O lançamento em agosto de um foguete com capacidade nuclear que circulou o globo pegou a inteligência dos EUA de surpresa

O Financial Times noticiou que a China testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear em agosto.

O míssil circulou o globo terrestre antes de acelerar em direção ao seu alvo, demonstrando uma capacidade espacial avançada que pegou a inteligência dos EUA de surpresa.

Cinco pessoas familiarizadas com o teste disseram que os militares chineses lançaram um foguete Longa Marcha 2C transportando um veículo planador hipersônico que voou através do espaço de baixa órbita antes de seguir em direção ao seu alvo.

O míssil errou o alvo por cerca de duas dezenas de quilômetros, de acordo com três pessoas informadas sobre a inteligência. Mas dois disseram que o teste mostrou que a China havia feito um progresso surpreendente em armas hipersônicas e estava muito mais avançada do que as autoridades americanas perceberam.

Longa Marcha 2C

O teste levantou novas questões sobre por que os EUA frequentemente subestimaram a modernização militar da China.

“Não temos ideia de como eles fizeram isso”, disse uma quarta pessoa.

Duas pessoas familiarizadas com o teste chinês disseram que a arma poderia, em teoria, sobrevoar o Pólo Sul. Isso representaria um grande desafio para os militares dos EUA, porque seus sistemas de defesa contra mísseis estão focados na rota polar norte.

A embaixada chinesa não quis comentar sobre o teste, mas Liu Pengyu, porta-voz, disse que a China sempre seguiu uma política militar de “natureza defensiva” e que seu desenvolvimento militar não tinha como alvo nenhum país.

Subscribe
Notify of
guest

181 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oráculo

Parabéns para China. Se surpreendeu os adversários é sinal de que a missão foi cumprida. Ponto pra eles. Essa nova guerra fria não declarada vai ser militarmente surpreendente. E a corrida armamentista que já teve início – de forma ultra secreta, como nos mostra matéria – tem tudo pra ser coisa de filme de ficção científica. Os avanços tecnológicos permitirão a forças armadas envolvidas uma mudança na forma de guerrear ainda maior do que a ocorrida no período entre as duas grandes guerras do século passado. Meu palpite é que em breve veremos coisas tipo “Star Wars” nos Exércitos. E… Read more »

Marcos10

E o nosso 14X, como está?
Espero que não vire motor de foguete, que testamos em 1965, e 56 anos depois testamos outra coisa e nunca mandamos nada para o espaço.

nereu

tem militar brasileiro envolvido ??? se tiver espere algo mais próximo do 14-BIS do que desse míssil hipersônico Chinês

Andreo Tomaz

Tu acha msm que o 14-x vai pra frente??? Vou lembrar pra vc algo que ocorreu há umas duas semanas: o governo Bolsonaro cortou mais de 80% da verba destinada à ciência e tecnologia!! Esqueça o 14-x!!

Joli Le Chat

Mais sobre o 14X: Como o projeto ganhou corpo? Berquó: Estava tudo dando certo. Aí criamos o que seria o Instituto de Inovação Tecnológico, que teria o projeto do avião e o instituto de energia renovável, que era um projeto que eu já tinha pensado para Tupaciguara. Aí o Daniel, como é da área de hipersônico, tem um relacionamento com quem é dessa área, sugeriu a criação de um Polo Aeroespacial em Tupaciguara. Com isso fomos para o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) [organização militar de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica]. O… Read more »

Atirador 33

Nossa nação não dispõe de recursos para colocar nem um objeto no espaço. Ainda hoje li uma notícia que em 4 anos nós pagamos 2,4 bi em sarios de 60 dias de férias para os juizes. Nunca teremos uma política de desenvolvimento nacional, o que sempre teremos são essas castas nadando no dinheiro dos impostos pagos pelos mais pobres. Infelizmente…
Abs

Pedrinho

E a Águia Careca vai ficando cada vez mais atrás do Dragão…

Questionador

Está parecendo os “ispecialistas anti China” aqui do site.
Não é racional subestimar as capacidades americana, (a não ser que, ocorra uma catástrofe econômica).
Eles vão continuar com os dois principais pilares do desenvolvimento militar “dinheiro e pesquisa”.
E isto é fundamental para manter uma maquina militar gigante, capaz e dissuasiva.

ROBERT SILVA

Que nada… Já perderam. Um dos principais pelares do desenvolvimento militar dos eua é fazer armas caras que nunca serão usadas. https://www.amazon.com.br/Losing-Military-Supremacy-American-Strategic/dp/0998694754

Fernando Gouveia

Só vou me manifestar quando o sábio Bosco der sua opinião acerca do míssil chinês, alegando que o míssil não tem confirmação da mídia oficial estatal comunista chinesa, afirmando ser tudo invenção da mídia ocidental democrática universal e destacando a qualidade de alguma arma americana demonstrando que o triunfante poderio norte-americano ainda detém a supremacia avassaladora da capacidade militar do planeta. Fico no aguarde.

Bosco

“O Financial Times noticiou que a China testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear em agosto.”
“pegou a inteligência dos EUA de surpresa.”
“Cinco pessoas familiarizadas com o teste disseram”
” de acordo com três pessoas informadas sobre a inteligência”
“Mas dois disseram que o teste mostrou”
“Não temos ideia de como eles fizeram isso”, disse uma quarta pessoa.”
“Duas pessoas familiarizadas com o teste”

Resumo da ópera: pastel de vento.

Fernando Gouveia

Viu só. Estamos em uma mesma sintonia.

Bosco

O sistema de bombardeamento FOBS (sistema de bombardeamento de órbita fracionada) , pensada pela URSS na década de 60 , utilizava um foguete direcionado para o Polo Sul , dotado de um veículo de reentrada que entrava em órbita e num determinado ponto fazia sua órbita decair (deorbitava) e reentrava na atmosfera antes de completar uma órbita completa (daí o termo “orbita fracionada”). Nesse caso os sistemas de alerta americanos formado por radares de longo alcance não detectariam o lançamento porque eles eram voltados para o norte e portanto não dariam o alarme de ataque em curso e impossibilitavam um… Read more »

Fernando Gouveia

O único método possível nesse teu argumento ai é o THAAD na CS. O resto é tudo verborragia para confundir os leitores.

Bosco

Por que só o THAAD?

Fernando Gouveia

Cláudia! Por estar em modo terminal, com alcance de 1.000km, o AN/TPY-2 não consegue detectar ICBMs chineses. No entanto, a conversão rápida para o modo avançado é possível, dentro de poucas horas, estendendo o alcance para 3.000 km com um campo de visão de 120 graus, alcance suficiente para detectar qualquer lançamento do interior da China(onde certamente será o local de lançamento como de qualquer outro míssil da PLARF). O FOBS tem inerentemente uma vantagem de penetrar na área defendida do ABM porque voa mais baixo e mais rápido, no entanto, quando se aproxima do alvo e realmente desorbita para atacar… Read more »

Bosco

Tenho certeza que não entendi nada por deficiência cognitiva de minha parte, mas vamos lá. Primeiro, a defesa americana contra um ataque nuclear ao seu território seja por míssil balístico, seja por míssil orbital (FOBS) seja por hipersônico tipo HGV é a certeza da resposta no mesmo nível ou pior. Há de se ter culhões para os chinas atacarem os EUA continental e vice versa. Em segundo lugar, a primeira parte da detecção e alerta de um lançamento de um míssil (balístico, hipersônico ou orbital ) é dado pela rede de satélites de alerta infra-vermelho em órbita, mais precisamente pelos… Read more »

Fernando Gouveia

Cláudia! Você usa tanto a verborragia que precisa de tanto texto para explicar nada. O conceito do FOBS para a doutrina chinesa é retardar o rastreamento de mísseis nucleares chineses se direcionando ao território americano, ocasionando que os americanos só saberão que estão sendo atacados quando as armas estiverem acima do território do alvo, existe uma vantagem estratégica nuclear clara para isso, o conceito FOBS foi conceituado pelos soviéticos porque eles queriam ter uma maior capacidade estratégica tendo uma menor quantidade de armas nucleares, o equilíbrio poderia ser alcançado, nos anos 60, os soviéticos estavam muito atrás dos americano com… Read more »

Carlos

A partir do momento que você parte para a agressão verbal ( Cláudia) alem de mostrar que você não tem preparo psicológico para um debate limpo, as suas ideias, por melhores que sejam, já ficam automaticamente desqualificadas.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Bosco

Esse tanto de coisa vou ter que deixar pra noite porque do celular fica difícil. Tenho dedos grandes.

Fernando Gouveia

kkkkkkkkkkk

Vai pesquisar e depois comentar. Muito sútil. Até breve.

Bosco

E eu não ganho elogios não? Tá curtindo aí às minhas custas e nadica de nada?

Bosco

???????

Fernando Gouveia

PAC-3 MSE abater um HGV kkkk

Tu é um poeta. Ainda estou rindo disso.

Bosco
Fernando Gouveia

Um conceito de papel. Legal. Quando estiver na fase de testes, você volta a me chamar com isso.

Aliás, mesmo com a atual integração entre o radar THAAD AN/TPY 2, PAC-3 MSE e o PAC-3 CRI, estendendo o alcance desses mísseis na rede integrada de defesa contra mísseis utilizando a arquitetura IBCS seria praticamente inútil em termos de contramedida sobre o que estamos falando.

Já deu esse assunto. Você tem razão. Vou ficar na minha ignorância mesmo achando que os EUA é um país indestrutível. Até.

Bosco

Desculpas aceitas!

Fernando Gouveia

Cláudia terraplanista!
Até os americanos são afetados pela curvatura da Terra ai e o FOBS em LEO. Poderia fazer alguma verborragia acerca dos efeito da curvatura da Terra nos radares americanos. Estou curioso para ler sobre isso.

Não são apenas os malvados e comunistas russos e chineses que são afetados por ela não, tá bom.

Bosco

O horizonte radar de um objeto que tenha chegado ao apogeu de 1200 km é de 4500 km. O horizonte radar de um objeto em órbita a 150 km de altura é de 1600 km de distância. O horizonte radar de um objeto a 50 km de altura é de 950 km. Em todos os casos há tempo de reação suficiente para uma defesa, seja continental , seja de área, seja de ponto. Considerando todos os caso como sendo uma velocidade de 7 km/s desconsiderando a trajetória parabólica e variações na velocidade e o arrasto aerodinâmico na reentrada. No primeiro… Read more »

Fernando Gouveia

Faz os cálculos de distâncias ai do radar para ver até onde conseguirá enxergar a 1.600 km. O radar no nordeste dos EUA só conseguiria ver o FOBS a 150 km de altitude até o alcance da cidade de Miami.

Bosco

Vc parte de premissas falsas e sei que é por ignorância (isso vou um elogio). Já ouviu falar do US National Missile Defense ? Dos destroires Aegis da USN armados com mísseis SM-3 ? Pois é! Eles podem se posicionar ao redor dos EUA Continental de modo a prover defesa contra mísseis vindos do sul (e de todas as outras 15 direções da rosa dos ventos). Também radares SPY-1 do sistema THAAD podem se posicionar na borda da fronteira Sul e voltados para o sul. São móveis. A cobertura ainda pode ser melhorada com outros radares móveis. Mas vou falar… Read more »

Wellington Kramer

Qualquer dia surgirá a notícia de que a China testou uma perfuratriz hipersônica que fará um furo pela terra e sairá em território americano.

Bosco

E muitos aqui dirão até o diâmetro da broca.

Zeus

Excelente detalhamento meu caro! É bom ver que tem pessoas por aqui que realmente entendem do que falam e usam seus conhecimentos de forma honesta, diferente de alguns que usam de informações técnicas decoradas para construir um discurso desonesto e irreal que visa apenas impor uma defesa doentia em prol de um puxasaquismo patológico pró eua! Parabéns à China que segue avançando sem interrupções e deixa mais uma vez o maior adversário comendo poeira, desta vez numa área de extrema e decisiva importância militar! E enquanto o estadunidenses se surpreendem por não terem noção do que a China tem desenvolvido,… Read more »

Fernando Gouveia

Infelizmente, há um bocado de leitores que ainda caem no discurso sofista do “especialista” ali. Por exemplo, olha o show de horrores aqui: https://www.naval.com.br/blog/2021/07/27/bae-systems-recebe-contrato-de-us-117-milhoes-para-nova-geracao-de-buscadores-dos-misseis-lrasm/ Fazem parecer que o míssil é imparável. Só para usar como exemplo desse sofismo, o míssil é subsônico(-1230 km/h), o que significa que para atingir o alcance de 555 km, ele vai chegar ao local do alvo em 2 horas, 2 horas para um navio se deslocando a 30 nós(55,55 km/h) equivale percorrer a uma distância de 120 km em qualquer direção, isso equivale a fazer o míssil vadiar por uma área do tamanho do estado… Read more »

Bosco

Nossa! Ainda bem que de conta você é ótimo. Sabe matemática básica, né? Aposto até que sabe somar fração. rssss
Meu caro, quer dizer que um míssil a 1230 km/h leva 2 horas para percorrer 555 km? Ah! Tá bom então!!!
Vamos arrumar essa lambança que você fez.
O LRASM não deve passar de 1000 km/h (280 m/s). Para chegar a uma área de varredura, digamos a 500 km do lançador, ele levaria cerca de 30 minutos. Nesse período um hipotético navio alvo a 30 nós teria percorrido 28 km em qualquer direção.
Pronto! Agora refaz todo esse seu “raciocínio”.

Fernando Gouveia

Tem razão. Fiz o cálculo invertido. Desvio de atenção.

Pois então. Para atingir o alcance de 555 km, ele vai chegar ao local do alvo em 45 min(velocidade 1230 km/h), 45 min para um navio se deslocando a 30 nós(55,55 km/h) equivale percorrer a uma distância de 25 km em qualquer direção, isso equivale a fazer o míssil vadiar por uma área maior do que o tamanho da cidade de SP. 

Se for a 1000 km/h, alcance de 555 km é percorrido em 55 minutos. Percorrer uma área 2x maior do que a cidade de Barretos em SP.

Pronto. Refiz.

PauloR

Já chorou no banheiro hoje lendo essa notícia?

Fernando Gouveia

Hoje ele está se esforçando bastante, 3 comentários em menos de 10 minutos, os três comentários duvidando da capacidade chinesa e exaltando os meios norte-americanos de se defender. Esse esforço hercúleo tem que servir de alguma coisa. Coitado.

PauloR

Tá vivendo o estágio de negação, não vai demorar pra se conformar

Inimigo do Estado

Detalhe: sistemas defensivos que ele mesmo chamou de meros aumentadores de moral das tropas americanas kkkkkk

Fernando Gouveia

Um verdadeiro poeta. Um patrimônio brasileiro.

Bosco

Fernando, Você tem séria dificuldades de interpretar o que lê mas eu posso lhe ajudar. Dos 3 comentários que fiz em momento algum fiz juízo de valor acerca da capacidade chinesa e sim da seriedade da informação. Sim! Acho que os chineses aproveitam da ingenuidade dos ocidentais anencefálicos para fins de propagar uma suposta superioridade sobre o Ocidente “decadente”. Pra mim isso se chama “guerra cultural” e você meu caro, com certeza é um combatente (não remunerado) e nem sabe disso. *Eu não subestimo a China! Longe disso! Acho sim que eles são expertíssimos, principalmente no quesito propaganda e controle… Read more »

Fernando Gouveia

Expectativa: “Eu não subestimo a China! Longe disso!”

Realidade: “Resumo da ópera: pastel de vento.”

sergio

Vc esqueceu só da parte da matéria que diz que o míssil errou o alvo por mais de 20 km mesmo com uma ogiva nuclear e muita coisa.

Fernando Gouveia

Isso em parte é afetado por conta do HGV e da reentrada. Mas isso está sendo estudado e postei uma matéria lá embaixo sobre isso.

Bosco

“Eu não subestimo a China” tem a ver com o país chamado China.
“Resumo da ópera: pastel de vento” tem a ver com o texto do artigo.

Deixa de ser burro e de comparar mangas com laranjas.

Jbs

Fernando Gouveia

O Bôsco te fez uma pergunta sensata, e com sentido – vc só divagou – se vc sabe algo, pq não respondeu ele?

Fernando Gouveia

Ao contrário dele, meus comentários passam para validação, não são imediatamente postados. Além do mais, não te devo satisfação nenhuma não, posso muito bem não responder a ele e ainda sim, os seus argumentos são equivocadamente conceituados, superestimando capacidades americanas e subestimando o resto do mundo que ainda não se tornou capacho do nosso grande irmão do norte.

Jbs

Fernando Gouveia

Quem não tem argumentos, esperneia, exatamente como vc, criança faz.

Mayuan

Quando começa com os clássicos de DCE como capacho, lacaio e etc eu já perco o interesse de continuar lendo.

Jbs

Em tempo, prefiro mil vezes, ser capacho do grande irmão do norte, ocidental como eu – do que ser nem isto dos Chineses – que não compartilham nada de valores, com vc – capacho de países de regimes em ditadura, mestre em propaganda para pegar incautos como vc.

Bosco

Jbs,
Quando você vir um “justiceiro social” com essa história do Brasil ser capacho dos EUA via de regra o sujeito não está incomodado do nosso país estar sendo pisado e sim com a bota que o pisa. Se a bota for russa ou chinesa pode amassar a vontade.
Isso ocorre devido a décadas de doutrinação que nunca existiu e de Paulo Freire patrono da educação que era um excelente pedagogo preocupado com a boa formação da juventude brasileira.

André Macedo

Sim, só falta falar que apertar 17 salvou o Brasil do comunismo e que 1964 foi um contragolpe (onde os contragolpistas depuseram o presidente primeiro que os golpistas). Me diga quantas vezes os russos ou chineses nos “pisaram”, foram pegos nos espionando como os americanos? Patrocinaram golpes por aqui como os americanos? Hmm Mais abaixo você falou que a China tem um “sistema político que despreza o ser humano”, os golpes patrocinados pelo Ocidente mundo afora não desprezam então? As cerca de 1 milhão de vidas tiradas por Suharto (onde os EUA se ofereceram pra ajudar a abafar) valorizam o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Bosco

E qual é a sua lógica? Pela sua lógica então sendo comunista e não sendo um porco capitalista imperialista pode fazer o que quiser já que é em nome da nobre causa do proletário oprimido. Diga aí?
Você escolha os seus ditadores e sistemas políticos de estimação e eu escolho os meus. Ambos não valem nada mas de minha parte não irei rasgar meus pulsos por conta dessa decisão tipo “escolha de Sofia”. Eu já escolhi e tá bem explícito. E você?

André Macedo

“Você escolha os seus ditadores e sistemas políticos de estimação e eu escolho os meus.”
Corretíssimo, poderia ter dito isso ao invés de todo o discurso sobre moralidade e o tal desprezo com o ser humano, o problema não foi você fazer sua escolha, e sim o discurso pomposo sobre ela, pra quem diz que não rasgaria os pulsos pela decisão, você exalta um pouco demais, rs.

Só lembrando que pra muitas correntes nós não somos “Ocidente”.

Bosco

Ai André… vai ver se eu tô lá na esquina… vai filho!

Flanker

O Bosco sabe muito de mísseis. É torcedor dos EUA? É! Mas, tu “acusa” ele de ter escrito, até aqui, 3 comentários nesse tópico….e tu, que escreveu 4, provocando e não colocando nada técnico, é o que? Anti-americano, pró-china ou pró-Rússia ou todas as opções? Tu Pode ser tudo isso…mas, contra-argumente com justificativas…..

Bosco

Meu caro amigo Flanker, Não é que eu seja torcedor dos EUA, é que eu vejo nitidamente uma guerra cultural em curso e onde na incapacidade de ganhar de forma justa os comunas apelam pra ganhar no tapetão, sabotando internamente o Ocidente como já o fazem há décadas e usando a principal armas que eles têm que são as narrativas. Houve avanços na China? Claro que houve! Eu os parabenizo por isso. Eles são poderosos! Sem dúvida! *Agora, eles não são anjos e nem torço para que dominem o mundo. De modo geral a narrativa é que os EUA é… Read more »

Fernando Gouveia

Guerra cultural kkkkkk

Quem é? Por acaso é o astrólogo da Virgínia?

Léo Neves

Bosco
Não adianta discutir o melhor que tu faz é não responder provocações.
Seus conhecimentos e comentários são sempre bons .
Eu gosto muito mais dos equipamentos russos que americanos geralmente, mas só no quesito de gostar mesmo de ter interesse e não tenho a impressão de você puxar saco para os EUA suas análises são geralmente técnicas.
Não vale a pena perder seu tempo com esses comentários, que parecem ser da mesma pessoa muitas vezes.

Bosco

O problema da narrativa pró PCC é que querem nos empurrar goela abaixo que mísseis hipersônicos vão ganhar guerras sozinhos e que os chineses e russos estão na frente e que os EUA e aliados nunca os alcançarão, portanto, já ganharam o mundo por WO. rssss Chega a ser cômico. Houve época em que só os EUA tinham bomba atômica, submarino SSBN, mísseis SLBMs, ICBMs de combustível sólido, sistemas de monitoramento global , bombardeiros capazes de alcançar a China , etc. O que aconteceu? Os chineses chegaram e alcançaram. Agora, em relação à “suposta” corrida hipersônica os EUA estão atrás… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Jbs

Bosco

Vc é uma luz neste blog – continue por favor.

Fernando Gouveia

Cláudia! Você não pode opinar muito sobre o que ganha a guerra, já vi você fazendo comentários totalmente sem sentidos sobre as tecnologias disruptivas americanas, e nenhuma delas envolve hipersônicos, porque você sabe que os americanos estão atrás nessa corrida. Ademais Cláudia, o próprio EUA, o país que você tanto defende está gastando bilhões em P&D em armas hipersônicas, no orçamento FY 2022 da USAF há um buraco de mais de US$500 milhões em projetos secretos de P&D, muitos acreditam ser também de projetos hipersônicos, isso apenas de um braço das forças armadas americanas, isto fora o orçamento direcionado especificamente… Read more »

Bosco

Fernando Gouveia, Sem dúvida os americanos irão conseguir fazer seus mísseis hipersônicos atingirem navios já que a tônica deles é atingirem alvos de tempo crítico com ogivas minúsculas, o que exige um seeker terminal. Nunca disse que é impossível desenvolver seekers para mísseis hipersônicos tanto é que já citei várias vezes o Pershing II que já tinha um na década de 80. O que sempre fico curioso é qual o sistema adotado pelos russos no Zircon e provavelmente no Kinzhal, se houver uma versão antinavio. Também tenho curiosidade de saber o sistema adotado no ASBM DF-21D. Minha questão sempre foi… Read more »

Bosco

E o que mais tem é desinformação na internet. Tem uns canais de especialistas militares no Youtube que é de dar dó. E se formos ver os comentários aí da vontade de me matar com as próprias mãos. rsss Pra esse pessoal as super armas e super mísseis dos comunas e do tio Putin são fantásticas e os EUA é praticamente do terceiro mundo em termos de qualidade e tecnologia. *Não é à toa que os comunas quando assumem um país a primeira coisa que fazem é mandar matar todo mundo que tem QI acima de 50. Que o diga… Read more »

Inimigo do Estado

Aham, vê lá o que ele falou sobre o THAAD quando eu falei dos mísseis chineses, dias atrás sobre a invasão do espaço aéreo de Taiwan, depois volte aqui e tenha a coragem de me dizer que os conhecimentos do Bosco são bons.

Avai2021

Parabéns Bosco !!

Rogerio

Ele só saber puxa saco dos grinpos, momento falamos do míssil hipersônico e não uma guerra total, esse Bosco não saber coisa nenhuma

Flanker

Grande Bodocó! Assino embaixo do seu comentário!!

Flanker

Bosco**…..corretor maluco…hehehehe

Bosco

rsss
O sujeito aí tá me chamando de Cláudia e aí você vem com “Bodocó” , eu achei que tava virando moda. rssss Achei criativo!!!
*Até hoje eu me propus a mudar de nome mas foi pra “Nabuco” se o submarino nuclear brasileiro entrar em operação até 2030. Tô aguardando.

Flanker

Hehehehehe …acho que, se depender do subnuc, tu vai continuar te chamando Bosco.

André Macedo

Coincidentemente, o presidente que você elegeu e que prometia acabar com os tais “comunas” está agora mesmo sucateando a ciência brasileira, mas a culpa é do Paulo Freiri, do Essiteefi e do Petê.

J-20

A única coisa que pode resolver o problema crônico de gente intelectualmente desonesto é eutanásia

Bosco

Então você tá reclamando de quê? Ele está do jeito que vocês gostam. Não virou um fascista, não acabou com a praga comunista e tá sucateando a ciência. Deve ter aprendido com o Pol Pot.

André Macedo

Não joga pra mim não amigão, como o seu voto prevaleceu, o meu permanece sob a égide de Schröndinger.
E caso estivesse do jeito que eu gosto, o voto foi seu, não meu, você supostamente deveria desejar o contrário, não? Kkkkkk

Slow

Você é fanático pelos EUA , torcedor é pouco .

Inimigo do Estado

Bosco sabe tanto de mísseis que chamou o THAAD e o Iron Dome de Israel de aumentadores de moral kkkkkk E nem era ironia, ele foi bem categórico.

Junta tu e ele e dá nada ao quadrado.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

Hehehehehehe….olha a minha preocupação com o que tu acha ou deixa de achar, sobre mim….kkkkkkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Sim, você se preocupa, tanto é que veio responder. Não há como você evitar. É maior que você. É biológico.

Flanker

Kkkkkkkkkkk….tá, vai lá….responde mais esse aqui e fica com a última palavra , criança…….kkkkkkkkkkkkk…….bom ler bobagens de manhã….dou risada e deixa o dia mais leve…kkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Senta lá, Cláudia.

Alexandre Cardoso

Bosco mudou de nome de Bosco para Cláudia??????Não entendi …

Antoniokings

Prezado.
Isso é uma ‘expressão’ tipo: ‘Maria vai com as outras’, ‘Acorda, Alice!’ ou ‘João ninguém’ e por aí vai..

Jbs

Chora Chings!

Chinês disfarçado.

Normand

Deve ter sido levado pelo morcego alado do corona.

Flanker

Só uma dúvida: tu conhece algum morcego que não seja alado?

Salim

Vamos aguardar fatos, texto parece propaganda de buginganga. Sem dúvida o orçamento da defesa será turbinado. Esta de dar volta pela calota Sul foi a azeitona do pastel. Porém a prudência em relação a China aumentou, no aguardo.

Bosco

Salim, Prudência é sempre bem vinda, mas no fundo são só narrativas. Há algumas décadas a narrativa era que os superporta-aviões estavam derrotados pelos vários assassinos de porta-aviões que se sucederam: AS-4, SSN19, SSN-22, SS-N-26, etc. Depois foi a vez dos stealths que segundo os animadores de velório estavam derrotados pelos radares de baixa frequência e que os russos haviam acertado em recorrer à força e brutalidade dos seus Su-30 recheados de mísseis dependurados. Agora que russos e chineses têm seus stealths pararam com a narrativa, ainda que vez ou outro vêm com alguma sandice do nível “só nós temos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Antoniokings

Vai lendo aí.

folha.uol.com.br/mundo/2021/10/eua-ainda-nao-sabem-o-que-fazer-com-a-ameaca-dos-misseis-hipersonicos.shtml

Fernando Gouveia

Cláudia, parafraseando nosso querido Fábio Jr:

“Senta aqui
Não tenha tanta pressa
Senta aqui
Porque toda essa angústia
Não fique aí tão quieta
Quebra o teu silêncio
Se abre comigo”

Vendéen

Bonjour le Brésil, Os estrategistas chineses acreditam que os projetos russos (passados ​​e presentes) devem ser estudados e especialmente melhorados seriamente, quando possível, a fim de estimular e até irritar os amigos americanos. lol Este planador orbital hipersônico movido a energia nuclear aparentemente lançado por um foguete (Longa Marcha 2C) fornece uma arma com um alcance muito, muito confortável. Além disso, como a arma possui, portanto, um alcance “praticamente ilimitado” e uma trajetória não parabólica, sua detecção não será de todo óbvia. Resumindo, se esse projeto se tornar uma arma operacional esse “matador alienígena do espaço” rs será muito, muito… Read more »

Andreo Tomaz

Seria o tal do DF-17 ou seria outro “míssil”??

Bosco

Andreo,
A “pessoa” disse que foi lançado de um foguete Longa Marcha 2C que é um foguete de entrega orbital.

Antoniokings

Provavelmente sim.

Bosco

Imprecisões técnicas do artigo: 1- o míssil circulou o globo terrestre antes de acelerar em direção ao seu alvo ?????? Se for um veículo HGS o mais provável é que após planar por uns 30.000 quilômetros ele tenha perdido muito da sua velocidade inicial e não tenha “acelerado” no final. – 2- foguete Longa Marcha 2C transportando um veículo planador hipersônico que voou através do espaço de baixa órbita antes de seguir em direção ao seu alvo. ??????? Como se voa no … espaço de baixa órbita? Ou se está na atmosfera e voa ou se está no espaço e não… Read more »

Leandro Costa

“Em que mundo esse sujeito que escreveu isso vive?”

Na China, ué. Até porque nunca vi nenhum artigo americano subestimando capacidade Chinesa. Pelo contrário, é alimento para conseguirem mais orçamento no Congresso para projetos militares.

Azevedo

A propósito, último relatório preparado para congressistas e comissões.

Leandro Costa

Obrigado pelo link, Azevedo.

Allan Lemos

É engraçado, ano passado, o Congresso admitiu que tanto a China quanto a Rússia já concluíram com sucesso inúmeros testes com armas hipersônicas. O comandante do USSTRATCOM inclusive admitiu que esses países têm a vantagem. Mesmo assim, um brasileiro qualquer em fórum da internet tem a audácia de chamar a arma chinesa de “maquete”. Só rindo mesmo.

Slow

O “ inspencialista “ Bosco disse que é tudo mentira ele estava infiltrado e viu tudo ..

Fernando Gouveia

Cláudia!

O planador hipersônico viajou ao espaço em torno do globo em uma forma orbital antes do míssil desorbitar em direção ao alvo. Ele não planou(saltando na atmosfera) como normalmente se faz em uma trajetória normal. Alta altitude = menor pressão atmosférica.

Antoniokings

Prezado Fernando

Durante décadas a extinta URSS bancou, sozinha, uma paridade militar contra toda uma organização militar composta por alguns dos países mais ricos do Planeta.
Hoje, parece que a situação se inverteu com os EUA exaurindo sua endividada economia para bancar projetos militares na tentativa de se equiparar à poderosa dupla Rússia-China.
Seus parceiros ocidentais estão ‘tirando o carro fora’ e parecem mais preocupados com a situação interna de cada um deles.
Já tem analista internacional dizendo que os EUA são a URSS versão 3.0.

Fernando Gouveia

Os recursos necessários para o reforço no polo sul serão mais dezenas de bilhões, se não for centenas, mas a Cláudia acha que os EUA tem a capacidade de interceptar tudo, até FOBS. Devo admitir, o sujeito é engraçado.

Andre

Hoje já é dia 17 e a economia americana continua girando. Sua previsão de calote americano errou feio hein.

Você precisa fazer mais previsões com datas.

Antoniokings

Como eu disse anteriormente.
Ou se endivida mais ou para.
Mais conhecido como ‘shutdown’.
Os EUA estão como aquela empresa que têm que recorrer a bancos uma vez por ano para pedir novos empréstimos para não fechar.
Sabemos onde essa bola de neve vai se esborrachar.

WASHINGTON, 8 OUT (ANSA)
O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta quinta-feira (7) um acordo para elevar o teto da dívida pública do governo e evitar um default, ao menos por enquanto.  

istoe.com.br/senado-dos-eua-aprova-acordo-para-aumentar-teto-da-divida/

Andre

Vc não acerta uma hein. Quando não está mentindo descaradamente está groselhando.

Agora, sobre empresa que precisa pedir ajuda ao governo para não fechar, estava se referindo à Evergrande, não?

Antoniokings

Claro que não.
Se a Evergrande precisar de dinheiro, o Governo chinês tem.
Olha os trilhões que a China tem guardados.
Não precisa se endividar.
Aliás, onde está o terremoto que ia ocorrer com a quebra do sistema habitacional chinês?
A montanha pariu um rato.
Enquanto isso, Biden continua endividando o País.
Fazer o quê?

Avai2021

https://www.zerohedge.com/markets/its-disastrous-day-all-hell-breaks-loose-chinas-bond-markets

Nao tenha tanta segurança na exuberância econômica chinesa…

Andre

Terremoto? Sei lá. Pergunte para quem fez essa previsão.

Flanker

Cara, tu não fica com vergonha…nem um pouquinho só….de escrever com 2 Nicks diferentes, um em seguida do outro e isando o mesmo termo (Cĺáudia)? E ainda conversa “tu contigo mesmo”…..cômico!!

Antoniokings

Prezado.
Aproveite as tardes aprazíveis do interior gaúcho e vai tirar uma soneca.
kkkk

Flanker

Ja dormi….acordei…e tu continua conversando contigo mesmo……não é “Cláudia”, o termo que tu usa??
E tu aí, conseguiu dormir? Ou os tiroteios e balas perdidas não deixam? Ou O partido que te banca não deixa tu descansar? Tem que trabalhar até em domingos? Pobre proletário……kkkkkkkkkk

Mayuan

Só dois?

Hcosta

Se diz que a URSS aguentou sozinha fica difícil argumentar.
Mas tem um pequeno pormenor. A URSS era uma organização militar composta por muitos países e não eram os mais ricos do planeta porque faziam parte da URSS…
E mais uma vez, mesmo juntando os dois em que sistemas os EUA/OTAN/Japão/Coreia do Sul, etc… têm de se equiparar?
Em mísseis hipersónicos que em poucos meses apresentou vários projetos?

Inimigo do Estado

Acho que seu catálogo está desatualizado Bosco, quer um novo? Presente de natal que se aproxima kkkkkk

Fernando Gouveia

O catálogo dele é dos anos 90. Ele ainda não chegou na segunda década do século XXI.

Jose Dasilva

Realmente por enquanto meu amado United States, meu lar desde 1990 e onde filha e neto nasceram tem ficado para tras mas mesmo assim a resposta a um ataque nuclear não vai ser nada agradável.

Antoniokings

Prezado Jose Dasilva

Pois é.
E não foi por falta de aviso.
Os EUA estão ficando com sua infraestrutura obsoleta e preferem ficar investindo em armas e acordos militares tipo ‘AUKUS’.
Sua estrutura de transportes (ferrovias, pontes e etc) é muito antiga, seus sistemas de abastecimento de eletricidade e telecomunicações, hidrovias e etc. necessitam de trilhões de dólares para atualização.
E os EUA não têm recursos em caixa para isso, restando a opção de endividamento.
Biden está tentando alguma coisa nesse sentido, mas tem esbarrado no ‘apoio’ dos republicanos.
Mas, País dividido é assim mesmo.

Nilton Reis

Prezado @antoniokings, até em respeito a sua pessoa, afirmo que seu comentário está 77,16% errado. É impossível um Estado falir por endividamento com a própria moeda. No caso dos EUA, que possuem a moeda do mundo, esse cenário é ainda mais ilusório. E te afirmo, opinião pessoal, que com a farra do quantitative easing o capitalismo criou a definitiva e desesperada salvação para ele mesmo, a alavancagem as infinitum, então Biden e outros sempre vão recorrer ao endividamento.

Antoniokings

Em qualquer país do Mundo, seja capitalista ou socialista, se vc imprimir moeda, a inflação aumenta. E isso não é diferente nos EUA. gazetadopovo.com.br/mundo/por-que-a-inflacao-dos-estados-unidos-e-a-mais-alta-em-12-anos/ Não há mistério. É matemática simples. Impressão de dinheiro para bancar o mesmo nível de produção, gera inflação. Mas isso nem é o problema principal deles. O problema dos EUA é que seus fundamentos econômicos estão se deteriorando. Seus deficits orçamentário e exterior são crônicos e estratosféricos e sem perspectiva de melhora Dessa forma, sua capacidade de endividamento vai diminuindo porque pessoas e países não estarão dispostos a comprar títulos da dívida se o País terá… Read more »

Antoniokings

Estou afirmando há algum tempo.
Os EUA ficaram para trás no desenvolvimento de diversas armas militares de ponta e o campo de mísseis hipersônicos é um deles.
Afirmei também e reafirmo que a corrida atrás de Rússia e China vai esgarçar o orçamento deles.acabar por fazer ruir sua economia e o seu tecido social.
Momentos interessantes se aproximam e eu vou presenciar.

Andre

Você afirmou que os EUA dariam um calote no fia 15, e errou muitos muito feio. Como sempre….

Antoniokings

Cara! É difícil de vc entender, hein?!?! Eu disse que se não elevasse o teto da dívida o País entraria em default. O acordo foi para elevar esse teto em US$ 480 bi para pagamentos correntes até dezembro. Nesse mês terá de ser feito outro acordo. O problema é que esse endividamento crônico é a tônica do País que vê essa situação se agravar cada vez mais. A expectativa é que o teto da dívida seja elevado para cerca de US$ 29 tri. Só que ano que vem a dívida está estimada para algo em torno de US$ 32 tri.… Read more »

Andre

Apenas em seu mundinho pessoal vc acerta. Se os EUA aumentam a dívida é prq tem gente, e muita, disposta a emprestar. Sabem que a economia dos EUA continuará, por muito tempo, sendo o investimento mais seguro.

Sinto muito por suas fantasias e sua tot desconexão da realidade. Infelizmente, para você, a realidade está totalmente desconectada de seus sonhos

Antoniokings

Vai lá e dê sua contribuição ao Tio Sam, porque se a China retirar a dela, cerca de US$ 1 tri, os EUA acabam de desabar.
Triste Mundo……

Avai2021

Não confere. Isto eh fake news. Qual seria o fundamento econômico para você afirmar isto??
Alias impressão de moeda gera inflação, mas caso haja demanda (mundo comprando a moeda a ser impressa) , e com crescimento de produtividade deste mesmo país o impacto eh muito reduzido.
Mire em produtividade. Se a inflação for 10% ao ano, mas crescimento de produtividade seja 20% , o total output riqueza gerada será positiva.

https://worldpopulationreview.com/country-rankings/most-productive-countries

Andre

E quando isso vai ocorrer?

Avai2021

Exato !!!! Não entendem que o dólar tem baliza em :
– rule of law
– economia aberta (produtividade, inovação, educação)
– balance of power entre poderes

Slow

Muito tempo ? Kkkk é bom começar rever isso ai ..

Flanker

Será que tu vai presenciar? Tu, ou qualquer um de nós, sabe se vai estar vivo daqui a um minuto sequer?

Andre

Veja que ele nunca poe data, quando põe, erra feio.

Heinz Guderian

Caros leitores, desculpem a ignorância sobre o assunto. mas é sabido que as grandes potências militares possuem satélites espiões, muitos na verdade. Em caso de guerra entre duas potências por exemplo, como eles possuem mísseis que podem destruir esses satélites, os destroços poderiam cair em um país neutro.. Como ficaria essa situação?
Ou os destroços não chegariam até a terra?
Mais uma vez, perdoem a minha ignorância no assunto.

sub urbano

Cair é o de menos. Armas ASAT destruindo em série satelites em órbita gerariam uma quantidade maluca de destroçoes em órbita que por sua vez atingiriam outros satélites, geraria uma reação em cadeia que apagaria as comunicações do mundo todo. Voltariamos a era do rádio analógico. Existe um precedente, um teste de arma antisatelite feito pela China em 2007 ameaçou a estaçao espacial internacionalcom os destroços do satelite destruido. Enfim, ja pode deixar um radinho AM/FM na gaveta pq se tiver guerra entre China e USA não vai dar nem pra acompanhar o Galão da Massa sendo campeão brasileiro depois… Read more »

Fernando Gouveia

A arma ASAT agora é assim: https://www.youtube.com/watch?v=92LDtH2ZB-w
kkkkkk

Leandro Costa

Heinz, é bem provável que destroços de satélites, caso tomem trajetória de reentrada, acabem queimando totalmente antes de impactarem no solo, mas sim, é bem possível que possam cair em território neutro de forma completamente desordenada.

Matheus S

Algumas fontes estão indicando que o CEP foi de quatro dezenas de km.

Fernando Gouveia

Duas dezenas de km. Está na matéria.

Antoniokings

Se errar o CEP desse jeito em Nova York, San Francisco ou Dallas, por exemplo, a catástrofe para os EUA será a mesma.

Luiz Trindade

É… A Guerra Fria do século XXI realmente começou! Agora a pergunta que os EUA não conseguem responder e o que pior… Não conseguem mais acompanhar a China eles não conseguem responder pois seria vergonhoso dizer que “dormimos no ponto!”

Antoniokings

Pior será admitir que sistema político/econômico chinês é mais eficiente que o deles.

Flanker

Sistema politico chinês é mais eficiente? Em qual sentido? Para quem? Com qual nivel de sacrifício do povo? Com qual nivel de liberdade, acesso à informação, pluralidade de pensamento?
Quanto ao fator econômico, os EUA tem muitas mazelas e problemas econômico/financeiros e sociais……que se agravaram ultimamente, mas tu vai querer me dizer que na china todo mundo tem a mesma condição social? Não tem ricos e pobres lá? No lado dos ricos (e bem ricos), inclua todos os membros do partido…….

Luiz Trindade

Como todos sabem eu sou totalmente contra a qualquer tipo de ditadura. E concordo contigo Flanker e até me espanta ter pessoas defendendo até hoje o socialismo, um sistema que já provou com a ruína da URSS que não funciona! Agora sim, os EUA dormiram no ponto e agora tem de correr atrás se ainda quer cumprir o papel de policial do mundo! O Mal predomina aonde o bem se ausenta!

Leandro Costa

Eficiência não tem nada a ver com ética ou moral. Valores diferentes. Tudo tem um custo, mas certos preços não valem à pena serem pagos.

Bosco

Não seja tão pessimista Luiz. Os americanos conseguem sair de Mach 7 a 80 km de altura e pousar um foguete com 50 metros e 100 toneladas com erro de 1 metro. Eles conseguirão chegar nos chinas. Tenha paciência.
https://www.youtube.com/watch?v=cbVAQuONcj4

Andre

“O míssil errou o alvo por cerca de duas dezenas de quilômetros”

Está tão preciso quanto as previsões do Da Lua.

Fernando Gouveia
Andre

“PLA scientists say artificial intelligence could write flight algorithm within seconds and be 10 times more accurate”

Vai ser um avanço e tanto a China ter um míssel com um erro de “apenas” 2km.

Fernando Gouveia

Claudinha!

O HGV chinês em um FOBS é para fins doutrinários nucleares, ao contrário dos americanos. Uma ogiva nuclear com 50 kt. O CEP de 2 km para um míssil com ogiva nuclear 50-100 kt não é nada, a destruição é garantida.

Antoniokings

Na reportagem do ‘Forte’ foi publicado que a China venceu a guerra da I.A. contra os EUA.
E vem muito mais por aí.
Chineses são incansáveis.

Antoniokings

Para uma arma nuclear não tem muito problema.
Ademais, daqui a alguns meses (ou dias) eles corrigem o problema.
O fato é que eles conseguiram um feito que os americanos nem sonham em chegar perto.
Senta e chora.

Andre

Qual feito? Um icbm hipersonico, tal qual o Minuteman da década de 1970?

Você não faz a menor ideia do raio de ação de uma arma nuclear para falar que 20km não fazem diferença, ne?

Antoniokings

Se vc compara esse míssil com o Minuteman, fica muito difícil argumentar.

Leandro Costa

O efeito prático de ambos é o mesmo. Se um míssil chinês, seja ele qual for, detonar um artefato nuclear em território americano, o mesmo vai acontecer em solo Chinês e vindo de diversos lugares. Tanto que os EUA não estão focando em desenvolver armamento hipersônico nuclear. No final das contas, quem sai perdendo somos todos nós, pra variar.

Ou seja… dá na mesma.

Armamentos hipersônicos chineses convencionais é que seriam bem mais alarmantes porque esses sim tem mais chances de serem utilizados.

Antoniokings

O cerne da questão é que o míssil americano tem trajetória balística e esse chinês, não.

Leandro Costa

Se for esse o cerne da questão, é irrelevante do mesmo jeito. Não existe a menor possibilidade de os Chineses (ou quem quer que seja) resistir à um ataque nuclear de saturação dos EUA com mísseis partindo tanto de silos de lançamento terrestres quanto de submarinos, assim como não há a menor possibilidade de os EUA resistirem à um ataque de saturação Russo ou Chinês, tanto vindo de mísseis hipersônicos planadores Garrinchescos quanto de ICBM’s ou SLBM’s. Novamente não será a primeira vez que os EUA estiveram atrás em relação à armamento. Os soviéticos começaram com ICBM’s antes dos americanos,… Read more »

Flanker

Para uma arma nuclear não tem muito problema? Quantas ogivas É de Qual potência esse míssil leva? Isso é determinante para o CEP ser, ou não, relevante.

Antoniokings

Mickeyboys perdidos com essa notícia.
Quem sabe a ‘AUKUS’ consiga desenvolver algo parecido para tentar contrapor a China.

Flanker

Não desconversa! Responde o que eu te perguntei……kings.. .ou Fernando…..ou sei lá quais outros Nicks tu usa….

Antoniokings

Continua desnorteado, né?
Se a China mandar um míssil desses e acertar em Faxinal do Soturno, pode ter certeza que vc vai para o espaço.

Flanker

Ah e? com qual ogiva ele conseguiria esse feito? Qual a potência dela?
E, já que tu citou a cidade da 4a colônia de imigração italiana, aqui perto, tu sabe dizer, sem pesquisar, o que significa o nome dela? Mas, sem pesquisar……

Bosco

Flanker, Só de curiosidade os americanos atingiram o máximo da precisão teórica possível para um veículo de reentrada balístico (não manobrável) com o míssil Peacekeeper (MX) na década de 80. Tinha um CEP de 50 metros após 15000 km usando só um sistema inercial avançado. Isso praticamente o habilitava a usar seus até 12 veículos de reentrada Mk-21 de 350 kg preenchidos com concreto como arma convencional com altas chances de sucesso contra uma infinidade de alvos. Foi um dos maiores feitos de engenharia da história na época. Sua precisão era tanta que as ogivas americanas não precisariam ter rendimento… Read more »

Flanker

Pois é, Bosco. Mas, o cara aquele quer dizer que um CEP de mais de 20 km é irrelevante…..

Alexandre Cardoso

faz falta um botão para cancelar o comentário ( na hora em que é feito, individualmente ) assim como têm para cancelar a edição de um comentário. Nas configurações só tem opção para apagar todos os comentários que a pessoa fez.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Cardoso
Carlos

Ainda bem que alguns que cometam aqui não cuidam da defesa dos EUA.

“Ah! É tudo balela, fica sossegado aí”

Fernando Gouveia

É fácil ser brasileiro e defender os EUA e subestimar os adversários, afinal, as armas não estão apontadas para ele. Quando o João disse que a verdadeira taxa de interceptação do Patriot era de 40%, a Cláudia quicou, deu exemplos irreais que não tem semelhança nenhuma, a verborragia de sempre que todos conhecem e ainda teve a inusitada ideia de chamar o Patriot como uma forma de aumentar a moral das tropas. O cara é um poeta. Tem classe. Mesmo errado, não perde a classe.

Fernando Gouveia

Ainda tem fã clube.

Adriano Madureira

Parabéns a eles !

Munhoz

Na verdade a China testou um veiculo semelhante ao Avangard russo, A China foi anteriormente o único país a implantar veículos planadores hipersônicos táticos de alcance mais curto com seu míssil DF-17

Eles não tinham testado um modelo de HGV igual ao russo, o resto do artigo sobre circular a terra polo sul etc seriam possibilidades ou hipóteses

Fernando Gouveia

A informação é de que o míssil deu a volta no globo e atingiu o alvo com precisão de duas dezenas de km. Um HGV não tem alcance suficiente para dar a volta no globo, o alcance dele é +6000 km.

Nonato

Já era para os Estados Unidos terem passado o rodo na China faz tempo.
Na guerra da Coreia o general McArthur sugeriu.
Depois os próprios russos sugeriram aos Estados Unidos.
Quem não quer agir quando pode, quando quiser, talvez não possa…

Fernando

Parabéns à trilogia. Acompanho quase todos os dias, desde 1997. Além das matérias serem excelentes, os comentários sao um show à parte: uns sao extremamente pertinentes, informativos e técnicos, outros muito loucos e alguns poderiam muito bem caber em programas humorísticos. Os editores estao no caminho certo.

Rafael M. F.

Conceito dos anos 1930 de Eugen and Irene Sänger. Sensacional.

Agora, tem que saber o quanto de propaganda há nisso. Porque quem tem esse tipo de tecnologia pronta e funcional, não anuncia para o mundo.

Fernando Gouveia

Mas quem anunciou foram os americanos. Os chineses ficaram quietos, não afirmaram nada. Essa informação era praticamente uma informação “quase” classificada. Como a Cláudia diz, “a pessoa” que abriu o bico.

Rafael M. F.

Isso saiu também no Sputnik chinês A.K.A. South China Morning Post…

Fernando Gouveia

Correto. Mas de fontes oficiais chinesa, não saiu absolutamente nada. Apenas reproduziram a matéria que está circulando no mundo.

Bosco

Mas vc acredita em tudo e sabe como tudo funciona, né. Depois alguém descobre que foi invenção do coelho da Mônica e vc posa de bocó. Depois não adianta chorar.

Flanker

Cara, tu precisa urgentemente de apoio psicológico/psiquiátrico!! Precisa investigar essa tua fixação com o Bosco. Você chama ele de Cláudia o tempo todo! Será que tu é apaixonado por ele e, como forma de negação e para tornar essa paixão palatável, o chama de Cláudia, fazendo assim que tua masculinidade não seja ferida, pois tu fala com a Cláudia…..ou será que Cláudia é o nome da mulher que encheu tua cabeça de enfeites córneos e, por isso, tu nomeia teus desafetos com o nome dela?? Huehuehuehue….vai te tratar!!!

Hélio

Segundo as viúvas de Sodoma e Gomorra isso aí é só um pedaço de papelão.

Marcelo Danton

Só bobinhos levam a sério essas noticias plantadas. A lá Renan Calheiros! Tudo invencioníces onde o sujeito da oração fala consigo mesmo…kkkkk..e os sabidões daqui caem que nem filhotes de pato. Vem logo meteoro! VEM!