RC-135 Rivet Joint da USAF

Com o progresso da guerra Israel-Hamas, a intensa atividade de voo ISR dos EUA e do Reino Unido persistiu no Mediterrâneo Oriental.

Os voos militares ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance) são operações críticas realizadas pelas forças armadas para coletar informações, realizar vigilância e conduzir reconhecimento em áreas de interesse.

Essas missões são vitais para a tomada de decisões informadas, o planejamento de operações, a manutenção da consciência situacional e a resposta a ameaças emergentes.

O mapa abaixo mostra voos próximos à região de 5 a 25 de novembro de 2023.

Lockheed EP-3E Aries II

FONTE: @Orion__int, no X

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Evidentemente não é para monitorar os combatentes do Hamas.

Mirade1969

Com isso eles podem ajudar a Israel acertar bem no alvo, seja em hospitais, ambulâncias ou casas com famílias afinal os Palestinos são todos terroristas né?

109F-4

Cabe pois ao povo palestino não permitir que o Hamas, ou qualquer outro grupo, utilize essas estruturas como pontos de apoio.

A C

Da mesma forma que um trabalhador que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro deveria simplesmente impedir que grupos armados instalem uma boca de fumo na porta da sua casa, certo?
Nao quero entrar em detalhes mas gostaria de dizer que a situacao nao eh tao simples assim.Mas aos que quiserem contemplar uma outra nuance, sugiro o artigo em ingles abaixo (nao confie 100% mas o panorama apresentado estah correto).

https://www.washingtonpost.com/world/2023/11/26/netanyahu-hamas-israel-gaza/

Consulte outros materias de fontes abertas e depois tire as novas conclusoes.

Last edited 4 meses atrás by A C
109F-4

Sei que os palestinos não tem condições de impedir isso… São reféns deles mesmos. O que eu digo é que nem tentam… há quem diga que alguns até comemoram…

Bosco

Não duvido que 99% dos palestinos adultos não combatentes iriam dançar sobre as cinzas de Israel e os corpos de crianças decapitadas e com mãos amputadas caso os palestinos combatentes conseguissem seu intento de destruir Israel e iriam comemorar como se fosse a conquista da Copa do Mundo.

A C

Nao diria 99% mas uma grande maioria, sim. Soube do refem que conseguiu escapar do Hamas e foi entregue de volta ao grupo?

Atirador

EDITADO

Bosco

Não há nenhuma possibilidade honesta de comparação entre a relação dos moradores das comunidades cariocas e o crime organizado que lá se instala com a relação dos palestinos não combatentes (denominados pela mídia como civis inocentes) com os palestinos combatentes (denominados pela mídia como Hamas ). Os grupos combatentes de palestinos existem por conta da intenção dos palestinos de voltar a ocupar um território que eles alegam ter direito e que está ocupado por outro povo (no caso, os israelenses), e a forma que a maioria da população acha possível é pela via da força, portanto, eles são tão responsáveis… Read more »

A C

Ha sim, os palestinos que querem viver uma vida normal assim como qualquer um de nos. Me refiro a estes como vitimas, nao aos transvestidos de populacao civil.

Richard Stallman

Para de passar pano para carioca. Tudo que acontece no Rio é culpa da cultura carioca.

Bosco

Richard,
Todos somos culpados de tudo.
O que citei foi em relação á origem. Os fatores que deram origem aos grupos combatentes palestinos é diferente dos fatores que deram origem aos grupos armados do crime organizado nas comunidades cariocas.
Ainda que hajam pontos de convergência, são diferentes.

Roberto

Concordo Richard , carioca só vota em corruptos e depois reclama da segurança, da enchente da saúde etc etc

Gilson Elano

Os defensores dos palestinos, deveriam exigir que o Hammas não usasse as estruturas civis como amparo as suas ações militares. Deveriam exigir que eles organizassem seu exército, devidamente identificado e sua estrutura militar, devidamente identificada.

Atirador

“voltar a ocupar territórios que eles dizer ter direito”;, territorio esse que era deles por quase dois mil anos

Bosco

Ainda que seja deles há 2000 anos (tema controverso, devo lembrar) eles perderam a razão quando decapitaram bebês (para dizer o mínimo) e no processo abriram mão de qualquer salvaguarda reservada ao gênero humano, como por exemplo as regras estabelecidas na Convenção de Genebra.
Há pelo menos umas 20 etnias em todo o globo que reivindicam um território que julgam terem direito histórico e nem por isso saem degolado bebês.

Jonas G.

Rapaz
 
Acho que você não acompanha os massacres de colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia. Esses ataques de israelenses contra palestinos ocorrem desde sempre, sem provocação. Crianças palestinas são mortas a caminho da escola na Cisjordânia.

Bosco

Me mande o link dessa informação.

Rinaldo Nery

Isso não é verdade. Não invente.

deadeye

Apenas dizendo, que se Hospitais e Instalações Civis/humanitárias, forem usadas para armazenar armas, ou coordenar operações, eles não são protegidos pelo Direito Humanitário Internacional.

Bosco

E pior, são dessas “instalações civis” que partem milhares de foguetes contra áreas habitadas israelenses.
Os mesmos que fazem troça e aplaudem efusivamente quando o Iron Dome não dá conta de defender uma área sob ataque de saturação são os que se mostram indignados quando Israel implementa o fogo de contrabateria e atinge a área de origem dos disparos.

deadeye

Exatamente. As pessoas não sabem, que as convenções tem exceções.

Last edited 4 meses atrás by deadeye
Atirador

EDITADO

Rinaldo Nery

Tem um ditado que diz assim (e você conhece): ” não mexa com quem está quieto”. Israel estava quieto…

Diego

Quieto quieto não estava, mas pelo ato cometido, mereceu a pancada

Bosco

Qual exatamente os atos cometidos por Israel são passíveis de punição como a decapitação de bebês ou a amputação de membros de crianças ou o assassínio deliberado e premeditado de civis?

Bosco

Parece que o Putin não faz distinção entre ucranianos combatentes e não combatentes mesmo sendo nítida a distinção entre os dois.
Por que você cobra de Israel que o faça ainda que no caso dos palestinos na Faixa de Gaza seja impossível fazer essa distinção e não cobra a mesma civilidade dos russos onde essa distinção é clara?

Gerson Carvalho

Para quem não viu o que é guerra e muitas crianças mortas @motaz_azaiza

Marcelo

Fizeram um raio x de tudo .

pampapoker

Próximo nível de discussão ( A OTAN está ajudando, começa em 3-2-1

Rinaldo Nery

EDITADO

VAMOS FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA, POR FAVOR!

Bosco

Uau!!!!

Maurício.

Mas tu está colocando todos os muçulmanos no mesmo balaio? Estranho, esses dias eu falei da França lá no naval e um dos editores deu piti, falou que meu comentário todo tinha um tom xenofóbico, agora esse, colocando todos os muçulmanos no mesmo balaio, passa de boas, sem advertência nenhuma. Qual seria a régua dos editores para dizer ou não o que é xenofobia? 🤔

Bosco

Mas essas ponderações do Rinaldo são importantes para entendermos o que ocorre na região .

Rinaldo Nery

Moderação, acho que meu texto encerra a discussão.

No One

Não exatamente, ainda que eu concorde com alguns pontos do seu texto, ele permanece raso e procura evitar o tema principal, omitindo a responsabilidade do fanatismo, tanto religioso como político. Eu considero boa parte dos países que você elencou retrógrados e tapados, o islam com certeza tem a sua responsabilidade nisso. As outras religiões e correntes políticas também não são isentas do fanatismo. Os hindus perseguem cristãos e estrangeiros na Índia. Há inúmeros relatos de freiras espancadas e estup…r …a…das. Os comu…nis…t4 …. S ateus perseguiram as demais religiões tanto na União Sovi…e ..tica como na RPC. No Brasil esses… Read more »

Rinaldo Nery

Tenho vários amigos q voaram na Índia. Nenhum foi perseguido.

No One

Se precisar lhe forneço material e artigos para o enteder o fanatismo hindu e esses casos violência e intolerância gratuita. O Google é uma ferramenta fantástica, só pesquisar… P.S. o mundo não se resume aos seus amigos. Duvido muito que eles frequentassem o povão ou vilarejos indianos. Tenho amigos que visitaram o Brasil e nunca foram vítimas de roubo ou violência, porém isso não torna o Brasil um país seguro ou estatisticamente pouco violento. Estou errado ? Coloque em dia a sua interpretação de texto, em nenhum defendi o Islã, aliás considero um retrocesso na vida do ser humano toda… Read more »

Rinaldo Nery

Mande os links.

Bosco

Rinaldo,
Se aquele texto vc o tiver arquivado gostaria que fosse repassado para mim, caso consente.
Os editores podem passar meu e-mail pra vc.
Se não puder ou não quiser por algum motivo eu entenderei.

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Rinaldo Nery

Posso sim. Recebi de um amigo judeu.

Rinaldo Nery

Se, depois de todos os exemplos que eu postei, você não achar que alguma coisa está errada com o Islã, daí não tenho o que dizer. Outro dia acabei de ler um livro sobre os Templários. Fala muito sobre o Velho Testamento e as religiões judaica, cristã e islâmica. O Islã foi criado em 622, e em 632 já fizeram sua primeira jihad.

Luciano

Interessante, o RQ 4 foi usado quase que exclusivamente o Líbano e a Síria!

Luciano
  • para vigiar