Apresentação da nova fábrica da Saab no Brasil

Apresentação da nova fábrica da Saab no Brasil

Apresentação da nova fábrica da Saab no Brasil
Apresentação da nova fábrica da Saab no Brasil

A Saab está apresentando hoje a convidados as instalações de sua fábrica de aeroestruturas em São Bernardo do Campo (SP), denominada SAM (Saab Aeronáutica Montagens), engajada no programa para atender à encomenda de 36 caças Saab Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Nosso colaborador Fernando “Nunão” De Martini está cobrindo o evento e enviou as primeiras imagens.

No convite à imprensa, a Saab vai apresentar os próximos passos do projeto da nova fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo e mostrar os progressos do Programa Gripen Brasileiro.

As instalações da fábrica em São Bernardo do Campo deverão produzir aeroestruturas, como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira.

Essas partes serão enviadas a Gavião Peixoto (SP), local da linha de montagem final dos componentes de 15 dos 36 caças Gripen da encomenda da FAB. Em Gavião Peixoto, onde a Embraer realiza a montagem final de suas aeronaves da área de Defesa, já existe o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN).

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

Sou morador de Sao Bernardo e ainda não sei onde é ou será esta fábrica. Qual o endereço da fábrica?

tomcat3.7

E vamo que vamo!!!!
Eita trem bão!!!

willhorv

Também gostaria de saber…

BILL27

tbm gostaria de saber

Jakson de Almeida

Não era para essas estruturas serem produzidas por uma empresa brasileira?A Saab da dando uma de Airbus/Helibras e transferindo tecnologia de “eu para eu” como a apertaparafusobras.

Bardini

“Não era para essas estruturas serem produzidas por uma empresa brasileira?”
.
Não.
A lei do Offset permitiria que a SAAB simplesmente se instalasse no país, sendo 100% sueca, sem parceiros.
Eles não fizeram isso… Se associaram a algumas empresas brasileiras envolvidas no projeto, a pedido da FAB.
O que a lei obriga é fazer no Brasil.
.
Entenda que isso é Offset. É uma compensação pela compra dos caças.

OSEIAS

você está falando da Akaer?

OSEIAS

para o Jackson de Almeida

Fabiano WVJ

Pelo que entendi será fabricada parte da estrutura, que é a mais fácil de aprender/transferir. Não vão deixar de passar esse tipo de tecnologia.

BILL27

Dei uma sapeada no google ,me parece que fica na Estarda fukutaro Yida

Walfrido Strobel
Renato

Eu estava pensando que seria num galpão na estrada Sadae Takagi…

BILL27

erramos ..o Galante ja deu a letra rs

Rafael

Será que essa unidade também produzirá componentes para o KC-390 no futuro? A divisão de defesa da “Embraer by Boeing” pode se beneficiar com uma parceria com a Saab (ainda que seja um nicho onde a empresa sueca não tem produtos)…Assim espero.

BILL27

Não ..A SAAB não participa do projeto do KC nem fornece componetes para ele .
A SAAB está contando com mais unidades ,fora as 15, e tbm com exportações .Pelo menos foi o que disse o diretor da SAM ,Marcelo LIma

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal, acabei de voltar do evento mas vou emendar outro compromisso. Mais tarde publicaremos matéria com todos os detalhes do evento. Adianto que, para quem perguntou do local, fica a cerca de 1 km ou 2 da saida 20 da Imigrantes, área com várias indústrias e fácil acesso. A prefeitura bem que poderia melhorar a pavimentação das vias que levam a essa e outras fábricas após o acesso por baixo da Imigrantes e ajustar melhor o trânsito, que tem gargalos logo no inicio, mas é uma localização muito boa. A empresa está se instalando e focada na missão de se… Read more »

Gustavo

Valeu pelas informações!

Welington

Rafael, não sei se vc sabe, mas até a Embraer já disse que a área de defesa e segurança está fora do negócio com a Boeing, assim como a área executiva…..

Rafael

Eu sei…Estou acompanhando as negociações pela imprensa. Foi só ironia mesmo.

Nonato

Eles vão usinar tudo na SAM?
Porque o nome da empresa é montagens… Será que trarão as partes da Suécia e montaram aqui (as partes) que depois serão unidas na Embraer?

BILL27

As usinagens vão ser feitas por fornecedores da região e isso é o que não falta em SBC

Junior

Como publicado aqui mesmo no Poder Aéreo, a SAAB juntamente com a INBRAFILTRO (participa no projeto KC-390) fabricariam as estruturas em uma nova empresa compartilhada (joint-venture), a qual se denominaria SBTA São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas.

Hélio

Minha dúvida era justamente essa, só que chama a atenção que a inbra não é citada. Será que ela saiu do projeto?