MiG-21 Bison

MiG-21 Bison

A Índia continua divulgando a informação de que um MiG-21 Bison abateu hoje um F-16 paquistanês sobre a Caxemira.

Um comunicado de imprensa oficial indiano há poucas horas diz que um MiG-21 foi abatido e um F-16 do Paquistão também. Completa dizendo que 5 jatos MiG-21 foram acionados para interceptação e que apenas um não retornou à base.

O mesmo piloto de MiG-21 que foi abatido sobre o espaço aéreo paquistanês teria engajado e derrubado o F-16, que caiu no lado paquistanês e o piloto foi visto ejetando. Mas até agora não há imagens do F-16 abatido e o Paquistão nega que o tipo tenha realizado missões hoje. A Força Aérea Paquistanesa informou mais cedo que teria empregado caças JF-17.

Fontes indianas dizem que o piloto do MiG-21 pode ter sido abatido por SAM, mas não está confirmado.

Um vídeo divulgado no Twitter mostra destroços do MiG-21 com muitas perfurações na fuselagem, o que indica explosão de ogiva de fragmentação de míssil.

Segundo os indianos, o MiG-21 usou um míssil R-73 para abater o caça paquistanês em um encontro frontal (merge).

E quando o piloto do MiG-21 desengajou, ele estava em alta altitude, o que o levou ao alcance de um SAM que o derrubou.

As informações teriam sido obtidas da análise do rastreio de radar e debriefing das tripulações de voo.

De qualquer forma, o Paquistão precisa confirmar se perdeu mesmo um caça, e se o modelo era F-16 ou um JF-17.

O abate tanto de um como de outro não é uma boa notícia para os fabricantes, pois o Paquistão está exportando o JF-17 e a Lockheed Martin está tentando vender o F-16 para a Índia rebatizado como F-21.

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
VICTOR CAIO

Caso esse abate se confirme, não é um demérito para o F-16, o combate WVR é muito perigoso hoje em dia…

BILL27

6 migs contra 2 F-16 …Neste caso pode acontecer um abate do F-16 com mais facilidade

Dudu

Impressionante para mim como leigo , Mig-21 encarando f16,Jf17 e abatendo.Os caras sao destemidos.

HMS TIRELESS

Cadê o F-16 ou JF-17 que teria sido abatido?

Paulo Costa

Muitas noticias desencontradas , o que é normal acontecer e algumas duvidas

Esse F-16 poderia ter sido abatido por um Mig-21 ?
É improvável mas pode acontecer sim

Esse F-16 poderia ter sido abatido por 05 Mig-21 ?
É bem provável que sim

Esse F-16 pode ter sido abatido por um SAM ?
É provável tambem

So os pilotos podem dizer quase exatamente o que aconteceu em seus relatórios e nas investigações posteriores …

horatio nelson

nossa agora o bixo pega aqui no blog o mig 21 abateu o f-16 kkkkkkkk eu tbm nunca achei q isso fosse possivel porém contra fatos não há argumentos…

Jefferson B.

O piloto que acha que isso é algo impossível tende a ver o impossível diante dos olhos. A história está repleto de impossíveis.
Esse Paquistão é um país muito sem vergonha…anos atrás mataram mais de 150 indianos, 1 mês atrás mais de 40 indianos…os indianos atacaram terroristas do Paquistão e o país ainda ttem a cara de pau de querer REVIDAR. O Brasil devia romper relações com esse tipo de país, vão apoiar terroristas no inferno, país que protege assassinos.

A Véia Quaker

Também acho!

jose luiz esposito

E o que temos com isso? ** Brasileiro*coitado e seus palpites ; uma parte dos brasileiros são párias da sociedade , não sabem porque nasceram , uma pequena parte amealha as riquezas nacionais e qualquer avanço econômico, avançam e a tomam para si , e outra metida a entender e dar palpites e saem com estas pérolas , então o pior do Brasil , realmente é seu povo , eu até desculpo aos Párias !

Dan

E um dos principais compradores de armas do Brasil.kkkk fala sério.

Sergio luiz brito

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ricardo N. Barbosa

horatio nelson e pq não seria possível? Um MiG-21 modernizado ou mesmo um F-5 capaz de utilizar mísseis HOBS pode ser efetivo contra qualquer caça, ainda mais em um contato visual frontal, vence quem atirar primeiro. Mas por enquanto, destroços apenas do MiG-21 indiano.

JPC3

Se o míssil for bom não tem nada de impossível. Quem estiver na melhor posição e atirar primeiro deve vencer.

BILL27

E era bom .UM R-73

PauloSollo

Que fatos? Onde estão as provas? Não há provas. Estão especulando que pode ter sido um JF-17. Os indianos não têm provas, os paquitanies negam, você têm provas?

Pedro

Estranho…..qdo Israel ou os EUA alegam abates, raramente mostra-se videos ou provas materiais mas aceita-se para usar e promover seus equipamentos e FAs sem problema algum. Qdo o oposto acontece, ou outros países fazem o mesmo, ahhh ai vc tem que ter 1001 provas, evidencias, relatos e tudo mais para talvez ser aceito. E mesmo assim, surge daí muitas “teorias” dizendo que o piloto não estava bem, ou que um pequeno componente não funcionou……e assim vai.

GripenBR

Ooo se vai!

HMS TIRELESS

O que mais existem são provas dos abates feitos pelos EUA e por Israel em combate. Especialmente esse último recentemente fomos presenteados com imagens de baterias de Pantsyr sendo destruídas e fotos de satélite mostrando os alvos eliminados, inclusive um radar chinês que supostamente deveria detectar aviões furtivos.

Nilton L Junior

Já que você provocou então não esquece do Su enquadrando aquele passáro nos céus da Síria, põem a Belco pra gelar e tempera o torresmo.

Daniel Alves

Mas pelo que entendi a própria Índia confirma que seu Mig foi derrubado, então pelo menos essa parte da informação deve ser verídica. “Um comunicado de imprensa oficial indiano há poucas horas diz que um MiG-21 foi abatido e um F-16 do Paquistão também…”

MFB

Que fatos? Temos um mig 21 indiano abatido e possivelmente uma aeronave do Paquistão. Prefiro aguardar os detalhes para nao dar bom dia a cavalo.

Felipe S

Lembrando que o MIG-21 é o equivalente russo F-5…

Cláudio

Mig 21 é Russo. Informe-se

Polaska

É claro… só que um vai a 400km/h mais rápido que o outro, tem uma aceleração insana e não parecem nada um com outro…

Tomcat4.0

Seja qual for dos dois modelos que foi abatido ,F-16 ou JF-17, o abate vai muito além da aeronave apenas ,tem a experiencia do piloto tbm ,ainda mais em WVR. Não creio mesmo que afete alguma venda de quaisquer dos vetores.

BILL27

Ainda tem o fator do EMB145 Awacs estar dando apoio tbm

ednardo curisco

Até um tucano pode abater um F22.

É questão de saber em que condições estavam as aeronaves, sensores, alerta antecipado, datalink, condições de terreno, armamentos e treinamento.

Um piloto papangu com doutrina ruim e equipamento mal mantido pode cair até na decolagem.

Alex

Kkkkk

Camargoer

Caros Colegas. Pelo que entendi, o Paquistão efetivamente abateu um MIG indiano mas não há confirmação de que o Paquistão tenha perdido um F16 (ou outro caça). Seria possível que o governo indiano tenha feito um comunicado falso sobre o caça paquistanês apenas para minimizar as críticas internas ? Afinal cada um perder um caça fica empatado… mas considerando o grau de nacionalismo envolvido, haveria uma enorme pressão popular sobre a força aérea indiana se fosse confirmado que apenas o caça indiano tenha sido abatido. Apenas especulando……

Leandro Costa

Camargoer, existem várias possibilidades. Pode ser que o F-16 (ou JF-17) tenha sido abatido e tenha realmente ocorrido o que foi relatado, ou o caça em questão pode ter sido danificado visto pela última vez perdendo altitude, e como a ação foi analisada por relatos de pilotos e imagens de radar, o piloto da aeronave pode ter recuperado o controle e pousado avariado em sua base, ou pode mesmo ser um comunicado falso. Pode ser que demore até sabermos o que realmente aconteceu.

Confirmado mesmo, só o MiG-21.

elton

relatos de pilotos geramente comfirmam Kill quando uma aeronave e acertada mas nem sempre o impacto de um missil e suficiente para derrubar um caça ,existem varios casos de avioes que pousaram seriamente danificados por SAM então um missil com orgiva pequena de curto alcance pode apenas danificar um avião

Peter nine nine

Camargoer, ser possível é, talvez até provável mas, os próprios indianos supõem não garantem. Ou seja até o momento nada os descredibiliza so pela falta de uma foto ou vídeo (nem seria para mais, afinal nestes casos não existem condições de entrar dentro do Paquistão e dizer “viemos procurar o que achamos ser um F16 que abatemos, não disparem”). Nem eles sabem ao certo o que abateu o mig, se um Sam se outro avião. Haviam 5 migs e um não retornou, aviões engajaram se e o resultado presumível após a análise de relatos e dados de radar indicam, aos… Read more »

Mauro

“Havia 5 migs”.. é verbo impessoal… sentido de existir ou ocorrer… terceira pessoa do singular sempre.

Peter nine nine

Mauro, obrigado pela correcção. Ou seria antes… Correção ^^…. De facto, estava para jurar que só poderia ser uma diferença gramatical entre Portugal e Brasil que pudesse estar a causar uma possível confusão. Mas quando fui confirmar, tanto no velho acordo de 1945 como no de 1990, em Portugal escreve se como disse, tem razão. No fundo acho que sabia mas escrevi mal de qualquer forma, talvez por desinteresse ou distracção. Ou seria antes distração… Eu por norma escrevo mais com a gramática de Portugal anterior ao acordo, as vezes uma mistura dos dois. Cometo também algumas infracções na pontuação… Read more »

Dan

O Paquistão não poderia, em tese, utilizar F16 em operações de ataque contra a índia. Isso contrária diretrizes americanas, pais fabricante do F16. Quando esses aviões são negociados, contrato entre países estabelecem diretrizes de uso.
Provavelmente o Paquistão está relutante em admitir a utilização dos F16 pois isso geraria retaliações por parte dos americanos.

Marcos

Certo fórum na internet deve estar pegando fogo. E o choro das viúvas do programa FX vai apagar o incêndio.

Será que o MIG-21 teve apoio do “E-99” indiano?

DOUGLAS TARGINO

Por qual motivo voltou a forma antiga de comentar aqui? Mas enfim, nunca subestime seu inimigo por ter um equipamento mais antigo! Os Árabes quem o diga, levou uma lapada de Israel com armas e efetivos inferiores.

horatio nelson

israel nunca teve armas inferiores aos arabes desde a epoca do haganá…inferioridade foi apenas numerica…

Pedro

Teve sim! O Exercito Israelence em 73 temia e muito os T-62 Sirios, pois eles eram bem melhores que os Centurion e M-60. Sem falar que a artilharia de campanha Arabe era melhor em alcance e calibre que as de Israel, tanto em 67, 73 e 82. O T-72 sirio, mesmo sendo o modelo de exportação, era MUITO superior ao M-60 e marginalmente melhor que o Merkava em 82. Em 67 e 73 o Egito tinha o Tu-16 que era um vetor estrategico, algo que Israel não tinha em carga de armas e alcance (a questão da escolta egipcia ser… Read more »

horatio nelson

essa é uma questão de ponto de vista todos esses armamentos q citou há quem pense q eram superiores aos de israel e há quem pense q não…assim como tem gente q axa q o mig-21 bis é até superior ao f16A o q não é meu caso…e se foi um block 52 ai a coisa tá séria

HMS TIRELESS

Apenas uma correção: Em 73 o diferencial do T-62 ante o Centurion e o M-60 era apenas a sua visão noturna, não havia essa enrome superioridade que você afirma. E em 1982 os M-60 israelenses haviam sido extensivamente modernizados de modo que eram equivalentes ao T-72. E o Merkava era superior ao carro russo, principalmente por ser um MBT dedicado aquele TO

Pedro

O T-62 tinha o canhão de alma lisa, que disparava municao estabilizada, logo mais alcance preciso a longa distancia. Alem disso era mais movel e por ser menor, um alvo dificil que com a blindagem semelhante fazia-o mais resistente em combate. A questao da visão noturna era uma tremenda vantagem , mas os Sirios nao souberam usar pois nao conseguiram coordenar um mero ataque noturno. O M-60 foi tao bem em 82 que logo apos a mesma, virou segunda linha de defesa junto com os T-55 capturados e modernizados!

rdx

Mas na prática, o T-62 mostrou-se um alvo tão fácil quanto o T-54/55. O L7 105 mm dos Centurion e Patton varreu os sírios e egípcios do deserto. A artilharia da IDF composta essencialmente por peças autopropulsadas M107 175 mm e M109 155 mm nunca decepcionou. Todos os bombardeiros que tentaram atacar a capital israelense foram abatidos pelas baterias de Hawk. Restou aos árabes disparar alguns Scud mas sem efeito. As melhores armas dos sírios e egípcios foram os ATGM Sagger, os insubstituíveis AK-47 e RPG-7 e as baterias SAM…mas a superioridade nessas áreas foi temporária, uma vez que os… Read more »

Pedro

No Golan em 73 houve a mesma situacao a qual resultou em vitorias inesperadas como nas Colinas Sellow e em Angicourt – Congestionamento e falta de coordenacao por uma forca de ataque maior e melhor equipada ante a uma defesa bem postada e que conhecia o terreno. A maioria dos T-62 perdidos foram capturados, especialmente os que ficaram parados nas fossas antitanques e campos minados. Sobre a artilharia, o M-46 e o S-23 mesmo em terreno inferior conseguia suprimir e fazer contra-bateria sendo o primeiro por muitos anos, os exemplares capturados foram usados pela propria Israel. Sobre a AAA ela… Read more »

Delfim

Pensei que foi pelas negativadas que vc tomou.
Muita cara de pau.

CipherNine

kkkkkkkkkkkkkkk atire a primeira pedra quem não negativou o Alexandre só de zoa 🙂

Delfim

Eu não. Já fui administrador.

Delfim

Muita cara de pau de quem negativou o administrador, bem dito.

Bosco

Pra mim o sistema do blogue foi interessante porque serviu pra gente avaliar o quão desacreditado está o discurso esquerdista (infelizmente nem assim eles se emendam), mas não é essencial.

Carlos Gallani

Com todo o respeito, acabamos de pular da tecnologia do fax para a tecnologia do telégrafo, os blogs de vcs são tão bons… :’(

Matheus

O disqus é tão simples e funcional… esses sistemas de comentário é muito defasado

Mauro Gardusi

Na verdade, gosto mais assim. O novo padrão não funciona muito bem em celulares (pelo menos nos meus, não). A formatação fica perdida num comentário longo e com quebra de parágrafo

Alex Nogueira

Independente se o F-16 foi abatido ou não, uma coisa é certa, tudo é possível de acordo com o cenário… no campo militar existem milhões de variáveis, além do fator sorte… nada pode ser dado como certo… pode ser um míssil que falha, ou é iludido por contramedidas, pode ser uma colisão contra um petroleiro, no caso da fragata norueguesa de 6000 ton. que afundou… por isso que digo, por mais ultramoderno que seja, mesmo o F-22 não está seguro, ele pode até atacar sorrateiramente, mas depende que seus mísseis acertem os alvos…

Bosco

Quanto mais fechado o combate mais o fator tecnológico vai perdendo espaço para o fator humano.

Sidney

Exatamente o que disse abaixo, não importa nada se é Mig-21 vs F-16, um tendo R-73 e outro AIM-9M, vale quem vê primeiro, se posiciona melhor e lança primeiro.

Ivanmc

Eu concordo, é isso mesmo, Bosco e Sidney. Nem sempre a lógica dá certo. Detalhes mudam as regras.

ednardo curisco

Como citei, até um tucano pode abater um F22.

É questão de saber em que condições estavam as aeronaves, sensores, alerta antecipado, datalink, condições de terreno, armamentos e treinamento.

Um piloto papangu com doutrina ruim e equipamento mal mantido pode cair até na decolagem.

A turma tem que entender que melhor equipamento aumenta consideravelmente a chance de vitória, mas até aquiles num dia ruim papocou.

HMS TIRELESS

A versão indiana é confusa e despida de qualquer fundamento. Afirma que o F-16 (ou JF-17) teria sido abatido pelo mesmo piloto que foi derrubado e capturado pelos paquistaneses. Já vimos esse filme antes, mais precisamente em 1982, quando os sírios alegaram ter derrubado caças F-16 israelenses com seus Migs-23 mas que logo depois eles teriam sido abatidos. Ou seja, parece uma maneira um tanto vã de tentar justificar o próprio insucesso.

Ou seja, de concreto até agora temos apenas um Mig-21 abatido (e seu piloto capturado) e o que pode ter sido uma boa estréia do JF-17 em combate.

Fabio Jeffer

Hms Tireles
Eu concordo com vc que provas dizem tudo, mas as vezes não é possível por varios motivos. Mas vc não precisa birrar desse jeito quando se trata de equipamentos americanos

carcara_br

Difícil acreditar dado a falta de informações. Comunicados oficiais são bem pouco confiáveis nestes casos. Fico com a turma do São Tomé, só acredito vendo!
Como está a situação agora? Novos confrontos podem vir a ocorrer?

carcara_br

Observação interessante, esta ai uma missão que poderia ter sido realizada com sistemas terra-terra como o os astros guiados. Com uma fração dos problemas e das atenções!
Vem índia, compra da gente!

GripenBR

Provavelmente irão negar ainda que seja verdade! Só admitiram se for inegável! Se se confirmando o abate, o próprio piloto do Bison que fez esta façanha, está sob Custódia no Paquistão. Se piloto Falcon sobreviveu terá a oportunidade de encontrá-lo. Espero que essas duas nações armadas artefatos nucleares parem por aí. Em escaramuças fronteiriças e sentem a mesa.

Mauro

O F-16 ser abatido por um MIG21 da era soviética é totalmente normal, não vejo nada de novidade nisso.

Paulo Costa

Tudo Estranho nesse jogo de noticias …

O caça comunista Russo Mig 21 derruba um caça ianque F-16 e o caça chines JF-17 invejoso derruba o Mig 21 … enquanto isso o caça francesinho Miragem 2000 tava na caxemira kkk

é o fim do mundo mesmo !!!

Clésio Luiz

Com o advento de mísseis IR como o R-73, que podem virar até 60°, junto miras montadas no capacete, nivelou muito o combate BVR. Na minha cabeça, num cenário desses, faz pouca diferença se você está montado num F-16 ou MiG-21, já que o objetivo de fazer curvas é colocar o alvo no envelope de disparo das armas. Se um míssil como o Python V pode curvar 180°, para que eu iria puxar Gs? Os ingleses, no começo da década de 1990, previram esse cenário e, ao invés de adquirir um míssil com capacidades equivalentes ao R-73 (o Iris-T), preferiram… Read more »

Clésio Luiz

A não ser que o F-16 se aproxime do MiG pelo hemisfério traseiro (já que o R-73 que eles operam não possui capacidade “sobre os ombros”), não vejo como piloto paquistanês irá levar vantagem. Se o Viper está perto o suficiente para justificar o disparo de um míssil IR (e o R-73 tem maior alcance que um AIM-9), num cone de 120° à frente do Bison, este nem precisará manobrar, já que o pequeno diabo estará se aproximando do oponente a mais de Mach 2, independente da posição deste. Já se o combate for em distâncias BVR, aí sim, já… Read more »

Bosco

Clésio, Para mísseis do tipo LOBL o alcance cinético não importa. Não é relevante se o R-73 tem mais alcance que o AIM-9 já que ambos são do tipo LOBL. O que importa nesse caso é qual tem o seeker mais sensível e pode trancar primeiro. Essa característica num combate frontal define quem vai lançar primeiro seu míssil. Nos mísseis WVR mais modernos, com capacidade LOAL, capazes de atirar “por sobre o ombro” ou com alcance NBVR (quase BVR), aí sim o alcance cinético faz diferença porque o trancamento do seeker se dá depois do míssil lançado. Numa comparação grosseira:… Read more »

carvalho2008

Mestre Roberto, O Rate off Climb de ambos é praticamente identico….250 m/s para o F-16 e 225 m/seg para o Mig-21…a taxa de subida é justamente a caracteristica mais marcante do MIG-21 inerente ao seu projeto de caça interceptador de defesa de ponto….então, qualquer pequena configuração pode deixar um ou outro na vantagem ou desvantagem… No mais, se o engajamento foi frontal no wvr….é por isto que criaram e desenvolveram BVR….para acabar de uma vez por todas ( ou quase) este risco de enfrentar caças levissimos simples e rapidos….impõe-se engajamentos BVR usando misseis que estes pequenos vetores nao consigam carregar,… Read more »

Dan

Segundo a declaração oficial o embate entre os caças foi frontal. O MiG 21 travou o alvo e disparou um R73, então não faz diferença.

Sidney

Num encontro frontal, e este míssel pode engajar um alvo de frente, numa situação merge, se fosse um Block 52 ou superior, tendo flares e um MAWS, se o piloto do F-16 demora a tomar uma ação defensiva, ou ocorre o lançamento do R-73 de muito perto, mais vantagem terá o míssel do que o F-16. Ou, vale mais quem vê primeiro e aproveita a oportunidade de lançar primeiro e também quem se posiciona melhor. Aí não importa se é Mig-21 vs F-16. Vale mais o MELHOR PILOTO.

Daniel

Caso comprovem ou provem que o MIG-21 abateu o F-16, ocorreu um momento histórico.

Antoniokings

Eu li que foi lançada uma atualização para o MIG-21 que o tornava equivalente ao F-16.
Pelo jeito, é verdade.

HMS TIRELESS

Para ser equivalente ao F-16 o Mig-21 teria de nascer de novo…rs!

Não adianta insistir.

Sagaz

É que você não viu a modernização do 14-bis

Antoniokings

Essa é para rivalizar com os Kfirs da Colômbia.
Para o F-16, esse Mig-21 está ok.

Bardini

Pra mim, esse MiG-21 simplesmente caiu, rsrsrsr…

Wellington Góes

Ô maldades, rsrsrs
Mas é bem capaz!
rsrsrs

Munhoz

Querem um pouco de teorias de conspiração etc

Acabei de ver o advogado do Trump abrindo a boca, e o Sputinik não deu a notícia ainda ?

Munhoz

Aí está um campo de batalha onde realmente os meios podem ser comparados em pé de igualdade.

Ivanmc

Bacana as imagens do Mig e do F-16 juntos. A pintura do Mig-21 bem legal.

Lucas

O que estao falando nos forums mundo a fora eh o seguinte: A PAF (Pakistan Air Force), em notas OFICIAIS, correu com a noticia que tinha um piloto detido (MIG-21) e um outro HOSPITALIZADO… porem o que se seguiu eh que a PAF simplesmente retirou das notas a noticia do piloto hopitlizado, apos verificar que o pilot em questao ERA DA PROPRIA PAF!!! ( F-16 ou JF-17) … PRATICAMENTE CONFIRMANDO a noticia que a India teria abatido o caca da PAF…
O fato, muito provavelmente, teria sido recorded pelo E99…

Paulo Machado Quirino

Acho que você matou a charada 2!

HMS TIRELESS

Em fóruns da internet qualquer fala o que quiser, não há como se considerar crível o que se escreve ali.

Moral da história: Ou os paquistaneses confirmam que perderam um caça ou os indianos apresentam alguma prova. Até lá temos apenas um Mig-21 abatido e um piloto capturado.

Antoniokings

Oxente!!!!!
Quando Israel fala que matou 735 iranianos, 500 sírios, 400 libaneses e de quebra alguns russos, não são necessárias confirmações.
Essa sua defesa doentia desse avião chega a causar espécie.
Qual o problema?
Foi apenas um avião abatido.
Relaxa!!!!!!

HMS TIRELESS

Israel destrói os alvos e as fotos de satélite confirmam, inclusive a destruição de um radar chinês que supostamente deveria detectar aeronaves furtivas. Mas anime-se afinal temos um Mig-21 que ao que tudo indica foi derrubado por um JF-17….

Max Machado

Vc é a prova viva disso xaropeless!

HMS TIRELESS

Nada posso fazer se com nada você pode contribuir. Moral da história: informe-se melhor…

Sidney

E só um comentário meio off topic e apenas para comparação, sei que não é válida, mas apenas ilustrativa. Tem um colega nosso de DCS que se você jogar contra ele voando de M-2000, F-18C, F-5E (com este claro é bem mais sofrido) num dog fight apenas com guns ou mísseis IR, e sem AWACS ou vetoração de GCI, e ele voando de MIG-21 armado com R-60M, é muito, mas muito difícil a vitória tamanha a habilidade, capacidade de se posicionar, noção espacial e tática que ele tem. A vitória dele é quase sempre certa, e nada tem a ver… Read more »

Alessandro

um combate aéreo é muito complexo e depende de muitos fatores, não vejo como impossível um mig-21 modernizado abater um F-16, ainda mais se teve ajuda de uma aeronave AEW&C na qual sabemos que a Índia tem.

Luiz Trindade

Com todo respeito aos pilotos do MIG 21, um F-16 deixar se abater por um MIG-21 ou dois com a capacidade que o mesmo tem… Rapa… Vamos respeitar heim…

Diniz

Lembro direitinho da Guerra das Malvinas, acompanhava todo dia os noticiários quando era adolescente. Os Argentinos reportavam abates e mais abates de Sea Harrier pelo fodástico Mirage. Quase todo dia. E os “comentaristas-especialistas” falavam que era óbvio que isso ia acontecer, já que o Mirage alcançava Mach 2 e o avião inglês tinha metade ou menos da incrível velocidade do Mirage… Quando acabou a guerra (e nos anos seguintes), veio a tona a lavada que os argentinos levaram. Nessa disputa da India x Paquistão, enquanto não aparecer provas, não confiem em nada. Esse Mig 21 abatido está provado, o resto… Read more »

rodrigo

Os Mirages ja chegavam nas Malvinas com pouco combustivel, nao podiam faze muita coisa contra os Harriers.

marcio alves

O Mig-21 modernizados dos indianos deu um baita trabalho para os pilotos americanos de F-15C num exercício de combate simulado na Índia se não me engano foi em 2006. Portanto mesmo um MiG-21 ou F-5 modernizados com radares e mísseis Off Boresing e BVR se torna mortal para os F-15/16 e 18. Ai o fator piloto e táticas usadas por ambos os pilotos vai decidir quem vai sair vencedor do combate.

Iceman

Bem lembrado!
Aconteceu também com os ingleses quando foram fazer um treino com seus eurofighters contra os indianos. Comentaram quanto o Mig 21 “Bison” deu trabalho, surgindo do nada com seus “jamers” ativos, fizeram muitos elogios ao pequeno avião modernizado.

Luís Henrique

Nossa. Toda essa descrença porque querem continuar crendo que o F-16 é um semi-deus?
Não se esqueçam que foi combate Dogfight. Que o MiG-21 foi modernizado recentemente com ajuda israelense, que emprega mísseis wvr de 4a geração, que a Índia possui AEWs na área e é a 4a maior potência militar do planeta, considerada bem superior a países como França e Inglaterra.

Munhoz

Não fale bobagem, a Índia não é superior a França e Inglaterra.

Pode até ter um exército maior mas superior não.

Tanto que nem tem capacidade de produção de um caça moderno e vai comprar da França!

willhorv

A questão não é qual ou quais aeronaves foram abatidas…é quem!!
Estamos falando de dois países que possuem artefatos nucleares que passaram dos limites e estão se enfrentando em combates aéreos….onde isso vai parar!?
Que acabe logo com essa palhaçada e pensem com responsabilidade sobre o que estão fazendo!!
O Mundo agradece!!

Sossego01

É um blog de aviação, se houve combate aéreo, será discutido/debatido, Aceite. Todo mundo sabe e a historia ensina perfeitamente bem o custo humano de uma guerra. Não há vencedores, mas não é esse o tema aqui.

BILL27

https://twitter.com/BabakTaghvaee/status/1100857230226870273

Movimentaçao intensa nas bases aereas da India

Jota Ka

Só sei de uma coisa : se for confirmado o abate de F16 por Mig21, o blog terá muitas baixas!
Aqueles que cometerao suicídio, tamanha decepção.
?

carvalho2008

Não existe nada de excepcional em um MIG-21 abater um F-16…. Foi mano a mano? Tinha AEW na area? Dos dois lados? O embate envolvia qual pacote de aeronaves? quais modelos de caças, quantidades e configuração de armamento e POd´s? Se ninguem souber, todos apenas estão chutando….fazendo picuinhas ou torcidinhas …. Combate é coisa complicada com “n” variaveis e fatores que se relacionam e combinam, pendendo de um lado a outro e absolutamente a ficha do Super Trunfo fica bem longe dos 100% de certeza…. Outra, se a guerra é na fronteira, quem tiver de cair acabara sendo 50% do… Read more »

Sérgio Luís

Abateu e pronto! Uai! Não tem que minimizar nem maximizar!

elton

ha relatos de que durante a guerra iran- iraque aconteceram situaçoes em que com superioridade numerica MiragesF1 iraquianos conseguiram abater ate F14 iranianos

Delfim

Em 1981 um MiG-21 sírio acertou um R-60 em um F-15 israeli, em um ambiente eletronicamente saturado e com controle aéreo israeli eficiente. Sorte do F-15 que o R-60 usa uma carga explosiva pequena, conseguiu retornar.
Então não vejo maiores problemas em um MiG-21 modernizado, com mísseis modernos e um E-99 orientando, abater em F-16.

Iceman

Verdade.

marcio alves

Desculpe a correção mais foi um MIG-23 num combate sobre o vale de bekaa e não um MIG-21.

Delfim

Na RFA sobre o tema consta MiG-21.

AQUINO

naô vejo problema nenhum se de fato confirmar o abate do f-16 pelo mig é qui a torcida americana é muito grande no blog lembrando mais uma vez esse velho mig sofreu uma
modernização russa junto com sistemas israelenses e indianos maís até agora naô tém nada confirmado.

O

Maurício.

Até agora eu só vi destroços de um Mi-17 e do Mig-21, será que não tem uma foto do tal F-16 abatido nem que seja na qualidade vga?
A verdade num conflito fica sempre em segundo plano, resta a Índia mostrar as provas.

Antoniokings

O F-16 caiu em território paquistanês.
Dessa forma, será muito difícil que os próprios paquistaneses tirem fotos para mostrar que seu avião foi abatido.

Maurício.

Antoniokings, mesmo assim, hoje em dia quase todo mundo tem celular com câmera, já era para ter aparecido nem que fosse uma foto, vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

HMS TIRELESS

E qual a prova de que um F-16 paquistanês foi atingido fora o relato confuso, desencontrado e vazio dos indianos.

Não adianta, a prova dos fatos cabe a quem alega.

JPC3

Teria caído….Pois o Paquistão disse que só enviou FC-17.

Mf

O MIG-21 é o equivalente russo do F-5 , não subestimem nossos bicudos modernizados

filipe

Fizemos bem de comprar o Gripen NG, esses F-16s são um mico… é patinho feio até para o mig 21,,, nada de missies BVR é no dogfithg mesmo.

elton

o paquistão tambem opera versoes antigas do F16A block15 ,assim como e possivel caças F-5EM com apoio dos E99AWACS derrotar os SU30MKV sem suporte em patrulha tambem e possivel um MIG21 com datalink e missil moderno guiado por um AWACS e com pilotos experientes abater um F16 operando com apenas o GCI e tendo que usar seu radar para localizar seus inimigos e pilotos com pouco treino

Delfim

O Caxemira é uma área tão quanto o OM e o paralelo 38. E com o acréscimo de nukes de ambos lados.
Mas a ONU e as lideranças mundiais olham pro lado.

Delfim

*tão quente.

AQUINO

caso se confirme o abate do f-16 será o primeiro abate do r-73 em um caça ocidental si estiver errado alguém mi corrija.

Thiago Telles

Se até f35 abate f16 pq mig21 nao pode, oras bolas?!

Marcelo-SP

Aproximação frontal WVR? Depois da declaração da India, após o bombardeio às bases terroristas, de que não visava alvos militares paquistaneses, acho que o piloto do F-16 topou uma aproximação pouco cautelosa, esperando uma troca de olhares zangados e ranger de dentes. Só que havia um piloto um tanto ansioso do outro lado.

O F-16 nunca poderia colocar-se em situação onde ganha quem atira primeiro, sem utilizar sua superioridade para manter-se espacialmente em vantagem. Faltou, talvez, clareza de que tipo de engajamento encontraria.

Rene Dos Reis

India sacaneando os f16zetes , rs

SmokingSnake ?

Jf-17 é praticamente a cópia do F-16, então o piloto pode não ter visto direito e fez confusão

Chris

Tudo indica que não foi um F-16 que teria sido abatido.

E sim um JF-17 !

Delfim

Ainda assim é irônico, o JF-17 é uma evolução do MiG-21.

Luiz Floriano Alves

Coloque um míssil de boa qualidade sob controle de um piloto bem treinado, em qualquer avião de caça destes, que ele pode abater qualquer um. Até um F-35 se passar na frente vai para o brejo e quebra a cara..

Melky Cavalcante

Até agora só uma aeronave foi perdida, o MiG. O Resto é especulação, hoje só afirmar não basta, não vivemos mais no tempos bíblicos, hoje quase todo mundo tem um Smartphone com câmera 4k e conexão à WWW.
Su-24 russo abatido tem foto e vídeo pra provar. F-16 israelense abatido tem foto e vídeo pra provar. F-117 abatido tem foto pra provar, Su-25 russo abatido também. F-16 turco abatido por Mirage greco tem piloto capturado pra provar.
Se especulações bastarem também há ETs e OVNIs na área 51, pé grande, monstro do lago Ness, chupa cabra, Lula Inocente, etc.

Bispo

Se confirmado, o abate …. Sukhoi abrirá fabrica em Nova Deli…rs