Caças F-16 do Paquistão

Caças F-16 do Paquistão

Segundo o historiador militar e ex-piloto de caça indiano Arjun Subramaniam (@rhinohistorian no Twitter), o ataque de hoje da Força Aérea Paquistanesa (PAF) na Caxemira (que resultou no abate de um MiG-21 da Força Aérea Indiana – IAF), foi feito por um grande pacote de caças F-16 da PAF.

O pacote de F-16 tinha como alvo um quartel e um depósito de munição no setor de Naushera.

Os caças F-16 foram interceptados pelos MiG-21 da IAF assim que cruzaram a LC (Linha de Controle), bem longe de seu alvo, por uma combinação de Su-30s e MiG-21 Bisons.

Um MiG-21 da IAF abateu um F-16 com um míssil R-73 e durante a perseguição acabou cruzando a LC e foi derrubado por fogo antiaéreo.

Segundo o historiador, foi uma ação aérea clássica e de grande importância que um F-16 tenha sido derrubado por um MiG-21 da IAF.

Subramaniam não menciona os JF-17, cujas bases são muito mais próximas da Caxemira do que as bases dos F-16.

MiG-21 e Sukhoi Su-30 da IAF

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro

Foi um belíssimo abate, esse do F-16. O Piloto saiu ileso, então ótimo.

BILL27
GripenBR

Declaração do Exército Paquistanês – “Dois pilotos foram detidos, um deles foi ferido e levado ao hospital onde receberá toda a assistência médica, o segundo está preso”, disse o porta-voz do Exército paquistanês. Cinco horas e meia depois o Paquistão muda de idéia e diz que só tem um piloto indiano “preso”. E o que foi hospitalizado recebendo toda a assistência? Acho que quem foi hospitalizado foi o piloto do Falcon paquistanês, percebendo a ponta solta apararam mais tarde. A ponta solta ficou lá!

carcara_br

É uma evidência circunstancial, mas uma boa evidência. Pena que é muito difícil haver qualquer confirmação…

Mauro Cambuquira

Em algum momento imagens do F-16 derrotado deve aparecer. Isso pode levar tempo.
A PAF deve ter isolado o local e controlado bem o acesso.

Cavalo-do-Cão

Com certeza…tudo já deve estar sendo muito bem providenciado em algum studio de Bollywood….

jacinto

A Índia tem satélites com resolução suficiente para gerar uma imagem e indícios de onde a queda deve ter acontecido. É uma questão de tempo até aparecer algo.

Bosco

Jacinto, Para um satélite achar algo com posição conhecida é simples, mas ter que descobrir o que seja destroços de um caça numa área, mesmo que limitada, é tarefa hercúlea e em tendo satélites de reconhecimento, eles não seriam utilizados só pra isso, pra comprovar uma versão do governo e satisfazer a opinião pública. Tem que ter algo que seja de extrema importância para que se “convoque” um satélite de reconhecimento fotográfico. Satélites de reconhecimento fotográfico ficam “estacionados” em órbitas mais altas (acima de 400 km) e definidas e quando necessários são manobrados e posicionados em uma nova órbita que… Read more »

Plinio Jr

Bom em pleno século XXI em que os celulares com câmeras se tornaram algo comum, continuamos a espera da confirmação do F-16 abatido, certeza é que os hindus perderam 01 Mig-21.

Mauro Cambuquira

Vídeo no Twitter das primeiras imagens do abate do MIG-21 Indiano.

https://twitter.com/SAMAATV/status/1100650352767045633

Brunow basillio

Fato interessante sobre o piloto e líder de equipe abatido , é que ele vem de uma familia de oficiais da IAF , seu avô era Marechal do ar , o pai também aposentou na IAF e até 2012 fazia parte de uma equipe que trabalha no FGFA , a mulher também aposentou piloto e líder de equipe..

Gorgoroth

F16: Falas até de “ex-piloto” pq não piloto ou alguém da operação?
MiG-21: Imagens

WTF

HMS TIRELESS

Bingo!

Fabio Jeffer

Daqui a pouco aparece os fanboys desesperados e desmentindo tudo e perguntando onde está os destroços do f16. Qual o problema nisso. Esse abate não desmerecerá jamais a incrível e contundente história vitoriosa desse caça.

HMS TIRELESS

Fabio, o desespero é por conta dos indianos…

Rinaldo Nery

Não disse nada. Recebi pelo Whats videos da captura do piloto e seu interrogatório, já preso. Wing Commander Abhinandan.
http://www.geo.tv/latest/229512

Fabio Jeffer

O AntonioKings vai dizer que o Mig21 é superior ao F22

Rinaldo Nery

Só ele? Tem dezenas de vermelhos incomodando aqui.

Melky Cacalcante

O Pensamento Crítico já deixou a trilogia a muito tempo. Há poucos sensatos sobrando.

HMS TIRELESS

A sofreguidão com as quais os indianos tentam vender a conversa de que abateram um F-16, tanto que já apresentaram duas versões para o fato,apenas corrobora a versão dada pelos paquistaneses ou seja, um Mig-21 indisno derrubado sem perdas para a PAF. Bom para o JF-17, que teve uma boa estreia em combate.

Jacinto

Bom, a Índia tem conhecimento do local aproximado da queda do F-16 e satélites com resolução suficiente para gerar uma imagem do local. Em breve deveremos ter alguma imagem sobre isso.

Gavião 15

Difícil saber a realidade. Em caso de guerra ” a primeira vítima é a verdade”. De qualquer forma, acho mais provável os paquistaneses terem usado o JF-17. Só lembrando o pessoal, que embora o Paquistão use aeronaves ocidentais, não raro dão guarida a radicais islâmicos. Nesta briga, eu não tenho partido kkkk

Antunes 1980

É muito cacareco voador, MIG 21, SU-22, JF-17 e Tejas. É avião ruim até dizer chega !

Quero ver combates entre F-16 Block 52, SU-30, Mig-29, Rafales e Mirage 2000.

Tomara que estes calhambeques dos ares logo saiam de cena.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Eu não gostaria de ver combates. Falar é bom a 14000km. Quero ver ir lá.

Tio Velho Comuna

Só lembrando um pequeno detalhe que os companheiros esqueceram de mencionar ao analisarem o possível abate: Índia e Paquistão possuem armas nucleares! Mesmo uma conflagração nuclear que envolva somente os dois(torcendo para China e Russia não se intrometerem), seria desastrosa para todos!

Mikhail Bakunin

A quantidade estimada de ogivas nucleares que os dois possuem (300) impressiona, mas dificilmente todas estão operacionais para pronto emprego. Um conflito que escale para o bombardeio não seria nem o fim do subcontinente, quanto mais do mundo.

Tio Velho Comuna

Até não duvido de ti companheiro! Mas é um risco feio!

Nilton L Junior

Pois é já que não houve o combate com a Venezuela os Hindus e Paquistaneses resolveram ver quem tem a melhor doutrina.

Almeida

Tem estudos sérios sobre o resultado de uma guerra nuclear entre Índia e Paquistão e ela seria suficiente para causar um inverno nuclear de alguns anos, afetando a produção de alimentos em todo o Mundo. Não é brincadeira não!

Fora o desastre econômico de ter a Índia em frangalhos, todo mundo tem serviços terceirizados lá.

Murder Nova

Estudo sério? Xilique a tôa. Olha a quantidade de detonações a céu aberto já feitas e o planeta está ai:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_nuclear_weapons_tests

Andre Vedoze

Especula-se que foi um JF-17 que derrubou o MIG-21, qual seria o papel do F16 neste cenário?

Jmgboston

Bom, com certeza o F16 merecia um piloto melhor. Para ser abatido por um Mig 21…….

Alessandro

Não acho que o ex-piloto indiano iria se submeter a contar um mentira dessas, tá com cara de ser verdade mesmo, e realmente o mig-21 abateu o F-16 paquistanês, e depois a artilharia anti áerea do Paquistão fez o resto abatendo o mig já dentro do território deles, estão dizendo que o mig indiano estava bastante perfurado. O governo do Paquistão tá tentando esconder o abate, mas acho que não vai ter jeito, uma hora vão ter que confessar que perderam tbm uma aeronave.

Peter nine nine

Roberto, a Índia já disse que vai evitar expor os seus melhores aviões. É uma atitude de óbvio sentido, principalmente numa força aérea tão mista e diversificada. Não faria sentido expor um avião como o SU 30 quando de facto se pode realizar missões com outras aeronaves. De acordo com oficiais indianos, aviões como o Su30 da IAF estão indicados para operações de maior autonomia, por mais eles teem de facto participado nas incursões, mas dentro do espaço aéreo indiano, como backup para os inferiores mig21 e mirage. Querer afirmar o contrário quase que sugerindo obscuramente e indirectamente uma potencialidade… Read more »

PauloSollo

Discordo de seu ponto de vista. Mesmo que os indianos tivessem poucas unidades do SU-30, e são mais de 250, não têm sentido preferir usar o que se tem de mais antigo para enfrentar adversários teoricamente superiores, fazendo back up com os SU-30 apenas dentro de seu próprio território e deixando os Migs e Mirages se ferrarem em território inimigo com altíssimas possibilidades de perdas de aeronaves e humanas. O emprego do SU-30 poderia lhes dar uma dominância imprescindível ao invés de enviar seus pilotos de aeronaves mais antigas como bucha de canhão. Ou eles não confiam em seus pilotos,… Read more »

Clésio Luiz

Perfeito Paulo.

Peter nine nine

Paulo, são opções estratégicas da Índia. Os aviões inferiores não se teem “ferrado” em território inimigo, vejamos o mirage teve sucesso na sua missão de ataque a baixa altitude e os mig 21 tiveram sucesso na intercepção da parelha paquistanesa. O mig21 foi abatido já em território inimigo após entrar em perseguição quando os seus “alas” estavam de facto a retirar, na medida em que os paquistaneses também abandonaram a investida após terem sido interrompidos. Um helicóptero mi também foi abatido, apanhado de surpresa, mas em céus indianos (ah quem diga que ele se acidentou). Usar o SU 30 para… Read more »

Peter nine nine

Outras fontes indicam que eram 3 aeronaves paquistanesas e apenas dois migs.

Alfredo Araujo

O que é mais “rápido” e custoso ? Comprar, ou fabricar, um caça ? Ou treinar, e manter, um piloto ?
As grandes FAA do mundo, tem “marcado” a segunda opção.
Não faz sentido a FAI “queimar” pilotos em aviões menos capazes. Tem algo nesse angú que os indianos não falaram…

Peter nine nine

Alfredo, se os bichos estão no inventário, natural que a rotação de aeronaves inevitalmente calhe ao mig21… Eu percebo a lógica, a força aérea Indiana podia se limitar a meios mais capazes ao invés da diversidade exagerada que vemos, mas é o que é.

jodreski

E pq deveria ser amigo? Nos conte sua grande análise dos fatos.

Cavalo-do-Cão

“Para sustentar uma mentira são necessárias muitas outras.”

Ditado árabe

Tio Velho Comuna

O MIG -21 tem capacidade BVR?????

Plínio Jr

A modernização iria permitir o uso de BVR como o R-77, não sabemos se isto foi adiante….pelo observado os combates foram a curta distância….

Jacinto

Exato. A imagem de um piloto capturado é sempre ruim, especialmente em uma sociedade em que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Brunow Basillio

Aqui esta a explicação da IAF por não ter usado o Su-30 ou o Mig-29 ou ate mesmo Mirage ..os MiG 21 era os únicos que estavam no ar no momento ,era a vez deles..
http://idrw.org/why-iaf-picked-mig-21s-to-take-on-pakistani-f-16s-on-wednesday/#more-194042

Antoniokings

E os bravíssimos MIG-21s dando conta do recado.
Incrível!

HMS TIRELESS

Deram tanta conta do recado que um foi derrubado e seu piloto capturado.

Peter nine nine

Tireless, mais uma vez, era o mig 21 que no momento estava em condições de confrontar as aeronaves paquistanesas e nesse quesito teve sucesso sim. Ele interceptou com sucesso e obrigou as aeronaves paquistanesas a retornar.
Antes que pense que isto que se diz é por questões ideológicas, repare e anote que o F16 é a joia dos meus olhos na aviação de caça, mas acho que as circunstâncias relatadas de engajamento tornam possível sim a queda de dois aviões, um F16 (ou jf17) e um Mig21.

Marcello Magnelli

Impossível que um avião de fabricação americana seja derrubado por qualquer outra aeronave ou sistema de defesa que não sejam de origem americana.
Se fotos aparecerem certamente serão falsas, manipuladas. Se por acaso se provem verdadeiras mesmo assim o avião não foi abatido. Caiu por incompetência do piloto.

Tiago Félix

Pq é *impossível* amigo?

Marcello Magnelli

Apenas sendo irônico.

Marcelo Mariano,

Então desculpe-me pela bronca, xará.
É devido ao acúmulo de “pérolas” aqui no PA.
Abraço

Marcelo Mariano

Caro Xará,
Por favor, procure se informar sobre aeronaves de combate em geral, antes de falar tamanha asneira.
Toma espaço e tempo de quem quer conversar direito e, além disso,
fica muito feio para você.
Não sei o que está acontecendo aqui, mas ultimamente tem aparecido umas “pérolas da melhor qualidade”.
Será que é de propósito para tumultuar o espaço?

Leonardo

Não consigo entender as histeria dos fãs boys americanos, não existe equipamento militar imbatível!!!! Esqueçam o Super Trunfo, em guerras táticas bem sucedidas fazem equipamentos inferiores ou mais antigos, superarem equipamentos mais modernos, muito provavelmente o engajamento que culminou com o eventual abate do F-16 pelo Mig-21 se deu com ajuda do AEW&C Embraer da IAF, quem vê primeiro atira primeiro!!! Perder equipamento militar faz parte do jogo da guerra, fico imaginando se hipoteticamente o Paquistão operasse caças F5 modernizados e com um apoio de aeronaves AEW&C ajudando a engajar conseguisse abater um Mig-29 indiano, a Índia negando a perda… Read more »

Guina

Falou tudo. As americazetes fazem de tudo para não admitir que o F16 provavelmente perdeu, o que inclui defender uma aeronave da força aérea de uma país que segundo eles mesmos protege terroristas. Reclamam tanto de petista e agem como uns.

Bosco

Não é questão de fãboy ou não fãboy, ou de defender regime que apoia ou não terroristas. Eu por exemplo, considero o MST terrorista, e os apoia. A questão é que somos adultos e que, a menos que quem alega mostre provas, independente de estar do lado certo ou errado de acordo com o ponto de vista do observador, as chances dele estar mentindo são grandes e devem ser levadas em consideração. Tenho certeza que se as provas do abate do F-16 forem postas, o Tireless irá acolhe-las. Ninguém pode duvidar que estamos vivendo tempos de fake news. Na verdade… Read more »

HMS TIRELESS

“Perder equipamento militar faz parte do jogo da guerra, fico imaginando se hipoteticamente o Paquistão operasse caças F5 modernizados e com um apoio de aeronaves AEW&C ajudando a engajar conseguisse abater um Mig-29 indiano, a Índia negando a perda da aeronave e por sua vez os paquistaneses com a mesma alegação dissesse que a aeronave teria caído em território indiano e com isso, não tivessem como mostrar os destroços, aí seria verdade?” Não, não seria verdade tal como ao que tudo indica não é verdade o suposto abate do F-16. Simples assim! O problema é os russófilos quererem transformar uma… Read more »

Leonardo

Meu caro, USS Tireless O único que está se esperniando aqui é vc, que quer impor que não aconteceu simplesmente pelo fato do equipamento supostamente abatido ser de fabricação americano e o algoz de origem russa, simples assim!!! Em nenhum momento afirmei que houve o abate, disse suposto abate, nem afirmei ser um F16, falei também que poderia ter sido um JF17, se fosse esse não haveria problema, certo? Mas acredito que houve sim o abate e que se trata mesmo de um F16, não há demérito nenhum caso tenha sido um F16, mérito dos indianos que souberam surpreender e… Read more »

HMS TIRELESS

Meu caro, se você se doeu quando eu mencionei a palavra “russófilo” então estamos diante daquela situação envolvendo a tal carapuça. A verdade é que eu apenas e tão somente me baseio em fatos concretos ou seja, aqueles que podem ser comprovados no mundo. Pois vamos a eles: – Temos os destroços de um Mig-21 indiano e um piloto indiano capturado. Diante desse fato temos a comprovação de que os paquistaneses derrubaram um caça indiano – Os indianos alegam ter derrubado um F-16 mas não apresentaram uma mísera evidência do fato. E como diz aquela regra do Direito mas extensível… Read more »

Leonardo

“Meu caro, se você se doeu quando eu mencionei a palavra “russófilo”” Sério mesmo, vc acha que eu vou estressar com isso? Rsrsrsrsrs “Os indianos alegam ter derrubado um F-16 mas não apresentaram uma mísera evidência do fato. E como diz aquela regra do Direito mas extensível á vida a prova dos fatos cabe a quem alega” Vai ficar quanto tempo expondo essa mesma ladainha? Tem que ter imagens, número de série, marca do impacto do míssil,cor da cueca do piloto e etc…, Então tá, é tudo mentira dos indianos, não houve abate nenhum, tem que prevalecer a sua vontade… Read more »

HMS TIRELESS

Não adianta meu caro, enquanto os indianos não apresentarem um prova crível esse abate do F-16 está no mesmo nível de fantasia do S-200 sírio ter danificado um F-35 de Israel.

Antonio Sarmento

Mmmm mm, tal como aconteceu na Bósnia, com o f 111? Certo o tal avião que ninguém via…… …. Mas apareceram os destroços……no caso do comflito da Índia com o pasquitao, por causa de caxemira, aquilo tem pano para mangas, mas houve outro caso neste engajamento, em particular, os f16, paquistaneses lançaram mísseis contra os su, mas os su escaparam e ninguém sabe como, toda a gente quer saber o que se passou, porque neste caso isso quer dizer que a força aérea Indiana, consegue iludir os mísseis usados pelo pasquitao, o engraçado nisto é que nem para os russos… Read more »

Sidney

Leonardo eu não acho nada improvável ou impossível um MIG-21 modernizado, ou até mesmo uma versão antiga armada de R-73, abater um F-16V se for bem vetorado por um AWACS. Mas o Tireless está acoberto de razão porque ao lado dele está o bom senso e lógica mais básicos. Se afirmo ter conquistado algo, preciso apresentar as provas e evidências desta conquista. Eu acredito que os Americanos pousaram na lua pelas imagens e pelos dados que disponibilizaram à comunidade científica e também pelos Russos não terem refutado, nem os Chineses que estão indo pra lá também. A Índia insiste em… Read more »

Leonardo

Sidney, Eu em nenhum momento afirmei ser verdade, disse apenas que acredito, acreditar é diferente de afirmar, não seria leviano a esse ponto. Mas volto a dizer, acredito nos indianos, não vejo motivo para não acreditar, só que existe uma briga de torcidas no blog, virou Super Trunfo, a que o F16 tem razão de subida maior, maior capacidade de curva sustentada, é óbvio de projeto pelo menos 20 anos mais novo que Mig 21, mas a questão não é essa, os caras acham demérito um F16 cair para um Bison, o cara está dizendo que a Índia quer provar… Read more »

100nick-Elã

Acho estranho o Paquistão alegar que foi um JF-17 que entrou na escaramuça, enquanto a India alega F-16. Se o Paquistão abateu um mig-21 usando F-16, por que alegaria que foi um JF-17? propaganda? Se a India está mentindo que abateu um F-16, não seria melhor mentir dizendo que foi um JF-17 mesmo? afinal, pegaria mal para o Paquistão perder um caça de sua fabricação? Claro que perder um caça faz parte do jogo, mas numa guerra “fria” a opinião dos analistas de sofá é importante. Afinal, esses caras votam, esses caras influenciam. Quanto a um caça inferior abater um… Read more »

100nick-Elã

Não sei qual é a verdade, mas torço para que a India tenha realmente abatido um caça paquistanês.

Porque, pensem bem, se o Paquistão tivesse abatido um caça indiano e saído incólume, a India iria, certamente, querer dar o troco e ai a escalada iria começar.

Escalar uma guerra é fácil, agora escalar… e são potências nucleares.

Vandeir

Se realmente um mig 21 abateu um F16, o piloto do F16 provavelmente é iniciante e com treinamento de pouca qualidade. Comparando: o motoqueiro acobou de tirar carteira, treinou e só pilotou 150 cilindradas, compra uma moto 1000 e na primeira vez que vai pilotar quer acelerar até os 300kph, só dá merda.

Kemen

Não é de estranhar que em um combate aéreo um caça considerado tecnicamente mais avançado seja abatido por um caça tecnicamente superado, diversos fatores influenciam em um combate aéreo, como tenho sempre escrito, entretanto utilizar um caça superior já é um grande “handicap”, falta ter também sorte e saber aproveitar a superioridade. -treinamento e experiencia dos pilotos no caça que pilotam . -armamento de defesa carregado no caça. -tática utilizada para executar a ação prevista. -tipo de ação prevista, ou interceptação não esperada. -tipo ou ausencia de cobertuta aérea. -prévia detecção de defesas aéreas. -eventuais falhas no caça durante a… Read more »

Renato B.

Não me lembro quem foi, mas um desses especialistas dizia que determinar quando um avião de combate está realmente obsoleto é uma tarefa difícil. O estrago provocado pelos Mig-17 no Vietnã está aí para provar isso.

O Mig-21 indiano tem o DASH do Mig-29, bons mísseis (como o R-73) e se estiver bem posicionado (com o apoio do EMB-145) certamente consegue derrubar um F-16.

FABIANO BARBOSA

Concordo!

Mas quando alguns falavam a mesma coisa aqui em relação aos F-5M/E-99 da FAB X os Su-30 Venezuelanos, eram uma heresia impossível.

ANTÓNIO SARMENTO

Dissestes tudo, é isso mesmo, o radar, e tudo o resto conta muito hoje em dia, e sem dúvida, um radar é mais barato que um avião inteiro.

smichtt
HMS TIRELESS

São apenas ilações dos indianos para mais uma vez tentarem justificar seu fiasco, agora tentando fazer um destroço do Mig se passar por peça do PW F-100 do F-16

Antunes Neto

A primeira notícia é que dois aviões indianos teriam sido abatidos.

Depois que dois pilotos indianos teriam sido resgatados.

Confirmaram um avião indiano.

Talvez o outro avião seja paquistanês, talvez.

Rinaldo Nery

Comentário retido

Luís Henrique

Os americanos perderam mais de 2.200 caças no Vietnã. Eles (os EUA) operando os caças, contra um país do 3o mundo.
Agora o Paquistão não pode perder 1 Único F-16 para a IAF, a 4a Força Aérea mais poderosa do planeta.

Bosco

Luís, “país do 3º mundo” em relação à renda per capita e ao nível de qualidade de vida, porque em relação à sua capacidade de defesa AA, era mais densa que a da URSS. E os americanos perderam sim mais de 10 mil aeronaves em 11 anos de guerra, mas destes, 30% não foram perdidos em combate, cerca de 6000 eram helicópteros, e dos aviões de asa fixa de “primeira linha” perdidos em combate, não passaram de 200, o que dá uma média de menos de 18 aeronaves de primeira linha derrubados por ano. Mesmo essas aeronaves tidas como de… Read more »

Plínio Jr

Que um Mig-21 pode abater um avião de desempenho superior isto é possível, mas até o presente momento os hindus não conseguiram comprovar tal feito, indiferente se os destroços tenham caído no Paquistão, um cidadão com uma câmera celular resolve isto….mesmo que o avião tenha se desintegrado, haverá pedaços espalhados…enfim…estes combates aéreos favoreceram aos paquistaneses em um primeiro momento…

aisc

De outro fórum: “Full details of the engagement emerging from reliable mainstream media sources: > The Pakistani incursion consisted of 24 aircraft in total. Of these, 8 x F-16s, 4 x Mirage-IIIs, and 4 x JF-17s formed the strike package. Rest of the flight were escorts, consisting mostly of F-16s. > Fixed-wing aircraft are not supposed to fly within 10kms of the Line of Control, when this rule was breached and the strike element of the PAF flew across the LoC, the IAF intercepted. > The PAF strike element was engaged by 8 IAF aircraft. Consisting of 2 x MiG-21… Read more »

HMS TIRELESS

A única coisa clara é que os indianos estão estrebuchando demais para justificar o próprio fracasso! O fato é que enquanto não apresentarem nenhuma prova concreta de que o Mig-21 derrubou o F-16 o que vale é que os paquistaneses derrubaram o avião deles afinal puderam apresentar os destroços e o piloto capturado.

Rinaldo Nery

Por que você se preocupa tanto com a confirmação ou não do F-16 abatido? Trabalha na Lockheed?

Mauro

Que fracasso? Os indianos fizeram um ataque bem sucedido ao território paquistanês. No dia seguinte, conseguiram repelir a tentativa de retaliação paquistanesa.

Nilton L Junior

Esse é um caso de quanto mais se divulga menos se sabe, uma duvida o Paquistão tem aeronave AWACS?

Luís Henrique

Sim. 4 SAAB 2000 e 4 aeronaves chinesas.

Rinaldo Nery

Sim. SAAB 2000 com ERIEYE. Pensei que fossem somente SAAB 2000. Qual chinesa?

Nilton L Junior

Cel faz alguma diferença ter uma aeronave dessas operando naquele local no sentido de alertar os pilotos de disparo de mísseis para tomar uma ação evasiva ou contra medida. Grato.

Nilton L Junior

Grato

F16 nutela

Já divulgaram o nome do piloto paquistanês abatido , supostamente morreu em função de traumas pós ejeção, uma pena. E mais, a India divulgou fotos dos restos de um míssil AIM 120, que no Paquistão, só os F 16 usam, então a afirmação da PAF que não tinha caça F 16 nesse teatro é falsa.
A India está com boas provas.

Wagner

Não vejo problema algum em um F 16 ser abatido. Caças sempre são abatidos. Eu mesmo odeio os USA e amo a Rússia, nem por isso vou xingar o F 16.

Mig 21 e F 16 modernizados e bem pilotados são máquinas fantásticas.

Não entendi a emoção no meio dessa história, Tireless. Sim, um F 16 caiu. OK. E ?? Negar a realidade de que equipamento americano não é invencível, é um esforço tão grande assim ?

Sheeraz

No Pakistan Airforce F16 was shot down by IAF MIG21. Indians are claiming this based on 3 proofs which are: 1. They are showing pictures of MIG21 wreckage and claiming its F16. This is a joke and nothing else. A neutral Finnish Aviation expert has analyzed this and has confirmed it not to be F16 but a MIG 21. Heres the link http://www.bellingcat.com/news/rest-of-world/2019/03/02/falcon-vs-bison-verifying-a-mig-21-wreck/ 2. The second proof they are giving is that they are showing an AMRAAM missile the F16 shot. Even if it was shot this is no proof that an F16 went down. It just proves that an… Read more »