Conheca as novas instalações da fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM). Veja como foi o evento e entenda porque a SAM terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

A aquisição dos 36 aviões caças pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS

Até o momento é impossível entender que essa fábrica de aeroestruturas da SAAB esteja localizada em São Bernardo do Campo e não em Gavião Peixoto, local onde será instalada a linha de montagem final dos nossos Gripens.

Gustavo

politica.

Morais

Como convidados o Sindicato dos Metalúrgicos de S.B. do Campo.Preciso dizer mais alguma coisa?

Samuca cobre

Parabens a Saab e ao Brasil pelo grande avanço técnogico !!!!

Douglas Rodrigues

Essa logística vai ficar de fato comprometida, pelo que vi são uns 360Km de distância e depender de transporte terrestre atualmente está mto complicado, além de adicionar gastos ao projeto que poderiam ser evitados. Maaaas a decisão foi mais política pelo que vemos, do que técnica!

Marcelo Andrade

Douglas, a Airbus industrie utiliza caminhões para levar partes enormes dos A380 pela Europa até Toulouse, qual o problema de transportar partes de um pequeno caça de SBC até Gavião Peixoto?

fernandoEMB

Também não entendi o drama de se transportar partes de um gripen entre SBC e GPX?
Componentes muito maiores do que um gripen, numa cadência de produção muito maior são transportados todos dias entre as plantas da Embraer. As asas de um 190 são montadas em GPX e transportadas para SJK, o estabilizador horizontal do KC390 é montado em Portugal, e vai para GPX… Para citar dois exemplos apenas.

Rommelqe

Realmente, quanto que é, no contexto deste fornecimento, a parcela de referente ao transporte? No grupo onde trabalho utilizamos componentes produzidos em dezenas de fabricas em quase duas dezenas de paises. Estou considerando apenas fabricas proprias…se formos considerar unidades de produçao de terceiros, podemos considerar milhares de fabricas. Podem ter certeza: a disponibilidade de mao de obra especializada, entre outros inumeros fatores do genero, preponderam . O fator politico é pertinente? Claro, é um deles e nao necessariamente compliance! Agora, reduzir todo esse processo a um aspecto centrado “apenas” nisso é ser primitivo. Nos temos que deixar de ser e… Read more »

Rommelqe

Realmente, o transporte em si é um dos parametros de custo de menor significado neste contexto. A questao politica neste caso parece ser tambem de um significado relativo e nao necessariamente aquele decisorio. É uma questao a ser avaliada sob o lado compliance? Claro! Mas nao é o unico nem o mais importante. Nao sejamos simplorios. Fabricar componentes deste genero nao pode ser avaliada como algo meramente definida em reuniao de sindicalista em porta de fabrica.

HMS TIRELESS

Eu não queria dizer isso mas já que o amigo disse eu assino embaixo.

Jones

O transporte em si é o menor dos problemas, os problemas maiores estão na adaptação dos processos de montagem em um contexto geral.
Deveria ser montado em São José dos Campos ou Araraquara.

Fernando "Nunão" De Martini

Jones,

A montagem final de todos os componentes de 15 das aeronaves do contrato será em Gavião Peixoto (cidade próxima a Araraquara), nas instalações da Embraer.

Em São Bernardo do Campo serão fabricadas aeroestruturas.

Fernando "Nunão" De Martini

Olha só, me filmaram fazendo pergunta na coletiva de imprensa.

Aproveitando: pessoal, essa discussão sobre o local da fábrica de aeroestruturas já foi feita e refeita inúmeras vezes. Acho que já dá pra superar isso, não?

Caso queiram continuar a discutir esse assunto pra lá de discutido, sugiro primeiro lerem as matérias e comentários já feitos sobre a fábrica de aeroestruturas, pra não se repetir temas e podermos, enfim, seguir em frente com a discussão. Há inúmeros detalhes que podem ser abordados do que essa ladainha sobre o local.

Algumas das matérias já publicadas, incluindo recentes:

https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/alem-do-gripen-saab-apresenta-fabrica-de-aeroestruturas-do-caca-no-brasil-de-olho-no-mercado-mundial/

https://www.aereo.jor.br/2018/05/09/poder-aereo-esta-na-apresentacao-da-saab-aeronautica-montagens-sam/

https://www.aereo.jor.br/2018/05/07/gripen-no-brasil-saab-apresentara-instalacoes-de-fabrica/

Rommelqe

Falando apenas do aspecto fisico relacionado ao transporte em si. Os componentes a serem fabricados em SBC sao muito sofisticados enquanto elementos que irao compor um moderno caça supersonico. Mas, por outro lado, enquanto carga a ser transportada sao extremamente discretos. Sem forçar muito é possivel que qualquer um deles possa ser transportado por um VUC ou, quando muito, um caminhao de mediano porte. Gente, isso nao é nada! Chama um uber. Sai de manha de SBC e volta para almoçar…. Por outro lado, o processo de fabricaçao, suprimentos, controle de qualidade, etc, sao etapas da produçao que exigem qualificação… Read more »

ERICK CORDEIRO

Esse tipo de logística é comum no mundo. Exemplo as peças de carros vem de várias partes do país e mundo até a montadora. Mas a decisão de ser em SBC foi estratégia política na época da escolha, é só ligar os pontos. A decisão do FX2 foi indiretamente na gestão Lula (PT) e o berço político dele é em SBC, ou seja, essa cidade tinha influência no ex-presidente, tanto é que o prefeito da época era do PT e foi até a Suécia para usar essa influência. Basicamente o prefeito sugeriu que se houvesse investimento na cidade conseguiria influência… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini