segunda-feira, junho 27, 2022

Gripen para o Brasil

Rússia usa mísseis hipersônicos Kinzhal na Ucrânia pela primeira vez

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A Rússia usou seus mais novos mísseis hipersônicos Kinzhal na sexta-feira para destruir um local subterrâneo de armazenamento de mísseis e munições no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Romênia, membro da Otan, no que analistas disseram ser o primeiro uso de tais armas no mundo.

O Ministério da Defesa fez o anúncio no sábado, com a escalada chegando no 24º dia do conflito, já que os ucranianos estão resistindo ferozmente e o avanço das tropas russas estagnou, segundo autoridades ocidentais.

A Rússia nunca antes admitiu usar a arma de alta precisão em combate, e a agência de notícias estatal RIA Novosti disse que foi o primeiro uso das armas hipersônicas Kinzhal (Adaga) durante o conflito na Ucrânia pró-ocidental.

“O sistema de mísseis de aviação Kinzhal com mísseis aerobalísticos hipersônicos destruiu um grande armazém subterrâneo contendo mísseis e munição de aviação na vila de Deliatyn, na região de Ivano-Frankivsk”, disse o Ministério da Defesa russo no sábado.

Um porta-voz do Ministério da Defesa se negou a comentar quando contatado pela AFP.

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o míssil lançado do ar Kinzhal de “uma arma ideal” que voa a 10 vezes a velocidade do som e pode superar os sistemas de defesa aérea.

O míssil Kinzhal foi uma de uma série de novas armas que Putin revelou em seu discurso sobre o estado da nação em 2018.

Deliatyn, uma vila no sopé das pitorescas montanhas dos Cárpatos, está localizada fora da cidade de Ivano-Frankivsk.

A região de Ivano-Frankivsk compartilha uma fronteira de 50 quilômetros (30 milhas) com a Romênia.

Mísseis hipersônicos podem ser usados ​​para lançar ogivas convencionais, com mais rapidez e precisão do que outros mísseis.

Mas sua capacidade de entregar armas nucleares pode elevar a ameaça de um país, aumentando o perigo de um conflito nuclear.

“Este é o primeiro caso de uso de armas hipersônicas em combate no mundo”, disse à AFP o analista militar Vasily Kashin.

A Rússia lidera a corrida hipersônica, seguida por China e Estados Unidos, e vários outros países estão trabalhando na tecnologia.

Kashin, chefe do Centro de Estudos Europeus e Internacionais Abrangentes da Escola Superior de Economia de Moscou, disse que, em comparação com mísseis de cruzeiro, as armas hipersônicas eram mais eficientes na destruição de locais de armazenamento subterrâneo.

“Um míssil hipersônico pode ter maior penetração e poder destrutivo devido à sua velocidade muito alta”, disse ele.

Como o míssil de cruzeiro muito mais lento, muitas vezes subsônico, um míssil hipersônico é manobrável, dificultando o rastreamento e a defesa.

‘Efeito propaganda’

Mas alguns especialistas disseram que a Rússia pode estar exagerando as habilidades de seu arsenal hipersônico.

O analista militar Pavel Felgenhauer sugeriu que o uso do Kinzhal mudaria pouco no terreno na Ucrânia.

“Fundamentalmente, isso não muda nada no campo de batalha, mas dá um certo efeito psicológico e de propaganda para assustar a todos”, disse à AFP.

Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.

“Os custos são muito altos”, disse ele. “Ninguém esperava uma guerra tão longa.”

Joseph Henrotin, pesquisador de estratégia de defesa e editor-chefe da DSI, uma revista militar francesa, fez uma nota semelhante.

Levando ao Twitter, ele sugeriu que a Rússia pode estar ficando sem sistemas de mísseis balísticos de curto alcance Iskander ou queria aumentar as apostas empregando um míssil hipersônico com capacidade nuclear na Ucrânia.

FONTE: AFP, via Moscow Times

- Advertisement -

349 Comments

Subscribe
Notify of
guest
349 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato de Mello Machado

Órgão de Putin hehehehehe

Antoniokings

Começo a acreditar que Putin está fazendo isso de propósito.
Além de fazer uma guerra em que busca minimizar as baixas civis e de suas Forças, vai exasperando o Ocidente com situações militares, políticas e econômicas.
E quem viu sua atuação no comício de ontem, percebeu que ele está muitíssimo bem.
O cara é fera!

Renato de Mello Machado

O homem estava falando e os caras estavam de brincadeira pagando para ver. Agora estão vendo.

Palpiteiro

Custou caro esse ataque. Em rublo foram bilhões

MBK

https://twitter.com/i/status/1505161731873587208

Imagem tão bonita quanto mortal, apesar de ainda não confirmada.

Ocidental Frustrado

Capturei uma imagem, olha isso:

Capturar.JPG
MBK

Algo realmente interessante. Parece uma temperatura altíssima.

carcara_br

A relação altitude velocidade foi insana, a velocidade angular é espantosa, se isso for real não tem S-400 nem patriot que segure.

Last edited 3 meses atrás by carcara_br
Bosco

Eu fiz uns calculozinhos sobre isso mas tá preso. Depois você dá uma olhada caso seja liberado.

Antoniokings

Manda esses cálculos para o Pentágono, porque eles não sabem como interceptá-lo.

SteelWing

kkkkkk boa!

CESAR ANTONIO FERREIRA

Essa imagem é fake.

Ocidental Frustrado

Eu mesmo capturei do próprio vídeo divulgado.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Fake.

Mcruel

Parece um meteoro!

Bosco

Mcruel,
Na boa… é fake!

Bosco

Mas pode ser o Surfista Prateado!

Luciano

Boa, Bosco! As vezes vc tem umas boas piadas! As vezes!rs

Bosco

Pode ser também outro míssil. Há algumas incosistências do vídeo com o que poderia ser um Kinzhal. A altitude está muito baixa. Ele voa a mais de 30 km de altura e não seria visto. Sua “pluma” só seria visível enquanto o motor está ligando e isso só acontecem no primeiro terço da trajetória. Também não é plasma porque muito provavelmente ele é invisível. Também não é brilho produzido pelo arrasto com o ar na célula. O estrondo sónico não é compatível com um míssil hipersônico e muito menos com um voando a 30 km de altura. O tempo que… Read more »

carcara_br

Quando eu disse relação altitude velocidade não foi atoa.
Isso ai pode ser apenas o estágio final de aproximação, vai saber, podia estar mach5 e 500m de altura, não dá pra saber na imagem…

Ocidental Frustrado

Não dá para saber em que velocidade o míssil estava, mas certamente estava abaixo de mach 5 e acima de mach 2 e a uma altitude >1 km e parecia ser um ângulo de descida. E se visualizar o vídeo completo, tem um rastro de uma curva que o míssil fez.

Bosco

500 metros o horizonte visual fica a 90 km (+ ou -) e a Mach 5 (1500 m/s) levaria 60 segundos para o míssil desaparecer no horizonte.
Esse OVNI do vídeo eu chutaria que está a 200 metros e a Mach 30.

Agressor's

Mas é surreal que os EUA ainda não detenham esse tipo de míssil…

Chris

Nao faz nem sentido…

Se estao “dominando” a Ucrania com direito a domínio do espaço aereo… Como eles alegam…

Essas armas caras seriam desnecessárias !

Mas.. Mostrar força tbem faz parte do pacote…. Supostamente botaram ate os SU-57 de testes, pra dar voltinhas por la tbem !

Antoniokings

Evidentemente que estão testando para quando forem usá-las contra os americanos.
E nem digo a OTAN porque dentro em breve, a Europa vai pular fora.

Rússia deve ser ouvida para construir nova arquitetura de segurança, diz Turquia
Os argumentos de Moscou devem ser ouvidos como parte de uma nova arquitetura de segurança estabelecida entre a Rússia e o bloco ocidental, disse Ibrahim Kalin, conselheiro-chefe e porta-voz do presidente Recep Tayyip Erdogan da Turquia, em entrevista ao The New York Times publicada no sábado.

Anthony Prince

Se isso acontecer dessa forma que você descreve, com a Europa se libertando do cabresto norte-americano ao mesmo tempo em que a China força a queda dos petrodólares; meu medo é que o império decadente se volte para a América Latina tentando sugar nossas almas pelo ânus na tentativa de uma sobrevida. Algo do tipo “se o mundo vai ser redividido, meu quinhão é esse continente”. Não sei até que ponto meus receios têm fundamento, mas o medo nem sempre segue a lógica, como se percebe pela reação dos pela saco aqui nesse fórum, que morrem de medo de se… Read more »

Antoniokings

Esse é exatamente o script que Putin e Jiping desenharam e está acontecendo.
Só espero que não ocorra a segunda parte, o lance de sugar a alma…

kkkkkk

SDS

seuzénétiuôrqui

Ahahahahah!

seuzénétiuôrqui

Disse tudo! É exatamente o que poderá acontecer. Quanto aos baba @@@, estarão no paraíso. Estarão sendo sugados até a alma (mais do que já são) oficialmente. Isso que você falou, com certeza colocou essa turma em êxtase total, redobrada porque em êxtase apaixonada pelo patrão/dono eles já vivem.

Plinio Jr

Este tipo de arma é apropriada para ambientes com pesadas defesas anti-aéreas, coisa que a Ucrânia não tem no momento, basicamente botaram para teste real . Vendo todas as trapalhadas que os russos estão fazendo desde a invasão e fica nítido que em um confronto contra OTAN e EUA não teriam supremacia aérea, isto aí é a única esperança dos russos e olhe lá…. Quem é a Turquia ?? Aquela que vc disse que iria se aliar a Russia, comprando Su-35/57 e percebeu a roubada que estavam se metendo resolveram desenvolver seu próprio vetor 5G e que fornece drones que… Read more »

Wellington Jr

O cara é fera? Só por isso já desconsidero qualquer opinião sua. Outra coisa quem garante que é o Kinzhal, os russos? Não passa pela sua cabeça que tudo pô ode ser só propaganda e que no fim só usaram uma bomba qualquer?

Érico

O homem foi pra Lua?

Antoniokings

Se é propaganda eu não sei.
Só que Zelensky sentiu o golpe.
Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa, deve ter ido para o espaço uma quantidade enorme de armas ocidentais.

‘Rússia usa mísseis hipersônicos na Ucrânia, enquanto Zelensky exige diálogo.’
Como assim?
Quem está perdendo exige diálogo?
Quem mandou meter o País nessa enrascada?

Reis36

ii rapaz o bicho ta operacional mesmo

Bosco

Passada a euforia inicial …
Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa”
Mas eles não estavam conseguindo defender nem dos lerdos Kalibr. Qual a justificativa de usar um míssil de 5 t com ogiva metade do peso para fazer o serviço que um Kalibr ou um Kh-101 faz contra um “armazém” e que não é um alvo de tempo crítico? Os armazéns estariam lá quando um Kh-101 lerdo chegasse.
Será que o estoque de mísseis lerdos deles está esgotando?

Érico

Qual o sentido desse questionamento?

Bosco

Qual? Desse??: “O homem foi pra Lua?”

Luiz

Em outro ataque em Liviv com os kalibr os ucranianos disseram que alguns foram interceptados.

MBK

No ataque do Trump contra a Síria mais de 90% dos Tomahawks foram interceptados. E eram próximos de 100, salvo engano de minha parte.

Obi-Wan Kenobi

Então; Quando os Russos fala que tem mísseis hipersônicos, falam que é propaganda dos Russos! Quando os Russos usa mísseis hipersônicos Kinzhal estoque de mísseis lerdos deles está esgotando. Vai intender dos anti russos.

Sagaz

Entender o seu intender tá difícil também. É de dentro de um tender?

Jurdo

É intender de intendência. Ele está solicitando algum tipo de supervisão sobre os anti-russos. Moção à qual desde já presto total apoio.

SteelWing

Os caras defendem até os Nazi, pra ficar contra os russos, daí você pode perceber que estão dispostos à tudo pra ficar do lado do tio Sam. Pena que o tio Sam só chama eles pejorativamente de Latinos e quem sabe se tiverem um dinheiro legal ganhem até um visto.. mas de turista óbvio kkkk

Last edited 3 meses atrás by SteelWing
Lúcio Sátiro

O curioso é que o país que você inveja é para onde todo mundo quer ir, mesmo que seja de forma ilegal, porque todos sabem que quem tem coragem de trabalhar é recompensado.
Agora pergunta como vive um pintor de paredes no Tio Sam e outro no Tio Putin, isso só para comparar por baixo. Compara o carro da empregada doméstica nos dois países só pra gente ver uma coisa rápida.

SteelWing

E você está esperando o que então para ser empregada doméstica lá? Kkkk Ah sim esqueci, não é recíproco o amor que você sente por eles. Eles não querem que você vá morar lá, mesmo defendendo eles em tudo. No máximo vão lhe dar visto de turista, se provar que tem dinheiro e não quer morar lá. E vai ser chamado de latino, aliás você e todos que defendem eles aqui na trilogia.

Last edited 3 meses atrás by SteelWing
Henrique

Esse não.

Mas esse: Beatles eram “semi-analfabetos em música?

Érico

pq se acredita na palavra de um, pq n acredita na do outro?

Antoniokings

Pois é!
O cara está perdidinho.

Amon Rá

Apenas depreciar tudo o que é russo.
Este Bosco é realmente Tosco.

Paulo

Prefiro chamar de boscó.

Reis36

sem zoação vi um video do suposto míssil feito por alguém , parece ate um meteoro envolto em sela oque

Ocidental Frustrado

Eu não posso dizer se o brilho é por causa do plasma se formando em torno dele ou apenas a luz do sol refletindo. Embora a imagem publicada foi realmente fantástica.

Reis36

Correto tinha me esquecido do plasma , achei que seria amarelo a cor

Bosco

Reis,
Pode ser os escudos defletores da Enterprise , mas não é o Kinzhal.

Paulo

“Uma vez boscó, sempre boscó, boscó pra sempre eu hei de ser, pois meu maior prazer, é boscózear, no poder aéreo, no poder naval. Boscó, boscó, boscó, uma vez boscó, boscó até morrer.”

É só pra calar a boca de quem dizia que a tecnologia não existe, não funciona, não tem uso uso prático, não é tudo isso, blá, blá, blá.

Bosco

Paulo,
Largo do meu pé, chulé.
Quem gosta dessas libertinagens é Toinho Malvadeza que é espada (duplo gume)

Saldanha da Gama

Boa tarde Bosco
Qual a justificativa de usar um míssil de 5 t…”
Talvez a mesma que os eua usaram em nagazaki e hiroshima….
Forçar o fim do conflito
Abraços

Bosco

Saldanha,
Mas pelo estrago feito duvido que faça diferença para a rendição.

Saldanha da Gama

Bosco, acho que o problema não é causar destruição e sim, que as defesas da ucrânia não poderão fazer nada, estão atadas…Abraços

Antoniokings

Se fosse isso eu diria: Pô! Os russos estão ‘luxando’. Esgotados os Kalibr estão usando mísseis hipersônicos manobráveis.

Ze das Couve

Nem se eles usarem mísseis de Fóton vai mudar a pobre logística russa. Falando nisso até na Bielorrúsia já estão explodindo trilhos para os trens russos não passarem.

Palpiteiro

Será que lançaram o que sobrou? Acabaram os outros

Cristiano de Aquino Campos

Acho que e porquê os S-300 podem interceptar alguns Kalibr o que torna mais caro lançar eles do quê um único kinzal e mostra para o Ocidente que o bixo funciona mesmo. O alvo e perto da OTAN, e por isso devia estar cheio de armas.

Bosco

Cristiano,
Funcionar funciona. Tem só que se provar contra um alvo defendido e não contra um armazém desprotegido do Seu Ruslan.

gordo

A impressão que se tem é que juntaram o útil com o agradável. Fazem um teste em uma situação real e também mostram para a OTAN o que ele pode, já que o espaço aéreo da Ucrânia nunca foi tão bem cuidado. No mais pobre da Ucrânia que é laboratório para tudo, desde câmeras acopladas a capacetes e fuzis a os que estudam patógenos de forma bem discreta. Espero que isso acabe logo, e vida que segue.

cerberosph

Deu um recado também; a invulnerabilidade dos porta aviões acabou.

Last edited 3 meses atrás by cerberosph
MBK

E sem supremacia aérea precisam voltar para a prancheta.

seuzénétiuôrqui

Agora você quer que acabe né?

André Macedo

As defesas AA ucranianas ainda estão de pé, dependendo da versão do Kalibr, ele pode ser totalmente subsônico (com um alcance maior) ou supersônico em fase terminal de aproximação, os russos provavelmente tem um misto desses. Fora que MANPADs como o Igla-S tem capacidade de atingir mísseis, chega a ser surreal o quanto forças irregulares ganharam de poder de fogo com a miniaturização, embora essa capacidade talvez sirva mais pra demonstração do que um emprego real (duvido muito que conseguiriam avistar, travar num míssil e abrir fogo a tempo num cenário real). https://www.youtube.com/watch?v=vYe7gaGWxvQ A outra hipótese mais simples é a… Read more »

Last edited 3 meses atrás by André Macedo
Inimigo do Estado

Essa sua pergunta é mesmo séria, ou seu catálogo não tem resposta para isso?

Claro que é para testar as novas armas, assim como os alemães Lançaram as V2 mesmo sabendo que as V1 já causavam muitos estragos nos britânicos.

Bosco

Seu manual de abacaxi não te informou direito.
As V1 eram facilmente interceptadas. Mais da metade lançada contra Londres foram interceptadas. Já a V2 não era interceptada.
A melhor relação custo/benefício de se usar a V2 foi determinante para que ela fosse utilizada.

nereu

imagina bosquete um desses com carga NUCLEAR

Bosco

Aii! Para Nereu! Nuclear não!!!

Maurício.

Bosco, eu acho que o Putin está acessando a trilogia, esses dias você disse que queria um Kinzhal, só um, aparentemente ele realizou o seu pedido…😂

Bosco

Confirma isso aí! Se tiver eu tenho um recado pra dar para aquele baixinho metido a besta.

Antoniokings

Faz isso, não.
Zelensky tentou dar um recado e acabou com o País dele.

Maurício.

Bosco, uma vez você falou para um outro usuário, que os EUA reconheciam o Guaidó como presidente da Venezuela, e que bastava o Guaidó pedir, que os EUA tiravam o Maduro do poder, esse usuário gostando ou não…
Então, acho que se você reclamar para o Putin não vai adiantar nada, até porque ele vai continuar atacando, você gostando ou não.

Bosco

Eu nunca disse isso. Não faço esse tipo de comentário nonsense. Ou eu brinco ou falo sério. Não tem meio termo.

Maurício.

Bosco, você disse sim, se não era você, era alguém usando seu Nick…

Screenshots_2022-03-20-17-29-51.png
Bosco

Essa sua fascinação por mim tá muito estranha. Rsss
Ok! Você venceu. Põe o link para eu ver em que contexto eu disse isso.

Maurício.

Bosco, te afasta…rsrsrs Saí pra lá com esse papo de fascinação…rsrsrs
De resto, eu não ganhei nada, não estamos em uma competição, é que eu lembrei desse seu comentário, o contexto era sobre a suposta guerra na Venezuela, depois eu posto o link.

Maurício.

Bosco, está aqui o link, inclusive, tem comentário meu também. 😅
http://www.forte.jor.br/2019/05/23/venezuela-treina-defesa-antiaerea-para-repelir-ataque-macico/

carcara_br

Você profetizou isso uns dias ai pra trás antes deles terem explodido o acampamento dos mercenários rsrsrs
Continua, uma hora você acerta, talvez não tenham mais prédios ucranianos em pé neste momento, mas você vai poder dizer um grande: “Eu aviseis que iria acabar!”

Last edited 3 meses atrás by carcara_br
Sagaz

O detalhe é que há um drone ou avião realizando a filmagem, pela altitude poderia ser até com bomba normal .

Bosco

Pois é! É o que eu tento dizer. Se tem um drone ou avião tripulado (e eu desconheço que os russos estejam utilizando aeronaves stealth para ISTAR) voando na área a grande altitude seria razoável supor que o espaço não está sendo contestado e portanto poder-se-ia empregar um meio menos… custoso, para explodir um… armazém.

Simioni

Putin. Viu a oportunidade e decidiu aproveitar. Propaganda e a alma do negócio.

Antoniokings

Quem sabe, vende alguns para a China.
Aí, os chineses podem usar em conjunto com os DF-21.
Um vem balísitco e o outro ‘plano’.
Lembra da propaganda: A primeira faz ‘tcham’ a segunda faz ‘tchum’ e ‘tchibum’!
Lá vai um porta-aviões americano para o fundo do mar.

Chris

E logo terá…. Todo o foco dos americanos agora é desenvolver armas a laser…. Ate para os caças !

Estamos falando de velocidade da luz e custos baixos (O que eles querem).

E já estão bem avançados… A maior dificuldade agora vem sendo reduzir o tamanho dessas armas para os caças !

Last edited 3 meses atrás by Chris
Antoniokings

Vai dormir, criança.
Isso aqui não é ‘Star Wars’.

Alexandre Santos

A justificativa é “dizer” aí Londres aqui tem café no bule, vai meter a cara? Agora imagina isso com uma ogiva nuclear!!!!! Foi apenas um recado ao vizinhos corajosos….kkkk

seuzénétiuôrqui

Vai nessa vai!

Ze das Couve

Spiner inglês na Ucrânia que combateu no Afeganistão disse que os Talebãs eram combatentes mais preparados que os garotos russos.

seuzénétiuôrqui

Por falar em sniper super, mega, hiper fodástico, lembrei do canadense! Aquele….mooorreeu!

Ze das Couve

… de rir.

Cesar

SPINNER

4859cec6120e2b37b83370d022788f52.jpg
Chris

Antonio… Segundo vc.. Os russos tao massacrando a Ucrania !

Ja sei… Nao pegaram nem o alvo principal (Kiev)… So porquê estão com pena do presidente e querem que ele acredite que pode vencer ! Kkk

Bosco

De acordo com Tonho eles estão com medo do comediante morrer e virar mártir por isso o cuidado em tomar Kiev.
Ele deverá ser capturado com rede. Provavelmente vão fazer uma arapuca usando um piano como isca.

seuzénétiuôrqui

Um desses ai obliterou um depósito subterrâneo de armas da Otan. Milhões de dólares em armas e munições e mais um monte de soldados ucranianos foram destruídos. Outro destruiu uma base de uma grande unidade paraquedista ucraniana, matando muitos soldados também. Tem fotos e videos. Não coloquei fotos porquê são “pesadas”. Muitos restos de cadáveres. Talvez o fórum nem publicasse. E estariam certos!

Nemo

Apenas para esclarecer, os EUA confirmaram ser um míssil hipersônico.

Bosco

Lembrando que pode ser um “simples” Iskander M. O Kinzhal apesar de chegar a grande velocidade hipersônica (Mach 8 a 10) devido a ser baseado no Iskander M (Mach 5 a 6) e ser lançado de grande altitude e por uma aeronave em velocidade supersônica ele não é um legítimo representante da inovadora tecnologia furtiva que tem dois representantes, os “boost glide missile” e o míssil de cruzeiro hipersônico. O Kinzhal é apenas um míssil semibalístico (ou se preferir, aerobalístico) lotado de propelente de queima rápida que o faz atingir uma alta velocidade e depois o míssil segue planando e… Read more »

Antoniokings

Traduzindo:
Os EUA estão ferrados.

Bosco

Toinho, Se usamericanoestadunidentses quiserem competir (não querem porque não gostam do conceito) eles adaptam o ATACMS que pesa 1/3 do Iskander M e o lançam de seus F-15. Vamos fazer um cálculo. Se o Iskander M chega a Mach 6 e a 500 km lançado da superfície e lançado a Mach 2 a grande altitude chega a Mach 10 e a 2000 km um ATACMS que lançado do solo chega a Mach 4 e atinge 300 quando lançado de uma aeronave a grande altitude a Mach 2 chegaria a Mach 7 e teria 1200 km de alcance Tá bom ,… Read more »

Chris

Mas o interesse do nosso amigo ai, é so fazer propaganda tbem !

Ele odeia quem tem BMW ! Kkk

seuzénétiuôrqui

O “guerreiro” de paintball da república de Curitiba também pensava assim e olha só no que deu. Tá intocadinho lá pela Polônia…..caladinho, até hoje c@g@n@@ de mêdo do que viu na Ucrânia.

Marcos10

O cara é fera mesmo. Teve de reunir um monte de funcionários públicos para ovacionar o grande líder. Kim Un já faz isso tem tempo.
Já o líder palhaço dos nazistas está indo visitar os feridos nos hospitais.
Putin já foi visitar as mães dos adolescentes que foram queimados vivos dentro dis blindados?

Nilton L Junior

Imaginamos se as forças Russas adotarem o paradigma americano de efeito colateral mínimo como foi naqueles lugares que os alguns de memoria seletiva esquecem ou é hipocrisia de conveniência ou usa chapéu de alumínio.

Amon Rá

E depois desta zelensky agora está com o asshole na mão dizendo que e hora de Moscou aceitar negociar, como se já não estivessem tentando. Mas os termos russos são claros e irreversíveis. Os russos estão eliminando seus estoques de armas sem pausas. Seus órgãos de inteligência estão fazendo um bom trabalho e contam com a colaboração de milhares de cidadãos pró Rússia na Ucrânia que lhes repassam informações sobre locais de estocagem de armas. A corda está apertando no pescoço do comediante e quando estiver prestes a baterem em sua porta veremos se será um comandante digno da suposta… Read more »

Agnelo

Se uma força está demorando a investir em uma cidade, não está cuidando de baixas civis…. Está deixando os civis em mal estado e deixando o inimigo fortalecer suas posições e preparar seus itinerários.

Essa narrativa de poupar civis chega a ser cômica.

Os números de civis mortos no Iraque e Afeganistão deu-se muitíssimo mais por causa das ações da resistência fanática e despreparada, q matava civis com carros e homens bomba.

Investir rapidamente, conquistando os objetivos q tornam a cidade rendida com velocidade é a melhor forma de poupar civis e sua tropa.

Antoniokings

A desproporção de forças é tão grande e o poder russo é tão avassalador que quanto mais força a Ucrânia concentrar em um ponto, mais baixas terão.
Os russos não estão usando as suas armas com força total.
Imagine um bombardeio de saturação com dezenas (ou centenas) de MLRS concentrado em um bairro de Kiev.
Seria pior do que o que aconteceu com Berlim.
Reze para os ucranianos se renderem antes.

Jose Dasilva

Será que é por isso que o Putinho pediu ajuda para a China? Os mísses baratos estão acabando e agora precisa usar o que tem? Ou é isso ou é propaganda. Saberemos logo.

PedroB

Se ele estivesse muitíssimo bem não precisaria ter feito aquele comício

Chris

Minimizar baixas civis…. Kkkk

Com um monte de videos mostrando ataques a prédios residenciais, escolas… Nem hospitais escaparam !

Mas se percebe que a estratégia de tentar amedrontar a população não funcionou e agora ele prefere que evacuem pra ter as ruas livres !

Antoniokings

E foi reportado novo ataque com Kinzhal.
Desta vez, um míssil foi lançado da Criméia e destruiu um grande depósito de combustíveis em Nikolaev.

Antoniokings

Alô Bosquim!
Cadê você?
Eu vim aqui só pra te ver!

kkkkkk

cerberosph

Ele já disse que esse missel não existe não é possível a prova é que a terra é plana e não tem curvatura.

Antoniokings

kkkkkk

E se os russos fizerem um teste com o Poseidon em Odessa, aí ele tem um AVC e infarta ao mesmo tempo.

cerberosph

Não podem fazer pois o Poseidon é nuclear e provoca um tsunami radioativo. É uma arma para o juízo final.

Antoniokings

É só colocar um explosivo convencional.
Se bem que a propulsão dele é atômica.

Ze das Couve

Os russos não têm logística suficiente para abrir outra frente em Odessa. O máximo que podem fazer é atacar e destruir a cidade enquanto falta munição para outros teatros de operação.

Vinicius Momesso

Ele não disse isso, apenas disse que contra alvos fixos e bem protegidos por SAMs, ele é uma ótima alternativa. O que ele tem receios é o seu uso efetivo contra alvos móveis.

Bosco

Cerberosph,
Você é produto de inseminação artificial , né? Confessa!!

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Que feio um Senhor de idade agindo igual um pré adolescente na internet

Bosco

Eita Toinho!!!!
Vi agora! Parabéns!!!
Eu sabia! Eu votei no Zircon mas queria ter votado no Kinzhal. Você votou naquele lerdão do Kalibr que não faz nem cócega. Ganhei de novo.. rsssss
Pela primeira vez usaram um hipersônico em guerra.
E olha que eu devo confessar que achava que o Kinzhal só tinha versão nuclear. rsss

Antoniokings

Para vc ver como vc sempre está ‘equivocado’.
Procure nos seus manuais algo sobre o assunto.

Em tempo.
Por enquanto, continuo com o Kalibr.
Ele está devastando as instalações ucranianas.
O resultado do ataque ao quartel em Nikolaev foi didático.
Pelo menos para quem quer aprender.
Espero que os ucranianos queiram e se rendam logo.

Bosco

Provavelmente agora os ucranianos vão se render. rsssss
Com certeza eles não querem que o povo irmão russo continue a passar vergonha. rssss
Por falar em vergonha, estrago mixuruca desse míssil cê não achou não?
E usaram um míssil hipersônico imune às defesas mas tinha um drone olhando. rsssss Russos fazendo russices. rsss

Antoniokings

Li sobre isso e inclusive assisti um vídeo..
Os ucranianos também estão fazendo o mesmo.
Só que com pequenos drones civis, visto que os seus militares, maiores, estão sendo derrubados.
Eles colocam esses pequenos drones para acompanhar o alvo e orientar o ataque.
Coisas da guerra moderna.

Bosco

Sem dúvida! Drones de ISTAR são o que há no mundo. Se forem stealth então, melhor ainda.
Minha questão é por conta do seu comentário:
“Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa…”
Se o Kinzhal , de acordo com você, foi usada por não ter defesa contra ele como um drone para ISTAR (e que pode servir depois para avaliação de danos) voa tranquilamente nesse espaço tão contestado? Também não tem defesa contra esse drone?
rsssss

Ze das Couve

Não para de chegar drone da Europa e dos EUA. Todo dia tem imagem nova de drone ucraniano atacando russo.

Ocidental Frustrado

O drone “olhando” estava fazendo a tarefa de Bomb damage assessment (BDA).

Inimigo do Estado

Ele não sabe o que é isso, o catálogo dele é da década de 60. Já ofereci um novo mas o infeliz ainda se acha o tal, com o conhecimento da década de 60 dele.

Bosco

Catálogo seu eu aceito só de plantação de abacaxi e de Ferrari.

Inimigo do Estado

Fosse de uva e manga eu te daria. E da Ferrari só em 2032, quando eu estiver no Panamá. Vou estragar ela nestas sarjetas do Brasil não.

Antoniokings

kkkkkk

Bosco

Valeu Ocidental!

Ze das Couve

Lembra do aeródromo perto de Kherson? Os russos foram expulsos pela terceira vez. Não aprendem nunca.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Tom Cooper disse hoje que os russos estão ainda na base.
Ele cobre a guerra com viés ucraniano…

Vinicius Momesso

Mas os mísseis de cruzeiro em essência são subsônicos, e comparado a outros, são mesmo “lerdos”.

Bosco

Pois é Vinicius! Há 3 motivos de você querer usar um míssil o mais veloz possível: o alvo pode não estar mais no lugar se você usar um míssil lerdo você espera que a velocidade combinada com a manobrabilidade aumente as chances do míssil não ser interceptado pelos sistemas de defesa de grande altitude espera-se que peso por peso, uma ogiva de um míssil com maior velocidade tenha maior capacidade de penetração do que uma ogiva de um míssil de menor velocidade. Nesse caso específico: o armazém não iria sair do lugar e muito provavelmente nem ele seria descarregado num… Read more »

Bosco

De acordo com o Sun Tzu para se chegar a um objetivo deve-se utilizar o meio eficaz mais barato e mais disponível que existe sob pena de não se ter meios de atingir os objetivos mais complexos quando isso for necessário.
Usar um Kinzhal para atacar um armazém sinaliza para quem está de fora que algo de errado não esta certo. rsss
*Sobre o Sun Tzu é brincadeira.

100nick-Elã

Bosco, o uso do khinzal foi para dar um recado para a OTAN. Mas se quer um exemplo de uso desnecessário de tecnologia, vou lhe dar um: a utilização da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Isso sim foi uso desnecessário e, de fato, criminoso.

Bosco

Qual o recado para a OTAN?
Assinale abaixo a resposta correta:
1- meus mísseis Kalibrs e KH-101 acabaram
2- olha como eu consigo destruir o armazém do Seu Ruslan
3- até agora não consegui implementar a superioridade aérea sobre a Ucrânia
4- se vocês interferirem (mais?) eu vou jogar uns Kinzhals bem grandões e malignos em vocês . Vocês me pagam… Ui!

Agnelo

Hahahaahahhahahaahhahahahah

Antoniokings

Vc está dodói da cabeça.
Antes dizia que o Kinzhal não existia.
Depois que não era operacional.
Agora que é operacional, foi usado porque acabaram os Kalibr.

Cê é doido?

Inimigo do Estado

Na época de Sun Tzu os números importavam bastante, não vale a comparação.

Sim eu sei mais que Sun Tzu, pois eu li Kotler e Keller, dois gênios do marketing.

Beijos de luz…

Antoniokings


Vc não desiste, né?
E os americanos não usaram o caríssimo F-35 para bombardear o Talibã?
Ainda corria o risco de um avião cair sozinho e ter um prejuízo ainda maior.

Bosco

Engano seu! Você é que vê critica em tudo que eu escrevo. Em momento algum eu disse que fazer propaganda ou aproveitar para testar sistemas de armas inovadores em situação real é errado.
Eu só disse que se utilizaram o Kinzhal e não foi por motivos para os quais ele é claramente vantajoso só pode ter sido por 3 motivos:

  1. propaganda
  2. falta de mísseis mais em conta
  3. teste real de sistema de armas.

Em nenhum momento fiz juízo de valor. Isso é da sua cabecinha de vento que tem implicância comigo, talvez por eu ser loirinho.

Inimigo do Estado

Boa Kings, te amo porra!

Bosco

Num tô falando…

Inimigo do Estado

É só brincadeira, tenho masculinidade frágil não.

Antoniokings

Saudações prezado Inimigo.

O chato é que bater em leitor de manuais é mais fácil que empurrar bêbado ladeira abaixo.
Precisamos de mais emoções!

kkkkkkk

MBK

Lembro do seu “susto” quando o primeiro Kalibr pipocou na Síria. Bons tempos aqueles, quando os “rabos ocidentais” ainda pareciam estar bem protegidos. A roda gira. Leiam o discurso de Obama em West Point. E procurem o discurso de Putin em 2018. Estamos presenciando, em primeira mão, o parto de uma nova ordem mundial. E para aqueles crédulos, que acreditam nas sanções para ganhar uma guerra, apenas por hipótese, considerem que a Rússia esteja empenhada em se DESCONECTAR dos valores e da parafernália ocidental. Tem imobiliária vendendo terrenos no universo paralelo do Zuckberg. Entendam a profundidade disso. Pior que lego… Read more »

Bosco

Assustei? Jura? Foi? rsss

Inimigo do Estado

Ele até sumiu quando o Irã botou abaixo aquela base americana no Iraque, pois o mesmo chamava os mísseis iranianos de buscapés kkkkkkk

Bosco

Chamava é? Eu e essa minha bocarra. rsss

Luiz

E os yankes da OTAN ainda tão patinando no projeto dos supersônicos. Quando eles conseguirem os russos ja estarão na segunda ou terceira geração da tecnologia dos supersônicos.

Bosco

Deixa de pessimismo!!!

Antoniokings

Muito interessante.
Os russos estão fazendo da Ucrânia um laboratório de testes para suas armas.
E elas estão se saindo muito bem.
Diria perfeitamente.
Su-35, S-400, Su-57 e agora o Kihinzal.

Renato de Mello Machado

No que estão certo. Só falta um desses no buraco que o Zelenskyy se entoca em Kiev.Se é que tá lá ainda o bufão.

Vinicius Momesso

Vamos ver se o exército russo tem coragem de soltar uma FOAB em Kiev.

Yuri Dogkove

Louco!

Yuri Dogkove

O Putin não é burro! Ele sabe muito bem que se matar o Comediante, o transformará em um mártir, porque “herói”, ele já é!

Antonio Palhares

É igual se o maduro matar o Guaidó.

Andre

Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.”

Será que a confirmação de ter sido o Kinzhal (se estiver muito difícil escrever, basta copiar) foi pelo barulho também?

Achou foto, vídeo ou do su-57 voando? Nem a TASS nem a Sputinik relatam seu sonho…

Pedro Fullback

Fotos para quê? A essência dos caças de quinta geração é ser invisível, você mostrar fotos, localização e etc só vai beneficiar o adversário e a OTAN que está doida para ver um rastro do SU-57.

Sagaz

Fala isso para Israel, estão fazendo tudo errado.

Andre

Com os próprios russos anunciando a entrega de apenas 3 unidades, acreditar que eles estão operacionais é viver em um mundo de fantasias. Quem está doido para ver um rastro do su57 são as putinzetes. Quem não foi cegado pelo fanatismo russo sabe que ainda faltam anos para isso.

Agora, falar em avião invisível é mostrar total desconhecimento do assunto.

Luiz

Certamente As fabricas russas de mísseis tão produzindo mais.

Andre

Então a espectativa de uso estava errada? No meio da invasão acabaram…

Palpiteiro

E o povo vai ter que comer gafanhotos

Antoniokings

Sei lá.
Só sei que a situação da OTAN tem tudo para ficar muito delicada.
Protestos em Sofia contra a presença da Bulgária na OTAN.
Quem tem, tem medo.

youtu.be/rclRM6WC8Cc?t=20

Ze das Couve

Imagina se a população russa soubesse o que realmente está acontecendo na Ucrânia. Em tempo. Os russos perderam uns 7 mil soldados em menos de um mês nessa taxa perderão mais soldados até o final do ano do que os EUA perdeu no Vietnã em dez anos

Ze das Couve

A Ucrânia virou um enorme moedor de carne de soldado russo. Não para de chegar saco preto em Moscou. Só que eles estão transportando os corpos a noite para ninguém ver.

Andre

Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.”

Ta feia a coisa mesmo. Logo sobrarão apenas os nukes…

Pedro Fullback

Verdade… Acredite! Rússia não é Brasil, eles têm autonomia dos seus equipamentos militares.

Andre

Tem autonomia, mas pelo visto erraram o planejamento.

Felipe

Pelo visto onde, na Globo News?

Andre

no aero.jor.br

cerberosph

É mais plausível estarem usando a guerra para testar doutrina e armas.

Silvano

Tá mais com cara de ser um aviso para OTAN. Contra esse tipo de arma eles não têm defesa.

Para mim isso é aviso.

Sagaz

Aviso de que meu caro? Que vai tacar Nuke? A otan só com a Europa dizima a Rússia, se juntar com EUA esquece… Se a Rússia usar nukes vai chover nukes na Rússia. Se a Rússia atacar a otan convencionalmente não terá recursos humanos, técnicos, logísticos, minerais, energéticos para sustentar uma guerra total. A China depende da Europa e dos aliados, a Rússia é o bêbado conveniente que vende os filhos ao prazer chinês.

Andre

Então já que para você é um aviso, está avisado.

Antoniokings

Começam a aparecer muitos vídeos de drones russos caçando alvos ucranianos.
Principalmente depósitos de armas e instalações fabris ligadas à Defesa.
Agora, um dos mais interessantes foi de um grupo de forças especiais ucranianas que tentava sabotar os russos.
O drone ficou seguindo os quatro carros por um tempão.
Quando eles se reuniram em uma clareira na floresta, foram pelos ares.
Preciso. Cirúrgico.
Sem civis por perto.

Vinicius Momesso

Assim como os Bayraktars optavam por alvos expostos(sem defesa cobrindo-os), os drones russos também o fazem. Esse conflito está provando que essa de que drones agem impunemente sob qualquer defesa anti aérea é pura balela. Você não vê drones russos atacando alvos dentro de Kiev e isso tem um único motivo: a cidade está abarrotado de defesas anti aéreas. É um palio duro para qualquer aeronave de qualquer força aérea do mundo.

Cesar

PÁREO DURO.

Vinicius Momesso

Séria melhor postar uma imagem de um “Pálio sem direção hidráulica” kkkkk

Antoniokings

Não creio que seja só isso, porque eles não estão atacando outra grandes cidades.
Só agumas instalações militares e industriais.
Até o Cabrini mostrou uma fábrica destruída praticamente no Centro de Kiev
Acho que os russos estão pensando apenas em cercar Kiev para mostrar aos ucranianos que eles não tem chances.

Ze das Couve

Eles não têm tropas para cercar Kyiv. Em Grozni precisaram de 20 mil para cercar uma cidade de 400 mil pessoas. Kyiv tem 3 milhões. Precisariam de 120-150 mil.

Ze das Couve

Sabe aquela sua guerra de três dias? Então, já se passaram quantas semanas mesmo?

Sagaz

Com 400 mortes confirmadas por eles é um treinamento bem doloroso… Dinheiro, recursos, permanência no poder, criar inimigos externos…. Sabemos muito bem destes temas.

Andre

Se fosse isso, poderiam ter esperado o armata e o su57 estarem operacionais para testarem.

Apesar que pela demora, devem ter graves problemas.