Home Espionagem Moderno avião espião russo Tu-214R é visto sobre a Síria

Moderno avião espião russo Tu-214R é visto sobre a Síria

7877
37

Tupolev_Tu-214R_inflight

O mais moderno avião espião da Rússia Tupolev Tu-214R foi visto sobre a Síria escoltado por jatos caças Su-30SM. O TU-214R foi descoberto sobrevoando a província de Idlib na Síria.

De acordo com o site Flightradar24, o Tu-214R em junho de 2015 foi descoberto operando perto da fronteira com a Ucrânia. Em fevereiro de 2016, a aeronave foi enviada para o campo de pouso Hmeymim na Síria por um curto período de tempo, e em julho de 2016, ele foi visto perto da fronteira com a Finlândia, Estônia e Letônia.

O Tu-214R é uma versão especializada do avião de passageiros Tu-214, para missões ISR (Intelligence Surveillance Reconnaissance), de ELINT (Electronic Intelligence) e SIGINT (Signal Intelligence).

As antenas do Tu-214R podem interceptar os sinais emitidos pelos sistemas inimigos (radares, aviões, rádios, veículos de combate, celulares, etc.), de modo que pode construir a EOB (Ordem Eletrônica de Batalha) das forças inimigas: onde as forças inimigas estão operando, que tipo de equipamento utilizam e, por espionagem em suas comunicações de rádio/telefone, quem são e o que vão fazer em sua próxima ação.

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Tem uma antena de radar de abertura sintética na parte dianteira da fuselagem. Qual será a banda e resolução?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

O Tu-214R nao está espionando os esfarrapados terroristas do ISIS.

A missao desta aeronave é a de inferceptar o “trafego eletronico” da IDF.

Rprosa
Rprosa
4 anos atrás

Tadeu acho que você deveria consultar um atlas ou uma mapoteca antes de tecer seus comentários, j´que Allepo e Idlib estão no norte da Síria, mais próximas, portanto, a Turquia, enquanto a fronteira israelense está ao sul a pelo menos 300 km de distância.

Se a intenção russa fosse espionar a IDF era melhor manter esta aeronaves voando sobre Damasco, Dara Quneitra, etc.

Interessante o esforço que se faz para desmerecer a empreitada militar russa na Síria.

Leo
Leo
4 anos atrás

Tadeu
Não se engane… Rússia não é inimiga de Israel, pelo contrário. Os EUA com Obama e futuramente, tomara Deus que não, com Hillary, seram um inimigo muito pior para Israel.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

300km são 166NM. Dá p captar sinais de radares se ele voar acima do FL370.

Wagner
4 anos atrás

R prosa

é bem isso mesmo. é igual aos USA ” lamentabdo ” que os avioes russos estão no Irã; ué, pq a lamentação ? Nao estao todos juntos na Guerra contra o Isis ??

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

Quando ocorreu o golpe turco, a imprensa iraniana especulou que este avião teria interceptado comunicações dos militares golpistas e dando um alerta para Edorgan. Moscou e Ancara não confirmaram, mas também não desmentiram tão “boato”.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Rprosa,

Eu conheco o mapa da regiao, e muito bem.

Essa aeronave tem livre acesso no espaço aereo russo, e portanto pode passear s vontade perto da fronteira com Israel.

Damasco nao esta muito longe da fronteira.

Leo,

Voce tem 50% de razao. Mas eu nao confio na Russia, e muito menos no Obama e/ou Hillary.

O Obama está na lista negra do Netanyahu.

Antonio de Arimateia Alves
Antonio de Arimateia Alves
4 anos atrás

Reprosa falou a verdade

Antonio de Arimateia Alves
Antonio de Arimateia Alves
4 anos atrás

Talvez é mais moderno do seguimento

João Bosco
João Bosco
4 anos atrás

Provavelmente esta aeronave – seria uma, duas? – estava espionando os turcos e seus aliados na guerra contra o ISIS. Mas se esta aeronave tiver um bom alcance, nada a impediria de espionar Israel, pois creio que 300 km de distância para essa aeronave deve ser pouco. Mas deixe eu perguntar algo e se alguém souber me responda: quantas aeronaves destas os russos possuem operacionais?

Matheus Henrique
Matheus Henrique
4 anos atrás

João Bosco, a Rússia possui Duas aeronaves como esta. SDS!!!

Rprosa
Rprosa
4 anos atrás

Acredito que os russos estão muito mais interessados nas conversa da Arábia Saudita com seus parceiros do ISIS, Al Qaeda, Al Nuzra, etc, do que com as conversa da IDF.

Da mesma forma, não podemos esquecer que tropas especiais americanas e britânicas estavam operando nas proximidades da fronteira turca, na região controlada pelos peshmerga curdo, sendo de interesse russo saber o que tais tropas fazem por lá, já que existe a suspeita de estarem fornecendo informações de inteligência aos denominados terroristas moderados de Washington, inclusive no abate dos helicópteros russos que faziam missão humanitária em Alleppo.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Exato Matheus!
Sao duas – RF-64511, RF-64514.Acabaram de fechar o contrato para a terceira ..
Principal “arma” – sistema Frakcia (Fração) que forma a imagem nos espectros diferentes e permita ate descobrir os túneis e esconderijos.
Uma abraço!

Walfrido Strobel
4 anos atrás

A Russia ainda tem vários Il-20 ativos, que é o Il-18 de reconhecimento.
comment image

Charles Mattioda
4 anos atrás

Fico imaginando a complexidade de operação dessa aeronave seu emprego no teatro de operações e valor tático. Coletar em campo diferentes tipos de sinais identificar e de codificação.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Scub, que tipo de imagens são essas?
Charles, é complexo mas nem tanto. Muita coisa tem que ser processada e analisada no solo.

junior
4 anos atrás

Rprosa – Missão humanitária em Alleppo tá bom!! A Rússia e o Assad cercaram a cidade e não deixam entrar comida, estão matando as pessoas de fome. Não é a primeira vez que os russos fazem isso, já fizeram na Ucrânia (holodomor)

Rustam Bogaudinov
4 anos atrás

junior 18 de agosto de 2016 at 17:59, it’s a clown? you know the word famine, and as it was in my country? or you make a conclusion about the Western media? over Aleppo, interesting and civilians in Yemen does not bother you that Saudis bombed every day? civilians in Iraq or Libya or Yugoslavia, Afghanistan or not? you probably do not care about them in Aleppo to be surrounded by terrorists and they will be destroyed ___ é um palhaço? você sabe a palavra fome, e como era no meu país? ou você fazer uma conclusão sobre a mídia… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
4 anos atrás

Os russos nunca negam os seus erros, somente afirmam que os cometem porque outros cometeram o mesmo…

Exatamente igual aos que agora ocupam o poder no Brasil.

Tem que ser muito psicótico para gostar desta gente.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Amigo Rinaldo!
São basicamente as imagens em “multicamada” dos espectros combinados (visível e IR) que dão a visão através das folhas das arvores (ou nuvens , fumaça, névoa , neblina a ate camadas da terra numa certa profundidade) e formam o mapeamento ótico/eletromagnético com marcas GPS/GLONASS.
E sim. Muita coisa é gravada e trazida para solo para pós-processamento (analise e classificação dos sinais(assinaturas) de radares dos colegas da OTAN , por exemplo 🙂 ).
Um abraço!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Desculpe, Scub. Mas imagens em todos os espectros (visíveis e IR) necessitam de luz (exceto do IR) e não penetram fumaça nem vegetação. Você está falando de Scanner Multispectral, que tínhamos no R-99 (21 canais), e do Scanner Hyperspectral, que tínhamos num Grand Caravan, e depois transferimos pro 1°/6° GAV e foi instalado num R-95. Esse tipo de equipamento funciona om espelhos giratórios. Imagens que penetram fumaça e vegetação são imagens radar. As antenas que existem ao lado da fuselagem da aeronave. E, para penetrar na vegetação tem que ser da Banda P, devido ao comprimento da onda. Outras bandas… Read more »

bosco123
4 anos atrás

Traduzindo o que o Coronel falou band P é uma faixa entre o UHF e o VHF, girando em torno dos 300 MHz (1 metro de comprimento de onda).
Ou seja, radar nessa banda vê avião invisível e tem visão de raios X. rsrss

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Deveria ter sido instalado no SC-105, mas não será.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Brincadeira do Bosco a parte, esse comprimento proporciona características de reflexão na vegetação que outros comprimentos não proporcionam. Vi imagens de um teste solicitado pelo EB à ORBISAT, quando viaturas sob as árvores foram imageadas. A banda L e a X não possuem essa capacidade.
E no Brasil temos uma autoridade no assunto: Dr. João Moreira Neto. Iteano.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Como falei : ótico e EM(!).
Ou seja.
1. Sistema MRK-411 – faixas P , VHF e UHF – analise superficial e subsolo ( pelo menos, declarada e conforme “reclamações de DAESH e JN” parcialmente funcional) . Possui o modo SAR(!) e garante as distancias de varredura eficiente de ate 250km.
2. “Frakcia-4” – faixas 0.6-0.9µm (visível) e 3,7…4,8 µm (infravermelho).
3. Integração , mapeamento , processamento e representação em multi-camadas.
Nao achei nada divergente. So não entrei nos detalhes sobre MRK-411 🙂 .
Um abraço!

augusto
augusto
4 anos atrás

Reginaldo o R-99b nao vem com esse radar na banda P não ? ouvi fala tanto que ele consegue escanear através das copas das arvores na amazônia

Marco Antonio Fonte Boa
Marco Antonio Fonte Boa
4 anos atrás

Alguém notou a semelhança do ventre deste avião com os do “atentado 11 setembro”?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

É Rinaldo, não Reginaldo. Não é a Banda P.
Scub , nenhum SAR no mundo imageia “subsolo”. Isso não existe. Se ler algo a respeito é mentira.

augusto
augusto
4 anos atrás

Desculpe Rinaldo, não vi que tinha escrito reginado

bosco123
4 anos atrás

Radares que escaneiam o subsolo têm que estar encostados no solo e não é possível fazê-lo a partir de uma aeronave.
comment image

Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

Bosco
.
Radar não, mas há outros sensores aerotransportados que varrem o subsolo sem se serem encostados. Por exemplo, magnetrômetros.

Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

Rinaldo Nery
.
Teve um mapeamento na década de 1970 na Amazônia que ficou conhecido como projeto RADAM. A plataforma utilizada no projeto era um Caravelle com SLAR na Banda C.
.
Eu sei que não preciso narrar o Padre Nosso ao vigário, mas só para conhecimento geral dos demais. No programa SIPAM foram usados os radares SAR do R-99 na bandas L e X.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Amigos Rinaldo e Bosco! Sei que nem banda P , nem outra alguma faz o “declarado” pela empresa “Vega” que desenvolveu o complexo.. So estão confirmando sobre a “sobreposição” das imagens dos espectros diferentes.Por exemplo : IR (diferenças termais de elementos dos esconderijos e tuneis nos solos “fofos” ou neve) com EM (partes das construções metálicas e emissão EM de baixa intensidade das redes e fontes de energia EM em geral). Separadamente não dizem nada.Com sobreposição em camadas – a situação muda. Estão deixando em observações que se trata das “condições especiais” mas os jornalistas entendem isso na forma generalizada.… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

“Sensores de controle geodésico em link com sistema de análise”. Desculpe, mas não entendi. E também nunca ouvi falar.

Juarez
Juarez
4 anos atrás

Cel, são as famosas técnicas Russas “plug and play” de “tecnulugias nunca antis vistas” no planeta.

G abraço

Antonio Carlos Jr Zamith
4 anos atrás

Deve ser para achar alvos civis como hospitais dos médicos sem fronteira , mesquitas e escolas com muitas crianças para criar medo no povo sunita sírio e forçá-los a fugir do país e invadir a UNIÃO EUROPÉIA para criar crise como sempre.