O Irã estabeleceu um “novo” recorde de lançamento espacial depois de lançar com sucesso o satélite Soraya a uma altitude de 750 quilômetros acima da superfície da Terra pela primeira vez.

A Força Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) anunciou no sábado que o lançamento do satélite Soraya em órbita foi realizado por seu transportador de satélite Qaem 100, de fabricação nacional.

O Qaem 100, o primeiro foguete de combustível sólido de três estágios do Irã, que pode transportar até 100 quilos, colocou em órbita uma carga útil de pesquisa com massa aproximada de 50 kg em seu terceiro lançamento de teste.

O lançamento, realizado na presença do major-general Hossein Salami, comandante-chefe do IRGC, Hassan Salarieh, chefe da Agência Espacial Iraniana, e do brigadeiro-general Amir-Ali Hajizadeh, comandante da Divisão Aeroespacial do IRGC, teria estabelecido um “novo recorde” no lançamento espacial, pois esta é a primeira vez que os transportadores de satélite iranianos atingem a órbita de 750 km.

Segundo a agência de notícias Fars, o satélite começou a enviar dados de telemetria.

Com o lançamento deste satélite de pesquisa, muitos subsistemas desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Espacial Iraniano passam para a fase de testes orbitais, e o caminho para o rápido desenvolvimento da indústria espacial autóctone do Irã torna-se mais fácil.

O lançamento também é um passo importante para aumentar a capacidade de enviar satélites para órbitas mais altas.

FONTE: www.presstv.ir

SAIBA MAIS:

Os satélites militares de vigilância ‘Noor’ do Irã

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral

Daqui a pouco o Irã tá pousando na lua tbm. E detalhe, antes do Brasil colocar qualquer coisa em órbita.

Regis

O Brasil é uma vergonha na indústria aeroespacial.

David Neves

A base de lançamento de foguetes em Alcântara foi sabotada causando uma explosão que matou mais de 25 engenheiros e técnicos. Essa sabotagem, provavelmente feita pelos norte-americanos atrasou em muitos anos o programa espacial pátrio.
Dê uma pesquisada nesse assunto, antes de desqualificar o sabotado programa espacial brasileiro.

Fawcett

O problema do brasileiro é este: prefere culpar os outros que reconhecer a própria incompetência. Por isso que não corrige os seus defeitos.

Elintoor-_

Fonte?

Bernardo

Cara, tem mais de 20 anos isso. Supera. Dá tempo de um moleque nascer depois do acidente, fazer vestibular, entrar no ITA, cursar dois anos de Engenharia e vocês ainda tão chorando. A SpaceX foi criada em 2002 e em menos de 20 anos tinha foguete dando ré. E olha que eu nem gosto do Elon Musk. Tá que nem o povo que fica “ah o Brasil é assim porque Portugal não sei o que lá”. Tem 200 anos isso já. Em 100 anos ou menos tem país que saiu da extrema pobreza, fome e exploração e é desenvolvido. Mas… Read more »

paulo

sabotagem ou tremendo desconhecimento dos nossos engenheiros.

Nilson

Por que não conseguiram sabotar o Irã?

Claudio Borges

Não deveria ter deixado sabotar. Simples assim

Heinz

O Brasil é uma vergonha em quase tudo meu camarada, começando pela política.

Willber Rodrigues

Japão e Índia já conseguiram recentemente.
Irã, não duvido nada, daqui a pouco consegue também.

deadeye

A questão do programa brasileiro, é a falta de dinheiro. O Irã faz isso por necessidade.

Nilo

E nós? Não temos necessidade

silvom

nem dinheiro

Sergio Cintra

Por hora, ainda estamos construindo pontes sobre os grandes rios para ligar o interior do Brasil ( e! pontes rodoviárias), tentando fazer ferrovias e brigando para recuperar a única rodovia que liga o norte do país , que ao meu ver tinha que ir via ” fórceps”pois é estratégica.
Com essa “cambada” que está aí se soltar foguete, acionam o IBAMA pois esta poluindo a atmosfera.

João Moita Jr

Falta de dinheiro não, excesso de ladrões…

Joao Motta

O problema Brasileiro e a falta de vergonha na cara; dinheiro tem so que e mal administrado e mal direcionado.

Romão

Um país só consegue ter um projeto espacial se antes tiver um serviço de inteligência que se prese. Coisa que o Brasil nunca terá porque os funcionários da ABIN são concursados e todo mundo sabe quem são. A França explodiu Alcântara e ficou por isso mesmo. E eles só o fizeram porque não temos um serviço de inteligência para identificar e paralisar qualquer tentativa de sabotagem. A Venezuela tem um serviço de inteligência, o Paquistão tem, o Irã tem, a Coreia do Norte tem mas o Brasil, sem sanção alguma, não tem. O BRASIL É O PAÍS DO BIG MAC… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Romão
Rinaldo Nery

Concordo com a crítica à ausência de sistema de inteligência (a esquerda acabou com o nosso SISBIN), mas dizer que a França explodiu Alcântara é história pra filme da Pantera Cor de Rosa, Johnny English…

deadeye

Ainda mais pq na investigação da FAB os Russos participaram e não encontraram nada.

Jadson S. Cabral

Mais que isso, ficou provado por A+B que o problema, como sempre no Brasil, foi descaso, falta de investimento, utilização de materiais baratos, desprezo com a segurança, improviso… O relatório da investigação tem 108 páginas, mas quem fala essas bobagens não se deu nem ao trabalho de pelo menos ler a conclusão, quem dirá ler tudo para entender o que aconteceu. Muito fácil e é mania de brasileiro colocar a culpa de tudo o que acontece de ruim com o país nos outros. A culpa é sempre do partido contrário ou de um inimigo externo. Como se o Brasil precisasse… Read more »

Bruno Moura

_____

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ATAQUE OS OUTROS COMENTARISTAS. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Não tem nada de proselitismo.

AVISO DOS EDITORES: O COMENTÁRIO APAGADO POR ATACAR OUTRO COMENTARISTA E FAZER PROSELITISMO POLÍTICO NÃO FOI O SEU.

SUGERIMOS NÃO ESTICAREM A DISCUSSÃO.

Rinaldo Nery

Não ataquei nenhum forista.

Paulo A. Ferreira

A França , não sabia desse fato , me informaram que isso era obra dos americanos. Bom saber a verdade.

Jadson S. Cabral

A França explicou Alcântara kkkkkkk meu Deus

Nemo

Realmente agente secreto com nome divulgado no Diário Oficial é uma coisa tão absurda que parece filme de comédia.

Rinaldo Nery

Esse é o nosso SISBIN tupiniquim… A raiva do extinto SNI deu nisso. Pelo menos funcionava.

Roberto

A França explodiu Alcântara???!!!
Kkkkkkk

Sergio Machado

Satélite é o de menos. O recado claro é a capacidade ICBM.
Aliadas as já prováveis – senão muito próximas – nukes, vai ocorrer um novo rearranjo na já metamorfose geopolítica atual do OM.

Jadson S. Cabral

Não. Não é o de menos. Capacidade de operar, fazer engenharia reversa e desenvolver mísseis balísticos o Irã já tem há muito tempo. O alcance só aumenta. Já colocar satélites em órbita… é uma capacidade que eles desenvolveram com base em mísseis balísticos soviéticos. Estão lançando satélites cada vez maiores e em órbitas caça vez mais distantes. Para inteligência e independência de comunicações é excelente

Bispo

Parabéns ao Irã, com sanções e tudo mais está evoluindo… segundo últimos informes já tem material suficiente para fazer a “B”.

Nemo

Em um informe da AIEA em Davos foi dito que teria material para três artefatos. Não disseram o “tamanho “.

Romão

OFF-TOPIC (mas nem tanto)…
Em caso de conflito com a Venezuela, vocês acham mesmo que o SEBIN não teria capacidade de sabotar os Gripens, ainda em terra, em Anápolis ?
.
https://m.folha.uol.com.br/poder/2013/11/1366868-suspeita-de-sabotagem-fez-brasil-investigar-franceses-em-alcantara.shtml

Jadson S. Cabral

Ah, pelo amor de Deus! Vai procurar o relatório do acidente e lê o que aconteceu. Para de falar bobagem

Camillo

Nos últimos anos o Irã estava tendo diversos problemas nos lançamentos de satélites, com explosões, etc. Ano passado prenderam diversos oficiais acusados de colaboração com o Mossad. Parece que agora está ocorrendo tudo normal nos lançamentos. Fica a pergunta sobre Alcântara em 2003…

Fawcett

O programa espacial brasileiro nunca foi levado a sério pelo poder público. Técnicos e engenheiros capacitados nós temos, o que falta é a grana, mas para nossos políticos é mais jogo inaugurar obras faraônicas, algumas de necessidade questionável, e quase sempre superfaturadas. Mas devemos lembrar que a classe política é um reflexo do seu próprio povo, e o brasileiro prefere mil vezes debater final de novela ou fofocas de subcelebridades.

leonidas

Velho já viu o valor que se gasta com privilégios do alto clero do funcionalismo e do poder politico?
Além de toda renuncia fiscal absolutamente questionável enquanto uma nação do porte do Brasil não consegue sequer construir um veiculo lançador em pleno século XXI?
E um escárnio…

Antonio Luis

É o Brasil ! como é que fica ???