Home Aviação de Ataque Índia desdobra mais aeronaves para a fronteira na Caxemira

Índia desdobra mais aeronaves para a fronteira na Caxemira

11985
93
Su-30MKI e Embraer/DRDO EMB-145I Netra

Fontes informaram pelo Twitter que a Força Aérea Indiana (IAF) reuniu mais caças nas bases aéreas de Srinagar e Adampur hoje à noite (ver mapa abaixo).

Até um avião-tanque Il-78MKI percorreu um longo caminho desde sua base Agra AFS.

Vários Su-30MKIs e MiG-29UPGs estão sobrevoando a Caxemira em patrulhas aéreas de combate.

O desdobramento das aeronaves da IAF tem como objetivo deter um novo ataque contra as instalações indianas na Caxemira, como o ocorrido hoje com caças F-16 e/ou JF-17.

Os combates de hoje, que resultaram no abate de um MiG-21 e um F-16 (este ainda não confirmado) aconteceram um dia depois de a Índia ter realizado um ataque aéreo no Paquistão, com jatos Mirage 2000 empregando bombas de precisão Spice 2000 contra instalações do grupo terrorista Jaish-e-Muhammad em Bala Kote.

O ataque aéreo indiano foi lançado em resposta a um ataque de militantes na Caxemira que matou 40 soldados indianos – o mais mortífero ocorrido durante uma insurgência de três décadas contra o domínio indiano na Caxemira. Um grupo paquistanês assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Bases aéreas da Índia e do Paquistão
Bases aéreas da Índia e do Paquistão (clique na imagem para ampliar)

Subscribe
Notify of
guest
93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson B.
Jefferson B.
1 ano atrás

Russos e chineses explodem de alegria…hora de vender armas, no caso chinês ainda é melhor, pois usam o Paquistão para atacar o inimigo Índia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jefferson B.
1 ano atrás

E o interessante é que a Lockheed está pensando em oferecer o F-16 à Índia.
Péssimo marketing.

Jefferson B.
Jefferson B.
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Sim, Antonio. Quando se fala em carnificina e terrorismo China e Rússia são destaques no mundo, basta ver o nosso Brasil que nos anos 60 teve aportes milionários dessas ditaduras para tentar enfraquecer o nosso país. Dois países imperialistas que não respeitam ninguém e nada.

jodreski
jodreski
Reply to  Jefferson B.
1 ano atrás

Amigo seja coerente e acrescente alguns países a sua lista por favor: EUA, Reino Unido, França, Alemanha… as principais economias assim como as grandes potências não se tornaram o que são sendo benevolentes. O Brasil só não faz parte dessa lista pq não consegue ser, simples assim. Pq se fossemos uma potência também teríamos ações clandestinas pelo mundo inteiro que resultam em banho de sangue em prol dos interesses da nossa nação. O mundo é assim quer vc queira ou não. Cada governo pensa exclusivamente nos seus interesses e pouco se importam com os danos colaterais, ainda mais se eles… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  jodreski
1 ano atrás

Perfeito.
Cada Governo pensa no seus interesses.
Veja o provável acordo EUA-China.
A China se comprometeu a comprar mais soja dos americanos em detrimento do Brasil.
O que acha o ‘Governo’ brasileiro?
Vai apelar para a renovada amizade com os EUA?
São esses os nossos interesses estratégicos?
Levou um ‘toco’ dos amigos americanos. Agora aprendam. Servilismo é isso.

rdx
rdx
Reply to  Jefferson B.
1 ano atrás

E o Paquistão usa terroristas para atacar a índia.

nonato
nonato
Reply to  rdx
1 ano atrás

Ou seja, todos contra a Índia. A Rússia não tem inimizades com a índia mas acaba entrando nesse rolo. O grande interesssdo é a China que quer enfraquecer a Índia. Muitas pessoas não percebem a importância da Índia no equilíbrio de forças na Ásia. Os EUA deveriam compreender melhor Isso e investir no país. A índia deveria aceitar algumas bases militares americanas em seu território. O Japão e a Coreia do sul tem bases americanas e isso não é ruim para esses países. No mínimo duas bases aéreas Americanas, com todo tipo de mísseis, inclusive balísticos e nucleares, e uma… Read more »

rdx
rdx
Reply to  nonato
1 ano atrás

A índia não precisa do EUA para absolutamente nada. Um país com armas nucleares e uma população de mais de 01 bi é invencível.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  nonato
1 ano atrás

Nonato
Vc surtou.
Hoje mesmo saiu notícia de que Rússia, China e Índia assinaram um acordo para incrementar as relações entre eles.
Esse conflito com o Paquistão é coisa muito pequena.

BILL27
BILL27
1 ano atrás

https://twitter.com/hthjones/status/1100894939192455168

Baterias anti aereas paquistanesas sendo deslocadas …Explosoes na regiãode KArachi tbm foram relatadas

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Parece um LY80, será que esse troço chinês funciona?

rodrigo
rodrigo
1 ano atrás

Conflito entre dois paises que nao valem o que o gato enterra, podem se destruirem que nao farão falta para o mundo.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Rodrigo, está mas é calado e tem respeito pelos outros povos, concordes com as suas ideologias ou não.
Ninguém te dá o direito de afirmar tal coisa, que porque não gostas, esses dois povos que se matem.
Sejam racionais na hora de dizer uma coisa destas.

Delfim
Delfim
Reply to  Peter nine nine
1 ano atrás

Mas na verdade os dois países estão em conflito há mais de 70 anos e ninguém se mete.

Heitor
Heitor
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Rs.. opinadores de cadeira me fazem rir mesmo… em vez de trazer uma análise bacana e que ajude ao raciocínio, vem “bostejar” no site.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Rodrigo.
E quem faz falta ?

rodrigo
rodrigo
Reply to  Antonio Palhares
1 ano atrás

fazem falta todos os paises onde nao existem castas sociais, estupros coletivos, linchamentos, apedrejamento de mulheres. E a India é o lugar onde mais se mata cristaos.

Andre Vedoze
Andre Vedoze
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Fontes?

teropode
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

E na Arábia Saudita é onde se mata menos kkklkk, cara sei contar piada melhor que vc , que venha os LIKES qqaa

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Posso colocar nesta lista países que policiais brancos matam negros com oito tiros pelas costas e são julgados e absolvidos por legítima defesa?
Na lista das imoralidades perpetradas pelo gênero humano nenhum país escapa.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
1 ano atrás

Como diria aquele grande filósofo de forma magistral: Vai dar m&rd@! Esses dois países miseráveis(naquilo que concerne o bem-estar de vida da maioria de seus povos) possuem armas nucleares!

Chris
Chris
1 ano atrás

Problema mesmo são as informações…

Ja se fala que os paquistaneses derrubaram um helicóptero indiano na infiltração… E que o caça abatido não é o F-16, e sim um JF-17

BILL27
BILL27
Reply to  Chris
1 ano atrás

Sim ..um Mi 17 foiderrubado nesta madrugada .TEmfotos inclusive

Ypojucan
Ypojucan
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Bill, o Mi 17 apenas caiu (falha técnica ou outro tipo de evento, nada teve a ver com abate em combate). Por outro lado, o que se fala é mais ou menos isso: O Paquistão compôs uma força de ataque com pelo menos 16 aeronaves, sendo 8 F-16 de escolta, mais 4 Mirage IIIO ROSE-1 (um upgrade feito pela PAF em Mirages III comprados de várias fontes ao redor do mundo) e 4 JF-17 Thunder. Essas aeronaves não deveriam sobrevoar território indiano além da linha de fronteira, mas acabaram por entram 10 Km em território indiano. Dessa forma a IAF… Read more »

carcara_br
carcara_br
1 ano atrás

Fico imaginando se fossem 40 americanos mortos a partir de uma ataque vindo de uma região paquistanesa….
Sinceramente, espero que os Su-30 Indianos façam a festa…

Augusto L
Augusto L
Reply to  carcara_br
1 ano atrás

A diferenca é que o Paquistão não teria nem coragem de reagir, ficaria so na retórica

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
1 ano atrás

Por isso sou completamente a favor do Brasil ter além do grippen, outro vetor. Vejam a índia, testa o adversário com mig 21, se não der, com o m29, se ainda não der, com o tejas, se permanecer o não deu, vai com o SU e se mesmo assim não der, recorre ao rafaele, devo ter esquecido de algum. Nós poderíamos ter junto em um esquadrão um f15/16/18, um rafaele, SU35, f35 ou até mesmo o “istélfi” chinês. st4

Dodo
Dodo
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

Legal e quem vai bancar todas as 5 diferentes cadeias logísticas de suprimento de peças e manutenção???

João Adaime
João Adaime
Reply to  Dodo
1 ano atrás

Caro Saldanha
Quem foi que disse que o Brasil não pode fazer o mesmo? Primeiro manda o Super Tucano. Depois o skyhawk. Depois o AMX. Dai o F5 e finalmente, quando estiver operacional, o Gripen E, que equivale ao Rafale.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Meu caro, muito boa kkkk kkkk valeu, mas vc se esqueceu do Mirage. abração

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Dodo
1 ano atrás

Meu caro, não seriam 5 cadeias, apenas 2 o Gripen e mais um, seja do ocidente ou da rússia. abração

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

O “se não der” se aplica porque Mig-21 e Mig-29 são aeronaves antigas e o Tejas, um caça modesto. Se você mandar um caça no estado da arte e de geração 4++ como o Gripen E, não tem “se”. Você está enviando seu piloto numa aeronave multifunção de muita qualidade, tanto para combates BVR, dog-fight, ataque ao solo ou interceptação. Entendi seu ponto vista, mas teremos uma aeronave completa e que é atualizada de tempos em tempos pela fabricante junto de seus compradores. Repito: o Gripen E vai surpreender muita gente!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Se o MIG-21, da década de 50 deu para o gasto derrubando um F-16, imagine o MIG-29?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Migs-29 têm sido sistematicamente derrubados por F-16!

Ademais, desde Goebbels que essa tática não funciona sim!?

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Meu caro, bom dia, concordo com vc, o gripen foi a melhor opção e vai surpreender, eu somente desejaria ter um segundo vetor, sei que é caro etc e tal, mas minha avó já dizia “Nunca ponha todos os ovos numa cesta” abração

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

Saldanha,

Eu concordo contigo, porque ja que ate 2030 ou 2035 todos os F-5M e os A-1M que a FAB possui ja estarão aposentados, ela bem que poderia ter um 2º vetor na força mais barato e agindo como sendo intermediário entre o Super tucano e o Gripen e nessa linha de raciocínio, um Lift como o M-346F seria o ideal.

Peter nine nine
Peter nine nine
1 ano atrás

Era só para dizer, que deve faltar pouco para a guerra declarada entre Índia e Paquistão.
Índia ataca terroristas em solo paquistanês, Paquistão retalia num bombardeamento mal sucedido mas com a vantagem de ter abatido um mig21.
India afirma que também ela abateu um F16.
Paquistão reforça posições com o envio de sistemas anti aéreos e sistemas de mísseis “ground to ground”.
India reforça o patrulhamento aéreo com aviões mig29 e SU ‘s.

BILL27
BILL27
Reply to  Peter nine nine
1 ano atrás

Se a India quisesse guerra mesmo ,ela ja iria bombardear esses sistemas antes deles ficarem operacionais para onde estao sendo dirigidos

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  BILL27
1 ano atrás

A Índia não querer uma guerra não significa que ela não ocorra de qualquer modo. Alias, o Paquistão só prova a raça que é, um estimulante ao terrorismo. Abrigaram bin Laden é estimulam o terrorismo anti Índia e anti ocidente….. Não policiam de modo algum estas organizações mas ficam chateados quando outros países são forçados a violar a sua soberania para fazer o trabalho que eles não fazem. Enfim…. Não ah palavras para descrever a corrupção e interesse obscuro daquele governo. O conflito é sempre evitável mas assim torna se complicado, se não for agora sera no futuro, seja com… Read more »

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  BILL27
1 ano atrás

A Índia não querer uma guerra não significa que ela não ocorra de qualquer modo. Alias, o Paquistão só prova a raça que é, um estimulante ao terrorismo. Abrigaram bin Laden é estimulam o terrorismo anti Índia e anti ocidente….. Não policiam de modo algum estas organizações mas ficam chateados quando outros países são forçados a violar a sua soberania para fazer o trabalho que eles não fazem. Enfim…. Não ah palavras para descrever a corrupção e interesse obscuro daquele governo. O conflito é sempre evitável mas assim torna se complicado, se não for agora sera no futuro, seja com… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Paquistão será engolido pela poderosa força aérea Indiana. Com seus Rafales e SU-30 não tem pra ninguém, correto?
Segundo a mídia indiana, já começam por terra o desdobramento de tropas e veículos pesados.
Salve se quem puder !

Junior
Junior
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Os Indianos não receberam ainda os seus rafales

PauloSollo
1 ano atrás

O Paquistão já declarou que não quer uma guerra, portanto é de se esperar que não voltarão atacar. Se os indianos não voltarem a invadir seus território creio que a tendência é arrefecerem os ânimos. O problema é que o Paquistão age de forma sórdida abrigando e financiando terrorista em seu território para cometerem atrocidades na Índia. É um artifício tremendamente canalha pois dizem que não tem nada a ver com os terroristas e estão com a razão se invadirem seu território, Se eu fosse o presidente da Índia ao inv´s desta pequena operação que fizeram, faria uma avassaladora para… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

O poder político civil paquistanês simplesmente não manda no país. São ‘copeiros’ de diferentes facções militares que disputam o comando da nação entre si, de forma subreptícia e violenta.

Inúmeras tentativas de aproximação entre os vizinhos foram sabotadas por generais, que não se furtam de utilizar, inclusive, grupos irregulares para gerar tensão na fronteira.

Na região, com exceção do Butão e do Nepal, não tem santo. Mas o Paquistão se supera…

Rui chapéu
Rui chapéu
1 ano atrás

Vamos conversar que o Paquistão está defendendo os terroristas do território deles.

Se tivessem prendido ou feito alguma ação contra esse grupo logo depois que fizeram e confirmaram o atentado na Índia nada disso estaria acontecendo.

O Paquistão está passando uma vergonha internacional.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Vale lembrar que Bin Landen foi achado e morto em solo paquistanês pelos EUA.

E eu lembro de ler algo sobre a guerra do Afeganistão e como os guerrilheiros se refugiavam e reagrupavam no Paquistão, que faz fronteira com o sudeste do Afeganistão.

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

O Paquistão é um país de mentira, efetivamente o governo central não controla toda a região norte. Quando os EUA mataram Bin Laden em solo paquistanês, o governo daquele país protestou imediatamente. O que Obama respondeu? Existia 2 prédios ao redor da casa/fortaleza de Bin Laden, e em cada um dos prédios havia uma equipe vigilância da inteligência paquistanesa. O problema é que ninguém sabe se essas equipes protegiam Bin Laden ou se levantavam informações sobre ele. Se a primeira hipótese é a correta, então o serviço de inteligência paquistanês é corrupto e não é confiável. Se a segunda hipótese… Read more »

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Com certeza, eles estão de certa forma sozinhos nesse caso, o mundo sabe que eles abrigam terroristas, a China nesse momento não vai se meter e a india esta cheia de políticos sendo investigados devido alguns acordos comerciais na área militar… resumindo… vai cair uns 4 aqui e uns 4 ali… muda o foco e tudo volta ao normal….

Adilson
Adilson
1 ano atrás

Se a Índia despachar para a área de conflito apenas 1 de cada modelo de caça disponível em seu inventário, já é praticamente uma declaração de guerra.

Zero Force
Zero Force
Reply to  Adilson
1 ano atrás

“India aumenta contingente de soldados na Fronteira” Na verdade, é o pessoal de manutenção de aeronaves. Só os caras que cuidam do estoque já deve dar um batalhão 🙂

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Acho difícil a Índia recuar agora já que morreu muito mais gente do lado deles. O ataque terrorista matou mais de 40 soldados e agora um caça da Índia foi derrubado e um mi-17 caiu e morreram seis militares indianos.

GripenBR
GripenBR
1 ano atrás

Que ironia o sujeito foi consultor em um filme sobre um piloto indiano que acabou capturado no Paquistão, e terminou de fato capturado no Paquistão. https://www.google.com.br/amp/s/www.indiatoday.in/amp/trending-news/story/iaf-pilot-abhinandan-father-kaatru-veliyidai-pakistan-karthi-1466623-2019-02-27

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Por pior que seja a logística de vários caças com fornecedores diferentes, logística e etc. Pelo menos a Índia tem várias cartas na manga.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
1 ano atrás

“A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas não se massacram.”

Paul Valéry

marcelo kiyo
marcelo kiyo
1 ano atrás

O que a disputa por água não faz ….

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Um C-17A Globemaster, sobre a Índia. Agora.
https://imgur.com/a/48HTcoO

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
1 ano atrás

Sempre existe o perigo de uma escalada nuclear accidental entre êsses dois países.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
1 ano atrás

E a escalada da tensão contínua com a movimentação de meios dos dois países!!!

Junior
Junior
1 ano atrás

O homem laranja e o ursinho Pooh tem que pegar o telefone e ligar para seus respectivos amigos o mais rápido possível…ou pode dar ….grande

Jefferson B.
Jefferson B.
Reply to  Junior
1 ano atrás

Mas quem manda no Paquistão é a China e o maior aliado da índia é a Rússia. EUA tem boas relações com ambos, mas nada além disso.

Bispo
Bispo
1 ano atrás

Quanto mais desigual um país , mais beligerante o é.
Dois países com extrema pobreza(no geral) detentores de arsenal nuclear.
By Cap. Nascimento…. vai dar M…até pode não ser agora, esse ano, década…mais irá dar.

E nosso vizinho esfaimado, Venezuela … se os EUA resolverem que descer o sarrafo é mais nego$io … não tenho dúvidas que contara com apoio explicito da Colômbia… o Brasil ? irá lavar as mão usando sabão americano…rs

Antoniokings
Antoniokings
1 ano atrás

Posso imaginar a propaganda que a L.M faria (sim, pois, pelo jeito não fará mais) do F-16 para a Índia.

nonato
nonato
1 ano atrás

Aparentemente, até o momento, não ouvi falar do uso de mísseis antiaéreos.
Defesas antiaéreas são osso duro de roer.
Para conseguir se livrar precisa ter boa estratégia e equipamentos.
Não viram o problemão que os S 300 nos causaram?
Até para os EUA dariam trabalho.
O pior que os venezuelanos tem mais de mil mísseis antiaéreos.
Muito trabalho para acabar esse estoque.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  nonato
1 ano atrás

Não precisa acabar esses estoques, se os radares forem atingidos eles não servem para mais nada.

Sincero
Sincero
1 ano atrás

E os tambores da guerra ecoam pelo mundo.
🥁🔥🥁🔥🥁🔥

Ghutoz
Ghutoz
1 ano atrás

Chega de politicamente correto! A verdade seja dita, a melhor parte de tudo é quando o pau pega mesmo hahaha queremos ver mig vs jf17, su30vsf16, sam comendo solto , bomba pra tudo quanto é lado!!!!

wwolf22
wwolf22
1 ano atrás

os mísseis de defesa aerea paquistanes são de origem chinesa também??? alguém tem info sobre o equipamento empregado pelo Paquistão e India?? a India tem muito material de Israel, correto??

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  wwolf22
1 ano atrás

A Índia tem muito material russo. Recentemente está adquirindo bastante com Israel, mas a predominância é de equipamentos russos.

Sérgio Luís
Sérgio Luís
1 ano atrás

Su-30 indiano sempre biposto! Informação por demais para um só tripulante nos dog’s!

BILL27
BILL27
Reply to  Sérgio Luís
1 ano atrás

ToDos os SU30 são bipostos .De qq versao

Sérgio Luís
Sérgio Luís
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Ops tem razão!

Arariboia
Arariboia
1 ano atrás

Os indianos estão pra receber mais encomendas de Migs-29SMT* e possivelmente assina um amplo pacote de modernização igual aos que os russos estão preparando para seus SU-30SM elevando eles ao nível muito próximo dos SU-35S. Inclui mesmo radar, motores e sistemas de defesa.
As compra indianas na Rússia em 2018/19
Por volta de 30 unidades de Migs.
Duas novas fragatas.
S400.
Mísseis Igla e Verba com fábrica local.
Helicópteros de transporte.
Negociações para a fabricação do T-90M e elevação dos T-90 deles pra esse padrão.
Equipamentos de comunicação.
Etc…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Arariboia
1 ano atrás

E parece que a Rússia está oferecendo o MIG-35 muitíssimo bem equipado.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
1 ano atrás

O que o Paquistão tem em termos de sistemas SAM ? Apesar da superioridade numérica da Índia as perdas indianas (MIG-21 / MI-8) mostram que eles tem deficiências graves … O Pasquistão supostamente perdeu um F-16 que agora se presume ser um JF-17, porém ainda sem provas, a derrubada de um Mi-8 indiano nas ultimas horas coloca mais lenha na fogueira, existem relatos de mais combates (por terra) entre os dois países na fronteira e grupos estariam atacando posições indianas nas últimas horas, não se sabe se são terroristas ou militares paquistaneses de fato . Tudo que se precisa é… Read more »

Mauro Cambuquira
1 ano atrás

O blog americano SNAFU! Postaram foto do suposto F-16 do Paquistão abatido pelo MIG-21 Indiano.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
1 ano atrás

O Paquistão também possui AWACS: SAAB 2000 com antena ERIEYE.

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Índia deslocou Su-30 e MiG-29 para lá. Depois da porta arrombada…

Cel. HPF
1 ano atrás

Esqueçam o Brasil se envolver em qualquer conflito, mesmo na venezuela.
Dito já foi, é um anão diplomático, sem condições de nada, é só blá blá.
Quando uma coisa esquenta lá vem o “mantra” eterno: não temos a tradição de ingerência nos assuntos………..

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, a princípio eu pensava que deveria ser do F-16, mas ao isolar a imagem e ver ela em zoom, aquilo não parece construção interna de um F-16. Eu estou olhando cutaways do MiG-21 e está pendendo mais para ele:

http://pbs.twimg.com/media/D0epuimU0AAVQH2.jpg

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Vamos especular. Aqui um panorama do compartimento do motor de um MiG-21MF, que é o modelo anterior ao que a Índia usa atualmente (o Bis):

http://panoramy.zbooy.pl/360/show.html?max=1&p=mysliwiec-mig-21mf-dysza&lang=e

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Prova definitiva: vídeo mostra que a parte fotografada, faz parte dos destroços do MiG-21. Os indianos vão ficar desapontados com essa. Aos 2:14min, ângulo semelhante a foto tirada acima. Assistam ao resto do vídeo para ver que são os destroços da aeronave indiana.

https://dai.ly/x734v4e

Bardini
Bardini
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

É… Complicou.
.
Pelo o que entendi, estão querendo comprovar a todo peso essa participação dos F-16 no ataque a Índia, pois por conta disso, o Paquistão poderia acabar sofrendo embargo americano sobre a frota de F-16.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Se for confirmado é uma senhora vitória p/ o Mig-21.
É aquela história uma coisa é o F-16 operado no contexto das FA americanas, outra é o resto do mundo. Pra quem gosta de falar mal de equipamento russo e chines está ai um belo exemplo, daqueles raros, que deve ser lembrado…

BILL27
BILL27
1 ano atrás

https://twitter.com/tukupanti/status/1101035287914770434

Estes destroços tinham sido atribuidos a um MIG 21 .NA vdd é o F-16 da PAF.

Mauro Cambuquira
Reply to  BILL27
1 ano atrás

É o que havia colocado lá no início… O Blog SNAFU! Já tinha postado!

smichtt
smichtt
1 ano atrás

Um interessante comentário que merece ser lido: “The doublethink of the average defense blog technocratic commentator is as follows: 1.) The enemy is SO advanced that we need *insert expensive weapon system here* because an upgraded version of the systems we have now just will not survive! 2.) The enemy is SO inferior, their planes are falling apart, their economy sucks, they are so poorly equipped, it doesn’t have XYZ feature that our system has, and therefore they aren’t really a threat to us. They just got lucky that one time that’s all! You see #1 when another problem comes… Read more »

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Até agora só vi destroços do Mig-21 e os indianos dizendo que são do F-16.

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Agora o Pakistão declara que abateu um Su-30 e um helicóptero. Mas não mostrou.
Quando o conflito aéreo se trava entre dois países não-democráticos, a coisa vira estorinha de pescador.

Andre Vedoze
Andre Vedoze
1 ano atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Se o F 16 levar na Índia com produção local, os Hindus exigirão restrições para MLU e MRO dos F 16 do Paquistão.

É a lógica.