O Irã diz que o Fattah pode penetrar nos sistemas de defesa antimísseis devido à sua alta capacidade de manobra e velocidade

Teerã, Irã – O Irã revelou seu primeiro míssil hipersônico, o Fattah, que, segundo ele, pode penetrar nos sistemas de defesa antimísseis e lhe dará uma vantagem militar.

A mídia estatal publicou na terça-feira imagens de uma cerimônia de inauguração, com a presença do presidente Ebrahim Raisi e de comandantes seniores do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), com o míssil preto autóctone visível.

A mídia estatal disse que o míssil pode se mover a uma velocidade de até Mach 15 (5.145 metros ou 16.880 pés por segundo), tem um alcance de 1.400 km (870 milhas) e possui uma tubeira secundária móvel e emprega propulsores sólidos que permitem alta manobrabilidade .

O líder supremo aiatolá Ali Khamenei escolheu o nome, disseram eles, que se traduz aproximadamente como “O Conquistador”.

Mísseis hipersônicos se movem a cinco vezes a velocidade do som ou mais e são manobráveis, tornando-os difíceis de serem atingidos pelos sistemas de defesa e detectados por radares.

Acredita-se que Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Norte sejam os únicos países que testaram com sucesso mísseis hipersônicos, mas os detalhes exatos do armamento permanecem escassos.

O chefe aeroespacial do IRGC, Amir Ali Hajizadeh, anunciou a notícia do desenvolvimento do míssil hipersônico em novembro passado em um evento que marca o aniversário da morte de Hassan Tehrani Moghaddam, conhecido como o pai da tecnologia de mísseis iranianos.

Moghaddam morreu após uma explosão em uma base de mísseis em 2011, que também matou mais de uma dúzia de outros membros do IRGC. A explosão foi relatada como um acidente, mas alguns meios de comunicação ocidentais relataram que Israel estava por trás disso.

Em novembro, Hajizadeh disse que o novo míssil representa um “salto geracional” para a tecnologia de mísseis iranianos, pois pode manobrar dentro e fora da atmosfera terrestre e penetrar em qualquer sistema de defesa antimísseis.

“O Fattah não pode ser destruído por nenhum outro míssil devido à forma como ele se move em diferentes direções e em diferentes altitudes”, disse ele na terça-feira.

O Ocidente e Israel expressaram repetidamente preocupação com o programa de mísseis do Irã, dizendo que os mísseis balísticos do país poderiam ser usados para transportar ogivas nucleares – algo que Teerã nega.

O IRGC no mês passado testou com sucesso um novo míssil balístico com um alcance de 2.000 km (1.240 milhas) que recebeu mais críticas do Ocidente, com a França alegando que violou a resolução das Nações Unidas que sustenta o comatoso acordo nuclear de 2015 do país com as potências mundiais.

VÍDEO: Apresentação do míssil hipersônico iraniano Fattah

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

Irã, ‘trocentos’ anos embargados por tudo quanto é motivo e hoje chegaram em um desenvolvimento industrial invejável.

Brasil, até então, nunca embargado por ‘trocentos’ motivos e hoje, penamos no básico.

Acho que o Brasil terá que ser embargado… No mais, meu sincero parabéns aos iranianos por esse feito e coragem. Irã, chegar no mesmo patamar que a Turquia, eu não duvido.

Heinz

Num país em que o orçamento para saneamento básico, digo básico, no caps look, e o fundão eleitoral é 6 BI. Você acha que esse país vai pra frente? Num país em que a suprema corte legisla, num país onde o crime compensa, e as pessoas não querem trabalhar porque recebem bolsa esmola do governo, tu acha que vai pra frente? Onde a educação não é valorizada, mas a cultura recebe milhões em investimento para lacrar em shows e rede sociais, acha mesmo que chegaremos ao nível militar de uma Turquia?

Jadson S. Cabral

Não entendi a crítica ao saneamento básico. Você acha muito o investimento?

Leandro Costa

Jadson, eu li como crítica ao pequeno orçamento do saneamento básico, ao passo em que o orçamento do fundão eleitoral é gigantesco, dadas as proporções de susas respectivas importâncias e impactos na vida do país. Pessoalmente eu julgo que qualquer ambientalista autodeclarado que quer salvar a Amazônia é meio modinha, enquanto que o cara que briga por saneamento básico e tratamento de esgoto para toda a população, esse sim é o ambientalista de verdade, pois o impacto será enorme, tanto no meio ambiente, como no sistema de saúde nacional.

Dreik

____________

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jonas

Censura esquerdolóide vil .

Augusto

Quem embarga o Brasil são os próprios brasileiros.

Jonathan Pôrto

Quem embarga o Brasil é a República de Brasília !!

Toshio Nagasaki

Boa noite, o Brasil só vai fazer o dever de casa, quando entrar um presidente que não precisa pedir autorização dos EUA, para fabricar as suas próprias armas,e parar de vender tecnologia,o Brasil nunca será uma super potência enquanto, com tantos partidos que tem hoje,e com uma população desorientada que só puxa para trás

Bosco

Mais essa história de míssil hipersônico. Achei que tinha passado.
Mais um “game changer”.
Faz assim, joga uma dúzia desses Fattah sobre Israel pra ver o que acontece.

Ruberval

A defesa anti aérea de Israel não da conta dos foguetes katyusha de fabricação caseira que são lançados a salvas de centenas para saturar a defesa de Israel agora você imagina esse míssil sendo lançado juntos com os foguetes katyusha !!!!

Talisson

Todos sabemos que se o Irã não tivesse feito o dever de casa, teria tido o mesmo fim de Iraque,Siria, Libia, Ucrania etc.
Parabéns aos iranianos.

Gerson Carvalho

Alem de não conseguir abater nenhum, seria uma tragédia humanitária! Não existe defesa aérea para míssil hipersônico. por mais que alguns achem que existe!

Last edited 10 meses atrás by Gerson Carvalho
Ed Sanches

Bosco, você condena diariamente a Rússia por invadir e ocupar território Ucraniano, por crimes de guerra na morte de civis , mas não vejo o mesmo empenho em condenar Israel pelos mesmos motivos. Israel é claramente um estado terrorista, que usa seu serviço secreto para matar em qualquer parte do mundo,quem eles acham que são seus inimigos, desrepeita desde 1967, a resolução 242 da ONU, que os obriga a desocupar territorios ocupados, que rouba constantemente terras dos Palestinos,expulsando seus habitantes e confinado os a guetos , não assinou o tratado de não proliferação de armas nucleares, assim como a Coréia… Read more »

Scarface1

O critério é a narrativa. Pra alguns os EUA bagunçar o Afeganistão e Iraque baseado em armas de destruição em massa que nunca existiram, tá OK afinal são os mocinhos de hollywood. A Rússia invadir um país por se sentir ameaçada pela OTAN, é um estado terrorista e isso e aquilo. _________________mas o jeito que vocês passam pano pro lado que é da narrativa de vocês é no mínimo desonesto. O tanto de ______ que os EUA e seus aliados já fizeram no mundo, eu sinceramente acho que a Rússia não fez o mesmo na sua história, e olha que… Read more »

Scarface1

Perdão, devido ser meu primeiro comentário.

Apenas para salientar eu disse que: não sou a favor da invasão russa.

E não ofendi com palavrões

Sds

Eduardo Neves

Concordo com o Bosco mas a recíproca é verdadeira para quem atacar eles…

Bosco

Quer dizer que só “agora vai”?
Então aqueles “milhares” de mísseis que os iranianos têm para jogar em Israel não valem de nada? Eram só ameaças vazias? Só agora é que vai?

Last edited 10 meses atrás by Bosco
carcara_br

Caro Bosco, se você procurar existe pelo menos um vídeo mostrando o sistema de vetoração de empuxo da ogiva em funcionamento, não é blefe, ao menos não parece.

Bosco

Carcara, Mas eu não duvido. Eu acredito que os iranianos têm um míssil hipersônico. Só, como já disse algumas vezes , pra mim míssil não faz diferença em relação aos outros tipos de mísseis , como os de cruzeiro e os balísticos, que eles já têm. É só mais uma ferramenta na caixa de ferramentas. Os israelenses não têm míssil hipersônico mas eu aposto que eles ganham uma guerra contra o Irã, que têm míssil hipersônico. E acho que os israelenses nem precisam utilizar o ardil do Putin de ameaçar com o emprego de armas nucleares no caso do país… Read more »

Mauro Martins

Simplesmente, agora serão milhares de mísseis ‘antigos’ com outros tantos hipersônicos.
E a situação tende a se complicar quando Teerã finalizar sua arma atômica.
Ogivas atômicas em mísseis hipersônicos são uma péssima combinação para os inimigos.

leonidas

O Irã não precisa de um míssil hipersônico para ameaçar Israel. Ele tem vetores ao lado dela que podem ser armados com misseis e artilharia de saturação. Esses misseis Hipersônicos (uma vez que sejam real) podem ser uma boa dissuasão contra os EUA por exemplo e seus meios na região. Israel além de estar perto do Irã e do Líbano e Faixa de Gaza e muito pequena, logo esta de certo modo na mesma vala da Coreia do Sul que poderia ser varrida pela Coreia do Norte so com artilharia e misseis burros…rs O Irã é uma presença nociva na… Read more »

Carlos Campos

a saturação de defesa de Israel dura até o momento que uma incursão por terra deixar, e quando isso acontece é feio pq um bando de civis são mortos nos ataques.

Pedro

Será que já não finalizou?

Slow

“ Quer dizer que só “agora vai”? “

Vai aonde ? Estão só melhorando seu arsenal de mísseis que inclusive é um dos melhores do mundo ..

E detalhe o país está cheio de sanções/embargos.

Romão

Por que isso te incomoda tanto ?

Bosco

Me incomodar? Engano seu. Estamos em um blog de discussão sobre defesa. Esse foi o subtítulo do post: “O Irã diz que o Fattah pode penetrar nos sistemas de defesa antimísseis devido à sua alta capacidade de manobra e velocidade” Como estamos em um blog de discussão eu , baseado na premissa do “subtítulo” coloquei esse comentário que acho pertinente: “Quer dizer que só “agora vai”? Então aqueles “milhares” de mísseis que os iranianos têm para jogar em Israel não valem de nada? Eram só ameaças vazias? Só agora é que vai?“ Onde exatamente meu comentário te incomodou ou foi… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bosco
AMX

É o que digo: a interpretação de muitos, mas muitos, aqui, é totalmente capenga. De quebra, se julgam com “propriedade” pra dar pitaco e sentença.
Repito: Brasil não precisa de embargo algum e nem inimigos, nós mesmos nos auto-sabotamos.

Allan Lemos

Porque há pessoas cuja mentalidade é apenas criticar e desmerecer tudo que não é “Made in USA”.l

Frederick

Que câmara de empuxo mais estranha…

Joanderson

Eu queria saber oq tanto nos atrasa, porq um pais como o Irã sobre sanções a decadas conseguiu nos superar em pib nominal, tendo um território menor e uma população sendo a metade da nossa. Ainda por cima estão avançado a passos largos em tecnologia isso sobre embargos ate da Rússia ja qui os russos também respeitaram a decisão da onu, agora com a Rússia também embargada e não podendo dispensar aliados vai repassar td tipo de tecnologia ãos persas, não vou me espantar se o Iran desenvolver seu próprio sistema de orientação por satélites submarinos e caças com suporte… Read more »

Augusto

O “jeitinho” brasileiro de ser e o que nos tem atrapalhado.

Carlos Campos

pq lá eles priorizam armas à população, não sinto tanta inveja do Irã ou do Egito.

Diego Tarses Cardoso

Errado, aqui se prioriza políticos e companhia, não a população.

Mauro Martins

Irã ou Turquia
Turquia ou Irã.
Quem tem a melhor indústria de defesa da região.
Acho que agora o Irã está na frente.

Romão

Turcos estão na frente em eletrônica e iranianos estão na frente em propulsão.

Carlos Campos

Irã na frante? que sistema EW o Irã tem comparado ao Koral Turco? Helicoptero de Ataque Moderno? Fragata moderno produzido localmente com sensores nacionais? Quais radares de GaN o Irã tá desenvolvendo? Quantos drones modernos o Irã desenvolveu? qual míssil anti navio de longo alcance eles tem de fabricação nacional? e MBT qual o MBT nacional eles tem? ou em vias de ter? porta helicopteros? a maioria das resposta pra essas perguntas, é não TEM. então a Turquia tá a frente do Irã, rivalizando com Israel, e Chegando perto da Alemanha e da França.

Bosco

Agora uma coisa tenho que concordar, o míssil ficou bonito. Bem mais elegante que aquela bizarrice do DF-17 chinês, cujo HGV é quase maior que o estágio propulsor.

Rogério Loureiro Dhiério

Aff, sério?

Pra mim não passa de um SCUD fitness.

Além do mais, sabemos TODOS que esse míssil é tão Hipersônico quanto o Qaher furtivo.

Romão

Pra mim não passa de um SCUD fitness”.
.
Você disse tudo: “pra mim”… Entre o que você quer e o que é de fato existe uma grande distância.

Sensato

Exatamente o que sempre dissemos desde o tempo em que você assinava com apenas um nick.

Last edited 10 meses atrás by Sensato
Oliveira

Muito provável que tenha havido intercâmbio tecnológico com a Rússia. Esse tipo de produto além de ser custoso, não parece ser algo fácil de ser desenvolvido.

Joanderson

Verdade a Rússia deveria também passar tecnologia e ogivas ja prontas para todos qui quiserem, so assim.os EUA sentam na mesa de negociação e param de querer ditar as regras no mundo.

Heinz

Espera só até a Ucrânia desenvolver o seu….

Romão

Oliveira, os iranianos estão em franca cooperação com os norte-coreanos, principalmente em projetos de bunkers, pistas e silos subterrâneos.

Carlos Campos

isso é Scud mais bonitinho.

Segatto

Ué, esses mísseis balísticos já não são hipersônicos de praxe? A grande mudança aí é a ogiva manobrável

Romão

Não.

Bosco

Sagatto, São sim! Mísseis balísticos são geralmente classificados quanto ao alcance e não quanto à velocidade. Se fossem classificados quanto à velocidade eles seriam classificados dessa maneira: Mísseis balísticos supersônicos: Mísseis com até 300 km de alcance , denominados de mísseis balísticos táticos – TBM – Mísseis balísticos hipersônicos: 1-Mísseis balísticos de curto alcance (alcance entre 300 e 1000 km)- SRBM- Velocidade entre Mach 5 e 8 2- Mísseis balísticos de médio alcance (alcance entre 1000 e 3000 km) – MRBM – velocidade entre Mach 8 e 12 3- Mísseis balísticos de alcance intermediário (alcance entre 3000 e 5500 km)… Read more »

Bosco

A grande mudança não é a ogiva manobrável tendo em vista que mísseis denominados de “balísticos” também podem ter veículos de reentrada manobráveis (MaRVs). A grande mudança é que os denominados mísseis hipersônicos não chegam ao espaço, não saem da atmosfera (convencionalmente o espaço começa a 100 km de altura). Os denominados mísseis hipersônicos têm velocidade média mais baixa que um míssil balístico de mesmo alcance. Por exemplo, se um míssil balístico com 1500 km de alcance tem um apogeu por volta de 300 km e velocidade máxima de Mach 10, ele faz um percurso maior porque sua trajetória é… Read more »

Mauro Martins

A grande mudança já ocorreu quando o Kinzhal destruiu as baterias de Patriots que os americanos mandaram para a Ucrânia e sem qualquer dificuldade.
E para piorar, é o que os americanos têm para tentar interceptar o míssil.
Agora, com mais países inimigos apresentando esse tipo de armamento, pode-se concluir que a situação das defesas americanas ficará bastante fragilizada.

Santamariense

Destruiu as baterias de Patriot? Todas? Quantas? Tem vídeo fidedigno que comprove ao menos uma destruição dessas? E o que seria sem dificuldade? Tu só entra aqui para fazer torcida, já tomou uma suspensao, voltou com esse novo apelido….e continua fazendo a mesma coisa.

Sensato

De fato. Debater com ele ao redor é como tentar jogar cartas em uma mesa na qual toda hora pousa um pombo que, ou suja toda a mesa ou embaralha todas as cartas quando bate asa pra ir chatear em outro lugar.

Bosco

A grande revolução da tecnologia dos mísseis irá ocorrer quando os EUA tiverem implantados os seus mísseis hipersônicos na sua total potencialidade. Diferente dos orientais que utilizam seus hipersônicos como simples mísseis de ataque a alvos fixos (até agora não se comprovou que funcionam contra navios) os americanos querem empregá-los contra alvos de longo alcance , sensíveis ao tempo (ou se preferir, de tempo crítico). Isso exigirá uma completa reformulação da matriz ISR , que será baseada na maioria no espaço e em menor grau em drones furtivos, de modo a possibilitar uma capacidade de reconhecimento profundo em território inimigo.… Read more »

Mauro Martins

A grande mudança foi a destruição dos sistemas Patriots pelos Kinzhal.
Hoje, foi publicado vídeo da destruição de um sistema IRIS-T com o radar TRML-4D

Fabio Araujo

Deve ter tido assessoria dos chineses e norte coreanos! Mas com assessoria ou sem assessoria foi um grande feito!

Gameplay Planet

A mais nova “arma” tecnologica do Ira para enganar os iludidos nos comentarios. Deve ser tao eficiente quanto o caca de 5 geracao.

Nilton L Junior

O choro é livre e mimimimi tem cota.

Parabéns aos Persas e suas alianças estratégicas.

Santamariense

Eu não duvido que esteja funcional…mas, também não acredito. Quando mostrarem um ou mais vídeos dele operando, eu acredito. Nada contra ou a favor…só vou esperar informações mais sólidas.

Kornet

O pessoal fica discutindo aqui e acolá ,se o Irã produziu um míssil hipersônico e esqucem que o Brasil não produz um mísero foguete capaz de alçar o espaço.
E agora então que o dinheiro será gasto para __________________

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Cassini

Nada a dizer senão parabéns aos iranianos. Conseguiram avançar numa tecnologia bem complexa e nova, a despeito de todos os embargos e sanções.

Com certeza teve suporte dos russos no projeto.

Tutor

O Irã tem míssil hipersônico (arma que até o momento somente a Rússia comprovadamente já tem e opera e que a China alega já ter também. EUA ainda corre atrás de desenvolver o seu)
Fonte: Governo do Irã kkkkkkkkk

Acho que já irão instalar naqueles aviões de 5ª geração que eles apresentaram há uns anos atrás.

Last edited 10 meses atrás by Tutor
Wagner

O Brazil está esperando a iniciativa privada construir o míssel 😌

koppa

Usar propulsão por foguete e dizer que é um míssil é hipersônico é muito mais uma questão de semântica que qualquer outra coisa. Se é assim, então virtualmente qualquer nação que tenha um desenvolvimento mínimo na área de foguetes, especialmente em mísseis balísticos, possui uma arma hipersônica. O Fattah pode ter seu valor, mas está longe de ser algo revolucionário.

Eromaster

È um grande erro intelectual e estratégico ficar menosprezando os armamentos Iranianos. Eles produzem armas de alta qualidade. Não é a toa que a Rússia está comprando muitos armamentos deles e utilizando com muito sucesso na Ucrânia.

Faver

Não duvido, mas antes de ver ser usado não tem como ver se é verdade. Parabéns a eles se fizeram mesmo.
Off topic: Como tem gente que odeia notícias que vem do oriente, têm de reduzir tudo a ruim porque não gostam. Tem outros que menosprezam notícias ocidentais, e citam que são porcarias. De onde tiram isto? Dicotomia boba e bem característica dos tempos atuais. Tá difícil tirar algo dos comentários, parecem adolescentes brigando junto com uma torcida sem noção.

Jhonatan

Duvido que atinja Mach 15, acredito que atinja algo entre Mach 5 e 8, 9 no máximo.
Mesmo assim a conquista é respeitável.
Às vezes desejo que o Brasil se aliei a estes países (irã, China, Coreia do Norte, etc) só para receber algumas sanções e começar a investir pesado na indústria nacional.

Carlos Campos

Ele será lançado do caça de 5 geração, Qaher, com Qaher e Fattah o irã fica mais forte do que nunca.

Paulo

Entra em produção junto com aquele caça de quinta geração de alguns anos atrás??

Bispo

Não dá para menosprezar a tecnologia militar dos persas. Depois que “capturaram” aquele drone EUA, deram um salto nessa área. Tanto que a Rússia está construindo uma mega fábrica de drones com tecnologia iraniana. Tipo você me ajuda eu te ajudo. O cenário está cada vez mais “denso” a Rússia ajudando a Coreia do Norte a fabricar satélites, com o Irã imagino que a parceria é mais complexa , um Irã potência militar é amplamente vantajoso para Rússia/China. Rússia x Ucrânia… Israel x Irã .., China x Taiwan … os EUA se metendo sozinhos , apanham e feio(vai faltar até… Read more »

Elifas Ribeiro de araujo

O Irã toda vez que acontece algo agora a guerra de Israel contra os terroristas do Hamas que são apoiados pelo Irã e que não pode socorrer eles no momento pois estão sendo caçados e serão destruídos o Irã exibe esse missil assim como o caça invisível thaher que mais parecia uma maquete só acredito vendo esse míssil voar

Djalma

Deve ser hipersonico igual ao Kinzal, que foi um fiasco.