Yoav Gallant, de preto, visita o Comando do Norte das IDF

Durante visita ao quartel-general do Comando do Norte para um grande exercício, o ministro da Defesa israelense também ameaçou “enviar o Líbano de volta à idade da pedra” se o Hezbollah entrar em guerra contra Israel

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, descartou as alegações iranianas de que havia desenvolvido um novo míssil hipersônico na terça-feira (6/6), dizendo que Israel sempre teria uma solução para combatê-lo, já que as tensões permaneciam altas sobre o programa nuclear de Teerã.

O Irã afirmou na terça-feira que havia criado um míssil hipersônico capaz de viajar a 15 vezes a velocidade do som. As autoridades iranianas não divulgaram nenhuma filmagem de um lançamento bem-sucedido do novo míssil, chamado Fattah, ou “Conquistador” em farsi.

“Ouço nossos inimigos se gabando das armas que estão desenvolvendo. A qualquer desenvolvimento desse tipo, temos uma resposta ainda melhor – seja em terra, no ar ou na arena marítima, incluindo meios defensivos e ofensivos”, disse Gallant durante uma visita ao Comando Norte militar, em meio a um grande exercício.

“Saberemos como proteger os cidadãos de Israel e como atingir nossos inimigos com um golpe esmagador se, Deus me livre, eles começarem uma guerra contra nós”, disse ele em um comunicado em vídeo.

Gallant se reuniu com oficiais militares de alto escalão que lideram o exercício no norte de Israel, como parte do exercício “Mão Firme” de duas semanas das Forças de Defesa de Israel. Os exercícios estão focados em uma potencial guerra de múltiplas frentes com o Irã e seus representantes terroristas em todo o Oriente Médio, como o Hezbollah libanês.

Gallant alertou que “se o Hezbollah cometer um erro e começar uma guerra contra Israel, vamos bater forte e enviar o Líbano de volta à idade da pedra”.

Participaram da reunião com Gallant o chefe do Comando do Norte da IDF, major-general Uri Gordin; o chefe do Corpo do Norte e da Matriz de Manobras, major-general Saar Tzur; e o chefe do Comando de Treinamento e Corpo de Estado-Maior, major-general Moti Baruch, informou o gabinete do ministro.

Gallant observou dois exercícios separados no Comando Norte na terça-feira, um da 91ª Divisão Territorial e outro da 36ª Divisão Blindada, e “observou de perto a atividade das forças praticando combate prolongado na arena norte”, disse seu gabinete.

Míssil hipersônico iraniano Fattah

O exercício incluiu a Força Aérea conduzindo ataques “estratégicos” simulados nas profundezas do território inimigo em um cenário de guerra total, e a Marinha realizando ações ofensivas e defensivas simuladas, de acordo com uma fonte militar.

Na noite de domingo, o gabinete de segurança de alto nível se reuniu no principal bunker de comando operacional das forças armadas em Tel Aviv para simular a tomada de decisões políticas durante uma potencial guerra em várias frentes.

Embora o exercício e a reunião do gabinete tenham sido pré-planejados, eles ocorreram durante a escalada das tensões sobre o programa nuclear do Irã e as advertências israelenses de que um amplo conflito poderia estourar sobre o assunto.

Teerã vem intensificando seu programa nuclear desde 2018, quando os EUA se retiraram unilateralmente de um pacto histórico que limitava o enriquecimento de urânio em troca do alívio das sanções.

As negociações para reviver o acordo nuclear fracassaram no ano passado, mas relatórios recentes indicaram medidas para possivelmente renovar a iniciativa diplomática, provocando preocupações israelenses de que um novo acordo poderia legitimar a atividade nuclear do Irã e corroer o apoio internacional para uma possível ação militar.

Israel continuou a alertar contra tal acordo nas últimas semanas, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Gallant e o chefe do IDF, tenente-general Herzi Halevi, acrescentando ao febril combate já ocorrendo entre os países.

O anúncio do Irã na terça-feira pode aumentar ainda mais as tensões.

As armas hipersônicas, que voam a velocidades superiores a Mach 5, ou cinco vezes a velocidade do som, podem representar desafios cruciais para os sistemas de defesa antimísseis devido à sua velocidade e capacidade de manobra. O Irã descreveu o Fattah como sendo capaz de atingir Mach 15 – que é 15 vezes a velocidade do som.

No ano passado, as IDF realizaram seu maior exercício em décadas. O exercício de quatro semanas – chamado Carruagens de Fogo – também se concentrou em eventos súbitos em vários teatros ao mesmo tempo, enquanto lidava principalmente com a luta contra o Hezbollah apoiado pelo Irã no Líbano.

À luz da falta de progresso em relação ao retorno do Irã ao acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais, as IDF intensificaram os esforços nos últimos dois anos para preparar uma ameaça militar crível contra as instalações nucleares de Teerã.

Durante o exercício Carruagens de Fogo no ano passado, dezenas de caças da Força Aérea realizaram manobras aéreas sobre o Mar Mediterrâneo, simulando o ataque a instalações nucleares iranianas.

VÍDEO: Suposto impacto de um teste do míssil hipersônico iraniano Fattah

FONTE: The Times of Israel

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Balela! Se foguetes de fundo de quintal as vezes passa o sistema de defesa deles, quem deram uma saraiva de mísseis de cruzeiro e como esses? Não há nenhum sistema NO MUNDO que seja 100% (até mesmo porque munição também acaba).

Bosco

Mas a questão é: e os iranianos ? Eles têm defesas contra o que os israelenses têm para atacá-los?

Joanderson

Historicamente Israel sempre teve a capacida de atacar o Irã preventivamente e ficava por isso msm, porem nos últimos anos o Irã ta se desenvolvendo ão ponto de ter a capacidade de responder uma agressão do Jacó.
O mundo não é mais o msm, paises como Irã Turquia india e mais alguns estão conseguindo seu lugar no tabuleiro geopolítico.

Bosco

Joanderson,
A distância é um fator complicador para ambos.

Alan Santos

Se você tiver submarinos classe Dolphin com capacidade nuclear fornecidos pela Alemanha a coisa muda de figura .

Slow

Ué, estão esperando oque então ? Vão deixar o Irã fazer a bomba, se é que já não fizeram ?

Bosco

A questão não é quem vai atacar primeiro e sim quem tem defesa contra o ataque do outro.
O comentário do Douglas deixa claro (e eu concordo) que Israel não consegue interceptar uma saraivada de mísseis (sejam eles subsônico, supersônico, hipersônico, balísticos, de cruzeiro..) iranianos.
A minha questão é: e os iranianos ? Eles têm defesas contra o que os israelenses têm para atacá-los?

Renato

A principal questão é a seguinte, Israel agora não pode mais falar grosso com o Irã.
Duvido um ataque nos dias atuais como o de Osirak 81..

Como já disseram, o mundo é outro, a época que o tio Sam e seu bando batiam em quem bem queriam impunimente acabou.

Bosco

“A principal questão é a seguinte, Israel agora não pode mais falar grosso com o Irã.”
Quem costuma falar grosso é o Irã contra Israel. Já falou até em riscar Israel do mapa.
Mas ainda que seja Israel, você acha que agora não pode falar grosso por conta dos iranianos terem um míssil hipersônico?
Explique a sua tese pra gente!

Slow

Cara esse negócio de melhor defesa é historinha pra boi dormir .. toda defesa por melhor que seja nunca será 100% ..

Bosco

“Cara esse negócio de melhor defesa é historinha pra boi dormir”
Mas eu não disse isso.

Alan Santos

Alemanha venderá a Israel mais um submarino com capacidade nuclear
21/03/201221 de março de 2012
Ministro da Defesa alemão declarou que país fornecerá sexto submarino com capacidade nuclear aos israelenses. A Alemanha, que subsidiará parte dos custos da embarcação, alerta, porém, sobre os riscos de um ataque ao Irã.

Rafa

O programa nuclear iraniano possui enormes desafios logísticos para um ataque coordenado, como a distância e o número de instalações conhecidas (fora as desconhecidas). Isso torna um ataque um pesadelo logístico e a certeza de uma retaliação.

Acho que o foco do Irã nesse momento não são as defesas, mas sim o poder de dissuasão.

Bosco

Sim! É a famosa “sinuca de distância”. Mas a capacidade do Irã atacar Israel com mísseis convencionais de longo alcance existe há pelo menos 15 anos. O Irã nunca atacou apesar da “sinuca” por : 1-temer a capacidade nuclear de Israel 2- temer a reação de Israel com mísseis convencionais e aviação de caça 3- por que mísseis não ganham guerras. O Irã têm cerca de 600 mísseis balísticos capazes de atingir Israel (mais de 1300 km de alcance) e causar grandes danos mas não porá Israel de joelhos. Um ataque aéreo israelense , ainda que logisticamente complicado, tem potencial… Read more »

Vinicius Momesso

Israel talvez seja o ponto mais bem defendido do mundo, devido a razão de sistemas de defesa anti aérea para cada Km quadrado ser muito alta, devido a sua minúscula extensão territorial.
Acho mais fácil furar as defesas de um porta-aviões do que as de Israel.

Rafa

Minha humilde opinião é: 1 – Numa guerra convencional, Israel não vai usar armas nucleares. A não ser que eles corram um risco iminente de serem invadidos e dizimados. 2 – Acho justamente o contrário: os mísseis iranianos (convencionais) causariam mais danos em Israel por ser um país pequeno. Aposto que 80% dos mísseis disparados pelo Irã teriam como alvos apenas 3 cidades de Israel: Haifa, Jerusalém e Tel Aviv. É muito míssil pra poucas cidades. Israel teria que atacar muito mais alvos no Irã. No meu modo de ver a situação, a conta não fecha pra Israel. A equação… Read more »

Salomon

Como eles fariam para atacar apenas a parte judaica de Jerusalém?

Rafa

Não sei se eles importariam muito em acertar acidentalmente outros lugares.

José Luiz

Tudo bem meu amigo. Sem torcidas que somente atrapalham e sem viés ideológico ou religioso. A grande oportunidade de ter uma paz duradoura entre povos semitas e do mesmo patriarca Abraão foi em 1948. Também ali foi a oportunidade para os Árabes vencerem Israel. Mas houve a guerra e perdeu se a paz e os Árabes perderam Também. Daí para frente os conflitos da década de 50 no Sinai, a guerra dos seis dias de 67, a de atrito depois, e quando houve a revanche árabe, no conflito de 1973 , qdo muito provavelmente Israel já tinha o poder nuclear.… Read more »

Sensato

Na sua opinião, qual seria a reação dos países “sobrevoados”? Dependendo de onde fosse disparados, pra onde fossem disparados, poderiam vir a sobrevoar uma meia dúzia de países.

Joao

São mesmo…
Inclusive deram pau em todos os cachorros juntos ao mesmo tempo…

zhirinovsky ex horatio nelson

israel possui armas as quais nem imaginamos ou sonhamos…

Mauro Martins

Rússia, China, Coreia do Norte e Irã formam o seleto grupo de países que desenvolveram armas hipersônicas.
O ‘Eixo do Mal ‘ cresce e se fortalece.

Joanderson

Eixo do mal é os eua e seus capachos qui atacam paises indefesos, a Iugoslávia qui o diga.

No one

Não é por nada( entendo que muitos não lembram ou nasceram após dos 90), mas uma rápida pesquisa evitaria esses erros crassos.

Pesquise: guerras iugoslavas ou guerra civil iugoslava.

A Iugoslavia deixou de existir no 1992, os conflito internos começaram antes, a intervenção da OTAN ocorreu em 1999 ! O ataque foi contra a Sérvia que se autodenominava( sem o reconhecimento de ninguém) herdeira da República Socialista Federal de Iugoslavia e queria subjugar as demais repúblicas e territórios por meio da força com episódios de violência e truculência espantosos.

Paulo

Nada como um pouco de inteligência no fórum! Parabéns!

Talisson

Em 2003 o eixo do mal foi EUA e UK.
Pergunta para um libio quem é o eixo do mal.

MBK

Antigamente comentava-se sobre Israel atacar o Líbano.
Hoje fala-se de ataque preventivo do Hezbollah contra Israel.
Israel parece preocupado. Jared Kushner e Mike Pompeo também devem estar.
Tempos estranhos.

Mauro Martins

Alguns comentaristas já colocaram essa questão aqui.
Israel é muito pequeno e só se sustenta com ajuda americana, cumprindo seu papel de base avançada dos americanos.
Com a perda de influência americana na região, Israel ficará em situação cada vez mais delicada.
Sozinho e isolado e com inimigos muito maiores e cada vez mais fortes.
E daqui a pouco, suas armas atômicas não serão garantia de nada.

MBK

É a tal profundidade estratégica, que sobra na Rússia e falta em Israel.
E contra o Hezbollah as bombas atômicas de Israel são quase inúteis. Salvo se inventaram uma arma nuclear sem radiação ou caso queiram se enterrar junto com as vítimas. O mesmo em relação ao Egito, Jordânia e, talvez, até Síria.

Joanderson

Antigamente so os EUA tinham a capacidade de atacar de longe com misseis de cruzeiro sem receber um revide devido a distância,ai Rússia se equiparou com seus kallibr e foi além desenvolvendo misseis hipersonico, depois veio a china agora o Irã e coreia do norte também alegam ter capacidade hipersonica,o mundo caminha para o multipolarismo a passos largos.

Mauro Martins

E o que parece claro é que a criação de múltiplas frentes devem ‘esgarçar’ e sobrecarregar as potencialidades dos EUA e da OTAN.
Russia, China, Coreia do Norte e

Cerberosph

Galvão?? .. sentiu?

Mengao

Israel tem armas nucleares. Não vai deixar de existir. Mas os EUA já são passado, e se a China já estende sua influência no mundo inteiro, dentro da Ásia então nem se fala. A elite israelense tem que entender e aceitar que Israel não pode pra sempre estar em conflito com seus vizinhos, uma hora será necessário um status quo aceitável para todos. A Faixa de Gaza pode se integrar ao Egito. Congelar os assentamentos na Cisjordânia e estabelecer uma fronteira definitiva. E assim se fundar o Estado da Palestina com capital em Jerusalém Oriental, com os Mulçumanos tendo acesso… Read more »

Segatto

Você conseguiu pensar em uma situação que desagrada profundamente ambos os lados.

Jonathan Pôrto

Israel tá + de duas décadas falando em ataque preventivo ao Irã. Tá longe de ser “o menino que gritava LOBO”

Luiz Antonio

Não existe ainda algum país no Oriente Médio com “peito” de atacar Israel pois sabem que a retaliação seria forte, para não dizer cruel.
A História demonstra isso. FATOS contra fanfarronice, para não classificar como ingenuidade. O único árabe que sabia disso era Anwar Al Sadat.

Maurício.

Eu achei esse vídeo bem estranho, parece ser fake, eu não duvido da capacidade do Irã, mas depois daquele caça “stealth” fica difícil de acreditar nesses vídeos. Achei também que o alcance de 1.400 km pode estar exagerado, se tiver uns 500km já está de bom tamanho, quanto a Israel enviar o Líbano para a idade da pedra, parece conversa daquele Mahmoud Ahmadinejad do Irã, que vivia falando besteira de riscar Israel do mapa, ou seja, papo furado.

Maurício.

Eu não teria tanta certeza disso, tipo, se colocassem você como alvo, tu toparia ou não?

Bosco

Tenho que concordar. Pra mim também é fake. Não que eu duvide da existência do míssil mas o vídeo é para consumo interno , não só pelo histórico dos iranianos em produzir esse tipo de conteúdo mas porque a câmera foi buscar o míssil e não estava apontada para a área do alvo. Ou seja, pegaram o míssil em voo. rsss Num mundo real a câmera ficaria apontada para o alvo. Outra coisa é o rasto de fumaça. Um míssil como esse “boost-glide” não deixa um rasto de fumaça porque esse estágio sequer tem propulsor. Ah! Poderia ser o plasma… Read more »

Carlos Campos

dá última vez eles arrasaram o sul do Líbano com a força aérea pq por terra estevam levando porrada, e anos depois disseram que podiam fazer pior do que fizeram daquela vez em 2006

Gabriel Galdino

Essa retórica de ambos os lados caem muito bem tanto para Israel quanto para o Irã, nada melhor do que ter um inimigo declarado para traçar objetivos claros, posso estar errado mas espero estar certo no que vou dizer:acho que não vai sair nada daí.

Andre E.

Nenhuma arma é infalível, bem como nenhuma defesa é 100%.

Em um ataque de saturação, Israel, pelo seu tamanho diminuto, sofreria graves danos.

Fabio Araujo

Experiência em interceptação Israel tem, com o desenvolvimento de de armas hiper-sônicas por outros países aliados do Irã mais cedo ou mais tarde o Irã teria esse tipo de arma era natural que já tenham se preparado, e os Patriot estão mostrando na Ucrânia que dá para abater mísseis hiper-sônicos.

Marco Aurélio

Fico vendo esses blá, blá, blá de Israel, que faz, acontece, etc. Em 2006 um grupo de paramilitares maltrapilhos, com AK-47 velhas e muita determinação, expulsou Israel do Sul do Líbano. Foi a maior vergonha de um país nuclear e bem armado, além de ter informações secretas dos sarelites americanos e formidável armamentos de ponta! O nome dos paramilitares? HEZBOLLAH!

Komander

Israel nunca perderá qualquer conflito, FAs preparadas com a sua melhor doutrina não tem chance disso acontecer.
Essa doutrina e chama:”Vem me ajudar EUA!”

Sergio Machado

Efeito meramente dissuasório. Apesar da excelente expertise em mísseis iraniana, eles trabalham muito com induzir a dúvida no inimigo.
De qualquer forma, vai amenizar a retórica israelense.

Gabriel BR

Acredita no governo amiguinho !
Confia nos políticos e nos burocratas … eles sabem o que é melhor para você e pensam diuturnamente no seu bem e se empenham fervorosamente pelo bem comum.
É verdade esse bilhete!

Bosco

Você acha então que Israel deva atacar, arrasar e invadir a “palestina” como os russos fizeram com a Ucrânia, alegando que sua segurança está ameaçada por esses proxy’s iranianos em vez de tentarem se defender com o ineficaz Iron Dome?

Leonardo Bastos

Comparar uma eventual ataque de Israel ao Irã à invasão da Ucrânia é algo completamente sem pé nem cabeça, as questões históricas e geopolíticas envolvidas em cada caso são completamente diferentes…

100nick-Elã

Eu acho. Israel deveria fazer – ou melhor, tentar fazer – na Palestina o que a Rússia fez na Ucrânia. Quero só ver se vai conseguir.

ALISON

Não põe o dedo na ferida assim homi… kkkkkkkkkkk

Fagundes

Em uma guerra total de Mbts entre Israel e Irã o Iraque seria destruído.Em um conflito entre eles acho que haveria umas escaramuças com trocas de mísseis e ataques aéreos.Qualquer cenário imaginado é jogo de perde-perde, ainda mais com armas nucleares.Espero que a paz prevaleça.

109F-4

Não duvidem do que Israel disse. Ao longo da História, Reis, imperadores, governadores, sátrapas, prepostos e ditadores tentaram destruir Israel. Conseguiram?

Gabriel BR

Sim? Vários impérios dominaram os hebreus e isto está escrito na Bíblia

Atirador

Pelo menos dez vezes

ICARUS

Diga isso pro general Tito ou pra Nabucodonossor.

109F-4

Em tempo: não sou judeu.

ICARUS

Se Israel sumir do mapa, o mundo terá paz novamente.