A IndiGo, a maior companhia aérea da Índia em participação de mercado, fez um pedido firme para 500 aeronaves da família A320, estabelecendo o recorde para o maior contrato de compra individual da história da aviação comercial. O acordo mais recente eleva o número total de aeronaves Airbus encomendadas pela IndiGo para 1.330, estabelecendo sua posição como o maior cliente da Família A320 do mundo.

O contrato de compra histórico foi assinado por Rahul Bhatia, promotor e diretor administrativo da IndiGo, Dr. Venkataramani Sumantran, presidente e diretor independente não executivo da IndiGo, Pieter Elbers, CEO da IndiGo, Guillaume Faury, CEO da Airbus e Christian Scherer, da Airbus Chief Commercial Officer e Head of International, no Paris Air Show 2023.

Pieter Elbers, CEO da IndiGo, disse: “É difícil exagerar a importância do novo pedido histórico da IndiGo para 500 aeronaves da Família Airbus A320. Uma carteira de pedidos de quase 1.000 aeronaves na próxima década permite que a IndiGo cumpra sua missão de continuar a impulsionar o crescimento econômico, a coesão social e a mobilidade na Índia. Na IndiGo, temos orgulho de ser a companhia aérea preferida da Índia para conectividade dentro e com a Índia; e, com isso, ser uma das principais companhias aéreas do mundo. Este pedido reafirma fortemente a crença da IndiGo no crescimento da Índia, na família A320 e em nossa parceria estratégica com a Airbus.”

“Este pedido histórico marca um novo capítulo no relacionamento entre a Airbus e a IndiGo, que está democratizando viagens aéreas acessíveis para milhões de pessoas no mercado de aviação que mais cresce no mundo. É também um endosso retumbante da melhor economia operacional da categoria da Família A320, que tem impulsionado o crescimento da IndiGo por quase duas décadas. Valorizamos nosso relacionamento de longa data com a IndiGo e estamos orgulhosos de nosso sucesso juntos. Esperamos contribuir para o crescimento da conectividade aérea da Índia em sua rede doméstica e nos mercados internacionais por meio da expansão dessa formidável parceria”, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe internacional da Airbus.

A IndiGo, com sede em Nova Delhi, está entre as operadoras de mais rápido crescimento no mundo. Desde que sua primeira aeronave A320neo foi entregue em março de 2016, sua frota da Família A320neo tornou-se uma das maiores do mundo, com 264 aeronaves em operação (162 A320neo, 79 A321neo, 21 A320ceo e 2 A321 cargueiros. A IndiGo fez seu primeiro pedido com a Airbus em 2005 (100 Família A320) e novamente em 2011 (180 Família A320 incluindo o NEO), em 2014 (Família 250neo) e em 2019 (300 Família A320neo), elevando sua carteira de pedidos total anterior para 830 aeronaves da Família A320.

Nas últimas duas décadas, o A320neo tem sido fundamental para democratizar as viagens aéreas na Índia, já que uma economia em expansão e o aumento da renda disponível continuam adicionando milhões de passageiros iniciantes a um mercado de aviação em expansão.

Mundialmente, a Família A320 é líder indiscutível na categoria de aeronaves de corredor único. A aeronave possui a cabine de corredor único mais larga do céu, que incorpora as tecnologias mais recentes. Possui aerodinâmica aprimorada e motores a jato de última geração, resultando em reduções significativas no consumo de combustível e emissões mais baixas. Com mais de 8.700 pedidos de mais de 130 clientes, a família A320neo é a família de aeronaves preferida das companhias aéreas de todo o mundo em todos os modelos de negócios.

Sobre a IndiGo

A IndiGo está entre as operadoras de baixo custo que mais crescem no mundo. A IndiGo tem uma filosofia simples: oferecer tarifas acessíveis, voos pontuais e oferecer uma experiência de viagem cortês e sem complicações em sua rede incomparável. Com sua frota de mais de 300 aeronaves, a companhia aérea opera bem mais de 1.800 voos diários e conecta 78 destinos domésticos e em breve aumentará ainda mais sua presença internacional para 32 destinos internacionais. Índia por IndiGo!

FONTE: Airbus

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Camargoer.

Pois é. As contas do A320Neo vai para o “indigo” e as do 737Max para o “roxo”

Mauro Martins

Muito poucas notícias de vendas de Boeing.
A maioria das poucas notícias são para versões de cargas.
E muitas são reformulações.
A Airbus está mandando e desmandando no mesmrcado.

Mars

A Boeing vendeu em Fevereiro 220 aeronaves para Air India, 100 B-737 MAX, 20 B-787 e 10 B-777X.
Essa ‘agressividade’ da Airbus me preocupa em relação ao A-220 que se eu não me engano já tem mais encomendas e entregas que os E-Jets E2 da Embraer.

Bruno Vinícius

O problema para a Embraer é que o A220 não só é um produto superior aos E2 (que não são ruins, vale salientar), mas também conta com o suporte e influência da Airbus. Isso se reflete claramente no número de pedidos, com os 220 acumulando 785 pedidos, contra apenas 270 dos E-2.

A sorte da Embraer é que a Airbus ainda está com dificuldades para aumentar a taxa de produção do A220 (cortesia do fato do projeto ser originalmente da Bombardier).

Last edited 10 meses atrás by Bruno Vinícius
Palpiteiro

Acredito que o a220 seja mais caro que E2. O E2 deve ser bem competitivo. Agora a Airbus deve ter muito mais que capacidade de financiamento. Só essa venda deve valer 1,5x a carteira inteira de pedidos de todos aviões da Embraer. O BNDES daria conta de bancar 30 bilhões de dólares para uma única empresa?

leonidas

O problema da Embraer é que ela esta por conta, ao contrário dos fabricantes europeus e norte americanos aqui a Embraer tem no governo alguém para atrapalhar e queimar o filme dela.
Essa é a nossa tragédia, nossos verdadeiros inimigos do nosso crescimento tecnológico, da nossa soberania estão nos três poderes dessa pseudo república…

Von Richtoffen

Você misturou um monte de assuntos no mesmo caldo, não entendeu nada…
EMBRAER é uma empresa PRIVADA, não tem nada com o governo. E opinião ideologizada sobre os 3 poderes não tem nada a ver com a matéria acima.
Quanta bobagem!
Se você estivesse nas Termópilas iria abrir passagem pra Dario.

Heli

o backlog do A220 é 3x maior que o do E2, parece q o maior alcance tem pesado na decisão das cia, principalmente das americanas

Chris

Apenas no mes passado…. Vi noticia que a Ryanair encomendou 150 pedidos firmes de jatos 737 MAX 10, e mais 150 opções de compra futura ! E a JAL, 21 !

Desde a recertificação… A Boeing já contabilizou mais de 1.500 pedidos para a família 737 MAX !

Palpiteiro

Parabéns Airbus e indigo. A Airbus investiu mais no neo que a boeing no Max. Enquanto a Boeing optou por lucrar no curto prazo fazendo gambiarra, a Airbus agora colhe o resultado. CEO sempre vai optar por ganhos de curto prazo para aumentar seus bônus, o longo prazo não é problema dele.

Bruno Vinícius

Apesar da clara dominância do A320neo na categoria, vale lembrar que o 737 MAX já teve 5390 pedidos. Está – mesmo com os dois desastres que causou – longe, muito longe, de ser um fracasso comercial.

Last edited 10 meses atrás by Bruno Vinícius
Luiz Antonio

Literalmente a Airbus ‘enfiou o pé” com esse contrato. A respiração até foi suspensa.

Blits157

Mas será realmente plausível uma compra desse tamanho?

Luiz Antonio

Sinceramente, não tenho a mínima idéia colega.

Palpiteiro

Parece que chegou a vez da índia crescer. Ultrapassou a China em população. Agora a espectativa é ultrapassar em taxa de crescimento econômico. Sua população precisa.

Vendéen

lô Brasil,

Com o grande pedido da Air India (250 aeronaves Airbus de corredor único), a Índia é atualmente o melhor cliente de aeronaves Airbus de corredor único.
A “batalha” entre Airbus e Boeing começa muito bem para a Airbus:
 “No primeiro dia, a Airbus deu um golpe com um pedido de 500 aeronaves.”
https://www.usinenouvelle.com/article/airbus-boeing-suivez-la-bataille-des-contrats-au-bourget-jour-apres-jour.N2143402

Dito isto, na sequência da pandemia, não se pode ignorar que a Airbus está a ter dificuldades em aumentar o seu ritmo de produção.
Com tais pedidos, torna-se um grande desafio para a Airbus.

Boa noite a todos

Wellington Góes

A Airbus voando num céu de brigadeiro…
Tank’s Boeing!!!

Segatto

É mais aeronave que toda a frota atual, Ryanair que se cuide, a IndiGo quer pegar o mercado low cost

Chris

Ryanair acabou de encomendar 150 737 MAX10, com mais 150 em opcao de compra futura.

Underground

Fazer conta de cálculo de vendas e tão somente isso não fecham as contas. Necessário ver qual o retorno da venda.
Dependendo do negócio a Airbus fica no roxo e a Boeing no verde. Embraer fica zerada no negócio.

A C

Seria legal ver uma noticia de impacto positivo vindo da EMB nessa feira. Anuncio de MLU de 60 super-tucanos nao empolga tanto.

Camargoer.

Recentemente, a Embraer vendeu 250 jatos Phenon.

Fernando "Nunão" De Martini

Ainda tem alguns dias pra isso, a feira começou hoje. Tem empresas que buscam anunciar quase tudo de cara, outras optam por espalhar mais as notícias de acordos (os quais são fechados, em geral, antes da feira, que é usada muito mais para divulgar).

Mas as notícias de hoje da Embraer (relacionadas aos fornecedores da Eve Air Mobility e ao acordo de MLU do A-29) já deram resultado positivo pra empresa:

https://m.br.investing.com/news/stock-market-news/embraer-embr3-sobe-apos-anunciar-joint-venture-e-parcerias-1123577

Palpiteiro

Prezado, saberia informar a motorização escolhida?

Palpiteiro

Eu me refiro a esta matéria, a motorização dos aviões da Indigo. PW estava deixando muitos aviões em terra na Índia. Esses 1000 motores.

Fernando "Nunão" De Martini

É que você me perguntou a partir de uma resposta que eu havia escrito, a outro comentarista, sobre uma pergunta relacionada a Embraer.

Sobre a motorização desse pedido de 500 jatos Airbus pela IndiGo, mencionados nesta matéria, o jornal Times of India informou que a decisão ainda está pendente, com promessa de ser resolvida logo, assim como mix final de A320 e A321 do pedido:

IndiGo will decide the engines — with Pratt & Whitney & CFM being the two options — “in due course” along with the “exact mix of A320 and A321 aircraft.”

https://m.timesofindia.com/business/india-business/indigo-places-mega-order-for-500-airbus-a320-planes/amp_articleshow/101112514.cms

JORGEMATEUS77

Quem dera a Embraer tivesse capacidade para esse número de entregas…. não estaria passando perrengue com os A220 ofuscando os E-Jets
O GF necessita urgentemente de alavancar a Embraer com novas fábricas e recursos, se não perderemos segmentos que em outrora eram tidos como “garantidos”

Fernando EMB

Non Sense… O problema da aviação comercial não é capacidade de produção. É ter mais encomendas.
As encomendas estão a conta gotas. Mas quem sabe amanhã não tem novidade…
Sei comentário de ter mais fábricas não condiz com a realidade atual.

JORGEMATEUS77

Airbus e Boeing(não cair no conto de que o Max não vende) não tem problemas para encomendas, haja vista que sempre tem um bom estoque esperando apenas para receber a pintura e serem entregue; ou na pior das hipóteses as primeiras células estarão disponiveis no mesmo ano.
Embraer firma contratos e demora um bom período para iniciar a entrega. Caso o GF empenhasse poderia expandir a mesma sem necessitar de papinhos de fusão com Boeing e afins

Palpiteiro

Fabricação de avião para estoque? Saberia informar melhor? Acredito que operadora de leasing tem avião em estoque, agora fabricante acho um tanto difícil.

Fernando EMB

Avião não é feito e fica em estoque… e o tempo que a Embraer leva para entregar o primeiro avião de uma nova encomenda é praticamente o mesmo de Boeing e Airbus.
Na indústria aeronáutica a capacidade de produção só é ampliada se as vendas indicarem sua necessidade e não antes.
Para que a Embraer ampliaria sua capacidade se hoje ela já tem sobra de capacidade?
Consegue vender mais e produzir com o que já possui.
Se tiver muitas novas encomendas, aí sim amplia. É sim que funciona, e não ao contrário.

Palpiteiro

Inclusive acabou de vender fábricas em Portugal

Rinaldo Nery

Há vários brasileiros voando nessa empresa. Aliás, tem brasileiro voando em tudo que é lugar.

Palpiteiro

Prezado, em uma airlines, um avião emprega quantos pilotos em média?

Rinaldo Nery

6 tripulações (pilotos e comissários) por avião. No mínimo.

Franz A. Neeracher

Só complementando….existe uma diferença entre uma frota que faz somente võs curtos e uma frota que faz vôos de longo alcance…..podendo ambas pertencerem a mesma empresa ou empresas diferentes. Uma frota de longo alcance precisa de uns 10 a 16 tripulantes, variando de acordo com o perfil operacional da frota. Um vôo ultra-longo precisa-se de 3 a 4 pilotos somente para o vôo de ida….mais o mesmo número para o vôo de volta…..fora os que estão de férias, descanso, cursos, doentes e etc… Mas como disse antes, isso pode variar muito de uma empresa para outra, assim como de um… Read more »

Maurício Veiga

Com a capacidade de produção saturada tanto na Boeing quanto Airbus a sobra será da Embraer, grande espectativa de negócios futuros…

Fernando EMB

Mas lembre que o 737 e o A320 não são concorrentes diretos dos E2.

Palpiteiro

Prezado, meu palpite é que se tivessem entrado neste mercado e conseguisse somente 5% dele, venderia mais que E2.

Maurício Veiga

E só uma questão de tempo, com o rompimento da Boeing/Embraer esse será o próximo passo inevitavelmente, nesse momento de forma sigilosa porém previsível já existem trabalhos nesse sentido…

Maurício Veiga

Isso nós sabemos mas a mídia induz ao contrário tentando assim diminuir o grande papel da Embraer neste mercado…

Frederick

É um plano agressivíssimo de crescimento dessa empresa. Resta saber se é sustentável.
A ver.

Maurício Veiga

Fico imaginando a logística de suprimento e produção…