo, mas pela GEOGRAFIA. Embate entre forças aéreas é muito, mas muito menos combate ar-ar do que a capacidade de se atingir os centros de gravidade do oponente. Quem discorda disso não me ofenda, mas vai bater em Douhet, Seversky, Warden III etc.   O território chileno em forma de tripa não ajuda em nada sobre isso. Os principais CGs chilenos estão ao alcance de armas que nem precisam ser muito elaboradas, atiradas do próprio território argentino e também da Bolívia (este último… Read more »

Glasquis7
Reply to  GFC_RJ
16 dias atrás

NOSSO poder aéreo é capaz de produzir e projetar os próprios vetores,”

Quais aviões a FAB produz?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Glasquis7
15 dias atrás

Poder aéreo é abrangente. Vai lá em qualquer doutrina base e veja o que significa poder aéreo. A FAB é UM elemento do poder aéreo, tal qual faz parte a AFA, o CTA, a Embraer, o ITA, o cluster de SJC etc.
E sim, a FAB projeta aeronaves e tal qual a USAF, utiliza indústrias para produzí-las.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  glasquis 7
16 dias atrás

Só pra complementar o que disse acima… A Defesa Aérea do Chile é um desafio FDP! Não pelo povo, mas pela GEOGRAFIA. Embate entre forças aéreas é muito, mas muito menos combate ar-ar do que a capacidade de se atingir os centros de gravidade do oponente. Quem discorda disso não me xingue, mas vai bater em Douhet, Seversky, Warden III etc.   O território chileno em forma de tripa não ajuda em nada sobre isso. Os principais CGs chilenos estão ao alcance de armas que nem precisam ser muito elaboradas, atiradas do próprio território argentino e também da Bolívia (este último… Read more »

Salim
Salim
Reply to  glasquis 7
16 dias atrás

Tem certeza deste gasto anual Chile!? Você pode informar gastos e efetivos fach na ultima década, se for possível e náo tomar muito do seu tempo.

Salim
Salim
Reply to  glasquis 7
15 dias atrás

Obrigado, pelo que entendi o investimento em modernização, equipamentos e armamento e zero, provavelmente investimento terá outra conta. Este valor seria somente pessoal e gastos operacionais.

glasquis 7
Reply to  Salim
15 dias atrás

Sim, o Chile possui um fundo especialmente dedicado ao reaparelhamento da força conhecido popularmente como Ley Reservada del Cobre.

Mas este fundo está sendo desmembrado e o sistema de reaparelhamento da força passará a ter um fundo plurianual.

Matheus
Matheus
Reply to  Jorge Knoll
17 dias atrás

No dia que o Chile tiver um complexo aeroespacial do mesmo nível do nosso, ai sim voce pode dizer 10×0.

glasquis 7
Reply to  Matheus
15 dias atrás

Estamos falando de capacidade de força de combate não de desenvolvimento tecnológico.

glasquis 7
Reply to  Matheus
15 dias atrás

Se for assim, no dia em que o Brasil tiver uma defesa aérea que se aproxime da do Chile ou da Venezuela, aí sim podemos comparar.

Absurda a sua colocação não acha?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

amigo, acho que só os 10 F-16 block 50 podem empregar o AIM-120 C7, os F-16 MLU não têm essa capacidade, mas posso estar enganado!!

glasquis 7
Reply to  Marcelo Andrade
17 dias atrás

Amigo, olhe o vídeo e as fotos, leia a matéria, são 10 F 16 MLU com AIM 120 C7

rui mendes
rui mendes
Reply to  Marcelo Andrade
16 dias atrás

Estás mesmo enganado.

Observador
17 dias atrás

Estes AIM-120 foram os que ficaram detidos por longo tempo?
Lembro que os EUA se recusaram a entregar um lote de mísseis comprados pelos chilenos sob a alegação de que iriam desequilibrar a balança de forças na AL, e depois que os chilenos ganharam uma ação jurídica, os americanos puseram os mísseis num galpão nos EUA e disseram, “estão aqui, são seus, mas daqui não sairão”. Tempos depois decidiram liberá-los.

glasquis 7
Reply to  Observador
17 dias atrás

“Lembro que os EUA se recusaram a entregar um lote de mísseis comprados pelos chilenos sob a alegação de que iriam desequilibrar a balança de forças na AL,” Vc está enganado. Se os EEUU tivessem receio quanto ao desequilíbrio nas forças na região, simplesmente não autorizariam a compra. Como já foi debatido, isso é uma lenda. Existem sim restrições de uso do material de procedência americana pra algumas situações específicas estabelecidas em contratos mas, elas são apenas pra reduzir o risco de engenharia reversa sobre o desenvolvimento de armas americanas mas, todos sabemos que quem compra armamento o faz pra… Read more »

Observador
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

OK.

Teropode
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Temem que o míssel ao atingir um Mig 21 ele não exploda e volte para o país inimigo grudado na fuzelagem , não querem repetir 1951 da Coréia .

FighterBR
FighterBR
Reply to  Observador
17 dias atrás

Fonte: Blogspot

Glasquis7
Reply to  FighterBR
17 dias atrás

É por aí mesmo.

Observador
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Não rapaz, não é por aí. li isto a muito tempo em uma matéria impressa numa destas revistas mais renomadas, se não me engano a veja. Se estão errados não é motivo para você agir com intolerância e prepotência para com este comentarista.

Observador
Reply to  FighterBR
17 dias atrás

Na verdade foi uma matéria impressa em uma dessas revistas de grande circulação publicada a muitos anos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Observador
17 dias atrás

O Congresso Americano não autorizava a venda do AIM-120 por causa do equilíbrio de forças regional. É procedimento normal em regiões permissivas, onde não há conflitos ou grandes controvérsias. O que aconteceu depois foi que a Venezuela comprou os Su-30 com todos os sabores de mísseis disponíveis e fez com que o Congresso Americano levantasse qualquer restrição à venda dos AIM-120 para o Chile ou qualquer outra nação interessada.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Leandro Costa
16 dias atrás

Leandro Costa ! O levantamento de Washington das restrições sobre a venda do AIM-120 ao Chile, nada a ver com a Venezuela e aquisição do SU-30! Foi a aquisição do Mig 29 pelo Peru em 1996 depois da guerra do Cenepa em 95 contra o Equador. As compras peruanas de 16 monoplace, e 2 biplace Mig 29 comprados da Bielorrússia em 96, e mais 4 entre 98/99 da Rússia, e também bota na conta a vinda do SU-25. Foi a FAP a responsável pela introdução do 1° míssil BVR na região.. O Chile até então, o que havia de mais… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Marcelo Silveira 75
glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
15 dias atrás

Exáto

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Eu acho que o Chile, e todos os outros países Sul americanos estão sentindo o peso do Brasil armado com os Gripens. Agora vão ter que correr atrás do prejuízo! Hehehehe.

glasquis 7
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

O Chile tem F 16 Block 50 ha quase 15 anos e misseis AIM 120 C7 ha 11 anos. Acho que não estão correndo atrás, muito pelo contrário.

Isso em se falando apenas de caças. Se analisar o resto…

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Já havia lhe pedido educadamente para vice ignorar o que escrevo. Não me interessa o que você acha ou deixa de achar. Portanto, reforço, não me dirija a palavra. Obrigado.

Andre
Andre
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Este é um fórum público, se não quer que um outro participante debata com você sugiro você não participar.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Andre
17 dias atrás

Não perguntei sua opinião

Andre
Andre
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Então você deveria aprender melhor como funciona um fórum público, onde todos damos nossas opiniões sem que ninguém precise perguntar.

Aproveitando, o pessoal da 5° B mandou um abraço.

Diogo Luiz Bizatto
Diogo Luiz Bizatto
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

óin.. pecadinho.
Revolts… kkkk

Last edited 17 dias atrás by Diogo Luiz Bizatto
Welington S.
Welington S.
Reply to  Funcionario da Comlurb
16 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Glasquis, quer vc queira, ou não, com todos os Gripen e seus armamentos entregues à FAB, ela terá uma força de caças superior em tecnologia e armas à qualquer outra da américa latina. Com os atuais, e logo ainda mais como os modernizados E-99, tb não existe nada que se compare na américa latina. Com os C-130 e mais ainda com os KC-390, não tem nenhuma outra que se compare em transporte tático na américa latina. Com os A-29, e nos números dessa aeronave que a FAB possui, não há outra Força na AL com capacidade semelhante de COIN. A… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Flanker
Glasquis7
Reply to  Flanker
17 dias atrás

quer vc queira, ou não, com todos os Gripen e seus armamentos entregues à FAB, ela terá uma força de caças superior em tecnologia e armas à qualquer outra da américa latin”

Eu acho que existe alguma falha na compreensão de leitura ou na forma em que eu escrevo.

Eu apenas postei que o Chile não está correndo atrás, o Chile correu atrás entre 1995 e 2005 e agora está no topo junto com a Venezuela e o Brasil.

Flanker
Flanker
Reply to  Glasquis7
16 dias atrás

Acho que foi vc que não entendeu o que eu escrevi. Leia de novo a parte que eu escrevi e vc colou no seu comentário. Como todos os Gripen entregues e armados com o Meteor, a força de caças da FAB será superior à qualquer outra da América latina, incluindo a chilena e a venezuelana.
O resto que eu escrevi, sobre os outros tipos de aeronaves refere-se ao que vc escreveu no seu comentário original: “Isso em se falando apenas de caças. Se analisar O resto…”

glasquis 7
Reply to  Flanker
15 dias atrás

Realmente, o Parque de Aerotransportes do Chile é pequeno e se vê ainda menor devido a que, a diferença do Brasil, cada força contempla os médios que considera necesáros pra o cumplimento da sua função. Assim, os P3 e os Persuaders pertencem à ARCh, não à FACh, assim como o Exercito tem também seu esquadrão aéreo composto por Caravan, C212n CN 235. Mas, mesmo assim, o Parque de Aerotransportes da FACh é pequeno se comparado à FAB. Mas não é só de vetores que uma força se compõe. Se formos ver a parte de Armamento em misseis, a FACh conta… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Flanker
17 dias atrás

Esqueceu dos 105 ?

Flanker
Flanker
Reply to  Carlos Alberto Soares
17 dias atrás

Nem citei, pq daí teria que citar os C-95M, C-97, C-98, C-99…..só citei os mais importantes/maiores….mas, é uma boa lembrança….temos 11 C-105 e 2 SC-105 com mais 1 encomendado

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

O Chile é como a França de Napoleão.
Achavam que poderia vencer a mãe Rússia, deu no que deu!

É muita hipocrisia e arrogância achar que por via bélica o Chile faz frente ao Brasil.

É muita sorte do Chile ter o Brasil como aliado, caso contrário não existiria mais Chile.
O Chile deve dar graças a ter um “inimigo” em comun com o Brasil.

Glasquis7
Reply to  Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

É muita sorte do Chile ter o Brasil como aliado, caso contrário não existiria mais Chile.”

Isso por que o hipócrita arrogante é o Chile.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Arrogância e hipocrisia é referida a sua pessoa no singular. Que bom que o país chileno não ser todo como vós. Gosto muito da Fach, do Chile e da forma como o governo pós-Pinochet, reergueu o país. Em assuntos militares sou admirador das forças armadas do seu país. Porém a crítica é quanto a sua pessoa. Bem sei que tens grande entendimento no assunto aqui vinculados. Porém se desceste do pedestal e usasse as sandálias da humildade, enriquecerá este ambiente. Moderação é bom pra todos.! Só o rebato, pois a tempos o Sr. exerce aqui no fórum sua forma de… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Glasquis7
16 dias atrás

Bem dito.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

Marcelo, sorte a deles e sorte a nossa também… chilenos são mais nossos hermanos que “aqueles” que estão próximos ao Rio da Prata…

Camargoer
Camargoer
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Caro RPiletti. O Brasil é destino de 4,4% das exportações do Chile (US$ 3,4 bilhões), enquanto que é destino de 18% das exportações argentinas (US$ 11 bilhões, sendo o principal destino das exportações argentinas). A Argentina é o terceiro destino das exportações brasileiras (US% 15 bilhões, equivalente a 6,2% das exportações) enquanto o Chile é destino de 2,7% das exportações brasileiras (US$ 6,5 bilhões). Os argentinos são melhores parceiros comerciais que o chilenos.

Glasquis7
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Os argentinos são melhores parceiros comerciais que o chilenos.”

Errado, os chilenos compramos menos que os argentinos mas pagamos e isso faz uma diferença enorme pra quem vende, pode acreditar.

Além do ,mais, os investimentos chilenos no Brasil são maiores que os da Argentina.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Glasquis7
16 dias atrás

Caro Glasquis. O comércio entre o Brasil e a Argentina é maior e mais diversificado do que o comércio entre o Brasil e o Chile. A Argentina é o maior destino dos bens industrializados e máquinas e equipamentos produzidos no Brasil. Os dois países mantém um câmara de compensação que permite o pagamento das importações em moeda local. Isso significa que os argentinos compram do Brasil pagando em pesos e os brasileiros recebem em reais (e vice versa). Sobre os investimentos, seria interessante fazer esse levantamento. Fiquei bem curioso.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Não me refiro ao dinheiro/comércio, se for por este meio então teríamos que adotar um chinês…
Até hoje não me lembro de algum comentário sobre termos que nos cuidar frente aos chilenos, já em questão aos pratenses… nem comento…

Camargoer
Camargoer
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Caro RPiletti. Eu afirmei que os argentinos são melhores parceiros comerciais que os chilenos. A diplomacia moderna brasileira (desde Rio Branco) foi muito eficiente em não colocar o Brasil em posição de conflito com qualquer país latino-americano. Houve um ensaio de corrida armamentista entre o Brasil e a Argentina durante os regimes militares que foi (felizmente) interrompido com a criação da ABACC durante os governos Alfosin/Sarney. Há um filme argentino “A cordilheira” que tem como pano de fundo uma conferência de cúpula dos países latino-americanos. Serve como um bom termômetro de como os argentinos vêem o papel do Brasil na… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Eu que negativei, Camargoer, mas eu explico heheheheh Não considero que o único governo brasileiro que desafinou na política externa regional tenha sido o atual. Infelizmente na era do nada saudoso Celso Amorim à frente do Itamaraty também patinamos na política externa regional. Não antagonizamos muitos, mas cedemos papel de liderança algumas vezes e entramos em empreitadas completamente um tanto surtadas que passaram longe de serem benéficas para o Brasil. Infelizmente, no caso da atual gestão, apenas trocamos o seis por meia dúzia e continuamos com uma política externa contraproducente. Tanto regionalmente quanto globalmente. Normalmente as pessoas não entendem que… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Leandro Costa
17 dias atrás

Olá Leandro. Se tiver chance de ver o filme, vale a pena. Sobre o duelo F39E x F16C, o palco pode ser uma Cruzex (já está no momento de organizar mais uma). Há uma diferença enorme entre os ministros que chefiaram o Itamaraty desde Vargas até Dilma, até mesmo incluindo aqueles durante o regime militar, como atual. Há motivos para elogiar e criticar o Itamaraty ao longo de todos estes anos por diversos motivos ideológicos ou políticos, mas só passei a sentir vergonha de a partir de 2019.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Sorte nossa porquê? Hipoteticamente! Em caso de conflito regional O Brasil é “auto suficiente”, talvez até sofreriamos em algumas batalhas más o resultado final é como “Tanos, inevitável” a vitória brasileira! Alemanha vs Rússia. França vs Rússia. Japão vs China. O que todos tem em comum? Não há como capitular grandes áreas territoriais dê grandes países. Porém o Chile não tem como enfrentar seus adversários sem aliança externa, em igual condição ao Brasil simples! Veja bem sua geografia cercado de desafetos. Sua força de armadas são ótimas, para defesa, más não se sustentaria por muito tempo. Lembrando que HOJE se… Read more »

Glasquis7
Reply to  Marcelo Silveira 75
16 dias atrás

Porém o Chile não tem como enfrentar seus adversários sem aliança externa”

O Peru e Bolívia que o digam, duas vezes se juntaram criando alianças militares primeira se renderam em Jungay, a segunda, bom té hoje choram pelos territórios perdidos.

O Chile chegou até Lima e por anos controlou o Peru.

Aqui uma foto do palácio presidencial do Peru.

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Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Glasquis7
15 dias atrás

Nos tempo de hoje se houvesse um conflito regional meu caro.
Escrevi no comentário acima HOJE “nessa época” com letras maiúsculas.

Last edited 15 dias atrás by Marcelo Silveira 75
glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
15 dias atrás

Nos tempos de hoje, como nos tempos de antes, o Chile chegaria até Lima. As guerras tem históricos que devem ser considerados Esses históricos marcam em parte, a derrota da Argentina nas Falklands.

glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
15 dias atrás

Em 78 quando Argentina e Chile chegaram a viés de fato, quem impediu diplomaticamente o país do Peru que estava babando de entrar no conflito? Que certamente arrastaria a Bolívia!”

Aquí vc já está inventando.

O Peru não aceitou a oferta de aliança contra o Chile por que a Argentina negou aliança à Bolívia e ao próprio Peru durante a Guerra o Pacífico. Isso é oficial e existem textos sobre isto em Torre Teagle que vc pode ler.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  glasquis 7
14 dias atrás

Não estou inventando nada, essa acusação foi bem leviana! l Saiu aqui no Brasil nas manchetes televisivas, na época. “Talvez eu seja bem mais velho que vossa senhoria imagina”. A correria diplomática brasileira atuando para conter, que na hipótese do conflito de 78 atuarem Peru e Bolívia a favor da Argentina envolvesse o Brasil a favor do Chile, na qual o Brasil não estava militarmente preparado. Brasil e Argentina estavam competindo pela liderança da região, o Brasil perdendo feio. Há tempos o SNI sabia de um planos de ataque estava em planejamento, só não sabia quando e aonde, tanto que… Read more »

glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
14 dias atrás

Está juntando pedaços pra justificar a sua afirmação. O conflito entre Chile e Argentina se deu no Extremos sul do Continente em 1978. Nada tem a ver o Canberra caído em 72. Nessa época nem Pinochet tinha assumido o poder no Chile. O Peru entrou em conflito com o Chile em 1975 3 anos depois e isso se deve a uma data Histórica. A emancipação do Peru, que quis celebrar com o território perdido, reintegrado. O Conflito com a Argentina, em 1978, foi por soberania sobre a região de mar que permite o acesso ao Paífico e à Antartida. A… Read more »

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  glasquis 7
14 dias atrás

Nem um momento afirmei que o Brasil mediou a situação do conflito de Chile e Argentina diplomáticamente ou com Peru. Disse que o Brasil “acomodou” o Peru (faltou um entre aspas “no diplomática)a NÃO entrar no conflito. Que caso isto ocorresse de Alianças Argentinas com os referidos o Brasil entraria ao lado do Chile. A região estava pra explodir. Vivi esse período no Brasil, todo o alarde do conflito, assim como vivi a prontidão no Sul do Brasil no conflito argentino com os ingleses. Não é, e nunca foi de uma hora para outra, que um conflito regional se desenvolve.… Read more »

glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
14 dias atrás

O Camberra perdido no Brasil foi devido a uma tempestade. O destino dele era Ezeiza mas enfrentaram uma terrível tempestade que desabilitou todos os sistemas abordo assim como colocou o voo em alto risco o que os obrigou mudar o curso às cegas sem saber onde estavam abandonaram aeronave no sul do Brasil achando que estariam ainda sobre o norte da Argentina ou o Uruguay. Dos três tripulantes apenas dois foram resgatados com vida. Nada suspeito foi encontrado na aeronave.

Teropode
Reply to  RPiletti
17 dias atrás

Hummmm, kkkkkk, o exemplo do comércio entre países não é sinônimo de cumplicidade , como exemplo cito os Yankees e os Hans kkkkkkk, um comércio gigantesco ,com um ódio de mesmíssima dimensão .🤔🤔🤔🤔

Camargoer
Camargoer
Reply to  Teropode
16 dias atrás

Caro Terapode. A existência de relações comerciais é diferente de colaboração militar mas significa relações diplomáticas. A ausência de relações comerciais significa ausência de relações diplomáticas, portanto impossibilidade de colaboração militar. Quod erat demonstrandum

Kemen
Kemen
Reply to  Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

Somos aliados do Chile? Essa é nova!

glasquis 7
Reply to  Kemen
17 dias atrás

Não sei se podemos chamar de aliados mas, o Chile e o Brasil tem muito boas relações, especialmente em FA’s

Kemen
Kemen
Reply to  glasquis 7
16 dias atrás

Isso sim, concordo, e as nossas boas relações se extendem a outros paises sul americanos, não somente ao Chile, é tradicional na nossa politica atual em relação aos nossos vizinhos ,principalmente sendo regimes plenamente democraticos.

glasquis 7
Reply to  Kemen
15 dias atrás

Sim mas com o Chile são “especiais”.

De uma pesquisada.

ALLAN
ALLAN
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

A forma mais simples de poder aéreo, aonde esses F16s conseguem fazer guerra, com esses 10 Block 50, eles conseguem exercer o poder aéreo no outro lado do continente ?, essa é a principal diferença entre o Gripen do Brasil e o F16 do Chile, o Gripen vai vir com a capacidade de levar o poder aéreo na América do Sul inteira.

Glasquis7
Reply to  ALLAN
17 dias atrás

E por que os F 16 FACh não poderiam fazer isso?

Kemen
Kemen
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Como é o treinamento dos pilotos do Chile? Quais os exercicios aéreos de combate que fazem? Participaram da Red Flag?
Não tenho essas informações, se vc tiver gostaria de saber. desde já lhe agradeço;.
Acredito que os F-5 Tiger II ainda estão operacionais no sul do Chile, os F 16 MLU de segunda mão, são a maioria dos F-16 do Chile.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Kemen
17 dias atrás

A última notícia que tive sobre o treinamento Chileno é que os pilotos de caça Chilenos, por exemplos, tem o maior número de horas de vôo por ano que qualquer de seus pares sul-americanos e isso já conta bastante. Mas minhas informações são defasadas e já fazem muitos anos desde que li isso.

Kemen
Kemen
Reply to  Leandro Costa
16 dias atrás

Obrigado pela informação. Mas maior horas de vôo que os nossos mesmo com as antigas Cruzex de combates simulados? No que se refere a operações da FAB com aviões de carga não acredito, utilizamos o transporte aéreo bem mais que o Chile, temos mais aviões, somos a Força Aérea mais numerosa, esses vôos certamente não são exercicios de combate, são vôos reais. E as interceptações de vôos ilicitos pelos S. Tucano, são contabilizados? E as patrulhas maritimas, temos mais P-3AM que o Chile e os P-95BM. Leandro, acho que as horas de vôo as quais vc leu se referem somente… Read more »

glasquis 7
Reply to  Kemen
16 dias atrás

Vc sabe cuantas horas de voo Realiza a FACh por cada ano? E a FAB, poderia me dizer quantas horas de voo faz por anos? Tudo isso é conjectura e me parece mais uma disputa de “quem a tem maior” do que uma intenção de conhecer as capacidades de ambos países. A comparação nesse ponto é muito difícil de se estabelecer pois ambas forças são altamente profissionais e os requerimentos aos quais são submetidos, deviso às dificuldades de se operar em países das dimensões do Chile e do Brasil, são muito severas. Mas, pra vc ter uma noção, um oficial… Read more »

Glasquis7
Reply to  Kemen
16 dias atrás

“Quais os exercicios aéreos de combate que fazem? Participaram da Red Flag?” Sim “Acredito que os F-5 Tiger II ainda estão operacionais no sul do Chile, os F 16 MLU de segunda mão, são a maioria dos F-16 do Chile.” Os 12 F5 Chilenos são TIII não T II e sim, eles operam na região sul na base de Chabundo, Punta Arenas. O Chile conta com uma frota de 36 F 16 Block 20 MLU e 10 Block 50. Todos Tape 4. Os caças desta matéria são os Block 20 MLU do Grupo de Aviação No. 7 pertencentes à quinta… Read more »

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Kemen
16 dias atrás

O Chile já participou da Red Flag em 98 na mesma vez que o Brasil foi a primeira vez com o AMX. Inclusive a Fach um deu um show aparte na arena WVR, a sensação do momento por ter modernizado o F-5 E/F para o padrão Tiger III pela IAI(Israel Aerospace Industries) com o conjunto Dash, mísseis Python 4 e, a primeira versão do radar EL/M-2032 com uma antena menor, que a atual versão do mesmo radar hoje. Antes da ida a Red Flag, a Fach surpreendeu a os Franceses “surrando” o Mirage 2000-C, que vieram antes ao Brasil em… Read more »

glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
15 dias atrás

O Chile tem os Exercícios Huracán e Salitre. Deste último o Brasil prticípa.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  glasquis 7
14 dias atrás

Concordo.
Eu já continha esse conhecimento.
Más valeu.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Não há nenhum histórico de conflito entre chilenos e brasileiros, não há porque eles se preocuparem conosco. Em termos históricos só Bolívia e Peru já foram adversários em guerra.

Johnny
Johnny
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Considerando que o Chile não faz fronteira com o Brasil e teve atritos passados com Argentina, Perú e Bolívia, não creio que nossos futuros gripens os preocupem.

glasquis 7
Reply to  Johnny
15 dias atrás

Não os preocupam, na verdade, o Chile se interessa pois é uma das opções pra troca dos F5 que se encontram no sul. Acredito que a FACh espera a conclusão do desenvolvimento do envelope do caça pra tomar a sua decisão. Normalmente o Chile usa dois tipos de vetores como caças de primeira linha. Antes foi Hawker Hunter/F5
depois F5/Mirage Elcan/Pantera e atualmente F 5/ F 16 Blk 50 / MLU.

O meu sonho é ver na FACh a dupla F35/Gripen E/F. Si isso algum dia acontecer, espero estar vivo pra ver.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

Os 10 F-16C/D Block 50, é inegável o mais moderno e talvez o mais mortal da América Latina o terror dos Andes.
Já os F-16 do MLU, é muito bom, más não é um “bicho de sete cabeças” em letalidade, prefiro os Kfir Colombiano, com radar AESA e mísseis Derby ER, esse impõe respeito.
Entretanto a FACH é IAF da América Latina.

ALLAN
ALLAN
Reply to  Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

A Força Aérea chilena é muito boa, e a única que se compara com a do Brasil na América do Sul, porém é uma força aérea pequena, em um cenário de guerra onde a importância de AEW e de reabastecimento em voo é um fator decisivo, ela peca ainda, então chamar de IAF da América Latina esta um pouco longe.

Glasquis7
Reply to  ALLAN
17 dias atrás

porém é uma força aérea pequena, em um cenário de guerra onde a importância de AEW e de reabastecimento em voo é um fator decisivo,”

Certo mas por que o Chile não poderia fazer reabastecimento em voo ou por que não poderia usar um AEW?

Glasquis7
Reply to  ALLAN
17 dias atrás

ela peca ainda, então chamar de IAF da América Latina esta um pouco longe.”

Pergunte ao Cel Nery, que a conhece de perto e já esteve em CRUZEX em que a FAChy participou.

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  ALLAN
17 dias atrás

Allan!
Pela qualidade do material e pessoal, a FACH é muito profissional. A exemplo do minucioso país do rei Davi.
Não há o que discutir.

A lição de casa feito categoricamente, não precisa ser maior que outras força aéreas, basta suprir, cumprir as exigências de defesa do país .

Kemen
Kemen
Reply to  Marcelo Silveira 75
17 dias atrás

Não tem F-16 (nem o block 72) que seja superior em teoria ao F-39. Se algum colega achar que é que nos mostre o porque.

glasquis 7
Reply to  Kemen
17 dias atrás

Eu queria entender como um caça que nunca entrou em combate, que está no início do desenvolvimento de seu envelope aéreo e que não tem nem mesmo escala de produção, pode ser, com tanta certeza, superior ao caça mais exitoso dos últimos anos, com a maior escala de produção, com todo o seu envelope de voo desenvolvido e com uma longa experiência em combates. Outra coisa que eu queria entender é como os líderes das grandes potências do mundo podem ser tão incompetentes e jogar dinheiro fora comprando Sukhois, F 35, F 15, MIG, Euro Fighter, F 16, etc. se… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  glasquis 7
16 dias atrás

Tenho alguns detalhes a acrescentar ao seu comentario, o F-16 Block 72 ainda não foi testado em combate também.____ A maioria é alinhada, não diria que é incompetente e em outros casos escolhem a produção de caças que envolve suas empresas ou industrias.____ Já pensou numa França comprando caças diferentes dos Rafale? ____ Já pensou em paises como Alemanha, Espanha, Reino Unido, Italia, não comprando Eurofigther (o nome diz tudo não?).____ Quem compra SU´s ou MIG´s se não paises que tem indisposição politica com o ocidente, tem receio ou mesmo bloqueios a vendas de peças e certas armas ou mesmo… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Kemen
glasquis 7
Reply to  Kemen
16 dias atrás

Que o Caça é muito bom eu não discuto. Mas isso de que é superior ao F 16 acho uma conjectura leviana. O E/F apenas está no início do seu desenvolvimento .

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Kemen
16 dias atrás

Não há como afirmar também a superioridade do F-39 sobre o F-16 Block-72.
Tudo que se sabe é teorias, como bem escreveu.
Todo vendedor vai “puxar a brasa para o seu assado”!
Assim como o Block 72 não foi testado, o F-39 também não!
A Saab vai afirmar que o Gripen-E é o melhor, o mesmo vai fazer a Lockheed!

Porém não há dúvida que são duas “grandes” e letais aeronaves.

glasquis 7
Reply to  Marcelo Silveira 75
15 dias atrás

Nesse ponto concordo com o senhor. O Gripen ainda é uma incógnita. Ele pode se mostrar similar ao F 16 como também pode se mostrar muito superior. Mas temos que esperar. Até lá. só podemos conjecturar.

glasquis 7
17 dias atrás

Achei legal o “Capacete sem Mira num  F 16 , que não tem sequer GPS nem guiagem inercial”.

Flanker
Flanker
Reply to  glasquis 7
17 dias atrás

Heheheh.. ..é mesmo. Me lembrei daquele comentarista sabichão que dizia isso dos F-16MLU…..sabia “muito”…..

FighterBR
FighterBR
17 dias atrás

Incrível como a asa do F-16 é “molenga”.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  FighterBR
17 dias atrás
Flanker
Flanker
Reply to  FighterBR
17 dias atrás

As asas do F-5, por exemplo, faz a mesma coisa ….

Bueno
Bueno
17 dias atrás

Parabéns ao Chile, que tem uma força aérea adequada ao seu pais.

Kemen
Kemen
Reply to  Bueno
17 dias atrás

Também os parabenizo, para um pais pequeno e com pouca população é pensar muito na defesa da pátria e estar focado nisso.

Camargoer
Camargoer
17 dias atrás

Olá Colegas. Teria sido mais divertido colocarem o tema do Enri Mancini “Olha o passo do elefantinho…. veja como ele é bonitinho….” do que aquela musica tecno “Biii–ooobiii-óóó–bióó- biii–“.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Não . O mais divertido e benéfico a todos aqui seria vc parar de bancar o sabichão , parar de ser o Galvão Bueno do blog, comentando desde jogo de bola de gude até estratégia militar.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Funcionario da Comlurb
17 dias atrás

Caro FC. Uma vez, o Galvão Bueno disse que o atrito entre os pneus dos carros da F1 e o asfalto dependia da área de contato. Eu nunca teria falado isso.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Caro Camargoer continue com seus comentários. Assim ou assado.
Alguns adoram Censura… EITA!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Farroupilha
17 dias atrás

Olá Farroupilha. Opinião todo mundo tem. O desafio é ter paciência. Obrigado pela amizade.

Kemen
Kemen
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Seus comentarios são interesantes, e vc aceita réplicas, parabéns colega.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Kemen
17 dias atrás

Olá Kemen. Obrigado pelo apoio. Acho que bom-humor é sinal de inteligência. Muitos colegas que comentam aqui têm formações bem diferentes da minha, o que permite muito aprendizado. Alguns colegas são muito bons no que fazem. Tenho um carinho e respeito muito grande pela comunidade aqui da trilogia.

Salim
Salim
Reply to  Camargoer
16 dias atrás

Positivo e operante.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Salim
16 dias atrás

TKS

Maurício.
Maurício.
17 dias atrás

Será que limparam bem essa pista aí? O F-16 é um excelente caça, mas é cheio de frescura com detritos na pista (FOD), em 2018 na cruzex, americanos e chilenos tiveram chiliques e teve um dia que não voaram em protesto, porque a pista supostamente estava suja.

Glasquis7
Reply to  Maurício.
17 dias atrás

Essas pistas são zelosamente revisadas e também e por isso não operam no sul do país.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Glasquis7
17 dias atrás

Glasquis7, quem usa o F-16 tem mais é que zelar por suas pistas mesmo, se não já viu né, o chilique e o protesto comem solto.

Last edited 17 dias atrás by Maurício.
Glasquis7
Reply to  Maurício.
17 dias atrás

É só manter as pistas nas condições combinadas que ninguém dá Chilique.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Glasquis7
16 dias atrás

Glasquis7, era só terem conversado com a FAB, ficou feio o chilique chileno e americano, não precisavam ficar sem voar.

glasquis 7
Reply to  Maurício.
16 dias atrás

Essa é a sua opinião de especialista. Eu prefiro ficar com os especialistas americanos e chilenos.

Sobre chilique, bom, se vc acha que reclamar é chilique é o seu critério.

O que eu sei á só que depois disso, os responsáveis limparam a pista a contente então, esse seu “não precisavam ficar sem voar. ” é meio que difícil de considerar.

JSilva
JSilva
Reply to  Glasquis7
14 dias atrás

Essa questão foi discutida na época e os motivos foram explicados. Pelo que me lembro a pista era limpada diariamente, como combinado, a questão é que Natal venta muito e rapidamente a pista saia dos critérios operacionais para o F-16 operar. É um excelente caça mas não opera em qualquer condição de pista.

glasquis 7
Reply to  JSilva
14 dias atrás

Então não foi chilique, a resistência a operar na pista sob essas condições tinha a sua razão.

JSilva
JSilva
Reply to  glasquis 7
13 dias atrás

Sim, claro que havia razão, senão não deixariam de voar. Não duvido que este tenha sido um dos motivos do F-16 não ter passado para a fase final do FX-2, fica difícil para operá-lo desdobrado em rodovias ou aeroportos pequenos que não tenham o maquinário para uma limpeza minuciosa a todo momento, e também aumenta o custo operacional do avião, mesmo que indiretamente.

ALLAN
ALLAN
Reply to  Maurício.
17 dias atrás

Todo equipamento tem suas vantagens e desvantagens, o F16 foi projetado para operar em um padrão, cabe aos operadores ver se onde eles vao operar respeita esses requisitos.

glasquis 7
Reply to  ALLAN
14 dias atrás

Sem dúvidas, é por isso que o Chile não opera seus F 16 desde Chabunco, no sul do Chile e preferiu modernizar seus F5 TIII trocando até a “pele” das asas pra extender a sua vida útil até 2030.

João Adaime
João Adaime
17 dias atrás

Uma pergunta para os especialistas, como o comandante Rinaldo Nery:
Para evitar o pássaro “bater asas”, o míssil não poderia ir num suporte embaixo da asa?
Obrigado antecipadamente a quem responder.

Glasquis7
Reply to  João Adaime
17 dias atrás

Ele pode ser usado nos pilões também.

Entenda Pilões como suporte embaixo da asa.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Glasquis7
16 dias atrás

Prezado Glasquis7
Obrigado pela resposta. Sobre o pilão, aqui no Brasil é usado o termo pilone. Eu usei a frase “suporte embaixo da asa” porque aqui no blog muitas pessoas que leem, ainda não dominam completamente a terminologia adequada. Então devemos facilitar para que todos possam entender.
Abraço.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  João Adaime
17 dias atrás
Rommelqe
Rommelqe
Reply to  João Adaime
17 dias atrás

Um dos principais problemas que um avião – em particular os caças – pode ter que enfrentar, é a chamada ressonância mecânica da asa em decorrencia de sua resposta estrutural a certas solicitações induzidas pelo fluxo aerodinâmico, Entre as diversas formas de iteração aeroelástico dinâmicas de asas com o ar, a mais relavante é aquela denominada por “flutter”. Quando se posiciona o missel na extremidade da asa, um dos modos fundamentais de vibração (frequencia natural de vibração) – que nesse caso é caracterísitica do conjunto asa+missil – é alterado o valor que poderia coincidir com a frequencia induzida e causar… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rommelqe
17 dias atrás

Olá Rommelq. Considerando que as durante o vôo, o combustível é consumido, o que deve alterar o centro de massa (não sei se caças tem tanques de combustível nas asas, ou se todos os caças tem tantas nas asas), essa mudança no centro de massa (ou até o esvaziamento dos tanques internos ás asas, se houver), chegaria ao ponto de alterar estas frequências naturais da estrutura?

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Ola professor: sim porque se considerarmos a equação fundamental da dinâmica as massas (da estrutura da asas mais do missil mais do combustivel e até da parcela aderida do ar (que logicamente tem valor relativo muito baixo)) contribuem para os definir auto valores. Por isso que o envelope de voo tem que ser testado em varias e multiplas condições (e até mesmo considerando a composição deste fluido, só pra voces quimicos não ficarem com inveja…rsrsrsrsr) Assim a variação de combustível tem que ser considerada, definindo-se na realidade uma “zona ” de possivel operação. Imagino que os algoritmos do Gripen devem… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rommelqe
17 dias atrás

Olá Rommelqe. Valeu. De fato, eu lembrei de algo sobre a necessidade que a FAB teve de reavaliar todo o envelope de vôo do F5M (não lembro se foram as mudanças na versão modernizada que eram muitas, se o F5E não tinha um envelope suficientemente estudado ou outro motivo). Obrigado.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Olha só os tanques de combustivel de um F18…
https://www.avioesemusicas.com/wp-content/uploads/2013/05/asa-f18.jpg

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Camargoer
17 dias atrás
Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Alias, um dos fatores que certamente foi considerado nas restrições de voo do nosso Gripen desde a Suecia até o Brasil é que provavelmente ainda nunca foi testado com tanques internos e externos totalmente carregados de produtos químicos (rsrsrsrs)

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rommelqe
17 dias atrás

Olá Rommelqe. Já ensinei minha filha que está sendo alfabetizada agora que as tudo no universo tem duas coisas, massa (que pode ser percebida pelo peso) e energia (que pode ser percebida pelo movimento). Ela entendeu na hora. Depois ensinei para ela que o quente esquenta o frio (e falei que esta é a segunda lei). Bingo. Ela também sabe que as aves descendentes dos dinossauros e que existiu um peixe de quatro patas chamado tiktaalik. Há algum tempo, ela perguntou onde seria o melhor lugar para guardar um segredo. Peguntei se era em um cofre, dai ela disse que… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Camargoer
16 dias atrás

Senhores , em verdade, alguem tem duvida da capacidade operacional e de combate do F16!?!! Pode ser discutível nivel atualização tecnológico de cada versão, porem todas elas são extremamente letais.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Salim
16 dias atrás

Olá Salim. O F16 é um excelente avião. No FX, ele era um candidato muito forte. O problema relacionado ao F16 (e ao F18) é que será muito improvável que um país passe a produzi-lo localmente. Ele é uma das melhores escolhas para os países que optarem por comprar um caça pronto. No caso brasileiro (acho que indiano também), a opção é pela produção do caça. Neste caso, o F39 foi a melhor escolha. O Japão fez um amplo processo de nacionalização do F16 que resultou no Mitsubishi F2, um derivado do F16 Creio que é o Japão é um… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Camargoer
15 dias atrás

A realidade e esta, Chile esta bem na foto, nos estamos no teremos , seremos, etc… E urgente por pe chão e arregaçar mangas para sempre termos forcas de defesa de ponta, pelo gasto dispendido e tamanho de nosso pais. Só olhando america sul, ficamos parados e lotados de pessoal e ter Chile, Venezuela se aparelhando e se alguem tem duvida que eles vão ficar impávidos quando chegar gripen, acho que estarão se enganando. Venezuela esta trazendo misseis Irã. F39 foi ótima escolha, porem eles tem f16 e su30 a 15 anos e náo vão ficar parados.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Salim
15 dias atrás

Olá Salim. Acho um equívoco apostar em uma corrida armamentista na América Latina. O Brasil precisa de uma força aérea capaz de exercer uma defesa aérea contra eventuais invasões do espaço aéreo. Em segundo lugar, é preciso uma força aérea capaz de desdobramentos internacionais em missões da ONU ou em missões aliadas. Por fim, o Brasil precisa de alguma capacidade de retaliação em caso de alguma agressão ou ameaça de agressão.A capacidade de defesa aérea serviria para evitar que o espaço aéreo brasileiro seja usado como rota ou acesso de outros países em seus objetivos estratégicos ou táticos. Se a… Read more »

João Adaime
João Adaime
Reply to  Rommelqe
16 dias atrás

Obrigado pela aula caro Rommelqe

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  João Adaime
17 dias atrás
Rommelqe
Rommelqe
Reply to  João Adaime
17 dias atrás
ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
17 dias atrás

Não precisa autorização pra usar;
Não fica estocado nos EEUU;
Não vem com Chip de desativação.
Essas são as lendas militares que teimam em morrer.

Se isso fosse realmente verdade, ninguém compraria armamento americano nem eles colocariam tantas restrições pra vender.

Você diz que é lenda,mas Washington quis saber se o Paquistão usou as aeronaves deles no recente encontro com os indianos…

E se usou,qual o problema?! Ou os americanos só querem que o governo de Islamabad só usem as aeronaves em desfile?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
17 dias atrás

Isso é uma demonstração de poder aéreo, hoje junto com a venezuelana são as duas mais poderosas forças aéreas da América Latina, infelizmente estamos no segundo escalão, mas em breve assumiremos o primeiro posto!

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  Fabio Araujo
17 dias atrás

Vc acreditou no resultado do simulador do Alexandre Galante?

O Chile até concordo!

Bardini
Bardini
17 dias atrás

Lembram na época do arranca rabo entre Índia e Paquistão, em que os indianos fizeram de tudo pra tentar incriminar os paquistaneses, por terem usado o F-16 no ataque? . Pq os indianos fizeram tanta muvuca? R: pra tentar embargar a frota dos paquistaneses, em uma quebra de contrato por ter usado F-16 em uma ação ofensiva e não defensiva. . É muito bonito ver os velhos block 20 armados… mas certamente só servem pra ações defensivas. Se o Brasil tivesse comprado Super Hornet não seria a mesma coisa? . Os nossos F-5 podem ser usados em ações ofensivas, contra… Read more »

Glasquis7
Reply to  Bardini
16 dias atrás

Mais um O problema no Paquistão não foi o uso dos caças mas sim a base desde a qual operaram. O contrato de compra dos caças do Paquistão determina que estes estejam baseados em determinadas regiões do país, justamente, pra evitar a violação do sigilo das tecnologias empregadas e no caso do incidente com a India, estes caças decolaram de uma região não autorizada no contrato. Por isso a bronca. Mas isso demonstra como é lenda essa história de que tem que pedir autorização pois deu pra ver que até os paquistaneses operam seus caças sem previa autorização do Tio… Read more »

Johnny
Johnny
17 dias atrás

O Brasil também tentou fazer um “elephant walk”, mas os canopis dos F-5 se soltaram após a decolagem. Então caberia aos A-1 fazer decolagens simultâneas. Porém, o cara da controlar (inspeção veicular) achou que eles estavam queimando óleo, devido a toda aquela fumaceira preta, característica dos AMX, e impediu as decolagens. Finalmente, os A-29 salvariam a operação, e tínhamos um montão deles, mas…. eles levavam soldados de “saco” que se ejetaram na primeira curva. Assim a operação foi cancelada.

Glasquis7
Reply to  Maurício.
17 dias atrás

Teve e terá ainda muitos grandes momentos.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Maurício.
17 dias atrás

Olá Maurício. A imagem dos Mirage III é muito bonita.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer
17 dias atrás

Sim Camargoer, essa foto ficou bonita mesmo.

Glasquis
17 dias atrás

Meus comentários estão ficando retidos por horas. Quando são liberados, si forem liberados, já chegam fora de contexto.

CMitinga
CMitinga
17 dias atrás

Ninguém aqui nunca leu nada sobre Golden Sentry?
Não precisa ir longe não, basta procurar sobre o Golden Sentry dos nossos Harpoons.
É o preço que se paga para usar armamento americano, sabidamente bom.
O Chile é um país cuja defesa é muito difícil, natural que busquem uma aliança com os EUA para se protegerem.
É um país pequeno, cuja população é menor que a da grande São Paulo, talvez, com um pibinho. Não é desmerecer os caras, apenas são fatos.
Enfim, é natural que se submetam a certas regras para ter a proteção americana.

Glasquis7
Reply to  CMitinga
16 dias atrás

Não faça esse tipo de comparações pois lembre que o Chile tem apenas 8,5% da população do Brasil mas produz um PIB equivalente ao 17%. O dobro de produtividade se comparamos PIB Percapita.

Se formos pro PIB Nominal também.

é natural que se submetam a certas regras para ter a proteção americana.”

Quem protege o Chile são os Chilenos não os americanos.

Lembro também que grande parte dos equipamentos militares usados no Brasil são de origem Americana. Alguns são até doação e nem por isso o Brasil tem restrições de uso. Por que o Chile teria?

Rommelqe
Rommelqe
16 dias atrás

Por que a lei do abate demorou tanto para ser promulgada? É só pesquizar….