Pentágono monitora balão de vigilância de provável origem chinesa pairando sobre os EUA

80

O balão espião fotografado por Chase Doak - AFP

O governo dos EUA detectou um balão de vigilância de alta altitude sobre os EUA continentais, e um alto funcionário da defesa diz que o Pentágono está altamente confiante de que pertence à China.

O Pentágono anunciou a descoberta em 2 de fevereiro, dizendo que, embora o balão tenha sobrevoado locais sensíveis, incluindo campos de mísseis nucleares, altos oficiais militares aconselharam o presidente Joe Biden a não derrubar o balão para evitar possíveis detritos.

“Estávamos analisando se havia uma opção ontem sobre algumas áreas pouco povoadas em Montana, mas simplesmente não conseguimos reduzir o risco o suficiente para nos sentirmos à vontade para recomendar abatê-lo”, disse o funcionário.

Um alto funcionário da defesa disse a repórteres que o balão está voando a uma altitude superior à de aeronaves comerciais e não representa uma ameaça física direta. O funcionário também disse que o balão está pairando sobre os EUA, e o Pentágono avaliou que não oferece maior valor em relação a outros meios de vigilância, como satélites, apesar de não saber especificamente qual é a carga útil de vigilância.

Autoridades dos EUA expressaram suas preocupações sobre o balão ao governo chinês por meio da embaixada chinesa em Washington e da embaixada americana em Pequim, acrescentando que os EUA farão o que for necessário para sua proteção. A Força Aérea acionou os caças F-22 em 1º de fevereiro e interrompeu temporariamente o tráfego no aeroporto de Billings, Montana, caso fosse tomada a decisão de abater o balão.

O funcionário não forneceu detalhes sobre as dimensões do balão, mas avaliou que é grande o suficiente para criar um campo de detritos prejudiciais se derrubado.

Esta não é a primeira vez que um balão como este foi visto nos EUA. Instâncias semelhantes ocorreram algumas vezes antes, embora o funcionário não tenha fornecido mais detalhes. Este balão permaneceu sobre os EUA por mais tempo do que em incidentes anteriores, disse o funcionário. Houve relatos de balões desconhecidos sobre os EUA relatados por pilotos no Pentágono em relatórios de fenômenos aéreos inexplicáveis também.

FONTE: Aviation Week

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cerberosph

Já é Shèng yuēhàn 圣约翰 na China????

Felipe Augusto Batista

Parece que um segundo balão estava sobrevoando o Canadá.

Jodreski

NORAD testado com sucesso e pelo jeito eles não vão passar de ano dessa vez!

Luis Carlos

Percebe-se pela notícia a total falta de respeito que se têm atualmente pelos americanos.
Daqui a pouco, Sleep Joe, senta no meio fio e começa a chorar dizendo que vai aplicar sanções aos chineses.
Triste fim de um Império!

Luis Carlos

Não falei?
Blinken anuncia cancelamento de visita à China.

kkkkkkkkkkkkkkkk

Alan Santos

Balão de meteorologia e que a China já pediu desculpas ,por isso não foi abatido , mas e quanto aos navios de guerra dos EUA que passam no estreito de Taiwan e a China fica de mimimi…

sub urbano

É um balão para fins pacíficos e q não oferece risco para os Estados Unidos.

santiago

Eu sei, eu era o balão !

Jodreski

Barato e eficaz e provavelmente cumpriu a missão! Invadiu o espaço aéreo da maior potencia do mundo sem causar uma crise diplomática, deve ter tirado foto de tudo o que conseguiu, provavelmente transmitiu as informações e os americanos estão receosos em abatê-lo pq é impossível controlar a queda dos destroços que podem causar vítimas e danos. Dá nota 10 para quem teve essa ideia genial lá na China, foi mítica!

Jadson S. Cabral

Não é mesmo? Foi a primeira coisa em que pensei assim que li a notícia hoje cedo ao acordar. Me perguntei como que não pensaram nisso antes. E pensei também… se a moda pega…

SmokingSnake 🐍

Só que hoje existe uma coisa chamada satélites, por isso ninguém mais usa balão. A única coisa que o balão faz a mais é causar tumulto.

Jodreski

Sim mas vc esqueceu que existe uma coisa que se chama monitoramento de satélites. Países como EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e afins sabem exatamente aonde estão os seus satélites de monitoramento, o de aliados e de países “não tão aliados assim”. Então se vc quer esconder algo é “fácil”, basta vc monitorar a órbita deles e assim saberá exatamente qdo uma determinada região ficará, ou não, no campo de observação de determinado satélite.

Allan Lemos

Nada disso, com a quantidade de satélites de todos os tamanhos que países como EUA, Rússia e China têm a disposição, é praticamente impossível não haver um deles passando sobre o território do inimigo a todo e qualquer tempo. Sem falar que não se não for um novo avião, MBT ou coisa parecida, há muito pouco que possa ser escondido com esse método. É improvável que o objetivo desse balão tenha sido apenas “tirar fotos”.

Carlos Campos

causou sim uma crise, mas nao aguda

Luis Carlos

Se um simples balão invadiu o espaço aéreo da ‘maior potencia do Mundo’, acho melhor vc rever o seu conceito do que seria a ‘maior potência do Mundo’.

Santamariense

É muito mais fácil um balão passar desapercebido do que qualquer tipo de aeronave.

Guilherme Leite

“Se um simples balão invadiu o espaço aéreo da ‘maior potencia do Mundo’, acho melhor vc rever o seu conceito do que seria a ‘maior potência do Mundo’.”

O conceito da segunda maior potencia militar já foi revisto na batalha por Kiev, nada nos impede de rever o da primeira também meu Caro 🙂

Luis Carlos

Pois eu sugiro que reveja novamente.
A Rússia está avançando em todas as frentes e, hoje, já retomou praticamente a metade que perdeu em Kharkiv.
Aliás, pode se acostumar a chamá-la de Kharkov, pois os russos irão tomá-la e ele terá novamente seu nome russo original.
De resto, pode chorar.

Allan Lemos

Também não. O mais provável é que esteja calculando o tempo de resposta e/ou procurando ponto cegos no sistema de defesa para que possam traçar a melhor rota para os mísseis hipersônicos que voam na mesma altitude.

Santamariense

Os EUA deveriam ter derrubado esse negócio assim que o viram. Perderam tempo e passaram recibo de otários. A ideia dos chinas deve ter sido exatamente a de provocar esse papelão dos norte-americanos, pois quanto ao efeito prático, satélites espiões são muito mais eficientes.

Luis Carlos

Papelão maior do que sair corrido de Cabul debaixo de tiros e abandonado aliados, arregando para os turcos com relação aos curdos e por aí vai, não existe.
Papelão é especialidade americana.

Jmgboston

Satélites artificiais ja fkram inventados. E China bastante.

100nick-Elã

Maior potência do mundo? os EUA? tá de brincadeira, kkkkk….Se duvidar, até a India bate os EUA.

Santamariense

Vovó já está senil….volta pro tricô!

100nick-Elã

Volta para casa cedo e avisa antes para não ter surpresa desagradável. E dá uma cuida melhor porque o Ricardão está até batendo nas crianças.

Felipe Augusto Batista

Uma curiosidade, entendo que a cor branca reflete a luz, absorvendo menos calor, o que deve contribuir no tempo útil de vôo, também sei que a tinta influi no peso (e possivelmente elasticidade?) do balão, veja por exemplo como decidiram não pintar os tanques do ônibus espacial ou como jatos usados para bater récordes também não recebiam pintura de modo a aliviar o peso, e também a visibilidade da cor branca é interessante em balões meteorologicos para diminuir risco de acidentes, mas este é um caso onde uma pintura de camuflagem poderia ser interessante, espionagem. Por outro lado o balão… Read more »

cerberosph

Ele está camuflado, todo branco assim ele está disfarçado como uma lua cheia no céu diurno kkkk ou então é a estrela da morte de star wars chegando.

Jadson S. Cabral

Eu acho que a essa altura não deve ser fácil ver a olho nu não. É um balão meteorológico, deve estar a bem mais de 10km de altitude, bem acima da altitude de voo de cruzeiro.

Guacamole

Depende da espessura do tecido usado bem como da área total.
Para pintar um Boeing 747 por exemplo, se usa mais ou menos o equivalente a 250 a 450 kilos de tinta.
Suponho que para um balão seja muito menos pois o tecido já vem “pintado” de fábrica na hora de sua confecção.

Red Pill - 红色药丸

70% desse peso é água e some quando seca.

LucianoSR71

É interessante como o balão que foi a 1ª forma de força militar observar outra a distância além do horizonte, teve utilização ofensiva durante a 2ªGM pelos japoneses os balões incendiários (Fu-Go) e o que poucos sabem, também pelos ingleses na chamada Operation Outward – basicamente balões de barragem eram soltos c/ cabos metálicos pendurados p/ causarem curtos na rede elétrica ou dispositivos incendiários/explosivos e levados pela corrente de ar em direção a Europa continental, causando danos consideráveis até pelo baixo custo e por não colocar tripulações em risco (apesar de que ocorreram diversos acidentes na fase de preparação e… Read more »

LucianoSR71

Pra quem quiser conhecer a Operation Outward:
https://www.youtube.com/watch?v=ZnSNddPJG6A

LucianoSR71
carvalho2008

As pesoas não sabem que dirigiveis eram usados as centenas e operados ate 1961 ao lado de jatos supersonicos….faziam trabalho anti submarino com torpedos e cargas de profundidade e um deles voo mais de 9mil milhas e 21 dias ininterruptos…..os ZPG faziam 128 km /h 4-5 vezes mais rapido que qualquer navio de guerra…

LucianoSR71

É que me restringi aos balões, dirigiveis ou blimps como usados largamente na 2ªGM, tem propulsão e vc pode direcionar, já os balões vão p/ onde o vento os levar.

Cristiano de Aquino Campos

Tem um estudo de várias empresas em como usar balões como satélites estacionárias. Parece que ele alimentaria oi diminuiria a altitude de acordo com a Direção do vento para manter a mesma posição.
Descobriram que em altas altitudes o vendo circula em sentido contrário em determinadas altitudes.

Nonato

Acredito que uma pequena hélice poderia ser utilizada para manobrar o balão .
Esse aí não foi parar aí ao sabor do vento
Eu furaria esse balão para que ele caisse devagar e analisa-lo.

Carlos Campos

até hoje defendo a volta dos dirigíveis, da para deslocar muita coisa mais rápido que navio e que aviões seriam caríssimos para transportar, outra alternativa é os foguetes da SpaceX fazer transportes de várias toneladas em questão horas para qualquer lugar do mundo.

Thiago A.

Na década de 50 teve o projeto Genetrix, um programa autorizado por Eisenhower e projetado para lançar balões de vigilância sobre a RPC , Europa Oriental e União Soviética. A finalidade era a mesma : tirar fotografias aéreas e coletar informações . Os balões atingiam altitudes de 50.000 a 100.000 pés .

Nenhuma novidade. Velhos truques atualizados.

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
LucianoSR71

Os EUA tiveram 3 programas principais usando balões: Projects Mogul, Moby Dick e que vc citou o Genetrix. Meu 1º comentário foi na linha do uso ofensivo de um dispositivo que vc não tem como controlar em voo, o que a princípio é algo impensável, mas na guerra total e no terrorismo isso é admissível, infelizmente.

H.Saito

China confirmou que pertence ao país, e alega que é um dirigível civil que “saiu” de sua rota.

https://www.cnbc.com/2023/02/03/china-tells-us-to-remain-cool-headed-over-suspected-spy-balloon.html?

Danilo Gentili 2026

Ta aí um meio que podemos bancar e fazer em massa pro nosso EB. kkkkk

Jadson S. Cabral

Pra espionar quem? Argentina, Bolívia e Venezuela? E para quê?

Allan Lemos

Por quê não? Não importa se o outro país é fraco ou forte, deve-se sempre buscar saber o que ele anda fazendo para que se possa estar um passo a frente.

Douglas Rodrigues

Foi o primeiro meio aéreo do Exército Brasileiro, embora tripulado, usado ainda na Guerra do Paraguai.

Maurício.

Estranha essa postura americana, sabe que está sendo espionada, e mesmo assim não dá muita importância, seja porque “não oferece maior valor em relação a outros meios de vigilância” ou, seja para evitar “possíveis detritos”. No mais, são os chineses fazendo a mesma coisa que os americanos, espionando países alheios, seja por avião espião, seja por balão espião.

Jefferson Ferreira

O problema, de fato, é que não é tão simples assim abater um balão desses. Se fosse já teriam feito sem pensar 2x vezes. Então eles pensam no custo benefício de fazer isso.

Allan Lemos

Para os EUA é fácil sim. Se um F-15 conseguiu abater até um satélite, algo voando a uma altitude bem menor seria fácil.

Eles não o abatem porque não têm um presidente de verdade na Casa Branca.

Jadson S. Cabral

Devem ter avaliado que o artefato não conseguiu e nem conseguirá obter nenhuma informação muito importante ou que, já que a informação já foi capturada e enviada, não valeria a pena o risco de abater e causar algum incidente.

Allan Lemos

Não se o objetivo for justamente procurar os pontos cegos nos sistemas de defesa, o que é o mais provável, nesse caso quanto mais o balão fica lá, mais os chineses conseguem identificar buracos na cobertura.

H.Saito

Com aviso prévio as bases haviam se preparado, ocultando o que puderam dos equipamentos sensíveis.

109F-4

Um balão, cheio de antenas e painéis, sobrevoando (coincidentemente, no momento), uma área de extrema sensibilidade militar estratégica pros EUA e ainda está no ar?… Brincadeira… já estaria “na chõ” há muito tempo. E olhe que não sou americanófilo.

Carlos Campos

Se eu fosse o Biden mandava derrubar esse troço, deve tar cheio de antena SIGINT, câmeras, etc, até rádio para captar sinais de agentes chineses, pra quem nao sabe da para enviar informações por rádio em frequencias que geralmente ninguém presta atenção e com longo alcance.

Hank Voight

Estão esperando o balão chegar em alguma região desértica e desabitada para derrubá-lo e coletar as provas para acusar a ditadura totalitária chinesa.

Cristiano de Aquino Campos

Imagino essa cena, EUA NA ONU: Mundo, vejam só, os Chineses fazendo comigo algo que eu faço com eles e com todos vocês a décadas. Isso é um absurdo.

Inimigo público

Toma que é de graça, Tireless kkkkkk

Jodreski

Então os Russos que fiquem espertos, pq talvez a mente brilhante de algum Ucraniano deve estar levando ele a estudar as correntes de ar para ver se é possível jogar uma bomba de queda livre em cima do Kremlin usando um balão como esse, ou algo parecido.
A partir da incompetência russa em defender suas bases, esse balão provavelmente nem sequer seria detectado, iam demorar um tempo para entender o que raios aconteceu em Moscou.

Luis Carlos

As imagens dizem tudo.

Huahuahuahuahuahua

Esteves

Possa cê.

Aéreo

Estão “todes” hesitantes.
EUA, quem te viu, quem te vê…

Maromba

Ano passado, alguns dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a USAF foi acionada para identificar um estranho objeto em forma de balão que sobrevoava uma das ilhas do Havaí.

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/cacas-f-22-raptor-decolam-para-identificar-objeto-misterioso-sobre-o-havai.html

https://youtu.be/ZUCm3YhyrHE

Slow

2 Bilhões no stealth pra ser espionado pelo balão do Alibaba KKKKKKKKKK

A minha cabeça doiiiiiii

José de Arimatéia

Algumas perguntas.
Alguém sabe dizer a altitude de um balão desses?
Pq não interceptaram antes de adentrar em rota de cidades?
Se der um tiro será que ele não desceria minimamente devagar?
Seria possível capturar isso em voo? Enganchar em um B-52?
Dependendo do custo seria interessante usar esses balões aos milhares como forma de saturação de defesa aérea oq acham? 1 míssíl de milhões x 1 balão de centenas.
Abraço a todos.

Last edited 1 ano atrás by José de Arimatéia
Arthur

Parece que a Lockheed-Martim passará
a desenvolver um missil super-mega-blaster das galáxias, especificamente para abater este perigosíssimo balão chinês. E é óbvio que o preço de cada unidade também será astronômico. Sabe como é que é: dim-dim nunca faz falta… E futuramente será o novo GAME CHANGER na guerra contra a China! kkkkkk!

m4l4v1t4

Nos anos 50 e 60 do século XX o EUA voava supersônico sobre a China e a URSS partindo do EUA.
Quase 100 anos depois e a China ainda não tem a mesma capacidade.

Pelo menos a capucheta meteorológica cola a China no mesmo patamar do Japão dos anos 30 do século XX que já fazia o mesmo usando a mesma corrente de ar.

Allan Lemos

Os EUA voavam sobre a URSS porque naquela época não existiam satélites e nem defesas AA capazes de abater aviões voando muito alto ou muito rápido. Isso mudou quando um U-2 foi identificado e abatido, o que pegou os americanos de surpresa. O incidente fez com que os americanos abandonassem a ideia de voos muito altos para focar nos muito rápidos, isso levou ao desenvolvimento do SR-71 Blackbird. Tempos depois, com o advento dos satélites cada vez mais modernos, esse meio também se tornou desnecessário e o avião foi aposentado mesmo sendo uma maravilha da engenharia. Ou seja, hoje não… Read more »

Heitor

Que amadorismo… Ficou bem visível né.. ele não era pra ser invisivel? Rsrsrs

H.Saito

Pentágono informa que outro balão foi detectado sobrevoando Colômbia e Venezuela.
Pela rota especulo que possa passar perto de da base de kourou e seguir para a Europa.

https://abcnews.go.com/US/live-updates/china-spy-balloon/?id=96874279

Vagdom

Saudacoes a todos!
Varias licoes se podem tirar desse evento. A minha observacoe e quanto a reacao do public brasileiro. Fosse o balao uma iniciativa das FAs brasileiras teria sido tratado com piadas e commentarios vira-latas de como somos atrasados ou estamos no tempo dos baloes ainda. Porem, Esses baloes estao sendo usados por estrangeiros o que pela otica dos ixpertos brasileiros eles entao sao vistos como sinal de Astucia e inteligencia…um golpe de mestre!!! Alguem mais consegue enxergar essas contradicoes???

Um Simples Brasileiro

Audácia só vista nos tempos da Guerra Fria, onde a URSS fez coisas semelhantes. EUA estão acostumados a espionarem, não a serem espionados, mas, hoje, a tarefa é mais complexa com o papel chinês na indústria global, por isso, a desconfiança generalizada do Tio Sam com tecnologia chinesa.

Neural

Não conseguem derrubar, kkk, faltou um S-400, melhor negociar a comprar com o tio Putin

Thor

Tem certeza?….derrubaram hj com um Sidewinder…

100nick-Elã

Eu assisti a queda da URSS.Agora é a vez de vocês assistirem a queda do Império Americano e a nossa vez de e tirar o sarro dos EUA. Putência de mel, esses EUA. Não tem armamento eficaz, só produz arma cara, bonita, altamente tecnológica e que só funciona no papel, na teoria. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Franz A. Neeracher

Pronto, o tal balão já foi abatido sobre o Atlântico ao largo do litoral da Carolina do Sul.

Allan Lemos

Mas dizem que há um outro na Venezuela rumando para o sul, a trajetória indica que ele entrará em espaço aéreo brasileiro. Seria bom fazermos o mesmo se acontecer.

Fabio

Vai espionar o que? O que o Maduro pedir o Nine Fingers entrega de joelhos servido numa bandeja de ouro.

Mirão

A maior potencia militar da história humilhada por algumas bolas voadoras made in China kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Cai cai balão.. aqui na minha mão. Não vou lá não vou lá.. tenho medo de apanhar

Foxtrot

Que ridículo.
Com tantos meios de espionagem da China os caras vão mandar um balão.
Acho que é paranóia norte americana.
Os balões são conhecidos por não terem controle algum e nenhuma previsão.
Como o balão espião chinês, sem tripulação vai com precisão pairar sobre pontos estratégicos dos estados unidos para espionar ?
Cada coisa viu !

H.Saito

China disse que era um “Airship”, ou seja, um dirigível.

https://www.aljazeera.com/news/2023/2/3/china-says-balloon-over-us-airspace-is-civilian-airship?