C-130 da FAB testanto o MAFFS de combate a incêndio

C-130 da FAB testanto o MAFFS de combate a incêndio

A Força Aérea Brasileira (FAB) começa a combater os incêndios na Amazônia neste sábado (24).

A primeira ação será em Rondônia e contará com o emprego de duas aeronaves C-130 Hércules equipadas com o sistema MAFFS (Modular Airbone Fire Fighting System).

O equipamento é composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira da aeronave.

O MAFFS pode levar ate 12 mil litros de líuquido de combate ao fogo. Os pilotos que operam o C-130 com MAFFS passam por um treinamento especifico, em que é necessário um mínimo de 500 horas de voo na aeronave.

Pelo menos 30 militares serão usados em dois aviões, entre tripulantes e operadores do MAFFS.

Além de Rondônia, Roraima e Tocantins , estados onde o presidente Jair Bolsonaro já autorizou o emprego da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), há uma solicitação do Pará, segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles . A expectativa é de que pedidos semelhantes dos governos do Acre e de Mato Grosso cheguem nos próximos dias.

Segundo o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, está negociando com o Ministério da Economia o desbloqueio de R$ 28 milhões que estão previstos no orçamento da pasta este ano para ações de GLO.

VÍDEO DE FUNCIONAMENTO DO MAFFS NO C-130 DA FAB

Subscribe
Notify of
guest

145 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Isso, a Amazônia é nossa e nós resolvemos os nossos problemas!

DOUGLAS TARGINO

Mas não podemos negar ajuda, se mandarem aviões para fazer o mesmo, porque iremos negar?

Gabriel

A cegueira daqueles que acham que realmente alguma potência estrangeira se preocupa com árvores queimando me impressiona.

As nações podem “oferecer” ajuda e cabe ao Brasil “aceitar ou não”.

Se quiserem “realmente ajudar”, particularmente os franceses, que façam doação de equipamentos.

Empréstimos? Não obrigado.

Observador

“A cegueira daqueles que acham que realmente alguma potência estrangeira se preocupa com árvores queimando me impressiona.”
Mesmo que fosse verdade. Todos protestam e se preocupam com árvores queimando, mas jogam toneladas de esgoto, lixo tóxico e nuclear nos oceanos, onde habitam as algas e plancton, verdadeiros geradores de oxigênio, além da maior e mais desconhecida biodiversidade do planeta. Haja hipocrisia.

Fabio Araujo

Se oferecerem ajuda podemos até aceitar, mas falar em sanções e fazer pressão que se lasquem! O Trump por exemplo falou que existe o problema, mas em vez de sanções perguntou se precisa de ajuda, isso é querer resolver o problema!

Mateus Spezamiglio

Na Colômbia enviaram aviões cisterna… Mas lá não tem petróleo.
Para nós só nos mandaram ameaças!!!

Pablo

Nao foi na Bolívia? E o avião foi contratado por 10 dias de serviços.

Marcio

Uns 45 dias de atraso, triste mais necessário.

EduardoSP

O problema é que nós criamos nossos problemas.

ODST

Todos os países, Eduardo, não apenas nós.

Vilha

O processo de instalação do módulo é demorado? Algum Hércules tem essa função como, primária?

Munhoz

Na verdade deveria ter pelo menos uns 12 com estes sistemas e já estarem disponíveis em época de seca !

Mas é aquela velha história!

Tudo o que é óbvio é difícil para o governo!

Walfrido Strobel

Vilha, a instalação do MAFFS I é rápida e a FAB tem dois, mais do que suficiente.
Existe um sistema permanente para o C-130, superior ao MAFFS, o Coulson RADS-XXL com maior capacidade e mais rápido com dispersão ventral.
É para empresas especializadas, nenhuma Força Aérea o colocaria.
. https://www.coulsonaviationusa.com/

Walfrido Strobel

A Coulson que tem 3 C-130 agora analisando os custos de aquisição e manutenção está usando e indicando os Boeing 737-300/400 para instalação do Coulson RADS-XXL.
Claro que isso é para empresas especializadas, não tem lógica a FAB operar este tipo de avião dedicado.
. https://fireaviation.com/2017/05/21/coulson-to-convert-737s-into-air-tankers/

Tomcat4.0

Mas manter operacionais umas três aeronaves dedicadas desta no país em uma brigada aérea especializada seria excelente e creio ser urgente.

Vilha

Grato! Esclareceu muito!

José Alexandre

O problema não é a instalação mas sim o enchimento dos tanques, deveriam encontrar um sistema de enchimento mais rápido.

Aldo Ghisolfi

Uma vida pra informar que VÃO começar a agir… começo a me preocupar com nossas FFAA!

Gabriel

Não sei o que é pior no Brasil, se os políticos ou o povo.

Existe um prefeito e um governador para tratarem das questões. Quando estes pedirem ajuda ao Governo Federal é que as Forças Armadas podem ser usadas, tudo previsto em Lei.

Mas aí um Presidente de outro país reclama, baseado em informações desse lixo da oposição brasileira.

E no “minuto seguinte” as Forças Armadas “já deveriam estar lá”.

Estou aguardando quando esse mesmo povinho vai “descobrir” que o Rio Tiete é poluído e culpar o Governo Federal.

bernadete souza

VC ta certo nosso é um caso serio , Marias vai com as midias , nunca fizerao nada pra livrar a naçao , queria ver se fosso como em Israel , pegar em armas enfrentar bombas , dormir ser ter certeza de acordar vivos

Fernando Turatti

Sejamos sinceros: ou você acusa outros de serem ignorantes/burros/”maria vai com a mídia” ou você escreve com tal português. Ambos ao mesmo tempo não soa legal.

Fernando Turatti

Ah pronto, agora a lei proíbe o governo federal de agir em incêndios florestais sem pedidos de inferiores estaduais e municipais…
É cada um que aparece que eu fico pasmo!

Leandro Costa

Acho que é mais ou menos isso mesmo. O governo federal pode agir o quanto e quando quiser com os órgãos e instituições federais que já deveriam, e provavelmente já estavam lidando com o problema e os Estados e municípios a mesma coisa. Mas quando é para usar as FFAA, e necessário uma autorização do governo federal e seu uso é feito mediante pedido de ajuda dos governos Estaduais, se não me engano.

Mas… como não tenho certeza disso, vou ter que verificar.

Brunow Basillio

Fernando Turatti.
“Ah pronto, agora a lei proíbe o governo federal de agir em incêndios florestais sem pedidos de inferiores estaduais e municipais…”

É cada uma…

Aldo Ghisolfi

Isso não existe… mais uma bobagem postada!

Nilson

Cara, não é culpar, é exigir proatividade em vez de mimimi.

RENAN

Não acredito sério a foi gasto 20 bilhões pelo governo de SP e não despoluiu ainda?

Leandro Costa

Acho que não, Aldo. as FFAA se mobilizaram rapidamente depois que o governo deu a ordem.

Aldo Ghisolfi

E fizeram o quê? Qual o resultado, salvo a ‘ordem unida’?

Leandro Costa

Ué, tá aí no tópico. A FAB está atuando em cima de focos de incêndio, o EB tem tropas ajudando as brigadas de incêndio da forma que acharem melhor e por aí vai. O que mais você gostaria que fizessem com os meios disponíveis?

Nilson

Em assunto tão sensível, na primeira queimada já deveria ter começado a combater. Mas precisou da NASA corroborar os dados do combalido INPE e alguns europeus falarem que não estávamos combatendo. É não estávamos mesmo.

Pablo

Na verdade e a midia lixo(globo por ex) que ta fazendo o seu papel de sempre e o pessoal critica sem pesquisar. Desde que o INPE começou a monitorar as queimadas em 98, os anos com maiores focos foram em 2004, 2005, 2007 e 2010 com mais de 100 mil focos detectados nos respectivos anos, até o momento não chegou a 80 mil.

Nilson

Aí você está sendo injusto. A Globo mostrou claramente o gráfico de que 2004 e 2005 foram os dois anos com mais focos, os dois primeiros anos do Lula. Aí ele sofreu pressão e adotou políticas que resultaram em redução. O problema desse ano é que aumentou em quase 100% em relação ao ano passado, e o Presidente, quando foi avisado, em vez de tomar providências, demitiu quem o avisou. Depois começou um discurso beligerante com alguns países europeus sobre o assunto, não acompanhado de uma mensagem clara no sentido de coibir os crimes ambientais. E ainda desmarcou a reunião… Read more »

Pablo

Como é que aumentou quase 100% se em 2004 e 2005 foram mais de 100 mil focos e agora nesse ano esta em 75 mil??? e as medidas que tu citou foi para combater o DESMATAMENTO, mesmo assim teve outros dois anos com grandes queimadas (2007 e 2010 com mais de 100 mil focos e já com as medidas sendo usadas) e o primeiro ano do lula foi 2003 e não 2004!! Outra coisa, de 100% pra 86% (ou 84%, nao lembro agora) e uma grande diferença! Em 2016 os focos tinham aumentado 61% em ralação a 2011, onde estava… Read more »

Aldo Ghisolfi

As FFAA devem ser colocadas na fiscalização do meio ambiente amazônico.

Leandro Costa

Não. Tem órgão para isso já. Eles que façam o trabalho deles.

Nilson

Não é hipocrisia. É política internacional, briga de cachorro grande. E nosso presidente caiu igual um patinho…

Pablo

quem caiu foi os “protetores” ambientais pelo mundo que descobriram a Amazônia somente em 2019, mas não cuida nem da própria cidade, exemplo: Rio de Janeiro (Baía de Guanabara) e São Paulo (rio Tiete). não é hipocrisia não, é moral de cueca!

Pablo

A porra da França é tão dedicada a manter o meio ambiente que não falou nada pra Alemanha que emitiu em 2016 90 bi de toneladas de CO² na atmosfera contra 13 bi do Brasil. A França é tão dedicada na defesa da natureza que de 1966 a 1996 fez quase 200 testes nucleares na Polinésia Francesa e expôs a ilha do Taiti (população mais próxima da região) a uma radiação de 500 vezes o limite permitido, então não me venha com essas hipocrisias! O que o presidente da França quer é que o Brasil perca o mercado e não… Read more »

Alessandro

Pablo, não é que tem um monte de idi0tas caindo na do Macron, essa gente SABE de tudo isso que vc postou, mas estão pouco se lixando para a radiação, as toneladas de CO² na atmosfera, o verdadeiro problema para esses idi0tas tem nome, B O L S O N A R O, só estão usando a floresta amazônica para suas causas, lhe garanto que essa galerinha que resolveu entrar na MODA “verde” não cuidam nem do lixo do quintal deles.

Alessandro

Mas já já passa essa MODA do “verde”, daqui a pouco as chuvas voltam, as queimadas acabam, ae todo mundo volta a sua vida normal e egoísta de sempre, poluindo as ruas com sujeiras, jogando o lixo onde não deve, contaminado córregos e rios da sua cidade, ae plantam uma mudinha pra enganar a consciência e dizer que é ecologicamente correto.

Pablo

Alessandro
Quando vi os protestos em Sp eu me perguntei, os cara tão protestando pela Amazônia e o Tiete?? que mundo esses atoas vivem???

Leandro Costa

Tipo de carinhas que vão sair em protesto em defesa do meio ambiente ou qualquer coisa que for de abraçar árvore, mas são incapazes de fazer um mutirão de limpeza e conservação no campus de sua própria faculdade.

Pablo

Leandro
Os protestos em SP e no RJ mostram bem isso que tu fala. Tiete podre e morto e a baía onde aconteceram as provas de vela nas olimpíadas (acho que a de guanabara). Isso sim é uma vergonha, os cara competindo e desviando do lixo na água e agora vem com essa de meio ambiente. Nem os governos do PT limparam essas podridão e agora mostram a velha moral de cueca que nem a cara do Macron.

Leandro Costa

Os governos PT e aliados fizeram mil promessas de despoluição da Baía e nada foi feito. Eu velejo desde os sete anos de idade nessa mesma Baía de Guanabara e só vi piorar. Já vi de tudo boiando, até sofá. A vida desses caras foi feita de medidas paliativas que estão ruindo, vide BRT no Rio. Ah, ajudou muita gente? Sim, quando não se tem nada, qualquer coisa ajuda, mesmo quando o correto seriam mais e mais linhas de metrô, mas essas demandariam bem mais tempo para ficarem prontas… Enfim, é um problema cultural da política brasileira. Nenhum governante vai… Read more »

Rodrigo Moraes

Pablo seu comentário soa com louvor. A história que estamos vivendo é exatamente essa. Não entende quem não quer, a geopolítica é clara.

Peter nine nine

Estava a ver que não, ainda não me pronunciei sobre o assunto, nem o vou fazer, a mim só me espanta que os brasileiros apoiem a posição que bolsonaro, até ao momento, estava a tomar.

JPC3

Apoiam o presidente porque sabem que a questão está sendo usada para desestabilizar o governo.

Justamente quando o opositor é condenado a prisão por corrupção. Não é estranho?

Desses que gritam mais alto muitos nunca se importaram com a destruição da amazônia nem com os massacres de índios.

Vovozao

24/08/19 – sábado, btarde, JPC3, o grande problema é que o nosso presidente me faz lembrar um personagem do Chico Anísio, quando a Ofelia abria a boca para dizer que só ” falo o que sei”, quiz desmoralizar o INPE, sem ter conhecimento de causa, mundo inteiro com satélites posicionados sobre o Brasil. Pior de tudo é ver um presidente de outro país (Macronutrientes, da França) chamá-lo de ”mentiroso” perante o mundo todo, não sabe, fica calado, e, aproveitando não me chame de PeTralha, pois não sou; grande problema dele é que está mau assessorado, não sabe fica calado, ao… Read more »

JPC3

Verdade.

Demetrius

Pelo que diz, é o mesmo problema seu, não sabe se calar…

Carlos Campos

Aí que está os dados do INPE não estavam errados, foram adulterados, tinha desmatamento de 2017 sendo computado como 2019, recorde de queimadas ? onde no cerrado? pq na Amazônia o numero de queimadas e incêndios está dentro do normal nos últimos 15 anos, sendo que 2019 ainda tá abaixo de acertos anos do governo PT. não te chamo de petralha, mas mal informado vc é!

Jiba

Vovozão , você está mal informado ou é muito mal ?

SPQR

Eu suspeito que ele esteja bem assessorado, mas que dispense a assessoria achando que não precisa. Espero que ele aprenda a ficar calado, pois a cada fala desastrosa dá armas para os inimigos, que são muitos.

JPC3

O governo é responsável pelas reservas, nos estados a responsabilidade é dos governadores que deveriam ter declarado emergência e não fizeram.

Alessandro

é todos ficaram caladinhos, não deram um pio, até a histeria tomar conta e todo mundo jogar nas costas do presidente, ae começou a aparecer governador oportunista dizendo que precisava de ajuda, é sempre assim esse povo.

Nilson

Mas quem deu um pio, o presidente do INPE, foi demitido. Aí todo mundo fica calado mesmo.

Carlos Campos

a sim o Bolsonaro ia demitir os governadores. kkkkkkkkkk

Alessandro

Ele deu um pio ou quis fazer política? Essa histeria toda só começou depois que ele manipulou os dados, senão NINGUÉM estaria nem ae para a Amazônia, mas como a MODA agora é fazer parte da galera “verde” então tá todo mundo interessado em dar pitaco no que não estavam nem ae nos últimos 50 anos.

JPC3

Entrei na página de um ex líder da FUNAI e o cara estava postando vídeos de dois meses atrás de uma tribo de Minas Gerais e acusando presidente de comandar os incêndios na Amazônia.

No fundo da página era a foto do mo lus co…..

O presidente fez muito bem em expulsar esses vendidos. São uns canalhas.

Nilson

Caro Alessandro, nesse caso nossas opiniões são divergentes. Esse aumento de queimadas comprova o alerta do INPE. Que não fez política, foi um servidor público e cientista cumprindo seu dever. Quem fez política foi quem o demitiu, jogando para a galera da qual vc provavelmente faz parte.

Alessandro

Caro Nilson, assisti o vídeo do ministro Salles explicando os mesmos dados que o ex-servidor do INPE usou, tá lá por A+B provado que foram manipulados para haver um aumento, se vc não quer acreditar ae é problema seu.

Leandro Costa

Se for isso mesmo, Alessandro, espero que o cara seja processado e punido com o máximo vigor da lei, sinceramente.

Pablo

Eu vi um grafico com focos de queimadas monitoradas pelo INPE desde 98. Os anos de 2004, 2005, 2007 e 2010 aparecem com mais de 100mil focos, enquanto o ano de 2019 aparece com cerca de 75 mil. Ate a nasa falou que nao e a maior queimada da história, ai vem a globo, solta um pega troxa no ar junto com o Macron com uma foto de queimada de 30 anos atrás no Twitter e os mortadela mordem a isca. Engraçado que o Macron é contra o mercosul pq a frança vai perde mercado e agora ta usando as… Read more »

Space Jockey

O problema existe e temos que preservar sim, independente de falarem ou não. Mas na verdade ele foi meio sacana tbm, se procurar provavelmente vai ver que ele é ligado ao PT, duvido que não. Em caso de sim, ja está na hora de começar a tratar esse tipo de coisa como alta traição, assim como deveria ser considerado o mesmo quando esse pessoal fica levando denúncias políticas lá pra fora, como ONU papa, chefes de estado etc. Somos um país de bananas e corruptos, por isso que outros nos passaram a frente como Índia, Coréia do Sul e outros.

Luiz Carlos

Demitiu pela forma que o “aviso” foi feito…o Presidente da Republica soube do relatório pela televisão ! Afinal o INPE é do governo ou não ? Porque atuaram diferentemente quando dos governos anteriores ? Qual a sacanagem em não apresentar estes dados antes ao Ministro pelo menos ?

Adriano RA

Bem que a Embraer poderia incluir um dos KC-390 nesse esforço, com todo o cuidado, claro. Todo o esforço para deter esses incêndios é válido.

DOUGLAS TARGINO

Nem entregue ele se encontra ainda, calma ai… kkkkk

Leandro Costa

Sei que não vai acontecer, mas seria uma tacada de mestre na publicidade da aeronave hehehehe

Fabio Araujo

Foi proejado, tanto que na matéria que saiu aqui a respeito da assinatura de Portugal para a compra de 5 KC390 tem o desenho de um KC390 na versão de combate a incêndios!

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, mas a campanha de certificação até o momento visa as capacidades principais da aeronave (transporte, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo). Para outras, como combate a incêndios, SAR etc ainda é preciso adquirir o módulo adequado, ensaiar, estabelecer todos os parâmetros de voo, altitudes e velocidades de lançamento da carga, entre tantos outros detalhes. Não é do dia pra noite, mesmo porque o voo de combate a incêndios é difícil e requer treino e doutrina.

Fabio Araujo

Mas como temos os dois Hércules equipados dá para esperar o desenvolvimento e os testes, não é uma coisa para ontem!

Wellington

Já que a Europa de preocupa tanto com a Amazônia, poderiam nos presentear com uns 20 KC-390 dedicados a função de extinção de incêndios.

DOUGLAS TARGINO

5 aviões estava de bom tamanho, sendo usados apenas para este tipo de coisa.

Fernando "Nunão" De Martini

Não faz sentido usar apenas para isso. Incêndios florestais são sazonais. Não é à toa que desenvolvem módulos pra isso.

Vovozao

24/08/19 – sábado, btarde, NUNAO, não sei se ainda existe, antigamente, o RJ, possuía um avião para combate a incêndios florestais; aproveitando o gancho, os aviões pulverizadores não podem ser usados nestes incêndios????

Leandro Costa

Vovozao, não acho que aeronaves pulverizadoras possam ser utilizadas, justamente por pulverizarem, ou seja, espalham o produto por uma área ao invés de saturá-la em focos específicos. O CBMRJ tinha sim, inclusive aparecia bastante nos Domingos Aéreos do MUSAL, e não sei qual fim deu a aeronave, mas não duvido que já esteja na região.

Tutu
Leandro Costa

Obrigado pela resposta. Triste fim para a tripulação. 🙁

Johnny Michel

O Air Tractor AT-802F do CBMERJ se acidentou e vitimou seus dois tripulantes, ele foi doado ao governo fluminense pela Petrobrás (se não me engano) em um acordo de compensação pelo desastre ambiental que houve na Baía de Guanabara-RJ…

Wagner

Leandro, boa noite. Avioes agricolas podem sim serem usados para combate a incendios. Agora, há duas limitações importantes: alcance e carga útil, que são bastante limitados.
https://www.google.com/search?q=aviao+agricola+apagando+incendio&client=ms-android-om-lge&prmd=inv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjC6oXZypzkAhXpKrkGHezFDSEQ_AUoAXoECA0QAQ&biw=320&bih=443#

Leandro Costa

Oi Wagner, boa noite. Obrigado pela resposta. O sistema de pulverização nos campos é diferente daquele usado para liberação de água ou material de combate à incêndio e a minha dúvida era justamente se haviam já aeronaves híbridas com capacidade dual, e você a respondeu 🙂

rommelqe

Prezado Vovozão (ou irmãozão …) os Ipanemas tem sido, e estão, sendo muito usados para combate a incêndio sim. São muito eficases também mas claro que com limitações quantitativas importantes, de um ponto de vista unitário. Por outro lado, só no Paraná e em Mato Grosso deve ter umas tres centenas de aviões que poderiam ser mobilizados, desde que os governos federal e estaduais os requisitem e dêm condições de uso (por exemplo fornecendo os dispersantes).

Wellington

De graça até ônibus errado!

Pablo

Se a Europa está tão preocupada com o meio ambiente, deveria diminuir a emissão de CO². Em 2016 Alemanha emitiu quase 90 bilhões de toneladas contra 13 do Brasil, onde estava a França pra pedir reunião do G7????

Kemen

Temos uma alternativa aérea para apagar incendios muito bom, na minha opinião demorou bastante até ser acionada. Lembro que existem aviões especializados para apagar incendios, eles não precisam pousar para se abastecer de agua, vazem vôos razantes sobre lugares pré escolhidos com agua e a carregam diretamente nos seus reservatórios, é uma forma mais rápida de atuar porém sai bem mais cara.

DOUGLAS TARGINO

Não é o caso dos C-130 do Brasil, até onde eu sei.

Leandro Costa

Você também assistiu ‘Além da Eternidade’ né? Hehehehehe

Kemen

Leandro, uma eternidade algo complexa…comment image

Kemen

Leandro, esse por ter menor porte pode carregar diretamente de rios e pequenos lagos.comment image

Leandro Costa

Há dois aviões da Canadair, CL-215 e CL-415, que foram projetados especificamente para combate à incêndios que também tem essa capacidade. Parecem muito bons também.

Jhon

Tem tanta ONG na Amazônia, pra que servem? Do que vivem? De que se alimentam? Esse povo defendem no papel e na hora de trabalhar, combater o fogo cadê eles? Eles defendem o $$$?

Leandro Costa

Não faço idéia, mas as ONGs que operam hoje na Amazônia o fazem com aval do EB e já tem sido assim tem alguns anos, justamente porque se preocupavam com as ONGs de fachada.

Gabriel

Camarada, de onde vc tirou essa que só as ONGs que tem o “aval” do EB operam no Norte?

Cada um que me aparece…pqp

Leandro Costa

De Palestra na AMAN (ou na UNIFA, não lembro com certeza) a alguns anos atrás. Boa parte das ONGs que operam por lá preenchem lacunas do Estado, prestando apoio médico e educacional às populações locais. A idéia do EB era justamente tirar as ONGs que serviam como ativistas ecológicas de fachada, em alguns casos tomavam parte em ecoterrorismo e tráfico ilegal de recursos naturais, etc. Se não é mais assim, indique o que mudou, porque é a última informação que eu tive sobre isso e não parecia ser algo que o EB iria querer deixar para lá, até porque atuavam… Read more »

Diogo

Você ainda tem dúvidas que é o $$$$$$$??? Mas temos que dar graças a Deus pois o povo brasileiro está aprendendo a vigiar o que é dele. A partir de agora esse tipo organização terá que prestar contas da sua necessidade, caso contrário a população cairá em cima.

Leandro Costa

Como eu disse antes, já prestam contas de suas atividades e só recebem autorização para se estabelecerem se suas atividades forem pertinentes.

ODST

A maior parte do dinheiro que as ONGs recebem vai para o pagamento de salários e outros custos, e o pouco que sobra ALGUMAS boas ONGs usam para ajudar as florestas. Muita ONG inútil, que pouco ou nada fazem, para pouco dinheiro.

Cristiano de Aquino Campos

O triste e saber que um país do nosso tamanho, importância e com problemas corriqueiros de queimadas como o nosso, só tem um sistema desse em operação. Obs. Foi deslocado duas aeronaves, pois uma usa o sistema e a outro leva o material de apoio.

Fernando Turatti

Nosso país nos últimos 15 anos andou absolutamente na contramão do mundo todo. Nos outros países, desde o fim da guerra fria nós vimos a especialização dos efetivos e sua diminuição. No Brasil em 2005 haviam ao todo nas três forças cerca de 240 mil militares, pouco mais do que hoje tem sozinho no Exército. Pessoal é a coisa mais fácil de se arregimentar durante um conflito, ainda mais numa população de 210 milhões, ao passo em que material de combate num país sem qualquer fábrica de processadores no século XXI… Boa sorte. Aqui não tem nada em quantidade decente,… Read more »

Mfs

Dados de 2019 apontam que temos 355.250 militares ativos. O efetivo é razoável tendo em vista o tamanho do país e os recursos limitados. O problema é que está mal distribuído. O Exercito deveria ser maior no norte e no nordeste, enquanto a FAB e a MB deveriam ser 30% menor cada uma levando em conta a quantidade de equipamentos e suas funções, não entendo porque efetivos tão gordos . A FAB possui quase 700 aviões e a MB quase 200 embarcações , mesmo assim não justifica os efetivos gordos que possuem. A distribuição atual por curiosidade dos efetivos ativos… Read more »

Fernando Turatti

Vamos pensar juntos: se fosse razoável para a quantidade de recursos, não teríamos 81/82% do orçamento comprometido com folha e mais 10% com custeio. Não está certa a quantidade, não está certa a previdência e isso tudo não irá mudar porque ninguém no Brasil, de políticos a generais se interessa por guerras.
Não discordo da má distribuição, mas existem problemas colossais a resolver antes de tocar nesse. Nossas forças passaram de ~240 mil pra 355 mil em uma década e meia .
Nossa população cresceu em 12% nesse período enquanto as FA cresceram absurdos 50%!

RENAN

Olha o gasto com benefícios e pagamentos vc irá se assustar em uma única linha de pagamento saltou de 23 bilhões ano para 50 bilhões no intervalo de 2 anos O sindicato de farda é forte O orçamento para benefícios nunca sofre redução sempre acréscimo. O que vc acha de 17 milhões de reais em um mês de auxílio creche? E 300 milhões em um ano para compra de casa? Se pegar 102 bilhões do ano passado vera que 5 foi para custeio, 10 para investimento. Dos 87 bilhões ao menos 30 bilhões são benefícios. O restante é salários e… Read more »

Mfs

No caso do exército efetivo faz diferença e importa sim meu caro. Ainda mais num país continental que tem tantos terrenos diferentes e demanda tropas especializadas em diversos locais , principalmente na Amazônia onde a presença do Estado é muito limitada. FAB e MB deveriam ter efetivos bem menores e mais equipamentos. O Exercito tinha de ser maior e melhor distribuido, 216.300 é o efetivo atual, sendo apenas 30.000 na Amazônia e 27.000 no nordeste.

Diogo

Somos o país que mais preserva o meio ambiente no mundo, com as leis mais severas e a Amazônia possuindo mais de 90% de sua floresta nativa. Você acha pouco? O problema do desmatamento existe, mas temos que diferenciar queimadas sazonais que fazem parte do ciclo da floresta de um alarmismo oportunista de quem está perdendo a mamata.

Nilson

Cara, tá na cara que essas árvores que estão queimando a mais São as mesmas que foram desmatadas há 3 meses atrás quando o INPE avisou. Se desmata, depois tem que queimar para limpar o terreno.

nonato

O agronegócio do mato grosso deveria mandar aviões e equipes de solo.
No Pará, a vale poderia mandar aviões e equipes. Limparia um pouco a barra dela com o meio ambiente.

Alessandro

concordo, mas as ONGs tbm deveriam ajudar, afinal receberam BILHÕES do contribuinte e não vejo mexerem um dedo, apenas gritaria em porta de embaixadas, trabalhar que é bom NADA!!

nonato

Mas se não queremos as ONGs…

Alessandro

ué mas eles não se dizem sérios? agora é a hora de provarem que são e honrar a fortuna que recebem, mas sabemos que não farão nada, por isso a maioria quer eles fora do Brasil.

Wagner

E quem vai pagar a conta? Você?

Diplomata92

Ja veio aqui no Mato Grosso amigo ?A maior parte do agronegócio se encontra no cerrado
Queimadas aqui é comum nessa época do ano
Em novembro vai ta tudo verde de novo.
É normal pegar fogo até na plantação tem brigadistas em fazendas muitas pessoas incluindo produtores já morreram cercadas pelo fogo é complicado mais não é esse alarde todo que a mídia tá fazendo.

Observador

Este grande alarde é ignorância mesmo. As queimadas são normais por todo o mundo. É claro que queimadas em excesso são prejudiciais, para a qualidade do ar, camada de ozônio, etc. Mas para algumas especies de plantas e animais que se alimentam delas, são inclusive necessarias. Algumas sementes só germinam nessa condição, outras plantas são adaptadas para resistir ao fogo atraves de cascas grossas no tronco, folhas e etc. Depois de um tempo a plantação costuma re-nascer mais forte, renovada e diversificada. A vida volta mais intensa após o periodo de chuva. Se alguém duvida, basta pesquisar. O que tem… Read more »

Space Jockey

Rapaz, o agronegócio quer mais é acabar com tudo

Diogo

Srs., uma boa tarde a todos. É nítido o oportunismo do Sr. LAcron nesse episódio, ele deveria focar os problemas da França que são muitos. Mas eu também percebi (posso estar errado) que de certo modo o mundo está com receio do crescimento agrícola do Brasil. E lembrar que a mais ou menos uns 25 anos atrás um Sr. barbudo de voz estridente era motivo de piada por tratar desse tipo de assunto…

Leandro Costa

Diogo, eu concordo bastante. E é justamente para tirar os olhos dos problemas da França que o Macron inventa qualquer coisa para sair bem na fita, por assim dizer. Só que temos que matar essas coisas no peito e driblar com mais desenvoltura, porque isso é o jogo normal do dia a dia do sistema internacional. Tem que saber lidar com esse tipo de coisa e já lançar um contra-ataque eficiente. É assim que a banda toca com países grandes e a gente tem que aprender à fazer isso também. E o contra ataque não pode ser atagonista, tem que… Read more »

rommelqe

Leandro, acho que ainda está em tempo e o tiro dele vai sair pela culatra. Vamos aguardar….

Leandro Costa

rommelqe, o que eu acho no final das contas não importa. Quem faz acontecer são eles hehehehe

Wagner

Macron não é nenhum paladino ambiental, isso foi uma grande jogada dele que o Bolsonaro entregou de bandeja. Macron está vivendo um momento de instabilidade interna (coletes amarelos) e tentando consolidar uma influência externa na Europa agora que a Merkel, líder por muitos anos, se prepara pra sair. Além de tudo, a França é um país extremamente protecionista com sua agricultura, sendo um dos países que mais retardou o Acordo com o Mercosul por conta disso. E ainda assim, o setor agropecuário chiou. Putin foi até a França conversar com o Macron e o chanceler francês veio até o Brasil.… Read more »

Nilton Reis Jr

Finalmente! Concordo 100%. São duas afirmativas que correm em paralelo, não precisam ser antagônicas, a saber : 1. Muitos países estão usando essas queimadas politicamente, exarcebando o problema ; 2. Nosso querido presidente é uma pessoa com claríssima limitação intelectual, minha filha de 4 anos tem mais discernimento geopolítico que toda a família do imbecil somada! Hahahaaahahahahahab

Leandro Costa

Eu diria que é pura falta de preparo. Amadorismo mesmo em achar que pode tratar o Mundo como se trata eleitor brasileiro mesmo. Esse amadorismo precisa parar. Não é possível que não tenha gente qualificada para estar à frente do Itamaraty, ou pelo menos algum assessor mais águia para dar uma freada no nível de besteirol que é dito quando aparece alguma câmera ligada por perto. E isso é o dia a dia do trato global. Não temos um ano de governo, e todo mundo sabia que iam cair em cima desde o primeiro dia e não se prepararam para… Read more »

Foxtrot

Precisou colocarem terro para fazerem alguma coisa.
Já vi a FAB enviar esses C-130 anti incêndio para o Chile, Portugal etc.
Nunca entendi porquê nunca o operaram localmente.
Melhor a Força Aérea de Brinquedo fazer alguma coisa mesmo, ou deporão o falastrão bobo da corte que governa esse país.

Fernando "Nunão" De Martini
Foxtrot

Obrigado pelo link caro Fernando, não tinha ciência dessa operação.
Retiro algumas coisas que disse acima, mas ainda assim continuo achando que nos Brasileiros só tomamos atitudes depois que as coisas estão quase perdidas.
Não é atoa do ditado “só colocam a tranca depois que arrombaram a porta”.
Cordial abraço !

Patriota

Força Aérea combatendo fogo no mato…

Space Jockey

Isso se faz em qualquer país, inclusive nos EUA

Bueno

Tem a irresponsabilidade gigante dos governadores dos Estados da região Norte.Cada estado tem sua brigada de incêndio, os agricultores tem avioes que podem ser usados em combate a incêndios. MG por exp tem 10 avieos e varios helicópteros da defesa civil IBAMA e Bombeiros

Marcos R.
João Bosco

O governo brasileiro demorou muito para tomar providencias, deu asas ao Macron nos escrachar na Europa.
Uma pergunta: por que o Brasil não mantém um esquadrão de aeronaves especializadas no combate aos incêndios permanentemente? Temos muitas florestas e os incêndios acontecem frequentemente. Poderia ser interessante e não daria munição para os que querem alegar que o nosso país não consegue resolver esses problemas.

Renato de Mello Machado

Até se pegar fogo num barracão de escola de samba, Macron vai implicar.O cara quer desviar atenção dos problemas que a França tem, usando o Brasil.Lamentável

Mfs

combate aos incêndios captei informações interessantes sobre a distribuição atual curiosidade dos efetivos ativos das forças armadas por região, por posto aqui:

-Sudeste: EB – 69.500, MB – 53.500, FAB – 31.700
-Sul: EB – 51.800, MB – 2.700, FAB – 6.250
-Centro-Oeste: EB – 38.400, MB – 5.500, FAB: 9.800
-Nordeste: EB – 27.000, MB – 6.500, FAB: 8.500
– Norte: EB – 29.600, MB – 6.000, FAB – 8.200
– Total : EB – 216.300, MB – 74.200, FAB – 64.750
– Total somado: 355.250

RENAN

Beleza a Venezuela agradece sua presteza

sidney

Onde deveria ter mais efetivo é onde menos tem, região norte é a parte mais critica tanto em questão fronteiriça e grande concentração de mata atlântica.

Observador

Deve ser por quê… Nunca definiriam arvores, animais e tribos indígenas como alvo primário para ataque. A Amazônia é um escudo natural. Não é para invasores amadores. Os portugueses só sobreviveram em nossas florestas, porquê foram acolhidos por índios. Atualmente ainda seria muito dificil uma ocupação resistir ali. Tem coisas ali que nem nossas tropas de selva conhecem.

Salim

Deveria ter batalhões cobrindo a fronteira bem defendidos contra ataques aereos, quarteis maiores em pontos estratégicos para rápida mobilização. O sisfrom e mais ou menos isto porem esta sendo implementado a passos tartaruga. Contrabandistas, traficantes drogas e armas agradecem.

Leandro Costa

Isso ainda é reflexo de décadas e décadas de investimento no Sul/Sudeste. A maior parte da infra-estrutura do país está neste eixo. Também é reflexo da nossa História com guerras e revoluções acontecendo nesse eixo, bem como o fato de abrigar a antiga capital. As academias militares, as escolas de comando e estado-maior, etc. Nas últimas décadas isso tem mudado, mas não é algo que mude do dia para a noite. Diversas unidades já foram remanejadas para o Norte, mas é preciso lembrar da falta de infra-estrutura na região que dificulta que muita coisa possa ser alocada para lá. Uma… Read more »

Carlos Ravara

Quem comprou essas aeronaves?

RENAN

Pau mandado
Depois do esculacho internacional colocou o rabinho entre as pernas e acordou
Vergonha
Tá difícil achar um estadista para este país que saiba de geopolítica, economia, que conheça a dinâmica dos negócios brasileiros para fortalecer nosso mercado e gerar um crescimento sustentável e próspero.
Só queria que o atual presidente ouvisse sua acessória para não ter que ser ridicularizado internacionalmente.

Saldanha da Gama

O problema é o Bolsonaro!!!!No 5o ano do primário lá por 1970, eu aprendi na aula de geografia que o inverno amazônico é seco e propenso a queimadas, será que um mísero cientista europeu não sabe???? Se não conseguem estancar com facilidade incêndios em Portugal, frança e outros países, acham que é fácil estancar na região Amazônica?Votei no Bolsonaro, e não estou gostando de seu governo, mas a realidade é que o estão torpedeando aqui, prejudicando o país em prol de político preso, partidos e interesses escusos, se o presidente resolver dizimar o mosquito da dengue, alguns políticos e seus… Read more »

Marcos10

O Brasil deve adotar um programa para, de modo intensivo, ocupar a Amazônia, tirando qualquer possibilidade futura de ocupação estrangeira.

Gustavo

Qualquer destino comercial que se de na Amazônia passa indiscutivelmente em deixar a floresta de pé ou compensações em outras área. Ali reside um patrimônio para nossa vida. É fato que a atual gestão aumentou os incêndios por uma fala contextualizada no “ta liberado”. Nem se falam de planos de preservação e sim em exploração. Um ministério precisa ter rumo. Até agora não falam que ONGs são essas. Isto é uma farsa. Um boi de piranha. A “froxidão” ambiental vem desde a gestão anterior e nesta atual passou do ruim para péssimo. Não podemos deixar isto acontecer. Repito a floresta… Read more »

Leandro Costa

Todo e qualquer plano governamental, toda obra, nem que seja um puxadinho que for em alguma estrutura, passa obrigatoriamente por um relatório de impacto ambiental que precisa ser analisado e aprovado para que possa seguir adiante. Qualquer intenção exploratória na Amazônia passa por esse mesmo crivo. A ideia é agilizar esse processo porque por mais que as empresas já tenham diretorias inteiras dedicadas à esse assunto, as instituições que fazem a aprovação não são lá muito céleres quanto à isso, gerando prejuízos. Existe a necessidade de um equilíbrio maior nisso aí, para que o trabalho seja bem feito, mas de… Read more »

LucianoSR71

Atenção! No site da revista Globo Rural tem matéria que revela ‘dia do fogo’, leiam um trecho: Já se sabe que mais de 70 pessoas – de Altamira e Novo Progresso — entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, combinaram através de um grupo de whatsApp incendiar as margens da BR163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao Estado de Mato Grosso. A intenção deles era mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que apoiam suas ideias de “afrouxar” a fiscalização do Ibama e quem sabe conseguir o perdão das multas pelas infrações cometidas… Read more »

Cristiano GR

Essa questão toda levantada foi porque a mídia esquerdista, em especial uma certa rede de tv que teve suas verbas bem diminuídas com o atual governo, fica todo o momento procurando algo para tentar prejudicar o governo. Mexer com esse assunto e dar corda, aproveitando as queimadas que ocorrem normalmente todos os anos (como já foi mostrado na mesma emissora de tv) é como chutar uma caixa de abelha e é de uma irresponsabilidade imensa, uma grande falta de preocupação com a soberania do país e bem estar da população. Interessa mais para esses esquerdistas atrapalhar o governo que a… Read more »

Leandro Costa

Então Cristiano. Vou te passar um cenário e uns exemplos, seguindo aí pela sua lógica do que você recomenda que seja feito o quanto antes. Vamos dizer que, o atual Presidente, entre ainda mais em pânico e tema pela segurança nacional e realmente dê ordens secretas e libere recursos que provavelmente vai ter que tirar de algum lugar que precisa dele, para voltar o desenvolvimento à todo vapor do VLS enquanto que, ao mesmo tempo, ordena o desenvolvimento de um artefato nuclear. Já temos os cálculos e centrífugas, então já temos um bom caminho andado. Vários oficiais das FFAA (Forças… Read more »