Zelensky: ‘Os ensaios de teste de pilotos ucranianos em aeronaves suecas Saab JAS 39 Gripen começaram’

114

A Ucrânia está trabalhando para obter caças modernos que ajudarão as forças armadas a compensar a atual superioridade da Rússia no céu sobre a Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse isso em uma coletiva de imprensa ontem, após a reunião com o primeiro-ministro Ulf Kristersson da Suécia, relata um correspondente do Ukrinform.

“Não temos superioridade aérea, não temos aeronaves modernas. O Gripen sueco é o orgulho de seu estado, e acredito que o primeiro-ministro poderia compartilhar esse orgulho com a Ucrânia. Estamos trabalhando nisso. É importante que tenhamos passos, é importante que agora por várias semanas sejam tomadas ações que revelarão a possibilidade de obter a aeronave apropriada”, disse Volodymyr Zelensky.

Ele acrescentou que a Ucrânia entende claramente suas próprias fraquezas e pontos fortes nesta guerra com o agressor russo. Os militares ucranianos estão lutando em seu solo e estão muito motivados, estão fazendo todo o “possível e impossível” nas áreas mais difíceis da frente, enquanto a Rússia está recuando ou perdendo milhares de pessoas todas as semanas.

O presidente da Ucrânia também anunciou que a partir de domingo, 20 de agosto, manterá conversas com vários líderes a esse respeito.

“Tenho certeza de que junto com nossos parceiros faremos de tudo e alcançaremos o resultado adequado no céu para que os russos não tenham essa superioridade. Quando eles controlam o céu, infelizmente não podemos nos mover rapidamente no solo. Mas precisamos disso ”, disse Volodymyr Zelensky.

FONTE: Ukrinform

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Já pensou se o Brasil veta a venda dos painéis WAD para os F39E para a Ucrãnia? Riso Quem sabe, a Suécia transfira seus F39C para os ucranianos e compre um segundo lote ed F39E para sua força aérea usando recursos dos EUA.

Nonato

______

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO FAÇA ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AVISO DOS EDITORES:

TANTO ESTE COMENTÁRIO QUANTO TODA A SEQUÊNCIA DE DISCUSSÕES E ATAQUES MÚTUOS QUE SE SEGUIRAM FORAM APAGADOS.

ESTE AVISO SERVE PARA TODOS. DEBATAM OS ARGUMENTOS SEM SE ATACAREM.

Rafael Coimbra

Mais um game changer? Foco não é o forte dos ucranianos.. ironia a parte, a situação triste em que se encontra o país fica evidenciada com essa “salada” de ideias e hipóteses que surgem a cada semana. Acredito (no campo das hipóteses) que o Gripen C/D seria uma escolha melhor que os F-16 por conta da robustez e conceito do projeto.

Groosp

O Problema é que eles tem poucos Gripens e a Turquia segurando a entrada da Suécia na OTAN tornam esses caças ainda mais preciosos.

Santamariense

A Turquia já autorizou a entrada da Suécia na OTAN, ou não?

Santamariense

Eu fiz uma pergunta. A Turquia não havia concordado cpm a entrada da Suécia na OTAN?

Leandro Costa

O Erdogan já concordou sim. Só está faltando ser ratificado pelo congresso deles.

rui mendes

Já concordou, falta aprovar no Parlamento Turco e Hungaro.

Santamariense

Obrigado, Leandro e Rui.

rui mendes

Não são assim tão poucos, são cerca de 100 C e D.

Santamariense

Tu é todos os outros torcedores russos só falam isso, game changer. Muda o disco. Nenhum equipamento tem essa capacidade. Mas, todos somam.

No one

Um enorme problema para AEL/Elbit… Israelense rsrsrs

Gabriel BR

Ia ser engraçado pra caramba !

Camargoer.

Olá G. Exato. Riso. Contudo, acho que o interesse da Ucrânia seria pelo F39C. Geralmente, um esquadrão de caças de segunda-mão demanda um ano ou pouco mais para entrar em operação. A aquisição de F39E novos levaria 3~4 anos, praticamente o dobro do tempo. Eu acho estranho estes anúncios de equipamentos novos, como foi aquela ideia de comprar 400 Guarani ambulâncias. Tem sido comum Zelensky cobrar a transferẽncia imediata de armas, equipamentos e suprimentos, alegando uma ameaça imediata da Russia.

SGT MAX WOLF FILHO

Já estão treinando nos Gripens NG meu querido, já estão treinando já tem tres meses atrás, já tinha piloto Ucraniano que formou curso de piloto cidadão na USAF indo direto pra Ucrânia, como que vc acha que aceitaram a entrada deles na OTAN ? O que vem a público é quando a caravana já passou

Paulo

fonte: minha cabeça.

Fabio Jeffer

Game Changer!

Magalhaes

Já deu esse papo furado de Game Changer né..que tal falar do tema do tópico que é uma possível utilização do Gripen no teatro de operações ?

Camargoer.

Caro. Nem minha esposa me chama de “querido”.

Santamariense

Certa ela….

Underground

O que se fala hoje é que a FA da Ucrânia já a eceita pilotos estrangeiros com experiência. Em tese poderiam operar imediatamente.

Santamariense

“ Geralmente, um esquadrão de caças de segunda-mão demanda um ano ou pouco mais para entrar em operação.”

Isso não é uma regra, ainda mais em época de guerra. Pode ser em muito menos tempo.

Antônio franciscano dos Santos

Parabéns pelo seu comentário. A Rússia vai descerá a Ucrânia!

Camargoer.

??????

Underground

Eventuais entregas de Gripen provavelmente serão dos modelos CD. E numa hipótese qualquer de o Brasil vetar telas, imediatamente seria substituído por outro fabricante.

Camargoer.

Caro Under. Ainda que seja possível, não é tão simples. Demanda tempo e algum investimento para adequação de um novo aviônico como uma tela WAD. Tem questões como tamanho, peso, conexoes, etc. que precisam estar bem definidos para não interferir em variáveis como estabilidade, centro de massa, dissipação de energia, interferência com outros sistemas eletromagnéticos próximos.

rui mendes

Os Suecos têm prontos a incorporar telas próprias, pois os Gripen E Suecos iam ser com esses aviónicos próprios, só depois mudaram de ideias e concordaram também instalar as telas iguais aos Grippen do Brasil.

Magalhaes

Acredito que, SE forem utilizados, serão mesmo da versão C/D. Acho remota a possibilidade, mas….

Santamariense

Cara, as aeronaves para a Ucrânia, se isso se confirmar, serão modelos C e D, portanto sem WAD. Possuem glass cockpit com 3 telas MFD de cristal líquido. WAD é nos modelos E e F, que não devem ser cogitados para a Ucrânia, pois precisariam ainda ser construídos. Logo, os Gripens que eventualmente sejam enviados para a Ucrânia serão C e D, que já existem e estão operacionais ou estocados em condições possíveis de retorno à ativa de forma relativamente rápida.

Carlos Campos

se o Brasil veta o WAD os israelenses vendem mesmo assim, pois tem tecnologia israelense neles neles, e eles tem capacidade fazer

SGT MAX WOLF FILHO

Acho difícil isso acontecer… Pq a empresa não é Brasileira é Israelense, se não fizer aqui faz em Israel….

Maurício.

Acho que o Camargoer falou isso só pra dar uma zoada, eu acho que ele sabe que na verdade o WAD no fundo é israelense.

Camargoer.

Olá Mauricio. Exato. Fiz uma brincadeira. Um outro colega comentou que provavelmente a Argentina irá receber um novo esquadrão de caças de segunda-mão antes da Ucrânia. Ou a Ucrânia tem urgência por estes caças ou não tem. Então, assim como aquela historia de 400 Guaranis ambulância para daqui dois anos não fazia sentido, achar que a Suécia tem condições de ceder um esquadrão de F39C em poucos meses ou mesmo que seja viável adquirir um esquadrão de F39 novos não faz sentido. Até mesmo os tais F16 europeis modernizados sé estaria operacionais daqui um ano. Então, será possível a Ucrãnia… Read more »

rui mendes

Os F-16 Europeus estão prontos, estão a voar, o que não está pronto, são os pilotos e os responsáveis pela manutenção.
Quanto ao Zelensky conquistar os EUA e os Europeus, não precisa, os Ucranianos têm total apoio dos Europeus, menos dos Comunistas.

Allan Lemos

Pq a empresa não é Brasileira é Israelense

Por isso mesmo que sou a favor de uma lei que proíba empresas de defesa do Brasil serem vendidas para estrangeiros.

Alecs

O Brasil não tem condições de vetar nada. Se não for produzido aqui vai ser em Israel, ou outro lugar. A própria Suécia produz aviônicos de alta qualidade. Vetar qualquer coisa só vai prejudicar a imagem de nosso país no ocidente e seremos chamados de anão diplomático mais vezes.

Camargoer.

Caro, todas venda militar depende da aprovação do governo, seja no Brasil ou em Timbuktu, inclusive nos EUA e Alemanha. Se o dispositivo ou equipamento é feito no Brasil ou se é feito no exterior com componentes fabricados no Brasil, é possível sim. Como exemplo, a Alemaha vetou a venda de Guaranis para as Filipinas com componentes fabricados na Alemanha e os EUA vetaram a venda de aviões da Embraer para a Venezuela com componentes feitos lá. Claro é possível implementar modificações no produto para trocar componentes fabricados no Brasil, mas isso demanda reprojeto, dai a empresa que avalie a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Uma possibilidade otimista para o Brasil seria a Suécia fornecer duas dúzias de seus Gripen C atualmente em operação à Ucrânia, encomendando número semelhante a mais de Gripen E para compensar e acelerando a entrada em operação dos que já tem na linha de produção. Isso abriria a possibilidade de mais trabalho para fornecedores de componentes brasileiros para caças Gripen E dessa eventual nova encomenda sueca, para dar conta da aceleração de entregas em prazos mais curtos. Obviamente, para isso acontecer, seria recomendável que a Suécia hospedasse um ou dois esquadrões da OTAN em alguma de suas bases para compensar… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Pois é. Este arranjo seria adequado para quase todo mundo (menos para a Russia.. riso).

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. Nesse caso não precisa combinar com os russos…

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Magalhaes

Mais um excelente comentário. Faz todo sentido.

JSilva

O mais provável é a Otan financiar o repasse dos Gripen C para a Ucrânia e que a Suècia os substitua por outro lote de Gripen E, todo mundo sai feliz.

Allan Lemos

Vejo a hora da própria Suécia abandonar o Gripen E e comprar logo os F-35.

Jadson S. Cabral

Só se a Suécia fosse habitada pro brasileiros, se o governo da Suécia fosse no nosso e se a Suécia fosse o Brasil. Felizmente para eles isso não se aplica

Camargoer.

Ola J. Eu tenho alguma dificuldade de levar a sério esta ideia da Ucrânia de buscar F39 de segunda-mão. Os EUA possuem excedentes de F16 disponíveis, o que parece mais simples de ser feito, inclusive usados os recursos da ajuda militar aprovada pelo congresso dos EUA. Há ainda os F16 europeus que poderiam (mas sei lá se serão) cedidos para a Ucrânia. O que me deixaria feliz mesmo seria os dois países concordarem com um cessar fogo imediato.

JSilva

Camargoer,

Acho que a questão aí é a qualidade… Esses Gripen C são melhores que os F-16 que estão sendo cogitados para a Ucrânia… O Gripen é da década de 90/2000… foi feito para enfrentar os Sukhoi russos, operar em rodovias, diferente dos F-16 e suas turbinas sugadoras de detritos, pouco pessoal para manutenção… Se a Ucrânia pudesse escolher, acho que o Gripen seria muito mais adequado para as condições presentes

Rodrigo

E uma boa quem sabe mostrando algo em combate o sukhoi killer vende

teno

aha….!! porque a américa não manda seus F- 22 ou F-35 , séra que tem medo do sistema S-500 abate-los e ai mostrar que sua tecnologia ( ufo) falhou .

Ramon

Porque os russos não mandam seus Su-57 fazerem incursões em Kiev, bombardear
Liviv ou derrubar o resto da força aérea ucraniana?

Mirade1969

Porque a OTAN e UE não mandam os caças que estão sendo dado baixa como oTornado, Mirage 2000, F-16, F-18, F-4 e outros ? Porque primeiro leva tempo para treinar as tripulações, segundo que não teriam muita chance contra caças e sistema modernos como os Russos e mostraria mais uma vez que a tecnologia deles não engana mais ninguém e não passa de muita propaganda alardeada durante anos.

Mirade1969

Por que seria interpretado como uma intervenção direta dos EUA ai poderia haver um conflito direto contra a Rússia e os EUA que não usariam caças só misseis e poderia destruir o mundo a começar pelos EUA e Rússia. Quer mais motivos que este?

Orivaldo

Vc quer que a Rússia volte para a idade da pedra ?

Camargoer.

Caro. Tenho a impressão que este conflito se tornou uma guerra de atrito. A Russia parece ter calibrado a intensidade dos combates adequada á sua capacidade econômica e militar. Parece-me que não interessa mais á Russia aumentar a intensidade da guerra, porque isso poderia consumir recursos materiais e humanos que poderiam desestabilizar o país. Por outro lado, esta intensidade de combate parece suficiente para prejudicar a meio e longo prazo a estabilidade ucraniana. Já a ajuda militar dada á Ucrânia parece ser proporcional á intensidade da guerra, nem mais nem menos. Para que a Ucrânia vencesse a Russia, a ajuda… Read more »

Magalhaes

Viajou com algo bem louco esse.

Nonato

Não entendo porque, diante da ameaça russa, o ocidente não acelera a fabricação de armas.
Inclusive caças.
Melhor ser prevenido.
Inclusive nem precisariam gastar tanto.
O mais necessário são mísseis
O Governo americano deveria exigir que as fabricas vendessem misseis pelo preço de custo.
Essas fábricas existem para defender os Estados Unidos e o ocidente e não para encher bolso de acionistas.
Se a Rússia se dá bem, o ocidente e as fábricas correm perigo.
Melhor atitude agora é produção em massa de mísseis para atacar a Russia.
Ou defender a Ucrânia.

Filipe Prestes

Porque diferentemente dos americanos, os eurpoeus não podem sair imprimindo euros. E os americanos aceleraram sim a produção do F-35 nos últimos dois anos, pese os zilhões de problemas e o fator desse caça ser imoralmente caro.

Inimigo público

Por que não tem dinheiro suficiente, vários países europeus estão mal das pernas no pós-pandemia. Exigir que as fábricas vendam pelo preço de custo? Acorda não estamos mais em 1940, a fuga de capitais dessas fábricas seria enorme, o governo americano estaria disposto a gastar mais do que já gasta com a guerra na Ucrânia, prestes a começar mais uma eleição?

André Macedo

O governo americano exigir algo da indústria militar? HAHAHAHA exigir algo de quem financia a campanha deles e de quem mais lucra com essa história toda? Nesse dia vai nevar aqui no NE

Mirade1969

Por estas e outras que de tempos em tempos os EUA fabricam inimigos para manter sua maquina de defesa que suga orçamento e mata gente inocente pelo mundo.Para manter esta industria se cria conflitos e se faz inimigos ao redor do mundo com a velha desculpa esfarrapada de defender a “liberdade” (dos americanos o resto do mundo ele quer que se exploda literalmente).

Mirade1969

Não é uma guerra global, não estamos na terceira guerra mundial, e quem pagaria o custo disso? A industria americana é gigante mas depende de financiamento de estado para viver ou de vendas para os clientes externos.Nem todo mundo quer gastar muito com defesa principalmente se tem outros problemas mais urgentes que lutar numa guerra que não lhe diz respeito.

Fabio Jeffer

Nonato e seus devaneios, achei que vc tinha mudado…

deadeye

Cadê a fatiga da Ucrânia como os pro-russos falam? haha

Leonardo

Aproximadamente 500.000 soldados ucranianos mortos…

deadeye

Se isso for verdade, imagine o outro lado. Quem ataca, historicamente tem mais baixas

KKce

Que nada, são 500 bilhões, é verdade, eu vi no telegram e no TASS.

Magalhaes

Não fala assim que eles vão acreditar….

LucianoSR71

Interessante, vc pegou a notícia que está no Forte: “O número total de soldados ucranianos e russos mortos ou feridos desde o início da guerra na Ucrânia, há 18 meses, está próximo de 500 mil, disseram autoridades americana” e expurga (coisa muito comum na história russa) a parte dos soldados russos e além disso, baixas militares também engloba feridos, não apenas mortos, como aliás está escrito. Leitura seletiva que corta as palavras que não agradam?

Santamariense

Perfeito!!

Mirade1969

Não é fadiga??

JORGEMATEUS77

quantos pilotos de caça são formados por ano na ucrânia ?
no brasil no máximo e com boa vontade do conselho operacional são 25
lá eles provavelmente pegam pilotos agrícolas e de aeroclube e mandam pro curso de caça

Rinaldo Nery

Minha turma formou 29. Mais 7 lobisomens.

André Sávio Craveiro Bueno

Rinaldo, o que viriam a ser “lobisomens”, nesse caso?! 😀

Rinaldo Nery

Tenentes que faziam o curso depois da sua turma de formação.

André Sávio Craveiro Bueno

Obrigado

Filipe Prestes

A Suécia vai mandar seus Gripen C/D padrão MS-20? E quanto ao armamento? Do mesmo modo que os países do leste europeu desovaram seus MiG-29 para comprar F-35 na promoção, agora a Suécia fará o mesmo com os Gripens mais antigos, provavelmente para substituir por mais E. Pode ser algo ótimo ou terrível pra reputação do Gripen

C G

Não existe nada com RCS “notável” que esteja seguro nos céus da Ucrânia, isso é fato já bem entendido por todos, se forem pra lá alguns serão abatidos se ousarem qualquer coisa mais que uma plataforma lançadora de mísseis, o que não é nem de longe algo que atribua nulidade a sua presença, eles podem ter um papel importante sim, tudo vai depender da doutrina e do armamento que vai acompanhar. Agora o conflito é de atrito, e tudo que for para o front é uma pressão a mais nos Russos que basicamente já mostraram o que tem e podem… Read more »

lucena

De quem seriam os JAS 39 gripen ?… da parte sueca ? … essa informação reforça outra… aquela onde o governo sueco os substituiriam por caças F-35 made USA

Carlos Campos

Bom se esses caças não chegarem adeus Ucrania, a Rússia tá sofrendo com as perdas, mas não se esquecer de que a Ucrania continua invadida e perdendo soldados e equipamentos todos os dias, e mais, se esse caças operarem dentro da Ucrania, vai ser um vexame enorme para os russos, pois não deveria existir base aérea ativa na Ucrania

Luís Henrique

Acho que a Suécia possui 98 Gripen C/D ativos.
24 estocados.
Os 28 Gripen que estão na República Tcheca e Hungria, sob contrato de leasing, acho que foram prorrogados.

Então a Suécia pode dar uma revitalizada nesses 24 estocados e vender ou doar para a Ucrânia.

Acho que à medida que chegam unidades novas do Gripen E a Suécia também pode enviar mais Gripen C para a Ucrânia, mas como a produção parece estar lenta, com poucas unidades entregues por ano, acho que o número de Gripen C/D disponível não será grande.

Alecs

Muito se fala em repasses de F-16 estocados ou que estão dando baixa em países da OTAN, mas será que não existem células de Gripens estocadas na Suécia? Essas células não poderiam ser retrofitadas e entregues? A FAB faz manutenção nas células de F-5 que nem foram produzidos aqui. Caso existam células disponíveis a Suécia deve ser perfeitamente capaz de coloca-las em voo. Alguns países da OTAN não operam F-16, mas estão ajudando no treinamento de pilotos. No caso de alguns países como Inglaterra, Itália, Alemanha eu me pergunto se esses não teriam células de Tornados para fornecer à Ucrânia.… Read more »

Fabio Araujo

Os suecos tinham falado que não tinham Gripens para mandar pata a Ucrânia, depois receberam pilotos ucranianos para serem treinados, vão librar alguns Gripns C/D?

Fabricio Lustosa

“…enquanto a Rússia está recuando ou perdendo milhares de pessoas todas as semanas…” Minha nossa, o desespero do governo do boneco está cada vez mais patético. Notícia do dia 14 de agosto de 2023 – Young Ukrainians leave the country to avoid going to war https://english.elpais.com/international/2023-08-14/young-ukrainians-leave-the-country-to-avoid-going-to-war.html notícias dão conta que a faixa etária para o recrutamento obrigatório abaixou para 16 anos. Estão raspando o tacho. É absurdo. Simplesmente a população masculina do que sobrou dessas regiões ainda em controle do governo do boneco, está sendo massacrada. E agora surge uma nova “hype” quando sequer os f16 chegaram. Agora já é… Read more »

Munhoz

O que ninguem presta atenção neste caso é que o caça não faz nada sozinho, o que esta em jogo é avaliar a eficiencia dos misseis AIM 120 e Meteor, isso sim é o mais importante pois os russos poderiam testar suas iscas e interfiridores contra a principal munição de combate aereo da OTAN

Marcos

Essa é a análise a que todos queremos ter acesso… Os AIM 120 e Meteor são eficazes ? Ou as contra medidas Russas os porão inoperantes?
Deve ter muita gente esperando esse confronto…

Munhoz

Esse talvez seja a razão para a Ucrânia ainda não ter os F 16

Willber Rodrigues

É isso que não entendo.
A Russia invadiu a Criméia em 2014.
A Ucrania teve quase 10 anos pra adquirir e treinar adeequadamente seus pilotos com F-16 ou Gripen, ou qualquer outro caça moderno ocidental.
Mas reaolvem fazer isso agora, após quase 2 anos de invasão de seu país.
Acham mesmo que esse Gripen e o treiname to de seus pilotos será pra ontem?

Luiz Trindade

Agora seria interessante dar o JAS-39 Gripen para os ucranianos para dar oportunidade do mesmo ter seu merecido batismo de fogo. Ainda aproveitando as estradas para pouso e decolagem não importando aeródromos! Seriam muito interessante ver isso! Ae deixa os F-16 obsoletos para argentina!

Maurício.

Essa ladainha de caças para a Ucrânia já está quase no mesmo nível dos caças para a Argentina, só acredito vendo. Agora, o Gripen seria um bom caça para a Ucrânia, seria um perigo real para os Su-35 e demais aeronaves russas.

Bruno Vinícius

O combo de Gripen E/F + Meteor é claramente superior ao Su-35 + R-77. Porém, acredito que se os Suecos fossem doar/vender Gripens para a Ucrânia forneceriam os das versões C/D.

Toro

Querer não é poder. A Ucrânia faz a parte dela em pedir mas daí a isso se tornar realidade são outros 500. Realisticamente se a Suécia oferecer o gripen C (esqueçam Gripen E) amanhã, ainda demoraria uns bons anos até um desses dar as caras na Ucrânia. Até mesmo o F16 não é tão simples porque o avião não é para show aéreo e pirueta e sim tem que ser preparado para combate. Ai tem que combinar com os russos que esses aviões não vai virar sucata no momento em que pousarem na Ucrânia. A propaganda e a realidade são… Read more »

C G

Vc supõe que os chefes/presidentes dos países membros da Otan caíram da cama essa semana e pensaram “ahhhhh F-16 pra Ucrânia” quando é muito mais provável que esse processo esteja ocorrendo a meses, no mais se a Rússia é tão eficiente em transformar caças inimigos em sucata como pode a Ucrânia operar caças até hj?
Seu comentário é mais torcida que qualquer outra coisa!

Leandro Costa

Vi ontem uma entrevista com o Justin Bronk de novo, que vem analisando o assunto a bastante tempo. Novamente, a conclusão é que treinar os pilotos para utilizarem o F-16, até de uma maneira célere é até possível. O problema maior são os mantenedores e as condições nas quais as aeronaves precisam ser mantidas. São filosofias que geram demandas de manutenção completamente diferentes. Pode-se tentar contornar isso por um tempo, como a contratação de ‘pessoal terceirzado’ que teve anos de experiência mantendo os F-16, mas isso não seria exatamente fácil de fazer. Porém a coisa muda bastante de figura em… Read more »

Magalhaes

Boa análise. Queria entender como negativam uma análise boa e objetiva como essa.

Vendéen

Alô Brasil,

Com base na vantagem de ataques de longo alcance para os invasores russos, o Gripen parece uma aeronave adequada contra o F-16.
Este avião possui um conjunto eletrônico de alta qualidade, pode disparar o míssil meteoro e lançar armas anti-navio.
E o mais importante, pode decolar de uma rodovia ou de uma estrada razoavelmente larga e, portanto, ser menos dependente de bases aéreas (alvos prioritários).
Em suma, tudo isso torna o Gripen uma aeronave formidável para caças russos e defesa aérea e, portanto, representa uma boa opção de escolha de caça para a Ucrânia.

Bruno Vinícius

OFF-TOPIC

A primeira missão lunar russa desde a dissolução da União Soviética terminou em fracasso, com o lander colidindo com a superfície lunar.

Os russos lançaram a missão na semana passada para chegar na lua antes dos indianos, mas, como em muitas outras áreas de ponta, apenas demonstraram que estão perdendo o segundo lugar para os dois gigantes asiáticos.

https://www.wsj.com/world/europe/russian-spacecraft-crashes-into-moon-f57eb14b

soldado imperial

A Russia sem as bombas nucleares tá mais próximo de ser comparado a um Brasil do que querer se comparar com China, India, França etc….isto hoje, daqui uns anos se continuar nesta ” onda” ou “vibe” a Russia vai ter que se comparar com Africa do Sul…..

Bispo

Lembro que diziam ser o Gripen: 𝗠𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗦𝗨-𝟯𝟱 … a hora da verdade está chegando ou teremos uma Ă̈m̆̈ă̈r̆̈ĕ̈l̆̈ă̈d̆̈ă̈ ̆̈S̆̈ŭ̈ĕ̈c̆̈ă̈.̆̈

Fabio Araujo

Uma quantidade maior de F-16 para ser o cavalo de guerra apoiados por uma quantidade menor da dupla Gripens C/D MS20 equipados com o Meteor e Saab 340 AEW dariam um trabalho até para os SU-35! Mas os suecos já tinham dito que não teriam caças Gripens suficientes para mandar para a Ucrânia, mas treinar pilotos nos Gripens para depois ter que adaptá-los so F-16 só atrasa o processo, os ingleses tem alguns Gripens como treinadores avançados mas eles tem tempo de sobra para depois dos Gripens irem para os Typhoons pois não estão em guerra.

Leandro Costa

Og Gripens que os ingleses usam não (acho que um ou dois) são aeronaves da Empire Test Pilots School. Estão lá para treinar pilotos de teste. Quando o piloto chega nessa escola, ele provavelmente já passou pelo Typhoon e já é um piloto experiente.

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei, o que se faz é a locação de horas de voo de Gripen pelo Reino Unido para uso o curso da EPTS, e isso ocorre na própria Suécia.

Leandro Costa

Ainda tenho a impressão que o Gripen é alugado, mas que fica baseado no Reino Unido. Vou dar uma pesquisada rápida e trazer a resposta certa, embora se ele ficar baseado na Suécia faz bastante sentido já que lá terão a logística para apoiar as operações.

Santamariense

Leandro e Nunão, pelo que sei, a ETPS opera um Gripen D alugado, que fica baseado na Ala 7 da Força aérea Sueca.

Leandro Costa

Obrigado Santamariense

Renato Garcia

Isso provavelmente não acontecerá o Gripen tem 3 clientes Suécia, Brasil e Filipinas se não me engano estão em produção e o mesmo leva de um a dois anos para ser produzido não existem ma prateleiras então isso é mais um devaneio de Humorista que se Acha presidente

Fabio Araujo

Ainda tem a Hungria a república Checa e a África do Sul como usuários dos Gripens!

Santamariense

Renato, Suécia, África do Sul e Tailândia possuem Gripen C/D próprios (comprados) e República Tcheca e Hunflgria possuem Gripen C/D arrendados (leasing). As Filipinas ainda não assinaram contrato, portanto não é operadora do Gripen. Brasil e Suécia são os únicos operadores, até agora, do Gripen E.

Santamariense

Hungria*

Alfredo arantes

Os caças da Suécia são autênticas máquinas de guerra?
Tudo o que é Suécia é de confiança?

Magalhaes

Não. Ali é tudo feito de brinquedo. Um parque de diversões com dinheiro público.

É cada uma que aparece.

Groosp

Sim

Heinz

Confesso, estou ansioso para ver como o Gripen vai ser sair num conflito como esse. Excelente notícia.

Heitor

Os EUA não perdem a oportunidade de um bom marqueting. Quando f16 e gripe se mostrar tão útil como os leopardo contra o denso sistema antiaéreo russo . Vão vender a nessecidade urgente da otan de substituir e comprar mais f35 steath. Pena que a Suécia já embarque nessa já que é prejudicial a sua indústria.

Ivan

Ótima notícia. Mas, tem sempre um mas, algumas questões se impõe: Quantos caças JAS 39 Gripen C estão disponíveis na Suécia? Destes, quantos podem ser cedidos para a Ucrânia? Como os Gripen se adaptam no TO da Ucrânia? Qual o impacto dos Gripen? Qual o futuro dos Gripen (E?) na Ucrânia? . A Svenska Flygvapnet dispõe hoje de 70 Gripen C e 24 Gripen D. Foram produzidos cerca de 204, porém 40 deles foram arrendados ou vendidos para Hungria, República Tcheca e Tailândia; outros 32 foram desmontados; 24 aguardam descomissionamento e outros foram perdidos, cedidos para teste e até mesmo um… Read more »

Carvalho2008

Mebdesculpem a pergunta mas, onde esta na mayeria que pilotos ucranianos estao voando o gripen? nao achei no texto, apenas enunciado…