Uma ilustração da sonda SLIM na superfície da Lua. Imagem: Jaxa

O Japão tornou-se o quinto país a colocar uma nave espacial na superfície lunar, mas o “Moon Sniper” não está gerando energia solar, afirma a agência espacial do país JAXA.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) disse que seu Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) pousou na superfície da Lua por volta das 12h20 (15h20 GMT de 19 de janeiro) e restabeleceu a comunicação com a Terra, mas seus painéis solares não foram capazes de gerar eletricidade, possivelmente porque estão em ângulos errados.

O objetivo principal da missão é testar a tecnologia de pouso preciso, visando uma precisão inferior a 100 metros. Este nível de precisão não tem precedentes para um corpo gravitacional como a Lua e pode melhorar significativamente a qualidade dos dados recolhidos durante missões futuras.

O SLIM pousou na encosta da cratera Shioli, perto do mar lunar Mare Nectaris. O local foi selecionado com base em imagens de alta resolução de orbitadores lunares

No pouso, o SLIM também implantou duas minissondas – um veículo saltitante do tamanho de um forno de micro-ondas e um veículo espacial com rodas do tamanho de um tênis – projetado para tirar fotos da espaçonave.

O Chandrayaan-3 da Índia fez em agosto um pouso histórico no polo sul da Lua, um grande feito tecnológico dado o terreno acidentado, destacando a ascensão da Índia como um importante ator no espaço.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
deadeye

E fizeram isso com um orçamento menor que das Roscosmos.

Macgaren

E o barzil, conseguiu algo parecido?

RPiletti

Nem as o das do São Francisco nós conseguimos acabar, vamos mandar algo pra lua com que finalidade? Imagine a quantidade de grupos de estudos, estatais e cabides de empregos que uma empreitada dessas geraria, o projeto iria mais longe que o sub nuclear convencionalmente armado…

Fábio CDC

Uma piada antiga dos anos 80, daqueles livros do Ari Toledo que eu colecionava:
.
Certa vez, os Presidentes de todas as Agências Espaciais do mundo reuniram-se para determinar onde deveria ser o próximo pouso de uma nave tripulada. Daí o Presidente da Agência Espacial Portuguesa soltou essa:
.
-Ora pois, estamos a preparar uma viajem tripulada para o Sol!
.
-O sol? Exclamaram todos, estupefatos. E comentaram:
.
-Não façam isso portugueses, pois morrerão todos carbonizados!
.
-Qual nada! Disse o gajo. – Calculamos direitinho para chegar lá de noite!

Camargoer.

Omededetoo gozaimasu.
Banzai Nippon.

JHF

Colocar “com sucesso” no título da matéria me parece precipitado. A nave não consegue energia por problemas com os painéis solares e podem ter acontecido problemas durante o procedimento final de.poso. Acredito que estão elogiando muito algo que não vai funcionar por mais de 24 horas.

Henrique

trocentas mil variáveis podiam ter feito uma nova cratera na superfície, não aconteceu

então é sucesso.

JHF

Aparentemente existe muita pressão para demonstrar que o sistema de controle de local para “alunizar” funcionou corretamente. Até agora os poucos dados que foram compartilhados apontam para um bom controle sobre o local. Mas não consegui até agora informação sobre o que não funcionou a contento. Escutei insinuações de que a nave rolou ao tocar a superfície e por isso os painéis agora não podem ser desenrolados corretamente. O tempo vai nos ajudar a obter outras informações sobre o caso. Mas continuo com a impressão de que o sucesso japonês em chegar na lua está ainda mais para manchete formada… Read more »

deadeye

Considerando que tem “potência” que nem pousar consegue.