KC-390 Millennium transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus

36

Aeronave decolou da Base Aerea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com destino a Ala 8, em Manaus (AM), em apoio à Operação COVID-19

Nesta quarta-feira (13), a aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou oito toneladas de equipamentos para Manaus (AM).

O FAB 2856 decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 8, em Manaus (AM), onde pousou às 21h00, com material hospitalar, camas, cilindros de oxigênio, macas e barracas, totalizando 8.820 quilos de materiais que irão equipar o Hospital de Campanha (HCAMP).

Essa missão marca o início de uma nova fase de combate a COVID-19 no ano de 2021, cujo engajamento foi constante ao longo de 2020. De acordo com o Comandante da Aeronave, Major Aviador Flavio Diniz Pereira, o compromisso assumido há 20 anos, quando ingressou na Força Aérea, tem proporcionado a oportunidade de servir ao povo brasileiro em inúmeras oportunidades. “É um orgulho poder ombrear com militares e civis num esforço conjunto de combate à pandemia. Esperamos que, muito em breve, estejamos todos celebrando o fim desses infortúnios”, disse o Oficial.

O Sargento Edson Aguiar também participa da missão do FAB 2856 como Loadmaster, profissional responsável por coordenar volume de carga e peso. “Esta é a minha primeira missão deste tipo e tenho o sentimento de satisfação de poder, de alguma forma, contribuir para o combate deste mal que está assolando todo o nosso povo. Nós não medimos esforços para o cumprimento da missão que nos é dada”, disse.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, higienização de lugares públicos, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denis

Vai demorar a aparecer uma ave mais bonita na categoria. Ô bicho lindo! E com cara de mau; toca o terror. Lembra-me o avião de Agentes da Shield.

Last edited 3 anos atrás by Denis
Fabio Araujo

Parabéns a FAB pelo belo serviço de logística que tem executado! Pena que isso não é mostrado e valorizado como deveria!

Heinz Guderian

Novinho em folha, esse avião é lindo demais, parabéns a Embraer e a FAB.

Rodrigo Maçolla

Parabéns, dentre outras coisas é para esse tipo de missão que ele foi profetado e adquirido pela FAB.

Alguém sabe informar como estão os Hercules da FAB ?? ou seja quantos estão em operação ainda ? e qual a previsão de serem totalmente substituídos pelo KC-390 ??

Flanker

10 C-130M e 2 KC-130M. Serao totalmente substituídos pelo KC-390 quando houver entregue um número equivalente desses e quando as horas disponiveis dos Hercules chegarem ao fim.

Paulo Sollo

A FAB está cumprindo seu papel mas estas ações precisam ser intensificadas com urgência. O que está acontecendo em Manaus é terrível. Mês passado o governador de lá cedeu a protestos para reabrir o comércio, algo que foi comemorado pelos bozos e sua cúpula. Eis o resultado. Pessoas em alas inteiras de hospitais morrendo asfixiadas por falta de cilindros de oxigênio. Sei que o foco aqui é aviação mas como isto está relacionado à missão reportada, creio que tocar nesta questão é necessário porque a coisa está aí firme e forte, e ainda matando em escala industrial, mas a falta… Read more »

Alexandre

Saiu uma notícia, que precisa ser certificada, afirmando que por falta de disponibilidade de aviões da FÁB o governo brasileiro está solicitando ajuda está duvides. É mencionado a solicitação de um cargueiro Galaxy.
Caso seja verdade essa notícia, de fato é desmoralizante. Espero que não seja verdade , mas se for a FÁB terá de explicar muita coisa.

Adriano Santos

para estarem solicitando um C-5 Galaxy só se for para levar uma carga que o kc-390 não suporta, aí faz sentido.

Caique

Quando eu vi essa notícia me deu uma vergonha tão grande, temos mais de 60 aviões de transporte de todos os tipos, qual a necessidade de pedir favor? Coloca nos porões do VC-1 e dos VC-2, manda o KC-390 dos EUA voltar e coloca ele com os C-130 fazendo um bate volta ou um exercício militar e mais importante que a vida da sua população?

Bento Ferreira Perrone

Nosso “especialista em logística” do ministério da Saúde não dá uma dentro….na área que era para ele ser especialista ainda, gastando dinheiro e avião da FAB pra carregar toneladas de vermífugo e medicamento inútil pra combate a doença, deixa os KC 390 que tem sair do país, deixa faltar oxigênio, freta avião pra dar uma banda inútil na Índia por que não tinha vacina disponível pra trazer, é uma vergonha. Lugar de militar definitivamente não é na administração pública, o que nós temos lá é um general capacho de capitão golpista.

A C

Meu caro Alex, Se eh desmoralizante ou nao, a discussao fica para depois. Nao dah para deixar pessoas morrerem asfixiadas – leia de novo: asfixiadas – por falta de insumos. Olhando para tras, eh um erro atras do outro. E o custo eh muito caro. Vida. Vidas. Ainda hah pouco um amigo que mora em Manaus (fugiu de volta com a familia para SP por pelo menos alguns meses) me contou, chorando, a perda de amigos proximos. Pais e maes com criancas pequenas morrendo por falta de oxigenio em hospitais. E ainda vem autoridade exaltando o “tratamento preventivo”. Desculpa o… Read more »

Alexandre

Caro AC. Compreendo seu desabafo. Nesse momento de fato deve ter como prioridade salvar vidas. O que me chama a atenção é o fato de que uma força aerea que envia um dos seus mais novo e capaz vetor para exercicio nos EUA não seja capaz de cumprir sua missão constitucional para a qual passa anos treinando. Essa noticia precisa ser verificada e caso seja verdadeira ficara claro que a FAB tera falhado no momentoem que mais se precisou dela. Vidas estão dependendo desse apoio

MATHIAS

mais desmoralizante do que pedir Oxigênio para a Venezuela eu não sei, esse desgoverno chegou ao fundo do poço e ainda colocou uma retroescavadeira para cavar mais

Luciano

E o mais estarrecedor é que os apaixonados defensores continuam a negar as ações absurdas e a defender as mentiras e erros com explicações mirabolantes!!

Flanker

Só acredito nessa história de C-5 quando sair informe oficial.

Samir

Sim é verdade , esta vendo porquê é extremamente importante ter forças armadas bem equipadas , em um caso de grande calamidade elas podem cumprir o papel , de levar socorro para a população , nas regiões mais remotas do Brasil no menor tempo …

Flanker

A culpa é de TODOS! Por mais desprezo que eu tenha pela classe política, a culpa nâo é só deles. O governador de lá liberou o comércio? Culpa dele! Os comerciantes abriram. Aplicaram regras de desinfecção e distanciamento dos clientes? O povo usa máscara, mantém o distanciamento, usa álcool e água com sabão? Não se aglomeram, na maioria das vezes bebendo e festejando, sem máscara? Não existem os ignorantes e imbecis que não usam máscara e negam a existência da pandemia e do proprio vírus? Ora, por favor, a culpa maior de tudo isso é de……TODOS! Se cada Um fizesse… Read more »

Flight_Falcon

Sempre observo as entrevistas das tripulações do KC-390 e observo que são em sua maioria Majores. Como é uma aeronave nova em processo de implementação, saberiam me dizer se a maior parte da tripulação só é compostas de Majores e alguns Capitães? Ou já tem !º Tenentes antigos no quadro?

Pergunto, pois os Majores daqui uns dias passam a ser excedentes no quadro do esquadrão, tendo a necessidade de transferência de OM perdendo assim conhecimento.

angelo

olá amigos alguém sabe o porque o governo está tentando viabilizar os galaxi americanos para ajudar o amazonas seria falta de aeronave ou questão de carga muito grande acima da capacidade do KC390 – C130.

Osvaldo serigy

Hércules deu pane está em manutenção. Os cilindros são muito grandes. Só dar em cargueiro para grandes dimensões. Por isto a solicitação do Galaxy ao EUA. O material de oxigênio já está preparado a espera de transporte. Provalmente não dava também no KC 390 por isto ainda não foi transportada. As embaixadas Brasileira e Americana estão em combinação para a ajuda com o Galaxy.

nereu

só tem um detalhe Manaus está usando 70m³ de Oxigênio por dia e a White Martins da capital amazonense só produz 28M³ esse aviões vão ter que ficar um bom tempo no Brasil

Flanker

“Hércules deu pane está em manitenção”
Ah, tá! Só tem 1 Hercules?
“Os cilindros são muito grandes. Só dar em cargueiros para grandes dimensões ”
Ah é? É o transporte que foi feito, e continua sendo feito até agora? Aí a carga não era muito grande?

Yuri Dogkove

Pq o Brasil não compra 2 Galaxy ou 4 C-17? Se falar que não tem dinheiro eu juro que vou pra Venezuela…

Agnelo

Prezado
O volume é grande. Exige muitas pernadas pro Millennium ou pro Hércules

Funcionário dos Correios

“A pedido do governador @wilsonlimaAM, acabo de falar com o deputado @BolsonaroSP, presidente da comissão de rel. exteriores e com o ministro de Rel. Exteriores que já estão agindo junto à embaixada americana para liberar o avião Galaxy com capacidade para transportar oxigênio.” Marcelo Ramos (PL/AM)

A grande questão é, tem estrutura para receber esse gigante no AM?

Agnelo

Não sei te dizer. É um monstro….

MFB

FAB tentando apagar o incêndio do bolsonero e seus minios terraplanistas. Esse sujeito é um genocida. Infelizmente cai na besteira de votar nesse lunático.

MATHIAS

O Sargento Garcia do Min. Saúde esteve anteontem em Manaus só falou baboseiras

EduardoSP

Pois é. Como pode um sujeito como esse chegar ao topo da carreira militar? O sistema de avaliação para promoções no exército tem de ser revisto.
Eu mesmo já resolvi. Meu próximo cachorro vai se chamar general. Porque como disse o general para o presidente: “um manda, o outro obedece. Mas tem um carinho.”

sub urbano

Nada de Galaxy pessoal. O governo do Amazonas junto com a White Martins trará oxigênio de estoques em Puerto Cabello Venezuela.

Flanker

E todas as unidades produtoras de oxigênio medicinal da White Martins e Air Liquide que existem no Brasil?? Essa história aí, eu só acredito vendo….

Luciano

Que ironia! Bradaram tanto que viraríamos uma Venezuela se nao votássemos no alecrim dourado e é justamente ela que está socorrendo o Brasil?!

sub urbano

Maduro venderá os cilindros de oxigênio à preço de ouro. É pegar ou largar. Ele fará um pronunciamento amanhã, vai capitalizar politicamente o incidente.

MATHIAS

não são Cilindros que Manaus precisa são Carretas tanque pois a um déficit de 49mil metros cúbicos de oxigênio

Tutu

Na realidade o oxigênio que está na Venezuela é da própria White Martins, que também tem uma planta de produção lá, o governo da Venezuela só teve que autorizar a exportação.

João Fernando

Ué tá errado? KD a cloroquina? Não era só dar um comprimido e tava curado? Aceite que dói menos: seu presidento é um lixo