O foguete Gravity 1, o veículo de lançamento de propelente sólido mais poderoso do mundo, fez seu voo de estreia da China na quinta-feira.

O foguete de 30 metros de altura decolou às 13h30 de um navio de serviço de lançamento na costa de Haiyang, na província de Shandong, e transportou três satélites de sensoriamento remoto para uma órbita a cerca de 500 quilômetros acima do solo.

Desenvolvido pela Orienspace, uma empresa privada em Pequim, o modelo do foguete Gravity 1 consiste em três estágios centrais e quatro propulsores, todos alimentados por motores de propelente sólido e equipados com bocais de balanço flexíveis. Ele tem um peso de decolagem de 405 toneladas métricas e um empuxo de decolagem de 600 toneladas.

O foguete é capaz de enviar espaçonaves com um peso combinado de 6,5 toneladas para uma órbita terrestre baixa, ou 4,2 toneladas para uma órbita síncrona ao sol típica a uma altitude de 500 quilômetros, de acordo com a Orienspace, que foi fundada em 2020 por um grupo de pesquisadores veteranos de empresas estatais espaciais.

As especificações de seu peso total e capacidade de carga significam que o Gravity 1 é agora o veículo de lançamento de propelente sólido mais poderoso do mundo e também é o foguete mais poderoso desenvolvido por uma empresa privada chinesa.

Além disso, é o primeiro e único foguete privado na China a ter propulsores laterais. Também possui a maior carenagem, ou cone de nariz — a estrutura superior em um foguete que contém satélites ou outras cargas úteis — entre os foguetes privados do país.

O voo inaugural bem-sucedido do Gravity 1 também fez da Orienspace a quinta empresa privada chinesa a ter seu próprio foguete transportador, seguindo i-Space, Galactic Energy, Space Pioneer e LandSpace.

A Orienspace disse que o Gravity 1 é uma opção ideal para implantar grandes grupos de satélites em órbitas de baixa e média altitude ou enviar grandes espaçonaves para o espaço em cenários de resposta a emergências.

Os satélites implantados através do lançamento foram construídos pela Changguang Satellite Technology, uma empresa estatal na província de Jilin, e serão operados pela Tianjin Yunyao Aerospace Technology para análise e previsão meteorológica, detecção ambiental espacial e pesquisa e prevenção de desastres terrestres.

VÍDEO: Lançamento do Orienspace Gravity 1

FONTE: www.chinadaily.com.cn

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

É ótimo estar vivo pra acompanhar a “corrida espacial” 2.0, agora com novos “player’s”, como a iniciativa privada.
Não vejo a hora de finalmente termos bases habitadas na Lua e Marte.

Fabio Jeffer

E nunca vai ver

Rogério Loureiro Dhierio

Haviam os que diziam e afirmavam que o homem jamais voaria.

Willber Rodrigues

Você é do tipo que, em 1900, diria que os homens jamais voariam, que isso era um absurdo, que é contra as leis da natureza e blábláblá….

A tecnologia avançou demais pra acreditar em seu pessimismo de “nunca vai ver”, sorry….

MAB

Nada, ele é apenas um desocupado que gosta de dar o contra em tudo, até no óbvio. Ou seja, previsível.

Agora, é impressionante a rapidez com que o chineses avançam. em absolutamente todas as áreas.

Hertz

Menos na democracia.

Antonio Palhares

Ele estão melhor do que muitas democracias de araque.

Miguel Felicio

E nós a perdendo em uma velocidade vertiginosa.

Jean

O que é democracia? Em que país a vontade do povo prevalece?

Machado

Democracia é uma utopia cara.

Montovani

A rapidez que copiam …vc quis dizer né?

Jean

Nunca ouviu falar em Inovação tecnológica? A China é um dos países com mais patentes no mundo!!!

Nilton

Tipo ela copia a patente de todo mundo, porém registra patente dos seus produtos. Hilário isso.

Carlos Henrique Lucena

O ocidente copiou inúmeras invenções dos chineses!

El Asan

Parabéns pelas explicações sobre o “capitalismo selvagem” da China. Avanços em todas as áreas…sem respeitar patentes ou propriedades intelectuais. GRANDE avanço, no decorrer da história chinesa sempre quando se encheu de soberba, o vingador vindo do norte a colocava no seu devido lugar.

vmax

Sim, e a Terra não é redonda. Tem forma de panqueca.

Nemo

Quem quiser ir para Marte lembre-se que não tem jeito de voltar (pelo menos por enquanto).

Jadson S. Cabral

Mas esse é justamente um dos principais motivos pelos quais não mandamos nenhum humano para lá. Não é por falta de tecnologia. Isso já temos. O maior problema é voltar. Além de sobreviver lá por tempo suficiente até uma segunda missão, poder lidar com as adversidades… todos já assistimos perdidos em Marte, acredito eu.

deadeye

Eu iria mesmo assim. A humanidade só se desenvolve tomando riscos.

Elintoor-_

Lua e Marte terão bases habitadas com certeza.
Enquanto isso, aqui em “Putânfia”, já conseguimos mandar 21 pro espaço e seguimos com o nosso super-ultra-hiper-mega-master-blaster-plus “pogrâma ispaciáu brasirêru” juntamente com o ego, que não cabe dentro do peito proferindo aos quatro ventos que somos o exército invicto de Caxias e a marinha invicta de Tamandaré…

Rinaldo Nery

Não entendi a relação entre programa espacial, EB e MB…

Ciclope

Acho ele compara as expressões que douram demais as pílulas. Tipo, dizer hoje que temos um exército e uma marinha forte e atuante, quando não temos meios nem para combater a pesca ilegal, dirá proteger o país de um agressor estrangeiro.

Rinaldo Nery

Hum. Ok.

Wagner

Iniciativa privada entre aspas. 95% desse dinheiro e do estado.

Dod

A China ta monstra d+

Fabricio Lustosa

Os cães ladram e a China não para.

Patta

China, China e mais China. As noticias dela não para.

Nonato

Muito dinheiro e marketing

Renato

Errado, não confunda com Hollywood, Rambo, Top Gun, etc..

Leo Costa

WOW!!!

lucena

Olha que ainda tem gente …. que diz que na China a tecnologia deles é xingling

Sagaz

Ainda tem muito % xingling…

Jadson S. Cabral

Isso pq são comunistas… imaginem se não fossem

Carlos Campos

Impressionante essa decolagem, mas gostaria de saber se a China pensa em algo a nível da SpaceX

Nicolas

A china tem uma estação espacial, que foi construída sem ajuda de outro país, que tipo de comparação você está pensando? Se for questão de cumprir cronograma, outro abismo.

Lord-M

Estação Espacial Tiangong (“Palácio no Céu”); por motivos óbvios pouco conhecida no ocidente; enquanto a média está fissurada nos “falos” espaciais de Musk (que falham cronicamente) a China pedala os EUA e a Europa…

Carlos Campos

Estamos falando de foguetes aqui, a SpaceX ta mudando o mundo dos fogutes com os seus reutilizaveis

Jadson S. Cabral

A China tem tem pelo menos uns três projetos cópias do Falcon 9 e da Starship. Inclusive no mês passado testam um pouso com sucesso de um booster. Não vai demorar muito para chegar num nível próximo ao da SpaceX. Se tem um país que pode fazer isso, e rapidamente, é a China

Jadson S. Cabral

Um foguete de combustível totalmente sólido. Um rojão. Tecnologia que o Brasil domina (ou pelos menos deveria) há décadas e não conseguimos colocar 5kg em órbita… nessa área, não tem como ser mais simples que isso. Combustível sólido. Caro, impreciso, obsoleto… mas é fácil e funciona. Ainda assim, não conseguimos fazer. Aí podemos notar facilmente que o problema não é (e nunca foi) limitação tecnológica, mas sim falta de interesse. Imaginem os senhores um país fechado como a China (vocês sabem o que quero dizer) onde o estado controla tudo, mas existe liberdade para empresas privadas existirem e teriam sucesso… Read more »

Henrique

Imaginem os senhores um país fechado como a China (vocês sabem o que quero dizer) onde o estado controla tudo, mas existe liberdade para empresas privadas existirem e teriam sucesso não só nessa área, como em praticamente tudo.

desde que o sucesso da empresa não ameace o Estado e ele não surte dizendo que a empresa ameaçou o caminho do Estado kkkkk

Palpiteiro

China. País tão fechado que domina o comércio mundial importando e exportando. O quarto em número de recebimento de turistas. Possui as cidades mais modernas com a maior estrutura de comércio do mundo. Todas as principais multinacionais operam lá. São os que mais registram novas tecnologias. Eu não entendi o que você quis dizer.

EduardoSP

Imagine precisar de autorização para mudar de cidade. É isso que ele quis dizer.

Jadson S. Cabral

Talvez fechado não tenha sido a melhor palavra. Estou falando de regulação do estado.
Assim… a China, como todo grande país, é muito complexa de ser entendida e é quase impossível defini-la como alguns cometem o erro de fazer.

El Asan

Vc quer dizer, a China é capitalismo selvagem!

Tobyaps

Pois é Jadson, mesmo usando combustível sólido olha o que poderíamos ter! Esse vídeo basicamente é um tapa com luva de seda na cara do programa espacial br 😉

Bispo

O problema não é chegar em Marte e dim se manter vivo lá 🙃

Cansado

Fazemos um esforço hercúleo para habitar um planeta morto enquanto destruímos diariamente o nosso planeta vivo.
Vai entender.

Jadson S. Cabral

Que papo mais sem noção. Parece ___________.
Isso é esforço hercúleo? Compara o esforço que fazemos para mudar o rumo das coisas aqui na terra, as iniciativas, as pesquisas por energia limpa, as mudanças, limitações e todo o dinheiro gasto com o que é gasto em programa espacial e vera que não gastamos nada, sobretudo com Marte.

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. FOQUE NOS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cansado

De fato, me equivoquei.
Não é esforço nenhum.
É uma barbada chegar em Marte e instalar uma colônia lá.
Inclusive, acho patética essa corrida para Marte. Qual a graça?
Tínhamos que partir direto pra algo realmente complexo e difícil, tipo colonizar algum planeta em Andrômeda.

Aéreo

Existe uma competição silenciosa, puxada pela SpaceX que por meio de inovação, reduziu bastante os preços de lançamentos comerciais para orbita geoestacionária. A Arianespace desde os anos 80 liderava este mercado, está desenvolvendo o Ariane-6, cuja principal mudança em relação ao atual Ariane-5 é a redução de custos de lançamentos. A ULA, uma Join venture da Boeing e da Lockheed, criada em 2006, para formar um monopólio em torno de preços cobrados do Departamento de Defesa e da NASA por lançamentos, também sentiu o golpe, está aposentando o Atlas-5 e Delta-IV e adorando o lançador Vulcan, que fez o primeiro… Read more »

Paulo Sollo

Para quem ainda insiste em acreditar que a China é uma ditadura comunista medieval onde tudo é produzido por estatais, a quantidade de centros de pesquisa e start-ups privadas em atuação por lá é surreal. E em se tratando de missões espaciais a velocidade na qual a China vem avançando nesta área é vertiginosa. E a boa parte destes avanços é movida por investimentos privados, muitos inclusive com parcerias com empresas europeias e estadunidenses. Obviamente que em se tratando de feitos maiores em tecnologia espacial, ou qualquer outra muito relevante, em qualquer lugar do mundo se o projeto for de… Read more »

De Alma Raiada

Esse é o olhar ocidental sobre a China que é propagado, e eles não vão ver o crescimento desses emergentes calados, mas se vermos como os estadunidenses tratam os negros, latinos e imigrantes em geral nos EUA, veremos que países como a China não são tão “opressores” assim como eles retratam. E pensar que o Brasil era mais rico do que a China na década de 90. O Brasil abraçou o “neoliberalismo”, e privatizou muitas instituições estatais, agora não têm indústria nacional, e sua economia depende da China. A China achou o modelo de democracia ideal, o ocidente gostando ou… Read more »

Palpiteiro

A renda per capita média dos latinos nos EUA é maior que a renda per capita média da Alemanha. A maioria da população mundial gostaria de migrar para os EUA tamanha as oportunidades

Claudio Moreno

Boa noite Senhores camaradas do Aereo!

Maior que a façanha chinesa privada, é a utopia Ocidental e de muitos aqui no fórum, de acreditar que a China é “cópia e cola” e solta pecinha.

Eu só queria saber aonde está o nosso VLS que o governo atual lá atrás na tragédia, disse que não ia deixar a “peteca cair”.

Ainda bem que a AKAER está começando bemmmmm mais humilde que os chineses, mas pelo menos não é estatal. Com isso tem grandes chances de ser exitosa.

Sgt Moreno

Zé Rato

A empresa foi fundada em 2020, repito, 2020 e já tem um modelo de foguete espacial a funcionar, bem como uma plataforma marítima móvel de lançamento! É obra! Claro que isto só é possível na China, onde há um estado forte com uma visão clara de futuro, que oferece financiamentos avultados mas exige resultados, que não perde tempo com debates públicos intermináveis nos media à espera de consensos entre partidos políticos, nem com concursos públicos que se arrastam no tempo, nem permite atrasos por litigação judicial ou protestos de índole social, laboral ou ambiental, nem à espera de múltiplos e… Read more »

Frederick

Bestial.

Márcio

Copiam tudo e depois disse que xenofobia

Nonato

Offtopic.
Imagens de formatura na base aérea de Fortaleza na década de 1950.
Acredito que tenha importância histórica.
https://m.youtube.com/watch?v=OF6ch4OQnDQ

JPonte

Que show !
Ai duas coisas admiráveis , um super foguete de combustível sólido e ter sua lançamento de uma base marítima móvel …. imagina a tecnologia deste deck para suportar esta pressão e fogo 🔥…. parabéns aos chineses mais uma vez …

Palpiteiro

Esse dique pode ser indício que Alcântara perdeu a oportunidade de se consolidar como local de lançamento.

Leonardo

A China está demais mesmo. Gostaria de ver uma matéria a respeito dos missões cheios de água, dos oficiais chineses e do ministro da defesa chinês desaparecidos devido ao escândalo abafado… Comunismo é assim, muita propaganda e muita mentira.

Henrique

nada que a 54821849ª purga não resolva

Lord-M

Imaginem a fonte; quiçá alguns desses canais de YT tocados por adolescentes de 16 anos (e muito curtido por supostos adultos de 40 ou 50)…

Palpiteiro

Recomendo visitar o país

Carlos Crispim

IMPRESSIONANTE!!!!! A China está de parabéns.

Leo

Os chineses avançam com muita rapidez em todas as áreas do conhecimento científico, devido ao maciço investimento que fazem na educação. Na educação, começando na pré escola, depois na parte equivalente ao 1° grau que temos aqui, mais pra frente no 2°grau, e por fim no ensino universitário. Além de terem investido pesado enviando milhares de estudantes para estudarem em universidades europeias e americanas como Harvard, que depois regressaram ao país para transmitir o conhecimento adquirido. E hoje as universidades chinesas formam milhares de engenheiros, e pesquisadores em todas as áreas do conhecimento científico com excelência na sua formação. Só… Read more »

Luciano Prado

Show esse vídeo do lançamento.

Fernando Ribeiro de Souza

Parabéns pelo avanço da tecnologia, espero que vejo muitas surpresas em descobertas

Elias

Enquanto houver brasileiros assistindo BBBs, seremos Sempre essa “colônia” do mundo.
Parabéns aos chineses que acreditam em Cientistas não em “Pastores”.

Felipe

Se fosse americano, iria haver uma mobilização para assistirem ao vivo no YouTube mais uma maravilha tecnológica americana incomparável, iria estampar a primeira página de todos portais de notícia. Mas esse, que na verdade é o maior do mundo e ainda lançado de um inédito navio, mal se comenta, pois é Chinês né.

Claudio

Chineses, desbancando os americanos. Parabéns 👏👏

Marcos

Uma das melhores filmagens que já vi de lançamento de foguetes. Não sei o motivo por ser leigo no assunto, mas sempre achei o propelente sólido mais confiável que o líquido, apesar da grande maioria dos foguetes lançadores ser de propelente líquido

Victor Xavier

Uma duvida é curiosidade… a exaustão dos gases da queima do combustível no lançamento, não afetam o navio? Não derrete nada? Alguém tem mais informações sobre como isso funciona? Nunca tinha ouvido falar em lançamentos espaciais de navios, ainda mais com essa quantidade de combustível sólido.