F-16 da Holanda

Uma autoridade dos EUA disse que os aviões serão transferidos para Kiev assim que os pilotos ucranianos forem treinados. A Ucrânia procurou ativamente os caças fabricados nos EUA para ajudá-la a combater a superioridade aérea russa

Os Estados Unidos aprovaram o envio de caças F-16 da Dinamarca e da Holanda para a Ucrânia para se defender contra invasores russos assim que o treinamento dos pilotos for concluído, disse uma autoridade dos EUA na quinta-feira.

A Ucrânia tem procurado ativamente os caças F-16 fabricados nos EUA para ajudá-la a combater a superioridade aérea russa.

Washington deu garantias oficiais à Dinamarca e à Holanda de que os EUA acelerarão a aprovação dos pedidos de transferência de F-16 para a Ucrânia quando os pilotos forem treinados, disse o funcionário.

“Congratulamo-nos com a decisão de Washington de abrir caminho para o envio de caças F-16 para a Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Wopke Hoekstra, na plataforma de mensagens X, anteriormente conhecida como Twitter.

“Agora, vamos discutir mais o assunto com nossos parceiros europeus.”

A Dinamarca também disse que fornecer os jatos à Ucrânia agora será discutido.

“O governo disse várias vezes que uma doação é um próximo passo natural após o treinamento. Estamos discutindo isso com aliados próximos e espero que em breve possamos ser mais concretos sobre isso”, disse o ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann-Jensen, à agência de notícias Ritzau na sexta-feira.

Uma coalizão de 11 países deverá começar a treinar pilotos ucranianos para pilotar os caças F-16 este mês na Dinamarca. O ministro interino da Defesa da Dinamarca, Troels Poulsen, disse em julho que o país esperava ver “resultados” do treinamento no início de 2024.

Os membros da OTAN, Dinamarca e Holanda, têm liderado esforços internacionais para treinar pilotos, bem como pessoal de apoio, manter aeronaves e, finalmente, permitir que a Ucrânia obtenha F-16 para uso em sua guerra com a Rússia.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse em maio que a Holanda estava considerando seriamente fornecer F-16 à Ucrânia, já que atualmente está eliminando os caças de suas próprias forças armadas.

De acordo com dados do ministério da defesa holandês, a Holanda tem atualmente 24 F-16 operacionais que serão desativados em meados de 2024. Outros 18 jatos estão atualmente disponíveis para venda, dos quais 12 foram vendidos provisoriamente.

O secretário de Estado, Antony Blinken, enviou cartas aos seus homólogos dinamarqueses e holandeses assegurando-lhes que os pedidos seriam aprovados, disse o funcionário dos EUA.

“Estou escrevendo para expressar o total apoio dos Estados Unidos para a transferência de caças F-16 para a Ucrânia e para o treinamento de pilotos ucranianos por instrutores F-16 qualificados”, disse Blinken em uma carta aos dois oficiais, um cuja cópia foi vista pela Reuters.

Blinken disse: “Continua sendo crítico que a Ucrânia seja capaz de se defender contra a agressão russa em andamento e a violação de sua soberania”.
Ele disse que a aprovação dos pedidos permitiria à Ucrânia “tirar o máximo proveito de suas novas capacidades assim que o primeiro conjunto de pilotos concluísse seu treinamento”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, endossou programas de treinamento para pilotos ucranianos em F-16 em maio. Além do treinamento na Dinamarca, um centro de treinamento seria criado na Romênia.

Kiev não poderá operar os caças F-16 no próximo outono e inverno, disse o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, à televisão ucraniana na noite de quarta-feira.

Autoridades dos EUA disseram em particular que os jatos F-16 teriam sido de pouca ajuda para a Ucrânia em sua atual contra-ofensiva e não mudarão o jogo quando finalmente chegarem, dados os sistemas de defesa aérea russos e os céus contestados sobre a Ucrânia.

O F-16 é fabricado pela Lockheed Martin.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L G1

2024 se enviar. Aí veremos caça F-16 sendo abatido todos os dias. Vamos aguardar.

orivaldo

Vão ser destruídos na fronteira com a Polônia, assim com os Himars foram. Firme Patriota

Sergio

Firme Patriota “

Você é Brasileiro ou o que? fez juramento a Pátria quando serviu ou foi dispensado do serviço limitar? eu hein………

Sergio

Só para complementar, se o seu patriotismo é o interesse de um país estrangeiro, seja lá qual for, então você deve se mudar, ou servir mais uma vez o serviço militar, assim leva um corretivo e aprende….rs

Cleiton

Ai está um tema importante a ser discutido pelo brasileiro hoje. Eu não servi mais fiz juramento a bandeira. Mais aí eu me pergunto se houver uma guerra aqui eu servirei a pátria ou para manter as regalias dos nossos políticos ? Sinceramente estou preferindo virar as costas e não pegar em armas se houver um conflito com a gente.

Santamariense

Tu é russo?.

ERIVELTON SILVA

Talves não. A Ucrania não só receberá os F16 mas tambem, junto com este, uma serie de armas, taticas, estrategias e outros tipos de apoio. Enfrentarão os SU 35, por exemplo, apenas que estiverem em vantagem.

Zoe

Com certeza alguns F-16 serão abatidos. Mas com certeza eles farão estragos consideraveis.

Luis Claudio

Eu ja acho que a Russia nem vai deixar eles levantarem vóo

Rinaldo Nery

Agora vai! Mais três anos de conflito avacalhando a economia mundial, pelo menos.

Zeca

Culpa do Putin, não da Ucrânia,

Demolidor

Dos dois, o Zelensk também tem sua parcela de culpa ele provocou a Rússia e mesmo que a Rússia seja derr

Satyricon

Certo
Tão certo quanto a culpa de um estupro ser da vítima por usar roupas ditas “inadequadas”, não é mesmo?
Cada uma…

Demolidor

O Zelensk provocou a Rússia e também Donetsk é uma região separatistas a população não quer fazer parte da Ucrânia então mesmo que a Rússia seja derrotada a população de Donetsk vai continuar lutando contra o governo Ucraniano.

Walsh

Isso é um delírio, nunca houve um movimento separatista em Donetsk. Alias não é delírio, é uma mentira espalhada pela propaganda russa e repetida a exaustão pelos putinetes.

Demolidor

Já existia uma guerra civil na Ucrânia na região de Donetsk muitos anos antes da Rússia atacar, a população lutou contra o governo Ucraniano por anos.

deadeye

Ahhh, autodeterminação dos povos?? Isso se aplica também ao povo da Chechênia que foi massacrado pelos Russos? Ou a Georgia que foi invadida pela Rússia? Se aplica também aos países do Leste Europeu e do Bálticos, que quiseram se integrar à OTAN?

Demolidor

Sim se aplica a todos os povos.

Sturmgewehrstgde

E só espulsar todas os russos de Donetsk.
Não terá problema pq foi exatamente o que os russos fizeram quando invadiram Donetsk e a Crimeia.
Em um ano não existira mais nenhum russo lá para contar histórias.

Heinz

“População de Donetsk” vulgo Wagner Group

Nuno Taboca

Já que os russos são bonzinhos, e respeitam a auto determinação dos povos, já que apoiam Donetsk, e a Chechênia? Pode explicar um pouco ? E a ossetia do sul? Ou sua narrativa só vale pra um lado?

Demolidor

Os Russos não são bonzinhos, cada país está defendendo seus interesses, para os Russos eles preferem ter um país aliado na fronteira e se aproveitaram que a população de Donetsk deseja a independência da Ucrânia (a população de Donetsk é composta por descendentes de Russos que foram trazidos para este local por Stalin)

Camargoer.

Caro. Estupro ou qualquer violência contra uma mulher, contra uma criança ou contra um vulnerável é um ato intolerável e vil. Não faça este tipo de comparação.

No one

Porque violências contra o gênero masculino são toleráveis É cada comentário sem pé nem cabeça. Doentio.

Camargoer.

Caro NoOne. É um fato que as mulheres e crianças são as maiores vítimas de violência doméstica e estupro, mas eu tomei o cuidado de incluir vulneráveis, o qual inclui todas as pessoas que sofram algum tipo de violência em razão de sua situação de insegurança e vulnerabilidade. Leia devagar e com atenção antes de fazer comentários preconceituosos. At least one.

Satyricon

Engana-se: estupro é intolerável em todas as formas, sempre, não apenas contra mulheres, crianças e vulneráveis.

Assim como o extermínio e sequestro da população civil de um país.

Seu apoio à causa russa está desvirtuando sua análise. Talvez seja o momento de revê-lo.

Camargoer.

Caro. Não misture as coisas. Genocídio é um ato vil contra um povo. Estupro é um ato vil contra um indivíduo. Ainda que ambos sejam intoleráveis, são distintos e não há comparação. É desrespeitos e repugnante misturar estas coisas. Recomendo o livro “Uma mulher em Berlin” (tem um bom filme baseado no livro no Youtube). Talvez vocẽ consiga entender meu ponto de vista.

KKce

Povo = grupo de indivíduos…

No one

Pois é, agora chegamos a um novo nível de relativização da violência… Contra alguns é tolerável, contra outros não. Nada de novo, para quem já relativizou a escravidão, falando que as dos outros era mais benigna do que a escravidão européia… O absurdo desses discursos é que esses sujeitos se utilizam da moral e valores ocidentais para atacar o ocidente e defender essas “grandes civilizações” que sequer possuem ou abraçam esses valores e princípios. Os sujeitos são frutos e crias do pensamento filosófico das revoluções americana e francês mas defendem civilizações que repudiam e abominam só em falar de direitos… Read more »

Camargoer.

Carto NoOne. Quando você leu que eu escrevi que estive escravidão benigna ou malígna? Nunca escrevi isso. Pelo contrário. Sou muito criticado exatamente por ser um exigente defensor dos direitos humanos. Pelo seu apelido, quase desconhecido, imagino que vocẽ seja novo por aqui. Então recomendo fazer uma pesquisa nos meus comentários ao longo de anos contribuindo com as trilogias antes de fazer uma crítica tosca e mal acabada. Para participar de um blog, é preciso educação e respeito.

No one

“A partir do Séc. XVI, a escravidão muda do derrotado para a questão étnica. O homem derrotado deixa de ser escravo que passa a ser o nao-homem. O negro africano deixa de ter alma (0porque não é cristão escravizar uma pessoa com alma) e após perder a condição humana deixa de ser pecado escraviza-lo. Foi a escravidão do negro que criou o racismo, não o contrário. Até.. ” Suas palavras… Como se o tráfico de escravos não fosse já dominado pelos árabes que inclusive eram a referência dos europeus . Basicamente, os europeus iam aos mercados da costa leste, ou… Read more »

Camargoer.

Você erra ao confundir dados históricos com minha opinião quanto a importância de se defender os direitos humanos. Erra ou é apenas uma tosca tentativa de me atacar. Tolice. É um fato histórico que a escravidão acompanha a história humana, sendo presente no Egito antigo, Mesopotâmia, Grécia antiga e Roma, além de ter ocorrido entre os árabes enquanto a Europa passava pela idade Média. Os escravos eram em sua maioria de povos derrotados em guerras ou mesmo resultado de dívidas. Ha uma excelente séria “Rotas da Escravidão” que recomendo. O tráfico negreiro surge a partir das grandes navegações, primeiro por… Read more »

Camargoer.

Olá D. Há bastante tempo tento explicar que o cessar fogo é independente de condições ou argumentos. O cessar fogo pode ser imediato. Não precisa esperar chegar 11 de novembro. Os argumentos de cada lado, as demandas, e tudo mais, será colocado pelos negociadores e debatidos até se tornarem mutuamente aceitos.

Demolidor

Concordo totalmente deveria ter um cessar fogo e eles se sentarem em uma mesa e negociar suas demandas e colocar fim a essa guerra sem sentido.

Camargoer.

Exato. Esta é a direção civilizada.

Sturmgewehrstgde

Certamente, mas antes a Rússia tem que voltar às fronteiras de 1991.
Aí sim poderia ser debatido algum acordo.

Camargoer.

Caro S. Não se coloca condições para o cessa fogo. Cessar fogo é a interrupção da guerra. Condições se colocam durante as negociações. Entende a diferença?

Satyricon

Exato
Congelar o conflito agora só beneficia os russos, e perpétua o sofrimento Ucraniano.

Heinz

Não existe cessar fogo com russos, os caras invadiram um país e massacraram cidades inteiras e tu me vem com cessar fogo? Da sua casa confortável, com ar-condicionado é fácil falar, fala isso pra um Ucraniano ou Ucraniana que teve seus casa destruída, seus pais mortos, seus irmãos, suas irmãs levadas a Rússia, seus conterrâneos torturados e mortos. Fala pra ela de um cessar fogo e ceder suas casas aos russos.

Rui

Provocou nada, ou agora um país não pode escolher com quem se quer dar e com quem não quer nada??

LGPALMA

Culpa do Presidente Ucraniano e do seu povo que escolheu um piadista pra governar a nação, de Washington e da OTAN. Alguns aqui tem essa dificuldade. Vou ser claro, imagina o México ceder seu território pra China montar uma base. Os EUA invadiriam pra ontem o Mexico. Faltou amadurecimento do Presidente Ucraniano e a política dos EUAs é essa mesmo, enfraquecer a Russia e a China e vice-versa, assim mesmo acontece com Taiwan. A China tbm não vai permitir que seu maior inimigo se intrometa no seu vizinho e vice-versa. O Presidente Ucraniano instigou a Russia e o que deveria… Read more »

No one

Ainda, ainda… Qual foi e onde está essa base ? Vale lembrar que a Rússia já tinha invadido a Geórgia anos antes( sem nenhuma reação enérgica por parte da OTAN ou UE) e em 2014 invadiu a Ucrânia, enviando milícias com uniformes descaracterizadas( os famosos homenzinhos verdes) para o Donbas, além da anexação da Criméia. Essa situação iria reforçar ou não a vontade de apoio e garantias externas por parte da Ucrânia ? Ou tu irias pensar ” não, com certeza eles não vão avançar mais que isso, eles são homens de palavra” Eu imagino essa situação do México e… Read more »

Rui

Tudo dito, tanto mais que a Ucrânia, sem essa invasão, nunca entraria na NATO e na UE, isso foi lhes dito,e os Russos sabiam disso, pois Alemães e Franceses sempre disseram, que não aprovariam qualquer entrada da Ucrânia.
Os Russos querem ser outra vez um império, isso todos sabem, eles queriam e querem uma URSS 2.0, mas agora a Ucrânia tem e terá total apoio.

Satyricon

Deixa eu ver se entendi:
Pelo seu conceito, em pleno século XXI, o que determina se um povo será invadido e escravizado é a geografia, pura e simples? Qualquer país que faça fronteira com uma superpotência nuclear está sujeito a ser invadido e escravizado, porque o mais forte assim o quer?

É isso?

Você vê alguma humanidade nessa sua posição?

Camargoer.

O cessar fogo só depende da decisão imediata. As negociações entre os dois países, os argumentos do que cada país fez e quais as condições para a assinatura de um termo de paz definitivo é uma segunda etapa.

Camargoer.

Olá RInaldo. Concordo com você. A única coisa aceitável é o imediato cessar fogo. Dai, os dois países que negociem o que será feito. È preciso interromper a guerra imediatamente.

Adriano RA

Se houver um cessar fogo. A Ukrania precisa correr (rápido) com a construção de suas ogivas nucleares, coisa que, aliás, jamais deveria ter abandonado. Um cessar fogo só ajuda a Rússia neste momento, que terá tempo de se rearmar e treinar soldados para um novo e avassalador ataque.

Heinz

É só a Rússia se retirar, que a guerra acaba rapidamente.

Camargoer.

Caro. Cessar fogo é interromper os combates. Fica tudo como está. Se a Russia vai devolver os territórios, se a Ucrânia vai entrar na Otan, se a Russia vai entrar na Otan, se vai se criar um estado independente tampão na região (solução Urugua/Bélgica)… tudo isso será o resultado das negociações entre os dois países. Cessar fogo e fim da guerra são coisas diferentes. A guerra da Coreia não acabou, mas há um cessar fogo.

Rui

Bélgica??????

Camargoer.

O tratado de 1839, no qual os países europeus reconheceram a independência da Bélgica, assegurava que a neutralidade da Bélgica deveria ser garantida por todos os países da região. Por isso, a Inglaterra e a França declaram guerra á Alemanha na I Guerra após a invasão da Bélgica.

C G

É tão fácil acabar, é só a Rússia voltar para as próprias fronteiras!

Jagdverband#44

Esses modelos não são muito obsoletos?

José

As versões que Holanda e Dinamarca possuem são do F-16A com atualizações em radares e sistemas. São parecidos com os modelos que o Chile usa. Lembro que o hile também usa uma versão mais moderna do F16. Concordo com a matéria, acho que eles não irão mudar muito o deseronlar da guerra.

glasquis7

O Chile tem F 16 Block 20 B com MLU e modernizados a Tape 4 compatíveis com os Block 40/45. Todos eles com capacidade BVR e com AIM 120 C7

Conta também com uma frota de 10 F 16 Block 50/52 atualizados em 2012.

Vc pode vê-los aqui:

https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/forca-aerea-do-chile-exibe-seus-f-16-com-misseis-aim-120-amraam/

(Sem radar, sem piloto, sem gps, tem que pedir autorização aos EEUU pra voar, tem chip de desativação, e estão caindo aos pedaços e seus misseis ficam estocados nos EEUU, isso segundo alguns especialistas do PA).

André Sávio Craveiro Bueno

As chaves ficam nos EUA! Rssssss…

adriano Madureira

O chile até para disparar um míssil de treinamento tem que reportar ao querido Uncle Sam, que dirá um míssil real, teria que haver um conselho para discutir tal disparo.

O Foreign military Sale é uma maravilha, assim como suas cláusulas.

Glasquis7

Apareceu o primeiro !!!! kkkk

Santamariense

É só jogar a isca que eles aparecem…

Rui

Isso é tão rÍdiculo, é preciso ser fraquinho para acreditar nisso.

Glasquis7

E o EB também pede permissão pra atirar com os M 109 ou pra voar com os F 5???

Sturmgewehrstgde

Podem não mudar o desenrolar da guerra, mas que vão matar um monte de russos vão.

Rui

Nada muda defensivamente a Guerra, mas ajuda. Agora esses F-16, que são da antiga versão A e B, isto respondendo ao Paulo BRICs também, pois tenta enganar as pessoas a dizer que são bloque 10, pois eu sei do que falo, e quando não sei calo-me ou pergunto, estes F-16 que são da versão A e B ou bloq 10, só que existia e existe um acordo entre os usuários da NATO, que tinham F-16 dessa versão, onde através de um programa conjunto, eles modernizaram esses caças continuamente, onde lhes chamavam F-16 mlu ou F-16 AM ou BM, e tinham… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Passaram por MLU e atualizações ao longo da vida útil

Demolidor

Não são obsoletos, mas não tem capacidade para mudar o curso da guerra, a Rússia possui total vantagem sobre a Ucrânia.

deadeye

Sim, a Guerra de 3 dias só virou quase 2 anos

Demolidor

Realmente ela teria terminado em 3 dias sem apoio de outros países.

Sturmgewehrstgde

O ocidente só começou a ajudar a Ucrânia depois de quase 60 dias.
Os ucranianos deram um pé no traseiro sujo das russetes.

Rui

E os Russos não têm apoio????

Sturmgewehrstgde

Tem sim, estamos vendo isso desde o começo da guerra.

Rui

Total???
Então não sai do sítio porquê????

Dagor Dagorath

Não eram os F-16 dinamarqueses que supostamente foram oferecidos aos argentinos?

Rafael Gustavo de Oliveira

Li isso também na airway ha alguns dias atrás

L G1

Na Ucrânia vamos verificar o poder dos F-16 alguns da trilogia achavam que eram invencível. Lutando contra afeganistao, Iraque, líbia etc etc aí é fácil mamão com açúcar. Na Ucrânia vamos ver se não terão baixas. Vamos aguardar.

ERIVELTON SILVA

Mas os paises que vc citou eram isolados politicamente e de mentalidade arcaica. Ao contrario, a Ucrania receberá não só os F16 mas tambem, junto com este, uma serie de armas, taticas, estrategias e outros tipos de apoio. Enfrentarão os SU 35, por exemplo, apenas que estiverem em vantagem.

Demolidor

Acredito que Ucrânia não vai mais receber uma grande quantidade de armamentos modernos, porque os armamentos que ela recebeu foi trocando por trigo e os Russos estão impedindo as exportações de trigo Ucranianas então é bem improvável que a Ucrânia continue se equipando, eles não vão dar nada de graça para os Ucranianos.

Sturmgewehrstgde

Continua sonhando que quando acordar a bandeira da Ucrânia estará hasteada no Kremlin.

Rui Mendes

Deixa de enganar as pessoas, aprendeste com o chefe???
A maior parte do cereais Ucranianos, foram para África, quem está a ajudar os Ucranianos e o mundo livre, não está a pedir nada á Ucrânia, e olha que já deram biliões de Dólares, Euros e Libras, não é só para armas, é para tudo, para o estado Ucraniano funcionar, pagar reformas, ordenados, obras, saúde e por aí.
Devia ter vergonha de vir dizer, que quem apoia a Ucrânia, só apoia se for paga.
Tás a confundir os lados e países.

Marcelo

Nao é invencível nada,o MIG-21 Bison indiano manda lembranças!!!

pampapoker

A usina nuclear de Osirak também.

Rui Mendes

Os Romenos têm Mig’s 21 muito melhores que os Indianos, dizem que são os Mig 21 mais capazes, foram modernizados por Israel, acontece que começaram a retirar esses caças e a incorporar F-16 AM e BM MLU, comprados a Portugal e á Noruega, pois olha, os pilotos Romenos estão muito felizes, pois dizem, que os seus F-16 são incomparáveis aos Mig 21, dizem que os F-16 são muito superiores aos Mig 21.

Santamariense

E existe equipamento invencível??

Rui

Mas os caças Russos não têm baixas????

Santamariense

São!! Eles tem um escudo invisível ao redor de tod aeronave…. são indestrutíveis e invencíveis!!!

Santamariense

Quem acredita que o F-16 é invencível?? Qual equipamento militar é infalível? Mas, o F-16 vai dar dor de cabeça aos russos.

KKce

E existe equipamento indestrutível? Haverá baixas de F-16 sim, assim como os russos já perderam várias aeronaves e isso pq lutam contra um país com uma força aérea praticamente nula nesses dois anos de conflito.

Rafael

Promoção imperdível!
Troque o seu F16 usado por um F35 novo e pague em suaves prestações!
É por tempo limitado!
Tratar com Joe Biden (aproveite logo, enquanto o Trump não volta…)

Marcelo M

Lógico que F16 ajuda. E muito. O problema são as expectativas criadas. Difícil as atender. Agora, sem dizer que vai mudar tudo, também seria difícil conseguir o apoio político necessário para o fornecimento dos caças.

Leonardo

Seria muito problemático se fossem capturados pela Rússia…?? Alguma tecnologia sensível…??

No one

Sim, os pneus da Goodyear.

Inimigo público

S-400 no aquecimento. Veremos outro abate a mais de 100 quilômetros de distância?

Rui Mendes

Esses caças tem capacidade de lançar mísseis para supressão das defesas aéreas inimigas.

Felipe

ual, serio? a mais de 200km?

csboybr

Precisa de radar pra rodar esses novos brinquedos não, tem que combinar, jato, radar e misseis. Pois se colocar somente ele vai tomar pau na primeira linha de alcance dos misseis Russos principalmente dos S-400 e S-300 pois equivale ao valor de um jato desse derrubado o custo de derrubada.

Fabio Araujo

E a Argentina e a Colômbia que tem propostas para compra de F-16 dinamarqueses? Vão ficar na saudade? No caso da Colômbia os concorrentes são ocidentais, mas no caso da Argentina os EUA vão deixar os chineses levar?

Filipe Prestes

Mucho humo y poco asado. No mais, se ganha Milei na Argentina, duvido que ele tenha qualquer inclinação por caças chineses mas por outro lado, tampouco tem vontade alguma de gastar “com o estado” aka forças armadas. Então acho que podemos esperar a coisa ficar ainda mais feia pra FAA, que não demora ser operadora somente de pucarás, pampas, texan Ii e uma miríade de treinadores e transportes vip. Poderia até fazer uma joint venture com a Aerolíneas porque já são quase isso mesmo.

Fabio Araujo

Vi uma matéria onde ele mostrava quais ministérios ele iria acabar e qual iria manter e pelo que ele falou o Ministério da Defesa continua. Defesa é função do estado cortando gastos dos ministérios que ele vai acabar termina tendo grana para a Defesa. Mas uma coisa é o que se fala antes da eleição outra é o que se faz depois da posse. Se ele ganhar quando assumir é que vamos saber.

Rui Mendes

F-16 mlu existem também dos Belgas e dos Noruegueses, todos estão a ser retirados e muitos já foram.

Bispo

Prevejo vários S-400/350 cruzando os céus ucranianos.

E o quesito manutenção dos F-16 , será feito no bunker do Zelensky com mecânicos especialista em SU-25 ? 🙃

Nilton L Junior

Autoridades dos EUA disseram em particular que os jatos F-16 teriam sido de pouca ajuda para a Ucrânia em sua atual contra-ofensiva e não mudarão o jogo quando finalmente chegarem, dados os sistemas de defesa aérea russos e os céus contestados sobre a Ucrânia, esta com jeito que esse envio vai ficar na intenção.

Arariboia

Mais alvos pros pilotos em especial de SU-35S/MiG-31BM armados com R-37M. Fora os SU-30SM
Os maiores Ases da Europa por muito tempo.

Bardini

A maior parte dos que falam em cessar-fogo, está simplesmente repetindo opinião, por estar sendo induzido por um destes dois fatores, que tem se intensificando da metade do ano para frente: 1) Narrativas russas, impostas por propagandistas, pois um cessa-fogo é favorável a Rússia no momento. O tempo é favorável a Rússia. 2) Politicagem, principalmente do lado dos republicanos mais radicais dos EUA, que tem de ser contra o apoio a Ucrânia pela necessidade aparecer, fazer muito barulho e ser oposição ao atual governo. Eleições chegando! . Deixando as narrativas de lado, cabe lembrar o seguinte: Um cessar-fogo já foi… Read more »

Agner

Concordo quase que 100% com você! Só não vejo que um cessar fogo seja favorável a Rússia! Acredito que os dois lados querem a paz nos seus termos e ambos os lados estão muito longe de obter uma vitória militar para assim poder forçar a paz em seus termos! A grande questão é: Até quando o ocidente continuará apoiando o esforço de guerra ucraniano, Se de fato for por tempo indeterminado, teremos mais uma guerra de 100 anos, mas caso os países da Otan pararem de apoiar a Ucrânia irá perder, pois não se faz guerra sem dinheiro e armas!… Read more »

Gabriel

Muito boa análise.

sub urbano

Se for os F-16A/C com PESA e AIM120 serão comidos pelos SU-35 e MIG31 que estão usando o R-37 em CAPs de dentro do território russo, o R-37 tem o triplo do alcance do AIM120 dos F-16. Os radares PESA americanos deixaram de ser atualizados ainda nos anos 90, diferente dos russos que evoluiram essa tecnologia até pouco tempo com o IrbisE do SU-35 e o ZaslonAM dos Mig-31, que tem alcance bem maior em torno de 1/3 para o mesmo RCS. A unica chance q os F-16 teriam contra a dupla SU-35 e Mig-31 seria utilizando AWACs somado a… Read more »

Santamariense

Você fala usando dados de internet e desempenhos conhecidos que levam à suposições baseadas nos mesmos. Entretanto, operação real, conflito de verdade, envolve muito mais que isso. E o anão não tem toda essa certeza e destemor em relação ao F-16:

https://www.aereo.jor.br/2023/06/16/putin-ameaca-destruir-cacas-f-16-se-eles-forem-entregues-a-ucrania/

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/06/putin-ameaca-atacar-cacas-f-16-fora-da-ucrania.shtml

Inimigo do Estado

Sendo você um chefe de estado de uma nação em guerra não criticaria seu inimigo está sendo armado? Isso faz parte do jogo, não quer dizer que o F-16 será mais um game changer como pintaram para todas as outras armas entregues aos ucranianos, e que hoje não estão valendo de muita coisa. Vai dar alguma vantagem tática aos ucranianos? Sem dúvida, mas se assim como as outras armas o russos aprenderam a lidar com elas, o F-16 será mais um na equação apenas. Quem não se lembra do tenebroso Bayraktar no início da guerra? Hoje é que no jogo… Read more »