Os países fecharam acordo em setembro do ano passado para a entrega de seis aeronaves

YANGON: Mianmar recebeu a primeira remessa de dois caças russos Su-30, disse Charlie Than, ministro do Comércio de Mianmar, à agência de notícias estatal russa RIA em comentários publicados hoje.

“Duas aeronaves já foram entregues”, disse Than à RIA à margem do Fórum Econômico Oriental, o fórum anual da Rússia que visa desenvolver a cooperação econômica na região e incentivar o investimento estrangeiro, que começa hoje no porto de Vladivostok.

A Rússia e Mianmar assinaram um contrato em setembro de 2022 para a entrega de seis caças Su-30SME, disse a RIA.

O caça multifuncional Sukhoi Su-30SME foi projetado para engajamento de alvos, reconhecimento aéreo, emprego em combate e treinamento de pilotos, de acordo com a Rosoboronexport, exportadora de armas controlada pelo Estado da Rússia.

Separadamente, Than disse à agência de notícias estatal russa TASS que uma série de acordos bilaterais serão assinados no Fórum Econômico Oriental, incluindo o desenvolvimento do turismo entre os dois países.

O Ministério da Defesa russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Os EUA alertaram que o apoio da Rússia aos governantes militares de Mianmar é inaceitável e desestabilizador, com o seu fornecimento de armas a ajudar a alimentar um conflito que se tornou uma catástrofe para o país.

O ministro da defesa e o principal diplomata da Rússia visitaram Mianmar, enquanto o chefe da junta, Min Aung Hlaing, esteve na Rússia várias vezes desde 2021 e recebeu um doutoramento honorário.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Afonso Bebiano

A carteira de clientes da Rússia diz muito sobre o regime de Putin.
Mas em breve esse pessoal vai mudar para fornecedores chineses.
Curioso é perceber que a Coreia do Norte nem se coça para comprar sucata aérea russa.

Camargoer.

A carteira de clientes das armas dos EUA também é bem curiosa e diversificada, o que inclui países com regimes mal avaliados pela FreedonHouse.

André Macedo

Antes de tanques russos sendo destruídos por Javelins na Ucrânia já tinha Abrams sendo destruídos no Iêmen, os americanos ajudam a causar a maior crise humanitária do mundo naquele país, com armas e centros de treinamento pros sauditas.

Leonardo M.

Isso a Globo não mostra! KKKKK

Nonato

______

COMENTÁRIO APAGADO POR FAZER ATAQUE PESSOAL.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS UMA VEZ E PODERÁ SER SUSPENSO SEM MAIS AVISOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Afonso Bebiano

Prezado Camargoer, é justamente a diversidade da carteira de clientes dos EUA que falta à Rússia.
Democracias e autocracias compram de fornecedores americanos.
Os russos já não vendem mais nada para países democráticos há algum tempo.

Nonato

______

COMENTÁRIO APAGADO POR FAZER ATAQUE PESSOAL.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS UMA VEZ E PODERÁ SER SUSPENSO SEM MAIS AVISOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Crispim

Alguns fazem questão de ter o melhor, nem sempre é por questão ideológica ou geopolítica, não dá nem pra comparar os clientes dos EUA vs clientes Rússia/China, seria risível.

Ciclope

Dois pesos e duas medidas!
Ambos os países apoiam e vendem armas para países autoritários.

Afonso Bebiano

Perdão, mas sua menção a “ambos os países” não tem correspondência na mensagem que eu escrevi.
Se você estiver se referindo aos EUA – tal como o Camargoer fez acima -, acho que a distinção não é a ausência ou a presença de autocracias entre os clientes deste ou daquele produtor de armas, mas a ausência de democracias entre tais clientes, no caso da Rússia.

Nativo

A Rússia já vendeu armas para o Brasil, marrocos, indo essa,Colômbia que até onde eu lembro não são ditaduras a pelo menos uns 20 ou30 anos.

Nonato

A Rússia é um pais autoritário.
Biden também é.

Dagor Dagorath

Sejamos desprovidos de paixões ideológicas, pois até o Brasil já vendeu armas a ditadores e países que não observam os direitos civis de seus povos. E isso durante o tão propalado (para o bem e para o mal) Governo Militar.

Mirade1969

Com certeza, ditaduras sempre conversaram com ditaduras, os americanos fazem de conta que não querem isso mas apoiam a Arabia Saudita e antes era o Xá do Irã e assim por diante.

Afonso Bebiano

Mais uma vez, a distinção não é a ausência ou a presença de autocracias entre os clientes deste ou daquele produtor de armas, mas a ausência de democracias entre tais clientes, no caso da Rússia.
E minha mensagem não dizia respeito ao Brasil, em nenhum ponto.

Dagor Dagorath

Acalme-se, não precisa ficar na defensiva. Só comentei que mesmo nações ditas “democráticas”, guiadas por ensinamentos ocidentais, também negociam armas com ditaduras e usei o Brasil como exemplo para tal, desprovido de quaisquer inclinações ideológicas. Estás coberto de razão quando afirmou que a Rússia, há muito, deixou de vender para nações democráticas. Mas isso não olvida que EUA já vendeu armas para Paquistão e Arábia Saudita (dois dos principais patrocinadores do terrorismo islâmico ao lado do Irã), que a França vendeu para Iraque, Líbia e África do Sul no apartheid, que os israelenses trocaram figurinhas sobre tecnologia eletrônica no final… Read more »

Valdi

Ninguém tá comprando sucata igual a fantoche Ucrânia do palhaço zelensky

Mirade1969

Não, no momento ele recebe quase de graça mas a conta virá…

rui mendes

Fantoche e palhaço era o que os Russos queriam que ele fosse, mas saiu ao lado esse tiro e de que maneira.
Provou e prova todos os dias a coragem que tem, e ao ditador do kremlin ele já lhe disse vezes sem conta, que vai ser o seu pior pesadelo, nos anos vindouros.
Quanto á sucata da Ucrânia, quem dera á maioria dos países terem o que eles têm neste momento, mas o melhor de tudo, são os soldados Ucranianos.

Afonso Bebiano

Esse cliente, a Rússia perdeu.

LUIZ

E porquê não compra as sucatas chinesas??

Jagder#44

“…incluindo o desenvolvimento do turismo entre os dois países.” = lavagem de capitais.


Maurício.

“Os EUA alertaram que o apoio da Rússia aos governantes militares de Mianmar é inaceitável e desestabilizador, com o seu fornecimento de armas a ajudar a alimentar um conflito que se tornou uma catástrofe para o país.”

Americanos sendo hipócritas, nada além disso, como se eles não ajudassem a Arábia Saudita em seus crimes de guerra no Iêmen, o sujo falando do mal lavado, só blá blá blá e mimimi.

Maurício Oliveira

Americanos sendo americanos, né?

Orivaldo

Fique tranquilo que os sauditas entrarão na Turma do Brics, paz, democracia e muito amor

Maurício.

Mais um que não superou o BRICS…rsrsrs.

Ciclope

Se a Rússia ou a China vende aram

Ciclope

Tive problema de terminar o texto!
Se a Rússia ou a China vendem as armas e um ato desestabilizador, agora quando os EUA ou um aliado vendem as armas e normal.

Bosco

Ciclope, Você é mais inteligente que quer nos fazer acreditar. rsssss Você está pegando a opinião das autoridades americanas e achando que é a opinião de Deus. rssss A opinião dos EUA leva em consideração os seus interesses. Você tem que também ter acesso à opinião oficial dos países que você cita (China e Rússia) sobre a atuação externa americana e aí vai ver que eles demonizam os EUA e na defesa dos seus interesses acham que eles estão fazendo a coisa certa apoiando as ditaduras deles. Infelizmente, para os americanos, a política externa deles vira notícia e daí se… Read more »

Nilton L Junior

Negócio é negócio.

Jagder#44

É o que sempre digo. Pragmatismo acima de tudo.

Maurício.

https://www.commondreams.org/news/us-sells-weapons-to-majority-of-authoritarian-countries

“Dos 84 países codificados como autocracias sob o sistema Regimes do Mundo em 2022, os Estados Unidos venderam armas a pelo menos 48, ou 57%, deles.”

👀

Bispo

Mais a Rússia não estava tirando pecinhas dos liquidificadores, batedeiras, ventiladores , para fabricar armas…como entregam essa fonte valiosa para desmanche…rs

Mirade1969

Estas histórias da mídia não especializada e mau intensionada com histórias sem pé nem cabeça, pior que tem gente que embarca em reportagens assim sem muito compromisso com a verdade, mesma coisa vale paraa guerra onde se minimiza as baixas dos ucranianos para não diminuir o esforço e a colaboração de mais países.

Chris

Eles podem conseguir o que quiserem na China… Sao donos da alfandega na fronteira !

So complica se precisarem de quantidades grandes !

adriano Madureira

Os EUA alertaram que o apoio da Rússia aos governantes militares de Mianmar é inaceitável e desestabilizador, com o seu fornecimento de armas a ajudar a alimentar um conflito que se tornou uma catástrofe para o país”.

Que tocante ! São tão preocupados com o bem estar, com os seres humanos e seus direitos fundamentais, chega a ser emocionante…

Pena que tudo isso não passa de fachada !

Marcelo

Todos os países estão se armando comprado dos seus parceiros (confiável) estrategicos !!!

Fabio Araujo

Agora aposentam os JF-17 que compraram do Paquistão e vivem reclamando pois estão com vários problemas técnicos e estruturais!

Leonardo Bastos

É inaceitável… é inaceitável… é inaceit…

Nemo

O Biden disse que tornaria a Arábia Saudita em um pária internacional. Ontem, na Índia, estava todo pimpão cumprimentando efusivamente o MBS. No fim, todos cuidam dis seus interesses e o resto que se dane.

Groosp

Esse mapa mostra a posição estratégica que Mianmar ocupa ligando a China ao Oceano Índico (rota do petróleo) e os estreitos formados pela Malásia, Indonésia e Austrália. Caso a Rússia influencie Mianmar ela terá algum poder de barganha frente à China.

João Duque

Caríssimo Mianmar não tem qualquer poder frente a uma China.
O problema de Mianmar, se armar é que eles vão usar essas armas, contra seus próprios povos de minorias étnicas.

LUIZ

Nenhum país está livre de ameaças internas. Sempre tem opositores alinhados com os países ocidentais loucos pelo poder.

Jairo

Muitos países não compra armamento da Rússia, por temer as sanções impostas pelos Estados Unidos

adriano Madureira

e para isso que os eua inventaram o CAATSA Act, uma lei cretina feita em seu congresso para empurrar goela abaixo dos países, que serão obrigados a adquirir produtos americanos e dos aliados, a um precinho legal … mas os eua são a favor do livre mercado ! Ou será que vocês acham que aquele embargo contra a venda dos 30 T-129 turco não foi um golpe para vender seus AH-1Z para o país?! O paquistão havia feito um pedido de 15 novos helicópteros de ataque AH-1Z Viper aos Estados Unidos,mais tarde, a encomenda do Paquistão foi suspensa devido a… Read more »

Orivaldo

Boa sorte !

Marcelo M

Muito curioso isso. Um país em guerra, sofrendo embargos, e na falta de tudo, entrega a país estrangeiro em paris um ativo dessa relevancia e não posterga o contrato? Só faz sentido se Mianmar estiver retribuindo com material bélico mais essencial para Rússia nesse momento. Tem notícia dando base pra isso: https://asia.nikkei.com/Politics/Ukraine-war/Russia-buying-back-arms-parts-exported-to-Myanmar-and-India

Leandro Costa

É necessário que a Rússia fizesse essa entrega. Caso contrário perderia ainda mais clientes. É importante mostrar que ainda podem fazer entregas. Mesmo que seja um grande sacrifício.

Ivanmc

É um ótimo caça.

Galo galo

Sou totalmente anti russo, mas a hipocrisia americana precisa ser constatada, né?
Só falam que é perigoso e desestabilizador esses caças, porque compraram dos russos e não deles mesmo