Le Bourget, França, 19 de junho de 2023 – A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram hoje, durante a 54ª edição do Paris Air Show International, que deram início aos estudos para atualização tecnológica conhecida como midlife upgrade (MLU) das aeronaves A-29 Super Tucano. Desenvolvida para atender aos exigentes requisitos da FAB, atualmente a aeronave A-29 é utilizada no território brasileiro em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além de ser usada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa “Esquadrilha da Fumaça”.

“A FAB poderá contar com uma extensa lista de atualizações já implementadas ao longo da vida da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar o baixo custo operacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “E caso a FAB avalie, durante os estudos, a necessidade de novas funcionalidade e capacidades ainda não desenvolvidas, a Embraer pode desenvolver e implementar sob demanda.”

“Desde sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira, o A-29 tem desempenhado com excelência as diversas missões para as quais foi designado. A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional dessa versátil e extremamente confiável aeronave por muitos anos à frente”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, e que poderão beneficiar a FAB, são encontrados no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, sistemas de navegação e comunicação, na ampliação da gama de armamentos, nos sensores de vigilância e de autoproteção da aeronave, além do aumento da consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29, operando em cinco esquadrões diferentes, com mais de 325 mil de horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade.

Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados. Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando excelente desempenho com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo.

Legenda das fotos: (E-D) Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RPiletti

Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29″
Nestes 60, os da EDA são extras ou estão dentro? E não seriam 99 na compra original?

Andrey

Tb estou com essas dúvidas, cadê o resto? Sei que houve perdas, mas quantos A 29 foram perdidos?

JORGEMATEUS77

Que eu sei: -2007 acidente com 2 A-29s do 1º/3º em Boa vista. Um caiu e o outro fez um pouso forçado com alta avaria numa rodovia. 1 tripulante faleceu pois o paráquedas não abriu. -2011 1 A-29 do 2º/3º caiu em PV, piloto se ejetou sem maiores problemas -2011 1 A-29 do 2º/5º caiu no RN; piloto faleceu -2012 1 A-29 do 3º/3º caiu em Campo Grande; faleceu um oficial da Marinha -2013 1 A-29 do EDA caiu no setor Whisky da AFA. Faleceram os 2 oficiais -2014 1 A-29 do 3º/3º caiu em CG; Piloto conseguiu se ejetar… Read more »

Last edited 10 meses atrás by JORGEMATEUS77
Rinaldo Nery

Confere. Mais a ejecao do O. Lima ccom o prototipo, na EMBRAER.

Jorgemateus77

Essa foi a famosa ejeção aonde o então ALX entrou em parafuso com 2 ocupantes e 1 decidiu ejetar para que fosse possível recuperar a aeronave ?
Fora isso teve ano retrasado um soldado q foi fazer voo de saco em Natal, se assustou com a manobra e ejetou.

Não computei essas 2 pois ñ ocorreu dano irreparável como nas demais

Last edited 10 meses atrás by Jorgemateus77
Rinaldo Nery

Não. Essa foi do Carlos Alberto c um oficial da USAF. Em Gavião Peixoto. A do O. Lima foi em São José dos Campos.

Frederick

O acidente foi em Taubaté. Mas, sim, por aqui.
Foi a segunda ejeção do O Lima. Brincava-se que, ao todo, ele encolheu dois centímetros.

Andrey

Valeu não sabia de muitos desses acidentes,lamentável a perda dos pilotos.

JORGEMATEUS77

Ainda acho que o número não bate. Alguns dizem que algumas células estão armazenadas no PAMA

Last edited 10 meses atrás by JORGEMATEUS77
Rinaldo Nery

Estao.

Fabio Araujo

Já li algumas notícias em que se cogitou a venda de A-29 usados da reserva da FAB para o Uruguai, só não sei quantos estão na reserva!

Jadson S. Cabral

E desde quanto o Uruguai compra alguma coisa? O Uruguai só opera o que for doado e a nem a FAB, nem o governo brasileiro, nem a Embraer e nem os três juntos doarão aeronaves desta capacidade, com esse valor ao Uruguai. Se o Uruguai quisesse, eles comprariam. Para mim isso é papo de quem tá testando pra ver se ganha migalhas

Douglas Rodrigues

Pelo que lembre, os do EDA são adicionais aos 60.

Rinaldo Nery

Não.

Alecs

A compra inicial foi de 76. Depois foi comprado um segundo lote de 23 total 99 aeronaves. Houveram perdas operacionais, mas esse número de 60 não bate. A não ser que 60 sejam os disponíveis para voo. Será que estão canibalizando até os Super tucano para manter outros voando? Bem provável.

Pitágoras Eugênio Batista da Silva

Com a atual falta de verbas, é muito provável que estejam canibalizando algumas células sim😢

Rinaldo Nery

Não.

Camargoer.

Caro. O primero A29 voou em 1999.

Rinaldo Nery

Não, não estão.

Gabriel

A informação está um pouco confusa. Na matéria citam-se os cinco esquadrões (os terceiros, Jocker e EDA), porém arrisco dizer que as aeronaves do último seriam preteridas em uma atualização, como sempre sabemos que os recursos são escassos, lembrando que são dez aeronaves neste. Talvez o Cel. Nery possa ter maiores informações que traga luz a discussão.

Santamariense

São 12 aeronaves no EDA.

Gabriel

Duas delas perdidas. A-29B 5964 durante a implementação e A-29B 5963 no último ano.

Santamariense

Sim, eu sei que foram perdidas. Mas, acredito que foram repostas.

Gabriel

Não foram, a frota do esquadrão hoje é composta pelas aeronaves:
A-29A 5703
A-29A 5707
A-29A 5710
A-29A 5712
A-29A 5717
A-29A 5719
A-29A 5724
A-29A 5734
A-29B 5965
A-29B 5966

Santamariense

Ok.

Alexandre

Vários Super Tucano estão armazenados e são operados em rodízio entre as unidades, quando suas aeronaves vão para revisão, para não sobrecarregar a frota, pois o ST é uma das aeronaves que mais voam na FAB.

Rinaldo Nery

Inspeção. Quem faz revisão é carro.

Foxtrot

“Inspeção. Quem faz revisão é carro.”
Só muda o nome, mas a intenção, princípios etc, são os mesmos !
Ou seja, os dois passam por revisão/ inspeção na fuselagem/ chassis, motor, etc !

Last edited 10 meses atrás by Foxtrot
Rinaldo Nery

Ensinei o nome correto pra voce. Agora nao esquece mais.

Foxtrot

“Ensinou” o jargão que usam no seu ramo de atuação. Porque na verdade os dois nomes estão corretos, porém aplicados em áreas diferentes.
Te ensinei isso, agora não esquece mais !

Palpiteiro

Prezado, acredito o termo overhaul tenha relação com revisão e check com inspeção. Alguns deste termos seriam mais adequado em função da abrangência da atividade, sendo alguns termos mais utilizados para o produto e outros para componentes.

Santamariense

Rinaldo, muitas vezes tu perdes a oportunidade de ser menos arrogante.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Alexandre. Acabei de explicar algo parecido a outro comentarista, e agora vi seu comentário. É o fluxo normal de manutenção nivel parque, mas que gera uma quantidade maior de estocados no caso de uma frota relativamente grande (e com mais esquadrões operando) como é o caso do A-29. O que eu sabia é que, ainda assim, o Joker operava uma quantidade maior do que essa média de uma dúzia por esquadrão (grosso modo, 60 / 5 = 12). Imagino que tenha havido uma redução na quantidade de formados pelo Joker, devido à redução dos esquadrões de primeira linha… Read more »

Santamariense

Pois é. Um esquadrão como o Joker operar apenas 12 células é de se estranhar. Mesmo os 3 esquadrões do 3° GAV operando apenas 12 células também é uma diminuição, pois quando entrou em operação nessas Unidades, li em vários locais que cada um dos 3 receberia 16 células cada. O IPEV também opera (pelo menos operava) 2 A-29B. Ter 90 células e operar 60 … 1/3 da frota estocado/em inspeção! Bem, pelo menos os pilotos do Poker e do Centauro vão ter o que voar dentro de bem pouco tempo, quando os A-1M forem desativados.

Renato

Atualizar é preciso. E eu fico imaginando um possível substituto para o A-29 e se a Embraer já tem algum estudo para isso.

santiago

Substituto eu acho que não, talvez atualização do projeto ou alguma outra aeronave para complementar nas missões. O Tucano é feito sob medida para a FA, devem durar muito ainda

Allan Lemos

Eu acho que já passou da hora de começarem estudos para um sucessor do Super Tucano.

marcos.poorman

Tem o Mosquito da Akaer. A Embraer poderia ficar responsável pela produção do modelo.

Willber Rodrigues

Já eu, acho que tá na hora de pensar num ST versão drone.

Henrique A

Pra quê? Ele é o melhor COIN da atualidade, não precisa melhorar nada. O ideal seria comprar +, até para substituir os T-27 da AFA na mesma configuração dos da EDA, sem metralhadoras.

Last edited 10 meses atrás by Henrique A
André Sávio Craveiro Bueno

Rinaldo Nery, o A/T – 29 seria um bom substituto para os T – 27 na AFA?

Alexandre

Não. O Dart, da Diamond, talvez. Inclusive podendo ser produzido no Brasil, pela Aeromot. Mas, talvez fosse melhor substituir os T-25 pelos Dart, uma vez que os T-27 vão operar ainda uns 20 anos, no padrão T-27M.

André Bueno

Concordo.

Rinaldo Nery

Não creio. Tem alguns problemas aerodinâmicos, de controle. Não é avião pra Cadete.

JORGEMATEUS77

o mais conhecido deles é o disparo de compensador
tem até vídeo no YT. Não sei dizer se esse problema já foi corrigido, mas a uns anos atrás era um problema comentado no meio

Rinaldo Nery

Ja foi.

André Bueno

Obrigado. É a resposta que eu esperava.

Jadson S. Cabral

Melhor da pra
Ficar. Dá pra colocar WAD, integrar outros sensores mais modernos e capazes, homologar novas armas e até mesmo, quem sabe, aumentar o payload, talvez com uma remotorização ou atualização do motor… o A-29 já tem quase 20 anos, se já não tiver mais. A tecnologia evoluiu muito desde a sua concepção. Só não acho que deva ser substituído, pq é uma plataforma muito versátil. Sua limitação clara para mim é a incapacidade de possuir um radar. Talvez um substituto merecedor do cargo seja um bimotor, de maior capacidade. Olha a oportunidade, Akaer/Embrar!

glaxsquis7

Não precisa, só tem que ir atualizando o pacote de periféricos mas a aeronave em si, está muito viogente

Pitágoras Eugênio Batista da Silva

Concordo 👍

Bueno

Muito bom!
Otima Noticia

M4|4v1t4

Considerando que 99% do que será substituído não é produzido pela Embraer, não seria o caso de fazer um MLU (se é que é preciso) com a FAB contratando diretamente os fornecedores? É um treinador turbohelice, não precisa fazer isso com o montador da aeronave.

Salvo engano a Colômbia fará isso com seus Super Tucano e provavelomente os demais operadores, especialmente aqueles (todos) que possuem alguma empresa local aeronáutica.

Fernando "Nunão" De Martini

E quem vai fazer a integração de todos os novos sistemas?

M4|4v1t4

A FAB, os engenheiros do ITA

Fernando "Nunão" De Martini

A FAB não é integradora. O normal é a contratação de empresas para isso. Mesmo a modernização recente do T-27 Tucano teve uma empresa contratada para esse trabalho.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36393/MODERNIZAçãO%20-%20Primeira%20aeronave%20T-27%20Tucano%20da%20FAB%20entra%20em%20fase%20final%20de%20modernização

glaxsquis7

Normalmente, existem empresas interessadas em adequar seus equipamentos a aeronaves de sucesso, como é o caso do A 29. também, outras forças tem integrado sistemas. Tal vez seja o caso da EMBRAER contatar as empresas que trabalham para cada força.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas estamos falando de MLU, que é algo mais extenso do que apenas adaptações.

glaxsquis7

Entendo mas, acredito que uma aeronave como essa não precisa de MLU. Não é um caça supersónico.

Leandro Costa

A Colômbia fez a modernização dos seus T-27 localmente, mas com a Embraer contratada para passar o know how para a empresa local.

https://www.aereo.jor.br/2020/07/07/colombia-conclui-modernizacao-dos-seus-t-27-tucano/

Douglas Rodrigues

Quem sabe a FAB adote as mesmas configurações do A29 feito para a USAF e do futuro A29N.

Nilo

Certamente WAD aproveitando conhecimento da AEL.

Jadson S. Cabral

As mesmas não dá, porque equipamento OTAN só pode ser instalado/adquirido por membros OTAN e por isso, inclusive, o A-29N terá sua produção final em Portugal, assim como o C-390 deles. A mesma coisa deve se aplicar aos americanos, se eles tiverem algum equipamento sensível que eles não fornecem para nós. Aliás, a versão americana já deve ser a versão “não oficial” OTAN. E o mais limitante, dinheiro. A FAB não vai querer investir tanto e colocar tantos equipamentos de ponta numa frota “tão grande” para padrões brasileiros

Fabrízio

Nos esquadrões operacionais, qual a função do “saco”? Só instrução ou alguma outra efetivamente operacional (comunicações, armamento…)? Obrigado!

JORGEMATEUS77

voos de saco são puramente “turísticos”
Geralmente são para alunos da Epcar, cadetes da AFA e efetivo da unidade para fazerem um voozinho. De vez em quando alguns civis tem essa possibilidade

Rinaldo Nery

Nao. Qualquer um que va no assento traseiro sem funcao chama-se ” saco”. Se o Esquadrao desloca pra outro local com biplaces, alguem vai sentado atras. E nao eh voo ” turistico”.

Rinaldo Nery

Uma, certamente, é a operação do FLIR.

Palpiteiro

Quais novos equipamentos e funcionalidades você considera importantes nesta atualização?

Rinaldo Nery

Creio que todas as sugestões dadas aqui são interessantes. Resumem-se à aviônica e capacidade de emprego de novos armamentos.

Fabrízio

Obrigado, Coronel!

Fabrízio

Acho que essa quantidade de 60 desconsiderou o EDA e os estocados (salvo engano são 12). Ou estou equivocado? Não seriam 86 no total?

milani.am@hotmail.com

60 aeronaves devem ser distribuídas para esquadrões, daí tem que acrescentar 24 que foram distribuídas para BANT (biplaces) e 06 para EDA (01 foi acidentada).

Gabriel

O EDA recebeu 12 aeronaves, das quais 4 biplaces, perdendo duas das delas, 5964 na fase de implementação e 5963 posteriormente.

JORGEMATEUS77

eda perdeu 2
1 em 2013 e outra em 2022
Na primeira ocasião perdermos 2 oficiais

Diogo de Araujo

Entra século, sai século e só temos essa “novidade”. Enquanto potências caminham rumo à produção autóctone dos mais diversos armamentos (vide Índia, EUA, Suécia, Rússia, China e por aí vai), brasilândia vai de atualização de super tucano. Ah! E compra de prateleira como defendido por um monte de gente aqui. Vamo que vamo!

RPiletti

Rapaz, aqui desviam verba de merenda escolar… melhor comprar de prateleira e pagar X do que arriscar pagar X+50% em algo que quando o desenvolvimento fica pronto a canetada cancela a produção…

Nonato

Só no petrolao, roubaram 40 bilhões.
Foram todos soltos e ocupando cargos relevantes…
País que não combate a corrupção ou que persegue quem deu a cara à tapa.
Nunca é fácil lidar com mafias e mafiosos que posam de vítimas…

Silvano

EUA atualizam direto, F-16, FA-18, B-52, estão atualizando até F-35 e F-22.

Welington S.

E você acha que o mundo tá as mil maravilhas? Faz uns estudos e verá que diversas forças armadas fazem atualizações nos equipamentos que tem. O próprio EUA que tem dinheiro faz por qual motivo nós não vamos ou podemos fazer? Acha mesmo que o A29N foi pensado por besteira? Você está acompanhando a modernização dos STs argentinos pra lá de usados? Acorda, cara. As forças armadas pelo mundo ao qual nós já conhecemos e mais falamos, não tá tendo money o suficiente para o novo, não.

Fernando "Nunão" De Martini

STs argentinos?

Rinaldo Nery

Também estranhei… Devem ficar na “área cincuenta e uno”…

Welington S.

kkkkk

Welington S.

Perdão pelo erro. Quis dizer Tucano.

Enzo Magno Donato Vernille

Falando só por falar ai. Um possível concorrente austríaco do EMB 314 fez seu primeiro voo esses dias ai atrás
Eu digo pq eu sinto que o seu comentário foi de forma a debochar do ST, pq o que mais tem aqui no Brasil é gente que debocha do EMB 314 pq ele “pareceria” antigo (por conta da aparência)

Hellen

A Fab esta certa em modernizar só uma parte da frota !!!

Rinaldo Nery

Qual parte?

Santamariense

Não estão falando em 60 células? A FAB recebeu 99, perdeu ao redor de 9. Então, o total em inventário seria de 90. Logo, se vão modernizar 60, tem 30 que não serão. Ou a frota é só de 60 aeronaves?

Rinaldo Nery

Ah, entendi. Acho que são mais de 60.

Pitágoras Eugênio Batista da Silva

Finalmente os nossos A/T 29 receberão a tão sonhada modernização.

Rinaldo Nery

A-29. Não existe A/T-29. Nunca existiu.

Bardini

Não faço ideia da profundidade da modernização, mas em termos de armamentos, a adoção do APKWS deveria ser estudada. Exemplo de aplicação que poderia ser explorado: https://theaviationgeekclub.com/f-16-downs-drone-with-apkws-providing-proof-of-concept-for-using-laser-guided-rockets-to-perform-cruise-missile-defense/
.
Ou, melhor ainda: poderia existir uma parceria, via MD, agregando MB, EB e FAB, para fomentar o desenvolvimento e produção local de uma alternativa ao APKWS, visando equipar Super Tucano, Gripen, helicópteros e futuros UAS.
comment image

Last edited 10 meses atrás by Bardini
Antonio Neto

Poderiam aproveitar esse MLU para que o cockpit do ST emulasse o do Gripen. Tela WAD igual e demais comandos dispostos de forma a mais parecida possível.

Fernando "Nunão" De Martini

Aposto que a ideia é essa.

Durante cerca de 15 anos, as telas e simbologia do A-29 e F5-M) eram similares (a diferença principal era uma tela a mais no F-5M), justamente para facilitar a futura conversão operacional para a primeira linha.

Agora, com a chegada do Gripen na primeira linha, faz sentido que o painel do Super Tucano seja similar ao do Gripen.

Nilo

“Aposto que a ideia é essa.”
Bom demais, já ganhou a aposta, rsrsrs

carvalho2008

Concordo em genero numero e grau com o Mestre Bardini….foguetes guiados ao estilo APKWS seria sensacional….e tem uma curva de evolução absurda…..os fogutes passaram até a possuir potencial ar- ar….

Santamariense

Seria muito interessante, mas não acredito que vão adotar. Hoje, essas aeronaves operam apenas com as .50, bombas burras e foguetes burros. Deverão continuar assim. Isso é histórico na FAB.

BK117

Surpreso. Me pergunto qual será o ponto focal dessa modernização, dentre os citados.

“melhorias na interface homem-máquina” – Será que teremos Wide Area Display? (acho que não)

“ampliação da gama de armamentos” – Acho que seria interessante operar algum míssil ar-terra (Sei que já é capaz, visto os do Chile com Maverick, mas, salvo engano, a FAB nunca operou). Talvez o mesmo que o EB venha a operar nos heli no futuro?

Alexandre

Acredito que integrarão sim o WAD.

BK117

Torço para que integrem! Levaria o ST para outro patamar. Vai depender dos requisitos da FAB para esse MLU…

Magalhaes

Eu pensei nisso. Será que vai ?

Lorde Baden Power

o A29 rumo ao mesmo destino dos F5….durarem 60 anos! Vamos em frente!

André Sávio Craveiro Bueno

Os B-52 e TU-95 carregam muitas modificações, continuam voando e são vitais para seus países.

Jorgemateus77

O problema é q os B-52 embora sejam sempre modernizados ñ são a plataforma principal de bombardeiros dos EUA. Ñ são há tempos.
No Brasil os F-5 ficaram por 50 anos sendo a ponta da lança (neste momento ainda são até a implementação integral do Gripen)

glaxsquis7

Até agora, apenas os A 29 do Chile tem capacidade Ar Solo com misseis.

A FACh usa o Maverick nos Super Tucanos mas, uma ressalva. Precisa ver qual versão ou pacote de equipamentos do A 29 do Chile pois, até onde sei, essa é a versão do A 29 mais completa e moderna já produzido. Pelo menos isso é o que se informa. Teria que ver se é procedente essa informação.

Jadson S. Cabral

“Requisitos exigentes da FAB”… tão exigentes que o A-29 da FAB é provavelmente um dos mais simples

Rinaldo Nery

Osxrequisitos originais são de 1992. Você usava fraldas.

Nilo

O Comandate hoje tá “Nery O terrível”. rsrrsrsr
Lapada, Lapada, Lapada…

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Rinaldo Nery

Desculpe, mas algumas postagens têm sempre o viés de crítica. Outras são fruto de desconhecimento mesmo. Poderiam perguntar ao invés de chutar. Como a “reserva estratégica,”. Estamos em guerra?

Santamariense

Se tem reserva, estratégica ou não, pra mim é uma surpresa. Pensei que as dotações dos esquadrões fossem maiores, não sobrando células para ficarem estocadas, mas pelo que foi divulgado nesse tópico, deduz-se que mais ou menos 1/3 da frota está no PAMA/LS.

Rinaldo Nery

Isso gera uma economia. Por isso o estoque.

Santamariense

Sim, entendo. Mas, para essa lógica continuar sendo empregada após a modernização, todas as células deveriam passar pelo processo e não apenas 60.

Last edited 10 meses atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

Confesso que também não sei porque 60. Chuto que o COMPREP, juntamente com o COMGAP, definiu que 60 atendem à necessidade das UAE.

Rinaldo Nery

Às necessidades.

Jadson S. Cabral

Na vdd eu nem havia nascido. Sou de 95. Mas isso não prova que os requisitos da FAB não exigentes. Tem aquela famosa fala lá de alguém que eu esqueci que é mais ou menos assim: “a industria de defesa brasileira não vende porque produz produtos com os requisitos das forças armadas e esses requisitos estão abaixo da média.” Isso se aplica a que tudo o que produzimos, com raras exceções.

Sensato

Os problemas dessa lógica são simples: a indústria daqui vende simplesmente porque existem outras FAs pelo mundo afora com requisitos similares. Temos que melhorar é na questão do preço, financiamento e ampliação do portfolio.

Wellington Góes

Demorou…

JORGEMATEUS77

Não eram 86 até outro dia ? Cadê as 25 restantes ? Estão estocadas ?
2 dúzias pro Joker
1 dúzia pro flecha, 1 pro escorpião, 1 grifo e mais umas 10 pro EDA

Sensato

Segundo consta, o A29 pode usar as Mk.81 de 250 libras, BAFG-120 de 128 kg, Mk.82 de 500 libras, a BFAG-230 de 248 kg, a M117 de 750lbs, SBAT 70, Hydra 70, GBU-12 de 500lbs e GBU-58 de 250lbs além de uma imagem publicada pela Embraer que aponta que mísseis ar-solo Hellfire, bombas guiadas SDB e mísseis ar-solo leves estão sendo integrados.

Rinaldo Nery

Ele foi concebido pro ar-solo…

Foxtrot

Seria interessante o reestudo da possibilidade de instalação do radar nacional SPC-01 (com melhorias, claro. Quem sabe uma antena de nitreto de gálio), que se não me engano estava em estudos anos atrás.
Isso daria maior autonomia a plataforma , para executar sua missão.
Mas a instalação do Link-BR 2 nele, fazendo com que se comunique com as diferentes aeronaves da FAB e plataformas da MB, EB e CFN, já será um grande incremento.

Foxtrot

“Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29.”
Ps: Se não me engano, o plano inicial seria 99 aeronaves , ou estou enganado ?

Fernando "Nunão" De Martini

Não foram só planos. Foram efetivamente contratadas e entregues 99 aeronaves, em dois contratos.

Em 2013, com o atrito, esse número estava em 92 aviões, como consta em notícia sobre contrato de manutenção:

https://www.fab.mil.br/noticias/imprime/14543/LAAD%20-%20FAB%20e%20Embraer%20assinam%20contrato%20de%20manutenção%20para%20frota%20de%20Super%20Tucanos

Foxtrot

Será que as outras 33 aeronaves estão como “reserva estratégica” ?
Se for, vai me surpreender, pois nunca achei que um dia viria nossas FAAs trabalhando com esse conceito !

Fernando "Nunão" De Martini

O que sei a respeito é que parte da frota é mantida no PAMA-LS, e conforme uma célula vai para a manutenção nível parque, é substituída no esquadrão por outra que já tenha passado pela manutenção. Aliás, procedimento que também acontece com outras aeronaves, cansei de fazer matérias sobre isso no caso dos F-5EM/FM e o PAMA-SP. A diferença é que a frota de A-29 é maior e opera em mais esquadrões. Porém, o que eu sabia é que pelo menos o esquadrão Joker voava maior quantidade de aeronaves do que essa média de uma dúzia operacionais em cada esquadrão… Read more »

Rinaldo Nery

Estao no PAMALS, ou em manuetncao, ou estocadas. Realmente, voces nao sabem como a FAB funciona. Como eh o dia a dia, a logistica, administracao, operacao…

Foxtrot

Como eu escrevi, fiquei impressionado.
Pois as FAAs nacionais trabalham com “arsenal virtual”.
Quando tem equipamento, é na conta de uso, no máximo !

Santamariense

Explica pra gente, então.

Rinaldo Nery

O que você quer saber, exatamente?

Santamariense

“Estao no PAMALS, ou em manuetncao, ou estocadas. Realmente, voces nao sabem como a FAB funciona. Como eh o dia a dia, a logistica, administracao, operacao…“ Esse é um bom começo. Como a FAB funciona? Como se chega ao número de células necessárias para operar em uma Unidade Aérea? Como se chega ao número necessário de pilotos por esquadrão? Como se dá a escolha de aeronaves para estarem disponíveis na linha de voo em um determinado momento? Tem panes que, mesmo não sanadas, permitem uma aeronave estar disponível? Como é feito o levantamento e controle de suprimentos, com vistas a… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

São muitas perguntas. Quando chegar em casa respondo no computador. Estou em Orlando. Até aonde eu sei, já houve F-5 estocado no PAMASP. Não gosto de digitar no tablet.

Santamariense

Ok. Obrigado, Rinaldo.

Foxtrot

“Quanto a ter aeronaves A-29 estocadas, é algo incomum, pelo que se leu e lê, entre as aeronaves de combate da FAB. Não se tem conhecimento que tenham havido F-103, F-2000 e F-5 estocados durante seus períodos de operação na FAB. Além do A-29, apenas o A-1 teve células estocadas e, segundo muito se leu e comentou, elas pagaram um alto preço por isso, pois tiveram problemas de corrosão.”
Daí minha surpresa, pois o histórico da FAB (na verdade, das FAAs nacional), é ter equipamentos, para no máximo, uso diário.
Não há histórico de estoques “estratégicos ” de equipamentos.

Rinaldo Nery

Vamos lá: ¨Como a FAB funciona? Como se chega ao número de células necessárias para operar em uma Unidade Aérea?¨  Simples: dividindo-se o número existente pelas UAE designadas. Não compramos aeronaves em função da quantidade de UAE. Compramos o que podemos pagar e de acordo com certos critérios: extensão de fronteira, tipo de missão, carga a ser transportada num determinado período etc. Até número de pilotos. ¨Como se chega ao número necessário de pilotos por esquadrão?¨  De acordo com o quantitativo de horas disponibilizadas para o Esquadrão. Ninguém, normalmente, deve voar menos de 150 horas/ano. Divida o esforço aéreo por… Read more »

Rinaldo Nery

Respondi, mas não apareceu.

Rinaldo Nery

Nao, amigo. Estao no PAMALS, ou em manutencao, ou estocadas.

Rinaldo Nery

Não sei pra quem ou por que foram alienadas. Posso perguntar pro ex Diretor da DIRMAB, atual SEFA.

Santamariense

No Brasil, os A-29 operam apenas com as .50, bombas burras e foguetes não-guiados.

Tutu

Nosso A-29 podem operar com bombas com kit laser tbm.

Santamariense

Na configuração atual, para operar com bombas guiadas a laser, os A-29 da FAB precisariam de uma dessas duas coisas:
– colocar um projetor laser nas atuais torretas Star Safire III;
– implantar nos A-29 os pods designadores Litening, hoje operados pelos A-1M.
Da maneira que estão hoje, não operam bombas guiadas.

Santamariense

Que “bela” notícia…

Santamariense

Essas 3 recondicionadas seriam da frota da FAB, certamente…só notícia “boa”…

Santamariense

Então, a frota atual seria de algo ao redor de 80 células (isso se não alienaram ou doaram outras).

Rodrigo

Com todo respeito esse tipo de avião ainda tem mercado na guerra moderna, digamos como ele se sairia em um confronto de alta intensidade, como Ucrânia? Será que algum país com capital financeiro investiria em uma frota de tucano, ou seu sucessor? Não é crítica…mas sei lá.

Aéreo

Ele não é projetado para cenários de alta intensidade como os da Ucrânia, então naquele cenário certamente não se sairia bem, como alias não tem se saído bem aeronaves como o Su-25, Mig-29, família Su-27 que são empregados por ambos os lados.   Ocorre que existem diversos outros cenários de utilização militar de aeronaves onde esta classe de aeronave pode ser empregada. Contra oponentes não regulares como grupos terroristas, narcotraficantes, guerrilhas, o Super Tucano vem sendo empregado com sucesso há vários anos a um custo vantajoso.   Para a FAB que possui uma aérea enorme de fronteira terrestre a ser… Read more »

Rinaldo Nery

Respondeu bem.

Jorgemateus77

Só pode ser piada…. embora seja uma ” notícia ” de 7 anos.
Pra que a embraer ia querer 10 A-29s FAB tendo em vista que eles mesmo tem os deles

Fabio Araujo

É uma aeronave que realmente precisa ser bem tratada e mantida modernizada pois é o principal vetor de combate ao narcotráfico da FAB em nossas fronteiras, todo ano vemos várias notícias de aviões interceptados ou até mesmo abatidos pelo A-29

Felipe

A FAB tem mais de 60 Super Tucanos com certeza. Compramos 99 unidades, restam umas 80 e poucas.

Rinaldo Nery
Fabio Mayer
  1. O que aconteceu com 39 aeronaves, das 99 adquiridas?
  2. Esta modernização será a mesma dos F-5 e A-1? O tipo: 2023: vamos modernizar 60 aeronaves, 2025: por contingência, vamos modernizar 45 aeronaves, 2027: por problemas orçamentários, vamos mdernizar 12 aeronaves…
Rinaldo Nery

1. Das 99, várias foram perdidas em acidentes, como postado no início dos comentários (leia novamente);
2. Não sei. Não li os requisitos do EMAER. Aliás, ninguém aqui.