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Guerra Fria: operações secretas com aviões U-2 de Taiwan

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Foto de voo de reconhecimento feita por aeronave U-2 da ROCAF

Durante 15 anos de operações de reconhecimento com o nome código “Project Razor”, pilotos da ROCAF (Republic of China Air Force) voaram 102 missões que penetraram a “Cortina de Bambu”, incluindo sobrevoos sobre a Coreia do Norte e Indochina do Norte. Mísseis superfície-ar derrubaram cinco U-2s sobre a China continental. Três pilotos da ROCAF foram mortos, dois foram presos.

Durante esse mesmo período, os U-2 americanos penetraram no espaço aéreo soviético vinte e quatro vezes. Um avião foi perdido. Ninguém foi morto. As operações combinadas de U-2s de Taiwan e dos EUA perderam sete pilotos em voos de treinamento de rotina e missões de reconhecimento.

Maquete de um U-2 da ROCAF
Emblema do Esquadrão Black Cat de U-2 da ROCAF

De 1959 a 1971, 30 pilotos da ROCAF foram enviados para os EUA para receber treinamento em aviões U-2. Vinte e sete deles completaram o treinamento. Os dois primeiros U-2F foram entregues à ROCAF em julho de 1960.

Em 19 de março de 1961, o piloto Yao-Hwa Chih foi morto quando seu avião virou na pista e pegou fogo durante a decolagem de Taiwan em um treinamento de voo noturno.

Em 9 de setembro de 1962, Huai-Sheng Chen decolou de Taiwan à 6h00 para uma missão no desdobramento militar na região de Jiangxi no U-2C matrícula 378. Ele foi derrubado por míssil SA-2 disparado pelo 2º Batalhão de Mísseis Guiados Superfície-Ar da PLAAF sobre Nanchang. Chen estava vivo quando foi encontrado, mas morreu no hospital.

No final das operações de U-2 da ROCAF, de um total de 19 aeronaves U-2C/F/G/R operadas pelo 35º Esquadrão de 1959 a 1974, 11 foram perdidas. O esquadrão voou um total de 220 missões, com cerca de metade sobre a China continental, resultando em cinco aviões derrubados, com três mortes e dois pilotos capturados, e outros seis U-2 perdidos em treinamento com seis pilotos mortos.

Em 29 de julho de 1974, os dois aviões U-2R remanescentes da ROCAF foram voados de sua base aérea em Taiwan para a Edwards AFB, Califórnia, e entregues à USAF.

Destroços reconstituídos de U-2 abatidos, exibidos como troféus na China Continental

Principais eventos com os pilotos de U-2 de Taiwan

  • 1 de novembro de 1963, o piloto Chang-Di Yeh voou uma missão sobre a instalação de armas nucleares no noroeste da China, onde foi derrubado por míssil SA-2 disparado pelo 2º Batalhão de Mísseis Guiados Superfície-Ar da PLAAF sobre Jiangxi. Foi capturado vivo pelos comunistas chineses e não liberado a Hong Kong até 10 de novembro de 1982.
  • 23 de março de 1964, Te-Pei Liang estava voando em um treinamento de fotografia sobre Taiwan quando seu avião perdeu o controle devido à pilotagem imprópria. Liang ejetou, mas morreu afogado.
  • 7 de julho de 1964, Nan-Ping Lee decolou de NAS Cubi Point, Filipinas em uma missão sobre as linhas de abastecimento da China para o Vietnã do Norte. Ele foi derrubado por míssil SA-2 disparado pelo 2º Batalhão de Mísseis Guiados da PLAAF sobre Fujian e foi morto quando seu assento de ejeção não disparou por não estar armado.
  • 14 de agosto de 1964, Shih-Li Sheng sobreviveu ao acidente de sua aeronave em uma missão de treinamento perto de Boise, Idaho, EUA.
  • 19 de dezembro de 1964, Shih-Li Sheng estava em uma missão de treinamento de Davis-Monthan AFB quando ele perdeu o controle. A aeronave caiu e embora Sheng tenha sobrevivido, ele foi forçado a sair do programa U-2. Ele acabou morrendo em um acidente alguns anos depois.
  • 10 de janeiro de 1965, Li-Yi Chang partiu de Taiwan e foi derrubado na Mangolia Interior por mísseis disparados pelo Batalhão de Mísseis Guiados da PLAAF. Chang foi capturado vivo e não liberado até 10 de novembro de 1982.
  • 22 de outubro de 1965, Cheng-Wen Wang estava voando um treino de fotografia sobre Taiwan, quando sua aeronave perdeu o controle devido à pilotagem imprópria. O piloto continua desaparecido e presume-se morto.
  • 17 de fevereiro de 1966, Tsai-Shi Wu estava passando por um treinamento fotográfico de altitude. Depois de desligar o motor, ele obteve um aviso de temperatura alta. Em uma tentativa de pousar no campo de desvio em CCK, ele pousou na pista de pouso errada. A pista de pouso era muito curta, fazendo com que a aeronave ultrapassasse a pista durante a aterragem forçada e invadiu um prédio civil. O piloto e cinco civis morreram.
  • 22 de março de 1966, Hung-Di Fan perdeu seu U-2 quando foi ejetado em seu primeiro voo de treinamento.
  • 21 junho 1966, Ching-Chang Yu estava em um treinamento de voo de longo alcance e de alta altitude quando o motor pegou fogo devido à linha de abastecimento de combustível quebrada. Ele então tentou uma aterrissagem forçada sem êxito em Okinawa. Ele saltou de paraquedas, mas morreu pelos ferimentos sofridos.
  • 8 de setembro de 1967, Jung-Bei Huang estava voando sobre as províncias de Jiangsu, Xangai e Hangzhou quando foi abatido e morto pelo míssil Red Flag 2 feito pela China pelo PLAAF 14º Batalhão de mísseis guiados superfície-ar em Jiaxing.
  • 16 de maio de 1969, Hsieh Chang foi morto durante uma missão ao longo da costa de Hebei, onde sua aeronave perdeu o controle a cerca de 100 milhas ao sul de Cheju Island, Coreia.
  • 24 de novembro de 1970, Chi-Hsien Huang caiu com seu U-2 e pereceu durante o treinamento de decolagem e pouso em Taiwan.
Pilotos de U-2 da ROCAF

FONTES: Secret Heroes; Black Cat Squadron

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Guilherme PoggioRoberto SantanaGuizmoClésio Luiz Recent comment authors
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Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Interessante como o U-2, possuindo uma asa inspirada em planadores, portanto possuidora de excepcional capacidade de sustentação, ser uma aeronave de difícil pilotagem.
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É como dizem: tudo em excesso faz mal, inclusive área alar 🙂

Guizmo
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Guizmo

Parece que os caras eram meio “braço” não? Essa aeronave é de difícil pilotagem, dizem, pois nunca a pilotei, mas de qqr forma que desempenho sofrível

Guilherme Poggio
Editor
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História muito interessante.

Roberto F. Santana
Membro
Famed Member
Roberto F. Santana

Esses aviões ultrapassam os 70.000 pés de altitude, fazem seus voos próximos dos 80.000 ou 90.000 pés. Nessa região da atmosfera, a velocidade máxima fica próxima da velocidade de estol, com poucas milhas de separação, uma simples curva é algo perigoso e em alguns casos impossível. As primeiras versões do U-2 muito provavelmente só tinham um piloto automático, a perda desse equipamento ou mesmo uma desconexão pode significar sérias dificuldades no manejo do avião em altitude e uma vez no estol, ele despencava , qualquer tentativa de recuperação era inútil porque as superfícies de comando quase não encontravam ar para… Read more »

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Ilustrando o que o Roberto Santana narrou acima…
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