Piloto russo teria desertado e levado helicóptero com peças de Su-27 para a Ucrânia

19

Um helicóptero militar russo pousou na Ucrânia , supostamente depois que o piloto foi convencido a desertar em uma operação de inteligência de seis meses.

Um blogueiro militar russo disse que um helicóptero cruzou a fronteira com três pessoas a bordo “algumas semanas atrás”, mas alegou que a aeronave havia se perdido.

O helicóptero Mi-8 AMTSh estava em um voo entre duas bases aéreas, transportando peças para caças Su-27 e Su-30, informou o jornal Ukrainska Pravda, citando fontes de inteligência de defesa.

A família do piloto já havia se mudado para a Ucrânia como parte da operação de deserção e ele se juntaria a eles, disse. Ambos os tripulantes foram mortos, disseram o blogueiro russo e relatórios ucranianos.

Um porta-voz da inteligência militar da Ucrânia confirmou que a aeronave havia pousado na Ucrânia, mas, de acordo com a reticência do governo sobre as operações de inteligência, não deu detalhes.

“Haverá informações oficiais. Precisamos esperar um pouco – estamos trabalhando nisso, inclusive com a equipe”, disse Andriy Yusov à televisão estatal.

A notícia sobre uma possível deserção de um piloto surgiu dias depois de um ataque de drone ter destruído um bombardeiro supersónico russo num campo de aviação a centenas de quilómetros da Ucrânia.

A força aérea da Rússia está entre as partes mais destrutivas de sua máquina de guerra, embora não tenha conseguido assumir o controle dos céus da Ucrânia.

Jatos e helicópteros russos lançam mísseis e bombas não guiadas contra alvos civis, e o apoio que prestam às tropas da linha da frente tornou mais difícil para as forças ucranianas montarem uma contra-ofensiva para ultrapassar as defesas russas.

Desde o início da guerra, a Ucrânia tem pressionado os aliados ocidentais para fornecerem melhores defesas aéreas e aeronaves para proteger o país. Essa campanha culminou na promessa de dezenas de caças F-16 da Dinamarca e da Holanda no início desta semana.

Os aviões serão entregues em parcelas após a formação dos pilotos ter sido concluída de forma satisfatória, mas como as novas tripulações têm de melhorar o seu inglês antes de aprenderem a voar e a fazer a manutenção dos jatos, isso só acontecerá no próximo ano.

A pequena força aérea da Ucrânia é atualmente composta por aviões de padrão soviético que podem executar apenas uma dúzia ou mais de missões de combate de baixo risco por dia porque são superados em número por seus equivalentes russos.

Embora Moscou use seus próprios jatos de forma relativamente conservadora nas áreas da linha de frente, o tamanho de sua força aérea significa que ela representa uma ameaça muito maior.

No contexto da grande frota russa, a deserção de um piloto altamente treinado – após uma missão de inteligência ucraniana bem sucedida – seria um golpe militar mais significativo do que a perda de um único helicóptero devido a erro da tripulação.

O voo transfronteiriço foi apresentado como um acidente pelo blogueiro russo Fighterbomber, que dirige um canal Telegram com ligações estreitas à Força Aérea Russa.

“A tripulação, por algum motivo, perdeu o rumo e atravessou a fronteira”, disse ele, confirmando que a imagem que circulava na mídia ucraniana era a do Mi-8 desaparecido.

“Ao perceberem onde pousaram, tentaram decolar, mas foram baleados enquanto o helicóptero estava no solo. Presumivelmente, dois membros do conselho morreram e o comandante foi feito refém”.

Numa postagem de acompanhamento, ele rejeitou as alegações de que a família do piloto estava na Ucrânia, alegando estar em contato com parentes de todos os tripulantes.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

[OFF]
Aeronave com 10 pessoas caiu na Rússia e um dos mortos seria o “Perigozinho”… Tinha um presidente Putin da vida com ele há pouco tempo. Mais uma daquelas coincidências russas?

Willber Rodrigues

Bom, não seria, nem de longe, a 1º vez que um piloto russo deserta…

Perguntem ao Viktor Belenko

KKce

Que fase…

Kommander

Aham… Confia.

Felipe

Normal, sempre há deserções de ambos lados.

Welington S.

Até o momento eu não vi militar ucraniano desertando para o lado russo… Se você tiver alguma matéria falando sobre isso, seria interessante colocar aqui.

RDX

Traidor em dobro. Em desertar para o lado inimigo e por matar os colegas de farda. Imperdoável.

Alecs

Depende do ponto de vista. Para mim e para os ucranianos é herói.

deadeye

Para mim também! Não morro por autocrata nenhum…

Satyricon

Esse piloto contradiz em tudo a ineficiência russa: desertou, entregou uma aeronave ao inimigo, repleta de peças de reposição para outras.

Caras assim merecem uma medalha

Luiz

Em qualquer exército é a forca e não medalha. Traidor é traidor e ponto final. Merece medalhas pilotos ocidentais treinando piloto chineses??

Fabio Jeffer

EDITADO

KKce

Concordo, só é verdade se sair no TASS e Sputinik.

Bispo

Seria meio burrice… óbvio que o serviço de inteligência russo , encontraria tal piloto e família em solo ucraniano, pode demorar mais encontram.

Alecs

E se não estiver morando mais na Ucrânia? Tem desertores chineses e russos que moram nos USA e nunca foram encontrados pelos governos de seus países.

Rodrigo Maçolla

Se essa moda de desertar pega…. Vai ficar no mínimo constrangedor para Rússia, No começo da invasão foram vários os protestos na Rússia contra essa guerra e a punição foi a prisão , também Muitos jovens com idade de servir fugiram para outros países para não participar de uma guerra que não acreditam …. Esses são os fatos.

Luiz

Os ucranianos também fizeram isso. Quem vai pra uma guerra por patriotismo e

Alecs

“A tripulação, por algum motivo, perdeu o rumo e atravessou a fronteira”
“Ao perceberem onde pousaram, tentaram decolar, mas foram baleados enquanto o helicóptero estava no solo. Presumivelmente, dois membros do conselho morreram e o comandante foi feito refém”
Esse blogueiro russo tem um jeitinho de escrever muito parecido com um antigo comentarista daqui que foi banido kkkkkkkkkkkkkkkkk São todos Tonhos da Lua kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

LUIZ

Essa notícia de primeira foi plantada. Tipo uma pegadinha pra camuflar o que realmente aconteceu. Quando viram que a família do piloto já tinha saído da Rússia viram que foi deserção ou melhor traição.